TEMA PARA A PRIMEIRO ENCONTRO DE PAIS DE CATEQUIZANDOS

FAMÍLIA: A PRIMEIRA E PRINCIPAL CATEQUISTA (Fazer cópias desse texto e entregar para cada participante para se estudar todos juntos). A Catequese não é uma responsabilidade apenas dos padres, religiosos(as) ou dos(as) catequistas. É RESPONSABILIDADE DE TODOS OS CRISTÃOS, PRINCIPALMENTE DO PAI E DA MÃE. Não devemos passar a educação da fé em Deus de nossos(as) filhos(as) ou netos(as) para o(a) catequista sem nos envolvermos com essa educação. A catequese não é uma atividade como a ir um jogo de futebol, à natação, ao balé, ela é uma experiência de crescimento humano em Deus. Por isso todos devem se envolver, principalmente a família. “Nossas famílias antigas transmitiam a fé dos pais para os filhos religiosamente. Hoje em dia, com tanto corre-corre, influência dos meios de comunicação, ocupação dos pais, tal transmissão da fé está um tanto fragilizada.”(in Souza, p. 10). Existe um provérbio que diz: “PALAVRAS CONVENCEM, MAS O EXEMPLO ARRASTA!” Não podemos exigir que nossos(as) filhos(as) participem das missas se nós mesmos nunca vamos à igreja. Todos sabem da dificuldade de muitos pais em motivar seus filhos à participação na catequese. Mas temos que usar a seguinte explicação para eles deixando bem claro o que queremos: Você está sob nossa responsabilidade enquanto é menor de idade. Por isso mesmo, esperamos que você colabore, obedeça ao nosso desejo de participação na igreja. Quando você for maior de idade, independente, você poderá escolher o caminho que quiser tomar. No momento nós nos sentimos responsáveis por isso!” (in: Souza, p. 11). Além da participação na igreja e acompanhamento de seu filho(a) na catequese, em seu lar devem ser cultivados momentos de espiritualidade: Em sua casa há uma Bíblia? Em algum momento ela é lida? Você costuma rezar antes das refeições? Você procura saber o que seu filho(a) está aprendendo na catequese? Vocês rezam o terço pelo menos quando chega a capelinha em sua casa em família? PARA CONVERSAR - Por que a fé em Deus é importante para a nossa vida e para a vida da minha família? - Como fazer para resgatar o valor da religiosidade e da fé em Deus em família? - Que coisas concretas podemos fazer para despertar os valores religiosos em nossa casa? TEXTO BÍBLICO PARA REFLEXÃO - Carta de São Paulo aos Efésios cap. 6 vers. 1 a 4. “Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra. Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor.” TEXTO PARA LER EM FAMÍLIA E REFLETIR

que é religiosa. Margareth. pedindo sempre a Deus que a ajudasse naquele momento difícil com os filhos. -Fazer os recados da catequese com clareza. as alegrias também. 35).Deixar um espaço do tempo para que os pais conversem com o catequista de seu(a) filho(a).José e Luiza. de preferência com uma mensagem relacionada ao tema que vai ser trabalhado. Um compadre ajudava aqui. que é solteiro. ENCONTRO COM PAIS DE CATEQUIZANDOS Antes de fazermos um encontro com pais de catequizandos precisamos nos questionar: COMO ATRAIR AS FAMÍLIAS? A resposta para essa pergunta não é fácil.No dia da reunião fazer uma excelente recepção. Catequese Familiar. RJ. (in: Rixen e Villalba. Luiza freqüentava a santa missa todos os domingos. e Maria. precisou fazer tratamento em Goiânia. . Luiza hoje está com 83 anos. mas está com a saúde debilitada. Pe.Enviar uma carta. 9ª Ed. vindo a falecer. dando importância a Palavra. Luiza fazia geladinho para vender e cuidava de todo o trabalho da casa. a família cresceu.Preparar o ambiente com a Bíblia. os filhos maiores faziam pequenos serviços para ajudar a mãe. mas está cuidando da mãe. Sérgio Jeremias de. Mesmo com toda adversidade. VILLALBA. sem nenhum salário. ficando lá por um longo tempo. dar as boas vindas indicando o local da reunião. -SOUZA.Agradecimento e oração final. outro dali. Os filhos constituíram famílias. Em casa. SP. José começou a apresentar problemas de saúde e. ficaram apenas Francisco. flores e velas. Conversar e refletir: Que exemplo Luisa deixa para nossas famílias? . casal de Minas Gerais. . 2011. No total eram dez filhos.. não deixou um dia sequer de ler a Bíblia e rezar o terço. elaborada com muito carinho e com assinatura do pároco. Editora vozes. convidando os pais a participarem dos encontros. a vida de comunidade e a participação nas missas.Exposição de um tema de estudo ou reflexão bem preparada. .RIXEN. Dona Luiza ficou cuidando dos filhos. mas aqui vão algumas dicas: .Bíblia Sagrada. onde os pais possam participar. Dom Eugenio. foram morar em Goiás com dois filhos. . São Paulo. ela cultiva o dom que preservou sua família: a oração. como seu estado se complicava a cada dia. 2009. Apenas duas mulheres. ainda pequenos. Com o passar dos anos. . Tem netos e até bisnetos. Como fazer catequese com os pais. p. Mesmo assim. Petrópolis.É possível conviver em família e ter uma vida de oração? BIBLIOGRAFIA . . O tempo foi passando e surgiram as dificuldades. Luiza ainda consegue ler a bíblia e rezar diariamente o terço. Editora Ave Maria.Deixar claro a que horas pretendem terminar o encontro: isso evita que as pessoas fiquem ansiosas ou preocupadas. . .

RIXEN.. .. BIBLIOGRAFIA . Editora vozes. Petrópolis. Como fazer catequese com os pais.O ideal é que haja um encontro de pais a cada dois meses.SOUZA. SP. 2011. Sérgio Jeremias de. Catequese Familiar. . São Paulo. 9ª Ed. 2009. RJ. VILLALBA. Editora Ave Maria. Dom Eugenio. Margareth. Pe.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful