You are on page 1of 5

VI - 002

20 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL


o

LIXO NAS PRAIAS, UM PROBLEMA AMBIENTAL


Maria de Ftima Morais Morosine(1) Qumica Industrial. Ps-graduada em Engenharia Sanitria e Ambiental (UFPB). Especialista em Gesto Ambiental (ENAP - Braslia). Tcnica da SUDEMA - Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente. Membro do Conselho de Proteo Ambiental. Membro do Conselho Tcnico Cientfico da UNIECO - Universidade Livre do Meio Ambiente. Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB). Coordenadora de Educao Ambiental da SUDEMA (Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente). Marcia Toscano de Brito Aquino Bacharel em Biologia. Especializao em Educao Ambiental (UFPB). Ana Lcia Queiroz Espnola Bacharel em Biologia. Especializao em Educao Ambiental (UFPB). Endereo(1): Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 205 - apto. 1203 - Tamba - Joo Pessoa - PB - CEP: 58039-110 - Brasil - Tel: (083) 226-2320 e 983-5277 - Fax: (083) 241-6977 - e-mail: jamorosine@zaitec.com.br ou famorosine@hotmail.com.br

RESUMO Um dos mais graves problemas urbanos contemporneos a falta saneamento bsico. A disposio de lixo prximo aos corpos dgua, lanamento de esgoto in natura, alm do mau uso do solo vem favorecendo a degradao e contaminao dos recursos hdricos costeiros tais como praias, esturios e baas que tem recebido cargas significativas desses poluentes, com repercusses negativas na sade, turismo, pesca e sobretudo no equilbrio dos ecossistemas costeiros. Nos ltimos anos, a zona costeira paraibana vem sendo palco de vrios tipos de agresses ambientais causadas pela ao antrpica, podendo-se destacar: a ocupao desordenada das margens dos rios que ao longo do seu percurso ladeado por favelas, fazendo-os receberem lanamentos de esgoto a cu aberto, resduos slidos e, os prprios esgotos da rede oficial. Os impactos causados pelos usurios das praias podem ser mensurados de diferentes formas de presses destes sobre os ambientes costeiros. Destaca-se dentre as causas que contribui para a queda da qualidade ambiental da zona litornea, o mal hbito dos banhistas descartarem o lixo nas areias e nos recurso hdricos litorneos, comprometendo a qualidade sanitria e em especial a beleza cnica da paisagem. O resultado das aes educativas adotadas atravs das medidas preventivas e todo aporte legislativo utilizado como medida corretiva, para punir os infratores quando do no atendimento aos condicionamentos exigidos pela SUDEMA, j podem ser sentidos atravs das denuncias que so encaminhadas ao rgo, postura adotada pelos prprios moradores da regio, quando na suspeita e ou constatao do descarte de lixo nas praias, nas margens dos rios litorneos.

20 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

3845

VI - 002
20 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL
o

O cidado comum comea a perceber as implicaes negativas de se viver num ambiente poludo e degradado, comeando a cobrar e exercer a sua cidadania, a partir do momento em que ele passa a ser um fiscal do ambiente em que vive.

PALAVRAS-CHAVE: Educao Ambiental, Campanha, Divulgao, Ao, Implantao.

INTRODUO A faixa litornea do Estado da Paraba constitui uma das principais fontes de turismo da regio, e que nos ltimos tempos vem-se registrando um aumento significativo dessa atividade. O turismo v-se favorecido pelo clima tropical quente e mido que oferece ao visitante uma temperatura mdia anual de 26C e uma longa estao seca. Ao mesmo tempo, e em parte como conseqncia verifica-se um acelerado processo de crescimento urbano, associado com a construo de hotis, restaurantes, centros comerciais e de lazer Um dos mais graves problemas urbanos contemporneos a falta saneamento bsico. A disposio de lixo prximo aos corpos dgua, lanamento de esgoto in natura, alm do mau uso do solo vem favorecendo a degradao e contaminao dos recursos hdricos costeiros tais como praias, esturios e baas que tem recebido cargas significativas desses poluentes, com repercusses negativas na sade, turismo, pesca e sobretudo no equilbrio dos ecossistemas. Nos ltimos anos, a zona costeira paraibana vem sendo palco de vrios tipos de agresses ambientais causadas pela ao antrpica, podendo-se destacar: a ocupao desordenada das margens dos rios que ao longo do seu percurso ladeado por favelas, fazendo-os receberem lanamentos de esgoto a cu aberto, resduos slidos e, os prprios esgotos da rede oficial. O aumento populacional tem como uma das vtimas principais o meio ambiente. reas verdes, encostas, vales de rios, mangues, rios e praias, so constantemente degradados e contaminados, para dar vazo ao crescimento urbano. Atualmente, alguns trechos de praias e rios apresentam crescente contaminao de origem fecal; reas protegidas pela legislao ambiental como mangues e matas, diariamente esto devastados e ocupados desordenadamente fazendo desses recursos naturais palco da destruio ambiental, bem como, de recepo de esgotos domsticos, industriais, lixos e todo tipo de detritos.

CARACTERIZAO SCIO AMBIENTAL DA ZONA COSTEIRA DA PARABA A presente pesquisa foi desenvolvida na zona costeira do estado da Paraba localizado na regio nordeste do Brasil na faixa litornea mais oriental das Amricas. O litoral Paraibano possui 138 Km de extenso banhando oito municpio distribudos entre o litoral norte e sul (QUADRO1), limita-se ao norte com o esturio do rio Guaj e ao sul com o esturio do rio Goiana, estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco respectivamente.
20 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental
o

3846

VI - 002
20 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL
o

uma regio de grande expanso urbana, densamente povoada, com sua populao representando 24% dos habitantes do estado da Paraba . Ocupa uma rea superficial de 2640 Km2 representando 5% do territrio estadual (QUADRO 1). Apresenta uma diversidade de paisagens composta por: praias, falsias, esturios, mangues, restingas e remanescentes de mata atlntica. O clima da regio litornea quente e mido, temperatura mdia anual de 26C, com mxima de 33C e mnima de 21C e precipitao pluviomtrica variando entre 600 e 800mm ao ano. No domnio da zona costeira existem oito Unidades de Conservao(UC), reas protegidas pela legislao ambiental totalizando 179 Km2, 7% da superfcie regional e 15% da superfcie da regio litornea norte onde esto localizadas 90% dessas reas. O peso desses valores se acercam da prpria situao da regio onde est localizada a capital do Estado, Joo Pessoa, centro poltico administrativo e maior polo industrial da Paraba. O setor costeiro norte est alicerada numa rea de intenso cultivo da mono cultura de cana de acar, atividades extrativistas de minerais no metlicos, explorao de recursos pesqueiro e concentra o parque sucro alcooleiro do Estado. QUADRO 1 - CARACTERIZAO DO SETOR COSTEIRO. CARACTERIZAO
SUPERFCIE / EXTENSO POPULAO DENSIDADE EMOGRFICA MUNICPIOS

LITORAL NORTE
1.101Km2 / 63Km 45.184 Habitantes 41 Habitantes/Km2
MATARACA, BAA DA TRAIO, MARCAO, RIO TINTO E UCENA

LITORAL SUL
1539Km2 / 75Km 745.029 habitantes 485 habitantes/Km2
CABEDELO, JOO PESSOA,CONDE e PITIMB (ALHANDRA, BAYEUX, SANTA RITA e CAAPOR)*

TOTAL
2640Km2/ 138Km 791.861 hab 300 hab/ Km2 13 Municpios

* Municpios que no so banhados pelo Oceano Atlntico

AES DE EDUCAO AMBIENTAL Vrias aes esto sendo adotadas e fazendo parte da rotina da SUDEMASuperintendncia de Administrao do Meio Ambiente, rgo encarregado pela gesto e execuo da poltica ambiental no estado da Paraba. Como forma de minorar e combater as agresses ao meio ambiente, pode-se citar a OPERAO VERO, OPERACO PRAIA LIMPA e OPERAO SILNCIO respaldada com campanhas e programas de educao ambiental como forte instrumento de controle e gesto ambiental. A OPERAO PRAIA LIMPA objeto deste estudo, foi implantada pioneiramente no estado da Paraba pela SUDEMA Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente em 1992, com o SLOGAN NO DEIXE A SUJEIRA INVADIR A SUA PRAIA. realizada anualmente em todos os municpios litorneos, no perodo de vero, dezembro a maro, atravs de campanhas e aes de Educao Ambiental.

20 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

3847

VI - 002
20 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL
o

METODOLOGIA DE AO

Campanha corpo a corpo com distribuio de material educativo junto aos banhistas, informando os perigos e riscos que estavam sendo submetidas face a contaminao e deposio de lixo nas praias ; Distribuio de sacolas e folhetos informativos; Palestras nas escolas enfocando a importncia da proteo do meio ambiente, como melhoria na qualidade de vida; Palestras nas associaes de bairros enfocando a importncia do envolvimento da comunidade para com o sucesso da campanha; Apresentao de vdeos na rede hoteleira; Apresentao de vdeos e palestras nas marinas enfocando a importncia da colocao de coletores de lixo nas embarcaes e distribuio de sacos de lixo com os usurios dos barcos; Fixao de cartazes da campanha nas atividades comerciais situadas na faixa litornea, transporte coletivos, terminais de nibus; Implantao de coletores de lixo nas praias; Ampla divulgao atravs da mdia, informando a populao a importncia da campanha, bem como, convidando-a a ser parceira na defesa do meio ambiente.

CONCLUSES Os impactos causados pelos usurios das praias podem ser mensurados de diferentes formas de presses destes sobre os ambientes costeiros. Destaca-se dentre as causas que contribui para a queda da qualidade ambiental da zona litornea, o mal hbito dos banhistas descartarem o lixo nas areias e nos recurso hdricos litorneos, comprometendo a qualidade sanitria e em especial a beleza cnica da paisagem. O resultado das aes educativas adotadas atravs das medidas preventivas citadas e todo aporte legislativo foi utilizado como medida corretiva, para punir os infratores quando do no atendimento aos condicionamentos exigidos pela SUDEMA, j podem ser sentidos atravs das denuncias que so encaminhadas ao rgo, postura adotada pelos prprios moradores da regio, quando na suspeita e ou constatao do descarte de lixo nas praias, nas margens dos rios litorneos. O cidado comum comea a perceber as implicaes negativas de se viver num ambiente poludo e degradado, comeando a cobrar e exercer a sua cidadania, a partir do momento em que ele passa a ser um fiscal do ambiente em que vive.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. 2. 3. 4. APHA - American Public Health Association, 1989 - Satandard Methods for the Examination of Water and Waster water, 17 th Edit.,American Publica Healt Association, New York- USA. BRANCO, SM. Hidrobiologia aplicada Engenharia Sanitria.3, ed. So Paulo, CETESB ASCETESB,640P. 1986. CABELLI, V. J., DUFOUR, A .P., & McCABE, L. J., 1983 - A marine recreational water quality criterion consistent wich indicator conceps and risk analisis. COMPANHIA DE GUAS E ESGOTOS DA PARABA. Relatrio de dados operacionais. Joo Pessoa: CAGEPA, Joo Pessoa, 1995.

20 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

3848

VI - 002
20 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL
o

5. 6. 7. 8. 9. 10.

11.

12. 13. 14. 15. 16. 17. 18.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resoluo N 20- 18 de junho de 1986. In: Coletnea de Legislao Ambiental Federal e Estadual, Curitiba, 1990. GOVERNO DO ESTADO. Diagnstico do setor florestal do estado da Paraba. Joo Pessoa, 1995. MIDAGLIA, C. L; - Turismo e Meio Ambiente no Litoral Paulista : Dinmica da Balneabilidade nas Praias. In: Turismo Impactos Socio-Ambientais, Ed Hucitec, So Paulo, 1996. MOROSINE, M.M.F . Rio Jaguaribe Poludo e Degrado. In: Anais 6 Congresso Nordestino de Ecologia, Joo Pessoa, 1995. MOROSINE, M.M.F.(a) Impactos Ambientais na Zona Litornea da Grande Joo Pessoa. ANAIS do VI Encontro regional de Estudos Geogrficos: Nordeste, Turismo e Meio Ambiente e Globalizao, Joo Pessoa, julho de 1997. MOROSINE, M.M.F. Gesto E Controle dos Impactos Ambientais na zona Costeira da Grande Joo Pessoa, ANAIS, Vol. II do VIII SILUBESA- Simpsio Luso brasileiro de Engenharia sanitria e Ambiental, 199o, Joo Pessoa- PB SUDEMA. Balneabilidade das Praias do Litoral Paraibano- do Governo do Estado da Paraba. 1989. SUDEMA. Macro Zoneamento Costeiro do Litoral Sul do Estado da Paraba, 1996. ROUANET, Sergio Paulo. As razes do Iluminismo. So Paulo: Cia das Letra, 1989. SANTOS, Milton. Pobreza Urbana. So Paulo: HUCITEC, 1979. SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. So Paulo: HUCITEC, 1996. SUDEMA. Balneabilidade das Praias do Litoral Paraibano- do Governo do Estado da Paraba. 1989. SUDEMA. Macro Zoneamento Costeiro do Litoral Sul do Estado da Paraba, 1996.

20 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

3849

You might also like