Energias Renováveis

As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas da Natureza que nos rodeia, como o Sol ou o Vento. Estas energias podem ser: • Energia Solar - A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água; • Energia Eólica - A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores; • Energia Hídrica - A energia da água dos rios, das marés e das ondas que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens; • Energia Geotérmica - A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água.

ENERGIA SOLAR
A energia solar é uma energia garantida durante os próximos 6000 milhões de anos. Toda a vida na Terra depende da energia do Sol pois, ela é a fonte de energia para a fotossíntese e para a ocorrência de chuvas através da evaporação da água na superfície terrestre. Dentro do Sol, a massa é convertida diretamente em energia pelo processo de fusão nuclear onde hélio é transformado em hidrogénio – reações atómicas. Embora a Energia Solar seja a maior fonte de energia recebida pela Terra, a sua intensidade na superfície terrestre é baixa devido à elevada distância entre a Terra e o Sol e ao facto da atmosfera absorver e emitir parte da radiação. Para aproveitar a radiação que nos é fornecida utilizamos os coletores solares térmicos que absorvem a radiação solar aquecendo a água que circula nos tubos, e os painéis fotovoltaicos que por serem constituídos por células solares absorvem a radiação solar excitando os fotões que se movimentam formando assim uma corrente elétrica

constituindo um reservatório de água. como para moer grãos. como a libertação de gases de enxofre para a atmosfera. devido à natureza mineralizada dos fluidos geotérmicos residuais que são libertados. . após vaporização. a geotermia é a energia que apresenta menores riscos ambientais. Deste modo. Os sopros do vento nas lâminas de um moinho de vento fazem-no girar assim como a água faz girar uma turbina. interrompendo pontualmente o fluxo de água. é a transformação de energia cinética dos ventos em energia elétrica. é dos processos mais eficientes e menos poluidores. e para outros trabalhos diversos. onde se produz energia elétrica. movimenta turbinas. sobretudo em locais onde o fluxo térmico ou o gradiente geotérmico apresenta valores elevados.ENERGIA EÓLICA A energia eólica é a energia obtida pela força dos ventos. ENERGIA HÍDRICA A produção de hidroeletricidade. A quantia de energia eólica disponível vária consoante o tempo e lugar. a contaminação da água nas proximidades das unidades de exploração. o calor é utilizado para o aquecimento de água que. que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade. A produção de hidroeletricidade é principalmente efetuada através centrais hidrelétricas. No entanto. em barcos velejadores. ENERGIA GEOTÉRMICA A energia geotérmica consiste na utilização do calor gerado pela Terra. O Vento é uma fonte limpa e inesgotável que é usada desde sempre. em bombas de água. que represam a água dos rios. está também associada a alguns problemas. e a eletricidade produzida é obtida de uma forma bastante simples. Tanto num caso como noutro. ou a ocorrência de aluimentos resultantes da utilização de grandes quantidades de fluidos.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful