You are on page 1of 5

Tenso Superficial Nos lquidos, as foras intermoleculares atrativas so responsveis pelos fenmenos de capilaridade.

Por exemplo, a subida de gua em tubos capilares e a completa umidificao de uma toalha quando apenas uma ponta fica diretamente mergulhada na gua. As foras intermoleculares atrativas so responsveis tambm pelos fenmenos de superfcie, em que o teorema de Arquimedes aparentemente violando. Por exemplo, o andar dos insetos sobre a superfcie livre da gua e a flutuao de uma agulha de ao, muito embora sua densidade seja muito maior do que a densidade da gua. As foras atrativas entre duas molculas so significativas at uma distncia de separao d, que chamamos de alcance molecular. Em geral: d ~ 107 cm Consideremos um lquido em equilbrio com seu vapor. A resultante das foras atrativas sobre uma molcula qualquer no interior do lquido , em mdia, nula porque as demais molculas esto igualmente distribudas em todas as direes (Fig.12(a)).

Contudo, no nula a resultante das foras atrativas sobre uma molcula que se encontra a uma distncia da superfcie do lquido menor do que o alcance molecular (Fig.12(b)). Isto acontece porque o hemisfrio de raio d, abaixo da molcula em questo, contm mais molculas do que o hemisfrio de raio d acima dela. A resultante das foras atrativas tem mdulo mximo quando a molcula est na superfcie livre do lquido (Fig.12(c)). Desse modo, existe uma forte tendncia de as molculas que se encontram dentro de uma camada superficial de espessura d serem puxadas para o interior do lquido e, por isso, a superfcie do lquido tende a se contrair espontaneamente nesta direo. Devido a esta tendncia de se contrair, o interior de um lquido est sujeito a uma enorme presso que, para a gua, por exemplo, vale cerca de 104 atm. Contudo, no existe modo direto (hidrosttico) de medir essa presso. Se um lquido tem uma interface com seu prprio vapor, cada molcula da camada superficial est submetida a uma fora resultante no nula, dirigida para o interior do lquido, devida s demais molculas. A superfcie livre de um lquido diminui se existe passagem de molculas da camada superficial para o interior do lquido. Nesse caso, a energia associada ao

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

trabalho que as demais molculas realizam sobre elas positiva. A superfcie livre de um lquido aumenta se existe passagem de molculas do interior do lquido para a camada superficial. Nesse caso, a energia associada ao trabalho que as demais molculas realizam sobre elas negativa. Vamos considerar uma pequena variao A na rea da superfcie livre de um lquido a temperatura constante. Escrevemos, ento, para a energia W associada ao trabalho que as demais molculas realizam sobre aquelas que provocam essa variao:

W = A
Esta expresso define , o coeficiente de tenso superficial do lquido. Esse coeficiente est associado s propriedades da camada superficial do lquido em questo. A tabela a seguir mostra alguns valores do coeficiente de tenso superficial para lquidos em contato com o ar.

Substncia lcool Etlico Acetona Benzeno leo de Oliva Glicerina gua gua gua Mercrio

Temperatura (oC) 20 20 20 20 20 60 20 0 20

(102 N/m) 2,3 2,4 2,9 3,3 5,9 6,6 7,3 7,6 46,5

Quando existe passagem de molculas do interior do lquido para a camada superficial, a energia associada ao trabalho que as demais molculas realizam sobre elas negativa. Por isso, as molculas da camada superficial tm energia potencial maior do que as molculas do interior do lquido. Por outro lado, dentre todos os possveis estados de equilbrio compatveis com as restries que lhe so impostas, um sistema est naquele estado para o qual a energia mnima. Desse modo, o estado de equilbrio de um lquido aquele para o qual a rea da superfcie livre a menor possvel. Em outras palavras, devem existir foras na superfcie livre de um lquido, tangentes a essa superfcie, agindo no sentido de reduzir a sua rea. Chamamos essas foras de foras de tenso superficial. Ento, podemos pensar no coeficiente como o mdulo da fora de tenso superficial por unidade de comprimento. De modo geral, a intensidade das foras de tenso superficial decresce com o aumento da temperatura. Isso ocorre porque, com maior energia cintica, as

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

molculas passam menos tempo prximas umas das outras e as foras intermoleculares ficam menos efetivas. Podemos realizar um experimento muito simples para discutir a atuao das foras de tenso superficial. Tomamos um pedao de arame com a forma de um anel e o introduzimos em uma soluo de gua com sabo, de modo que fique recoberto com uma fina pelcula da soluo. Colocamos um lao de linha de costura sobre a pelcula e observamos a forma tomada pelo lao (Fig.13(a)).

Ento, destruindo a pelcula dentro do lao, podemos observar a forma que ele toma (Fig.13(b)). O lao toma a forma de uma circunferncia por efeito das foras de tenso superficial da parte restante da pelcula, que atuam perpendicularmente linha de costura em todos os seus pontos. Tomamos, agora, um pedao de arame mais grosso com a forma de um anel e o introduzimos na soluo de gua com sabo de modo que tambm fique recoberto com uma pelcula da soluo. Sacudindo rapidamente o arame, podemos produzir bolhas de sabo e observar como cada uma delas, independentemente do seu volume, mais cedo ou mais tarde, toma a forma esfrica. A forma esfrica de cada bolha um efeito das foras de tenso superficial, que tendem a minimizar a rea da superfcie interna e a rea da superfcie externa da pelcula que forma a gota. Um experimento como este s pode ser conduzido com lquidos que formam pelculas. A habilidade de formar pelculas no est ligada ao valor do coeficiente de tenso superficial, mas estrutura molecular subjacente. O valor do coeficiente de tenso superficial de uma soluo de gua e sabo, por exemplo, aproximadamente 1/3 do valor do coeficiente de tenso superficial da gua pura, mas esta ltima no forma pelculas estveis. A tendncia de minimizar a rea superficial caracterstica no apenas de pelculas lquidas, mas tambm de amostras lquidas com formas arbitrrias porque est associada prpria existncia das foras atrativas entre molculas. Alm disso, como, para um dado volume, o slido geomtrico com a menor rea superficial a esfera, se a energia potencial superficial fosse o nico fator a determinar a forma de uma amostra lquida, ela seria esfrica. Tensoativos A gua no molha muito bem as superfcies onde aplicada. Isso pode ser observado quando enchemos um recipiente e o esvaziamos. O recipiente fica umedecido internamente de forma irregular, apresentando reas secas e reas midas. Por esse motivo, a capacidade de lavagem da gua no muito grande. Para

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

aumentar sua eficincia na remoo de manchas e sujeiras, podemos adicionar a ela compostos que diminuem sua tenso superficial, favorecendo seu espalhamento e promovendo um contato mais ntimo com a superfcie a ser limpa. Estes compostos, chamados de tensoativos, so os principais componentes dos detergentes. Os tensoativos tm molculas com cabea polar e cauda apolar (Fig.14). A cabea polar hidroflica, tem afinidade com as molculas de gua. A cauda apolar hidrofbica, tem pouca ou nenhuma afinidade com as molculas de gua.

Para poder entender a ao de um tensoativo na reduo das intensidades das foras de tenso superficial, vamos analisar a distribuio de suas molculas numa soluo aquosa. No equilbrio, as molculas do tensoativo tendem a se concentrar na superfcie livre da gua, com as cabeas hidroflicas voltadas para o interior do lquido e as caudas hidrofbicas voltadas para o exterior (Fig.15(a)).

Sendo assim, quanto maior a quantidade de tensoativo presente na gua, mais afastadas ficam umas das outras, em mdia, as molculas de gua na superfcie livre e, portanto, menores devem ser as intensidades das foras de tenso superficial. Com a adio de mais tensoativo, a superfcie livre da gua atinge a saturao (Fig.15(b)). Nesse ponto, as intensidades das foras de tenso superficial atingem seus valores mnimos. Com a adio de ainda mais tensoativo, o restante do lquido atinge a saturao, isto , a concentrao crtica micelar. A partir da acontece a formao de micelas (Fig.15(c)).

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Nas micelas, as caudas hidrofbicas se voltam para dentro e as cabeas hidroflicas, para fora, ficando em contato com as molculas de gua. A forma das micelas depende do tensoativo. Em sua maioria, as micelas so globulares, mas podem ser tambm elipsoidais, cilndricas, discoidais e assim por diante. Por outro lado, a maior parte da sujeira do tipo graxa. As caudas hidrofbicas das molculas do tensoativo presente no detergente se fixam nas superfcies das partculas de graxa e as cabeas hidroflicas ficam em contato com a gua (Fig.16). Assim, as partculas de graxa so afastadas da superfcie que sujavam e podem ser removidas pela gua corrente. Exerccio Discuta em detalhe a formao de uma bolha de sabo.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

You might also like