Jaime Ribeiro 1º Encontro Regional CCTIC Universidade de Aveiro Novembro de 2010

FCT SFRH/BD/41344/2007

jaimeribeiro@ua.pt

Jaime Ribeiro

2

Algumas perguntas
Que fariam se um Professor de Educação Especial pedisse ajuda porque: O João foi perdendo a mobilidade e a força. Neste momento, embora tenha computador em casa e na escola, é-lhe possível movimentar o rato mas não consegue clicar. Além disso, também não consegue utilizar o teclado. ‡ Que podemos fazer para que o João consiga aceder ao computador com autonomia? O Carlos utiliza o teclado com muita facilidade, sem erros. No entanto, só utiliza a mão direita já que a esquerda é afuncional. ‡ Que podemos fazer para que o Carlos consiga aceder ao computador com autonomia?
Jaime Ribeiro 3

Possui baixa visão progressiva. ao clicar no teclado com o ponteiro. observáveis sobretudo ao nível dos membros superiores. Não consegue utilizar o rato mas utiliza o teclado com alguma facilidade. não consegue índices de realização aceitáveis. Que podemos fazer para que o Júlio consiga aceder ao computador com autonomia? 4 ‡ Jaime Ribeiro . ‡ Que podemos fazer para que a Fernanda consiga aceder ao computador com autonomia? O Mário tem movimentos involuntários. No entanto.Algumas perguntas A Fernanda utiliza um ponteiro de cabeça. ‡ Que podemos fazer para que o Mário consiga aceder ao computador com autonomia? O Júlio possui Retinite e não tolera cores e brilhos claros.

Alunos com incapacidades que não conseguem utilizar o computador de forma usual: Computador como instrumento de acesso Problemas motores Problemas sensoriais Problemas intelectuais Computador como única forma de acção no ambiente: Comunicação (comunicação aumentativa e alternativa) Interacção (acesso) Alunos que não obtêm sucesso na utilização dos métodos convencionais de ensino: Computador como instrumento de motivação/participação Estratégias pedagógicas complementares/alternativas Aspecto motivacional Interacção (presencial e online) Trabalho colaborativo e tutoria por pares Jaime Ribeiro 5 .

Jaime Ribeiro 6 .

numa ferramenta de inclusão Derrube de obstáculos Jaime Ribeiro 7 .Tecnologias de Apoio Permitem: Compensar ou substituir funções Acesso ao currículo Novas formas de comunicar Novas formas de participar Transformam o computador num aliado.

Tecnologias de Acesso ao Computador Hardware Exemplo Periféricos de entrada e de saída adaptados Software Exemplo Programas de ampliação de ecrã Sintetizadores de fala Hardware+Software Exemplo Manípulo (Switch) com programa de varrimento Linha Braille Jaime Ribeiro 8 .

usando normalmente um manípulo. Acesso indirecto Através da técnica de varrimento. Varrimento Dispositivo apontador Teclado Impressora Jaime Ribeiro 9 .Formas de acesso ao computador Acesso directo O utilizador acede aos periféricos para controlar o computador ou introduzir dados. o computador aponta sequencialmente um conjunto de itens que o utilizador selecciona.

Formas de Acesso Selecção Directa Selecção Indirecta Varriment o Automático Passo-a-passo Inverso Linear Jaime Ribeiro Linha-coluna Coluna-linha 10 .

Acesso directo Teclados aumentados Ponteiros Grelhas/colmeias de teclado Teclado de conceitos Teclados ergonómicos Teclados reduzidos Jaime Ribeiro 11 Teclar com o pé .

Acesso Directo Braille (entrada e saída)+Software de Leitura de ecrã Teclado com etiquetagem Braille Linha Braille Impressora Braille Impressora Braille e relevo Jaime Ribeiro Mountbatten Brailler Impressora de relevo 12 .

Acesso directo Síntese de voz (saída)+Software de Leitura de ecrã (texto para fala) Fala para texto (ainda não totalmente implementada em português) Legendagem de ficheiros com som Jaime Ribeiro 13 .

Acesso directo Alternativas ao Rato Rato com pega de joystick Joysticks TrackBall Sistema com ponteiro ptico Wafer switch Dispositivo apontador através de movimentos de cabeça Dispositivo apontador através de movimentos dos olhos Ecrã táctil/adaptação para conversão em ecrã táctil Jaime Ribeiro 14 .

puxar Switch de som Slim Armstrong .Braço articulado Jaime Ribeiro 15 .Acesso Indirecto Switch elástico (ribbon) Switch de preensão (grasp) Switch de soprosucção Switch de pressão Switch de posição Switch de queixo Switch com sensor de infravermelhos Interface switchcomputador Switch de fio .

Jaime Ribeiro 16 . Contudo podem encontrar rar-se soluções comerciais de baixo custo e mesmo gratuitas.Tecnologias de Apoio São usualmente muito dispendiosas. principalmente a nível de software que podem ser suficientes par muitos utilizadores.

Soluções comerciais disponíveis em lojas de informática Ratos Teclado para crianças com teclas de maior dimensão e coloridas por categoria Touchscreen Desktop/Laptop Teclado ergon mico Joysytick Jaime Ribeiro 17 .

Freeware DesktopZoom SteadyMouse Clickk-N-Type CameraMouse Joymouse Nvda Home Made Jaime Ribeiro 18 .

Algumas soluções para Deficiência Visual Deficiência auditiva Deficiência motora Défices atencionais Jaime Ribeiro 19 .

Podem ser realizadas individualmente através do painel de controlo Rato Teclado Visualização Podem ser realizadas no painel de controlo através das Opções de Acessibilidade Jaime Ribeiro 20 .

Painel de controlo Painel de controlo Opções de acessibilidade Jaime Ribeiro 21 .

Assistente de Acessibilidade Ajuda a adaptar as várias funcionalidades do Sistema Operativo às respectivas necessidades. Imediatamente disponível temos: Teclado no ecrã Microsoft Magnifier (Ampliador) ² Lupa (Windows 7) Jaime Ribeiro 22 .

Assistente de acessibilidade Jaime Ribeiro 23 .

Possibilidades Problemas motores Rato Movimento (velocidade de deslocação e velocidade do duplo clique) Mão direita ou esquerda Jaime Ribeiro 24 .

Possibilidades Rato no teclado numérico ´Rato por tecladoµ Jaime Ribeiro 25 .

Possibilidades Problemas motores Teclado (velocidade de repetição. tempo de pressão) Teclas lentas Teclas presas (podem ser activadas pressionando 5 vezes no Jaime Ribeiro 26 .

Possibilidades Teclado no ecrã Possibilidade de utilizar o rato sem ser necessidade de clicar. Possibilidade de utilização de varrimento accionado por uma tecla ou botão de rato Jaime Ribeiro 27 .

tamanho da letra. Alteração da resolução (menor resolução ĺ ampliação Jaime Ribeiro 28 .Possibilidades Problemas Visuais Propriedades visuais (clique com o botão direito do rato sobre o ambiente de trabalho) Alteração do contraste.

Possibilidades Problemas visuais Ponteiro do rato Alteração do cursor do rato Exemplo de uma boa opção Jaime Ribeiro 29 .

Possibilidades Problemas visuais Ampliador Jaime Ribeiro 30 .

Possibilidades Problemas Visuais Word. Excel (personalização da barra de ferramentas) Jaime Ribeiro 31 . Powerpoint.

Jaime Ribeiro 32 . Windows 7)) Narrator (sintetizador de voz) não muito útil por não possuir voz de português europeu.Possibilidades Problemas Visuais Atalhos de teclado (também passíveis de serem utilizados com outras problemáticas) A totalidade das aplicações possui atalhos de teclado. uns mais conhecidos outros não.Tecla F1 Tamanho dos ícones do ambiente de trabalho (Vista. Os atalhos do teclado podem ser consultados na secção de ajuda de cada programa . A voz portuguesa poderá ser adquirida à parte e facilmente instalada e integrada.

Jaime Ribeiro 33 .Possibilidades Problemas auditivos Legenda de sons (cada sinal sonoro é acompanhado de uma mensagem textual) Sons visuais a um som corresponde um sinal visual como o ambiente de trabalho intermitente ou ou a janela activa intermitente ou a caixa da legenda intermitente.

Jaime Ribeiro 34 .