Guilherme Manuel Gonçalves de Carvalho 3º Ano

Biografia

Esta foi a primeira unidade de aviação constituída em Portugal. em 1924. Faleceu num desastre de aviação algures no Mar do Norte. Na altura estava a ser organizada a Escola de Aviação Militar em Vila Nova da Rainha e Sacadura Cabral foi aí incorporado como piloto instrutor. depois de concluir os estudos. Sacadura Cabral ficou encarregado de adquirir em França o material necessário. em Janeiro de 1916 fez o seu primeiro voo como piloto. Sacadura Cabral foi um desses oficiais e consegui ir para França ingressando na Escola Militar de Chartres. a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. pilotando um avião que se despenhou. o governo resolveu enviar para Moçambique uma esquadrilha de aviação de modo a cooperar com o exército. O cadáver nunca foi encontrado. notabilizando-se especialmente em 1922. pilotando aviões Blériot e Caudron. donde andava foragido. Durante a Primeira Guerra Mundial serviu nas colonias ultramarinas e foi um dos primeiros instrutores da escola militar de aviação. Juntamente com Gago Coutinho inventou um " corretor de rumos" para conseguir compensar o desvio causado pelo vento. Tendo terminado a sua estadia em França regressou a Portugal em Agosto de 1916. No entanto. A 11 de Novembro de 1915 realizou o seu primeiro voo como passageiro e. Entretanto o Aéro Club de Portugal andava a fazer propaganda da aviação e conseguiu que o governo abrisse um concurso para que os oficiais do exército e da marinha fossem enviados a várias escolas estrangeiras de aviação para assim obterem o brevet de piloto aviador militar.Sacadura Cabal nasceu em Celorico da Beira a 23 de Abril de 1881. Em 1897. Ainda em França seguiu para a Escola de Aviação Marítima de Saint Raphael. foi fazer o serviço militar e sendo promovido até chegar a capitão-de-fragata por distinção. na defesa do território em relação aos ataques alemães. quando voava em direcção a Lisboa. Este aparelho teve a sua primeira experiencia na viagem aérea entre Lisboa e Madeira realizada a 1921 e foi apresentado no Congresso Internacional de Navegação aérea onde teve boa aceitação Realizou diversas travessias aéreas memoráveis. Frequentou ainda várias escolas de aperfeiçoamento e esteve na Escola de Buc. Foi considerado um aviador notável pelas suas qualidades e inteligência e foi reconhecido a nível mundial por conseguir ultrapassar as insuficiências técnicas e materiais que havia na altura. Acerca da sua morte escreveu um Poeta: "Encontrou a sepultura em pleno mar / Que a terra." . ao efetuar com Gago Coutinho. / Era pequena demais para o sepultar. onde se especializou em hidroaviões. Em Março fez as provas de brevet com aprovação.

A Travessia Foi Sacadura Cabral que começou a preparação para a primeira travessia aérea do Atlântico Sul e quando apresentou o projeto a Gago Coutinho acelerou a construção do "corretor de rumos". que perdeu um dos flutuadores. e pararam nas Ilhas Canárias sem incidentes embora tivessem notado um grande consumo de combustível. Vitória e dali para o Rio de Janeiro. O mar revolto naquele ponto. Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e Gago Coutinho as de navegador. especialmente concebido para a viagem. então Capital Federal. como Santa Cruz. partiram rumo à Ilha de São Vicente. Já tinham viajado 1700 km. Porto Seguro. No dia 5 de abril. tinha um motor Rolls-Royce e foi batizado Lusitânia. Ficaram nesta ilha até dia 17 para repararem o avião. A primeira etapa da viagem foi concluída no mesmo dia. às 7:00h de 30 de março de 1922. Foram aclamados como heróis em várias cidades brasileiras pois haviam concluído com êxito a primeira travessia do Atlântico Sul. causou danos ao Lusitânia. Partiram então rumo ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo. levaram um hidroavião monomotor Fairey F III-D MkII. nas águas da baía de Guanabara. que os conduziu a Fernando de Noronha. Embora a viagem tenha consumido setenta e nove dias. a 17 de junho de 1922 amarou em frente à Ilha das Enxadas. o tempo de voo . onde. No dia 5 de junho foi-lhes enviado um novo hidroavião batizado pela esposa do então Presidente do Brasil. cobrindo 850 milhas. Os aeronautas foram recolhidos por um Cruzador da Marinha Portuguesa. no Arquipélago de Cabo Verde. A épica viagem iniciou-se em Lisboa. já em águas brasileiras. Levantaram voo rumo a Recife fazendo escalas em Salvador.

A viagem serviu de inspiração para os raides posteriores de Sarmento de Beires.foi de apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos. João Ribeiro de Barros e de Charles Lindbergh.383 quilômetros. . tendo percorrido um total de 8. todas em 1927.