Revisão de Processo do Trabalho - TRT 5ª Região - Bahia

Hoje eu trago 10 dicas finais para a prova de domingo em Processo do Trabalho.

1. Atos, termos e prazos processuais. a) A regra é a PUBLICIDADE dos atos processuais. A FCC em 2013 abordou esse aspecto em três provas (TRT 9, TRT1, TRT 18 e PGE-BA). Art. 770 - Os atos processuais serão públicos salvo quando o contrário determinar o interesse social, e realizar-se-ão nos dias úteis das 6 (seis) às 20 (vinte) horas. Parágrafo único - A penhora poderá realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorização expressa do juiz ou presidente. b) B) Uma perguntinha sobre os prazos também é clássica no seu concurso. Portanto olho vivo para essas regras: Art. 775 - Os prazos estabelecidos neste Título contam-se com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento, e são contínuos e irreleváveis, podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamente necessário pelo juiz ou tribunal, ou em virtude de força maior, devidamente comprovada. Parágrafo único - Os prazos que se vencerem em sábado, domingo ou dia feriado, terminarão no primeiro dia útil seguinte. Súmula nº 262 do TST I - Intimada ou notificada a parte no sábado, o início do prazo se dará no primeiro dia útil imediato e a contagem, no subsequente. II - O recesso forense e as férias coletivas dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (art. 177, § 1º, do RITST) suspendem os prazos recursais. Recesso forense: 20/12 a 6/1. Não esqueça que para a FAZENDA PÚBLICA os prazos serão em QUADRUPLO para contestar e DOBROpara recorrer.

1. Dica 02 ? Audiências ? Consequências do não comparecimento das partes. -Audiência inaugural ou de conciliação ? ausência do reclamante, ocasiona o ARQUIVAMENTO e ausência da reclamada resulta na REVELIA + confissão quanto a matéria de fato (ficta). Cuidado para não confundir! No processo civil o que ocasiona revelia é a não apresentação da defesa, já no processo do trabalho é o não comparecimento da parte em audiência. Súmula nº 122 do TST A reclamada, ausente à audiência em que deveria apresentar defesa, é revel, ainda que presente seu advogado munido de procuração, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentação de

basta que o reclamado.É inadmissível.relações de trabalho (diversa da relação de emprego). já que a interposição de recurso não pode ser reputada ato urgente.sindicato atuando como substituto processual ATENÇÃO! Temos uma orientação jurisprudencial do TST novinha que trouxe mais uma exceção. expressamente. em instância recursal. por exemplo. confira: . TST). Dica 3 ? Custas e Emolumentos. ainda que mediante protesto por posterior juntada. nem exime as pessoas jurídicas referidas no inciso I da obrigação de reembolsar as despesas judiciais realizadas pela parte vencedora. Não cabe pedido de prazo para juntada posterior. 37 do CPC. acarreta a confissão (Súmula 74. Mais temos EXCEÇÕES!!! . TST). TST: I .atestado médico. que lista os isentos do pagamento de custas: Art. além dos beneficiários de justiça gratuita: I ? a União. nos termos do art. estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica. II ? o Ministério Público do Trabalho.ação rescisória . 2. 790-A. o oferecimento tardio de procuração. os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais. aplica-se a Instrução Normativa 27/05 do TST. a impossibilidade de locomoção do empregador ou do seu preposto no dia da audiência. Fixação máxima na súmula 383. -Audiência de instrução ou em prosseguimento (partes intimadas para depor) ? ausência do reclamante e da reclamada. A) Se a parte se valeu do jus postulandi e posteriormente resolve contratar um advogado para interpor o recurso. . Em outras palavras: Na Justiça do Trabalho a condenação ao pagamento de honorários advocatícios não decorre pura e simplesmente da sucumbência. Inclua nesse rol a MASSA FALIDA (Súmula 86. 3. A isenção prevista neste artigo não alcança as entidades fiscalizadoras do exercício profissional. São isentos do pagamento de custas. Parágrafo único. Dica 4 ? Partes e Procuradores. Por favor! DECOREM o artigo 790-A da CLT. I. perca para que o juízo o condene a pagar honorários para o reclamante. que deverá declarar. os Estados. Os honorários são devidos pela mera sucumbência. o Distrito Federal. a juntada da procuração deve ocorrer quando da interposição do recurso. uma vez que recurso não pode ser reputado ato urgente. B) Honorários sucumbenciais são indevidos na Justiça do Trabalho (REGRA) salvo se a parte estiver assistida por sindicato da categoria profissional e comprovar a percepção de salário inferior ao dobro do salário mínimo ou encontrar-se em situação econômica que não lhe permita demandar sem prejuízo do próprio sustento ou da respectiva família.

Porém. mas só ocorrerá a intimação da testemunha se for provado o CONVITE. . 4. C) Não esqueça que neste procedimento o juiz poderá ouvir até 2 testemunhas para cada parte. objeto e o prazo para a entrega do laudo. Não confunda com intempestivo.OJ 421. Já no SUMARÍSSIMO o prazo será COMUM de 5 dias.. caso em que a continuação da audiência com a prolação da sentença ocorrerá em no máximo 30 dias. remetida à Justiça do Trabalho após ajuizamento na Justiça comum. A) A audiência no procedimento sumaríssimo é UNA.Súuumula. não seria extemporâneo o recurso interposto antes da publicação da sentença. C) Recurso de Revista no procedimento sumaríssimo só cabe quando a decisão contrariar a Constituição Federal ou Súmula do TST.. B) O depósito recursal deve ser feito e comprovado no prazo do recurso.. EXTR. RR. INCIDÊNCIA. por exemplo). ART. POSTERIOR REMESSA DOS AUTOS À JUSTIÇA DO TRABALHO. ETST. decorre da mera sucumbência. I.02. não se sujeitando aos requisitos da Lei nº 5. 04 e 05. existem algumas situações que fazem com que a audiência seja interrompida (perícia. OJ NÃO!!! Lembre Suuumaríssimo. TST. A causa deve ser apreciada no prazo de 15 dias. antes da vigência da Emenda Constitucional nº 45/2004.. §7º. Dica 05 ? Procedimento Sumaríssimo. SDI. Dica 06 ? Recursos. A) É EXTEMPORÂNEO o recurso interposto antes da publicação do acórdão impugnado. Não existe NENHUMA prova de processo do trabalho que não aborde esse tema.2013) A condenação em honorários advocatícios nos autos de ação de indenização por danos morais e materiais decorrentes de acidente de trabalho ou de doença profissional. (DEJT divulgado em 01. B) A prova PERICIAL pode ser produzida no procedimento sumaríssimo (exemplo: pedido de insalubridade ou periculosidade). AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS DECORRENTES DE ACIDENTE DE TRABALHO OU DE DOENÇA PROFISSIONAL.. CLT). Nessa hipótese o juiz na audiência. 20 DO CPC. fixará o perito. nos termos do art. 20 do CPC. ATENÇÃO!!! As partes podem se manifestar no prazo fixado pelo juiz se o procedimento for ordinário. Logo. Quanto ao LAUDO PERICIAL. 5. que ocorre quando o recurso é interposto fora do prazo. 899. AJUIZAMENTO PERANTE A JUSTIÇA COMUM ANTES DA PROMULGAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 45/2004.. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. mesmo que ocorra a interposição antecipada. Observe que essa regra é para ACÓRDÃO. REC. vou aplicar essa regra para o RO. Logo.584/1970..SALVO para oAGRAVO DE INSTRUMENTO! Aqui o depósito deve ser comprovado no ATO da interposição do recurso (art.

independentemente do depósito. 7. CLT. Se verbal. sendo cabível o mandado de segurança visando à realização da perícia. E) Recurso de Revista na EXECUÇÃO só é cabível se houver afronta direta e literal à CONSTITUIÇÃO FEDERAL. apresentar-se no prazo de 5 dias. Outra regrinha importante é a doa artigo 841 da CLT. ou do termo. Lembrando que se a questão falar na FAZENDA PÚBLICA. Dica 8 ? Provas Honorários periciais. CLT. LEITURA OBRIGATÓRIA. para comparecer à audiência de julgamento. Dica 9 ? Reclamação Trabalhista. A responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia. Recebida e protocolada a reclamação. 6. o prazo será de pelo menos 20 dias. Dica 7 ? Organização e Competência. OJ 98 SDI II. Art. Art. o reclamante deverá salvo motivo de força maior. notificando-o ao mesmo tempo. do direito de reclamar perante a Justiça do Trabalho. Outra hipótese em que o reclamante incorrerá na mesma pena é se der causa a dois arquivamentos seguidos. Não esqueça da utilização dos embargos declaratórios para PREQUESTIONAR a matéria impugnada. obscuridade. remeterá a segunda via da petição. A reclamação trabalhista pode se ESCRITA ou VERBAL. Súmula nº 341 do TST A indicação do perito assistente é faculdade da parte. 8. ao reclamado. a qual deve responder pelos respectivos honorários. o escrivão ou chefe de secretaria. sob pena de perda do prazo de 6 meses. Você precisa conhecer a competência material da Justiça do Trabalho prevista no artigo 114. depois de 5 (cinco) dias. 841. 790-B. CF e a competência territorial prevista no artigo 651 da CLT e seus parágrafos. TST É ilegal a exigência de depósito prévio para custeio dos honorários periciais. a secretaria da vara para reduzi-la a temo. que será a primeira desimpedida.D) As hipótese de cabimento dos Embargos de Declaração são: omissão. ainda que vencedora no objeto da perícia. contradição e um manifesto equívoco na análise dos pressupostos extrínsecos do recurso (essa última é uma hipótese própria do processo do trabalho). dentro de 48 (quarenta e oito) horas. salvo se beneficiária de justiça gratuita. . dada a incompatibilidade com o processo do trabalho.

sobre vícios ou irregularidades da penhora. É possível arrolar testemunhas? O juiz não é obrigado a ouvi-las. avaliação ou alienação dos bens. mas a competência para julgá-los é do juízo deprecante. salvo se versarem.9. Dica 10 ? Execução. quando fundado em lei ou ato normativo declarado inconstitucionais pelo STF ou quando fundado em interpretação ou aplicação tidas por incompatíveis com a CF. acordo. designará uma audiência no prazo de 5 dias. prescrição ou ainda quitação da dívida. Na execução por carta precatória. Para fechar a nossa revisão muita ATENÇÃO na Súmula 419. A matéria de defesa deve ser RESTRITA as alegações de cumprimento da decisão. os embargos de terceiro serão oferecidos no juízo deprecante ou no juízo deprecado. unicamente. B) Execução por carta precatória. Da sentença que julga os embargos à execução e a impugnação cabe AGRAVO DE PETIÇÃO para o TRT. A) Embargos à Execução. praticados pelo juízo deprecado. TST. Algo me diz que a sua literalidade estará presente na prova de domingo. A inexigibilidade do título (sentença) também pode ser alegada nos embargos. em que a competência será deste último. Esse é o recurso da EXECUÇÃO. mas se decidir por ouvir. .