Os métodos contracetivos na sociedade A história da contracepção é muito antiga.

Há registos de métodos contraceptivos desde os antigos egípcios, há mais de mil anos antes de Cristo. Com o avanço dos conhecimentos sobre o funcionamento do corpo associados às novas tecnologias, especialmente sobre as hormonas, sugiram os anticoncepcionais orais e os métodos de esterilização. Mas as primeiras formas de prevenir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis iniciaram-se com os métodos de barreira, em especial o preservativo masculino. Notícias: 2005: “Falta de informação adequada sobre métodos contraceptivos e educação sexual insuficiente são as principais causas para os 13 milhões de abortos realizados todos os anos na China, apuraram estudos divulgados pelo jornal Daily China, que o considera um valor “preocupante”.” 2005: “Um padre católico português anunciou hoje a sua recusa em dar a comunhão aos católicos que usam métodos contraceptivos, que recorrem à reprodução assistida ou que aceitam a actual lei em vigor sobre o aborto.” http://www.publico.pt/Sociedade/padre-recusa-dar-comunhao-aos-catolicos-que-usammetodos-contraceptivos-1217169 2012:

70% das universitárias esquece-se de tomar a pílula
http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/70-das-universitarias-esquecese-de-tomar-apilula-1533621

MÉTODOS CONTRACETIVOS ORAIS
ADESIVOS SEMANAIS
Os adesivos semanais libertam para a corrente sanguínea os mesmo componentes que os contracetivos orais. Ou seja, para além de evitar a ovulação, também espessam as secreções do muco do cérvix, tornando a entrada do esperma no útero mais difícil. MODO DE USO: Relativamente ao seu modo de uso, podem ser colados em quatro partes do corpo: nas nádegas, na parte externa dos membros superiores, nas costas e no peito (excluindo os seios).

a ovulação. nem com o aleitamento. desse modo.Cada adesivo é colocado uma vez por semana. Quando começar a aplicar? Existem duas opções:   No primeiro dia da menstruação. A humidade não afecta o adesivo. Não interfere com a relação sexual.html IMPLANTES Trata-se de um método contraceptivo de longa duração (podem durar até 5 anos).sapo. durante três semanas consecutivas. Vantagens:  O adesivo permite levar uma vida normal: tomar banho.pt/adesivo. A inserção do implante é feita no antebraço por um profissional especializado e trata-se de um procedimento simples em que apenas é necessário o uso de uma anestesia local. Num dia específico logo após o início da menstruação (ex. Vantagens   O implante é o método adequado para quem pretende um efeito de longa duração e de elevada eficácia.com. INJEÇÕES Tal com a designação indica. que liberta lentamente para a corrente sanguínea progesterona. porque poderá falhar a contracepção nos primeiros dias. fazer exercício físico. trata-se de um método contraceptivo que consiste numa injeção intramuscular profunda de uma solução aquosa contendo acetato de medroprogesterona . Neste caso é necessário o uso de um contraceptivo não hormonal. http://farmaceutico. : Domingo). seguidas de uma semana de descanso. como o preservativo. etc. Em Portugal apenas é comercializada a marca Implanon. impedindo.

por razões médicas. Nas consultas para adolescentes através de diversas associações não governamentais. Podes ter consultas gratuitas:    Nos Gabinetes de Saúde Juvenil do Instituto Português da Juventude. das juntas de freguesia e/ou câmaras municipais.P. Vantagens  Não interfere no acto sexual CURIOSIDADES Actualmente existem diversas consultas ou “Espaços Jovens” aos quais te podes dirigir se pretendes obter apoio na área da contracepção. à semelhança da pílula. não é recomendado o uso da contracepção oral (pílula) ou o Dispositivo Intrauterino (DIU). entre outras. funcionam num horário determinado e foram criados para ti com vista a dar resposta às necessidades não resolvidas no âmbito da Saúde Sexual e Reprodutiva. É colocado pela própria mulher na vagina e deve ser mantido durante 3 semanas. à semelhança da pílula.aspx http://www. Nas consultas de planeamento familiar nos centros de saúde. http://juventude. (IPJ). Cada injecção tem um efeito de até 3 meses (12 semanas).publico. A solução vai-se introduzindo lentamente na corrente sanguínea e. período durante o qual vai libertando estrogéneo e progestagéneo. Estes “espaços” (gratuitos e confidenciais) existem em todo o país.gov. parando durante 1 semana (ciclo de uso).pt/SaudeSexualidadeJuvenil/Sexualidade/PlaneamentoFamiliar/Paginas/ consultasjovens.(DMPA).pt/Sociedade/centros-de-saude-vao-intervir-na-distribuicao-decontraceptivos-1381732 . os quais não omitem juízos de valor sobre as tuas ideias e decisões. Vantagens Este método é bastante discreto e prático na sua utilização. uma vez que não interfere na relação sexual e não obriga a toma diária ANEL VAGINAL CONTRACEPTIVO O anel vaginal é um método contraceptivo hormonal feito de plástico. A utilização da contracepção hormonal injectável deve ser indicada quando é necessário um método de elevada eficácia e. do planeamento familiar ou da sexualidade. hormonas que ao entrar na corrente sanguínea inibem a ovulação. I. contam com o apoio de técnicos especializados nestas áreas. transparente e flexível. previne a ovulação.

. em que o homem retira o pénis da vagina antes da ejaculação.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/entrega-de-contraceptivos-nas-escolasdependente-de-avaliacao-tecnica-1383310 http://www. não deve ser considerado um método contracetivo.publico.http://www.pt/Sociedade/uso-de-contracetivo-reduziu-as-mortes-maternas-em-40nos-ultimos-20-anos-1554281 O coito interrompido.