INTER EAD

LUDICIDADE E PSICOMOTRICIDADE

Uberaba – MG 2013
1

Marta Mariano da Silva Rosana Bruno Lacerda Aparecida Basílio Gomes

LUDICIDADE E PSICOMOTRICIDADE

Trabalho entregue à INTEREAD, como requisito legal para convalidação por competências, para obtenção de certificado de Especialização do Curso de Pós graduação em Pedagogia, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96..

Uberaba – MG 2013

2

. CURSO: 3 . para obtenção de certificado de Especialização do Curso de Pós graduação em Pedagogia. Aprovado(a) em: ____/____/2013 Examinadores: ____________________________________________ PROF. da LDB 9394/96. 47. CURSO: ____________________________________________ PROF. conforme Norma Regimental Interna e Art. CURSO: ____________________________________________ PROF. Inciso 2. como requisito legal para convalidação por competências.FOLHA DE APROVAÇÃO Marta Mariano da Silva Rosana Bruno Lacerda Aparecida Basílio Gomes LUDICIDADE E PSICOMOTRICIDADE Trabalho entregue à INTEREAD.

1978).“(.” (FREIRE. pega. A criança transforma em símbolos aquilo que pode explorar corporalmente: o que ela vê.. 4 . cheira..) não se passa do mundo concreto para a representação mental senão por intermédio da ação corporal. chuta e “assim por diante.

se desenvolve a psicomotricidade. Educação.Ludicidade e Psicomotricidade Marta Mariano da Silva Rosana bruno Lacerda Aparecida Basílio Gomes RESUMO O presente trabalho vem discutir um assunto muito importante para a educação escolar. pois o brincar não se limita a juventude. além de proporcionar uma forma divertida de aprender e se desenvolver. mesmo quando se atinge a velhice. e estimula as crianças a crescer de forma sadia e prazerosa. quando se utiliza jogos e brincadeiras com crianças. jovens e adultos. é uma dádiva muito grande que não deve ser abandonada com o tempo. 5 . Palavra Chave: Psicomotricidade. As brincadeiras. que é a importância da Ludicidade e da Psicomotricidade. Entende-se que o pilar da educação se reforça cada vez mais. jogos e diversões. Ludicidade. resumindo um pouco do que cada uma dessas questões significam na vida de cada ser humano. são aqui apresentadas. Brincar sempre. Reforçando o lúdico. através de inúmeras fontes. . faz parte de toda uma cultura que se reforça com o passar dos anos.

ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE EQUILIBRIO----------------18 6.A PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA-------------------------------------------------------------------------------------------------14 5.3.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--------------------------------------------------------20 6 .CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------19 7.AS BRINCADEIRAS E JOGOS ANTIGOS NA ATUALIDADE------------------------11 3.2.Sumário 1-INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------7 1.1.LUDICIDADE ATRAVÉS DE HISTÓRIAS E MÚSICAS INFANTIS------------------9 3.0-A PSICOMOTRICIDADE E A LUDICIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA------7 1.ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RITMO------------------------17 5.2.ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LATERALIDADE-----------16 5.1.LUDICIDADE ATRAVÉS DE GINCANA--------------------------------------------------12 3.A LUDICIDADE DESENVOLVEM A PSICOMOTRICIDADE E O RELACIONAMENTO---------------------------------------------------------------------------------8 2.1.OUTRAS BRINCADEIRAS UTILIZADAS NAS GINCANAS-------------------------14 4 .ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO CORPORAL-15 5.

jovens. físicas. 1994) A Ludicidade. 7 . ajuda a mente. noção de tempo e espaço. de forma negativa (pessoas estabanadas. Introdução O tema: Ludicidade e Psicomotricidade na educação escolar foi escolhido porque acredita-se que é praticamente unânime entre os profissionais da Educação de hoje. além de proporcionar vários benefícios para a mente e o espírito. „O ser humano é formado pela inteligência. pois em vários ramos de esporte. Seu desenvolvimento acontece a partir das influências mútuas ocorridas entre os aspectos cognitivos. neste contexto. corpo são”. Qualquer alteração em um desses aspectos irá afetar nos demais. o trabalho correto sobre o corpo. Por exemplo. práticos e educativos. Nesse caso. Incentivar. é responsável por uma mente sadia também.. recreação). a interação entre os pais e os filhos. brincadeira. motoras. uma arte marcial muito praticada por crianças. já contribui em grande parte para a aquisição de emoções e sentimentos relacionados à educação e ao relacionamento sadio com outras pessoas. atrapalhadas..). influencia na saúde. Desde a infância. O desenvolvimento psicomotor ficará para toda a vida. emocional e corporal..‟ (Bossa. o lúdico torna-se uma fonte preciosa de transmissão de conhecimento. Oliveira. pela afetividade e pela motricidade. através de ensinamentos básicos. não significa obrigar a vencer ou superar. principalmente para pessoas agitadas e nervosas. na coordenação motora. e são grandes aliados do bom desempenho no processo da aprendizagem.) ou de forma positiva. (melhor coordenação. assim como a lateralidade corporal. como diz o ditado: “Mente são. onde a criança vai expressar seus sentimentos em relação àquilo que está fazendo (seja jogo. A família deve ser a primeira a incentivar a criança a desenvolver plenamente suas capacidades cognitivas. através do lúdico. adultos e idosos na China e em todo o mundo. bi lateralidade corporal. raciocínio. no Tai Chi Chuan..1. que não possuem muita coordenação.

o que faz com que ele desenvolva a noção de espaço.  Uma das brincadeiras antigas mais conhecidas é o serra-serra. aquela brincadeira que coloca o bebê no colo e balança ele pra frente e para trás.1. principalmente através dos movimentos.com.br/2012/02/bebe-de-10-12-meses-bercario-ii. 8 . proporcionando também o desenvolvimento motor. ache graça e conheça expressões diferentes do rosto das pessoas. rolar objetos. ou melhor. e passa a entender e aprender de uma forma diferente dos outros.  A manipulação de brinquedos que fazem sons. Brincar. e isso faz com que a alegria de descobrir junte-se com a alegria de brincar. deve-se respeitar o ritmo de desenvolvimento e assimilação de cada um. como chocalho.html A psicomotricidade e a Ludicidade são muito importantes principalmente na formação da mente dos bebês. ouvir sons por eles produzidos faz com que a criança descubra um novo mundo. Muitas outras poderiam ser exploradas pelos pais e educadores. agarrar. como fazer com que ele brinque? Há diversidades de brincadeiras para se realizar. apertar.0. pois nessa idade estão descobrindo o corpo. pois cada um cresce. são vitais para que ele aprenda o funcionamento dos objetos. mordedores. Eis algumas:  Fazer mímicas faz com que o bebê sorria. Mas como brincar com os bebês. bichinhos de borracha. entre outros.A Psicomotricidade e a Ludicidade na primeira infância http://marisca-ramos.blogspot. porém.

seja em sua escola ou em seu lar. ao lazer ou aos jogos. brincadeiras. cantar e se divertir através de atividades lúdicas. correr. Creio que a psicomotricidade foi afetada principalmente pela falta de relação afetiva em família e pela falta do lúdico em sua vida. Em uma observação escolar. pois já obtivera contato com o lúdico em família. ela desenvolve em si. a professora contava a história da dona Baratinha. o agredir física ou verbalmente seus oponentes. sejam de dança ou movimentos. a loja 9 . recreação e lazer. é papel fundamental da família tornar-se agente responsável pela socialização da criança através da ludicidade. uma vontade de criar. Ludicidade através de histórias e músicas infantis Geralmente na infância. Com o passar do tempo. ela vai saber discernir a brincadeira saudável e prazerosa.1. da formiguinha na neve. Sua interação visava o ganhar a todo custo. 2. Conhecendo a garota.A Ludicidade desenvolvem a psicomotricidade e o relacionamento Quando a criança tem contato com jogos. cada vez que estes marcavam pontos.1. permitindo a criança adquirir uma estrutura sólida quanto ao brincar e jogar separado do competir. acompanhando as histórias e músicas infantis que contam a estes. sejam estes de diversão ou competição. que apanhou muito em sua infância e não teve o apoio dos pais em relação ao brincar. durante quatro anos. e desse modo. da brincadeira competitiva. requer muito mais que somente uma diversão. da música escravos de Jó. tem melhor desenvolvimento do que uma criança que não tem a ajuda familiar em relação ao lúdico. não pudemos deixar de notar uma menina. é como uma preparação para contatos com crianças de diferentes meios e diferentes culturas. O ato de brincar. requer companheirismo. sabe-se que ela veio de uma família desestruturada. pular. Essas relações vão influenciar significativamente a criança. os professores realizam com seus alunos brincadeiras e coreografias. já com seus 18 ou 19 anos. respeitando também seus companheiros e adversários. gritando e xingando seus adversários num jogo amistoso de vôlei na escola. Na época de estudos no parque infantil. levando para seu mundo esse outro mundo sensacional que descobre a cada dia. amizade e interação. de participar e interagir com seus semelhantes. Inicialmente. e respeitar o valor que ambas possuem no dia a dia.

no fazer contas ou em qualquer outra coisa que se queira ensinar. que proporcionam diversão. intelectuais e morais. cada história. deve-se em grande parte a essa época maravilhosa que é a infância. A criança que brinca de diversas formas. que fazem parte do seu dia a dia. formando-se para ser um cidadão inserido em seu meio. ajudando de forma significativa no seu desempenho como ser humano. seja no brincar. a moral. lateralidade. noção de espaço e até mesmo comunicação através de gestos. no escrever. em todas as circunstâncias. atividades lúdicas? Os professores teriam essas habilidades hoje? A psicomotricidade seria desenvolvida de forma plena? “As atividades lúdicas têm o poder sobre a criança de facilitar tanto o progresso de sua personalidade integral. além de proporcionar noção de organização. na qual era passado coreografias. Pode-se destacar algumas das cantigas. cada dança que realiza. 2002)” Mas o que significa personalidade integral e o que isso tem a ver com o lúdico através das histórias e músicas infantis? Trabalhar ludicidade com a criança. desenvolve em si funções diferentes e interligadas. oh ! Mariazinha. desenvolvendo assim sua personalidade integral. Muito comum nas escolas e creches infantis são as cantigas de roda. significa educar como um todo. tornando muito interessante e divertido o aprendizado. que ainda são muito utilizadas nos dias de hoje: Itororó Fui no Itororó beber água não achei Achei linda morena. passa a conhecer a vida. que no Itororó deixei Aproveita minha gente que uma noite não é nada Se não dormir agora dormirá de madrugada Oh! dona Maria. Pode-se dizer. (Glaucimar Rodrigues Bittencourt e Mariana Denise Moura Ferreira. com a ajuda do educador. como o progresso de cada uma de suas funções psicológicas. a cultura e a educação de seu país. entra nesta roda Ou ficará sozinha! Sozinha eu não fico Nem hei de ficar! Por que eu tenho alguém Para ser o meu par! 10 . Cada música.do mestre André entre muitas outras. Imagina se os professores não inserissem em suas aulas. alegria. o que ajuda a desinibir os mais tímidos. que a habilidade de coordenação.

do que brincando de pique pega ou de esconde. jogavam caxangá Escravos de Jó jogavam caxangá. Os jogos e brincadeiras de antigamente.esconde. não sabem pular corda ou brincar de amarelinha. Playstation. Muitos não conhecem um pião.Escravos de Jó Escravos de Jó.tribunadabahia. um bilboquê . entregar um celular sofisticado para uma criança de quatro anos e ver como ela manipula este aparelho com grande habilidade. mas no ensino fundamental. As Brincadeiras e Jogos antigos na atualidade É comum nos dias de hoje. pelo menos até o 5º ano. www. estão perdendo espaço para os celulares.br Cabe aos educadores. 11 .. põe. resgatar esses jogos e brincadeiras nas escolas. X-box ou qualquer outra invenção tecnológica de diversão e entretenimento criada atualmente. computadores. Tira.com.. deixa o Zambelê ficar. em gincanas (no folclore. As crianças estão cada vez mais crianças trancadas em um quarto jogando vídeo game ou no facebook. Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá 3. não somente na fase infantil. por exemplo) ou nas aulas de educação física.

Ludicidade através de Gincana A gincana é uma das brincadeiras conjuntas mais divertidas e criativas. videogames. lazer e diversão sadia. mas tendinite e problemas na visão. fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente em nada. escolhem alunos que irão correr (saltar) com os pés dentro de um saco. apenas que ao invés de entrarem em um saco de linho. Definido o ponto de partida. ao contrário de alguns anos atrás. E não é somente a obesidade. as crianças devido a violência urbana a pedido de seus pais.). mas podem não chegar até as crianças de hoje. depende não somente da alimentação. podendo ser cultural. 12 . passaram pelos pais. e isso pode ser trabalhado através dos jogos e brincadeiras. pelos professores atuais. levando-as a passarem horas paradas enfrente a uma tv ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regados a refrigerantes. • Corrida do ovo na colher: A ideia é semelhante a anterior. televisão.. como férias. mas de exercícios físicos.Corrida do saco: As equipes divididas de acordo com o combinado anteriormente. de modo que a competição fique equilibrada. quase sempre de linho. pois além de desenvolver o lúdico. correm até o local demarcado com uma colher na mão contendo um ovo cozido. torna-se fonte de lazer e cultura. Vence a equipe que chegar primeiro. vão até o local demarcado e voltam a seus grupos. Vence a equipe que completar a tarefa primeiro. Algumas das modalidades mais praticadas. Por isso é importante que o educador traga de volta aos dias atuais. Uma vida saudável e educativa. jogos e brincadeiras que vieram dos antepassados. Hoje em dia. esportivas ou ambas. brincar de pique etc.1. jogar bola. semana do folclore ou competição entre escolas ou salas de aula. ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam fazer atividades físicas como correr.A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores. 3. são: • . etc. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade. É comum realizar gincanas em eventos escolares. Geralmente as modalidades da gincana são divididas de acordo com a faixa etária que irá participar.

(wata-eh-legal. O mediador esconde as pistas. Assim que a música parar. em seguida dançam conforme o ritmo da música. Ao dar início.• Dança das cadeiras: Nesta brincadeira. cada par recebe uma laranja. e todos começam a circular as cadeiras. são formados os pares. onde ficará o meio da corda. uma equipe tenta puxar a outra.blogspot. A ordem de início. quando sobra apenas uma cadeira. uma música é tocada. estica-se uma corda e marca-se um ponto central. Vence aquele (equipe) que conseguir se sentar no final. na maioria das 13 . Vence a dupla que ficar por último na dança. e colocam-na na testa. todos se sentam. Outras brincadeiras utilizadas nas Gincanas Uma das brincadeiras mais antigas é a caça ao tesouro.2. com uma a menos do total do número de participantes. colocam-se cadeiras dispostas no local. • Cabo de guerra: escolhem-se o mesmo tanto de participantes de ambos os lados. e um ficará de pé. Quem deixar cair é eliminado da brincadeira. pois haverá uma cadeira faltando. Vence aquela que conseguir fazer com que os adversários sejam arrastados além de marcação. • Dança das laranjas: após a escolha dos alunos que irão participar da dança.com) 3. onde as equipes atuam como se fossem piratas antigos em busca de um tesouro.

seja jogando uma peteca. e necessitam de raciocínio rápido. É muito divertida. queimada e muitos outros. . o que ajudará na organização gestual. utiliza-se nas gincanas jogos de futebol. e a mais criativa. a maior e a menor pipa. chutar. que levará ao tesouro. 4. julgando a pipa que sobe mais alto. As gincanas realizadas no mês de Agosto. Lateralidade Corporal: A lateralidade corporal define-se pelo uso dos membros do corpo (direita ou esquerda) com domínio dos movimentos. Quando uma equipe desvenda um enigma. sendo que a criança pode no decorrer do tempo apresentar algumas dificuldades. essas atividades desenvolvem a noção/estruturação espacial. Atualmente.frequentes quedas (é desajeitada e desastrada). ou mesmo a brincadeira de esconde esconde. união e harmonia entre os participantes. delimitar espaços. como por exemplo. De acordo com o professor Dorival Rosa Brito. quando as crianças brincam.alto índice de fadiga.Estruturação Espacial: suponha-se que o educador faça uma brincadeira onde esconda objetos na sala para que a criança procure. escrevendo ou realizando qualquer coisa que precise deste domínio corporal. costumam fazer uma competição de Pipa. até a pista final. A Psicomotricidade no desenvolvimento da Leitura e da Escrita “O que para as crianças se caracteriza como brincadeiras de correr. . etc” (Telma Cristian Amaral e Ângela Maria Barbosa) Várias habilidades são desenvolvidas no decorrer do tempo.vezes em forma de enigmas que devem ser desvendados. pular. diversão antiga muito praticada pela garotada de hoje. 14 . como: . encontra uma pista que leva a outra pista. folhar o caderno. matemática. definir sua lateralidade. a falta de psicomotricidade pode causar a lateralidade cruzada. movimentos mais precisos e mais facilidade em aprender certas disciplinas escolares. chegando a ter duração de dois dias ou mais para terminar um evento. jogam. diferenciar as formas das letras. vôlei. cantam e realizam movimentos lúdicos. pegar e arremessar são consideradas pela área da psicomotricidade como movimentos neuromusculares que servirão de base para que a criança aprenda segurar o lápis.

que fazem parte de um todo.” (extraído do site http://www. . . São várias 15 . não conseguindo desenvolver satisfatoriamente as habilidades manuais. música.problemas de linguagem. intranquilidade . . o que também irá beneficiar sua capacidade fonoarticulatória.pdf) Habilidades de se expressar e comunicar: Como já foi dito anteriormente. .br) 5.com. Atividades para o desenvolvimento da percepção corporal “Ao construir seu esquema corporal.br/3disturbiospsicomotores. mas também. A criança com esse tipo de distúrbio psicomotor pode frequentar uma classe comum. sensações de inadequação ou de inferioridade. Também começa a conhecer as partes de seu corpo e perceber que são independentes. especialmente as dislalias.com. .coordenação pobre. individual e com supervisão médica. a criança desenvolve também a comunicação e a expressão.atenção instável. do ambiente e de si mesma. mas necessita de um trabalho especializado. através do lúdico. mímica. (www. seja ela através do corpo ou da linguagem. . de cabeça para baixo ou ilegível (apresenta omissões de letras ou sílabas e lentidão).escrita repassada. a criança começa a conhecer seu próprio corpo e adquirir a noção de que ele compõe sua identidade. (MATTOS e NEIRA. linguagem enrolada e rápida. dança.distúrbios do sono. leitura também comprometida.gifvideo. 2007)” As atividades de percepção corporal ajudam a criança a inteirar-se das partes de seu corpo..drb-assessoria. e tomar consciência das pessoas que a cercam. espelhada.

16 . a expressão corporal e a criatividade.. fazer mímica. a si mesmo..1. a lateralidade. pedir a criança para desenhar sua família. cabendo ao educador escolher as que são mais significativas e viáveis para se trabalhar com a criança. joelho e pé Joelho e pé Boneca de Lata Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão. pai.. Atividades para o desenvolvimento da Lateralidade Pode-se trabalhar a lateralidade corporal das crianças através de jogos e brincadeiras tais como: . ombro. Desamassa aqui. etc. levou quase uma hora pra fazer a arrumação. pés. etc. . “ terra e mar”. mãe.. Desenhar mãos. ouvidos. ombro. Minha boneca de lata bateu o ombro no chão. pra ficar boa. boca e nariz Cabeça.. mostra a criança não somente os lados do corpo. como as direções em que este se direciona. 5. joelho e pé Joelho e pé Olhos. . fazer um molde com a própria mão em um papel e pintar com tinta guache. desamassa ali pra ficar boa. joelho e pé Joelho e pé Cabeça. . . rosto. perna esquerda ou direita.. Solicitar que levantem o braço esquerdo ou o direito. desamassa aqui. Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação Desamassa aqui. .Músicas: Cabeça. realizar recortes das partes do corpo em revistas. irmãos. desamassa ali. ombro. realizar a brincadeira de “vivo ou morto”.. desenvolve a socialização.as atividades que podem ser desenvolvidas.. e realizar colagens em cartolina. Pode-se citar algumas: .

com crianças até 08 anos: Cavalo Guloso (o educador canta e faz os gestos. levou mais de três horas pra fazer a arrumação Desamassa aqui.guloso comia capim De tanto comer capim. como cantigas. hei. de brincar. almoçar.). Sua perninha ficou assim (entorta a perna para o lado) Assim. Assim. poemas. Atividades para o desenvolvimento de ritmo “Na criança pequena que está com seu corpo em formação. as crianças repetem) Era um cavalo ... assim. desamassa ali pra ficar boa. hei (repete) Era um cavalo guloso. desamassa ali Desamassa aqui. assim. assim. fazer a higiene. para dormir. assim. desamassa ali Desamassa aqui.. pois a criança passa a perceber que há momentos para diversão. assim. assim. além de proporcionar saúde. hei. comia capim De tanto comer capim. comia capim De tanto comer capim. visando dar a criança. Era um cavalo guloso. assim. hei. pois tudo se repete da mesma forma todos os dias (horário de acordar. Cita-se aqui duas atividades recreativas que podem ser realizadas na escola. dormir etc. assim. A outra perninha ficou assim (entorta a perna para o lado) 17 .Minha boneca de lata bateu o outro ombro no chão. hei. estar inserida num ritmo diário lhe proporciona saúde e bem estar além de lhe gerar confiança e segurança.2. Assim. coreografias. assim. seu bracinho ficou assim (dobra o braço) Assim. entre outros. gera confiança e segurança. assim. assim. comia capim De tanto comer capim o outro bracinho ficou assim (dobra o braço) Assim. outros para higiene. como ressalta Pilar. assim.” (Pilar Tetilla Manzano Borba) Existem diversas atividades para o desenvolvimento do ritmo na infância. assim. bem estar e noção de responsabilidade. Era um cavalo guloso. de se alimentar.. hei. 5.

Assim. assim. Correr saltando com uma perna suspensa. assim. comia capim De tanto comer capim. Quando o meu tio voltou de Paris. hei. por isso deve ser ensinado nas aulas de educação física ou mesmo através do lúdico. assim. além de trabalhar o ritmo. assim. primeiro no chão. um lindo leque. assim. Ele é a base de diversas atividades no decorrer da vida.) Pode-se também recitar versos. Era um cavalo guloso. assim. deve-se apenas insistir na atividade sem espera de retorno imediato. assim. uma tesoura (repete desde o inicio. trouxe pra mim Uma tesoura. trouxe pra mim um lindo leque. com o uso de matérias: . mudando os presentes e gesticulando de acordo com cada um. depois. assim. diversificando e renovando sempre. pois cada um possui desenvolvimento diferente do outro. assim. hei. Sua linguinha ficou assim (põe a língua para fora) Assim. hei. sendo de direção e espaço.. assim. assim. 18 . Não deverá haver julgamento quanto á perfeição e a qualidade do ritmo.Assim. comia capim De tanto comer capim. como batatinha quando nasce. hei. Atividades para o desenvolvimento de Equilíbrio O equilíbrio está presente em nossa vida desde o momento em que se aprende a andar (ou tentar). Assim.3. Sua cabeça ficou assim (entorta a cabeça) Assim. hei. Acabou caindo assim (deita no chão) Assim. comia capim De tanto comer capim. andar sobre um risco feito no chão. hei. assim. desenvolve coordenação. 5. assim. hei. assim. lateralidade. Era um cavalo guloso. hei. (leque – tesoura – bicicleta – bambolê – ping-pong – pisca-pisca – chiclé – etc. mamãe é a rosa. assim. Era um cavalo guloso.. Assim. . entre outros. assim. Tio de Paris Quando o meu tio voltou de Paris. ritmo. Assim.

ela vai necessitando de outros recursos. rolar de costas e se levantar e exercícios que capacitem o aluno a desenvolver o equilíbrio. pois tudo isso será de grande valia. Deve ser um trabalho duradouro. trabalhado. por este motivo. desenvolvimento e aprendizagem. caminhar sobre uma tábua no solo. cantar. Para a criança nunca é desvantagem brincar. correr. 19 . pular. para que a troca de ideias seja uma constante. . . como rolar e ficar de pé. para desenvolver os diferentes aspectos cognitivos indispensáveis no seu cotidiano. do convívio com outros educadores. os educadores devem estar sempre saindo da rotina e realizando a formação continuada. lutar. pular a direita e a esquerda de uma corda esticada no chão. com um pé suspenso.. dançar. da experiência. Conclusão O trabalho realizado desde a pré-escola com as crianças na fase inicial da aprendizagem. sem derrubar. . aumentando o grau de dificuldade e realizando tarefas mais difíceis. À medida que a criança vai evoluindo dentro da escola. andar segurando uma colher que contenha feijões ou arroz. e para que os problemas que surgirem. durante alguns segundos. mas no decorrer de seu próprio crescimento. não apenas no futuro. deve seguir um roteiro organizado. para que tenha uma bagagem extra de conhecimento sobre ludicidade e seus benefícios no aprendizado. através da pesquisa. direcionado. sejam sanados pela diversidade de conteúdos ao dispor do educador. pintar. Outras atividades podem ser desenvolvidas de acordo com a evolução do aluno. imitar um aviãozinho.

scielo.br/site/bibdigital/monografias/importancia_ludico.fiocruz.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2087_1628.shtml http://www.REFERÊNCIAS: http://revistaescola.pdf http://www.com.pdf http://www.iguaimix.nead. Andrey.br/pdf/pe/v10n1/v10n1a08.pdf www.com.com.abril.com/2013/03/brincadeiras-para-os-primeiros-12-meses.pucpr.com.wordpress.html Carvalho.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil. “O lúdico no desenvolvimento da criança”.br/ http://www.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/ritmo-aprendizado428207.br/bibliotecavirtual/monografias/importancia_ludico.macetesdemae.com/v2/2012/10/12 http://www.unama.fiocruz.pdf http://revistaescola. 2010 http://www.abril.movimentoei.com cate or 1 20 .htm http://www.br/wordpress/a-importancia-do-ritmo-na-educacao-infantil/ www.br http://www.nead.antroposofy. editora RIDEEL.unama.