Família NITRO II – 5 GHz WITELCOM APT-55/BST-55 CPT-55 Manual do Usuário

Versão 7.0 (7 julho 2012)

WITELCOM AS - Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.witelcom.com

Phone. +47 69 69 76 00 info@witelcom.com

NOTA IMPORTANTE PARA USUÁRIOS NO BRASIL:
Os modelos NITRO II, CPT-55-17, CPT-55-18, CPT-55-21, CPT-55-23, BST55-23, BST-55-25, BST-55-27, APT-55-90 e APT-55-C, foram homologadas pela Anatel, conforme seção IX e seção X da resolução 506 de 01/07/2008,apenas para uso outdoor nas frequências de 5.470 a 5.725 MHz e 5.725 a 5.850 MHz para as tecnologias 802.11a, 802.11a+ e 802.11n (modulações BPSK, QSPK, 16 QAM, 64 QAM). Somente as frequências acima e seus respectivos limites de potência são permitidos para uso. Toda linha tem suporte a aplicações em tempo real “RTP/RTCP”. Estas unidades devem ser configuradas e operadas por técnicos altamente capacitados capazes de compreender e respeitar tais restrições. Witelcom não assume responsabilidade por quem não seguir essas exigências. O certificado Anatel para estas unidades pode ser acessado pelo link: http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Certificado/HomologacaoPICC.asp?consulta=1&?Nu mRFGCT=124710

WITELCOM AS - Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.witelcom.com

Phone. +47 69 69 76 00 info@witelcom.com

1. Apresentação.
WITELCOM NITRO II é uma família de sistemas ponto a ponto e ponto multiponto de alta capacidade para aplicações de rede de acesso e backhaul. Sua interface de usuário foi concebida com foco na simplicidade e rapidez, e suas opões mais avançadas são automaticamente aplicadas com os ajustes mais favoráveis. Isto permite aos operadores configurar sistemas de alta capacidade com menos esforço e experiência quando comparados a outros sistemas. Todos os links wireless no NITRO II são totalmente adaptáveis e forneceram taxas de throughput conforme a qualidade do link e da capacidade necessária. Isto proporciona aplicações mais flexíveis do que sistemas tradicionais de micro-ondas, quando o NITRO II é usado em backhauls PTP. A administração do sistema do NITRO II é feita principalmente via um navegado WEB, mas também pode ser gerenciado através de CLI (não shell), via SSH e Telnet. Sempre use a versão mais atualizada de seu navegador WEB (recomendamos Firefox ou Opera).

2. Configurações de acesso default para do NITRO II.
Para acessar a interface de usuário do NITRO II, abra seu navegador e insira o endereço IP do equipamento. Por default, o endereço IP, nome de usuário e senha são: Endereço IP: 192.168.168.1/24 Username: admin Password: default Insira o nome de usuário e senha:

WITELCOM AS - Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.witelcom.com

Phone. +47 69 69 76 00 info@witelcom.com

Página inicial – Menu Status.com . WITELCOM AS .com Phone.witelcom. Ao acessar seu NITRO II. Caso seu NITRO II estiver configurado como Base Station (AP). esta será a tela visualizada na janela STATUS. 3.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.1 Menu STATUS de uma unidade configurada como Base Station (AP). +47 69 69 76 00 info@witelcom. a janela STATUS será automaticamente exibida em seu navegador e sua aparência dependerá de como seu NITRO II estiver configurado.3.

com Phone.3. esta será a tela visualizada na janela STATUS. +47 69 69 76 00 info@witelcom. Caso seu NITRO II estiver configurado como Client.2 Menu STATUS de uma unidade configurada como Client.witelcom.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.com . WITELCOM AS .

logo abaixo da barra de menu. o host name e tempo em que o NITRO II está ligado. +47 69 69 76 00 info@witelcom. o modo de rede. Atenção: O nível de sinal considerado ideal para máxima velocidade é de -55 dBm a -65 dBm. Network Mode: indica o modo de rede utilizado. O código de cores do histograma segue o mesmo esquema de cores da barra de sinal e ambos são controlados pelo ajuste de seus limiares nas configurações do menu Advanced Wireless. A cor azul indica sinal muito alto.Bridge Table. WITELCOM AS . (veja menu System). No lado direito da barra de sinal é exibido o nível de sinais individuais RX da Cadeia MIMO.com .Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. que permite facilmente monitorar o sinal RX das últimas 24 horas. o nível de sinal recebido é mostrado e suas cores dão uma indicação rápida do nível de sinal. A barra de informação. Firmware version: indica a versão de firmware utilizada. Host Name: indica o nome host utilizado. Uptime: indica por quanto tempo o NITRO II está energizado Quando o NITRO II está configurado como Client/CPE. Ping.com Phone.witelcom. mostra a versão de firmware. Abaixo da barra de sinal.O menu de Status é somente para leitura e é a mesma janela que pode está disponível a usuários sem privilégios de administrador. DHCP Active Leases. conforme abaixo: A cor verde indica bom sinal. sinal de cor amarela indica sinal baixo e a cor vermelha indica sinal ruim. existe um campo com ferramentas básicas de rede. Logo abaixo da barra de signal history. é apresentado um histograma gráfico.ARP Table.

witelcom.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.com .Ferramenta PING: Ferramenta ARP: Ferramenta Bridge: Ferramenta DHCP Lease: WITELCOM AS .com Phone. +47 69 69 76 00 info@witelcom.

Os outros campos de status/informação são: Wireless Mode: Remote AP SSID: Local/Remote AP MAC: Signal Strength: Noise level: TX Rate (Mbps): RX Rate (Mbps): TX CCQ: Channel Width (MHz): Frequency (MHz): Security: Indica qual o modo wireless em que a unidade opera: AP. e mais detalhes/estatística está disponível clicando o botão Statistics: Atenção: O Menu Statistics no Cliente exibe informações correspondente com sua base. WPA2. Indica MAC address da BTS WLAN ou a qual MAC address o Client está conectado.witelcom.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. WEP. 5. Modo e canal de operação. percentual de quadros de RF transmitido com êxito. Frequência de operação. +47 69 69 76 00 info@witelcom. Station ou Station WDS Indica o SSID que a unidade utilize ou que está conectada. WITELCOM AS . Modos de segurança Wireless.com Phone. 10. Qualidade de Conexão do cliente. Nível do sinal recebido.1X oo Nenhum. 20 ou 20/40 MHz. WPA. Todos os campos são dinâmicos. IEEE802. Velocidade (air speed) no transmissor TX. HT indica MIMO. Velocidade (air speed) no receptor RX.com . Apenas para Client (Station/Station WDS) – intensidade do sinal recebido.

WITELCOM AS .Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. Salvando alterações nos menus: Após realizar as alterações em cada respectiva página de setup. o prompt abaixo aparecerá e você será solicitado a confirmação se deseja salvar as mudanças de forma permanente na memória flash do dispositivo. +47 69 69 76 00 info@witelcom. é recomendável descartar e reconfigurar novamente.com . Clicar Discard descartará todas as alterações feitas. clique no botão Apply Settings.witelcom. 4. Em seguida. Clicar Save gravará todas as mudanças de configuração para a memória flash.com Phone. O sistema de gerenciamento é baseado na configuração “on the fly configuration” onde não é necessária a reinicializarão da unidade de rádio. Se você não tiver certeza das alterações feitas.O status do link de ethernet será mostrado como: Connected or Disconnected: Todos os outros menus são menus de configuração permitidos somente através do login Admin (não pelo login Guest).

SERVICES – para especificar os serviços de sistema e gerenciamento. a área de CLIENTS não estará disponível.com Phone.1 Estrutura de Menus para Modo AP          STATUS – informações gerais sobre o status da unidade. ADVANCED WIRELESS – para configurações wireless mais avançadas. NETWORK – para o gerenciamento principal das configurações de rede. BASIC WIRELESS – para o gerenciamento principal da interface wireless. WITELCOM AS . SERVICES – para especificar os serviços de sistema e gerenciamento. ROUTING – para configurações avançadas de rede em modo router. ADVANCED WIRELESS – para configurações wireless mais avançadas. Estrutura de Menus O menu de usuário consiste de 8 áreas principais quando a unidade operar em modo AP. 5.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.2 Estrutura de Menus para Modo CPE/Slave         STATUS – informações gerais sobre o status da unidade. ROUTING – para configurações avançadas de rede em modo router. CLIENTS – para monitoramento e gerenciamento de estações conectadas. Quando operar em modo CPE/Slave. VLAN – para definir configurações de VLAN. VLAN – para definir configurações de VLAN. SYSTEM – para gerenciar as configurações de radio e atualizações.com .witelcom. somente para leitura. NETWORK – para o gerenciamento principal das configurações de rede. BASIC WIRELESS – para o gerenciamento principal da interface wireless. +47 69 69 76 00 info@witelcom. somente para leitura. SYSTEM – para gerenciar as configurações de radio e atualizações. 5.5.

Detalhamento dos Menus A seguir serão detalhados todos os menus de configuração do equipamento. A maior parte dos menus são os mesmos independente da configuração do equipamento como AP ou CPE/Slave.6. +47 69 69 76 00 info@witelcom. estas serão detalhados separadamente. WITELCOM AS . Left/Right : Exibe o nivel de sinal recebido por cada antena em dBm. HT indica operação em MIMO.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. Tx e RX rate : A velocidade do link TX e RX Chan Width : Ver quais estações operam em modo LEGACY ou MIMO. Quando houver diferenças. 6.com Phone. Tx CCQ(%) : Percentual de quadros de RF transmitido com êxito. Os limiares do código de cores para o sinal das estações é configurado no menu Advanced Wireless.1 Menu CLIENTS (somente para modo AP) O menu CLIENT está disponível somente quando a unidade está configurada no modo AP. RSSI(received signal strength indicator) : Indicação do nível de potência recebida por cada antena.witelcom.com . o Atenção: O nível de CCQ ideal e entre 90 e 100%. visualiza-se neste menu:        MAC Address : Exibe o MAC da estação conectada. Signal Strength : Exibe o nível de sinal recebido pela AP de cada estação conectada. Para cada estação conectada a AP.

1 Sub-menu BASIC WIRELESS SETINGS para modo AP Abaixo o detalhamento de cada uma das funções do sub-menu BASIC WIRELESS para unidades configuradas no modo AP:         Wireless Mode: Access Point (with WDS). 6. +47 69 69 76 00 info@witelcom. WITELCOM AS . onde apenas estações com mesmo ESSID serão conectadas à unidade AP. disponível apenas para 20/40 MHz pode fornecer throughput maiores. 10MHz ou 5MHz.6. Guard Interval: Intervalo de guarda curto.2 Menu BASIC WIRELESS no modo AP O menu Basic Wireless.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. Frequency List: Conjunto selecionável de freqüências para ser utilizado pela seleção automática de freqüências (DFS). Channel Frequency: Seleção manual de frequência – Auto não deve estar selecionado.com .witelcom. A utilização de todas as frequências do SuperChannel é responsabilidade do usuário. Spectrum Selection: Para seleção do domínio regulatório de frequências.com Phone. A varredura de frequências é controlada pela Frequency-list.2. possivelmente a custo de estabilidade. 20MHz. permite ao usuário definir a configuração básica da interface wireless. Station ou Station WDS. Channel Spectrum Width: Para seleção da largura de banda do canal utilizado. Local AP-ESSID: Nome da rede.  Interference Analyzer: Botão interference analyzer é para realizar uma varredura do espectro e verificar de frequências disponíveis. 20/40MHz (Auto MIMO). Wireless profile: Informação apenas – a unidade opera apenas no modo 802.11N na banda de 5GHz.

Desative Auto Adjust para ativar o ajuste manual. Em ambientes livres de interferências.com Phone. Neste caso. Rate Aggressiveness permite ao dispositivo reduzir a taxa de transmissão.-1. Existem dois cenários onde Rate Aggressiveness é útil. Rate Aggressiveness pode aumentar a taxa de transmissão e conseguir throughput maiores. Em ambientes ruidosos. Manual Range: Entrada manual da distância entre o dispositivo local com o dispositivo oposto ser conectado. assim alcance ou potência podem ser maiores. +47 69 69 76 00 info@witelcom. BBSA Scanning: Esta função é exclusiva para o modo CPE.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.   Data Rate: Para selecionar as técnicas de modulação – de 6 Mbps BPSK a 300 Mbps MCS15. menor throughput assegurará melhor estabilidade.2. O ajuste fino pode ser feito para as melhores condições ambientais para conseguir melhor desempenho e confiabilidade do link. amarelo (médio) e vermelho (forte)}. Neste caso. escolha entre o intervalo de valores de +3.witelcom.com .   Transmit Power: Permite ao usuário ajustar o nível de potencia TX (em dBm) ou deixar-lo automaticamente cumprir com as restrições do domínio regulatório. Selecionar Auto (recomendável) para adaptação total do link. +2. Range/ACK Timeout: Cálculo automático de distância.-2. e deve ser deixado desabilitado na Base Station. +1.   6.Atenção: O analisador irá mostrar os sinais detectados e grau de interferência este indicado através de cores {laranja (fraco). escolha entre o intervalo de valores de -3. Rate Aggressiveness: Permite ao usuário reduzir ou aumentar a taxa de transmissão.2 Sub-menu Local AP – WIRELESS SECURITY Abaixo o detalhamento de cada uma das funções do sub-menu Local AP – WIRELESS SECURITY para unidades configuradas no modo AP: WITELCOM AS .

witelcom. Habilite a opção para configurara-los. será solicitada uma string hexadecimal ou uma frase senha (entre 8 e 63 caracteres):  Wireless Security: quando o usuário seleciona um perfil WPA-EAP. Wireless Security: Quando o usuário seleciona um perfil WPA-Personal. WITELCOM AS . será solicitada as configurações do servidor RADIUS (IP e número de porta) e uma senha compartilhada: MAC ACL: habilite para especificar qual a política de uso Negar/Aceitar para qualquer MAC-address especificado 6.3 Sub-menu VIRTUAL ACCESS POINT Até 3 pontos de acesso virtuais pode ser definidos.1X.com Phone. devido às limitações de velocidade do TKIP para LEGACY.com . Não é recomendável o uso do modo WEP devido a seus conhecidos problemas de segurança. É recomendável o uso de AES ao invés de TKIP.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. +47 69 69 76 00 info@witelcom.2. O sistema suporta os modos WEP e todos os modos WPA (e Auto WPA1/2) – inclusive WPA2 personal/enterprise e 802. WLAN Security Setup: Opção para definer a segurança wireless.

com .witelcom.Cada um dos pontos de acesso virtual podem possuir diferentes SSIDs e perfis de segurança: WITELCOM AS . +47 69 69 76 00 info@witelcom.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.com Phone.

Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. Utilize esta barra para realizar o alinhamento da CPE com a AP de modo a conseguir sempre a melhor intensidade de sinal. Observe a barra de sinal colorida logo abaixo dos menus. 6.witelcom. o valor da potência recebida deve estar entre -55 dBm e -65 dBm para melhor desempenho e velocidade do link. Esta barra é dinâmica e mostra em tempo real o valor de potência recebido pela unidade. Idealmente.com . permite ao usuário definir a configuração básica da interface wireless.3 Menu BASIC WIRELESS no modo CPE/Slave O menu Basic Wireless.com Phone. +47 69 69 76 00 info@witelcom.3.6.1 Sub-menu BASIC WIRELESS SETINGS para modo CPE/Slave WITELCOM AS .

Data Rate: Para selecionar as técnicas de modulação – de 6 Mbps BPSK a 300 Mbps MCS15. Channel Spectrum Width: Para seleção da largura de banda do canal utilizado. Importante: a unidade CPE deverá estar configurada com o mesmo intervalo de guarda da AP que deseja conectar-se.      Site Survey: Para fazer uma varredura do espectro e identificar as APs disponíveis para conexão. Wireless profile: Informação apenas – a unidade opera apenas no modo 802. 10MHz ou 5MHz. Remote AP – Lock to MAC: Para selecionar estritamente o MAC address da AP a conectar-se.  Transmit Power: Permite ao usuário ajustar o nível de potencia TX (em dBm) ou deixar-lo automaticamente cumprir com as restrições do domínio regulatório. Isto é como Station WDS funciona genericamente.  WITELCOM AS .para evitar o WDS cross-talk. o CPE irá procurar outra base station em intervalos regulares. Selecionar Auto (recomendável) para adaptação total do link. Importante: a unidade CPE deverá estar configurada com a mesma largura de banda de canal da AP que deseja conectar-se. Importante: a unidade CPE deverá estar configurada com a mesma velocidade de transmissão da AP que deseja conectar-se.witelcom.com Phone. Importante: Se múltiplas unidades CPE operando no modo Station WDS no mesmo ambiente ponto -multiponto. para a Estação conectar-se. há um risco de que as CPEs com WDS começarem a falar umas com as outras (Isto irá criar um loop de rede) . eles estarão em uma mesma freqüência. a CPE vai fazer um roaming para a melhor base station.  Spectrum Selection: Para seleção do domínio regulatório de freqüências. Se a Base Station com melhor sinal e SSID correspondente estiver disponível. portanto.Abaixo o detalhamento de cada uma das funções do sub-menu BASIC WIRELESS para unidades configuradas no modo CPE/Slave:   Wireless Mode: Station ou Station WDS.AP Remote Lock para MAC) . Remote AP-ESSID: Nome da rede. 20/40MHz (Auto MIMO). possivelmente a custo de estabilidade.  Guard Interval: Intervalo de guarda curto. e pode ser resolvido bloqueando a unidade CPE com MAC do AP remoto (Basic Wireless . disponível apenas para 20/40 MHz pode fornecer throughput maiores. A utilização de todas as frequências do SuperChannel é responsabilidade do usuário. Importante: a unidade CPE deverá estar configurada com o mesmo conjunto de freqüências da AP que deseja conectar-se.  Channel Scan List: Conjunto selecionável de frequências para ser utilizado pela seleção automática de freqüências (DFS). para especificar a qual rede a Estação irá conectarse. Remote AP – preferred MAC: Para selecionar até 4 MAC addresses de APs. Importante: a unidade CPE deverá estar configurada com o mesmo ESSID da AP que deseja conectar-se. Importante: a unidade CPE deverá estar configurada com a mesma seleção de espectro da AP que deseja conectar-se. 20MHz.com . +47 69 69 76 00 info@witelcom.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.11N na banda de 5GHz. BBSA scanning: Se ativado. em prioridade.

Neste caso. Neste caso. Rate Aggressiveness pode aumentar a taxa de transmissão e conseguir throughput maiores.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.   Range/ACK Timeout: Cálculo automático de distância. +47 69 69 76 00 info@witelcom. Site Survey: irá listar as APs encontradas nas frequências configuradas no scan-list:  6. +2. O ajuste fino pode ser feito para as melhores condições ambientais para conseguir melhor desempenho e confiabilidade do link. +1. Em ambientes livres de interferências. Existem dois cenários onde Rate Aggressiveness é útil. menor throughput assegurará melhor estabilidade.witelcom. escolha entre o intervalo de valores de -3.3. Desative Auto Adjust para ativar o ajuste manual. escolha entre o intervalo de valores de +3. Importante: a unidade CPE deverá estar configurada com o mesmo Rate Aggressiveness da AP que deseja conectar-se.1. Manual Range: Entrada manual da distância entre o dispositivo local com o dispositivo oposto ser conectado. Em ambientes ruidosos.com Phone.com .2 Sub-menu REMOTE AP – WIRELESS SECURITY WITELCOM AS . Rate Aggressiveness permite ao dispositivo reduzir a taxa de transmissão.-2. assim alcance ou potência podem ser maiores. Rate Aggressiveness: Rate Aggressiveness: Permite ao usuário reduzir ou aumentar a taxa de transmissão.

Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. devido as limitações de velocidade do TKIP para LEGACY. WLAN Security Setup: Opção para definer a segurança wireless. É recomendável o uso de AES ao invés de TKIP.1X.witelcom.com . O sistema suporta os modos WEP e todos os modos WPA (e Auto WPA1/2) – inclusive WPA2 personal/enterprise e 802. Não é recomendável o uso do modo WEP devido a seus conhecidos problemas de segurança.com Phone. será solicitado uma string hexadecimal ou uma frase senha (entre 8 e 63 caracteres):  WITELCOM AS . +47 69 69 76 00 info@witelcom. Wireless Security: Quando o usuário seleciona um perfil WPA-Personal.

DHCP server reservations: : É uma reserva permanente de IP address. Modo Router apresenta-se da seguinte maneira: WITELCOM AS .4 Menu NETWORK O modo Network configurado para modo Bridge apresenta-se da seguinte maneira: LOCAL AREA NETWORK: Permite a alteração do endereço IP e a sub-máscara da unidade. É um endereço IP específico dentro de um alvo DHCP que é permanentemente reservada para uso de leased a um cliente DHCP específico.com . +47 69 69 76 00 info@witelcom.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.6. bem como definir o modo DHCP e seu respectivos gateway.com Phone.witelcom.

a unidade opera como router real – usando roteamento estático ou dinâmico (RIP).5 Menu Advanced Wireless O menu Advanced Wireless permite uma configuração mais detalhada e avançada do sistema.com Phone. WITELCOM AS .Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.witelcom.No modo router. Verifique o NAT quando o radio for utilizado como gateway para a rede do cliente por trás da CPE. ou seja NAT entre a interface Wireless WAN e a interface Ethernet LAN – configuração típica de um WISP. +47 69 69 76 00 info@witelcom. A interface Wireless WAN pode ser utilizada como cliente DHCP ou PPPoE para obter um endereço IP dinâmico – ou pode ser configurada com um endereço estático. Verifique o Proxy de DNS se você desejar utilizar o rádio para transmitir o look-up de DNS. 6. Configuração para o DNS da unidade: O DNS pode ser obtido dinamicamente através de DHCP ou PPPoE ou configurados manualmente.com .

com Phone. Signal Strength Indicator (RSSI): Configuração de cor conforme intensidade de sinal.com .Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. Adaptive Noise Immunity – implementa um algoritmo patenteado para a supressão de ruído. +47 69 69 76 00 info@witelcom. CTS e ACK timeout. RTS / CTS. Limiar de fragmentação. horário.     Outdoor: Marque para habilitar os parâmetros. Recomendamos usar o padrão. se não houver conexão Ethernet. Station Isolation: Se habilitado. não permite o tráfego “Inter wireless traffic”. RTS Threshold: (padrão é OFF ) Fragmentation Threshold: (padrão é OFF) WITELCOM AS . Indoor é apropriado para alcances de até 150 metros. NOTA: Outdoor: permite o usuário especificar se alto alcance ou indoor será usado para o cálculo de ACK-timeout. Beacon Interval: (padrão é 100 ms) Definir o intervalo de tempo beacon (em milissegundos) para broadcast.      Long Range parâmetros: Com RF Beacon Interval. Beacon Data Rates. Radio Off with No Ethernet: Irá desativar a interface wireless.witelcom. Chainmask Selection: O usuário pode selecionar Esquerda ou Direita Cadeia (modo SISO) ou 2x2 Chains Dual para MIMO 2x2.

witelcom. +47 69 69 76 00 info@witelcom.6 Menu Routing NOTA: Este menu está disponível somente no modo Router.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.com . NAT SETUP: para especificar o NAT e a porta de encaminhamento relacionada no modo Router/NAT. WITELCOM AS . A porta de encaminhamento pode ser especificada para os services mais comuns ou uma entrada customizada por ser especificada. Bandwidth Control: permite ao usuário controlar a largura de banda máxima ou largura de banda por IP ou MAC –address.6.com Phone.

Firewall Setup: permite ao usuário especificar qualquer regra de firewall necessária.com Phone. +47 69 69 76 00 info@witelcom. Suporte a Multicast Routing e QOS WMM.RIP Routing: A unidade suporta RIPv1 and RIPv2 para troca dinâmica de informação de roteamento.com . Menu para habilitar o gerenciamento remoto e definir a porta WITELCOM AS .Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.witelcom.

+47 69 69 76 00 info@witelcom.com .com Phone.7 Menu VLAN O menu de VLAN oferece suporte completo a vlans padrão 802. WITELCOM AS .1q.UPNP – Universal Plug and Play: permite fácil configuração de qualquer Sistema Operacional UPNP conhecido. VLAN Managenment: para ativar é só selecionar a opção VLAN Management. inserir a identificação da VLAN (são aceitos valores de 1 a 4.witelcom. 6.094) e o IP da sua VLAN de gerenciamento.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.

Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.com .witelcom. +47 69 69 76 00 info@witelcom.Switch VLAN: Permite operação de TAG e UNTAG tanto na AP física quanto nas virtuais. WITELCOM AS .com Phone.

Auto Reboot: SNMP Setup: para criar uma configuração SNMP (Simple Network Management Protocol) de Escrita/Leitura. (ajuste para o mínimo de 120 segundos). Tenha cuidado para não ajustar o Startup Delay muito baixo nos sistemas remotos (Slave Unit).6. a unidade realizará um reboot baseado nos parâmetros adicionais configurados.com Phone. SNMP Trap também é suportado ativando e especificando trap host e community string. WITELCOM AS . Ping Watchdog: permite ao usuário especificar um endereço IP a ser monitorado. controlando níveis estruturados da unidade raiz.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. uma vez que leva algum tempo para os mesmos conectarem-se ao Master e haver tráfego entre eles. Configuração de Spanning Tree Protocol (STP) – Apenas em modo Bride: Implementa uma forma de evitar “looping ACK storms” na rede. NITRO II suporta SNMPv1 e v2.com . Especifique a senha de Community Read and Write. +47 69 69 76 00 info@witelcom.witelcom.8 Menu Services O menu Services permite ao usuário especificar vários parâmetros para monitoramento e gerenciamento do sistema. Caso a unidade não consiga realizar um PING neste endereço.

+47 69 69 76 00 info@witelcom. Web Management Setup: para a configuração do protocolo HTTP a ser usado (HTTP ou Secure HTTP/SSL).Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. Especifique o endereço IP do servidor Trap.com Phone. Telnet/SSH Setup: para permitir/negar login Telnet ou/e SSH login à unidade. e pode digitar “help” para verificar os comandos no CLI.SNMP Trap Setup: para configurar o envio de mensagens SNMP à um servidor Trap. O servidor de horário padrão é configurado para time.nist.witelcom.com . e a senha Community.gov – e funciona bem na maioria dos casos. e especificar o número da porta TCP a ser utilizada (o padrão está mostrado) Telnet/SSH permite que o administrador acesse o BusyBox CLI shell (não Linux shell).System Time Setting: permite ao usuário ajustar a hora correta da unidade manualmente ou utilizar SNTP (Simple Network Time Protocol) para ajuste automático da hora e fuso-horário. System log . WITELCOM AS . Especifique o Login Timeout para o logout automático de usuário inativo.

WITELCOM AS .witelcom. Atenção: Nunca interrompa o processo de upgrade uma vez iniciado ou você pode danificar a unidade. Atenção: O Nitro II permite ao usuário recuperar o firmware em caso de falha no upgrade/downgrade ou em caso do sistema torna-se inativo. Host Name: permite o usuário definir um nome amigável para ser definido na unidade. +47 69 69 76 00 info@witelcom.9 Menu System menu O menu Systems permite ao usuário especificar parâmetros de sistema e realizar funções de manutenção nas unidades NITRO II.com Phone. Read-only Account: para especificar usuário e senha para acesso de leitura no menu Status apenas. Jamais desligue o equipamento caso haja uma tentativa frustrada de atualização.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www. Firmware Upgrade: permite ao usuário atualizar ou retornar o firmware remotamente (use com cuidado e apenas quando necessário).6. Senha atual deve ser indicada para qualquer alteração. Veja instruções no fim deste manual(Emergency Firmware Recovery).com . Change user Password: permite ao usuário especificar a senha de Admin para login na unidade.

Backup and restore Configuration: para fazer backup da configuração atual ou recuperar a configuração de um arquivo backup anterior.com . Reset to default: permite ao usuário resetar a unidade para “Factory Default” (botão RESET força o IP para 192. Device Maintenance Reboot System: irá fazer o reboot da unidade.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.168.1/24 e user: admin .com Phone.witelcom. +47 69 69 76 00 info@witelcom.password: default) Nota: configuração padrão é User: admin e Password: default WITELCOM AS .168.

witelcom.  Manter o botão pressionado por mais de 5 segundos (mas mais de 10) inicia um reset de senha para o padrão (admin/padrão)  Manter pressionado o botão por mais de 10 segundos (mas menos que 20) inicia um reset para as configurações de fábrica  Manter o botão pressionado por mais de 20 segundos cancela qualquer ação de reset e apenas reinicializa a unidade. +47 69 69 76 00 info@witelcom.br/files/uConfig.7. Instruções para o BST-55-23 WITELCOM AS . Instruções Gerais para Reset e Recuperação do Sistema O botão de Reset tem as seguintes instruções: Enquando a sistema é energizado:  Manter o botão pressionado por menos de 5 segundos inicia reboot de hardware. que pode ser encontrado no link: http://www.witelcom.com Phone.0 Recuperação de unidades Witelcom NITRO Software de Discovery: Os equipamentos Witelcom tem um Software de Discovery.exe Reset Emergencial do Sistema: O Nitro II permite que o usuário faça um recuperação de emergência à configuração padrão de fábrica em caso de esquecimento de senha ou configuração incorreta.com.com .Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.

6.Værftsgaten 10 N-1511 Moss http://www.168. +47 69 69 76 00 info@witelcom.168. ajuste a interface Ethernet para 192. Conecte um PC diretamente a unidade (via the POE injector).1 (Comando: ping 192. Grave o firmaware na memória Flash da unidade usando TFTP (suportado diretamente pelo Windows XP ou Linux) em modo binário – use o comando Prompt: tftp -i 192. Retire o parafuso (Philips) no lado inferior da unidade. Use uma ferramenta (de preferência não metálica) para ativar o botão reset na placa de circuito impress interna – com cuidado para não provocar um curto circuito entre os componentes.168. Mantenha o botão reset enquanto energiza a unidade e mantenha-o pressionado até a unidade responder no endereço 192.1 –t).1. 2.com . Se o processo foi exitoso.168. 2. deixe a unidade desernegizada e localize o botão reset. 2. 4. será necessário retornar ao passo 3 novamente.1 put NITROv1. Após o upload com sucesso a unidade começará a graver a imagem na memória flash – NÃO DESLIGUE A UNIDADE DURANTE A GRAVAÇÃO DA IMAGEM NA MEMÓRIA FLASH.witelcom. 3. Aguarde pelo menos 2 minutos depois do ping parar e então energize novamente a unidade. Se falhou. Retire o parafuso no lado inferior da unidade para ter acesso ao botão vermelho de reset.1. 5.168.168.img Para Vista/Win7 um software TFTP server/client é necessário – recomendamos o programa TFTP32 (freeware) disponível em nossa página de suporte. Para a recarga emergencial do firmware. no caso de um ugrade/downgrade falho ou em caso do sistema para de responder.168.1. 1.168. Instructions for BST-55-23 1.10/24 e inicie um pingo contínuo para 192.168.168.com Phone.168.1. Use uma ferramenta (uma pequena chave de fenda ou chave hallen) para ativar o botão reset. WITELCOM AS . a unidade deve começar a responder no endereço 192. para ter acesso ao botão reset.168. Recuperação Emergencial de Firmware: O Nitro II permite ao usuário recuperar o firmware.