You are on page 1of 14

Anlise apresentada junto disciplina de Literatura Portuguesa III, do curso de Letras da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho,

, Cmpus de Assis Anlise de Os Lusadas, de Luis de Cames com enfoque no Canto VI Aluna Camila Rita Galvo Ferreira

Introduo

Os Lusadas foi escrito pelo portugus Luis de Cames em 1572 e tem por objetivo apresentar o povo de Portugal em toda sua glria, ou como o prprio Cames diz, ... o peito ilustre lusitano. Nesta poca o pas estava no auge de seu orgulho com todo o sucesso obtido pelas grandes navegaes. A obra dedicada a Dom Sebastio. Conta a lenda que Cames chegou a deixar sua mulher morrer em um naufrgio para salvar sua obra, tal era o valor que conferia a mesma. Em meio a todos os prembulos e rodeios que faz para introduzir sua obra, ele invoca que tenha um som alto e sublimado. A riqueza dos Lusadas se encontra nas inmeras figuras de linguagem que usa, como nas aliteraes, onde ele repete os sons consonnticos, se tornando assim mais expressivo. Nas anforas, como frase "Vistes que, com grandssima ousadia/ Vistes aquela insana fantasia/ Vistes, e ainda vemos cada dia," (VI, 29), tambm com repetio com inteno de sobressair o que se repete. Completamente antifuncional nos dias de hoje, mas preciso olhar com os olhos da poca. As antteses, to marcadas em citaes romnticas, as apstrofes, cheia de invocaes de pessoas, coisas ou ideias que no esto na narrativa, nas comparaes, nos eufemismos que suavizaram a morte brutal de Ins, nas enumeraes, nas hiprboles cheias de exageros que podem ferir a imaginao, hiprbatos, com a inverso violenta da posio dos membros de uma frase, metforas, perfrases, personificaes, pleonasmos, do uso invulgar da conjugao perifrstica, do verbo e do adjetivo. A obra se caracteriza como epopeia onde existe o canto e a narrativa em verso dos feitos de um grande heri que deve ser, aos olhos do escritor, imortalizado. A palavra de origem grega, as epopeias podem contar com heris como indviduos, como Ulisses da Odisseia ou Aquiles da Ilada, ou como um povo inteiro, que o caso da obra analisada. O livro de Cames atende a uma necessidade pblica da poca, j que no sculo XV se intensifica a sede de aventuras, conhecimento e domnio do espao fsico. Respirava-se um ar de ousadia pela Europa, que levou a uma abertura de mentalidades, dando origem ao nosso Humanismo alm de uma percepo maior do mundo a nvel fsico, cientfico e econmico.

Renascimento e Humanismo na Obra

Segundo Jos Batista Sales, em seu texto Entre a Linguagem Grave a Simplificao Escolar: Um Redirecionamento de Os Lusadas, de Luis de Cames oferece a definio primeira dada pela escola:
A obra de Lus de Cames (1524-1580) uma epopeia, dividida em dez cantos, constitudos por 1.102 estrofes de oito versos decasslabos, com acentuao na sexta e na dcima slabas, em que os seis primeiros apresentam rima alternada e os dois ltimos rimas paralelas, ou oitava rima (abababcc), e est dividida em quatro partes invocao, dedicatria, narrao e eplogo. Foi publicada pela primeira vez em 1572, em pleno renascimento europeu e, embora de carter nacionalista, seguiu risca os rgidos preceitos clssicos encontrados nas obras de Homero e de Virglio, suas principais fontes literrias. (SALES, Entre a Linguagem Grave a Simplificao Escolar: Um Redirecionamento de Os Lusadas, de Luis de Cames,In: Contos e Recontos, 2012, p. 127)

A poca foi o renascimento, e o esprito foi o humanismo, esta se caracterizava como aberto, crtico, o valor das coisas se dava no real saber a respeito delas, e o movimento renascentista fazia com que mitos e crendices dessem lugar ao contedo ideolgico, psicolgico e cientifico resgatado nos escritos clssicos greco-latinos. Quando surgiram as epopeias, elas vinham com a representao do que era realmente valoroso em seu tempo, trazendo os heris do passado e a expectativa do futuro.
At os anos 1750, as realizaes poticas circunscreviam-se obedincia de um cdigo retrico rgido, de carter prescritivo, de forma que a imitao dos modelos consagrados pela tradio era o objetivo a ser alcanado por todo poeta interessado no reconhecimento dos seus pares. Dentro deste ambiente esttico e ideolgico, o poema pico representava um fenmeno de legitimao das regras, valores e costumes de determinada sociedade e respectivo poder. (SALES, Entre a Linguagem Grave a Simplificao Escolar: Um Redirecionamento de Os Lusadas, de Luis de Cames,In: Contos e Recontos, 2012, p. 128)

A brisa fresca trazida pela expanso ultramarina vivida intensamente por Portugal trouxe interesse pelo tema de viagens alm mar que j estavam a alimentar a imaginao dos europeus. A histria conta como Vasco da Gama e seus marinheiros se aventuram na conquista de uma nova rota para a India, precisando enfrentar seres fantsticos e deuses mitolgicos, como Baco, que no canto VI chega a convocar um concilio dos

deuses para impedir que os portugueses cheguem ao seu objetivo e assim sejam maiores do que os deuses. O seu contedo humanista rico e variado, e por isso considerado um dos grandes picos por sua elaborao esttica e universalidade (SALES, 2012, p. 128)
uma epopeia de grande contedo humanista, na qual sobressaem nossas contradies, por meio da associao pag viso crist, os sentimentos contraditrios entre a guerra imperialista e a formao do imprio, na seduo pela aventura, na valorizao do prazer sensual, na percepo entre a grandeza e o declnio econmico, politico e moral. E aborda ainda a valorizao do herosmo, conquista por fora, luta e sofrimento. (SALES, 2012, p. 128).

O homem que se inspirava no heri correspondia diretamente com o humanismo que dizia ser ele o centro do universo, dominando a natureza, repleto de conhecimento atravs de experincia e observao. Quando os feitos da expanso ultramarina demonstraram quanto Portugal era poderosa, surgiu a necessidade de algum que cantasse seus feitos, seguindo o ideal cavalheiresco e enobrecendo a lngua portuguesa. O homem filho de seu tempo, e o momento de Cames era de euforia e orgulho pela ptria, Portugal era poderosa por descobrir novas terras e as viagens martimas pareciam maravilhosas, alm de todo o renascimento cultural que fez com que o autor tomasse para si o conceito de epopeia clssica e criasse uma exclusivamente nacional. Se formos resumir tudo em apenas uma frase, diria que haviam dois grandes objetivos, enoberecer a Lngua Portuguesa e exaltar os grandes feitos portugueses.

Estrutura de Os Lusadas

Externamente, a obra se divide em dez cantos, o nmero de estrofes varia e so 1102 no total. Todas tm oito versos, so oitavas, e decasslabicas (cada verso tem dez slabas mtricas), mantm sempre a rima abababcc, ou seja, rima cruzada, nos seis primeiros versos, e emparelhada, nos dois ltimos. Internamente o autor foi fiel estrutura de uma epopeia clssica, e dividiu a obra em quatro partes, proposio, invocao, dedicatria e narrao. Na primeira parte o poeta explica ao leitor o que quer fazer, ele indica com firmeza qual o assunto da histria, propondo-se a trazer luz os navegadores que tornaram possvel o imprio portugus no oriente, os reis que promoveram a expanso da F e do Imprio, bem como todos aqueles que se tornam dignos de admirao pelos seus feitos, como possvel observar melhor no Canto I, estncias 1-3. Durante a invocao (Canto I, estncias 4 e 5) Cames pede o estilo e eloquncia necessrios execuo da sua obra; para fazer jus grandiosidade do assunto, e fala com as ninfas do Tejo (Tgides), entidades protectoras dos artistas, para lhe conceder a graa. A terceira parte toda uma dedicatria para o rei D. Sebastio (Canto I, estncias 6-18). E todos os outros cantos trabalham com a narrao, onde Cames conta como foi a viagem de Vasco da Gama ndia e todas suas peripcias, alm da Histria de Portugal. Uma caracterstica da epopeia clssica para a qual se atentou o poeta ela surgir in media res, ou seja, j na viagem.

Planos da Narrao So quatro, plano da viagem, plano da histria de Portugal, plano mitolgico e plano das consideraes do prprio poeta. So todos estreitamente articulados entre si: Plano da viagem Vasco da Gama estava procurando uma nova rota para as ndias, acontecimento de grande importncia histrica para toda a Europa. Plano da Histria de Portugal Para engrandecer todo o povo portugus era preciso mais do que citar alguns heris, precisava apresentar o valor dos portugueses ao longo dos tempos. Para isso ele fez uso dos seguintes artifcios: Durante o encontro de Vasco da Gama e o rei de Melinde, este procura saber quem Vasco da Gama e da onde vem. Como resposta, Vasco da Gama localiza o reino de Portugal na Europa e conta-lhe a Histria de Portugal at ao reinado de D. Manuel, conta tambm sua prpria viagem desde a sada de Lisboa at chegarem ao Oceano ndico, visto que a narrativa principal se iniciara in media res, isto , quando a armada j se encontrava em frente s costas de Moambique.
b) Narrativa de Paulo da Gama ao Catual Em Calecut, uma personalidade hindu (Catual) visita o navio de Paulo da Gama, que se encontra enfeitado com bandeiras alusivas a figuras histricas portuguesas. O visitante pergunta-lhe o significado daquelas bandeiras, o que d a Paulo da Gama o pretexto para narrar vrios episdios da Histria de Portugal. c) Profecias Os acontecimentos posteriores viagem de Vasco da Gama no podiam ser introduzidos na narrativa como factos histricos. Para isso, Cames recorreu a profecias colocadas na boca de Jpiter, Adamastor e Ttis, principalmente.

3. Plano Mitolgico, dos Deuses ou Maravilhoso (conflito entre os deuses pagos) Cames imaginou um conflito entre os deuses pagos: Baco ope-se chegada dos Portugueses ndia, pois receia que o seu prestgio seja colocado em segundo plano pela glria dos Portugueses, enquanto Vnus, apoiada por Marte, os protege. O maravilhoso tem uma funo simblica: esta intriga dos deuses reflecte indirectamente as dificuldades que os Portugueses tiveram que vencer e inculca a ideia de que os portugueses eram seres predestinados para estas faanhas do destino e que os prprios deuses o desejavam. A mitologia permite a evoluo da aco (os deuses assumem-se como adjuvantes ou como oponentes dos portugueses) e constitui, por isso, a intriga da obra.

Jpiter Deus do Cu e da Terra, pai dos deuses e dos homens.

Neptuno

Deus do mar.

Vnus Deusa do amor e da beleza. Baco Deus do vinho e do Oriente.

Apolo Deus do Sol, das artes e das letras. Marte Deus da Guerra, velho apaixonado de Vnus. Mercrio Mensageiro dos deuses.

4. Plano das consideraes do poeta Por vezes, normalmente em final de canto, a narrao interrompida para o poeta apresentar reflexes de carcter pessoal sobre assuntos diversos, a propsito dos factos narrados.

Breve apontamento sobre os episdios

1. Proposio (Canto I estncias 1-3) O poeta apresenta o assunto do poema: vai cantar as faanhas guerreiras dos homens que se fizeram heris devassando o mar, dos reis que dilataram a F e o Imprio e de todos aqueles que se tornaram imortais pelas suas obras. Afirma tambm que vai cantar a glria do povo portugus. O poeta acrescenta ainda que os feitos portugueses so mais grandiosos do que aqueles cantados nas epopeias clssicas, logo, merecem ser exaltados.

As armas e os bares assinalados/ (...) as memrias gloriosas/ Daqueles Reis (...)/ (...) E aqueles (...)/ Se vo da lei da Morte libertando:/ Cantando espalharei por toda parte,/ (...) Que eu canto o peito ilustre Lusitano/ A quem Neptuno e Marte obedeceram.

Neste excerto, encontram-se todos os agentes do engrandecimento da Ptria que o poeta vai cantar. Todos eles so sintetizados na fora do povo portugus ...o peito ilustre Lusitano/, a quem Neptuno (venceram os mares) e Marte (conquistaram as terras atravs da guerra) obedeceram. O povo portugus to sublime, to digno que glria, determinado e corajoso, que at os deuses lhe obedecem.

Notar o uso da conjugao perifrstica, - foram dilatando;

- andaram devastando; - se vo libertando; que exprime o aspecto durativo, apresentando a aco no seu fluir. So expresses que conferem visualidade e impressionismo linguagem e sugerem tambm que esses feitos hericos so um trabalho aturado e persistente.

2. Conslio dos Deuses (Canto I estncias 20-41, plano mitolgico) - Enquanto a armada portuguesa navega no oceano, d-se uma simultaneidade de dois planos. - Os deuses so convocados por Mercrio (o seu mensageiro) e dirigem-se ao Olimpo para decidirem sobre o futuro dos Portugueses no Oriente. - Na estncia 22, temos uma descrio de Jpiter (o pai dos deuses), atravs da qual vemos o seu destaque, a sua responsabilidade e o seu poder. - Discurso de Jpiter: o pai dos deuses afirma que o Fado (destino) tornar os portugueses superiores aos povos da antiguidade clssica. Enuncia heris do passado e refere a presente ousadia e persistncia portuguesas na demanda de vencer os mares. A sua opinio que se deve cumprir o Fado, os portugueses devem conseguir chegar ndia. - Os outros deuses vo intervindo, dando as suas opinies: Baco manifesta-se contra, com receio de perder a sua fama; Vnus pronuncia-se a favor, por gostar dos portugueses, dada a sua semelhana com os romanos; Marte intervm a favor de Vnus, interpelando Jpiter para cumprir com a sua determinao. - Jpiter concorda com Marte, pelo que fica decidido que os Portugueses sero ajudados a chegar ndia. (de notar a inteno de Cames: os portugueses so to valorosos que at os Deuses esto a seu favor)

Do mar que v do Sol a roxa entrada/ Perfrase para Oceano ndico, Oriente.

3. Ins de Castro (Canto III estncias 118-137, plano da Histria de Portugal) - episdio trgico e lrico

Trgico

Lrico

Contempla momentos da tragdia clssica: O narrador interpela o Amor acusando-o de ser responsvel pela tragdia, sendo a inconformidade do eu potico

expressa ao longo de todo o episdio, bem como a repulsa pela morte de Ins, chorada at pela natureza. - a paixo entre Pedro e Ins um desafio ao poder. - a punio, a deciso de matar Ins. - a piedade, presente no discurso de Ins quando tenta demover o rei. - a catstofre, quando se consuma a morte de Ins.

- Vasco da Gama relata ao rei de Melinde o episdio trgico de Ins de Castro, cujo responsvel o Amor. - Descreve-se a vida feliz e tranquila de Ins nos campos do Mondego. O narrador, neste momento, vai introduziondo indcios de que essa felicidade no ser duradoiraNaquele engano de alma, ledo e cego (est. 120, v.3). - Condenao de Ins D. Afonso IV decide a morte de Ins, no entanto, tendo-a na sua presena, vacila, mas as razes do reino levam-no a prosseguir. - Discurso de Ins Ins inicia a sua defesa, apelando piedade do rei atravs: dos animais que se humanizam ao cuidar de crianas; da afirmao da sua inocnca; do respeito devido s crianas; do apelo ao desterro. - Sentena e execuo da morte A determinao do rei mantm-se. Ins executada. - Consideraes do narrador v a morte de Ins como uma atrocidade. Afirma que a prpria natureza chora Ins. - Vingana de D. Pedro D. Pedro, quando sobe ao trono, manda matar os carrascos de Ins.

Tu, s tu, puro Amor,... Apstrofe

Amor divindade sedutora prazer e felicidade vs. tragdia, dor e sofrimento.

Sentimento antittico. Provoca sentimentos contrrios, opostos. ... puro Amor, com fora crua,/ (...) fero Amor,(...)/ (...) spero e tirano,/ Tuas aras banhar em sangue humano. Anttese do amor o amor puro, mas age com fora crua, cruel, tirano, e causador das maiores desgraas.

Do teu prncipe ali te respondiam/ As lembranas que na alma lhe moravam,/ Que sempre antes seus olhos te traziam,/ Quando dos teus fermosos se apartavam; Hiprbato

De notar a impressionista animizao da natureza, que chora a morte de Ins As filhas do Mondego a morte escura/ Longo tempo chorando memoraram,/ - Animismo

4. Batalha de Aljubarrota (Canto IV, estncias 28 a 45, plano da Histria de Portugal) - O sinal da trompeta (est. 28). - Descrio da batalha; D. Nuno lvares Pereira defronta os seus irmos que lutam por Castela, o que leva a uma reflexo sobre traio (est. 32 e 33) pe em evidncia a lealdade e o patriotismo e confere maior dramatismo descrio, realando a figura de Nuno lvares (objectivo de Cames). - Discurso de D. Joo I, incitando ao combate. O nimo dos soldados cresce e os chefes castelhanos comeam a perecer A sublime bandeira Castelhana/ Foi derribada aos ps da Lusitana (est. 41) sublime respeito por Castela, pelo seu povo, mas no pelo seu rei. - O final da batalha: os vencedores - D. Joo festeja a vitria; os vencidos os castelhanos deixam de oferecer resistncia, uns morrem, outros fogem (incluindo o prprio rei).

J pelo espesso ar os estridentes/ Farpes, setas e vrios tiros voam; Aliterao em s e r, simula o som rspido e rude da guerra.

5. Despedidas de Belm (Canto IV, estncias 83 a 89, plano da Viagem) Os que partem referncia ao estmulo dado pelo rei aos marinheiros; Vasco da Gama refere o entusiasmo de marinheiros e soldados nesta demanda; oraes de despedida. Os que ficam A gente da cidade deixa transparecer saudade e tristeza; os mais chegados revelam a sua tristeza (os homens com suspiros; as mulheres, as mes, as esposas e as irms cum choro piadoso).

De ser do Olimpo estrelas,.../ Metfora para tornarem-se imortais.

Grandeza pica os navegadores tinham conscincia do perigo mas, mesmo assim, enfrentaram os obstculos. A verdadeira coragem s aparece perante o medo (mais uma vez, a exaltao do povo portugus)

6. Adamastor (Canto V, estncias 39 a 60, plano mitolgico) - O Adamastor um dos episdios mais significativos da obra, pela inter-relao dos planos da narrao e pela sua simbologia. Pertence ao plano da Viagem aquele oculto e grande Cabo -, como figura mitolgica, pertence ao plano mitolgico e faz profecias dos acontecimentos futuros de Portugal, logo, pertence tambm ao plano da Histria de Portugal. - Simbolicamente, este episdio representa os perigos do mar, perigos esses que os portugueses enfrentaram e ultrapassaram, assemelhando-se, pela grandeza, ao prprio gigante. Este episdio, por isso mesmo, adquire uma dimenso pica. - Aparecimento e descrio do Adamastor figura gigantesca que surge no mar numa atitude ameaadora, deixando os marinheiros completamente paralisados Arrepiam-se as carnes e o cabelo, / A mi e a todos, s de ouvi-lo e v-lo!(est. 49, vv. 7 e 8). - As profecias: Adamastor comea o seu discurso elogiando os Portugueses. Depois, profetiza dificuldades futuras na passagem do Cabo. - A histria do Adamastor: era um dos filhos do Cu e da Terra; confrontou-se com Jpiter e Neptuno; apaixona-se por Ttis, filha de Nereu e Dris; Dris promete interceder, dadas as ameaas de Adamastor em conquistar Ttis pelas armas; Ttis aparece e surge a decepo do gigante quando se v abraado a um rochedo, pensando que abraava a amada; transformao de Adamastor em penedo como castigo de Jpiter que venceu os gigantes. - O Adamastor desaparece, chorando, emocionado com a sua triste sorte smbolo do domnio dos mares por parte dos portugueses.

Adamastor

Corpo de super-homem contrasta com

Fragilidade psicolgica de um heri enganado frustrao amorosa.

7. A tempestade e a chegada ndia (Canto VI, estncias 70-93, plano da Viagem) - Aproximao da tempestade. - Descrio da tempestade: do interior e do exterior. - Splica de Vasco da Gama: Vasco da Gama dirige-se Divina Guarda pedindo clemncia e argumentando que aquela uma viagem ao servio de Deus Se este nosso trabalho no Te ofende,/ Mas antes Teu servio s pretende? (est. 82, vv.7 e 8) - Continuao da descrio da tempestade. - Intercesso de Vnus Vnus manda as Ninfas enfeitarem-se e irem ao encontro dos ventos que, perante a sua beleza, logo desfalecem vista delas, logo lhe falecem/ As foras com que dantes pelejaram (est. 88, vv.1 a 3) simbologia. - Pela manh, avistam a ndia. Vasco da Gama agradece a Deus.

A Tempestade

A tempestade um episdio naturalista em que se entrelaam os planos da viagem e o dos deuses, a realidade e a fantasia. o ltimo dos grandes perigos que Vasco da Gama teve de ultrapassar antes de cumprir a sua misso, a chegada ndia. Cames deve ter aproveitado a sua prpria experincia de viajante e de nufrago para descrever de forma to realista a natureza em fria (relmpagos, raios, troves, ventos, ondas alterosas) e, sobretudo, a aflio, os gritos, o temor e o desacordo dos marinheiros, incapazes de controlar a situao, devido violncia dos ventos. Podemos considerar cinco momentos na organizao desta descrio:

1. Estrofes 70 a 73: transio da calma anterior dos marinheiros para a movimentao desencadeada pelas ordens do mestre, aps ter avistado sinais de tempestade.

2. Estrofes 74 a 79: desenrolar da tempestade vista do exterior das naus, da o modo como Cames se lhes refere: a possante nau (est. 74, v.7), a nau grande, em que vai Paulo da Gama (est. 75, v.1) e a nau de Coelho (est. 75, v.6).

3. Estrofes 80 a 83: splica de Gama a Deus para proteger a armada, pois teme a sua destruio. Para isso, utiliza trs argumentos convincentes:

a. a omnipotncia divina j vrias vezes posta prova; b. o facto de a viagem ser um servio prestado ao prprio Deus; c. o facto de ser prefervel uma morte herica e conhecida, em frica, a combater pela f crist, a um naufrgio annimo, no alto mar, sem honras nem memrias.

4. Estrofe 84: continuao da tempestade, apesar da splica do Gama.

5. Estrofes 85 a 91: Vnus intercede pelos Portugueses e ordena s ninfas amorosas que acalmem as iras dos ventos.

Anlise estilstica do episdio da Tempestade

Primeira parte (est. 70 a 73): primeira fase da tempestade, observada atravs dos seus efeitos no interior da nau de S. Gabriel, da o poeta recorrer ainda a algumas formas verbais perifrsticas, com os auxiliares ir e vir *vinha refrescando (est. 70, v. 5), nos imos alagando (est. 72, v. 8)+ para sugerir o progressivo agravamento da situao.

Segunda parte (est. 74 a 79): acentua-se a fria da tempestade, cuja descrio agora menos tcnica e mais retrica. O poeta utiliza uma enorme variedade de recursos estilsticos para sugerir a grande violncia dos elementos: As oraes subordinadas consecutivas (transmitem uma consequncia expressa na orao subordinante. So introduzidas por conjunes e locues consecutivas. A orao subordinada consecutiva muitas vezes anunciada na orao subordinante por um elemento correlativo como tanto, to, tal, de tal maneira, de tal modo) de sentido hiperbolizante:

os ventos eram tais, que no puderam/mostrar mais fora de mpeto cruel (est. 7 4, vv. 1-2);

Nem as fundas areias, que pudessem/Tanto os mares, que em cima as revolvessem. (est. 79, vv.7-8)

Uma grande variedade de adjectivos, por vezes no superlativo absoluto sinttico:

Na estrofe 76, a sugesto do rpido movimento ascendente e descendente para que contribuem as formas verbais subiam e desciam, a repetio de agora agora, as sensaes visuais (a noite negra se alumia, os raios em que o Plo todo ardia) e a hiprbole (versos 5 e 8); A tendncia hiperbolizante visvel tambm nas aluses aos comportamentos dos animais marinhos (estrofe 77, vv. 7-8), nas duas comparaes mitolgicas da estrofe 78, relativas aos raios e relmpagos, e na descrio dos montes, das rvores, das razes e das areias do fundo do mar sob o efeito da tempestade (est. 79).

Terceira parte (est. 80 a 83): Splica de Gama para ter proteco divina, rica em: Adjectivao (confuso de temor, da vida incerto, remdio santo e forte, Divina guarda, anglica, celeste, Sirtes arenosas e ondas feias, alagado e vcuo mundo, novos medos perigosos, casos trabalhosos, ditosos, agudas lanas Africanas), repeties (ora *+ ora, Tu *+ tu, De quem *+/De quem *+/De quem * anfora).

Quarta parte (est. 84): o poeta sublinha o facto de a splica do Gama no ter diminudo a fora da tempestade e, portanto, os recursos estilsticos usados so semelhantes aos da segunda parte: A comparao: os ventos, que lutavam/Como touros indmitos; A adjectivao (relmpagos medonhos, feros troves); A hiprbole (*+ que vem representando/Cair o cu dos eixos sobre a terra, /Consigo os elementos terem guerra.

Quinta parte (est. 85 a 91): intercesso de Vnus, ao nascer do dia, que vai acabar com a tempestade. Da o uso de: adjectivao de conotaes positivas (amorosa Estrela, Sol claro, e visitava/A Terra e o largo mar, com leda fronte (est. 85, vv. 3-4); comparao (Mostrando-lhe as amadas Ninfas belas,/Que mais fermosas vinham que as estrelas (est. 87, vv. 7-8)).

You might also like