You are on page 1of 7

Faculdade de Medicina Dentria da Universidade do Porto Imagiologia Geral e Dentria Raquel Sofia Brando de Carvalho, Turma 3

Relatrio
Radiografias Intra-Orais

IMAGIOLOGIA GERAL E DENTRIA


Docentes: Professor Jos Albino Teixeira Koch, Professor Antnio Marcelo de Azevedo Miranda e Professora Ana Paula Oliveira dos Reis Duro

Raquel de Carvalho

PORTO, 2013

Introduo
A Imagiologia uma especialidade mdica que disponibiliza um vasto leque de exames complementares assumindo, deste modo, um papel preponderante no diagnstico de leses da cavidade oral, leses essas, que podem inmeras vezes no ser observveis clinicamente. Assim, contribui de forma decisiva para o sucesso ou insucesso do tratamento, sendo a sua integrao indispensvel na Medicina Dentria. Os registos radiogrficos do interior da cavidade oral denominam-se de radiografias intraorais, em que a pelcula inserida na cavidade oral do paciente. Radiografias extra-orais, tambm podem ser realizadas. Dos registos intra-orais, consideram-se trs tipos de radiografias na obteno de imagens radiogrficas a duas dimenses: o Periapical - A imagem obtida pela tcnica permite a visualizao do dente, coroa e raiz, e tecidos de suporte. Pode-se observar o esmalte, dentina, cavidade e canais pulpares, espao periodontal, apfise alveolar, lmina dura, ligamento periodontal e cemento. o Interproximal ou Bitewing - Tcnica utilizada para radiografar as pores coronrias, abrangendo dois quadrantes numa s imagem. til para diagnstico de cries interproximais, avaliao da altura do osso alveolar, do periodonto e restauraes, caso estejam presentes. o Oclusal - A pelcula utilizada nesta tcnica de dimenses superiores utilizada nas duas tcnicas descritas anteriormente e pretende visualizar regies sseas, maxilar ou mandibular, maiores do que aquelas observadas com a tcnica da radiografia periapical. Das radiografias extra-orais, a radiografia panormica, tambm designada por ortopantomografia, a mais solicitada pelo Mdico Dentista na sua prtica clnica como complemento do exame clnico e como base do planeamento da reabilitao oral a ser efetuada. bastante completa, permitindo uma avaliao mais ampla e total da cavidade oral, visualizao dos seios maxilares, da articulao temporomandibular e despiste de vrias patologias, sendo um exame que submete o paciente a uma dose de radiao baixa, no entanto, tem menor detalhe e preciso que as radiografias intra-orais.

Existem, tambm, tcnicas especficas para registar corretamente as radiografias intraorais, nomeadamente a tcnica do paralelismo (Fig. 1) e a tcnica da bissetriz (Fig. 2).

Fig. 1 - Tcnica do paralelismo

Fig. 2 - Tcnica da bissetriz

Na tcnica do paralelismo, a pelcula colocada num suporte radiogrfico, o posicionador - horizontalmente para radiografar dentes posteriores ou verticalmente para dentes anteriores -, mantendo a pelcula paralela ao maior eixo do dente. O feixe de raios-X deve ser direcionado perpendicularmente pelcula e, consequentemente, ao dente. Contrariamente, na tcnica da bissetriz, a pelcula colocada o mais perto possvel do dente formando, deste modo, um ngulo com o eixo do dente e, para isso solicita-se ao paciente para segurar na pelcula com o indicador. O feixe de raios-X deve ser direcionado perpendicularmente bissetriz do ngulo formado. Ambas as tcnicas apresentam vantagens e desvantagens. O mtodo do paralelismo o mais recomendado por demonstrar preciso de imagem, detalhe e definio mximas, sendo, por isso, melhor para observar as estruturas anatmicas, apresenta menor distoro, uma tcnica simples de executar, as angulaes so determinadas pelo posicionador havendo, portanto, facilidade em direcionar o feixe, entre outras. Contudo, o posicionador pode ser desconfortvel podendo ser difcil de colocar devido anatomia da regio a radiografar, existindo, ainda, a possibilidade de lesar tecidos orais caso a tcnica no seja bem aplicada. Na tcnica da bissetriz, no se utiliza o posicionador e, por isso, necessrio ter em ateno as angulaes verticais e horizontais do feixe, para que este fique bem

posicionado. um mtodo mais simples e confortvel para os pacientes, no entanto, apresenta maiores distores de imagem, pode haver sobreposio do arco zigomtico havendo, tambm exposio desnecessria de tecidos radiao, como o dedo indicador. Aps radiografar o pretendido necessrio proceder sua revelao, que pode ser executada de forma manual ou automtica. Na revelao manual necessrio abrir o invlucro, que contm a pelcula, retir-la e mergulh-la sequencialmente, em quatro lquidos - revelador, gua, fixador e, novamente, gua -, durante intervalos de tempo especficos, tendo em conta diferentes temperaturas, seguindo-se a secagem. A revelao tambm pode ser feita automaticamente e, para isso, recorresse a um instrumento adequado, sendo o processo semelhante ao manual, com a vantagem da radiografia ficar pronta em poucos minutos no sendo necessrio realizar nenhum procedimento manualmente. Este relatrio tem como objetivo a anlise de radiografias intra-orais obtidas no decorrer das aulas prticas de Imagiologia Geral e Dentria I.

Anlise de Radiografias Intra-Orais

Radiografia n1
Radiografia Periapical Tcnica: Bissetriz Revelao: Automtica Tamanho da Pelcula: 2 (31 mm x 41 mm) Dentes a radiografar: Incisivos inferiores 3 e 4 Quadrante Dentes presentes: 31, 32, 33, 41, 42 Doenas/Tratamentos: No possui. Observaes: A radiografia deveria estar mais centrada de modo a abranger a face distal do 42 e captar as faces mesiais dos caninos 33 e 43 de igual forma, algo que no acontece neste caso. O registo est deslocado superiormente de tal forma, que este erro no permite observar devidamente o bordo incisal dos incisivos 31, 32 e 41. possvel observar totalmente a raiz dos dentes bem como o tecido sseo periapical. Classificao: Diagnstico aceitvel (2). possvel observar corretamente a maior parte de cada um dos incisivos sendo, por isso, possvel realizar um diagnstico a partir da radiografia.

Radiografia n2
Radiografia Periapical Tcnica: Paralelismo Revelao: Manual Tamanho da Pelcula: 2 (31 mm x 41 mm) Dentes a radiografar: Molares inferiores 4 Quadrante Dentes presentes: 46, 47, 48 Doenas/Tratamentos: No possui. Observaes: A pelcula foi mal posicionada estando deslocada inferiormente. A revelao, por ser manual, passvel de apresentar erros, como o caso. Nesta radiografia ficou marcada a pina utilizada, impossibilitando a visualizao correta da face interproximal do 47 e 48. Devido a um erro na revelao a radiografia ficou ligeiramente escura, radio lcida, e, por isso, a face oclusal do dente 46 e a raiz do 48 no so visveis. Classificao: Diagnstico inaceitvel (1). No se consegue visualizar o molar 48 na totalidade nem a face oclusal do molar 46 o que no permite a realizao de um diagnstico correto. Sendo assim, deveria ser realizada uma nova radiografia.

Concluso
Para que o profissional obtenha radiografias de boa qualidade, indispensvel que conhea o funcionamento dos aparelhos de raios-X, as tcnicas radiogrficas, o posicionamento correto do paciente para cada tcnica, os ngulos de incidncia do feixe de raios-X para cada regio radiografada, as pelculas apropriadas (dimenso) e os tempos de exposio radiao adequados a cada dente. Quanto s radiografias intra-orais analisadas, posso concluir que foram obtidas com sucesso, sendo a qualidade das mesmas aceitvel para diagnstico.

You might also like