You are on page 1of 46

PLANIFICAO SEMANAL

4 Ano do 1 Ciclo do Ensino Bsico

Organizao e Gesto Curricular


Docente: Ramiro Marques

3 ANO DE EDUCAO BSICA PS-LABORAL


DISCENTES: Ins Botas, n 110235003 e Lcia Branco, n110235009

No eduques as crianas nas vrias disciplinas recorrendo fora, mas como se fosse um jogo, para que tambm possas observar melhor qual a disposio natural de cada um. Plato

PLANIFICAO SEMANAL

ndice
Introduo ......................................................................................................................... 3 Planificaes de Atividades .............................................................................................. 4 Planificao 1 Dia ........................................................................................................ 5 Planificao 2 Dia ........................................................................................................ 7 Planificao 3 Dia ........................................................................................................ 9 Planificao 4 Dia ...................................................................................................... 11 Planificao 5 Dia ...................................................................................................... 14 Concluso ....................................................................................................................... 16 Bibliografia ..................................................................................................................... 17 Anexos ............................................................................................................................ 18 Anexo I - A histria de S. Martinho ........................................................................... 19 Anexo II Imagem Numerao Romana ................................................................... 20 Anexo III Imagem das castanhas ............................................................................. 21 Anexo IV Ficha de Trabalho Circunferncia ....................................................... 22 Anexo V Postal ........................................................................................................ 24 Anexo VI Ficha de Trabalho Formao do Reino de Portugal ............................ 25 Anexo VII Ficha de Trabalho Simetrias............................................................... 28 Anexo VIII Ficha de Trabalho Cada palavra no seu lugar ................................... 31 Anexo IX Ficha de Trabalho Diagrama de Venn ................................................. 33 Anexo X Tiras para as rimas.................................................................................... 34 Anexo XI Imagens para colar .................................................................................. 35 Anexo XII Ficha de Trabalho Diagrama de Carroll ............................................. 36 Anexo XIII Histrias ............................................................................................... 37 Anexo XIV - Grelha de Avaliao.............................................................................. 45

PLANIFICAO SEMANAL

Introduo
No mbito da unidade curricular de Organizao e Gesto Curricular, foi proposto realizar planificaes de atividades que preenche-se a carga horria de uma semana. Assim, o trabalho constitudo pelas atividades e respetivas fichas de trabalho. Ao realizarmos as planificaes das atividades, teremos de ter em considerao a utilizao de todas as reas curriculares. A opo ser benfica uma vez que teremos de aprofundar os nossos conhecimentos em todas as reas do ensino, relativamente, ao 1 ciclo do Ensino Bsico. A frequncia s aulas desta unidade curricular uma mais-valia, que nos prepara a nvel prtico e terico para as reas curriculares, nomeadamente, no 1 ciclo. Ajudandonos a ter conhecimento de diversos recursos e materiais a utilizar na prtica profissional. Este recurso, do qual tiraremos partido, algo que contribuiu para melhorar as nossas aprendizagens a nvel do domnio dos conceitos, contedos, objetivos e as prprias atividades. Como futuras professoras, consideramos que a elaborao deste trabalho ser um valioso parmetro de avaliao, uma vez que colocaremos prova o processo de aprendizagem nesta disciplina.

PLANIFICAO SEMANAL

Planificao Semanal

PLANIFICAO SEMANAL

Planificao 1 Dia
Contedos Leitura A lenda de S. Martinho Objetivos Escutar para aprender e construir conhecimentos; Relacionar a estria com conhecimentos anteriores e compreend-los; Ouvir ler textos literrios; Conhecer a origem da tradio; Ser um leitor fluente e crtico; Dialogar e discursar sobre o tema. Conhecer as unidades de tempo; Conhecer e utilizar corretamente os numerais romanos; Identificar e representar o sculo da lenda. Estratgias Exibir a histria do S. Martinho1 no quadro interativo; Leitura da histria. Atividades Ouvir a histria do S. Martinho; Debater sobre a histria do S. Martinho. Recursos Computador; Quadro interativo. Avaliao Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas; - Leitura; - Ortografia.

Portugus

O sculo de S. Martinho

1 2

Dialogar com os alunos acerca do tema; Distribuir uma imagem relativa numerao romana2 para colarem no caderno; Solicitar a alunos para ir ao quadro de ardsia representar em numerao romana os nmeros solicitados; Corrigir os exerccios.

Colar a imagem relativa numerao romana no caderno;

Matemtica

Imagens da numerao romana; Cola; Computador.

Representar o sculo da lenda; Representar em numerao romana nmeros solicitados pela professora.

Anexo I: Histria de S. Martinho Anexo II: Imagem numerao romana

PLANIFICAO SEMANAL

Ilustrao do S. Martinho

Expresso Plstica

Explorar novas tcnicas e materiais, Desenvolver a motricidade na utilizao de diferentes tcnicas artsticas; Valorizar a expresso espontnea.

Distribuir as fotocpias das castanhas3; Explicar o que se pretende com a atividade; Pedir a decorao a gosto utilizando a colagem da casca da castanha.

Decorar as castanhas.

Casca de castanha; Ficha; Cola; Tesoura.

Anexo III: Imagem das castanhas

PLANIFICAO SEMANAL

Planificao 2 Dia
Contedos Circunferncia Objetivos Identificar uma circunferncia; Representar circunferncias utilizando um compasso. Postal Organizar os conhecimentos do texto; Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos; Desenvolver o conhecimento da ortografia; Mobilizar o conhecimento da representao grfica e da pontuao; Redigir corretamente; Rever textos escritos; Ler e ouvir ler textos. Estratgias Dialogar com os alunos acerca do tema; Debater sobre o tema e os subtemas; Distribuir as fichas de trabalho4; Solicitar a alunos para resolver os exerccios no quadro interativo; Corrigir os exerccios. Exibir apresentao no quadro interativo; Dialogar com os alunos acerca do tema; Distribuir postais A55; Solicitar o preenchimento do postal, consoante o que explicado. (gradualmente); Pedir a leitura em voz alta dos textos escritos. Atividades Realizar as fichas de trabalho; Resoluo dos exerccios no quadro para correo. Recursos Ficha de trabalho; Compasso; Quadro interativo. Avaliao Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas. Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas; - Leitura; - Ortografia.

MATEMTICA

PORTUGUS

Observar a imagem do postal no quadro interativo, bem como a explicao do preenchimento; Preencher, gradualmente o postal; Pintar a outra face do postal (imagem alusiva ao natal); Ler em voz alta os textos produzidos.

Computador; Quadro interativo; Postais A5; Lpis de cor.

4 5

Anexo IV: Ficha de trabalho Circunferncia Anexo V: Postal

PLANIFICAO SEMANAL

Formao do Reino

ESTUDO DO MEIO

Identificar o sculo; Identificar povos e reconhecer as suas caractersticas e influncias; Enumerar os reis de Portugal; Localizar o espao e o tempo.

Dialogar com os alunos acerca do tema; Realizar a ficha de trabalho6.

Realizar uma ficha de trabalho. Corrigir a ficha de trabalho; Debater os temas e subtemas no decorrer da correo.

Fichas de trabalho.

Resolver a ficha em voz alta; Debater sobre o tema e os subtemas;

Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas; - Leitura; - Ortografia.

Anexo VI: Ficha de Trabalho Formao do Reino de Portugal

PLANIFICAO SEMANAL

Planificao 3 Dia
Contedos Simetria Objetivos Identificar eixos de simetria em figuras planas; Identificar simetrias de rotao, de reflexo e de translao em figuras dadas; Resolver problemas envolvendo figuras com simetrias de rotao, de reflexo e de translao. Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos; Desenvolver o conhecimento da ortografia; Redigir corretamente; Ler e ouvir ler respostas. Estratgias Dialogar com os alunos acerca do tema; Debater sobre o tema e os subtemas; Distribuir as fichas de trabalho sobre simetrias7; Solicitar a alunos para resolver os exerccios no quadro interativo; Corrigir os exerccios. Dialogar com os alunos acerca do tema; Distribuir ficha de trabalho sobre a ortografia8; Solicitar o preenchimento da ficha; Pedir a leitura em voz alta dos exerccios. Atividades Preencher as fichas de trabalho; Resoluo dos exerccios no quadro para correo. Fichas de trabalho. Recursos Fichas de trabalho; Quadro interativo; Computador. Avaliao Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas. Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas; - Leitura; - Ortografia.

MATEMTICA

Ortografia Cada palavra no seu lugar

PORTUGUS

Preencher a ficha de trabalho; Ler em voz alta a resoluo da ficha.

7 8

Anexo VII: Ficha de Trabalho Simetrias Anexo VIII: Ficha de Trabalho Cada palavra no seu lugar

PLANIFICAO SEMANAL

De mos dadas

EXPRESSO PLSTICA

Desenvolver a motricidade na utilizao de diferentes tcnicas artsticas; Valorizar a expresso espontnea.

Organizar os alunos por pares; Distribuir folhas brancas; Solicitar o desenho das mos com auxlio do colega; Pedir a decorao das mos a gosto; Solicitar o recorte das mos; Pedir para trocar com o desenho com o colega do lado.

Desenhar o contorno das mos do colega; Decorar as mos fotocopiadas; Recorte das mos fotocopiadas; Trocar o desenho com o colega do lado.

Folhas brancas; Tesoura; Lpis de Cor, canetas, etc.

Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas.

PLANIFICAO SEMANAL

10

Planificao 4 Dia
Contedos Diagramas de Venn Objetivos Resolver problemas, raciocinar e comunicar em contextos numricos; Explorar e interpretar dados organizados de diversas formas; Classificar dados utilizando o diagrama de Venn. Estratgias Dialogar com os alunos acerca do tema; Debater sobre o tema e os subtemas; Distribuir as fichas de trabalho sobre o diagrama de Venn9; Solicitar a alunos para resolver os exerccios no quadro de ardsia; Corrigir os exerccios. Atividades Recursos Fichas de trabalho. Avaliao Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas.

MATEMTICA

Preencher as fichas de trabalho; Resoluo dos exerccios no quadro para correo.

Anexo IX: Ficha de Trabalho Diagrama de Venn

PLANIFICAO SEMANAL

11

Rimas: Rima o teu nome

Povoamento do Reino

Organizar os conhecimentos do texto; Desenvolver o conhecimento da ortografia; Mobilizar o conhecimento da representao grfica e da pontuao; Redigir corretamente; Rever textos escritos; Ler e ouvir ler textos. Identificar o sculo; Identificar povos e reconhecer as suas caractersticas e influncias; Enumerar os reis de Portugal; Localizar o espao e o tempo; Reconhecer a importncia da carta de foral; Reconhecer lendas da poca.

Dialogar com os alunos acerca do tema; Distribuir tiras de papel para escrever a rima (19 x 5cm)10; Solicitar o preenchimento da tira com a rima sobre o seu nome; Pedir para colar no caderno a tira e colorila.

Escrever na tira a rima feita pelo aluno;

PORTUGUS

Tiras de papel; Cola; Lpis de cor.

ESTUDO DO MEIO

Pedir ao aluno para recolher informaes atravs de imagens/ vdeos; Dialogar com os alunos acerca do tema; Debater sobre o tema e os subtemas; Distribuir imagens para registo11; Solicitar o registo no caderno dirio das datas e os factos importantes; Distribuir a lenda O milagre das rosas.

Colar no caderno a tira; Colorir a desenho da tira. Observar imagens/ vdeos representativas de monumentos; Observar imagens/ vdeos de acontecimentos;

Vdeos; Imagens.

Colar imagens no caderno; Registar no caderno datas e factos mais importantes; Leitura da lenda O milagre das rosas.

Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas; - Leitura; - Ortografia. Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas; - Leitura; - Ortografia.

10 11

Anexo X: Tiras para as rimas Anexo XI: Imagens para colar

PLANIFICAO SEMANAL

12

O Rei e os sons do corpo

EXPRESSO MUSICAL

Entoar rimas; Cantar canes; Experimentar sons vocais; Experimentar expresso corporal; Acompanhar a cano com expresso corporal.

Explicar/executar a expresso corporal atravs dos sons do corpo; Dar a conhecer a msica Era uma vez um rei; Exemplificar o exerccio de expresso vocal e corporal; Executar o exerccio.

Executar a expresso corporal; Ouvir a msica Era uma vez um rei; Executar os movimentos e cantar; Executar o exerccio.

Computador.

Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Empenho; - Cumprimento de regras; - Aperfeioamento progressivo.

PLANIFICAO SEMANAL

13

Planificao 5 Dia
Contedos Diagrama de Carroll Objetivos Resolver problemas, raciocinar e comunicar em contextos numricos; Explorar e interpretar dados organizados de diversas formas; Classificar dados utilizando o diagrama de Carroll. Histrias: - Preciosa, a girafa curiosa; - Frutas e Legumes; - Artur e Manel. Escutar para aprender e construir conhecimentos; Relacionar as histrias com conhecimentos anteriores e compreend-las; Ouvir ler textos literrios. Estratgias Dialogar com os alunos acerca do tema; Debater sobre o tema e os subtemas; Distribuir as fichas de trabalho sobre o diagrama de Carroll12; Solicitar a alunos para resolver os exerccios no quadro de ardsia; Corrigir os exerccios; Exibir histrias no quadro interativo13; Leitura das estrias; Organizar a turma em trs grupos para dramatizar histrias. Atividades Recursos Fichas de trabalho. Avaliao Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas. Grelha de avaliao14 do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Ateno; - Respostas rpidas.

MATEMTICA

Preencher as fichas de trabalho; Resoluo dos exerccios no quadro para correo.

Ouvir as histrias;

PORTUGUS

Quadro interativo; Computador.

Dramatizar as histrias; Debater sobre cada histria.

12 13

Anexo XII: Ficha de Trabalho Diagrama de Carroll Anexo XIII: Histrias 14 Anexo XIV: Grelha de Avaliao

PLANIFICAO SEMANAL

14

EXPRESSO DRAMTICA

Histrias: - Preciosa, a girafa curiosa; - Frutas e Legumes; - Artur e Manel.

Explorar sons orgnicos ligados a aes quotidianas; Aliar a emisso sonora a gestos/movimentos; Explorar a emisso sonora fazendo variar: a forma de respirar; a altura do som; o volume da voz; a velocidade; a entoao; Explorar diferentes maneiras de dizer vocbulos (dico).

Organizar a turma em trs grupos, uma para cada histria; Distribuir as histrias pelos grupos; Explicar aos alunos o que pretendido, a dramatizao das histrias; Dar tempo para cada grupo ensaiar; Acompanhar o trabalho dos grupos.

Histrias.

Ler as histrias (cada grupo l a sua); Ensaiar a dramatizao das histrias com acompanhamento da professora; Dramatizar as histrias.;

Grelha de avaliao do comportamento dos alunos tendo em conta: - Participao; - Organizao do trabalho; - Autonomia; - Empenho; - Criatividade; - Cumprimento de regras; - Esprito de entreajuda; - Aperfeioamento progressivo; - Respostas rpidas; - Leitura.

PLANIFICAO SEMANAL

15

Concluso
Os conhecimentos que consideramos mais relevantes e que adquirimos nesta unidade curricular so os que interligam a profisso docente com o papel que o professor deve desempenhar em formato de sala de aula. Com a realizao deste trabalho pudemos enriquecer as nossas capacidades, no que diz respeito construo e realizao de planificaes, nas vrias reas do primeiro ciclo, nomeadamente, do 4 ano. A construo destas planificaes, bem como, todo o processo evolvente fez-nos progredir, no que diz respeito, a determinados componentes da planificao que, at dada altura, no estavam bem consolidados. Consideramos que, com a execuo deste trabalho, ficmos mais preparadas para a nossa futura prtica profissional uma vez que se trata de uma ferramenta de trabalho essencial. Assim, de certa forma, conseguimos sentir a responsabilidade e o trabalho que um docente tem para poder executar o seu papel em sala de aula.

PLANIFICAO SEMANAL

16

Bibliografia
Metas na Aprendizagem no Estudo do Meio 1 Ciclo, (s/d), Porto Editora. Retirado de http://escolas.madeira-edu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=-

Qn4dlQLgUY%3D&tabid=7745&mid=14890. Ministrio da Educao (2006). Ensino da Msica 1. Ciclo do Ensino Bsico, Orientaes Programticas. Editorial do Ministrio da Educao. Ministrio da Educao (2007). Actividade Fsica Desportiva - 1. Ciclo do Ensino Bsico, Orientaes Programticas. Editorial do Ministrio da Educao. Ministrio da Educao (2009). Programa do Portugus do Ensino Bsico. Lisboa, DGIDC. Ministrio da Educao e Cincia, Governo de Portugal (2012). Metas Curriculares de Portugus Ensino Bsico, 1., 2. e 3. Ciclos. Ministrio da Educao e Cincia, Governo de Portugal (2013). Programa e Metas Curriculares Matemtica, Ensino Bsico. Ministrio da Educao. Programa de Estudo do Meio 1. Ciclo. Organizao Curricular e Programas 1. Ciclo do Ensino Bsico (2004), 4 Edio, Lisboa: Autor. Ministrio da Educao. Programa de Expresso e Educao: Fsico-Motora, Musical, Dramtica e Plstica 1. Ciclo. Organizao Curricular e Programas 1. Ciclo do Ensino Bsico (2004), 4 Edio, Lisboa: Autor.

PLANIFICAO SEMANAL

17

Anexos

PLANIFICAO SEMANAL

18

Anexo I - A histria de S. Martinho


Nome:_____________________________________________ Data:___/____/_______

A histria de S. Martinho

Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. Era filho de um soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protetor dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itlia). Em Frana abraou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous. Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em Frana ao servio do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, comeou uma terrvel tempestade. A certa altura surgiu beira da estrada um pobre homem a pedir esmola. Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol comeou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Vero. Da que esperemos, todos os anos, o Vero de S. Martinho. E a verdade que S. Martinho raramente nos dececiona. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. o Magusto, que faz parte das tradies do nosso pas. Mais tarde ter tido uma viso de Jesus e decidiu dedicar-se religio crist. Faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours.

PLANIFICAO SEMANAL

19

Anexo II Imagem Numerao Romana

PLANIFICAO SEMANAL

20

Anexo III Imagem das castanhas


Nome:_____________________________________________ Data:___/____/_______

1. Utilizando as cascas de castanhas que trouxeste do magusto, ilustra a seguinte

figura.

PLANIFICAO SEMANAL

21

Anexo IV Ficha de Trabalho Circunferncia


Nome:_____________________________________________ Data:___/____/_______

CIRCUNFERNCIA

1.

Completa as frases com as palavras.

Figura 1

Centro A figura 1 uma _______________________, constituda por uma linha __________________ com todos os pontos mesma distncia do ____________. Curva Circunferncia

2. Traa os dimetros (a azul) e os raios (a verde) das circunferncias. Mede-os com uma rgua e regista na tabela os resultados.

B C A

PLANIFICAO SEMANAL

22

Dimetro Circunferncia A Circunferncia B Circunferncia C

Raio

3. Observa e responde. (utilizar rgua) O ponto O o centro da circunferncia.

um __________________ 3.1 A linha e mede ________ cm.

B
um 3.2 A linha __________________e mede ________ cm.

C
4. Com a ajuda do compasso desenha uma circunferncia com 2cm de raio.

PLANIFICAO SEMANAL

23

Anexo V Postal

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

Para ______________________________________
______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______-_______ ______________________

PLANIFICAO SEMANAL

24

Anexo VI Ficha de Trabalho Formao do Reino de Portugal


Nome:_____________________________________________ Data:___/____/_______

Ficha - Formao do Reino de Portugal

1. Escreve o nome de alguns povos que habitaram a Pennsula Ibrica. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

2. Que costumes deixaram os povos que estiveram no nosso pas? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

3. A que reino pertencia o Condado Portucalense? _____________________________________________________________________________

4. Pinta no mapa o condado portucalense.

PLANIFICAO SEMANAL

25

a. Quem governou o condado portucalense? ______________________________________________________________________

5. Quem foi o primeiro rei de Portugal? _____________________________________________________________________________

6. Qual foi o tratado que reconheceu Portugal como reino independente? _____________________________________________________________________________

7. Observa e faz a correspondncia:

Portugal em 1249 durante o reinado de D. Afonso III.

Portugal em 1168 no reinado de D. Afonso Henriques.

Portugal quando D. Afonso Henriques morreu


PLANIFICAO SEMANAL 26

8. Faz a correspondncia entre os mapas com os acontecimentos: A B C D E F G

Reino de Portugal

Territrio Mouro

Reconquista Portuguesa

Reconquista Moura

_____ Tratado de Alcanises: define as fronteiras entre Portugal e Castela. _____ Fronteiras Conquistadas por D. Afonso Henriques at sua morte. _____ D. Sancho I derrotado pelos mouros. _____ Batalha de S. Mamede. D. Afonso Henriques vence os aliados da me, D. Teresa. _____ Com invases sucessivas dos exrcitos, perdemos as conquistas a sul do Tejo. _____ Limites do reino quando D. Afonso III.

PLANIFICAO SEMANAL

27

Anexo VII Ficha de Trabalho Simetrias


Nome:_____________________________________________ Data:___/____/_______

SIMETRIAS Existem trs tipos de simetrias: de reflexo, de translao (horizontal e vertical), de rotao.

Simetria de reflexo

Simetria de translao horizontal Translao horizontal, da esquerda para a direita.

Simetria de translao vertical Translao vertical, de cima para baixo.

PLANIFICAO SEMANAL

28

Simetria de rotao Rotao de meia volta da figura original.

1. A Rita foi passear pelo jardim e resolveu colher flores. Ao observ-las reparou nas vrias isometrias que podia ser com as flores: a reflexo, a translao e a rotao. 1.1 Completa as frases com as palavras reflexo, translao e rotao, indicando a isometria que Rita utilizou em cada caso:

Neste caso, a Rita utilizou a ________________ para dispor as flores.

Neste caso, a Rita utilizou a ________________ para dispor as flores.

Neste caso, a Rita utilizou a __________________ para dispor as flores. PLANIFICAO SEMANAL 29

1. Completa a figura para que fique completa.

Eixo de simetria

2. Escreve quantos eixos tem cada figura.

A figura tem _______ eixos.

A figura tem _______ eixos.

A figura tem _______ eixos.

A figura tem _______ eixos.

A figura tem _______ eixos.

PLANIFICAO SEMANAL

30

Anexo VIII Ficha de Trabalho Cada palavra no seu lugar


Nome:______________________________________________ Data:___/____/______

CADA PALAVRA NO SEU LUGAR


1. Preenche os espaos em branco com a palavra adequada. PARNIMAS Escrevem-se e pronunciam-se de maneira semelhante. a) descrio/discrio senhora notvel. b) despensa/ dispensa A ____________ da minha casa pequena. Pedi _____________ a Educao Fsica porque estou doente. c) elegvel/ ilegvel d) moa/ mossa O teu texto est _________________. Todo o cidado _______________. O meu pai bateu com o carro e fez-lhe uma __________. Aquela __________ bastante inteligente! e) comprimento/cumprimento escola. HOMFONAS Pronunciam-se de forma idntica, mas escrevem-se de forma diferente. f) houve/ ouve Por causa do barulho, no se ___________ a professora. Esta tarde __________ um acidente. g) conselho/concelho h) noz/ns i) vs/vez A tarte de _______da minha me deliciosa! Esta noite ______ vamos ao cinema. D um _______________ tua prima. Repara no _________________ da tua Os alunos fazem a ______________ da sala de aula. A _____________ daquela

A av deu-te um bom _____________. Eu moro no ____________ de Santarm.

PLANIFICAO SEMANAL

31

Quando chegar a tua______, eu chamo-te. _______bem as legendas do filme? j) ao/asso O _________ muito resistente. ___________sempre o peixe no quintal. HOMNIMAS

Escrevem-se e pronunciam-se do mesmo modo, mas tm significados distintos. k) cachorro/cachorro l) rio/rio m) chama/chama n) canto/canto Eu ________com vontade. O ________ Tejo desagua em Lisboa. A me __________ o filho para jantar. A ___________ da lareira est enorme. Eu __________ no duche. A rvore de natal est no ___________ da sala. o) banco/banco Gosto de ler no __________ do jardim. O meu pai trabalha no ________. HOMGRAFAS

O Francisco comprou um _____________quente. Tenho um lindo __________.

Escrevem-se do mesmo modo, mas pronunciam-se de forma diferente. p) cor/cor

Aprendeste o poema de__________. A __________ do cu azul. A ___________ do meu escritrio grande. Fui __________ tratar da minha inscrio.

q) secretria/secretaria

r) hbito/habito

Eu _________ nesta casa h 4 anos. No tenho o ___________ de lavar os dentes. A __________ da Compal fica em Almeirim. J no se __________ po como antigamente.

s) fbrica/fabrica

t) colher/colher Comi uma __________ de sopa. O Pedro foi ___________ mas com o av.

PLANIFICAO SEMANAL

32

Anexo IX Ficha de Trabalho Diagrama de Venn


Nome:___________________________________________________ Data:___/____/_______ Diagrama de Venn O Diagrama de Venn foi criado por John Venn, um matemtico e filsofo do sc. XIX. Utiliza crculos para classificar dados (objetos ou nmeros) que possam, ou no, ter caractersticas em comum. Exerccio: 1. Escreve todos os nomes dos teus colegas de turma, incluindo o teu (no repitas os nomes). frente de cada nome coloca o nmero de letras que este contm. Ex: Anabela - 7

1.1 Preenche o diagrama de Venn, tendo em conta os dados que recolheste. Nomes com 5 ou menos letras Nomes com 5 ou mais letras

PLANIFICAO SEMANAL

33

Anexo X Tiras para as rimas

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Nome:______________________

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Nome:______________________

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Nome:______________________

PLANIFICAO SEMANAL

34

Anexo XI Imagens para colar

Figura 1- Cqrta de Foral

Figura 2- Universidade de Coimbra

PLANIFICAO SEMANAL

35

Anexo XII Ficha de Trabalho Diagrama de Carroll


Nome:___________________________________________________ Data:___/____/_______ Diagrama de Carroll O nome atribudo a este diagrama uma homenagem a Lewis Carroll, matemtico e escritor ingls, que gostava muito de problemas de lgica e de jogos matemticos. O diagrama de Carroll outra forma de representar a informao recolhida e de a analisar. Este tipo de diagrama divide o plano em quatro (ou mais) regies associando a cada uma delas dois atributos: - Um na direo vertical; - Outro na direo horizontal.

1.1. Preenche o diagrama de Carroll, tendo em conta os dados que recolheste.

Nomes com menos de 5 letras Rapazes Raparigas Totais

Nomes com 5 letras

Nomes com mais de 5 letras

Totais

1.2. Responde s seguintes questes: 1.2.1. Quantos alunos participaram nesta atividade? _________________________________ 1.2.2. Quantos alunos raparigas tm o nome com menos de 5 letras?____________________ 1.2.3. Quantos alunos tm o nome com 5 ou mais letras?______________________________ 1.2.4. Quantos alunos rapazes tm o nome com 5 ou menos letras?______________________ 1.2.5. Quantos alunos raparigas tm o nome com 5 ou mais letras?______________________ 1.2.6. Quantos alunos tm o nome com 5 ou menos letras?____________________________ Quantos alunos rapazes tm o nome com 5 ou mais letras?_____________________________

PLANIFICAO SEMANAL

36

Anexo XIII Histrias


Preciosa A Girafa Curiosa

Era uma vez uma girafa, alta, elegante e charmosa, que se chamava Preciosa e que apesar de amorosa era muito preguiosa. Para no andar a p, sempre que saa de casa sentava-se no seu carro e ia a todo o lado. A Preciosa era muito calma, mas nem sempre a sua vida era harmoniosa, porque a sua irm Perptua era muito invejosa e caprichosa. Numa bela manh quando se preparava para ir passear, vestiu o seu casaco aveludado que estava pendurado num cabide enferrujado, mas quando saiu porta da sua casa avistou uma coisa estranha no seu carro encarnado. O Mini encarnado da girafa Preciosa era to veloz, que mesmo quando estava parado parecia que a ia, a trezentos, muito acelerado. Era to admirado pelos animais daquele lugar que todos os dias tinha um amigo que lhe fazia companhia quando no seu carro saa. Toda esta admirao revoltava Perptua, que no tinha corao, e como resposta fazia travessuras que sua irm s traziam amarguras. Ento, nesse dia quando a Preciosa se dirigiu ao seu carro encontrou um presente amarrado roda do Mini encarnado. Algum lhe tinha deixado um ramo de flores com um carto que fez bater o seu corao. Afinal a Preciosa tinha um admirador e no sabia quem seria. Por isso interrogou-se: Mas quem ter deixado esta linda oferta no meu carro sem me ter falado? Que amigo to envergonhado! Intrigada, curiosa e agitada, saltou-lhe vista uma boa pista. Junto do carto tinha ficado um pelo que poderia ser a soluo. Ento, a girafa decidiu comear a sua investigao e saiu para procurar o dono do pelo que ficara junto do carto. Por isso, dirigiu-se a casa dos seus amigos na esperana de encontrar o admirador desconhecido. Entrou no seu mini encarnado e quando ia pelo caminho encontrou a sua amiga Esmeralda, uma pomba que nunca pousava no seu ninho e a quem a Preciosa perguntou se conhecia aquele pelinho.

PLANIFICAO SEMANAL

37

A Pomba muito despachada respondeu amiga que no sabia de quem era aquele pelo, mas logo se aprontou para ajud-la na investigao. Dirigiram-se, ento, a casa do dorminhoco, Leo e bateram porta. - Truz, truz, truz - Grrr! - Quem o bicharoco que me vem a acordar!? Reclamou o leo Simo. - a girafa Preciosa meu amigo! Simo, queria saber se foste tu que largaste um pelo junto do meu carro com um ramo de flores e um carto? - Claro que no! Eu l perco tempo com essas patetices! Deixa-me dormir e vai a outro lugar procurar quem faa dessas tolices. Seguindo o seu caminho e deixando a pomba para trs, a Preciosa, passou em casa do seu vizinho Ernesto, o cavalo. Este estava a tomar um banho num pequeno alguidar, e para as suas crinas no molhar usava ainda uma touca porque tinha receio de as salpicar. Dentro de gua o Ernesto sentia-se como um tubaro que reina no mar, mas naquele lugar ele era, apenas, o rei do alguidar. A girafa cada vez mais intrigada perguntou: - Amigo Ernesto, por acaso presenteaste-me com algum gesto? - Querida Preciosa, gosto muito de ti, mas nos ltimos tempos tenho andado to atarefado que nem te tenho visitado. Respondeu o cavalo. - Oh! Que pena! Nunca mais encontro o meu admirador! Conheces o pelo que trago aqui com amor? - Desculpa minha amiga, mas no sei o que te diga! A Preciosa continuou a sua investigao, mas quanto mais procurava mais curiosa ficava. Lembrou-se, ento, que podia ter sido o seu amigo elefante Mirante a deixar aquelas flores com o carto e foi at sua casa para lhe fazer a questo. - Toc, Toc, Toc bateu porta do elefante. - Quem que est a? Eu estou sozinho, algum vizinho ou um ratinho? Perguntou o elefante com uma voz inquietante. - Tem calma! a Preciosa. Respondeu a girafa. S te quero perguntar se me procuraste e um presente me deixaste? - Eu sou simptico, sensvel e solidrio mas s gosto de dar prendas de aniversrio! Respondeu o elefante. - Como sei que s envergonhado, lembrei-me que podias l ter deixado o ramo abandonado! Exclamou a Girafa Preciosa.
PLANIFICAO SEMANAL 38

- Tenho pena mas no te posso ajudar. Tens de ir a outro lado procurar! Entretanto a Preciosa decidiu seguir para casa do urso Avelar, que ficava perto do aqueduto que levava as guas a todos os animais daquele lugar. Depois de tanto conduzir a sede j lhe estava a chegar, por isso parou e foi beber gua para se refrescar. Mais frente - P, P, P era o urso Avelar que deitava sal no grelhado que estava a preparar. - E que bem que cheira a grelhada! Exclamou a girafa que j estava esfomeada. Ao v-la, o urso deu um sorriso e cumprimentou-a: - Ol Preciosa! Ests boa? Queres provar o meu petisco? Tambm assei um saboroso chourio. - Gostava muito Avelar. Mas ficaria ainda mais contente se fosses o dono do meu presente. Mais uma vez, tambm o urso Avelar respondeu que o pelo no lhe pertencia. A Preciosa foi-se embora e sentia-se cada vez mais infeliz por no encontrar o admirador que a faria feliz. Mas no desistiu e resolveu a ponte atravessar, que unia duas margens de um rio daquele lugar. Depois de tantas visitas, a Preciosa j comeava a ficar com a cabea tonta, fez tantas perguntas que lhes perdeu a conta. Sem se aperceber e despassarada com o que andava a fazer, pisou um prego enferrujado e espetou o p que ficou inchado. - Bu! Bu! Bu! Chorou tanto, tanto que at a toupeira, que dormia na sua toca, acordou sarapantada, deu um pulo e saiu do seu buraco disparada. Assustada, aborrecida e atordoada, a Preciosa que era preguiosa foi persistente e continuou a sua busca curiosa. Arrancou to rpido no seu carro, que bateu na barreira que a cabra Cabaa tinha junto sua casa de madeira. A cabra Cabaa era a lavadeira daquele lugar e quando ouviu o estrondo assustou-se de tal forma que abriu a mquina que estava a lavar, ficou toda encharcada e a sua casa inundada. Nada corria bem girafa Preciosa que estava cada vez mais ansiosa. Depois de sair do carro e ao ver a cabra Cabaa irritada, pediu desculpa e explicou-lhe o que se passava. Esta ao perceber que a vida da Preciosa estava num rebolio sugeriu-lhe que procurasse o rato Rabio que podia ajud-la com um feitio.
PLANIFICAO SEMANAL 39

Entusiasmada com a ideia da cabra Cabaa, a Preciosa j estava convencida que era desta vez que ia acabar com o mistrio que a estava a inquietar. A caminho da casa do rato Rabio, algo estranho aconteceu, a Preciosa sentiu-se perseguida e at estremeceu! Saiu do seu mini encarnado e pensou que andava por ali, aquilo que tanto procurava. Olhou em redor e nada encontrou. Entretanto os azares da Preciosa ainda no tinham acabado, pois quando se preparava para seguir o seu caminho, viu que o seu Mini encarnado j tinha pouco combustvel. - Mas com que possvel?! Exclamou a Preciosa muito lamuriosa. Ficou triste e seguiu a chorar, o seu destino estava longe de terminar e no havia forma de um posto de combustvel encontrar. Na esperana do seu carro no parar, foi mais devagar, mas continuou a sua viagem para a investigao acabar. Devagar, devagarinho chegou ao fim do caminho. porta da casa do rato Rabio estava o co Bernardo, um felizardo que pelo rato era bem tratado. Muito fiel ao seu amigo, o co Bernardo, muito intrigado questionou a Preciosa: Girafa catita, a que se deve a sua visita? - No costume visitar a nossa casita! Venho falar com o rato Rabio, pois preciso de um feitio. Respondeu a girafa. De repente, apareceu o pequeno feiticeiro que tinha fama de matreiro e que com seu jeito manhoso falou Preciosa: Ento o que faz aqui uma girafa to jeitosa? Rato Rabio, preciso da tua ajuda. Presentearam-me com um ramo e com um carto mas no sei de quem so! A nica pista que tenho o pelo que trago na minha mo! Ih! Ih! Ih! Eu sou o rato Rabio e vou-te fazer um feitio para descobrir quem esse metedio, mas espera um momento que eu j desvendo isso. A girafa Preciosa estava muito contente mas a espera estava a deix-la impaciente, at porque o rato Rabio havia questionado se o seu pretendente seria o dono daquele presente. Passaram segundos, minutos e algumas horas, o rato Rabio estava a desesperar com aquele feitio. Algo no batia certo o dono do presente e do pelo eram diferentes, a
PLANIFICAO SEMANAL 40

girafa andava enganada, o pelo era da amiga zebra que com ela passeava e o ramo foi realmente dado por um amigo envergonhado. Mas o mistrio no tinha terminado, o rato descobriu que aquele pelo fora deixado, pela irm malvada que pelo seu pretendente estava apaixonada. O rato Rabio, depois de fazer o feitio, foi ento falar Preciosa: verdade que tens um admirador, mas desde j te digo que no o dono do pelo que trazes contigo. O teu pretendente tem penas e noite observa-te atentamente, pois sente-se muito carente. Quem , ento, o pretendente que me deixou to belo presente? O pretendente que tanto querias o mocho Tobias, mas tem ateno porque toda esta confuso foi um trabalho da tua irm que no tem compaixo. Empolgada e confusa com a revelao, a Preciosa seguiu em busca do dono do seu corao. Depois de cinco horas de procura, a Preciosa iria finalmente por fim sua grande aventura. Entrou no seu Mini encarnado e depressa chegou onde o inesperado encontrou. A rvore pelo Tobias habitada estava agora derrubada e ao longe avistou a sua irm malvada que muito chorava. Arrependida com o sucedido e com tudo o que tinha acontecido, pede desculpa Preciosa e pergunta o que pode fazer para no ficar to desgostosa. A irm respondeu-lhe que para a ajudar todos os amigos fosse buscar. Enquanto Preciosa esperava, sinais do seu amado procurava. De tanto o seu nome gritar acabou por ouvir um sussurrar, viu que a casa do mocho estava trancada e o tronco tentou empurrar. Vieram, a pomba Esmeralda, o leo Simo, o cavalo Ernesto, o elefante Mirante, o urso Avelar, a cabra Cabaa, o co Bernardo e o rato Rabio, todos prontos para ajudar. Depois da rvore levantada, com ajuda de feitiarias e toda a fora combinada, saiu o mocho Tobias da casa arruinada indo ao encontro da sua amada. Uma girafa e um mocho, um casamento imaginrio que com amor se realizou e uma famlia se formou.

PLANIFICAO SEMANAL

41

Frutas e legumes

Quando o Toms tinha frutas e legumes para comer, saa da mesa a correr. Numa manh de primavera, durante o recreio da escola, o Toms e os colegas estavam de beiola. A professora deles reparou, e logo os chamou. J na sala de aula, perguntou: - O que se est a passar para no estarem a brincar? - Di-nos a barriga! disse o Toms. - O qu? perguntou a professora assustada A comida estava estragada? - No! responderam todos. - E di a todos? questionou novamente a professora. - No! responderam todos! - . Menos Margarida! respondeu o Toms. - E comem fruta e legumes regularmente ou cai no esquecimento? - Cai no esquecimento! respondeu a maioria. - Eu como todos os dias! disse a Margarida. - Porque comes, Margarida? perguntou a professora. - As frutas e os legumes fazem trabalhar a barriguinha. S que comeo a dar pums... Fico com cheiro a doninha! - E o que que so os pums? Algum os quer explicar? - Eu! disse a Margarida A comida ao passar pelo estmago e pelo intestino transforma-se em protenas, gorduras, acares e... ar. Os pums acontecem quando o intestino solta esse ar. Significam que a digesto est a funcionar. - Durante o fim de semana - sugeriu a professora - tentem uma experincia: comam legumes e frutas com muita pacincia. Segunda-feira, na escola, j ningum tinha beiola. - Bom dia meninos e meninas! Essas barrigas esto finas? - SIM! disseram todos. - Ento quem quer comear a relatar? - Eu! Eu! disse o Toms, audaz. No sbado o pai fez sopa com abbora, espinafres e repolho e eu franzi o sobrolho. Mas depois de a provar, at comecei a gostar. A me fez sumo de morango com muita alegria e no fim comi melancia. Comecei a dar pums no domingo de manh e tarde ainda comi uma ma.

PLANIFICAO SEMANAL

42

- Muito bem! O que aprenderam ento com esta agitao? questionou a professora. - Que devemos comer frutas e legumes! E de repente PUM! Algum deu um pum mal cheiroso. - Esta agora! riu a professora - Quem foi o habilidoso? - Desculpem! disse o Toms envergonhado. - A tua barriga est contente por receber bom alimento! disse a professora Mas nada de exageros. Os puns so na casa de banho! - Claro professora! disse o Toms Vamos para l de seguida! Ento todos escreveram o que no fim de semana comeram. Houve uma grande risota. E tudo acabou sem pums, mas com muita galhofa.

PLANIFICAO SEMANAL

43

Artur e Manel Era uma vez um peixinho, que vivia num aqurio pequeno e redondinho. Artur era muito pacfico. S uma coisa o tirava do srio, o gato Manel que pensava que tinha um imprio. Numa linda manh de vero, os donos saram de casa para trabalhar para o patro. - Artur!! Estamos sozinhos em casa! disse o Manel com ar de gozo. - Manel, no me chateies. Deixa-me estar sossegado, estou muito atarefado! Pediu Artur - Hum Espera que j vais ver, o que te vai acontecer! pensou Manel. Como todos as manhs, Artur comeou o seu aqurio a limpar, que estava junto a uma janela da sala de estar. Muito atarefado e distrado com as limpezas, viu que na gua alguma coisa tinha cado. O Manel, uma das suas bolas, tinha lanado para dentro do aqurio arrumado. - Manel j viste o que conseguiste? Com a tua bola cheia de areia, deixaste a gua de tal maneira que nem fazes ideia!- disse Artur muito chateado. - ah ah ah - riu-se o Manel Artur estava muito preocupado com o que o Manel tinha arranjado. Ser que do aqurio a bola conseguiria retirar para limpo novamente ficar? Manel estava a divertir-se a ver toda aquela patetice, sem se aperceber acabou por adormecer. Artur fez tanta fora para a bola tirar que sem querer um pum acabou por dar. - Ainda bem que o Manel est a dormi! Se no tinha de o ouvir! pensou Artur. J com a sua casa arrumada, Artur tinha uma armadilha preparada. Aps a sua boca com gua encher, prepara-se para o que vai fazer. O Manel que estava a dormir, a gua comeou a sentir. Depressa se levantou com o susto que apanhou. Depois de muito correr, com o Artur se foi entender: - Porque fizeste isto acontecer? No tinhas mais nada que fazer? perguntou chateado o Manel. - Se no gostas de mal receber, tens de o deixar de fazer! disse Artur Depois da lio que tinha recebido, Manel ficou muito agradecido. E depois de tudo resolvido, a sua amizade era o que mais fazia sentido.

PLANIFICAO SEMANAL

44

Anexo XIV - Grelha de Avaliao Grelha de avaliao


Nome Participao Organizao do trabalho Autonomia Empenho Criatividade Cumprimento de regras Esprito de entreajuda Aperfeioamento progressivo Leitura Ortografia

PLANIFICAO SEMANAL

45

You might also like