You are on page 1of 3

LEVANTAMENTO DE DADOS DA EMPRESA VALE DO RIO DOCE E POSSVEIS MUDANAS PARA UM CRESCIMENTO AINDA MAIOR

Eduardo de Jesus Silva dos Santos N 11021003701 Lucas Vinicius Fernandes Coelho N 11021001701 Michel Carmo dos Santos N 09021004001 Luis Felipe Alves Frana N 09021001801 Diogo Vilhena Lima N 11021004301

Resumo Os efeitos provocados pela desestatizao denotam um novo patamar de conceitos intimamente ligados aos objetivos das companhias e a um novo conjunto de incentivo aos gestores. Presume-se, a partir desse evento, que os objetivos das empresas se voltem maximizao do lucro e preocupao constante com o mercado, j que a varivel falncia, antes ignorada pela estrutura da empresa estatal, agora torna-se fator relevante OLIVEIRA e LUSTOSA (2005). Este trabalho tem por objetivo fazer um levantamento de dados da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) afim de, avaliar e supor ideias para aumentar o seu lucro por meio de inovao nos servios e produtos oferecidos melhorando assim ainda mais os seus servios. Palavras-chave: Avaliar; Lucro; Falncia; Levantamento de dados. 1 INTRODUO A CVRD a maior companhia de minerais e metais das Amricas e uma das maiores companhias do setor privado na Amrica Latina por capitalizao de mercado. A CVRD tem um amplo portfolio de produtos minerais, sendo uma das maiores produtoras e, segundo a prpria Companhia e o TEX Report, a maior exportadora mundial de minrio de ferro e Pelotas, com participao de 32% do Mercado Transocenico. Segundo o relatrio Manganese Ferroalloy Market Service de julho de 2006 da instituio CRU, a CVRD a segunda maior produtora global de Mangans e Ferroligas. A Companhia produz ainda Cobre, Bauxita, Potssio, Caulim, Alumnio e Alumina (Prospecto Definitivo de Distribuio Pblica, 2006). A Companhia opera mais de 9 mil quilmetros de malha ferroviria e oito terminais porturios prprios, que so integrados com suas operaes de minerao. Alm disso, diretamente e atravs de suas Controladas e de Joint Ventures, possui importantes investimentos em negcios relacionados a alumnio, energia e ao. A Companhia tem participao acionria em oito usinas hidreltricas, com capacidade projetada total de 2.509 MW (da qual sua parte corresponde a 991,4 MW), estando seis em operao (Igarapava, Porto Estrela, Funil, Candonga, Aimors e Capim Branco I), uma em implantao (Capim Branco II) e uma em licenciamento (Estreito), bem como participa no capital social de trs empresas produtoras de ao. Dentre os produtos relacionados ao alumnio, a Companhia produz Bauxita, Alumina e alumnio, por meio da Albras, Alunorte, MRN e Valesul, nas quais a Companhia tem participao no capital social ou atua atravs de Joint Ventures.

A CVRD est presente em 18 pases, quais sejam Brasil, Estados Unidos, Argentina, Chile, Peru, Frana, Sua, Noruega, Gabo, Angola, Moambique, frica do Sul, ndia, Monglia, China, Japo, Austrlia e Guin (Prospecto Definitivo de Distribuio Pblica, 2006). Nossa misso transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentvel. Nossa viso ser a maior empresa de minerao do mundo e superar os padres consagrados de excelncia em pesquisa, desenvolvimento, implantao de projetos e operao dos negcios. Para atingir tal objetivo, estamos ampliando a nossa capacidade nas atividades de explorao de minrio de ferro e nquel e aumentando a nossa diversificao geogrfica e de produtos, assim como a nossa capacidade logstica. Estamos investindo no crescimento orgnico dos nossos negcios principais, a partir de um processo estratgico de planejamento de longo prazo. Regularmente, analisamos oportunidades de fazer aquisies estratgicas. Aplicamos uma rgida disciplina de gesto de capital para aumentar o retorno sobre o investimento e retorno total aos nossos acionistas. A parti dos dados abordados acima se pode afirmar que a CVRD uma companhia de grande prestigio e consolidada no mercado, porm tem um ponto fraco que a venda somente de minrio bruto o que no agrega valor nenhum ao produto o contrario acontece nos pases desenvolvidos que compram este minrio bruto e aps transforma eles em produtos de alta tecnologia como: Avies, Navios, Carros e outros produtos que so vendidos a preos carssimos para o Brasil, nesse sentido importante que a inovao esteja sempre presente no sentido de criar novos processos e com isso novos produtos que agreguem valor ao minrio extrado.

2 REVISO BIBLIOGRAFICA O conceito de inovao bastante amplo, e depende, principalmente, da sua aplicao. De forma sucinta, se considera que inovao a explorao com sucesso de novas ideias. E representa sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefcios. Dentre as vrias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovaes de produto ou de processo so conhecidas como inovaes tecnolgicas. Outros tipos de inovaes podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negcio, novos processos e mtodos organizacionais. Ou, at mesmo, novas fontes de suprimentos. De acordo com Instituto Inovao (2008) as pessoas frequentemente confundem inovao e processos de inovao com melhoria contnua e processos relacionados a esse tema. Para que uma inovao seja caracterizada como tal, necessrio que seja causado um impacto significativo na estrutura de preos, na participao de mercado, na receita da empresa etc. As melhorias contnuas, normalmente, no so capazes de criar vantagens competitivas de mdio e longo prazo, mas de manter a competitividade dos produtos em termos de custo.

O conceito de inovao bastante variado e depende, principalmente, da sua aplicao. De forma sucinta, inovao a explorao com sucesso de novas idias. Dentre as vrias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovaes de produto ou de processo so conhecidas como inovaes tecnolgicas. Outros tipos de inovaes podem se relacionar a novos mercados, novos processos, novos modelos de negcio e mtodos organizacionais ou at mesmo novas fontes de suprimentos (INSTITUTO INOVAO, 2008). No contexto da globalizao e do livre mercado em que a competio , de certo modo, inevitvel, a dinmica de qualquer empreendimento econmico pode ser analiticamente interpretada por meio da lgica de destruio criativa, onde a fora motriz do progresso a inovao, evidenciada por produtos novos, processos novos e/ou modelos de negcios novos (CRIBB, 2007). Segundo Schumpeter Andrade (2008), a metfora destruio criativa designa o constante processo de transformao que fomenta o progresso por meio da eliminao de agentes e produtos defasados, em um cenrio de seleo em que s os agentes inovadores se sobressaem e conseguem sobreviver. Em outras palavras, a substituio de formas antigas por formas novas de produo e consumo o fator fundamental da competitividade. Nesse sentido, a inovao se identifica como um imperativo para as empresas sobreviverem e ganharem cada vez mais espao nos mercados nacionais e internacionais (CRIBB, 2007).

3 DISCUSSO

5 CONCLUSO

6 REFERNCIAS CRIBB, Andr Yves. Artigo Mudana cultural coletiva: o pr-requisito da inovao no Brasil. Publicao Jornal da Cincia em 27/11/2007. Disponvel em: http://protec.org.br/noticias/pagina/491 Acesso em 12 de dezembro de 2013. OLIVEIRA, Pedro Henrique Duarte; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa. Custos Primrios como Parmetro de Eficincia Produtiva: Uma Anlise Emprica da Companhia Vale do Rio Doce Antes e Aps a Privatizao. IN: 5 CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, So Paulo, 2002.

You might also like