You are on page 1of 15

1

Anlise de uma proposta de avaliao institucional para a escola e para instituies de Educao Infantil Vanda Mendes RIBEIRO1 (Feusp, vandaribeiro@usp.br) Cludia Oliveira PIMENTA2 (Feusp, pimentaclaudia@usp.br)

Resumo Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliao institucional para escolas e instituies de Educao Infantil presente em dois instrumentos: Indicadores da Qualidade na Educao e Indicadores da Qualidade na Educao Infantil, cujo uso tem sido recomendado pelo Ministrio da Educao. A anlise ser feita luz de critrios internacionais prprios para submeter avaliaes crtica (utilidade, factibilidade, preciso e propriedade) e tambm considerando desafios que especialistas tm colocado para o campo da avaliao (envolvimento dos stakeholders partes interessadas na avaliao; melhoria da vida das pessoas e das instituies; legitimidade frente aos responsveis pelas decises; compartilhamento de percepes). Conclui-se que os materiais mencionados tm potencial para responder maior parte desses critrios e desafios, sendo que estudos sobre sua operacionalizao em diferentes contextos so importantes para reforar, contrariar ou trazer novas evidncias. Introduo Este artigo pretende analisar uma metodologia de autoavaliao institucional para o Ensino Fundamental e a Educao Infantil sugerida pelos instrumentos Indicadores da Qualidade na Educao e Indicadores da Qualidade na Educao Infantil, elaborados respectivamente em 2003 e 2008 e publicados nos anos subseqentes. O objetivo destes instrumentos que o uso da avaliao institucional seja um meio de mobilizar profissionais da educao, alunos, familiares e demais interessados
Vanda Mendes Ribeiro mestre em Sociologia pela Unicamp e doutoranda em Educao pela FEUSP com bolsa concedida pela Capes. 2 Claudia Oliveira Pimenta professora de Histria da rede estadual de So Paulo e mestranda em Educao pela Feusp com bolsa concedida pelo projeto Observatrio da Educao/Capes.
1

para a melhoria da qualidade na educao. O Ministrio da Educao os tem recomendado e incorporado no mbito de suas polticas, sendo que a publicao do mais recente deles j surgiu como parte da poltica nacional de Educao Infantil. A anlise procurar averiguar a potencialidade da metodologia proposta nos materiais acima citados de responder, enquanto proposta de autoavaliao institucional, a padres de qualidade de avaliao internacionalmente reconhecidos e a desafios contemporneos da avaliao, expressos por especialistas da rea. Nas ltimas dcadas, a avaliao tem se tornado um procedimento cada vez mais relevante, mundialmente, nos mais variados contextos educativos e formativos. Sandra Maria Zakia Lian Sousa (2009, p.2) especialista em avaliao e pesquisadora da rea de educao afirma a tendncia da avaliao [...] se voltar a diferentes focos, como, por exemplo, aprendizagem, desempenho de alunos, planos, programas, projetos, currculos, instituies e, at mesmo, s prprias polticas educacionais. Esta tendncia, alm de se globalizar, tem gerado um movimento amplo no sentido da criao de materiais e subsdios para a aplicao dessas avaliaes, nem sempre muito confiveis:
O campo [da avaliao] vai continuar a se propagar rapidamente pelo globo at haver poucos pases, territrios, provncias, estados e municpios onde a avaliao no seja feita pelo menos de vez em quando. (WORTHEIN; SANDERS; FITZPATRICK, 2004, p. 676) Daqui e dali surgem verdadeiros kits prontos a usar para avaliar professores, escolas e sistemas educativos. Tudo em nome de uma qualidade, de uma eficincia e de uma eficcia que, em rigor, nem sempre sero discutidas com clareza e com a desejvel e necessria profundidade. (FERNANDES, 2007, p. 2)

No Brasil, segundo Romualdo Portela de Oliveira (2006, p. 99), nos ltimos anos, procurou-se disseminar uma cultura de avaliao. Sua forma mais visvel foi o estabelecimento de diversos tipos de avaliaes sistmicas. Entre estas, o SAEB (Sistema de Avaliao da Educao Bsica). E apesar das resistncias (...) o passar do tempo tem feito com que tais mecanismos ampliem sua abrangncia

(OLIVEIRA, 2006, p. 103). Entretanto, se a avaliao externa do desempenho dos alunos por meio de teste de larga escala se coloca como elemento central para o desenho de polticas de educao bsica no pas, o mesmo no se pode dizer da autoavaliao institucional. De acordo com Mary ngela Brandalise (s/d, p. 3), a autoavaliao institucional uma discusso recente, uma prtica ainda a ser construda nos espaos escolares. uma modalidade de avaliao que carece de maior aprofundamento terico e metodolgico, particularmente no contexto brasileiro. Sousa (1999, p. 83) afirma que a perspectiva de avaliao institucional na educao bsica bastante recente no Brasil.
A discusso sobre avaliao institucional direcionada para a educao bsica recente no Brasil. O que temos acumulado so contribuies trazidas, desde os anos 80, relativas avaliao das instituies de ensino superior, as quais podem ajudar-nos na proposio e desenvolvimento de propostas para a escola bsica [...].

Para Heraldo Marelim Vianna (2000, p. 110), o debate internacional sobre avaliao aponta alguns critrios para sua anlise, tais como: rigor/preciso, utilidade, factibilidade/exeqibilidade e propriedade. Os critrios surgiram no incio da dcada de 80, nos EUA e so chamados de Standarts for Evaluations of Educational Programs, Projects and Materials (Padres para Avaliao de Programas, Projetos e Materiais Educacionais). Esses padres objetivaram enfrentar uma srie de abusos que vinham sendo cometidos com a proliferao de avaliaes realizadas na rea educacional. Sua elaborao envolveu um grande nmero de pessoas e vrios anos de rduo trabalho cooperativo, em que importantes organizaes cientficas norte-americanas se fizeram representar3.
Os padres de avaliao esto agrupados em quatro grupos, de acordo com os atributos de uma avaliao: sua utilidade; sua factibilidade; sua propriedade (adequao; correo) e sua preciso. Os padres de utilidade refletem o consenso na literatura relacionado necessidade de a avaliao de programas ser responsiva s indagaes das clientelas. Os padres, em geral, exigem que os avaliadores conheam as vrias audincias interessadas nos resultados da avaliao, estabeleam as informaes de que precisam, e apresentem clara e concisamente informaes relevantes no tempo prprio. Os padres relacionados factibilidade (ponderam a avaliao) em termos materiais e de custos-benefcios.
3

Segundo Vianna o processo de definio dos padres durou cinco anos, de 1976 a 1980. (2000, p. 112)

A avaliao exige um plano definido, operativo, prtico e parcimonioso em relao aos recursos financeiros. Ou seja, o padro factibilidade significa ser: realista, prudente, politicamente vivel e parcimonioso, no dizer de Stufflebeam e Madaus (In: Madaus et al., 1993). O terceiro grupo de padres sua propriedade reflete o fato das avaliaes afetarem as pessoas de diferentes modos; assim, so padres que garantem os direitos das pessoas e os protegem, considerando que muitas avaliaes tm implicaes ticas. (...) Os padres relacionados com a preciso demandam que as informaes levantadas sejam tecnicamente adequadas e que as concluses estabelecidas estejam logicamente relacionadas aos dados. (VIANNA, 2000. p. 120-121)

O cumprimento de tais critrios est diretamente relacionado com a capacidade de uma avaliao responder adequadamente a certos desafios. Dentre eles, o envolvimento dos stakeholders (partes interessadas na avaliao); a percepo dos diferentes significados que os stakeholders podem atribuir qualidade do que est sendo avaliado; a explicitao de conflitos e problemas; a mediao de negociaes; a contribuio para a melhoria das pessoas e das instituies (FERNANDES, 2007; s/d); e a capacidade da avaliao se fazer legitimar junto aos responsveis pelas decises. (FITZPATRICK ; CHRISTIE; MARK, 2009) Os dois instrumentos aqui analisados so compostos de duas partes principais: a primeira uma sugesto de metodologia para operacionalizar a autoavaliao institucional participativa; a segunda traz um conjunto de indicadores que oferece parmetros para a autoavaliao. Para analisar os referidos instrumentos, este artigo tratar, primeiramente, de descrever e analisar o modo como o conjunto de indicadores foi elaborado; em seguida, ser descrita e analisada a metodologia de autoavaliao sugerida nos dois documentos. A elaborao dos sistemas de indicadores presentes nos materiais4 Os Indicadores da Qualidade na Educao foram elaborados primeiramente para o Ensino Fundamental, no ano de 2003, sob coordenao de um conjunto diverso de instituies: uma organizao no governamental (Ao Educativa, com sede em
Em 2005, foi publicado no Caderno de Pesquisas por Vera Masago Ribeiro, Vanda Mendes Ribeiro e Joana Buarque de Gusmo, artigo que trata da elaborao do sistema de indicadores e da metodologia de operacionalizao da autoavaliao voltada para o Ensino Fundamental, de forma mais detalhada. Nesse artigo as autoras nomeiam o conjunto de dimenses, indicadores e perguntas como sendo um sistema de indicadores, nomenclatura esta que ser aqui adotada (ver: RIBEIRO; RIBEIRO; GUSMO, 2005, p. 239).
4

So Paulo), dois organismos internacionais (Pnud e Unicef), e governo federal (Inep e Coordenadoria de Articulao e Fortalecimento Institucional dos Sistemas Escolares Cafise, vinculada Secretaria da Educao Bsica, do MEC)5. Em 2008, seguindo a mesma metodologia, foram organizados os Indicadores da Qualidade na Educao Infantil. A coordenao da elaborao desse segundo instrumento esteve a cargo da Ao Educativa, Unicef, Fundao Orsa, Undime e Coordenadoria-Geral da Educao Infantil Coedi, vinculada Secretaria de Educao Bsica, do MEC. Os dois materiais se apresentam como instrumentos de avaliao institucional participativa cujo objetivo ajudar a comunidade escolar na avaliao e na melhoria da qualidade da escola. (AO EDUCATIVA et al., 2007, p.5). Em ambas as publicaes, os indicadores encontram-se divididos em sete diferentes dimenses de qualidade. As dimenses so elementos fundamentais que devem ser considerados pela escola na reflexo sobre sua qualidade (Ao Educativa et al., 2007, p. 5) ou aspectos fundamentais para a qualidade (SEB/MEC, 2009, p. 19). Na publicao voltada para o Ensino Fundamental, cada dimenso possui cerca de seis indicadores. Na publicao Indicadores da Qualidade na Educao Infantil, o nmero de indicadores por dimenso menor: cerca de trs para a maior parte das dimenses. Vinculado a cada um dos indicadores propostos, h ainda um conjunto de perguntas. Segue abaixo, um exemplo, retirado da publicao de 2009, que mostra a estrutura do conjunto de dimenses, indicadores e perguntas.

Dimenso 1: Planejamento Institucional Indicador 1. Proposta pedaggica consolidada 1.1. A instituio tem uma proposta pedaggica em forma de documento, conhecida por todos? 1.2. A proposta pedaggica foi elaborada e periodicamente atualizada com a participao das professoras, demais profissionais e famlias, considerando os interesses das crianas? Indicador 2. Planejamento, acompanhamento e avaliao
A primeira publicao dos Indicadores da Qualidade na Educao de 2004. Em 2007 foi publicada uma nova verso que incluiu outra dimenso da qualidade - Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita, e outras alteraes. Os Indicadores da Qualidade na Educao Infantil foram elaborados em 2008 e publicados em 2009.
5

2.1. As professoras planejam e avaliam as atividades, selecionam materiais e organizam os ambientes periodicamente? 2.2. As professoras organizam o tempo e as atividades de modo a permitir que as crianas brinquem todos os dias, na maior parte do tempo, tanto nas reas externas quanto internas? Nesta dimenso - Planejamento Institucional - usada como exemplo, h ainda outro indicador com seu conjunto de perguntas. Vale observar que logo aps o anncio de cada dimenso h um texto curto, numa linguagem simples, explicando as razes pelas quais aqueles indicadores que pertencem a essa dimenso so importantes. As duas publicaes aqui estudadas explicitam a contribuio de amplos grupos tcnicos no processo de definio do sistema de indicadores. Analisando as instituies componentes de tais grupos tcnicos observa-se que foram constitudos por especialistas de universidades, organizaes no governamentais, fundaes empresariais, autarquias, instituies representativas da rea da educao, organismos internacionais e membros do governo federal, em geral, da Secretaria de Educao Bsica do MEC. Observa-se que para a elaborao dos sistemas de indicadores foram realizadas vrias reunies do grupo tcnico, oficinas regionais (no caso do material focado na Educao Infantil) e pr-testes de verses preliminares.
Contando com um estudo preliminar e uma primeira sistematizao [...], esse grupo de trabalho reuniu-se para definir as linhas gerais do projeto. [...] Com essas referncias, elaborou-se uma verso preliminar do sistema. Membros do grupo de trabalho mobilizaram-se para, articulados com escolas interessadas, utilizar experimentalmente o instrumental, com vistas a testar sua adequao [...] e reunir dados para seu aperfeioamento. Foram envolvidas nessa etapa do trabalho 14 escolas distribudas nas cinco regies do territrio nacional. (RIBEIRO, RIBEIRO e GUSMO, 2005, p. 235). O desenvolvimento do trabalho contou com a participao de um Grupo de Trabalho, composto por representantes de entidades, fruns, conselhos, professores, gestores, especialistas e pesquisadores da rea, que se reuniu ao longo de um ano para elaborar a primeira verso. Essa verso foi discutida e alterada em 8 (oito) Seminrios Regionais e, aps a incorporao das sugestes, foi pr-testada em instituies de educao infantil, pblicas e privadas, de 9 (nove) unidades federadas (SEB/MEC, 2009, p. 7)

Tais estratgias adotadas para elaborao dos materiais tm potencial de dialogar com, pelos menos, trs questes relevantes quando se trata de avaliao, segundo especialistas. A primeira delas diz respeito importncia do apoio dos responsveis pelas decises para que os resultados da avaliao sejam utilizados, conforme afirma David Fetterman (FITZPATRICK; CHRISTIE; MARK, 2009, p. 107). A presena de instituies representativas da rea educacional no grupo tcnico que contribuiu com a elaborao dos sistemas de indicadores legitima os materiais aumentando sua potencialidade de serem aceitos junto aos gestores da rea, o que, por sua vez, aumenta o seu potencial de utilidade. Relate-se, por exemplo, que a Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao Undime e o MEC fizeram parte, no somente do grupo tcnico, como tambm do grupo que coordenou a elaborao dos Indicadores da Qualidade na Educao Infantil. O sistema de indicadores foi elaborado com a participao de segmentos das comunidades escolares e de Educao Infantil (em oficinas regionais, pr-testes e oficinas nacionais). Ou seja, houve reconhecimento, ainda na fase de elaborao dos parmetros de avaliao, da importncia de envolver os stakeholders em processos avaliativos, ponto central em avaliaes, segundo Domingos Fernandes (s/d, p. 6). Por fim, ressalte-se que o sistema de indicadores foi construdo com a participao de especialistas. De acordo com Blaine Worthein, James Sanders e Jody Fitzpatrick (2004, p. 353), fundamental, em processos avaliativos, ouvir a opinio dos especialistas em contedos que se relacionam com o objeto a ser avaliado. Pode-se dizer, com base em afirmaes de especialistas em avaliao, que o dilogo que a metodologia de elaborao dos sistemas de indicadores denota ter mantido com desafios prprios de processos avaliativos faz com que os materiais aqui analisados, adquiram caractersticas que potencializam seus nveis de utilidade (no que tange legitimidade junto aos responsveis pelas decises) e preciso (devido participao de especialistas que garantem relao com as teorias sobre educao e participao de pessoas que representam os stakeholders).

A metodologia de autoavaliao institucional presente nos materiais Para facilitar a anlise da metodologia sugerida para operacionalizar a autoavaliao participativa nas escolas e instituies de Educao Infantil, a referida metodologia foi dividida em cinco fases: 1. Criao de um grupo coordenador do projeto na instituio de Educao Infantil ou escola. 2. Mobilizao da comunidade escolar. 3. Avaliao. 4. Planejamento. 5. Monitoramento. Na fase 1, a metodologia de ambos os instrumentos aqui analisados sugere a criao de um grupo coordenador que dever cuidar, na instituio, da organizao das demais fases para o uso dos instrumentos aqui analisados (prevendo locais, materiais, meios de mobilizar a comunidade, etc.).
Recomendamos que a escola constitua uma equipe para organizar o processo, planejar como ser feita a mobilizao da comunidade, providenciar os materiais necessrios e preparar espaos para as reunies dos grupos, a plenria final e tambm as atividades relativas ao planejamento (Ao Educativa et al., 2007, p. 9).

Fica claro que a opo do material pela avaliao interna, da integral responsabilidade de um grupo de participantes directos da comunidade escolar (FERNANDES, s/d, p. 5). No se tratando, portanto, de avaliao externa. Vale pena citar aqui as vantagens e desvantagens da avaliao interna, segundo Fernandes (s/d, p. 6):
verdade que a avaliao interna, ao ser realizada por pessoas que esto directamente envolvidas no programa, pode descrever com mais autenticidade e com mais profundidade o que, realmente, est acontecendo. Mas tambm verdade que a avaliao nestas condies pode correr o risco de ser demasiado parcial e enviesada.

Resultados parciais de uma avaliao dizem respeito ao critrio preciso. Seria importante investigar se a operacionalizao concreta dessa metodologia implica em resultados de tal modo parciais ou enviesados a ponto de infringir esse critrio. Ou

se caractersticas da proposta, tal como a participao de todos na avaliao, que se reporta triangulao de informaes, um dos modos de evitar, segundo Fernandes (s/d, p. 6), a falta de rigor, so suficientes para fazer frente problemtica. Na fase 2, o grupo coordenador define e executa formas de efetivar a mobilizao da comunidade. O documento explicita como sendo esse um momento importante:
A mobilizao da comunidade escolar para participar da avaliao o primeiro ponto importante no uso dos Indicadores. Quanto mais segmentos e pessoas participarem da avaliao da escola e se engajarem em aes para sua melhoria, maiores sero os ganhos para a sociedade e para a educao. Por isso, muito importante que todos os segmentos da comunidade sejam convidados a participar, no somente aqueles mais atuantes no dia-a-dia. (Ao Educativa et al., 2007, p. 9).

A preocupao expressa no material com a mobilizao da comunidade se apresenta como coerente com seu objetivo de ajudar a comunidade escolar na avaliao e na melhoria da qualidade da escola. A publicao traz vrias sugestes sobre como possvel fazer essa mobilizao:
A escola deve usar criatividade para mobilizar pais, alunos, professores, funcionrios e outras pessoas da comunidade para o debate sobre sua qualidade. Cartas para os pais, faixa na frente da escola, divulgao no jornal ou na rdio local e discusso da proposta em sala de aula so algumas possibilidades. (Ao Educativa et al., 2007, p. 9 e 10).

A valorizao da fase de mobilizao da comunidade e da idia de que a melhoria da qualidade da educao na escola depende da participao dos stakeholders no processo avaliativo e de planejamento evidencia, mais uma vez, esforos da metodologia de buscar responder ao desafio do envolvimento dos stakeholders. Fernandes considera que:
A participao na avaliao de, pelo menos, os principais intervenientes num dado projeto, garante a diversidade de pontos de vista sobre o seu mrito e o seu valor, permitindo uma viso mais rigorosa das realidades que se pretendem avaliar. (FERNANDES, s/d, p. 6)

10

A fase 3, referente sugesto sobre como realizar a autoavaliao participativa propriamente dita, a que toma mais espao no total de explicaes sobre como se operacionaliza o uso dos instrumentos aqui analisados. O material sugere que as escolas de Ensino Fundamental ou instituies de Educao Infantil destinem entre 4 a 6 horas de trabalho para a realizao da autoavaliao. Ou seja, preciso agendar meio ou um dia de trabalho para esta fase. Segundo a metodologia sugerida nas duas publicaes, esse momento comea com a reunio de todos os participantes (que, pela proposta, devem se constituir de todos os segmentos da comunidade escolar professores, familiares, alunos, diretores, coordenadores pedaggicos, demais funcionrios, membros de associaes locais, representantes de conselhos, etc.) em um mesmo espao. Algum do grupo coordenador explica, ento, os objetivos da reunio e expe como ser organizado o momento de autoavaliao.
Uma exposio para iniciar os trabalhos no dia da avaliao por meio de cartazes, murais, quadros, retroprojetor ou Power Point pode ajudar na compreenso do objetivo dos Indicadores da Qualidade na Educao Infantil e de quais sero os passos para o planejamento e a organizao da avaliao. (SEB/MEC, 2009, p. 18)

Em

seguida,

os

participantes

so

divididos

em

grupos

constitudos

por

representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Cada grupo fica responsvel por debater os indicadores e perguntas de uma dimenso. Os locais para a reunio desses grupos devem estar previamente preparados e sinalizados. Indica-se que o nmero de pessoas por grupo no ultrapasse vinte, para facilitar a participao de todos.
Os participantes devem dividir-se em grupos por dimenses. Cada grupo deve ser composto por representantes dos vrios segmentos da comunidade escolar e eleger um coordenador e um relator, sendo este ltimo responsvel por tomar nota e expor na plenria o resultado da discusso do grupo. (Ribeiro, Ribeiro e Gusmo, 2005, p. 240)

Nos grupos, o coordenador responsvel por verificar se todos entenderam e cuidar que todos falem, considerando o tempo previsto. O trabalho iniciado com a leitura do texto que apresenta a dimenso. Em seguida, a orientao que seja feita a leitura de um indicador e do conjunto de perguntas a ele relacionadas. A discusso

11

ento deve ser iniciada, com o grupo respondendo primeira pergunta. As perguntas presentes no documento referem-se a aes, atitudes ou situaes que mostram como est a instituio em relao ao tema abordado pelo indicador (SEB/MEC, 2009, p. 20). Discutida uma pergunta, o grupo lhe atribui uma cor: vermelha, amarela ou verde.
Caso o grupo avalie que essas prticas, atitudes ou situaes esto consolidadas na escola, dever atribuir-lhes cor verde, pois podem ser consideradas boas. O instrumental claro ao dizer que, nesse caso, a escola est num bom caminho no constante processo de melhoria da qualidade, sendo ele infinito. Se na escola, essas atitudes, prticas ou situaes ocorrem, mas no podem ser consideradas recorrentes ou consolidadas, o grupo lhes atribuir cor amarela. Elas merecem cuidado e ateno. Caso o grupo avalie que na escola essas atitudes, situaes ou prticas so inexistentes ou quase inexistentes, ir atribuir-lhes cor vermelha, pois exigem interveno imediata. (RIBEIRO, RIBEIRO E GUSMO, 2005, p. 240) Aps terminar de avaliar e atribuir cores a todas as perguntas do primeiro indicador, o grupo faz uma discusso e atribui uma cor ao primeiro indicador. O grupo passa ento a tratar do segundo indicador. [...] Quando todas as perguntas e indicadores tiverem recebido suas cores, o grupo ter terminado sua primeira tarefa e poder ir para a plenria. (SEB/MEC, 2009, p. 22)

Na plenria, os relatores, com o apoio de um quadro-sntese6, expem o resultado da avaliao feita por seu grupo. A exposio dos relatores plenria deve girar em torno de dois pontos: apresentao resumida da discusso do grupo e relato das justificativas para a escolha das cores atribudas a cada um dos indicadores (SEB/MEC, 2009, p. 25) Todos os participantes podem rediscutir as definies dos grupos, debater as dvidas visando a um retrato comum da qualidade da educao. Definido esse retrato comum, passa-se ento para a definio das prioridades de ao que sero a base para a elaborao de um plano de ao, tambm de forma participativa. possvel considerar que a proposta possui potencial de factibilidade: possibilita a avaliao da escola de Ensino Fundamental ou da Instituio de Educao Infantil,

Orienta-se que esse quadro fique em local visvel.

12

com a participao da comunidade, em um tempo relativamente curto. Corrobora tambm este potencial, o fato de que os materiais necessrios ao processo de autoavaliao (fotocpias, lpis de cor, papel, canetas), so de uso cotidiano de escolas e de instituies de Educao Infantil, alm de pouco dispendiosos. Ainda sobre essa fase (3), vale pena discutir a proposta de diviso de grupos de trabalho com a presena de todos os segmentos da comunidade escolar e a plenria, tambm composta por todos esses segmentos. Evidencia-se aqui, a radicalizao da proposta de participao de todos no processo avaliativo: pela metodologia, todos respondem perguntas, atribuem cores a elas e tambm aos indicadores. A atribuio de cores aos indicadores ocorre depois de serem atribudas cores s perguntas vinculadas a um dado indicador. No uma mdia. A discusso e a negociao so, potencialmente, um imperativo. Esse talvez seja o ponto mais forte da metodologia em relao sua busca de responder adequadamente ao desafio de envolver os stakeholders nos processos avaliativos; e tambm ao desafio de fazer com que, no processo de autoavaliao, se explicite as diferentes percepes desses stakeholders sobre a qualidade do que avaliado (nesse caso, a qualidade da educao que se realiza na escola de Ensino Fundamental ou instituio de Educao Infantil que usa o material). A fase 4 o momento da elaborao do plano de ao. Os documentos sugerem que seja agendado outro dia para sua consecuo - para que o processo no seja cansativo. [...] Pode-se tambm tirar uma comisso representativa de todos os segmentos da equipe e da comunidade (incluindo familiares), que se reunir em outro momento com o objetivo de elaborar o plano de ao (SEB/MEC, 2009, p. 25) A fase 5, e ltima, diz respeito ao monitoramento do plano de ao. Sugere-se que seja criada uma comisso para acompanhar a realizao do plano e os problemas que surgem no processo. Indica-se que uma nova autoavaliao seja organizada a cada um ou dois anos. E tambm que seja exposto, em local visvel na instituio, um painel com as cores atribudas aos indicadores trazidos nas publicaes, visando a facilitar o acompanhamento dos resultados advindos do plano de ao, pela comunidade.

13

As fases 4 e 5 planejamento e monitoramento do plano de ao remetem discusso sobre a utilidade dos processos avaliativos. Fernandes (2007, p. 3-4) afirma que:
[...] preciso compreender que a avaliao, por si s, no resolve rigorosamente problema nenhum. Uma boa avaliao traduz com rigor uma dada realidade ou um dado fenmeno e, nesse sentido, ajuda-nos a compreend-lo melhor. Conseqentemente, a avaliao contribui para que as aces humanas destinadas a melhorar e a transformar a realidade social sejam mais informadas e inteligentes.

A presena de uma proposta de planejamento e de monitoramento que se alia proposta de avaliao institucional reafirma o esforo da metodologia aqui analisada de dialogar com o critrio de utilidade, com vistas a responder ao desafio de melhorar a vida das pessoas e das instituies. E aumenta o potencial de que, de posse dos resultados da autoavaliao participativa, as aes a serem definidas e implementadas coletivamente, sejam mais informadas e inteligentes. Quanto aos critrios relativos propriedade (proteo das pessoas, considerao ao fato de que todas as pessoas esto implicadas de algum modo no processo avaliativo, questes ticas), possvel afirmar que, ao convocar todos os segmentos da comunidade a participar da autoavaliao, a metodologia aqui apresentada considera que todos os membros de uma instituio esto, necessariamente, implicados quando o mesmo se inicia. Permitir que todos tenham voz pode ser um meio de proteo de cada um. Entretanto, em relao ao critrio propriedade, preciso ter em conta tratar-se de algo que se remete a conflitos prprios da aplicao de uma metodologia de avaliao. Para maiores consideraes, h que se verificar como os processos de avaliao realizados por meio dos instrumentos aqui analisados ocorrem na prtica e em diferentes contextos. Concluso A anlise da metodologia de avaliao institucional para escolas e instituies de Educao Infantil dos Indicadores da Qualidade na Educao e Indicadores da Qualidade na Educao Infantil mostrou que a proposta metodolgica de avaliao

14

conta com alto grau de factibilidade / exeqibilidade por no exigir um custo alto e nem muito tempo. Foi tambm identificada potencialidade dos referidos instrumentos envolverem os diferentes segmentos da comunidade escolar em momentos que podem levar explicitao de suas percepes sobre a educao que se efetiva no mbito da escola ou da instituio de educao infantil; e a potencialidade desses instrumentos favorecerem o dilogo e a reflexo sobre as aes, atitudes e situaes relevantes para o processo educacional. A metodologia aqui analisada pode tambm levar a solues pensadas coletivamente, s quais podero subsidiar encaminhamentos mais informados no mbito da escola ou da instituio de Educao Infantil rumo ao cumprimento do critrio utilidade. Verificou-se ainda que os instrumentos oferecem parmetros para a avaliao (dimenses, indicadores e perguntas) com grandes chances de serem considerados legtimos pelos responsveis pelas decises no mbito das instituies escolares e de Educao Infantil, ou mesmo no mbito de rgos dirigentes das redes de ensino, tendo em vista que foram construdos com base em consensos entre especialistas, representantes de instituies da rea educacional e de usurios. O modo como os sistemas de indicadores foram elaborados faz crescer o potencial de rigor dos processos avaliativos realizados por meio dos instrumentos aqui analisados por terem sido criados com a participao de especialistas em educao. E por terem sido testados. Entretanto, somente a anlise de aplicaes da metodologia poderia mostrar com maior preciso como os instrumentos em questo reagem frente ao problema da parcialidade, risco prprio de processos de autoavaliao. Em relao ao quesito propriedade, pode-se dizer que a metodologia denota esforo em dar voz a todos os membros das instituies escolares e de Educao Infantil. E que isso pode ser um fator de proteo de cada um. Porm, situaes relativas tica e avaliao so inerentes s tenses que se estabelecem no mbito dos processos de operacionalizao de autoavaliaes, variando de acordo com os contextos, estando menos explcitas nos desenho das metodologias de avaliao.

15

Referncias Bibliogrficas AO EDUCATIVA et al. Indicadores da qualidade na educao. So Paulo: 2007. BRANDALISE, Mary A. Auto-avaliao da escola: processo construdo coletivamente nas instituies escolares. So Paulo: s/d. Mimeografado. FERNANDES, Domingos. Limitaes e potencialidades da avaliao educacional. Lisboa: 2007. Mimeografado. ______. Avaliao de programas e projetos. Lisboa: s/d. Mimeografado. FITZPATRICK, J.; CHRISTIE, C.; MARK. M. Evaluation in action: interviews with expert evaluators. London: Sage, 2009. Cap. 5. RIBEIRO, Vera M.; RIBEIRO, Vanda M.; GUSMO, Joana B. Indicadores de qualidade para a mobilizao da escola. In: Cadernos de Pesquisa. v. 35, n. 124, p. 227-251, jan/abr. 2005. SECRETARIA DE EDUCAO BSICA/MINISTRIO DA EDUCAO. Indicadores da qualidade na educao infantil. Braslia: SEB/MEC, 2009. SOUSA, Sandra M. Z. L. Avaliao institucional: elementos para discusso. In: O ensino municipal e a educao brasileira. Secretaria Municipal de Educao de So Paulo / Fundao de Apoio Faculdade de Educao. So Paulo: Fafe, 1999. SOUSA, Sandra M. Z. L. Avaliao e gesto da educao bsica. In: Dourado, Luiz. Polticas e gesto da educao no Brasil: novos marcos regulatrios? So Paulo: Editora Xam, 2009. VIANNA, Heraldo M. Avaliao Educacional: teoria, planejamento, modelos. So Paulo: Ibrasa, 2000. WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Identificao e seleo de perguntas e critrios de avaliao. In: Avaliao de Programas: concepes e prticas. So Paulo: Editora Gente, 2004. Cap. 14. ______. O futuro da avaliao. In: Avaliao de Programas: concepes e prticas. So Paulo: Editora Gente, 2004. Cap. 23. ______. Avaliaes centradas nos participantes. In: Avaliao de Programas: concepes e prticas. So Paulo: Editora Gente, 2004. Cap. 10.

You might also like