You are on page 1of 1

O ENSASMO CORSRIO DE PASOLINI EM OS JOVENS INFELIZES

Cludia Tavares Alves (clautalves@gmail.com)


INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM (IEL) - UNICAMP

PIBIC - CNPq
Palavras-Chave: Literatura italiana Ensasmo - Pasolini Introduo
Pier Paolo Pasolini, autor italiano de vasta e mltipla obra, se dedicou com especial ateno a escrever ensaios sobre vrios temas. Entre esses ensaios, os dedicados a sociedade e poltica tem papel essencial para quem pretende compreender as incongruncias vividas pela Itlia nos anos posteriores Segunda Guerra Mundial. Este estudo se foca especificamente nos ensaios acerca desse tema reunidos na antologia brasileira Os jovens infelizes, publicada em 1990, organizada por Michel Lahud e traduzida em parceria com Maria Betnia Amoroso, a fim de avaliar a importncia desses ensaios na configurao de uma idia de juventude italiana e explorar o ensasmo na forma particular que Pasolini o utilizou.

Metodologia
Esse estudo se desenvolveu a partir da leitura da antologia Os jovens infelizes e de textos crticos sobre Pasolini, como A vida clara e A paixo pelo real, alm de ttulos sobre a teoria do ensaio, entre eles Ensaio sobre a essncia do ensaio, de Slvio Lima, e La forma del saggio, de Berardinelli.

Discusso
A concepo de ensaio a que nos aproximamos baseada na liberdade de opinio do autor, na qual a originalidade e o pensar crtico tem grande valor. No ensasmo praticado por Pasolini a inteno do escritor ser crtico e, com isso, gerar alguma mudana no mundo. Nos anos 1970, na fase conhecida como corsarismo, o escritor quer denunciar o modelo consumista e falsamente tolerante implantado na Itlia. Para tanto, a escolha do gnero ensaio parece ser a mais pertinente, pois enaltece o posicionamento crtico do escritor, sua liberdade de expresso e seu tom de denncia. Os jovens so apresentados como vtimas do contexto denunciado por Pasolini vtimas involuntrias, que nasceram imersos nesse universo burgus imposto a eles.

Concluso
grande a contribuio do ensasmo corsrio de Pasolini at os dias de hoje. Retornar aos seus ensaios polticos e sociais das dcadas de 1960 e 1970 importante para podermos entender como um intelectual conseguiu antecipar os movimentos sociais que vivemos hoje em dia. Partindo da Itlia ps-industrializada, Pasolini oferece tambm um retrato do que aconteceria posteriormente aos pases subdesenvolvidos, entre os quais se encontra o Brasil.

Referncias
Pasolini, P. P. Os jovens infelizes: antologia de ensaios corsrios. So Paulo: Brasiliense, 1990. Amoroso, M. B. Pier Paolo Pasolini. So Paulo: Cosac & Naify, 2002. Lahud, M. A vida clara: linguagens e realidade segundo Pasolini. So Paulo: Companhia das Letras; Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

You might also like