You are on page 1of 4

F sica Geral e Experimental III

Prof. Jonatan Silva 29 de novembro de 2012 Aula I- Elementos Resistivos Lineares e N ao-Lineares

Elementos Resistivos - A Lei de Ohm

G. S. Ohm estabeleceu experimentalmente que a intensidade da corrente el etrica que passa por um condutor met alico homog eneo e proporcional a queda de potencial U no condutor 1 I= U (1) R onde R e a resist encia el etrico do condutor (unidade: (ohm)). Nesta aula estudaremos as carcter sticas de elementos resistivos, trataremos quantitativamente algumas grandezas u teis na teoria e trabalharemos tamb em com a lei de Ohm.

1.1

Objetivos

O objetivo desta experi encia estudar as curvas caracter sticas de tens ao versus corrente el etrica de elementos resistivos lineares e n ao lineares.

1.2

Introdu c ao

Em um circuito el etrico, os elementos apresentam um resist encia a ` passagem da corrente el etrica. A lei de Ohm estabelece uma rela c ao entre a diferen ca de potencial nos terminais do elemento e a corrente el etrica que o atravessa.

1.3

Resistor de Carbono

Em em resistor, a resist encia el etrica e constante dentro das especica co es do fabricante (temperatura, tens ao e corrente), assim, ao aplicar-se diferen cas

de potenciais nos terminais de um resistor espera-se quer a corrente seja proprocional a ` esta diferen ca.

1.4

L ampada de Filamento

O lamento de uma l ampada, ao ser submetido a uma diferen ca de potencial, se comportar a de maneira diferente de um resistor. A sua resist encia el etrica poder a ser ajustada pelo polin omio: R(T ) = R0 [1 + (T T0 ) + (T T0 )2 + (T T0 )3 + . . .] (2)

onde , , s ao constantes caracter sticas em T = T0 e T0 e a temperatura quando resist encia for R = R0 .

1.5

Diodo Semicondutor

O diodo e um dispositivo semicondutor constitu do de uma pe ca u nica, um dos lados e impuro possui excesso de buracos livres como sendo os portadores de cargas possitivas (tipo p), o outro lado possui um excesso de el etrons livres como portadores de cargas negativas (tipo n). A regi ao de contato entre os dois lados e chamada de jun ca o p-n. O terminal positivo da jun ca op-n e chamado de a nodo e o terminal negativo de c atodo.

Figura 1: Representa ca o esquem atica de um diodo semicondutor, diodo (dispositivo), em um circuito el etrico. Ao ligarmos o terminal positivo e o negativo de uma bateria ao a nodo ao c atodo do diodo, o campo el etrico criado no diodo far a os el etrons escoarem da regi ao n para a p e os buracos escoarem da regi ao p para n induzindo uma corrente (polariza c ao direta). Invertendo-se a polaridade da pilha, os buracos escoar ao para a regi ao p e os el etrons para a regi ao n produzindo uma corrente nula (polariza c ao inversa).

1.6

Experi encia

Escolha o resistor com maior valor de resist encia el etrica. Me ca o seu valor com o multiteste e fa ca a leitura por meio do c odigo de cores. Anote os valores.

Figura 2: Esquema de cores e como fazer a leitura em um resistor. Sobre a bancada temos alguns resistores, uma l ampada e um diodo semicondutor. Monte um circuito em s erie com um resistor a fonte de tens aocorrente. Certif que-se que todos os elementos estejam rmemente conectados. Resistor Fa ca leituras de corrente para a voltagem variando de 0 V at e 10 V. Anote os valores com as respectivas incertezas. L ampada Anote as especica co es da l ampada. Monte um circuito em s erie com a l ampada e a fonte de tens ao-corrente. Fa ca leituras de corrente para a voltagem variando de 0 V at e voltagem especicada na l ampada.

Diodo Anote as especica co es do diodo. Monte um circuito em s erie com o diodo, polarizado inversamente, e a fonte de tens ao-corrente. Fa ca leituras de corrente para a voltagem variando de 0 V a 10 V. Monte um circuito em s erie com o diodo, polarizado diretamente, e a fonte de tens ao-corrente. Fa ca leituras de corrente para a voltagem variando de 0 V a 10 V.

1.7

An alise de dados

Em um papel milimetrado fa ca um gr aco de V versus I para o resistor. Obtenha o valor de R com incerteza e compare com os valores lido e medido. Comente. Fa ca um gr aco de V versus I para a l ampada (no papel mais conveniente). Fa ca um gr aco de V versus I para o diodo (no papel mais conveniente).

1.8

Quest oes

poss E vel obter o valor de R para a l ampada de modo similar ao resistor? Comente. O que acontece quando diodo e polarizado inversamente? Justique O que acontece quando diodo e polarizado diretamente? Justique poss E vel obter o valor de R para a l ampada de modo similar ao resistor? Comente.

Refer encias
[1] H. M. Nussenzveig, Um Curso de F sica B asica: Volume 3 Edgard Blucher, S ao Paulo (2003).

You might also like