You are on page 1of 73

D E S E N H O

CRISTIENNE MAGALHES MACHADO PEREIRA

A R Q U I T E T N I C O

Joinville / SC 2012

Apresentao
O propsito deste material didtico contribuir para a sua qualificao tcnica, desse modo, os conhecimentos ora disponibilizados lhe permitiro desenvolver uma srie de saberes necessrios a sua qualificao profissional e pessoal. Iniciaremos a disciplina de Desenho Arquitetnico conhecendo como desenhar alguns elementos arquitetnicos de grande importncia na edificao, como a escada e o telhado. Estudaremos, ainda, tcnicas de como projetar. Quando se pensa em construir uma casa, vrios fatores devem ser conhecidos para que a edificao traga o mximo de benefcios aos seus usurios e ao seu entorno. Nesse contexto, devemos contemplar objetivos que abranjam os aspectos sociais, econmicos, funcionais, estticos e ecolgicos. Para atingir esses objetivos, necessrio o aprendizado de muitas tcnicas e reuni-las no incio das etapas projetuais, ou seja, nos estudos preliminares. Nesta disciplina, produziremos os desenhos, iniciando com as etapas de esboos, at chegar fase de projeto final. O aprendizado dos conceitos que sero explorados nesta disciplina fundamental ao futuro Tcnico em Edificaes e serviro de suporte s demais disciplinas do curso.

Queremos que voc adquira o mximo de conhecimento, pois o seu desenvolvimento intelectual e crescimento profissional so o nosso maior objetivo. Acredite no seu sucesso e tenha bons momentos de estudo!

Sumrio
04 28 36 50 59 68 73

UNIDADE 1 DESENHO TCNICO DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS UNIDADE 2 ETAPAS INICIAIS UNIDADE 3 TCNICAS DE DESENVOLVIMENTO UNIDADE 4 BIOCLIMATICA UNIDADE 5 ESTTICA VISUAL UNIDADE 6 DESENVOLVIMENTO DOS DESENHOS EXERCCIOS DE FIXAO

1
UNIDADE
4

CONStRutIVOS

TCNICO DE ELEMENtOS

DESENHO

1 PerspecTiVa Para Edificaes


A perspectiva uma maneira simples de descrever uma forma, permitindo uma interpretao rpida. A perspectiva uma tima ferramenta para tratar com clientes leigos em desenho tcnico, pois permite ao cliente ver a ideia na forma que usualmente ele j v as coisas, ou seja, em 3D (trs dimenses). Ao transmitir uma ideia, permite que esta seja de fato compreendida. (Figura 01)

Figura 1: Representao em perspectiva

UNIDADE 1
Para entender as perspectivas importante saber que se refere a um desenho que contempla as 3 dimenses bsicas de qualquer objeto, uma composio que une altura (H), comprimento (C) e largura (L), permitindo uma visualizao integral do objeto em questo.

Tipos de Perspectivas

As perspectivas podem ser: - Perspectivas cavaleiras: possuem apenas uma de suas dimenses desenhada em ngulo;

- Perspectivas Bimtricas: so representadas com duas de suas dimenses em ngulo, com ngulos de medidas diferentes; - Perspectivas isomtricas: temos novamente duas dimenses com ngulos, porm ngulos iguais.

Desenho Arquitetnico

Temos tambm as perspectivas desenhadas com pontos de fuga (Figura 02) que permitem uma visualizao mais realista.

Figura 2: Representao em perspectiva com 2 pontos de fuga

Construo de Perspectivas
Construir uma perspectiva bastante simples, basta seguir o passoa-passo abaixo. Esteja atento a cada etapa, observando todas as dicas apresentadas. Construo da perspectiva (1 fase): Siga a sequncia de passos abaixo, acompanhando a figura 3, para iniciar o processo de aprendizagem de perspectiva: 1- Trace primeiro a linha do horizonte (L.H.); 2- Depois trace a linha de altura (H), sempre perpendicular a L.H.; 3- Defina o ngulo da linha de comprimento (C) e trace; 4- Defina a linha de largura (L), definindo novamente seu ngulo. Lembre-se de que, nesse momento, voc define o tipo de perspectiva que quer fazer;

Agora voc acabou de denir o eixo isomtrico, determinando as trs dimenses principais: comprimento (C), largura (L) e altura (H).

UNIDADE 1
5- Trace as outras linhas de altura(H) sempre uma paralela outra; 6- Trace as outras linhas de comprimento(C) sempre uma paralela outra; 7- Trace as outras linhas de largura(L) sempre uma paralela outra; 8- Complete a perspectiva e observe como as trs dimenses foram traadas, sempre utilizando o paralelismo entre as mesmas dimenses. Lembre-se sempre: trace as linhas de mesma dimenso (l,c,h) perpendiculares uma outra.

Figura 3: Etapas de construo de uma perspectiva (1 FASE)

Desenho Arquitetnico
Construo da perspectiva (2 fase): D sequncia aos passos abaixo, para continuar o processo de aprendizagem de perspectiva. Observe a figura 4 e veja que o processo se repete, sempre trabalhando com as linhas perpendiculares. Tendo realizado o desenho de vrios cubos, para o treino inicial, passe para a segunda fase, a de trabalhar com a subtrao para criar a pea. 9- Observe as trs vistas do objeto que quer desenhar, veja que o cubo deve ser construdo utilizando as dimenses totais retiradas das vistas (H,L e C). 10- Trace no cubo o volume que quer retirar, vendo sua localizao no cubo; 11- Apague as linhas de construo; 12- No caso do telhado, observe: a altura deve ser traada bem no centro da linha de largura, e as linhas de largura traadas, unindo o ponto de encontro entre o comprimento e a largura; 13- Apague as linhas de construo; 14 e 15 - Dessa forma, voc pode dar continuidade aos seus desenhos sempre seguindo as instrues. Voc pode tambm acrescentar cubos.

UNIDADE 1

Figura 4: Etapas de construo de uma perspectiva (2 FASE)

DesenHo de Escada
A escada uma construo arquitetnica que serve para circulao vertical entre os pavimentos de um edifcio. Permite, tambm, o acesso a locais com desnveis Como tcnico em edificaes, voc no projetar edificaes com mais de um pavimento, sendo assim deve estar se perguntando: Ento por que aprender sobre escada?

Desenho Arquitetnico

Resposta: Porque as escadas esto presentes no somente no desnvel de um pavimento a outro, mas tambm em desnvel entre os ambientes de um mesmo pavimento. Alm do fato, de que voc deve saber ler, interpretar e reconhecer desenhos arquitetnicos de outros profissionais. Para desenvolver uma escada preciso estar atento aos seguintes detalhes: tipos; clculo dos espelhos e pisos; representao grfica; conhecimento e aplicao das Normas do seu Estado e/ou cidade.

ELeMenTos da Escada
As escadas possuem alguns elementos comuns a quase todos os tipos. Observe a figura 5 e conhea quais so esses elementos:

Figura 5: Elementos que compem uma escada

Tipos de Escada
Conforme o tipo, as escadas apresentam diferenas quanto: esttica, ao material, ocupao espacial, ao estilo ou tendncia do ambiente.

10

UNIDADE 1
A figura 6 mostra alguns modelos. Observe: cada escada possui dimenses que podem ocupar espao maior ou menor no espao disponvel.

Figura 6: Tipos de escada

CoMposio Tcnica
As escadas precisam ser projetadas com muita tcnica para que sejam realmente funcionais. Qual a funo de uma escada? Sabemos que serve para nos deslocar de um nvel a outro. Porm esse deslocamento deve ser confortvel e para tal, as regras listadas abaixo devem ser seguidas:

11

Desenho Arquitetnico

a) Espelho (figura 7): o elemento que define a altura que nosso p se erguer de piso a piso. Para que no seja cansativo, devemos utilizar a dimenso mnima de 17 cm e mximo 18,5 cm. A medida ideal 18 cm.

Se a altura for menor ou maior que as medidas estabelecidas acima, os usurios da uniforme para toda a escada.

Figura 07: Espelho e Piso

b) Piso: a base onde o p se apia. O piso dever ter uma dimenso mnima de 25 cm e mxima de 30 cm. Medida ideal = 28 cm.

Se as medidas no forem respeitadas, e forem menores que as descritas acima, o espao ser insuciente para comportar o p; se o espao for maior, pode gerar tropeos, pois, ser uma medida maior que meio passo.

Para definir as medidas acima, utilizamos algumas frmulas, onde: n=nmero de pisos, h= altura da escada, e= espelho (altura de um piso a outro), p= patamar.

12

UNIDADE 1

Fonte: MONTENEGRO, 2001

c) Comprimento (Figura 8): O comprimento dado pelo nmero de pisos (n). A distribuio no espao pode variar conforme os patamares, determinando o formato que ter a escada.

Figura 8: Comprimento de escada e seu formato

d) Largura (Figura 9): A largura, na escada, um elemento importantssimo, pois define a circulao do espao. Se for muito estreita, pode gerar desconforto e, se for em um ambiente comercial, pode ser reprovado pelos rgos fiscais.

13

Desenho Arquitetnico

A medida ideal da largura da escada para residncia 1,10 m. Para ambientes com circulao de muitas pessoas, deve-se observar a quantidade que transitar no espao: circulaes de 1,20 (para duas pessoas), 1,80 (trs pessoas), variando pelo fluxo do local onde ser proposta a escada.

Figura 9: Elementos da escada em vista e em corte

e) Corrimo/Guarda-corpo (Figura 9): o elemento de proteo para evitar que o usurio caia da escada pelas laterais. A altura para esses elementos varia de 0,90m a 1,10 m.

14

UNIDADE 1

RepresenTao Grfica
A representao grfica de uma escada envolve o detalhamento de informaes que no podem faltar nos desenhos: Planta Baixa Trreo: cotas, indicao de subida, linha invisvel (degraus acima de 1,5 m), cota de nvel, corrimo, guarda-corpo, numerao dos degraus. Planta baixa 1 pavimento: deve conter as mesmas informaes que na planta baixa do trreo, porm, observe que nessa planta no temos linhas invisveis para projeo de degraus, assim temos a representao de vazios. Corte: Lembre-se representar a parede em corte (concreto) Observe a figura 10, para entender como distribuir as informaes.

Figura 10: Representao grfica de escada

15

Desenho Arquitetnico

DesenHo de TeLHado
As coberturas so elementos importantes no projeto de uma edificao. A definio influenciar no equilbrio do conjunto, com qualidade esttica, conforto trmico e acstico e economia de materiais. A principal funo da cobertura proteger os habitantes das intempries. O telhado permite o escoamento rpido das guas da chuva, protege contra a radiao solar, calor, neve, granizo, etc., alm de permitir maior durabilidade para a edificao.

Tipos de TeLHado
Os telhados possuem diversas formas e funes que variam conforme o meio ambiente em que o edifcio ser inserido. Em pases que nevam, interessante ter um telhado bem inclinado para que a neve no se acumule e exera muito esforo sobre a estrutura da edificao (figuras 11 e 12).

Figura 11: Telhado tipo Piramidal

Figura 12: Telhado tipo Mansarda

16

UNIDADE 1
Em ambientes industriais, os telhados devem permitir iluminao e ventilao internas. Por se tratar de edifcios de muita rea, podemos usar telhado do tipo Sheed ou tipo lanternin (figura 13).

Figura 13: Telhado tipo Lanternin

Os telhados so tambm nomeados pelo nmero de guas - planos inclinados que os compem. Temos telhados com uma gua (figura 14), 2 guas (figura 15), quatro guas (figura 16) e mais quantas guas forem propostas.

Figura 14: Telhado com 1 gua

Figura 15: Telhado com 2 guas

17

Desenho Arquitetnico

Figura 16: Telhado com 4 guas

TeLHas
As telhas so elementos que fazem parte da cobertura das edificaes. o elemento que d o fechamento do telhado impedindo que a gua se infiltre pela cobertura. As telhas possuem formatos, materiais e cores diferentes. Preste ateno s novidades comerciais. H lanamentos com tecnologias que podem melhorar e muito nossas solues arquitetnicas.

Tipos de telhas As telhas possuem informaes tcnicas que devem ser observadas. Analise que diferentes formatos requerem montagem especfica com materiais e equipamentos especficos. Uma observao quanto a custos deve ser realizada: cada tipo de telha possui uma variao em relao a outras; a relao de quantidade de telhas necessrias por metro quadrado poder gerar alterao no custo final. As telhas podem ter maior ou menor inclinao. Essa variao est relacionada com o material que pode ser: pesado como o concreto; ou leve como o policarbonato. Veja, na figura 17, os tipos de telhas, respectivos nomes comerciais, inclinao e quantidade de peas por metro quadrado.

18

UNIDADE 1

19

Desenho Arquitetnico

Figura 17: Tipos de telhas e suas especificaes tcnicas

Clculos de telhas O clculo do nmero de telhas feito para definir a quantidade que ser para a execuo do telhado em questo. Esse clculo depende da especificao da empresa fabricante, que define a quantidade de telhas necessrias por metro quadrado.

20

UNIDADE 1
o o o o Considere a gua do telhado como um plano a ser recoberto; Veja a dimenso desse plano no desenho tcnico; Calcule a rea desse plano; Multiplique a rea do plano pela informao do fabricante quanto quantidade de telhas necessrias por metro quadrado.

Temos um telhado com 2 guas, ou seja, 2 planos. Cada plano deve ser dimensionado separadamente e a dimenso do plano inclinado deve ser extrada na diagonal, conforme a figura. Para o exemplo, temos 02 planos de 7 metros por 10 metros, ento calcule: 2 x 7 x 10 = 140 m. Para calcular a quantidade de telhas, usaremos a telha tipo Italiana (figura 17) que requer uma inclinao de 30% e cobre 1 m com 14 telhas. Com a telha Italiana para 140 m temos 140 x 14 = 1960 telhas. Portanto, para a edificao, (figura 18), so necessrias 1.960 telhas para cobrir os 2 planos de estrutura do telhado.

Figura 18: Dimenses do plano de telhado

21

Desenho Arquitetnico

ELeMenTos do TeLHado
O telhado composto de vrios elementos, quais sejam: - estrutura em madeira; - cobertura em telha; - acabamentos; - elementos para escoamento das guas (calhas e rufos). Nessa composio, quando tratamos da cobertura, temos a cumeeira ponto mais alto do telhado , a gua furtada surge quando temos um ngulo de 90 formado externamente e o espigo, surge com a formao interna de um ngulo de 90.

Madeiramento No madeiramento, temos quatro elementos principais: o tesoura (quando no temos laje) ou pontaletes (quando temos laje), o teras, o caibros, o ripas (figuras 19 e 20).

22

UNIDADE 1
No quadro, voc encontra o dimensionamento da madeira:

Figura 19: Partes de um telhado

Figura 20: Elementos principais do madeiramento

MADEIRA Linha Pontalete Caibro Ripa

Altura x Largura (mdia) 6x12 6x12 6x12 3x5

23

Desenho Arquitetnico

CoMo FaZer os DesenHos do TeLHado


Para fazer os desenhos de um telhado, preciso ver a projeo em vista frontal e lateral e seguir os passos descritos a seguir: a) Verifique quantas guas possui o telhado. Para este exemplo, teremos apenas uma gua para facilitar o entendimento. Coloque o desenho da linha (madeira que base para o pontalete) e dos pontaletes; b) Aps a linha de base e os pontaletes, coloque a linha na extremidade superior;

c) Coloque os caibros com uma distncia por volta de 80cm entre eles;

24

UNIDADE 1
d) Aps a colocao dos caibros, possvel colocar as ripas. Para a colocao das ripas, necessrio j ter a dimenso da telha, para poder definir a distncia entre as ripas, elemento estrutural que receber as telhas;

e) Coloque as telhas e finalize os acabamentos como cumeeira, testeiras, calhas, rufos, entre outros.

25

Desenho Arquitetnico

SnTese da Unidade
Nesta unidade voc estudou como realizar o desenho tcnico de elementos construtivos, como representar com perspectivas as edificaes; como desenhar escadas e como desenhar telhados.

Exerccios ProposTos
1 Para as figuras abaixo, defina o tipo de perspectiva:

Assinale a questo que corresponde s nomenclaturas corretas: A( B( C( D( ) a- isomtrica, b- bimtrica, c- cavaleira; ) a- bimtrica, b- Isomtrica, c- cavaleira; ) a- cavaleira, b- Isomtrica, c- bimtrica; ) a- cavaleira, b- bimtrica, c- Isomtrica;

26

UNIDADE 1
2 As dimenses bsicas para a construo de uma perspectiva so: A( B( C( D( ) largura, ngulo e altura; ) linha, ponto e largura; ) largura, altura e comprimento; ) largura, altura e volume;

3 Defina as nomenclaturas que fazem parte de uma escada e assinale abaixo a resposta correta:

A( B( C( D(

) balastre, piso, espelho, corrimo, guarda-corpo e patamar; ) corrimo, balastre, piso, espelho, guarda-corpo e patamar; ) guarda-corpo, balastre, piso, espelho, corrimo e patamar; ) balastre, espelho, piso, guarda-corpo, corrimo e patamar.

4 Escreva nos campos, as nomenclaturas referentes s partes indicadas no telhado abaixo:

Assinale a resposta correta: A( B( C( D( ) cumeeira, plano de telhado, espigo, gua furtada e testeira; ) testeira, plano de telhado, cumeeira, gua furtada e espigo; ) plano de telhado, espigo, cumeeira, gua furtada, e testeira; ) plano de telhado, gua furtada, cumeeira, espigo e testeira;

27

2
28

UNIDADE

EtAPAS INICIAIS

Dados do CLienTe

O dilogo com o cliente a primeira etapa que deve ser realizada quando se contratado para desenvolver um projeto. possvel extrair o mximo de informaes usando as fichas tcnicas e o briefing. Fichas Tcnicas As fichas tcnicas se referem a documentos preenchidos com informaes fixas que so extradas do cliente e no podem ser alteradas por sentimentos ou percepes. As fichas tcnicas so documentos que devem ser criados pelo prprio tcnico e preenchidos a cada novo cliente. Deve contemplar informaes que o tcnico julgue necessrias; so dados cadastrais que ficam armazenados em local de fcil acesso, sendo uma ferramenta essencial para a comunicao.

UNIDADE 2
Vejamos agora o que pode constar em uma ficha tcnica: o Os dados de todos os envolvidos na construo, como: nome, CPF, CI, endereo, estado civil, profisso, e-mail, etc.; o Os dados da obra, como: endereo completo, nmero do IPTU, registro de imvel, etc.; o Documentos anexos como: fotocpias de documentos do cliente e documentos da edificao como: escritura, contrato, procurao e todos os documentos necessrios. Briefing

Briefing uma ferramenta que facilita a transferncia de informao de uma pessoa para outra. Um briefing bem elaborado pode trazer vrios benefcios, como uma maior qualidade nos servios prestados, economia de tempo e dinheiro. Ele deve ser elaborado de forma organizada:
o no deve ser demasiadamente extenso para no ficar difcil de ser utilizado; o nem deve ser muito sucinto que no possa ser suficiente. Segundo o Dicionrio Michaelis, a definio de briefing : Instruo especfica. Instruo resumida, geralmente antes de alguma ao, que visa a preparar uma pessoa ou grupo para um determinado modo de agir. Para a realizao de um briefing de maneira organizada, importante

montar um questionrio com questes que possam definir os desejos, os anseios e as necessidades do cliente (o que ele gosta, e o que ele no gosta); deve definir as funes desejadas, os anseios estticos, os elementos de segurana e de sade. Como montar o questionrio: Para obter informaes atravs de um questionrio-padro, este deve ter informaes agrupadas em vrios tpicos, como: Esttica verificar os valores de beleza. Obter do cliente informaes que definam o tipo de edificao que lhe agrada.

29

Desenho Arquitetnico

Para facilitar esse item, apresente ao cliente imagens de revista para que ele identifique visualmente o que lhe agrada. Lazer verificar o que o cliente gosta de fazer em seu tempo livre, se possui algum hobby,: se coleciona algo ou faz trabalhos manuais. Funcional extrair todas as informaes que definam o que o usurio faz em sua residncia, quais as funes que exerce e suas peculiaridades.

O cliente gosta de fazer sua alimentao ou compra tudo pronto? Gosta de muita visita comendo em sua casa ou recebe poucas visitas? Com essas informaes, possvel definir o tamanho do ambiente. Algumas perguntas mais podem gerar novos ambientes.

Se voc descobre que seu cliente trabalha muito em casa e possui muitos livros, nesse caso, possvel sugerir uma rea de estudos ou um escritrio em casa.

Segurana verificar se o quadro de familiares do cliente possui pessoas com deficincia fsica, criana ou idosos. Esse ncleo de pessoas requer cuidados especiais.

Para os deficientes fsicos, necessrio que haja proteo para evitar acidentes e facilitar o acesso.

Consulte a NBR9050 que possui diretrizes para tornar os espaos acessveis.

30

UNIDADE 2
Sade verificar se os usurios no possuem algum tipo de doena que requer um tratamento diferenciado.

alergias, limitaes fsicas, insuficincia respiratria, etc.

Valor verificar a disponibilidade/quantidade de recursos financeiros por parte do cliente, para que lhe sejam feitas propostas coerentes, que ele possa pagar. Ergonomia levantar os dados de medidas antropomtricas dos usurios como peso e altura. Essas informaes devem ser coletadas de forma discreta, para no causar constrangimento ao cliente.

os clientes em questo so pessoas obesas, ento a edificao deve observar larguras de portas e circulaes diferenciadas.

Outro exemplo: Os clientes so pessoas altas e necessitam de esquadrias com alturas diferenciadas.
Anseios por novidade verificar elementos arquitetnicos que so de interesse do cliente.

forno a lenha, iluminao zenital, etc.

Tcnicas de CriaTiVidade
Para projetar, importante aplicarmos a criatividade em tudo o que fizermos. Muitas pessoas consideram isso uma tarefa complicada, mas existem algumas formas de facilitar esse processo.

31

Desenho Arquitetnico

Para aguar a criatividade, devemos buscar informaes que podem ser de diferentes tipos, tais como: dados histricos, modelos semelhantes, imagens, palavras ou esboos, e tendncias. Para entender como utilizar essas ferramentas, veja a descrio de cada uma delas: Dados histricos: buscar informaes sobre estilos e tendncias de edificaes, ou seja, buscar elementos na histria da arquitetura dos edifcios, que possam ser reutilizados com uma nova linguagem esttica; Modelos semelhantes: buscar modelos de edificaes (planta baixa, perspectivas, etc.) que tenham uma dimenso semelhante solicitada pelo cliente, para facilitar o estudo do layout. Imagens: fazer uma seleo de imagens de edificaes nas revistas, nos jornais ou na internet, para reconhecer elementos arquitetnicos que possam ser interessantes no projeto, e tambm, para definir os anseios dos clientes. Palavras ou esboos: com um bloco de notas e uma caneta, feche os olhos por uns instantes e pense em tudo o que voc julga ser interessante, resgatando suas informaes vividas. Aps fazer esse resgate mental, liste tudo o que lhe ocorreu em forma de palavras ou esboos. Tendncias: busque saber quais so as inovaes, o que h de novo no seu pas e no mundo. Observe as novas tecnologias e a esttica. Uma maneira prtica de fazer isso saber os nomes dos portais na internet, que fornecem essa informao com atualizaes constantes. Com esses endereos, fica mais fcil estar por dentro das novidades.

32

UNIDADE 2

Dados Tcnicos da OBra


Antes de iniciar os desenhos, imprescindvel verificar os dados tcnicos da obra. So elementos essenciais para evitar que ocorram erros nos projetos. Esse levantamento de dados requer que se busquem informaes no ambiente fsico do terreno, sua infra-estrutura e no ambiente externo. Ambiente do terreno Para a projeo do terreno, devemos verificar: Principais acessos: definir como se dar a circulao no terreno;

Insolao: verificar a localizao geogrfica do terreno, seu norte; Ventos predominantes: saber o sentido dos ventos na regio do terreno; Topografia: verificar se o terreno possui declives ou aclives; Tipo de solo: observar se o terreno arenoso, rochoso, etc.; Vegetao relevante (ou tombada): observar se o terreno possui vegetao, se pode ser removida ou incorporada ao projeto; Linhas de perigo linha de alta tenso; Cdigo de urbanizao e/ou leis: buscar os cdigos e leis pertinentes sua cidade e regio. Infra-estrutura Quanto infraestrutura, necessrio verificar se o terreno possui fornecimento de gua, esgoto, iluminao, drenagem e outros elementos que fazem parte das necessidades bsicas de um espao urbano. Ambiente Externo Temos alguns elementos externos que podem interferir na edificao, como: Acessos: observar o sentido da rua e qual o melhor acesso ao terreno; Visuais: observar quais sero as fachadas de maior visibilidade, que recebero um tratamento mais cuidadoso.

33

Desenho Arquitetnico

SnTese da Unidade
Nesta unidade, voc estudou como iniciar o processo de desenvolvimento dos desenhos, aprendeu a identificar os dados tcnicos dos clientes, conheceu algumas tcnicas de criatividade e conheceu tambm quais os dados tcnicos que devem ser levantados da obra. Com esse contedo, possvel sintetizar muitas informaes importantes que vo nortear o traado da edificao a ser proposta.

Exerccios ProposTos
1. Para que haja uma comunicao eficiente entre o cliente e o projetista necessrio: a) ( b) ( c) ( d) ( ) levantamento topogrfico e dados da obra ) dados cadastrais do cliente; ) briefing e dados da obra; ) nenhuma das alternativas.

2. Para aguar a criatividade, podemos utilizar os seguintes recursos: a) ( ) levantamento de dados da obra, modelos de fachadas, revistas, palavras e dimenses do terreno. b) ( ) levantamento de dados do cliente, modelos de plantas baixas, jornais e palavras. c) ( ) levantamento de dados histricos, modelos semelhantes, imagens, palavras, esboos e tendncias; d) ( ) nenhuma das alternativas.

34

UNIDADE 2
3. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso): Quando fazemos o levantamento de dados da obra: ( ) o item infra-estrutura deve ser analisado para saber a topografia do terreno; ( ) os acessos permitem identificar o sentido da rua e qual o melhor acesso ao terreno; ( ) a vegetao existente verificada, e feita uma anlise para saber se ela pode ser removida ou deve ser incorporada ao projeto; ( ) ao verificarmos o tipo de solo de um terreno, obtemos informaes de seus declives e aclives; 4. Para a definio de um briefing, liste abaixo todos os elementos que devem compor um questionrio:

_________________________________________________________; _________________________________________________________; _________________________________________________________; _________________________________________________________; _________________________________________________________; _________________________________________________________; _________________________________________________________; _________________________________________________________; _________________________________________________________; _________________________________________________________;

35

3
UNIDADE
36

DESENVOLVIMENtO

TCNICAS DE

Espao PBLico e PriVado


Os espaos podem ser definidos quanto s suas caractersticas. No espao pblico, o acesso livre e no espao privado, o acesso restrito. Para projetar um espao que esteja de acordo com as expectativas do cliente, preciso manipular os espaos com alguns elementos que interferem nos aspectos pblicos e privados. Esses elementos so: a funo do ambiente, os elementos arquitetnicos e os materiais.

Funo do AMBienTe
Os ambientes possuem funes que indicam se acessvel a todos os usurios de uma casa ou no. Para que um ambiente seja pblico, preciso analisar sua relao com os demais ambientes: se todos os usurios do espao tm acesso ao ambiente e transitam nele, ento ele pblico.

UNIDADE 3
Para que um ambiente seja privado, apenas algumas pessoas tm acesso ao mesmo. A funo dos ambientes denota quem sero seus usurios. Se o espao em questo uma casa, ento a sala pode ser considerada pblica, pois todos utilizam esse ambiente, inclusive usurios externos (visitas). O banheiro da sute da casa pode ser considerado o ambiente mais privado, pois utilizado somente pelo(s) dono(s) da sute em questo. A figura 21 mostra os espaos de um terreno e a planta baixa de uma residncia. A anlise dos espaos foi realizada desde o terreno e podemos identificar: O espao pblico, neste caso, o jardim, pois acessvel fisicamente a todas as pessoas que frequentam a casa, seus usurios internos (moradores da casa) e seus usurios externos (visitas, serviais, etc.), e acessvel visualmente a todas as pessoas que circulam na rua e na calada. A sala pode ser considerada um espao semipblico, pois acessvel fisicamente aos usurios externos (visitas) e usurios internos (todos os moradores da casa) e no acessvel aos usurios externos como visitas e servios recebidos no jardim.

A cozinha e a circulao so espaos comuns a todos os usurios internos da casa, e restrito a usurios externos, por isso podem ser considerados espaos semiprivados. Para que os usurios externos tenham acesso, precisariam de um convite, pois um local restrito. Por fim, os quartos so ainda mais restritos e podem ser considerados espaos privados, pois so acessveis apenas aos usurios internos especficos. Ento, para que um usurio interno acesse o quarto de outro usurio interno, necessrio convite.

37

Desenho Arquitetnico

Figura 21: Espaos de um terreno, uma residncia e seus nveis de privacidade

Observe agora a figura 22: foi realizada uma anlise para a definio dos espaos pblicos, semipblicos, semiprivados e privados, considerando apenas o edifcio e no seu terreno. A anlise revelou os espaos e os nveis de privacidade que se requer. Aps o estudo, possvel entender que as funes dos espaos podem definir seu nvel de privacidade. Veja a cozinha na figura 21 e compare com a da figura 22: temos uma alterao no nvel de privacidade, na figura 22, a cozinha possui uma grande abertura com porta-janela e permite que a sala e a cozinha tenham um mesmo nvel, ou seja, as visitas que acessam a sala possuem liberdade para circular tambm na cozinha, pois um espao aberto, que convida ao acesso.

38

UNIDADE 3
Ento, as funes da cozinha: na figura 21, espao de alimentao, apenas dos moradores; na figura 22, espao de alimentao e convvio social, pois a abertura demonstra que os proprietrios gostam de receber muitas visitas para compartilharem os momentos de refeio.

Figura 22: Espaos de uma residncia e seu nvel de privacidade

Elementos Arquitetnicos
Os elementos arquitetnicos so partes da edificao como: as esquadrias, os pilares, as escadas, a lareira, a churrasqueira, etc. Os elementos arquitetnicos possuem caractersticas que podem alterar a configurao do espao de pblico para privado.

Esquadrias Pblico - As esquadrias podem permitir a visibilidade de seu interior. Quando temos uma rea maior de panos de vidro transparentes, o ambiente se torna mais pblico. Observe a figura 23, exemplo 01 as pessoas que ocupam a varanda podem ver claramente a sala e se sentem vontade para passar para o outro ambiente, pois no parece haver nenhuma barreira.

39

Desenho Arquitetnico

Privado - As esquadrias podem impedir a visibilidade de seu interior. Quando temos esquadrias opacas (de madeira) e panos de vidro com pelculas, o ambiente se torna mais privado. Na figura 23, exemplo 02, as pessoas que ocupam a varanda no podem ver os ambientes internos e no se sentem vontade para entrar na casa, pois as esquadrias so barreiras e no convidam para o acesso casa.

Figura 23: Elementos arquitetnicos esquadrias e seu nvel de privacidade

Escadas O formato das escadas pode ser mais restritivo ou mais pblico. Na figura 24, temos o exemplo 01 como modelo de acesso pblico. A rea de acesso permite circular nos dois ambientes sem nenhuma barreira. Na mesma figura, exemplo 02, temos um modelo mais restritivo, pois cada ambiente possui acesso separado e torna o acesso s portas externas mais privadas.

40

UNIDADE 3

Figura 24: Elementos arquitetnicos escadas e seu nvel de privacidade

Materiais
Os materiais escolhidos para uma edificao podem interferir e muito nas caractersticas dos espaos, podem, inclusive, alterar a configurao de pblico para privado. Podemos dividir os materiais em trs nveis de restrio: opacos, translcidos e transparentes. Vejamos alguns exemplos: Opaco Os materiais opacos so aqueles que no permitem ver atravs deles.

madeira, metais, cermicas, etc. Na figura 25, exemplo 01, temos uma aplicao de material opaco. Translcido Os materiais translcidos so aqueles que permitem ver parcialmente atravs deles.

vidro jateado, acrlicos com cores, cermicas perfuradas, tijolos de vidro com texturas, etc.

41

Desenho Arquitetnico

Na figura 25, exemplo 02, temos uma aplicao de um material translcido. Transparente Os materiais transparentes so aqueles que permitem ver totalmente atravs deles.

Figura 25: Materiais nvel de privacidade.

OrganograMa e FLuxograMa
O Organograma e o Fluxograma so duas tcnicas que ajudam a definir qual a melhor distribuio dos ambientes para a edificao.

Organograma
Permite entender como deve ser a hierarquia dos ambientes. Aps estudar os aspectos pblico e privado, conseguimos entender que o briefing nos fornece informaes sobre as necessidades do cliente, assim, conseguimos identificar quais ambientes devem ser mais pblicos ou mais privados. Para facilitar a interpretao, podemos colocar essas informaes em forma de um organograma. Observe a

figura 26: h uma linha ligando as caixas aos nomes dos ambientes, essas linhas demonstram a ligao que se prope entre os ambientes.

Note que o espao mais pblico a rua e tambm considerado um

42

UNIDADE 3
espao social. Os ambientes a que temos acesso, a partir da rua, so a garagem, e as salas de estar e jantar. Nos espaos semipblicos, temos as salas de jantar e estars que tambm so considerados ambientes sociais, e a garagem que um ambiente de servio. Note as ligaes: quem entra pela sala de estar pode ter acesso cozinha ou circulao; e quem entra pela garagem, tem acesso aos outros ambientes de servios, cozinha e lavanderia. Com uma anlise rpida, observe duas situaes cotidianas para o organograma da figura 26: Um estudante chega da escola e v que sua me recebe visitas na sala. Para no atrapalhar a conversa, ele pode ir at seu quarto, passando pela garagem e pela cozinha, sem passar pela sala. Um estudante chega da escola com um amigo e v que sua me est na cozinha, preparando o almoo. Para no ser inconveniente, ele entra pela sala de estar, passa pela sala de jantar, pela circulao e entra em seu quarto, sem atrapalhar sua me que est na cozinha.

Essas duas situaes nos permitem entender ainda mais a importncia de fazer um organograma, antes de iniciar o traado da edificao.

Fluxograma

Figura 26: Organograma de uma residncia

43

Desenho Arquitetnico

O fluxograma permite entender como se d a circulao dentro da edificao. Os fluxos podem ser traados observando a circulao dos usurios. Podemos definir os usurios como usurios internos, externos e de servios. Os usurios internos so todos os moradores da casa. Os usurios externos so todas as pessoas que frequentam a casa, mas que no moram nela (visitas). E as pessoas de servios so as pessoas que trabalham na casa (faxineira, jardineiro, etc.). A figura 27 mostra um exemplo de fluxograma. Observe que o fluxo indicado por uma linha que inicia na rea externa e se movimenta dentro da edificao, imitando o fluxo do usurio em questo.

O Fluxograma auxilia na hora de definir as aberturas de uma

Figura 27: Fluxograma de uma residncia

44

UNIDADE 3
edificao. Estudando os fluxos, entenderemos o local ideal para a colocao de uma porta ou uma abertura, para facilitar a circulao dos habitantes da casa.

CircuLao
A circulao em uma edificao uma etapa muito sria. Devemos analisar vrios aspectos para que seja feita uma proposta coerente ao cliente. O primeiro deles saber o espao que as pessoas necessitam para circular (figura 28). Para uma pessoa, preciso apenas 60 cm (sessenta centmetros) de largura, para duas pessoas, preciso 120 cm (cento e vinte centmetros) e para trs pessoas, necessitamos de uma largura de 180 cm (cento e oitenta centmetros).

Figura 28: Largura necessria para a circulao de pessoas

Para definir espaos com mobilirios ou paredes altas, a exemplo de um corredor, devemos utilizar um espao de 90 cm (figura 29 - exemplo 01), e quando temos a situao de mobilirios baixos, devemos utilizar uma circulao de 80 cm (figura 29 - exemplo 02).

45

Desenho Arquitetnico

Figura 29: Largura necessria para a circulao de pessoas

Para definir espaos com rea de trabalho, em que uma pessoa fica trabalhando sempre no mesmo local, devemos utilizar um espao de 45 cm (figura 30). Se, no local, normalmente h circulao de pessoas, faz-se necessrio dimensionar um espao de 75 cm (figura 30). Ou seja, para espaos de circulao e rea de trabalho, utilizamos um espao de 1,10 cm (figura 30).

Figura 30: Largura necessria para a circulao de pessoas

46

UNIDADE 3

SnTese da Unidade
Nesta unidade estudamos: os elementos que definem os espaos como pblico ou privado e que devem atender s necessidades dos clientes; as tcnicas de como distribuir os ambientes de maneira rpida. Estudando o fluxograma, entendemos que possvel reconhecer as melhores rotas de fluxo dos usurios. O contedo de circulao nos permite definir as larguras da circulao, os corredores e definir os espaos necessrios para um ambiente. Com esse contedo, possvel interpretar de maneira prtica as informaes que nos so transmitidas pelo cliente para a proposta da edificao.

Exerccios ProposTos
1 Defina, na planta baixa, os espaos: pblicos, semipblicos, semiprivados e privados:

47

Desenho Arquitetnico

2 Defina o fluxograma da planta acima, contemplando que nesta edificao temos trs usurios distintos: a) Usurios internos, b) Usurios externos, c) Usurios de servios - Faa o desenho do fluxo sobre a planta baixa do exerccio 01.

3 Monte no quadro abaixo um organograma para a planta baixa do exerccio 01.

48

UNIDADE 3

4 Assinale a alternativa correta sobre circulao:

Para as situaes da figura acima considere: a) a situao A requer 80cm para circulao e a situao B 120cm; b) a situao B requer 110cm de circulao, e a situao C requer 160cm; c) a situao B requer uma circulao de 120cm, e a situao C requer 180cm; d) todas a situaes requerem, no mnimo, 120 cm de circulao.

49

4
UNIDADE
ILuMinao
50

BIOCLIMtICA

O conforto visual o principal determinante da necessidade de iluminao em um edifcio. A boa iluminao deve ter direcionamento adequado e intensidade suciente sobre o local de trabalho, boa denio de cores e ausncia de ofuscamento. Os ambientes construdos (internos e externos) so iluminados para permitir o desenvolvimento de tarefas visuais. (LAMBERTS, et al, 1997)

Devemos pensar em dois aspectos para definir a iluminao de uma edificao: a iluminao artificial e a iluminao natural. Como estamos discutindo a etapa inicial dos desenhos, trataremos apenas da iluminao natural. A iluminao natural transmitida aos ambientes internos atravs das aberturas, que podem ser as portas, janelas, coberturas e at as solues de fechamentos (tijolos de vidro ou vazados). Na cobertura, podemos fazer uso da iluminao natural quando utilizamos iluminao zenital, deixando uma rea com cobertura

UNIDADE 4
transparente ou translcida, que permitam passar a luz solar. A iluminao natural depende da orientao geogrfica. Devemos verificar qual a fachada que estamos tratando: se a norte, a sul, a leste ou a oeste. Dependendo da regio onde estamos localizados, a face nos dar muitas informaes. No Brasil, a face sul uma face pouco iluminada, a face oeste possui irradiao intensa, e as faces norte e leste so as preferidas para a abertura dos quartos. Existem alguns elementos arquitetnicos que podem interferir na iluminao, como as protees externas. A figura 31 permite verificar que podemos ter aberturas de grandes reas e mesmo assim, no ter a incidncia dos raios solares entrando diretamente na edificao.

Figura 31: Entrada de luz no ambiente

Devemos pensar em cada ambiente para projetar a iluminao. Em uma cozinha, vrias funes so exercidas como: cozinhar, comer, limpar, etc. Para esse espao, se requer uma iluminao natural mais acentuada, principalmente na rea da pia, que o local de preparo, onde utilizamos ferramentas perigosas, como utenslios de corte.

51

Desenho Arquitetnico

Agora, imagine a sala. Que funes exercero nesse espao? Assistir TV, conversar, ler, observar ornamentos, etc.

Esse espao requer intensidades de luz variadas: s vezes, necessitamos de muita luz para fazer leitura - e s vezes, necessitamos de pouca luz - para assistir TV. Ento, nesse caso, podemos trabalhar com outros elementos que tambm fazem parte das esquadrias, como as venezianas ou as persianas embutidas, mas tambm, podemos fazer tratamentos com elementos decorativos como os blecautes, cortinas e persianas.

VenTiLao
A ventilao essencial para o conforto na edificao. Para a melhoria do conforto nas edificaes, podemos manipular os ventos. Na rea urbana, os ventos possuem intensidade menor que na rea rural, pois quanto menor a quantidade de barreiras, maior ser sua velocidade. (LAMBERTS, et al, 1997) Os ventos podem ser modificados por vrios fatores, como: vegetaes, elementos arquitetnicos e outros elementos direcionadores dos ventos. O primeiro passo conhecer quais os ventos predominantes de sua cidade. O segundo passo saber de que clima estamos tratando: se um clima quente e mido requer muita ventilao, se um clima frio e seco, o ambiente pode ficar demasiadamente frio.

52

UNIDADE 4

Antes de fazer uso das tcnicas, preciso ter essas informaes (direo dos ventos e clima regional) e entender que o objetivo principal a renovao do ar dentro da edificao, para ento utilizar-se dos mecanismos para retirar o ar viciado e trocar por um ar puro. Vamos conhecer agora algumas condicionantes que podem nos auxiliar no uso dos ventos em nossas edificaes. Esquadrias A localizao das esquadrias pode direcionar os ventos. Veja a figura 32, exemplo 01: temos apenas uma janela para entrada e sada do ar, que entra e tem uma pequena rea para sada, pois a mesma de entrada. Observe que existe rea em que o ar acaba no se renovando (representado pelas elipses). Na figura 32, exemplo 02, temos esquadrias que permitem a sada do ar em outra face do ambiente, isso ajuda muito a renovar o ar no ambiente. Cobertura Em regies de clima muito quente, o ar sobe e fica estagnado no teto da edificao (fig. 32 - exemplo 01). Para melhorar, podemos permitir a circulao de ar pelas laterais do telhado, figura 32, exemplo 02, que mostra a interferncia de uma rvore que pode ser benfica, pois impede a entrada do calor atravs da radiao solar. A mesma figura, exemplo 03, mostra uma situao de cobertura ainda mais eficiente, permite que o ar acumulado no topo da cobertura tambm circule. Diferente do que acontece no exemplo 02.

53

Desenho Arquitetnico

Figura 32: Ventilao Interferncia das esquadrias e coberturas

Vegetao

A vegetao um recurso que pode direcionar os ventos, de maneira a tornar o espao ainda mais ventilado. Podemos trabalhar com a vegetao quanto ao porte (arbustos, rvores, etc.), ou quanto ao tipo (caduca ou permanente) e ainda utiliz-las para servirem de barreira aos ventos (situaes de muito vento: praia) ou direcionadores. Na figura 33, exemplo 01, possvel verificar que os ventos foram bloqueados, impedido-lhes entrada pelas laterais e tornando o ambiente pouco ventilado. No exemplo 02, temos uma situao de direcionadores onde a vegetao est localizada em pontos estratgicos para direcionar os ventos para dentro da edificao.

54

UNIDADE 4

Figura 33: Ventilao com barreira vegetal

ConforTo TrMico
Alguns espaos, por vezes, so muito quentes e outros demasiadamente frios. Temos conforto trmico num ambiente onde a temperatura confortvel para nosso corpo. Para melhorar esse aspecto, utilizamos os condicionadores de ar como recursos, mas esses gastam muita energia. Para evitar o uso de condicionadores de ar, podemos utilizar como recursos: a ventilao na concepo do projeto ou as cores, que tambm interferem no conforto trmico. Cores Interferem na absoro de calor: quanto mais claras, mais refletem a radiao solar, portanto no absorvero muito calor. Na tabela 01, observamos: o branco reflete at 70% de toda a luz que sobre ela incidir, ou seja, pouco absorve; a cor preta reflete apenas 5% de toda cor que sobre ela incidir, o restante, absorve e transforma em calor.

55

Desenho Arquitetnico
Tabela 01: Reflexo funo da cor

Fonte: NBR 5413 (OSRAM) Condutividade trmica A condutividade trmica nos materiais o coeficiente de quanto calor o material em questo permite passar para a outra face. Observe, na tabela 02, que o concreto permite a transio maior da condio trmica externa que o isopor. Tabela 02: Condutividade trmica de alguns materiais Material Condutividade trmica- [W/mk] Concreto 1,50 Tijolo Madeira Isopor 0,65 0,14 0,03

Fonte: LAMBERTS, et al, 1997

56

UNIDADE 4
O mercado oferece muitos materiais isolantes trmicos que se utilizam do isopor em sua composio.

SnTese da Unidade
Nesta unidade estudamos: os elementos da bioclimtica, que nos ensinam a projetar espaos, utilizando nossos recursos naturais; como trabalhar com a iluminao, entendendo os aspectos que a influenciam; os fatores que interferem na ventilao e como podemos induzi-la a nosso favor; como conduzir nossas escolhas para maior conforto trmico das edificaes. Com este contedo, possvel utilizar os recursos naturais a nosso favor, e fazer a nossa parte, evitando gastar muita energia nas edificaes.

Exerccios ProposTos
1 Assinale a alternativa correta: A iluminao natural pode sofrer a interferncia de que elementos arquitetnicos: a) portas; b) janelas c) escada d) coberturas e) churrasqueiras e f) fechamentos a) ( b) ( c) ( d) ( ) a, c, d, e. ) a, b, d, f. ) a, b, c, d. ) b, c, e, f.

57

Desenho Arquitetnico

2 ( ( ( (

Sobre o item iluminao, escreva V ou F.: ) os ambientes devem ter todos o mesmo nvel de iluminao; ) os ambientes requerem iluminaes diferenciadas; ) as funes variam a necessidade de iluminao; ) a cozinha um ambiente que requer pouca iluminao.

3 Identifique qual a melhor opo de ventilao:

4 Sobre conforto trmico, assinale a questo verdadeira: Para que uma edificao tenha conforto trmico, devemos trabalhar com: ( ) ventilao, material, cor e iluminao; ( ) layout, aberturas, esttica e cor; ( ) ventilao, cor, distribuio do ambiente e layout; ( ) iluminao, cor, esttica, materiais e ventilao;

58

FundaMenTos Bsicos

Os fundamentos bsicos para a esttica nas edificaes envolvem vrios elementos que influenciam em nossa percepo, tais como: linhas, texturas, proporo e centros de Interesse. Linhas

UNIDADE

ESttICA VISuAL

Transmitem inmeras sensaes. Esto presentes em todo o edifcio: no tratamento de uma fachada ou quando trabalhamos com sensaes nos ambientes internos.

59

Desenho Arquitetnico

Texturas Transmitem sensaes quando aplicadas em edificaes. Quando tocamos uma edificao em madeira, sentimos que o material macio e no frio, temos a sensao de calor, de conforto. A pedra um material frio e quando polido fica muito liso. Dependendo do tipo escolhido, passa-nos a ideia de um ambiente requintado e luxuoso. As texturas de pedras e pedriscos picados representam uma superfcie rugosa, spera, temos uma sensao de algo mais rstico. O vidro um material liso e transparente, permite que tenhamos um campo visual mais amplo, dando-nos a sensao de liberdade.

60

UNIDADE 5

H inmeros materiais que nos transmitem as mais variadas sensaes. Quando fizermos a escolha dos materiais de fechamento e acabamento, importante analisar a escolha desses materiais e sua aplicao em conjunto com outros materiais, utilizando sempre o bom senso para no sobrecarregar os acabamentos com muita variedade de materiais. Proporo A proporo deve ser observada nas fachadas para tornar o volume proposto equilibrado. Para entender como trabalhar com a proporo, observe os exemplos da figura abaixo. Observe o exemplo 01: temos dois volumes distintos, um com um tipo de telhado e outro com um telhado inclinado. Os dois tipos podem ser conjugados, porm os volumes so muito diferentes, veja que temos um volume na horizontal e outro na vertical.

61

Desenho Arquitetnico

No exemplo 02, temos trs volumes e o modelo bem proporcional, ficou um volume simtrico. um modelo positivo. No exemplo 03, temos dois volumes e o deslocamento da caixa central. No exemplo 01, para o canto direito. No exemplo 03, o volume ficou desproporcional. Parece que temos algo estranho na volumetria que no se encaixa, e nossos olhos tentam achar um alinhamento, mas no h.

Centros de Interesse Os centros de interesse podem ser trabalhados internamente. Em uma edificao, podemos criar elementos que nos tragam o interesse do olhar. Os centros de interesse podem ser divididos em trs centros distintos: de interesse arquitetnico, de interesse artificial e de interesse natural. (MANCUSO, 2004)

62

UNIDADE 5
Centro de interesse arquitetnico - lareiras, churrasqueiras, pilares, espelhos dgua, e at a iluminao. Centro de interesse artificial Todos os objetos ou mobilirios que podem chamar a ateno dos usurios internos. Centro de interesse natural jardins internos, esquadrias (grandes panos de vidros que do acesso a visuais externos), vegetao no interior da edificao.

Cores
As cores so muito teis na concepo de uma edificao. Os volumes de uma edificao nos traduzem informaes que podem ser acentuadas ou atenuadas com a utilizao da cores. As cores fazem parte de nosso dia-a-dia. Temos uma variedade de cores que podem ser percebidas para um mesmo objeto, com percepes diferentes no decorrer do dia (a iluminao varia no decorrer do dia). As cores possuem diversas funes: - Influenciar em nosso estado de esprito; - Criar diferentes ambientaes; - Alterar a proporo visual de volumes; - Corrigir defeitos arquitetnicos; - Tornar o ambiente quente ou frio; - Aguar alguns sentidos; - Valorizar e criar centros de interesse (GURGEL, 2005). As cores podem ser classificadas em: primrias: magenta (vermelho), amarelo e azul; secundrias: a juno de cores primrias: laranja (magenta+amarelo), violeta (magenta + azul) e o verde (amarelo + azul); tercirias so as cores primrias com as secundrias.

63

Desenho Arquitetnico

As cores podem ainda ser classificadas em quentes ou frias: Quentes: todas as cores que nos do a sensao de calor, como: laranja, vermelho, amarelo. Frias: todas as cores que nos do a sensao de frio, como: azul, violeta, verde.

As cores nos acompanham desde o nosso nascimento. Durante a nossa vivncia, adquirimos percepes psicolgicas quanto s cores. Veremos agora um resumo da psicologia das cores, seus significados e a sensao que nos transmite. COR SIGNIFICADO Smbolo da pureza, inocncia, ingenuidade; cor da paz e da amplitude. Reflete jovialidade a cor do fogo e do sangue simboliza energia e vitalidade. Melhora a auto-estima e estimula os relacionamentos. Cor da Paixo a cor da ternura, da emoo e do carinho. a cor da conquista e da feminilidade. - a cor da criatividade, do divertimento e do prazer SENSAAO TRANSMITIDA AOS ESPAOS Equilbrio, calma e segurana

BRANCO

VERMELHO

Inquietude / vigor / impulso

ROSA

Delicadeza, ternura e afeto Estimula o intelecto e principalmente a comunicao Estimula o apetite. Estimula a alegria, sabedoria e a imaginao Cor boa para os locais em que se busca senso de humor

LARANJA

AMARELO

Cor da energia. Representa a luz do Sol. uma cor alto-astral.

64

UNIDADE 5

VERDE

a cor da harmonia e do equilbrio. Cor que acalma, Simboliza esperana e transmite quietude renovao. e a paz do campo. Representa a cura e a natureza a cor da tranquilidade. Lembra o cu, mar calmo e guas lmpidas O azul repousa e traz serenidade. Dizem ser a cor dos Anjos. a cor da vaidade a cor da sobriedade e da elegncia. Do mistrio, do obscuro e dos desejos reprimidos.

AZUL

Transmite tranquilidade e serenidade. Transmite misticismo e criatividade. Transmite depresso e medo. Se usada em pouca quantidade, passa seriedade.

PINK (MAGENTA)

PRETO

SnTese da Unidade
Nesta unidade, estudamos: os elementos da esttica, que nos permitem projetar os espaos,

utilizando tcnicas que podem tornar as edificaes mais belas; os fundamentos da esttica e os tipos de linhas, textura, propores e centros de interesse; a importncia das cores e sua influncia em nossas percepes.

Com esse contedo, possvel melhorar nossa percepo do que belo e assim manipular as fachadas, de maneira a melhorar sua esttica.

65

Desenho Arquitetnico

Exerccios ProposTos
1 Identifique a segunda coluna de acordo com a primeira:

2 Assinale a alternativa que especifica os tipos de centros de interesses: a) ( b) ( c) ( d) ( ) artificial, comercial e residencial; ) natural, artificial e comercial; ) arquitetnico, artificial e natural; ) comercial, arquitetnico e natural

66

UNIDADE 5
3 Identifique a influncia que traz cada cor citada: a) Vermelho b) rosa c) laranja d) verde e) pink f) preto Transmite depresso e medo. Se usada em pouca quantidade, passa seriedade. Delicadeza, ternura e afeto. Cor que acalma, transmite quietude e a paz do campo. Transmite misticismo e criatividade. Estimula o intelecto e principalmente a comunicao. Estimula o apetite. Inquietude / Vigor / Impulso

67

6
EsBoo e CroQui

UNIDADE

DESENVOLVIMENtO DOS DESENHOS

EsTudos PreLiMinares
O estudo preliminar a etapa inicial do desenvolvimento de um projeto. o levantamento de uma srie de informaes para poder iniciar o processo de desenho. Nessa etapa, utilizaremos alguns contedos estudados na segunda unidade deste livro, quais sejam: 1) Levantar os dados do cliente; 2) Conhecer tcnicas de criatividade; 3) Buscar os dados tcnicos da obra. Nessas etapas, juntamos, coletamos os dados e documentos, agrupamos todas as informaes e criamos uma lista de elementos que no podem faltar no desenvolvimento do projeto.

A etapa de esboo e croqui estabelece o incio dos desenhos. Devemos contemplar todas as informaes listadas no estudo preliminar e iniciar a produo dos desenhos.

68

UNIDADE 6
Nessa etapa, utilizamos o contedo da terceira unidade, onde estudamos: 1) Espao pblico e privado; 2) Organograma e Fluxograma; 3) Circulao. Com o desenvolvimento dos esboos, devemos contemplar os anseios dos clientes, quanto aos espaos pblicos e privados, verificando os nveis de privacidade que se requer de cada ambiente. A anlise do organograma permitir definir a organizao dos ambientes, a ligao entre um ambiente e outro. Contempla a ideia de como se dar a distribuio no terreno. Depois dessa etapa, traamos o primeiro esboo com a distribuio dos ambientes. Utilizamos o conhecimento sobre fluxograma para definir o melhor lugar para colocar as aberturas e definir o fluxo dos usurios. Com o conhecimento sobre circulao, podemos dimensionar as larguras para definir o vo das aberturas, corredores e os espaos necessrios para cada ambiente. Essa etapa pode ser realizada manualmente, sem utilizar o recurso do computador.

AnTeproJeTo
O anteprojeto iniciado quando temos a definio da planta baixa, de como se dar o layout para a edificao. Comeamos o processo de definio da volumetria imaginando como sero as fachadas e os volumes. Para essa etapa, utilizamos os conhecimentos apresentados nas quarta e quinta unidades sobre: Iluminao; Ventilao; Conforto trmico; Cores.

69

Desenho Arquitetnico

Com o conhecimento sobre iluminao, definimos os elementos usados para melhorar a iluminao natural da edificao. Para tratar sobre a ventilao, trabalhamos na definio das esquadrias e de como se dar a cobertura da edificao. Ao projetar, devemos pensar nos materiais que sero aplicados e lembrar que eles interferem no conforto trmico da edificao. Devemos considerar ainda a localizao geogrfica de cada fachada, para verificar a possibilidade de muitos ou poucos vo. O tratamento esttico tambm muito importante para garantir a satisfao dos clientes. Quando definimos as fachadas, devemos averiguar os fundamentos bsicos da esttica e a influncia das cores no edifcio como um todo. Essa etapa deve ser realizada com o auxlio de programas computacionais. Devemos usar os conhecimentos da disciplina de AutoCad, necessrios para o mercado de trabalho, que exige o desenvolvimento de desenho arquitetnico no computador.

ProJeTo FinaL
O projeto final a etapa posterior aprovao do anteprojeto pelos clientes. Com o anteprojeto definido, passamos para seu detalhamento e projetos complementares. Nesta disciplina, tratamos de desenho arquitetnico, ento, o projeto final deve contemplar todo o conjunto de desenhos tcnicos que requerem: Planta Baixa; Implantao; Cortes; Fachadas; Localizao; Estatstica, memoriais e Legenda.

O projeto final deve ser realizado com o uso da ferramenta computacional. Requer que seja feita a montagem da prancha com a distribuio correta dos desenhos. O projeto dever ser aprovado pelo rgo competente.

70

UNIDADE 6

SnTese da Unidade
Nesta unidade estudamos como aplicar os conhecimentos aprendidos neste livro. Todos os contedos do livro foram descritos de forma prtica. Sendo assim, possvel desenvolver projetos de edificaes com mais tcnicas; projetos que se ajustem s necessidades de seus usurios.

Exerccios ProposTos
Com base no que voc estudou nesta unidade, desenvolva as seguintes questes: Imagine que voc o cliente, desenvolva um briefing para uma residncia de 70 m. ** Estes exerccios requerem que voc desenvolva as questes com outros
materiais, folhas de papel A4 ou A3 e depois o recurso computacional)

1- Desenvolva um organograma e um fluxograma para o briefing proposto no exerccio 01. 2- Inicie o esboo com o resultado dos exerccios 01 e 02. 3- Inicie o anteprojeto com base nas informaes do exerccio 03, aplicando os conhecimentos de bioclimtica e esttica. 4- Com o resultado do exerccio 04, crie um projeto completo com: Planta Baixa; Implantao; Cortes; Fachadas; Localizao; Estatstica, memoriais e legenda; Se possvel, utilize o recurso computacional para montar o Projeto Final.

71

Referncias
ESCOLA TCNICA TUPY. Apostila de Desenho Tcnico Mecnica. Vol.I. SC, 1973. FRENCH, E. Thomas. VIERCK, J. Charles. Desenho tcnico e tecnologia grfica. 7 ed. So Paulo: Globo, 2002. GURGEL, Miriam. Projetando espaos- Guia de arquitetura de interiores para reas residenciais. 3 Ed. So Paulo: Senac, 2005. LAMBERTS, Roberto. DUTRA, Luciano. PEREIRA, Fernando O. R. Eficincia energtica na arquitetura. So Paulo: PW, 1997. MANCUSO, Clarice. Arquitetura de interiores e decorao. A arte de viver bem. 5Ed. Porto Alegre: Sulina, 2004. MONTENEGRO, Gildo A. Desenho arquitetnico. 4.ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2001. OSRAM. Manual Luminotcnico Prtico. So Paulo, 2001. SOCIESC. Projeto minha casa - Apostila: Como construir minha casa. Santa Catarina, 2006.

72

EXERCCIOS DE FIXAO

73

You might also like