You are on page 1of 217
Apostila de Bolos e Cupcakes Luciana Nascimento de Carvalho 2013
Apostila de Bolos e
Cupcakes
Luciana Nascimento de Carvalho
2013

A Origem do Cupcake

A

origem

do

cupcake

Ele nasceu no Reino Unido, por volta do século XIX, onde ficou conhecido como fairy cake (bolo das fadas). Acredita-se que quando chegou aos Estados Unidos, passou a ser chamado de cupcake.

Naquela época os pequenos bolos eram cozidos em copos de cerâmica individuais. Existe ainda outra teoria que defende que o nome "cup" não advém apenas das formas em que eram assados, mas também da maneira de medir os ingredientes: por xícaras (cups). De qualquer maneira, esta foi uma grande novidade para as confeitarias - por um lado, ao serem levados ao forno em pequenos recipientes, demoravam menos tempo para assar e agilizavam a produção, por outro, com esta forma de preparo, introduziu-se o uso de medidas específicas na culinária.

Eles são bastante semelhantes aos muffins, mas se diferenciam por serem mais leves e por serem maisdecorados. São tão bonitos e delicados que parecem mesmo ter sido feitos por fadas. No Brasil, os cupcakes já são presença garantidas nasfestas, em especial nas infantis. São também usados como lembrancinhas de festas, batizados, nascimento, etc.

O cupcake tradicional era feito com baunilha com cobertura de fondant. Atualmente, ele já conta com diversas variações de receitas, modo de preparo e sabores. Há cupcakes simples, os comcobertura e recheio.

Os passos para preparar esta delícia

1- Prepare uma massa básica: pode ser de bolo de chocolate, banana, cenoura, baunilha ou laranja. Depois, distribua-a em formas especiais (muito parecidas com as de empadinhas), de silicone ou de alumínio. Mas lembre-se de colocar uma forminha de papel dentro (são próprias para cupcakes). Aí

é

levar

para

o

forno

e

esperar

a

delícia

assar.

2- Quando o bolinho estiver pronto, é hora da cobertura. Você pode optar pela pasta americana, encontrada pronta em lojas de artigos para festa ou até em supermercados. Escolha a cor que preferir (ou acrescente corante alimentício) e modele a pasta, como se fosse massinha. Para que não desgrude, umedeça com água a superfície onde será fixada. Mas, se quiser variar o sabor e o visual, as opções de cobertura vão além: merengue, marshmallow, glacê e ganache também ficam ótimos.

3- Agora, divirta-se com a decoração! Bombons picados, bolinhas de chocolate, miniconfeitos, balas

de goma ou jujuba, açúcar colorido, chocolate granulado cupcakes.

...

Basta soltar a imaginação e criar lindos

Dicas para o sucesso do seu cupcake

-

Nunca

guarde

o

cupcake

na

geladeira

depois

de

assado.

A

massa

resseca.

-

Se

usar corantes na

preparação da cobertura, prefira a versão em

gel, que

se

integra com

facilidade. Você pode encontrá-los em lojas especializadas em produtos para confeitaria e doces.

-

Use

um

pegador

de

sorvete

para

distribuir

a

massa

crua

nas

forminhas.

- Preencha apenas metade da forminha com

a massa

crua, para que,

ao

assar e crescer, sua

superfície fique nivelada com a borda. Se o bolinho ficar muito alto, a cobertura poderá escorrer. - Utilize forminhas de papel firmes. Caso contrário, encaixe as forminhas dentro da assadeira própria

para cupcake. Mas, neste caso, espere que o bolinho esfrie totalmente antes de tirá-lo da forma,

para

que

o

papel

não

desgrude

da

massa.

- Use forminhas de papel coloridas em massas claras, para que elas ganhem destaque. Afinal, elas

também dão um toque de beleza aos bolinhos!

Receita - Bolinho de Baunilha

Bolinho de baunilha (rende mais ou menos 15 cupcakes)

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1/2 colher de sopa de fermento em pó

1 pitada de sal

100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

3/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de essência de baunilha

2 ovos

3/4 xícara de leite

Material necessário:

forminhas de papel no. 0, ou especiais para cupcakes (eu uso da marca Mago)

Forma de metal especial para muffins, ou forminhas de metal para empada (tem que caber a

forminha de papel dentro, sem ficar justo) grade para esfriar os bolinhos (se não tiver, use o seu escorredor de pratos)

Preaqueça o seu forno a 180°. Coloque uma forminha de papel em cada cavidade da forma de muffins, ou nas forminhas de empada.

Numa tigela, peneire a farinha, fermento e sal. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.

Em velocidade baixa, junte a farinha em três adições, intercalando com o leite (termine com a farinha) e misture até ficar homogêneo. Não bata demais. Com a ajuda de uma colher de sopa, encha as forminhas até 2/3 cheias. Assim, ó:

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado nos

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado nos bolinhos. Assim que sair do forno, se possível, transfira os bolinhos para uma grade e deixe esfriar completamente antes de decorar.

Atenção:

Não espere os bolinhos dourarem por cima para tirar do forno. Como eles são pequeninos, a tendência é ressecarem e ficarem duros se assarem demais. Tire assim que passarem no teste do palito, mesmo se estiverem branquelos. A minha forma de muffins é preta, e por isso eu fico muito atenta ao tempo de forno: formas escuras e de silicone podem superaquecer e queimar seus bolinhos. Não deixe os cupcakes esfriarem dentro da forma o vapor condensa nos bolinhos e as forminhas de papel podem se soltar depois. Os cupcakes sem cobertura podem ser congelados embale em plástico e em recipiente com tampa e guarde no freezer por até 3 meses.

O bolo de chocolate é a preferência de 10 entre 10 crianças, mas também há muitos adultos que não resistem a essa delícia. Aprenda, a seguir, a fazer uma deliciosa receita de cupcake de chocolate.

Cupcake de Chocolate Tempo de preparo: 20 minutos Tempo de cozimento: 40 minutos Tempo total: 1 hora Rendimento: 12 Cupcakes

Ingredientes

¾ de xícara de óleo de soja

1 colher de fermento em pó

1 xícara de chocolate em pó

1 xícara de leite

2 ovos

2 xícaras de açúcar

3 xícaras de farinha de trigo

Instruções

  • 1. Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos (chocolate, açúcar, fermento e farinha).

  • 2. Misture e vá acrescentando, aos poucos, o restante dos ingredientes (leite, óleo e ovos).

  • 3. Coloque as forminhas de papel na forma de alumínio, própria para cupcake ou de empada, e com uma concha vá enchendo cada uma delas, deixando sempre ¼ sem massa.

  • 4. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 25 minutos ou até dourar.

Recheio

Para rechear meus cupcakes eu uso qualquer recheio cremoso e delicioso que eu estiver com vontade naquele dia.

Para fazer o buraquinho, eu deixo os bolinhos na geladeira por uma hora para ficarem mais firmes e uso o método do cone:

Recheio Para rechear meus cupcakes eu uso qualquer recheio cremoso e delicioso que eu estiver com
  • 1. Com uma faquinha afiada, eu corto um cone no centro do bolinho e retiro o miolo, reservando só

uma tampinha.

  • 2. O recheio vai nesse buraquinho, com a ajuda de uma colher de chá.

  • 3. Depois é só tampar.

Cobertura

A cobertura, pra mim, é o que faz o cupcake ter graça. E além de linda, ela tem que ser gostosa! Eu uso muito essa receita de buttercream de merengue, que é bem mais leve que o buttercream tradicional, e dá para variar o sabor da geléia, ou usar somente baunilha se quiser ela branquinha.

Outras opções de cobertura: marshmallow, brigadeiro, ganache de chocolate meio amargo.

Ela pode ser aplicada com uma espátula, mas eu acho que fica lindo com o bico de confeiteiro o que eu mais uso é o bico 1M da Wilton:

Cobertura A cobertura, pra mim, é o que faz o cupcake ter graça. E além deMartha Stewart’s Baking Handbook )  3 claras  2/3 xícara de açúcar  200g manteiga em temperatura ambiente, cortada em pedaços de uma colher de sopa  1 xícara de geléia de frutas vermelhas batida no processador, em temperatura ambiente  (peneire se não quiser sementinhas) corante rosa (opcional) Numa tigela que possa ir ao banho-maria, misture as claras e o açúcar. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, até o açúcar dissolver e a mistura ficar bem quente (se você tiver um termômetro, a temperatura é de 71°C). Bata as claras na batadeira até ficarem brancas e fofas, como marshmallow, e esfriarem completamente (leva mais de 10 minutos, então, paciência!). Não pode estar nem morninha, senão não dá certo. " id="pdf-obj-8-12" src="pdf-obj-8-12.jpg">

Buttercream de Frutas vermelhas (adaptada do livro Martha Stewart’s Baking Handbook)

3 claras

2/3 xícara de açúcar

200g manteiga em temperatura ambiente, cortada em pedaços de uma colher de sopa

1 xícara de geléia de frutas vermelhas batida no processador, em temperatura ambiente

(peneire se não quiser sementinhas) corante rosa (opcional)

Numa tigela que possa ir ao banho-maria, misture as claras e o açúcar. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, até o açúcar dissolver e a mistura ficar bem quente (se você tiver um termômetro, a temperatura é de 71°C). Bata as claras na batadeira até ficarem brancas e fofas, como marshmallow, e esfriarem completamente (leva mais de 10 minutos, então, paciência!). Não pode estar nem morninha, senão não dá certo.

Quando estiver tudo bem frio, com a batedeira ligada, comece a acrescentar os pedacinhos de manteiga, um a um, batendo bem para incorporar a cada adição. Se depois de juntar toda a manteiga a mistura separar ou parecer que “talhou”, continue batendo em velocidade alta, e a cobertura deverá emulsionar novamente. Bata até virar um creme espesso, uniforme e brilhante.

Junte a geléia e o corante e misture bem com uma espátula. Use imediatamente.

Agora, é só decorar granulado colorido, açúcar cristal, raspas de chocolate, choco ball, um morango, figuras de pasta americana, tudo isso fica lindo.

Quando estiver tudo bem frio, com a batedeira ligada, comece a acrescentar os pedacinhos de manteiga,

Ganache de Chocolate Meio Amargo

O ganache é uma mistura bem simples de chocolate e creme de leite. Ele pode ser utilizado tanto como recheio quanto como cobertura para os seus cupcakes.

Apesar de não ter uma receita muito complexa, o ganache fica uma delícia e combina com a massa de cupcake de baunilha, por exemplo.

Veja a receita e o passo-a-passo de como fazer o ganache de chocolate meio amargo.

Ganache de Chocolate Meio Amargo O ganache é uma mistura bem simples de chocolate e cremecupcake de baunilha , por exemplo. Veja a receita e o passo-a-passo de como fazer o ganache de chocolate meio amargo. Ganache de Chocolate Meio Amargo Tempo de preparo: 20 minutos Rendimento: 12 cupcakes Ingredientes  250g de cobertura de chocolate meio amargo picado  150g de creme de leite (uma caixa) Instruções 1. Em banho-maria, derreta o chocolate mexendo ocasionalmente - cuidado para não entrar vapor ou água 2. Assim que derreter completamente, retire do banho e acrescente o creme de leite 3. Mexa vigorosamente por 5 minutos ou até ficar morno 4. Reserve Dica : Para usar como recheio não precisa colocar na geladeira, pois é mais fácil usá-lo mais pastoso do que sólido. " id="pdf-obj-10-28" src="pdf-obj-10-28.jpg">

Ganache de Chocolate Meio Amargo Tempo de preparo: 20 minutos Rendimento: 12 cupcakes Ingredientes

250g de cobertura de chocolate meio amargo picado

150g de creme de leite (uma caixa)Instruções

  • 1. Em banho-maria, derreta o chocolate mexendo ocasionalmente - cuidado para não entrar vapor ou água

  • 2. Assim que derreter completamente, retire do banho e acrescente o creme de leite

  • 3. Mexa vigorosamente por 5 minutos ou até ficar morno

  • 4. Reserve

Dica: Para usar como recheio não precisa colocar na geladeira, pois é mais fácil usá-lo mais pastoso do que sólido.

Curiosidades sobre o cupcake

O intuito dele é servir apenas uma pessoa.

Foram encontradas receitas impressas datadas do final do século 18.

O cupcake mais caro do mundo custou 150 mil dólares pois era decorado com diamantes.

O menor cupcake do mundo tinha 3cm de altura.

Semana Nacional do Cupcake e esse ano foi de 12 a 19 de setembro

O comedor de cupcakes mais rápido do mundo devorou 29 cupcakes em 30 segundos.

A primeira padaria a ficar famosa por seus cupcakes foi a MagnoliaBakery em Nova York, quando apareceu na série Sex and the City.

Como fazer um cupcake ?!? Parte I

Como fazer um cupcake ?!? Parte I Anatomia do cupcake First things first. Vamos começar o

Anatomia do cupcake

First things first. Vamos começar o nosso “workshop” (sentiu que o negócio ficou sério) do dia dos namorados com o queridinho do momento o cupcake. Olhe bem para a foto para entendê-lo. O nosso cupcake do dia dos namorados vai dar início ao PAP do cupcake. A primeira receita será bem básica. Depois evoluímos com informações, utensílios e cupcakes mais elaborados usando modelagem de pasta americana, ok? Não se afobe! Para início de conversa você vai precisar dos seguintes materiais:

Forma para assar os cupcakes Existem pelo menos três formas de assar os cupcakes, são elas:

Forma para assar os cupcakes

Existem pelo menos três formas de assar os cupcakes, são elas:

A) Forminhas de silicone: são fáceis de encontrar, dispensam o uso de papel que pode ser colocado depois ou o cupcake pode ser servido na própria forminha de silicone. B) Empada: forminhas de aluminio que servem bem ao propósito para quem tem dificuldade de achar as demais essas forminhas quebram bem o galho. C) Forma de muffin: Formas anti-aderentes proprias para assar muffins e cupcakes, geralmente tem 6 ou 12 canecos(buraquinhos).

Forma para assar os cupcakes Existem pelo menos três formas de assar os cupcakes, são elas:

- Forminha de papel forneável

Forminhas de papel forneável, ou seja que podem ir ao forno!

- Bico de
-
Bico
de

estrela

ou

perlê

para

confeitar

Sabe aquela voltinha bem charmosa que decora os cupcakes? É feita com bico estrela 1M ou bico perlê 2A. Se você não quiser comprar bicos de metal, nos supermercados ou em casas de festas geralmente têm um kit de bicos de plástico que vem até com o saco de confeitar. É baratinho e útil.

- Saco de confeitar Tem vários tipos de saco de confeitar, de silicone, de lona, de

- Saco de confeitar Tem vários tipos de saco de confeitar, de silicone, de lona, de papel

eu gosto muito de usar o de

... plástico descartável. Tem em vários tamanhos, é higiênico, resitente, aguenta recheios e coberturas frias e quentes, vai no microondas e depois não tem sujeira para limpar.

- Saco de confeitar Tem vários tipos de saco de confeitar, de silicone, de lona, de

-

Grade

de

resfriamento

É muito importante usar a grade de resfriamento para confecção dos cupcakes. Três motivos:

1) Permite

que o cupcake resfrie por completo sem

reter

umidade, isso é muito

importante e

influência

até

 

na

durabilidade

dos

cupcakes

evitando

bolores.

2)

Ajuda

a

manter

o

papel

da

forminha

grudadinho.

3) Agiliza o trabalho pois o cupcake esfria mais rápido.

- Saco de confeitar Tem vários tipos de saco de confeitar, de silicone, de lona, de

- Confeitinhos fofinhos, no caso, vamos usar o de coração. Esses confeitinhos comestiveis podem ser encontrados até no supermercado. Vão desde granulados até corações e boquinhas. Dão um charminho extra na finalização dos cupcakes

Como fazer um cupcake ?!? Parte II A famosa voltinha!

Como fazer um cupcake ?!? Parte II A famosa voltinha! Dando continuidade ao nosso intensivão de

Dando continuidade ao nosso intensivão de cupcakes. Vamos aprender a fazer aquela voltinha fofa.

Para

isso

vamos

utilizar:

Material - Cobertura, essa da foto é de ganache de chocolate branco com sementes de baunilha. (a receita

vem

logo

em

seguida).

-

Bico

estrela

1M

ou

qualquer

outro

bico

grande

de

estrela.

-

Saco

de

confeitar

da

sua

preferência,

eu

usei

o

saco

descartável.

-

Uma

liga

de

elástico

tipo

daquela

de

dinheiro.

Como

 

fazer

O processo é bem simples. Caso você ainda não esteja familiarizado com o uso de bicos e sacos de

confeitar aqui vai uma breve explicação. Se já for familiarizado pula para o próximo passo!

Como fazer um cupcake ?!? Parte II A famosa voltinha! Dando continuidade ao nosso intensivão de

1) Meça o bico no saco de confeitar. Cuidado para não cortar muito eu geralmente coloco o bico no

saco meço

logo

acima

dos

dentes

tiro

o

bico

do

saco

e

corto

na

marcação.

2)

Saco cortado, agora

é

a

hora

de

voltar

o

bico

aperte bem para

que

ele fique

firme.

3) Preencha o saco com

o recheio, dê uma apertada para acomodar bem

e tirar o ar. Torça a

pontinha e fixe bem com o elástico (bem mesmo! tipo aquela puxada que mãe dá para prender

cabelo de criança). É importante

não rechear até

o

topo do saco de confeitar senão vai

vazar!

Processo básico de confeitagem aprendido. Agora vamos a voltinha.

1) Meça o bico no saco de confeitar. Cuidado para não cortar muito eu geralmente coloco

1) Com o saco de confeitar num ângulo de 90° (ou seja em pé) faça uma voltinha com o saco de confeitar pressionando na parte mais externa do cupcake quase no limite da massa e do papel. 2) Faça uma voltinha completa, pare de pressionar e retire o bico do cupcake.

3)Faça uma segunda volta, um pouco menor no topo da primeira voltinha. Termine fazendo uma estrelinha

3)Faça uma segunda volta, um pouco menor no topo da primeira voltinha. Termine fazendo uma estrelinha (pinguinho) no centro. Importante ao parar de pressionar, retire o bico ainda em pé da voltinha. 4)O mesmo vale para bicos em outros formatos,como o perlê por exemplo.

Como fazer um cupcake?!? Parte III - O Cupcake

Como fazer um cupcake?!? Parte III - O Cupcake Nem vou enrolar fazendo uma intrudução. ComeçaremosMartha Stewart Cupcakes Ingredientes - ¼ de xícara de cacau em pó - ¼ de xícara de café forte quente (pode ser substituído por água quente apenas); - 1 xícara de farinha de trigo especial; - 1 colher de café de bicabornato de sódio - 1 colher de café de fermento em pó - 1 pitada de sal - ½ xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente - 1 xícara de açúcar - 2 ovos - 1 colher de sopa de extrato de baunilha - 1/3 de xícara de leite mistura a 1 colher de sopa de limão Modo de preparo 1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na forma de cupcake. Peneire a farinha, o bicarbonato, o sal e o fermento juntos. Misture o café quente com o cacau até ficar cremoso e o cacau bem dissolvido. 2) Na batedeira bata em velocidade média a manteiga com o açúcar até ficar fofinho. 3) Junte os ovos um a um, lembrando sempre de raspar as laterais, até incorporar bem a massa. 4) Misture a baunilha e a mistura de cacau e bata bem até ficar homogêneo. 5) Diminua a velocidade para baixa e alternadamente misture o leite e a farinha na massa. Importante!!! Não é para bater exaustivamente é só o essencial para misturar esses 2 ingredientes. " id="pdf-obj-18-4" src="pdf-obj-18-4.jpg">

Nem vou enrolar fazendo uma intrudução. Começaremos a terceira e última parte do intensivão

cupcake já partindo para a receita e ao longo vou explicando direitinho. Só vou escrever uma

coisinha ...

ficou tão lindinho o cupcake do dia dos namorados, né?

Etapa I O bolinho, propriamente dito!

Devil´s food Cupcake ou Cupcake de chocolate Rendimento 12 unidades adaptado do livro Martha Stewart Cupcakes

Ingredientes

  • - ¼ de xícara de cacau em pó

  • - ¼ de xícara de café forte quente (pode ser substituído por água quente apenas);

  • - 1 xícara de farinha de trigo especial;

  • - 1 colher de café de bicabornato de sódio

  • - 1 colher de café de fermento em pó

  • - 1 pitada de sal

  • - ½ xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente

  • - 1 xícara de açúcar

  • - 2 ovos

  • - 1 colher de sopa de extrato de baunilha

  • - 1/3 de xícara de leite mistura a 1 colher de sopa de limão

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na forma de cupcake. Peneire a farinha, o bicarbonato, o sal e o fermento juntos. Misture o café quente com o cacau até ficar cremoso e o cacau bem dissolvido.

2) Na batedeira bata em velocidade média a manteiga com o açúcar até ficar fofinho. 3) Junte os ovos um a um, lembrando sempre de raspar as laterais, até incorporar bem a massa. 4) Misture a baunilha e a mistura de cacau e bata bem até ficar homogêneo. 5) Diminua a velocidade para baixa e alternadamente misture o leite e a farinha na massa. Importante!!! Não é para bater exaustivamente é só o essencial para misturar esses 2 ingredientes.

6) Preencha ¾ das forminhas (foto) e leve para assar por 20 minutos aproximadamente ou até

6) Preencha ¾ das forminhas (foto) e leve para assar por 20 minutos aproximadamente ou até enfiar um palito e ele sair limpinho.

6) Preencha ¾ das forminhas (foto) e leve para assar por 20 minutos aproximadamente ou até

7) Tire do forno deixe esfriar na própria forminha por 5 minutos e depois transfira para uma grade de resfriamento (foto). Até aqui não tem mistério, certo?

Etapa II O recheio

Brigadeiro

Rendimento recheia 12 cupcakes

Ingredientes

  • - 1 lata de leite condensado.

  • - 2 colheres de sopa de chocolate em pó.

  • - 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal.

Modo de preparo

1) Misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio baixo. Dê o ponto de brigadeiro de colher. Não

pode ser firme e nem tão liquido tem que ser cremosinho! Deixe esfriar.

Recheando o brigadeiro

Recheando o brigadeiro Existem várias maneiras de rechear o cupcake. Mas como disse anteriormente estou explicando

Existem várias maneiras de rechear o cupcake. Mas como disse anteriormente estou explicando o

pacote

básico

do

cupcake

e

essa

é

uma

maneira

bem

simples

de

recheá-los.

1) Com uma faquinha de corte o miolinho do cupcake. Cuidado para não aprofundar muito e cortar o

fundo

e

o

papel,

hein?!

2)

Retire

 

o

miolinho.

3) Recheie o cupcake com o brigadeiro cobrindo bem o "buraquinho". Corte a pontinha do miolinho

(e

coma!

Porque

ninguém

 

aqui

está

de

bobeira).

3)

Coloque

a

tampinha

no

buraquinho

 

recheado.

4) Com uma espátula ou uma faquinha pegue um pouquinho do brigadeiro e faça um trabalhinho de pedreiro para arrematar o brigadeiro. Faça movimentos leves empurrando a tampinha para dentro fazendo um acabamento com o brigadeiro e a faca. Agora o cupcake está prontinho para receber a cobertura.

Etapa III A cobertura

Etapa III – A cobertura Cobertura de ganache de chocolate meio amargo Rendimento 12 cupcakes Ingredientesaqui. 4) Voltinha feita, tudo lindinho e perfeito. Chegou o momento de salpicar corações. Pegue um punhadinho e jogue delicadamente sobre os cupcakes. E pronto! Se o dia estiver quente leve os cupcakes por 10 minutinhos a geladeira para firmar a cobertura. " id="pdf-obj-21-6" src="pdf-obj-21-6.jpg">

Cobertura de ganache de chocolate meio amargo

Rendimento 12 cupcakes

Ingredientes

  • - 400g de chocolate meio amargo (Picadinho) -290ml de creme de leite

  • - confeitinhos de coração

Material: Saco de confeitar e bico estrela.

Modo de preparo

1) Coloque o chocolate picado finamente em um recipiente de vidro ou que possa ir ao micro-ondas. 2) Ferva o creme de leite e misture ao chocolate. Mexa bem até derreter todo o chocolate. Caso isso não aconteça leve ao micro-ondas por 30 segundos até derreter completamente. 3) Leve a mistura a geladeira por 5 minutos. Tire mexa bem. (se necessário repita a operação) Quando começar a ficar firme, dar uma clareada e tomar forma está pronto. Não deixa ficar muito dura, não! Senão você não vai conseguir usar o bico! Mexa bem e use imediatamente.

Imediatamente, mesmo! A cobertura endurece rápido. Se endurecer

nada de pânico! Mais 15

... segundos no micro-ondas mexa bem e use. Agora é hora de colar em prática o passo-a-passo de

como fazer a voltinha que você já aprendeu a fazer aqui. 4) Voltinha feita, tudo lindinho e perfeito. Chegou o momento de salpicar corações. Pegue um punhadinho e jogue delicadamente sobre os cupcakes. E pronto! Se o dia estiver quente leve os cupcakes por 10 minutinhos a geladeira para firmar a cobertura.

Etapa IV Cupcake Topper

Etapa IV – Cupcake Topper Cupcake topper são essas bandeirinhas em forma de coração que coloquei

Cupcake topper são essas bandeirinhas em forma de coração que coloquei no cupcake. Para fazê los é fácil.

Você vai precisar dê:

-

Palitos

-

cola quente

-

fita decorada

-

botão

Como fazer

1) Imprima os corações e recorte-os. 2) Passe cola quente na pontinha dos palitos e cole nos corações. 3) Faça lacinhos com a fita, com ajuda da cola quente cole o botão no centro do laço. 4) Coloque um pinguinho de cola na pontinha do coração e cole o lacinho. Pronto! Agora é só colocar nos cupcakes.

Planejando o Cupcake: Idéias, cores, congelamento e validades.

Planejando o Cupcake: Idéias, cores, congelamento e validades. Um bom planejamento pode salvar energia, economizar tempo

Um bom planejamento pode salvar energia, economizar tempo e dinheiro. Então vamos ao questionário básico de quem quer se organizar e fazer tudo sem pressa. Não importa se você for fazer para vender ou se for fazer para comer com os amigos vale a pena dar uma lida e colocar tudo em ordem para o momento ser mais prazeroso. 1) Pra quando é a minha encomenda ou festa? 2) Vou ter que congelar os cupcakes? Cabe no meu freezer? 3) Dou conta de fazer tudo de vespera ou no dia? (lembre-se quanto mais fresquinho melhor) 4) Quantos cupcakes eu tenho que fazer? 5) Qual sabor? 6) Qual será o recheio? Validade do recheio? 7) Qual será a cobertura? Validade da cobertura? 8) Qual a cor da forminha que vou usar? Tenho o suficiente? 9) Que confeito eu usarei? Tenho pronto ou vou ter que fazer? 10) Que material vou utilizar? 11) Eu tenho em estoque todo o material que vou utilizar? 12) Preciso de espaço geladeira para armazená-los? 13) Qual será a embalagem? Tenho as embalagens? 14) Usarei tags, wrappers, bandeirinhas ou qualquer outro impresso? Estão prontos, cortados e furados? 15) Usarei fitas? De que cor? Tenho a quantidade necessária? Estão cortadas?

16)

Virão

buscar

ou

terei

que

entregar?

17) Terei que disponibilizar alguma peça como pratos e suportes para cupcakes? As peças estão limpas e devidamente embaladas?

Paleta de cores

Pra não se perder e ter mil idéias de última hora pense no tema e nas cores que você pode usar e

harmonize tudo para não virar um carnaval. Seria algo como desenvolver uma coleção (que chic, hein?). Se você vai vender converse bem com o seu cliente e anote as cores que ele sugere

e

desenvolva os padrões. Ex.

  • - Chá de bebê de menina tons de rosa rosa seco, rosa antigo, rosa clarinho e pérola.

  • - Festa de 30 anos rosa e marrom

  • - Festa de piratas preto, vermelho e branco

  • - Halloween roxo, laranja e preto

  • - Natal Dourado e vermelho; branco e prata.

16) Virão buscar ou terei que entregar? 17) Terei que disponibilizar alguma peça como pratos e

Antes de fazer os cupcakes

1) Deixe todo o material separado, pesado e o que for de peneira, devidamente peneirado! 2) Tira a manteiga da geladeira no mínimo uma hora antes de usá-las o mesmo vale para os ovos. 3) Separe todos os utensílios e eletrodomésticos que você vai utilizar. 4) Prepare a sua ficha de custos e a receita anote qualquer alteração. Não esqueça de tirar foto do seu cupcake depois de pronto e anexar a sua ficha de gastos. 5) Se você for fazer desenhos com a pasta americana procure fotos, desenhos e outros materiais que possam te ajudar para deixar o seu trabalho perfeito. 6) Faça um rascunho do que você quer fazer. Geralmente eu faço um desenho antes com tudo bonitinho do jeitinho que eu quero para me guiar na hora de montar os cupcakes.

Quando eu tenho uma encomenda muito grande de cupcakes eu geralmente faço de véspera e deixo para decorar no dia. Ou se a entrega for no final do dia e eu acordo cedão e faço no dia. Não aceito muitas encomendas por dia pois sei das minhas capacidades e da qualidade que eu quero manter nos meus produtos. Ex. Se eu tiver uma encomenda de 300 cupcakes para o sábado não aceito encomendas para a sexta e no sábado só pegarei essa encomenda. Planejo com antecedência e já começo a fazer no inicio da semana pequenas decorações de pasta americana para que sequem e fiquem só esperando a hora de ser aplicada. Se você está organizando uma festa e o cupcake é apenas mais uma das coisas que você tem que fazer, mais uma vez repito que planejamento é a solução! Aqui toda vez que escrevo sobre uma cobertura ou alguma outra coisa procuro falar também sobre a possibilidade do congelamento. O ideal seria comer sempre o cupcake fresquinho mas nem sempre isso é possível. Para acabar com o mistério do congelamento fiz uma tabelinha com validades e forma de congelar e descongelar. Aqui está ela:

Quando eu tenho uma encomenda muito grande de cupcakes eu geralmente faço de véspera e deixo

Só para finalizar. Eu uso ziploc para congelar ou aquelas marmitinhas de alumínio descartáveis. São bem práticas e fáceis de empilhar e etiquetar. Se congelar o melhor é fazer tudo em separado(cobertura, recheio e bolinho) e deixar para montar na hora. Bjks

Pasta americana "Há mais mistérios na pasta americana do que supõe nossa vã filosofia!"

Pasta americana "Há mais mistérios na pasta americana do que supõe nossa vã filosofia!" Tem início

Tem início a nossa maratona shakespereana sobre a pasta americana! Se você quer me matar é só tirar a cobertura de pasta americana de cima de um cupcake meu, jogar no lixo e comer o resto. Argh!!! Isso me mata!!! Aquela cobertura linda que eu passei horas desenvolvendo, desenhando e tal no lixo!!! Apesar de linda a decoração com pasta americana em sua maioria não é gostosa. Eu sei, eu sei ... vou dar um desconto!!! Mas na busca da pasta perfeita me deparei com essa que é atribuída a Marta Balina e executada por grandes nomes do “universo bolístico” no Brasil como Flávia Millás, Sandra

Dias ...

De longe é a melhor que eu já e experimentei pois se assemelha ao marzipã (olha a

blasfêmia!!!). Se você for optar por comprar pronta use da Arcolor, não estou ganhando nada nem fazendo propaganda mas sem dúvida é a de melhor qualidade e a mais fácil de se trabalhar. Vamos ao meu top-top . A essa altura você já percebeu que eu me amarro nisso!!!

16 coisas que você precisa saber sobre pasta americana para não se desesperar e desapontar logo de cara!!!

1) Umidade: a pasta americana é extremamente sensível a umidade e NÃO pode ir a geladeira e muito menos pode ser aplicada em superfícies geladas ou que dessoram (creme de leite, chatilly e

doces muito moles tipo brigadeiro molinho, creme de confeiteiro

...

).

Tenha em mente que a pasta

americana é “inimiga” da umidade.

2) Glucose: A glucose utilizada na receita é a glucose branca. Karo é glucose? É. Mas é mais liquida e amarela o que a torna inapropriada para nossa receita. 3) Aplicação: Presta atenção!!! Toda a operação tem que ser muito rápida a pasta americana após aplicado seca em menos de 30 minutos portanto tenha sempre a mão plásticos para cobrir a pasta ainda não utilizada e sobrinhas. A pasta feita para cobrir o cupcake, deve ser utilizada prontamente:

fez a pasta, cubra o cupcake imediatamente, caso contrário ela perde a textura ideal e pode "rachar" com mais facilidade. Organização aqui é fundamental! Deixar todos os cortadores, marcadores e o que mais for utilizar a mão e prontinhos para usar. 4) Validade e armazenamento: As sobrinhas devem ser guardadas em saco plástico bem fechado (enrole bem em plástico filme e depois coloque em um saco tipo ziploc e tente tirar o máximo de ar do saquinho) e em local seco e fresco. A durabilidade é de aproximadamente 1 a 2 meses. Não a coloque na geladeira, pois a pasta é extremamente sensível à umidade. Estou sendo repetitiva com esse lance da geladeira, eu sei! Mas a gente tem mania de conservar tudo na geladeira o que torna

o processo quase mecânico! Só por curiosidade um cupcake coberto com a pasta americana dura 3 dias fora da geladeira. 5) Re-utilização: A pasta que sobrar, pode e deve ser re-utilizada desde que armazenadas como no tópico anterior. Para reutilizá-la é simples, possivelmente estará mais sequinha e mais durinha, coloque-a de 5 segundos no micro-ondas, e junte um “trisquinho” da margarina que usou para fazer a pasta e amasse bastante até voltar a ter a mesma textura. Se ainda estiver muito dura repita o processo. Adicione a margarina só se estiver muito dura do contrario só a sova após os 5 segundos já será o suficiente. Não precisa adicionar mais açúcar, hein?!

6)

Tingimento:

basicamente

existem

três

maneiras

de

colorir

a

pasta.

- Corante em gel: o método mais tradicional e o mais utilizado. O corante em gel é bom pois é muito

concentrado

e

não

“desanda”

a

pasta.

Como fazer: Pegue um palito de dentes molhe a ponta no corante e junte-o à pasta, em várias partes não concentre em um só lugar para facilitar o trabalho. Sove bem até incorporar todo o gel,

tingindo

a

pasta.

Repita

o

processo

até

obter

a

cor

desejada.

Para as cores claras: deve-se tomar o cuidado de não colocar gel demais, porque a cor poderá ficar mais escura que o desejado. É mais fácil arrumar uma cor super clara do que uma já escura.

Para cores escuras:

cores escuras como

o

preto,

o vermelho, azul

marinho

e

o marrom

de

corante.

precisamos

 

de

uma

quantidade

maior

***Atenção: As cores se acentuam após 5 minutos em repouso portanto se você achar que já

chegou

perto

da

cor

uma

pausa

antes

de

adicionar

mais

corante.

Faça anotações de como você chegou e tal cor tipo rosa framboesa ou tons de pele para que da

próxima

vez

possa

chgar

bem

próximo

da

cor baseado

na

sua

experiência.

Tinja

de

uma

vez

tudo

o

que

você

vai

precisar

para garantir

a

fidelidade

da

cor.

com

aerógrafos.

-

Corante

líquido:

utilizado

apenas

-

Corante em pó: o dourado, prateado e perolado, amarelo para fazer o interior das flores

...

existem

apenas na versão em pó. O pó é insolúvel em água e

não se incorpora a pasta. Para utilizá-lo

devemos diluí-lo no álcool de cereais, vodka, gim ou qualquer outra bebida alcoólica branca e aplicar com um pincel. O bom dessa técnica é que, devido ao uso do álcool, a tintura seca muito rápido.

7)

Cola:

Presta

atenção

que

tem

pulinho

do

gato

na

hora

de

colar!!!

-

Para colar a pasta no cupcake podemos usar doce de leite, geléia, buttercream ou ganache.

Para colar a decoração feita em pasta americana sobre o cupcake, coberto também com pasta, aplicamos água com um pincel em pequena quantidade, isso desde que a decoração que esteja

-

sendo

colada

ao

cupcake

não

esteja

seca!!!

-

Para colar decoração seca apenas o glacê real poderá servir de cola. Devemos colar com glacê

real, as figuras, flores ou qualquer outra decoração feita em pasta americana que já estejam secas

na

hora

da

aplicação.

-

Para colar a decoração em ganaches, buttercream e brigadeiros. A decoração deve estar seca e

depois é

colocá-la. Não é necessário o uso de cola a decoração adere imediatamente

a

cobertura.

***Atenção:

Não

use

cola

de

cmc

pois

ela

facilita

a

cultura

de

bactérias.

8)

Gordura:

Nunca

substitua

a

margarina

forno

e

fogão

por

gordura

hidrogenada.

9) Espessura: Não abra a massa muito fina. A massa tem que ter uma espessura de no mínimo

5mm

para

 

sustentar

a

decoração.

10) Temperatura: O cupcake, já recheado, deve estar totalmente resfriado quando for coberto com a pasta americana. Depois de decorados mantenha os cupcakes em locais secos e frescos. O

excesso de umidade pode fazer a massa suar. Em locais muito seco adicione 1 colher de café de

glicerina a massa

e

em

locais muito

úmidos adicione 1

colher de

café

de

cmc

a

massa.

11) Transparência: a pasta americana é translúcida. Ou seja qualquer imperfeição vai aparecer no cupcake.

12) Rachaduras: Se pequenas rachaduras aparecerem esfregue um pouquinho, delicadamente, com a ponta dos dedos ou rolinho a pressão e o calorzinho desfaz as pequenas rachaduras. Não use água!!! A água em excesso dissolve o fondant! Se a rachadura persistir você pode untar levemente os dedos com a margarina e alisar a rachadura até desaparecer. Tenha em mente que as rachaduras acontecem por 3 motivos: Demora em aplicar a pasta, a pasta foi aberta muito fina ou a pasta foi aberta muito grossa. 13) Limpeza: O local de trabalho tem que estar limpérrimo!!! Qualquer sujeirinha vai colocar todo o seu trabalho a perder!!!

14) Petequinha: Faça uma “petequinha” de amido de milho para ajudar a povilhar finamente a área de trabalho na hora de sovar ou abrir a pasta e povilhar cortadores e gummies. Aprenda a fazer no final do post.

15) Sudorese: A pasta americana as vezes fica suada! Hahahahaha

ao menor sinal de umidade

.... ela fica suada! E não tem dove que resolva o suadouro da pasta! Então o lance é trabalhar no clima mais fresquinho possível e rezar para dias mega úmidos e chuvosos não estragarem o nosso trabalho. Tem um truquinho ou outro mas no pau da goiaba só a Nossa Senhora do Confeito Perfeito ajuda nessas horas. 16) Astral: Não faça do uso da pasta americana um calvário. Fique tranquila e se divirta pois é uma boa terapia. Se não der certo logo da primeira vez. Calma! Não desista! A pasta americana é trabalhosa e cheia de frescurinhas. Tem coisa que a gente só aprende na marra mesmo, na máxima

da tentativa e erro. A pasta americana dá um up nas decorações de bolos, cupcakes, bicoitos todo o nosso trabalho a um outro nível. Portanto, relax! E mãos a obra!!!

...

leva

Receita de Pasta Americana para flores e enfeites Ingredientes

  • - 3 colheres de sopa de água

  • - 1 colher de sopa de gelatina

  • - 1 colher de sopa de glucose (volume de uma noz com casca)

  • - 1 colher de sopa de margarina "forno e fogão" ou 70% de lipídeos

  • - 1colher de chá de essência de amêndoas ou outra de sua preferência que seja transparente

  • - açúcar impalpável (aproximadamente 700g)

Modo de preparo

Receita de Pasta Americana para flores e enfeites Ingredientes - 3 colheres de sopa de água

1) Em uma panela para banho Maria colocar as colheres de água e a gelatina. Levar ao banho Maria. 2) Depois de derretida a gelatina junte a glucose. Depois de dissolvida a glucose junte a margarina e

a

essência.

(Foto

2)

3) Com o açúcar impalpável, faça uma cova sobre a superfície onde irá trabalhar, jogue a mistura no

meio e vá adicionando o açúcar até que obtenha a marca de seus dedos na pasta sem que esteja

grudando.

(Foto

1,

3)

5) Guarde em saco plástico bem fechado. Deixe descansar por 2 horas antes de utilizar. 6)

5) Guarde em saco plástico bem fechado. Deixe descansar por 2 horas antes de utilizar. 6) Tinja a massa, se necessário, e utilize-a.

No meu caso tingi tudo de rosa já na etapa 5 porque só usei rosa nos adornos.

Dica: A receita para cobrir o cupcake é a mesma a única diferença é que ao invés de 3 usamos 4 colheres de água. Só isso!

Petequinha de amido de milho

Petequinha de amido de milho Fazendo a petequinha Você vai precisar de: - 1 Perfex -

Fazendo a petequinha

Você vai precisar de:

  • - 1 Perfex

  • - 3 colheres de amido de milho

Como fazer:

1) Corte o perfex ao meio. Corte, também, uma tira de perfex para fazer o lacinho. 2) Coloque o amido de milho no centro do perfex. 3) Junte as pontas fazendo uma petequinha. Feche fazendo um laço. 4) Ponto! Está prontinha para usar.

<a href=Decoração Camafeu - Usando molde de silicone Parte I " id="pdf-obj-34-6" src="pdf-obj-34-6.jpg">
<a href=Decoração Camafeu - Usando molde de silicone Parte I " id="pdf-obj-34-8" src="pdf-obj-34-8.jpg">

Gummie ou molde se silicone são uma mão na roda! Achamos facilmente em casas de artigos de confeitaria ou papelarias que tem material de biscuit. Quando eles são bem feitos e de qualidade dão um acabamento perfeito a decoração. Antigamente me deram uma dica de passar amido de milho ou açúcar de confeiteiro no molde para a modelagem soltar facilmente. Maior furada pois o pozinho fica entre os detalhes e detona o acabamento perfeito. A dica é untar "mega" levemente com um pincel ou com o dedo, quando der, com um "pouquitiquico" de gordura vegetal. Tcharam!!!

Você nunca mais vai rasgar seu gummie durante um acesso de raiva

(entenda, eu fiz isso!)

... Outra dica preciosa: Usou? Lave com água morna e sabão, deixe secar e guarde. Além de ser

higiênico ajuda a conservar o silicone.

Gummie ou molde se silicone são uma mão na roda! Achamos facilmente em casas de artigos

1ª Etapa - Cobrindo o cupcake.

1ª Etapa - Cobrindo o cupcake. Essa todo mundo está craque, né? Se a pasta estiver

Essa todo mundo está craque, né? Se a pasta estiver grudando no rolinho passe um tiquinho de nada de açúcar de confeiteiro por cima com um pincel e passe o rolinho. Use o cortador com 6cm de diâmetro.

2 ª Etapa - Preparando o molde

2 ª Etapa - Preparando o molde Passe uma fina camada de gordura vegetal no molde.

Passe uma fina camada de gordura vegetal no molde. Fina mesmo! Não passe muita pois além de cobrir alguns detalhes depois vai ficar impossível pintar a pasta se você quiser.

3ª Etapa - Fazendo o molde

3ª Etapa - Fazendo o molde Faça uma bolinha, pressione com os dedos ou rolinho de( Lembra que a gente já viu isso aqui? ) . Agora sim, você pode deixar secando o molde ou aplicar imediatamente. Eu gosto de deixar secando sobre um papel toalha. Depois de seco você pode guardar em um pode bem lacrado e guardar em local seco e fresco por até 3 meses. Mas lembre-se a pasta americana escurece um pouquinho ao londo do tempo. Dica Outra opção é passar uma fina camada de pó perolado, prata, dourado ou até mesmo colorido no molde de silicone e moldar a pasta americana. A vantagem é que a modelagem já sai perfeitamente colorida e você não tem que se preocupar em pintar depois e espalhar o pó por aí como a Sininho ou Tinker Bell fofinho! ... não sei por que essa onda de falar o nome original dos personagens. Sininho é tão " id="pdf-obj-38-4" src="pdf-obj-38-4.jpg">

Faça uma bolinha, pressione com os dedos ou rolinho de pasta e já destaque do molde. Para remover nada de ficar deixando secar de um dia para o outro. Se o molde for muito cheio de detalhe ou se estiver muito difícil de sair leve ao freezer por 15 minutos e destaque. Deixe secando sobre um papel toalha. Mas pera aí pasta não combina com geladeira e freezer, né? Ok, mas essa pasta não está aplicada a um bolo recheado e úmido e não é pasta americana para bolos é para flores. (Lembra que a gente já viu isso aqui?). Agora sim, você pode deixar secando o molde ou aplicar imediatamente. Eu gosto de deixar secando sobre um papel toalha. Depois de seco você pode guardar em um pode bem lacrado e guardar em local seco e fresco por até 3 meses. Mas lembre-se a pasta americana escurece um pouquinho ao londo do tempo.

Dica

Outra opção é passar uma fina camada de pó perolado, prata, dourado ou até mesmo colorido no molde de silicone e moldar a pasta americana. A vantagem é que a modelagem já sai perfeitamente

colorida e você não tem que se preocupar em pintar depois e espalhar o pó por aí como a Sininho

ou Tinker Bell fofinho!

...

não sei por que essa onda de falar o nome original dos personagens. Sininho é tão

Olha só a diferença do perolado para o natural

Olha só a diferença do perolado para o natural

Tudo o que você sempre quis saber sobre buttercream e nunca teve coragem de perguntar!

Tudo o que você sempre quis saber sobre buttercream e nunca teve coragem de perguntar! Buttercreamextrato de baunilha Modo de preparo 1 Na batedeira em velocidade alta e usando o batedor de arame, bata a manteiga até ficar fofa. As colheradas junte o açúcar até ficar fofinho. (vai bater quase uns 6-8 minutos) 2.Junte o leite e a baunilha e bata até incorporá-los. 3.Troque o batedor de arame da batedeira pela pá e bata por mais 5 minutos. 4. Leve a geladeira por 5 minutos e empregue como desejado. " id="pdf-obj-41-4" src="pdf-obj-41-4.jpg">

Buttercream de chocolate branco

Buttercream nada mais é que creme de manteiga (Olha aí a tradução butter=manteiga, cream=creme) é um tipo de cobertura para bolos e cupcakes bem simples pois a base é feita somente com 2 ingredientes manteiga e açúcar de confeiteiro. Só isso?! Não! A essa mistura pode

ser adicionado extrato de baunilha, cacau, chocolate, café

margarina? Que dá

...

Dá para fazer com gordura vegetal ou

.... dá. Fica a seu critério mas com a manteiga fica mais gostoso!!! Lá no tempo

do rococó essa cobertura era bastante usada aqui no Brasil mas com a cultura do “xô gordura” ela

foi caindo em desuso e agora estamos a redescobrindo. Não vou mentir é uma cobertura muito doce mas maravilhosa! Portanto é legal não colocar muitas voltas no cupcake pois vai ficar bem enjoativo! Aqui vai a receita base ...

Vanilla Buttercream Rendimento: cobre 12 cupcakes Ingredientes

  • 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente

  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro peneiradérrimas

  • 2 colheres de sopa de leite em temperatura ambiente

  • 2 colheres de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo

  • 1 Na batedeira em velocidade alta e usando o batedor de arame, bata a manteiga até ficar fofa. As colheradas junte o açúcar até ficar fofinho. (vai bater quase uns 6-8 minutos)

2.Junte o leite e a baunilha e bata até incorporá-los. 3.Troque o batedor de arame da batedeira pela pá e bata por mais 5 minutos. 4. Leve a geladeira por 5 minutos e empregue como desejado.

De receita básica na mão vamos estudar o que a gente pode fazer com ela ...

Tipos de buttercream

Atenção!!! Todo e qualquer ingrediente misturado ao buttercream não deve ser super misturado a

fim de evitar que a massa incorpore muito ar!

  • - Classico buttercream Manteiga + açúcar de confeiteiro e pronto! Para cada 100g de manteiga 1

xícara de açúcar de confeiteiro. Essa quantidade pode variar dependendo da consistência desejada.

  • - Buttercream de chocolate 200g de chocolate meio-amargo ou amargo derretido e FRIO!!! É

adicionado a receita básica de buttercream na etapa 3.

  • - Buttercream de chocolate branco 250g de chocolate branco derretido e FRIO é adicionado a

receita básica de buttercream na etapa 3.

  • - Buttercream de merengue Hummm

...

esse não dá para explicar facilmente espera um

pouquinho que logo, logo eu faço um passo a passo bem legal, tá? Mas logo adianto que são três tipos de base de merengue: Mousseline, Suiço e Italiano

  • - Buttercream francês Nesse tipo de buttercream claras batidas em neve e estabilizadas com

cremor tártaro em são adicionadas a receita de buttercream. Então para uma receita básica 3 claras

batidas em neve com uma colher de café de cremor tártaro são adicionadas. Essa receita é ótima para dar leveza buttercream com adição de outras massas como 100g de doce de leite, 100g de

bicho de pé ...

a receita básica na etapa 3.

  • - Buttercream alemão Aqui creme de confeiteiro e buttercream são misturados em igualdade.

220G de creme de confeiteiro+200g de manteiga + 30g de açúcar de confeiteiro. Esse tipo de

buttercream não dá para ponto para confeitar com o bico. É usado somente como recheio. Eu só fiz

essa receita 2 vezes na escola e depois nunca mais. Achei muito “pesada”

...

para recheio prefiro

outras receitas. Coloquei aqui só para você saber que existe!

  • - Buttercream de fondant Similar a pasta americana. É outra receita que merece um post

completo sobre ela. Aguardem.

A eterna dúvida: Gordura vegetal ou manteiga?

Olha só vou logo avisando que só uso manteiga. Se você teimar e insistir em usar a gordura vegetal,

e nela estou incluindo a temível margarina também, saiba que você pode usar meio a meio na receita ½ de manteiga com ½ de gordura vegetal para não ficar tão trash ou substituir por completo.

A meu ver a gordura vegetal só ganha em 3 quesitos estabilidade pois não derrete tão fácil quanto a manteiga em dias muito quentes, não forma aquela casquinha e a textura é mais aerada. Mas no sabor que é o fator principal perde feio! E não venha tentar me convencer que você tem uma

receitinha infalível que nem dá para perceber manteiga é manteiga! Pô!

...

dá sim!!! Detesto fingimento gastronômico se é

Qual a consistência perfeita?

A receita básica é ideal para fazer aquela voltinha do cupcake. Se você quiser fazer um enfeite mais

encorpado certamente precisará de mais açúcar no creme. Sendo assim, misture às colheradas até atingir a consistência desejada, ok?!

Mas tem um truque se o buttercream estiver muito grosso adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de leite ou creme de leite se estiver muito fino adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de açúcar de confeiteiro.

“No pau da goiaba” (meu antigo chef falava assim hahahaha) vai ser assim:

  • - Consistência firme flores, laços, folhas ...

  • - Consistência média Cobrir cupcakes e bolos.

  • - Consistência fina fazer arabescos, escrever nomes ...

Como adicionar sabor?

O sabor pode ser adicionado substituindo o extrato de baunilha por outros extratos, 3 colheres de

sopa de café bem forte frio, 3 colheres de sopa de licor da sua preferência

raspas de limão ou

... laranja e ainda 1 ou 2 colheres de sopa de geleia voc~e pode misturar bem ou apenas mesclar para

dar um efeito bacana ao buttercream.

Como colorir?

Para colorir é fácil é só misturar corante em gel aos pouquinhos com a ajuda de um palito e batendo

com a pá até chegar no tom desejado. Não exagera, não!

E a durabilidade, armazenamento e coisa e tal?

  • - Depois de pronto pode ser congelado por até 2 meses, depois é só descongelar e bater com a pá novamente ou refrigerado por 2 semanas e depois é só deixá-lo em temperatura ambiente e bater

rapidamente com a pá só para voltar a textura cremosa;

  • - Fora da geladeira pode durar por até 3 dias.

  • - Em dias muito quentes (verão Rio de Janeiro) o buttercream perde a estabilidade por ser um creme

a base de manteiga daí é necessário adicionar 1 colherer de chá de pó de merengue para estabilizá-

lo;

E a casquinha?

Em dias secos isso é praticamente inevitável a criação de uma casquinha bem fininha no

buttercream. Essa cristalização da camadinha mais externa do buttercream acontece, infelizmente! Mas não fica triste!!! Essa textura é normal e dá uma ar crocantinho na cobertura!

Dicas e coisinhas bacanas que você deve saber sobre o buttercream

  • - Quando misturar algum liquido ao buttercream faça devagar. Nada de brutalidades! O Buttercream

é muito sensível e pode separar caso a quantidade de liquido seja excessiva ou adicinado de

maneira brusca.

  • - Ao fazer a opção de adicionar chocolate a massa opte por chocolate em barras, ou chocolate em

pó diluido no leite. Isso porque o chocolate em pó deixa o buttercream com uma textura granulada.

  • - Para fazer um acabamento bem lisinho com o buttercream você tem que aplicar a cobertura e depois alisá-lo com a espatula levemente aquecida para deixá-lo bem lisinha.

Cupcake de morango! Receita total-flex!!!

Cupcake de morango! Receita total-flex!!! O morango é o rei da temporada. Então nada de dividi-lo

O morango é o rei da temporada. Então nada de dividi-lo com outros ingredientes ele quer ser e é a estrela principal desse cupcake! Esse cupcake é complexo! Não pela dificuldade mas pelas múltiplas receitas que vamos aprender com um só cupcake. Essa receita vai se dividir em 3 partes:

  • - Geleia

  • - Bolinho

  • - Cobertura merengue italiano

  • - Cobertura Buttercream de merengue italiano

Começaremos com a geleia de morango caseira

Geléia de morango Rendimento 1 xícara Ingredientes

  • 3 xícaras de morango cortados pedaçudamente

  • 1 colher de sopa de suco de limão ½ xícara de açúcar

Modo de preparo 1) Misture tudo e leve ao fogo baixo até dar o ponto. Espere

Modo de preparo

1) Misture tudo e leve ao fogo baixo até dar o ponto. Espere esfriar. Ponto: Coloque uma colher de café de geleia num pires e espere esfriar se a geléia formar um montinho e descer só até a metade do pires estará boa.

Cupcake de morango

Rendimento 12 unidades

Ingredientes

  • - 1 xícara de farinha de trigo

  • - 2 colheres de maisena

  • - 2 ovos

  • - 50g de manteiga sem sal

  • - ½ xícara de açúcar

  • - ½ xícara de leite

  • - 1 colher de sopa de extrato de baunilha

  • - 1 colher de chá de fermento

  • - ½ xícara de geleia de morango

Modo de preparo 1) Misture tudo e leve ao fogo baixo até dar o ponto. Espere

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira. Junte a farinha de trigo com a maisena e peneire 5 vezes. 2) Numa batedeira em velocidade alta bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho. Acrescente os ovos um a um batendo bem a cada adição. 3) Some a baunilha e o leite batendo bem. 4) Junte a farinha peneirada com a maisena aos poucos e bata rapidamente só para misturá-la. 5) Fora da batedeira junte o fermento a mão e em seguida misture a geleia só para mesclar. (foto) 6) Preencha 2/3 das forminhas e leve para assar. Por 20 minutos ou até o palito sair limpo. 7) Depois de assado deixe esfriar na assadeira por 5 minutos depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento. Deixe resfriar por 1 hora.

A cobertura

Como disse antes essa receita vai ser total flex. Você vai aprender a fazer uma cobertura de merengue italiano e uma cobertura de buttercream de merengue italiano. Uma é só um passo a mais do que a outra. Preparados? Então vamos lá ...

Modo de preparo 1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira.

Merengue Italiano de morango

Rendimento 4 xícaras de cobertura

Ingredientes

  • - ½ xícara de clara de ovo (eu uso pasteurizada mas se quiser usar a natural você vai usar +-5 claras)

  • - 1 colher de café de cremor tártaro

  • - 1 xícara de açúcar

  • - ¼ xícara de açúcar (não está repetido não)

  • - ¼ de xícara de água

  • - ½ xícara de geléia de morango caseira

  • - 2 gotinhas de corante rosa se desejar Toda a operação vai durar no máximo 10 minutos portanto esteja atenta ao tempo. Vamos lá ...

- ¼ de xícara de água - ½ xícara de geléia de morango caseira - 2aqui. " id="pdf-obj-48-8" src="pdf-obj-48-8.jpg">

Modo de preparo 1) Misture as claras e ¼ de xícara de açúcar e o cremor tártaro. Leve para bater em velocidade máxima. Deixe batendo enquanto você vai fazer o xarope de açúcar. 2) Em uma panela misture a água e 1 xícara de açúcar. Leve em fogo baixo até ferver (foto). Depois que começar a ferver conte 6 minutos mas se você tiver termômetro culinário até chegar em 104°. 3) Despeje delicadamente, com MUITO CUIDADO e de uma só vez o xarope fervendo nas claras em neve. A mistura vai ficar bem levinha mas firme deixe bater por 2 minutos, raspe a lateral para ter certeza que toda a clara foi incorporada e volte a bater por mais 10 minutos ou até a mistura estar fria. 4) Bem se o seu objetivo era ter um merengue consistente e gostoso aqui termina o passo a a passo . É só misturar delicadamente a geléia de morando e umas gotas de corante (opcional). Colocar no saco junto com o bico 1M e decorar! Como você já aprendeu aqui.

Agora, se o seu objetivo é fazer meringue buttercream geleia ainda não havia sido adicionada, ok?!

...

vamos em frente. Partindo do ponto onde a

Buttercream de merengue italiano

Ingredientes: 300g de manteiga sem sal em temperatura ambiente Rendimento: 5 xícaras Modo de preparo: Com a ainda ligada na velocidade máxima junte aos poucos a manteiga cortada em pedacinhos. Depois que toda a manteiga for incorporada bata por mais uns 2 minutos ou até que a mistura esteja bem firme e aerada. Quando isso acontecer troque a velocidade para baixa e junte a geleia e o corante (se quiser). Passe uma espátula nas beiradas e bata novamente só para dar aquela misturadinha básica. Leve a geladeira por 20 minutos. Coloque no saco de confeitar com o bico 1M e decore fazendo as voltinhas. Você já aprendeu aqui. Importantíssimo: Se o sabor a ser adicionado for liquido de ve ser colocado no final do merengue e

inicio do buttercream. Se for chocolate derretido frio, geleia e qualquer ingrediente mais robusto vai no final para dar uma batidinha bem de leve e pronto. Ok?!

Sugestões, possíveis problemas e dicas

  • - Se o creme não quiser juntar? Continua batendo que vai dar certo.

  • - Se tiver muito mole? Enfia na geladeira por 30 minutos e depois bate de novo.

  • - Se não quiser de morango, pode ser de baunilha (2 col. De sopa), chocolate (100g de chocolate

amargo derretido e resfriado), limão (raspinhas ou gotas de óleo de limão), Café (2 col. De sopa de

nescafé diluídas em 1 colher de sopa de água)

  • - O sabor dessa cobertura parece um chatilly fresco bem levinho. A cobertura pode ser congelada

por 1 mês. Para reutilizá-la basta deixar em temperatura ambiente e bater um pouquinho para deixá- la fofinha de novo. Se pintou alguma dúvida na cachola assista esses vídeos que eu achei no youtube mostrando exatamente como se faz está tudo em inglês mas não se preocupe se você não souber nadica de nada as imagens falam por si só!

Hi-hat cupcakes ou cupcake tipo Nhá-Benta!

Hi-hat cupcakes ou cupcake tipo Nhá-Benta! Cupcake Fudge de Chocolate Adaptado do livro <a href=Nigella Bites Rendimento 30 cupcakes na forminha 0B Ingredientes - 400g de farinha de trigo - 250g de açúcar - 100g de açúcar mascavo - 50g de cacau em pó alcalino - 2 colheres de chá de fermento em pó - 1 colher de chá de bicarbonato de sódio - 1/2 colher de chá de sal - 3 ovos - 140g de creme de leite acrescido de 2 colheres de limão (creme azedo) - 2 colheres de extrato de baunilha - 175g de manteiga - 125ml de óleo de girassol - 300ml de água mega gelada " id="pdf-obj-50-4" src="pdf-obj-50-4.jpg">

Cupcake Fudge de Chocolate

Adaptado do livro Nigella Bites Rendimento 30 cupcakes na forminha 0B

Ingredientes

  • - 400g de farinha de trigo

  • - 250g de açúcar

  • - 100g de açúcar mascavo

  • - 50g de cacau em pó alcalino

  • - 2 colheres de chá de fermento em pó

  • - 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

  • - 1/2 colher de chá de sal

  • - 3 ovos

  • - 140g de creme de leite acrescido de 2 colheres de limão (creme azedo)

  • - 2 colheres de extrato de baunilha

  • - 175g de manteiga

  • - 125ml de óleo de girassol

  • - 300ml de água mega gelada

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira.

Modo de preparo 1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira.

2) Em uma tigela misture todos os ingredientes secos, a farinha, os açúcares, o fermento, o bicarbonato, o sal e o cacau. Com auxílio de um fouet misture delicadamente os ingredientes para aerar e dissolver pequenos grãos por 2-3 minutos. Reserve. 3) Em outra tigela, misture o creme azedo, os ovos e a baunilha. Com o auxílio de um garfo bata até que estejam bem misturados. reserve.

Modo de preparo 1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira.

4) Na tigela da batedeira misture a manteiga e o óleo até obter uma mistura homogênea. Acrescente a água gelada e bata em velocidade alta até obter um creme fofo. (Dica: 1) a água deve estar muito gelada e não duvide pois os ingredientes misturam e 2) Cubra a batedeira com um pano de prato pois espirra um pouco de água nos primeiros segundos.)

5) Acrescente os ingredientes secos de um só vez e bata em velocidade baixa até misturar. 6) Junte a mistura de ovos, bata até ficar tudo bem incorporado. 7) Preencha 3/4 das formas e coloque para assar na grade do meio no meio do forno. Se assar mais de uma forma lembre-se de dar uma viradinha quando começar a corar. Asse até estar firme ao toque ou até que um palito, ao ser enfiado na massa, saia limpo. 8) Deixe esfriar na própria forma por 5 minutos depois transfira para uma grade de resfriamento.

Recheio Aqui fica ao seu critério. É legal rechear pois achei que esse cupcake fica estranho

Recheio

Aqui fica ao seu critério. É legal rechear pois achei que esse cupcake fica estranho sem recheio muito bolo e muita cobertura. Depois de frio recheei com doce de leite caseiro.

Cobertura tipo Nhá-Benta

Rendimento 24 unidades

Ingredientes

  • - 3 claras (120g)

  • - 1 colher de chá de cremor tártaro

  • - 2 colheres de glaçúcar

  • - 1 xícara de água

  • - 1 xícara de açúcar

  • - 2 colheres de sopa de glucose de milho branca

  • - 1 pacotinho de gelatina sem sabor incolor hidratada em 1/4 de xícara de água

  • - 2 colheres de sopa de extrato de baunilha, limão ou o que preferir.

Modo de preparo

(o modo de preparo é bem similar ao do merengue italiano, aliás é um merengue italiano que leva

gelatina)

1) Em uma panela misture a água, o açúcar e a glucose. Leve em fogo baixo até atingir o ponto de bala mole (115°C). 2) Enquanto a calda ferve, coloque na batedeira as claras, o cremor e o glaçúcar e bata em velocidade alta por 8 minutos. 3) Com a batedeira ainda ligada coloque toda a calda de uma só vez, continue batendo em velocidade alta. 4) Derreta a gelatina no micro-ondas(15 segundos) ou em banho maria. E acrescente as claras. Continue batendo até esfriar. 5) Quando esfriar acrescente a baunilha. Deixe descansar por 15 minutos.

Enquanto isso

vamos fazer a casquinha de chocolate. Importante! Aqui mora todo o segredo do

... sucesso!!! Use um chocolate bom pois ele vai dar todo o sabor e crocância na casquinha!

Casquinha de chocolate Ingredientes

- 2 xícaras de chocolate ao leite picado - 2 colheres de sopa de óleo de girassol ou manteiga de cacau

Modo de preparo

1) Em uma vasilha funda (lembre-se que você vai mergulhar os cupcakes aqui!) derreta o chocolate como de costume. Acrescente o óleo ou a manteiga de cacau. deixe esfriar por 15 minutos antes de usar.

Montagem

Enquanto isso vamos fazer a casquinha de chocolate. Importante! Aqui mora todo o segredo do ...

1) Com um bico perlê 2A faça 3 círculos. No final faça um biquinho de acabamento.

Enquanto isso vamos fazer a casquinha de chocolate. Importante! Aqui mora todo o segredo do ...

2) Leve o cupcake a geladeira por 30 minutos ou 10-15 ao freezer.

3) Vire o cupcake de ponta cabeça e banhe-o no chocolate. Cubra todo o marshmallow se

3) Vire o cupcake de ponta cabeça e banhe-o no chocolate. Cubra todo o marshmallow se ficar alguma coisa de fora cubra com uma espátula. 4) Coloque o cupcake na grade para resfriar e endurecer a casquinha. Se o dia estiver muito quente volte o cupcake a geladeira por 10 minutinhos. É demoradinho mas vale cada segundinho! Dá um loook nele cortadinho ...

3) Vire o cupcake de ponta cabeça e banhe-o no chocolate. Cubra todo o marshmallow se

Para fazer de maracujá é só substituir a água da calda pelo suco concentrado de maracujá.

P.s. O bolinho rendeu 30 unidades mas o merengue rendeu 24 unidades. O motivo se deve ao meu exagero nas voltinhas e ao fato de eu ter feito a receita que originalmente era da Martha Stewart desconjuntada pois achei o bolinho muito seco e queria que essa receita fosse escandalosamente boa! Para alcançarmos as 30 voltinhas de merengue gordinhas devemos acrescentar mais 1 clara e 1 colher de glaçúcar ao merengue!

Cupcake de maracujá com ganache de chocolate branco

Cupcake de maracujá com ganache de chocolate branco Amigas, nosso relacionamento evoluiu! Eu fiz um vídeo!!!

Amigas, nosso relacionamento evoluiu! Eu fiz um vídeo!!! Êhhhhhhhhhhhhhh!!!! Hoje eu acordei Passion Fruit total!!! Eu queria comer cupcake de maracujá e há tempos planejava em fazer um vídeo para esclarecer de uma vez por todas o drama da tinhosa cobertura de ganache de chocolate branco. Vou passar a receita bem depressinha porque hoje a estrela é o vídeo!!!

Cupcake de maracujá

Rendimento 12 cupcakes forminha 0B

Ingredientes

  • - 1/2 xícara de manteiga sem sal

  • - 1 xícara de açúcar

  • - 2 ovos

  • - 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá (se for natural você pode deixar uns carocinhos para dar crocância)

  • - 2 xícaras de farinha de trigo

  • - 1 colher de sobremesa de fermento

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha e o fermento juntos. 2) Em uma batedeira, em velocidade média, bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho. 3) Acrescente os ovos um a uma batendo bem a cada adição. 4) Junte o suco de maracujá alternadamente com colheradas da farinha e fermento peneirados. 5) Preencha 3/4 das forminhas e leve para assar na grade do meio do forno e posicione a assadeira bem meio do forno. 6) Enfie um palito para ver se está bom ou faça a prova do 6° sentido. Se estiver firme ao toque está bom. 7) Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Depois transfira para uma grade de resfriamento.

Recheio de mousse de maracujá

Para rechear eu fiz aquele mousse de maracujá basicão 1/2 lata de leite condensado, 1/2 caixinha de creme de leite, 1/2 medida da lata de suco concentrado de maracujá, 1 colher de sopa de gelatina hidratada em 1/4 de xícara de água. Bati tudo no liquidificador. Deixei quietinho para dar uma encorpada, esperei os cups esfriarem e recheei todos.

Ganache de chocolate branco

Para a ganache de chocolate branco eu uso a seguinte proporção 3 partes de chocolate para 1 de creme de leite. Como usei 400g de chocolate branco o ideal seria usar 133ml de creme de leite. O dia estava quente e eu resolvi usar 125ml para manter a firmeza. Deu super certo. Aqui vai o vídeo explicando como fazer a ganache e finalizar os cups de maracujá.

Ganache!

Ganache! A ganache e não o ganache (nome feminino em francês) é um creme a base

A ganache e não o ganache (nome feminino em francês) é um creme a base de chocolate e creme de leite que usamos para fazer trufas, cobrir e rechear bolos, rechear bombons e fazer aquela

bendita voltinha! O que quer dizer ganache? 'Imbecil'! Hahahahaha

...

Reza a lenda que um aprendiz

de confeiteiro que trabalhava em uma fina Pâtisserie parisiense deixou cair sem querer creme de

leite pelando em uma tigela de chocolate. O chefe dele gritou “Ganache!” (imbecil). Mas quando

experimentou o desastre se apaixonou pelo creme que foi batizado de ganache! Estou conversando

sobre a ganache novamente pois apesar de simples a receita é “tinhosa” e para acabar de vez com

as dúvidas vamos analisar a fundo a receita.

5 coisas que você precisa saber sobre a ganache e ninguém nunca te contou

1) Durante todo o processo da ganache a gentileza deve imperar absoluto. Nada de bater o chocolate e o creme de leite ferozmente. Tudo deve ser bem delicado e calmo. Gentileza gera gentileza. Seja

gentil com a ganache que ela será com você! 2) Depois de resfriada a ganache não deve ser batida. Pois esse simples processo irá incorporar ar na ganache. Os resultados não é bom para fazer a nossa voltinha. As consequencias vão desde um clareamento básico, a ganache vai ficando com uma cor mais clara, até o ganache soufflé onde a ganache fica bem aerada parecendo um chantilly de chocolate.

3) Qualquer bebida, extrato, purê de frutas

Devem ser adicionados somente no final do preparo.

... Depois do chocolate estar misturadinho com o creme de leite e antes de deixar pausar por 30 minutos.

4)

É mais fácil fazer 3 receitas de ganache de 300g do que uma de 1 kg.

5) Você pode congelar a ganache por até 3 meses. É bem fácil o melhor é congelá-la em um saco

plástico do tipo ziplock, tentando extrair o máximo de ar possível. Para descongelar é só deixar o saquinho em temperatura ambiente por 2 horas. Prontinho! Agora é só usar a ganache.

Modos de preparo

Existem 3 modos de preparo. Todas elas dão certo. Você tem que escolher a qual você se adapta melhor. 1) - Multi procesador: Pique o chocolate no multi e enquanto isso aqueça o creme de leite. Mantenha o multi processando o choco na velocidade mais baixa. Acrescente o creme de leite e pulse três vezes. Deixe descansar por 10 minutos. Retire do processador. Cubra bem com plástico filme (é para colocar o plástico filme em cima mesmo da ganache). Deixe descansar por 30 minutos e depois leve a geladeira até começar a endurecer as bordas. 2) - Tradicional: Pique o chocolate e enquanto isso ferva o creme de leite. Coloque o creme de leite fervidinho sobre o chocolate e mexa delicadamente só para ter certeza que o creme de leite está abraçando o chocolate com carinho. Deixe descansar por 5 minutos e então mexa bem (sempre delicadamente) até que o chocolate esteja todo derretidinho. Forre com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois leve a geladeira até começar endurecer as bordas. 3) - Tudo derretido: Pique o chocolate e derreta-o no microondas ou em banho Maria. Enquanto isso ferva o creme de leite. Coloque o creme de leite fervidinho sobre o chocolate derretido e mexa delicadamente até que a mistura esteja bem homogênea. Forre com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois leve a geladeira até começar endurecer as bordas.

Momento geladeira, ou não?!

Mora aqui o momento mais crítico da ganache. O certo seria que ela ficasse bem embalada em plástico filme descansando em temperatura ambiente por pelo menos 6 horas (as vezes até 12 horas). Mas como a gente quer "tudo ao mesmo tempo agora" acabamos tomando um atalho pela geladeira. E para tomar esse atalho temos que ser ninja pois um minuto faz toda a diferença. Depois de deixar a ganache descansar meia hora (confesso que 70% das vezes pulo essa etapa), leve a ganache, ainda embaladinha no plástico filme, para a geladeira deixe por 15 minutos ou até que a borda comece endurecer. Tire da geladeira e mexa bem mas sempre delicadamente. Coloque no saco de confeitar, devidamente munido com o bico, e use imediatamente pois a ganache começa a endurecer numa velocidade ímpar! Ficou muito duro? Leve metade da ganache dura ao microondas por 30 segundos depois misture com a outra metade dura para estabilizar a temperatura.

Creme de leite fresco ou uht?

O que você tem que entender é que quanto maior a gordura do creme de leite mais estável e macia

será a sua ganache. O certo seria usar creme de leite fresco, mas como eu sei que nem todo mundo tem acesso ao bendito. Fiz uns testes com creme de leite de caixinha e deu certo, quando eu quero

um resultado mais “macio” acrescento 1 colher de sopa de manteiga sem sal ao creme de leite de

caixinha para aumentar a gordura. O intuito de esquentar o creme de leite é que além de derreter o

chocolate com o calor, também, é de reduzir um pouquinho a água durante essa fervurinha básica deixando uma concentração de gordura maior. Segue a tabelinha com as famosas proporções de chocolate e creme de leite. Note que a ganache tem que ficar firme porém macia! Se ficar durona, não se abale. Dá proxima vez experimente colocar um pouquinho a mais de creme de leite.

Creme de leite fresco ou uht? O que você tem que entender é que quanto maior
Creme de leite fresco ou uht? O que você tem que entender é que quanto maior

Poxa, queria tanto que a minha voltinha ficasse durinha no verão?

Olha só a composição da ganache “chocolate+creme de leite” duas figuras gastronômicas que

detestam o calor! A não ser que você habite num ambiente totalmente refrigerado, ou deixe para

servir o cupcake só na hora H

Infelizmente não tem como deixar o coitadinho sofrendo numa

... mesa, exposto por 4 horas com o tempo a 35°C ou mais. Nessa hora vale a criatividade para driblar o derretimento.

A minha ganache não fica dura?!

Ou houve um exagero de creme de leite, ou o creme de leite não foi aquecido de maneira correta. O creme deve ser aquecido até ferver. Ou seja vai estar quente mão não estará borbulhando. As bolinhas estarão começando a se formar nas bordinhas da panela (olha o flashback da 4ª série!).

Por que minha ganache separou e ficou com um oleozinho por cima?

A mistura está muito quente. Para resfriá-la rapidamente coloque um pouco de creme de leite gelado e misture gentilmente até normalizar a temperatura ou encha uma tigela com gelo e coloque o recipiente com a ganache por cima mexendo bem até que o chocolate volte a cristalizar novamente. Depois tira logo do gelo, hein?

Ihhhhhhh, granulou! Tá parecendo areia! E agora?

Amiga, você mexeu rápido demais!!! A ganache gosta de gentileza! Infelizmente o negócio é jogar

fora e começa do zero!

Se eu quiser adicionar licor ou extrato de baunilha qual a quantidade?

Para 250g de chocolate adicione no máximo 4 colheres de sopa de licor ou 2 de extrato de baunilha. Lembrando que os "sabores" devem ser colocados após o preparo da ganache e antes da pausa!

Terminando de misturar o chocolate com o creme de leite adicione então o licor ou extrato.

E a glucose? Como você utiliza? Serve para quê?

As vezes quando o tempo está muito frio ou para estabilizar a ganache (para prevenir que fique quebradiça) eu uso uma colher de sopa de glucose de milho (aquela branca, não o Karo) para 250g de chocolate. A glucose confere um acabamento mais brilhante e maleável a ganache. E também ajuda a reter a umidade. Para utilizá-la na receita adicione-a ao creme de leite e misture bem enquanto a mistura ferve (Observe que a mistura deve estar bem homogênea antes de ser adicionada ao chocolate). A partir daí a seqüência é a mesma que eu citei acima. Aproveitem o inverno para fazer essa delícia de cobertura! No verão a gente inventa uma voltinha mais fresquinha. E aí? Resolvi o drama ou compliquei mais?

Forminhas de papel - O mistério da forminha 0 e 0B

Forminhas de papel - O mistério da forminha 0 e 0B Mas vamos ao papo das

Mas vamos ao papo das forminhas forneáveis que é mais interessante

muita gente me pergunta a

... diferença entre a forminha 0 e 0B Greasypel da Mago. A diferença é 0.7cm de altura. Somente

isso ...

no papel, né? No geral faço assim quando uso uma receita onde o domo do cupcake é

arredondado uso o forminha 0B (a mais baixinha) que é a ideal para usar nas assadeiras da Wilton e

Meister e quando faço receitas que preciso de do topo bem retinho uso a 0 a mais alta. Isso é o meu gosto, hein?!?! No pau da goiaba dá uma diferença de aproximadamente 25g. Resumo da ópera:

Com uma você faz um cupcake regular (forminha 0B) e com a outra você faz um standart (forminha

0).

Agora um papo sério sobre forminhas ...

Mas antes

Opa!

Você pousou aqui e está sem saber nada? Calma aí que vai uma breve

explicação: Os cupcakes são assados em forminhas plissadas de papel forneável. É interessante sempre verificar se a forminha pode ir ao forno. Podemos encontrar no mercado facilmente as forminhas brancas já as forminhas decoradas em sua maioria são importadas e um pouquinho mais difíceis de encontrar nas lojas especializadas. É necessário ter uma atenção especial na hora de comprar as forminhas. Verifique se elas estão bem juntinhas e não estão abertas demais. Isso pode parecer besteira mas vai te dar um trabalhão na hora de colocar as forminhas na assadeira. Com a forminha muito aberta fica difícil acomodá-la sem amassar o papel e muito provavelmente o cupcake vai ficar com essa dobra depois de assado. As forminhas alargadas e deformadas dobram e enrugam deixando o cupcake torto e feio! Pelo mesmo motivo guarde sempre as forminhas empilhadas, de preferência no plástico em que vieram, não amasse nem achatê-as para guardar.

<a href=Cupcake de morango e suspiro Cupcake de Baunilha Rendimento 12 unidades Ingredientes - 1 e ¼ xícara de farinha de trigo - 1/2 xícara de manteiga - 1 xícara de açúcar granulado (açúcar união premium se não tem vai de refinado mesmo! Não é cristal!) - 2 ovos - 2 gemas - 3/4 xícara de leite + 1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão - 2 colheres de sopa de extrato de baunilha - 1 colher de sobremesa de fermento em pó " id="pdf-obj-62-4" src="pdf-obj-62-4.jpg">

Cupcake de Baunilha Rendimento 12 unidades

Ingredientes

  • - 1 e ¼ xícara de farinha de trigo

  • - 1/2 xícara de manteiga

  • - 1 xícara de açúcar granulado (açúcar união premium se não tem vai de refinado mesmo! Não é cristal!)

  • - 2 ovos

  • - 2 gemas

  • - 3/4 xícara de leite + 1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão

  • - 2 colheres de sopa de extrato de baunilha

  • - 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo

Modo de preparo 1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira

1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha e o fermento juntos. 2) Junte o açúcar, a manteiga e bata até ficar fofinho (foto). 3) Adicione 1 ovo de cada vez batendo muito bem após cada adição até formar um creme. Acrescente as gemas e bata bem. 4) Misture o leite com a baunilha. Reserve. 5) Adicione alternadamente o leite, a farinha e o fermento peneirados. Não bata demais a massa bata apenas o suficiente para incorporá-los. 7) Preencha 1/2 das forminhas (foto). 8) Leve para assar por 20 a 25 minutos até estar dourado. Faça o teste do palito. 9) Depois de assado espere esfriar por 5 minutos na própria forma e depois transfira para a grade de resfriamento.

Suspiro

Rendimento 3 xícaras de chá

Ingredientes

  • - 3 claras

  • - 1 xícara de açúcar refinado

-

Uma

pitada

de

cremor

tártaro*

(Explicação

no

final

do

post)

  • - 1 colher de café de essência oleosa de limão ou 1 colher de sopa de suco de limão ou extrato de baunilha.

Utensílios: Batedeira, material para banho maria, saco de confeitar, cortador redondo de 6cm, um prato com farinha ou açúcar de confeiteiro, assadeira, papel manteiga ou silpat e bico 8B da wilton

Modo de preparo

Modo de preparo 1) Misture as claras e o açúcar e leve em banho maria (foto)

1) Misture as claras e o açúcar e leve em banho maria (foto) mexendo constantemente até atingir a temperatura de 60°C (morna). Se você não tiver um termômetro faça um teste colocando um pouquinho das claras entre os dedos e esfregue para ver se ainda há algum grão. A mistura fica bem liquida e esbranquiçada (foto abaixo antes e depois de aquecida).

Modo de preparo 1) Misture as claras e o açúcar e leve em banho maria (foto)

2) Leve à batedeira, junte o cremor tártaro e bata em velocidade média alta até obter um merengue em ponto de pico firme. Quando o merengue estiver firme acrescente a baunilha ou o limão e bata só para misturar. Utilize em seguida.

2) Leve à batedeira, junte o cremor tártaro e bata em velocidade média alta até obter

3)

Forre uma assadeira com papel manteiga ou silpat. Coloque farinha de trigo ou açúcar de

confeiteiro em um prato e passe a base de uma aro de 6cm nele (foto). Marque o silpat com o aro

(foto).

Faça

12

círculos.

4) Coloque o merengue no saco de confeitar e faça voltinhas dentro dos círculos. (foto). Usei o bico

8B da Wilton também conhecido como bico francês. (foto abaixo).

5) Leve para assar por 40-50 minutos em forno pré aquecido a 180°C. Como o mínimo

5) Leve para assar por 40-50 minutos em forno pré aquecido a 180°C. Como o mínimo do meu forno é 180°C eles ficam levemente moreninhos há quem faça um truque para abaixar a temperatura do forno deixando a porta entreaberta. Aí você escolhe! Desligue o forno e deixe os suspiros esfriando lá dentro. Depois de frios destaque e aplique sobre os cupcakes. Eles ficam macios por dentro e

bem

sequinhos

por

fora.

Recheio

5) Leve para assar por 40-50 minutos em forno pré aquecido a 180°C. Como o mínimo

Morango (foto): Pique 15 morangos em quadradinhos junte 1 colher de sopa de açúcar e deixe os morangos macerando por 30 minutos antes de usar. Se você quiser dar um "up" no recheio junte

gotinhas

de

vinagre balsâmico nessa

etapa.

Ganache de chocolate branco (foto) (você pode substituir por creme de confeiteiro)

Ingredientes

- 250g de chocolate branco do bom bem picadinho

- 150ml de creme de leite

Modo de preparo

1) Coloque o chocolate picado finamente em um recipiente de vidro ou que possa ir ao microondas. 2) Aqueça o creme de leite até sair fumacinha e misture ao chocolate. Deixe descansar por uns 5

minutos e depois mexa bem até derreter todo o chocolate. Caso isso não aconteça leve ao microondas por 30 segundos até derreter completamente. Deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente coberta por um plástico filme.

Montagem

Recheio

Montagem Recheio 1) Corte o miolinho do cupcake. (foto) 2) Coloque um pouquinho da ganache. (foto)

1) Corte o miolinho do cupcake. (foto) 2) Coloque um pouquinho da ganache. (foto) 3) Coloque uma colher generosa de morangos. (foto) 4) Cobra com a ganache. (foto)

Cobertura

Se você quiser você pode só cobrir o cupcake com o merengue e fazer voltinhas ou estrelinha e depois dar um charminho extra com o maçarico ou deixar branquinho se você não tiver maçarico. Fiz tudo usando o bico 8B da wilton olha que bonitinho ...

Aplique o suspiro sobre a ganache

Aplique o suspiro sobre a ganache

Aplique o suspiro sobre a ganache

Metadinha da Maldade

Metadinha da Maldade Importantíssimo A validade desse cupcake é de apenas 24h por usar morangos frescos!

Importantíssimo

A validade desse cupcake é de apenas 24h por usar morangos frescos! Sobre o cremor tártaro - O cremor tártaro aumenta o volume e confere uma certa elasticidade as claras em neve. Quando a gente faz suspiro ou merengue fica mais difícil errar o ponto das claras usando cremor. Outro exemplo, quando a gente acrescenta sólidos aos ovos batidos sempre diminui

muito o volume, né? O cremor ajuda na hora de acrescentar a farinha a massa pois ela fica mais fofinha e não "murcha" com tanto quanto a mistura dos ovos batidos sem o cremor. O cremor tem várias utilidades pode até substituir o fermento junto com o bicarbonato num dia de crise de

despensa. Também ajuda com caramelados, balas, maçã do amor

controlando a cristalização do

... açúcar. Não há substituto para o cremor mas ele pode ser subtraído da receita. No caso das claras em neve ajuda colocar uma pitadinha de sal no lugar do cremor caso você não tenha ele em mãos.

<a href=Cupcake "indecente" de chocolate com coco (tipo Prestígio) " id="pdf-obj-71-4" src="pdf-obj-71-4.jpg">
<a href=Cupcake "indecente" de chocolate com coco (tipo Prestígio) " id="pdf-obj-71-6" src="pdf-obj-71-6.jpg">

Cupcake de chocolate indecente

Rendimento 8-12 cupcakes

Ingredientes

  • - 1 ovo

  • - 4 colheres de sopa de óleo

  • - 170g de iogurte natural (é um potinho)

  • - 1 xícara de açúcar

  • - 1 colher de sopa de extrato de baunilha

  • - 1 pitada de sal

  • - 6 colheres de sopa de cacau em pó

  • - 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

  • - 1/2 colher de chá de fermento em pó

  • - 1 xícara de farinha de trigo

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Junte o cacal, o sal, o bicarbonato, a farinha e o fermento e peneire 2 vezes. Reserve. 2) Em uma tigela misture o ovo e o óleo e com a ajuda de um fouet bata até formar um creminho. Acrescente o iogurte, a baunilha e o açúcar e misture bem. 3) As colheradas misture os secos a mistura de iogurte. Bata bem até que a mistura esteja homogênea. É uma mistura mais liquida. Não se preocupe! 4) Preencha 3/4 das forminhas e leve para assar por 20-25 minutos. Faça o teste do palito para ver se estão prontos mesmo. Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos e depois transfira-os para uma grade de resfriamento para que esfriem completamente e retire o miolinho para rechear os cupcakes. Usei um cortador de miolo de maçã para auxiliar na tarefa (foto abaixo).

Ganache de coco Ingredientes - 300g de chocolate branco - 130g de creme de leite uht

Ganache de coco Ingredientes

  • - 300g de chocolate branco

  • - 130g de creme de leite uht

  • - 125g de coco em flocos sem açúcar hidratados em 50ml de leite de coco (misture os dois e deixe descansando por 30 minutos) Material: Saco de confeitar e bico perlê 1A da wilton

Modo de preparo

Pique o chocolate e enquanto isso aqueça (esquente até começar a sair fumacinha) o creme de leite. Coloque o creme de leite fervidinho sobre o chocolate e mexa delicadamente só para ter certeza que o creme de leite está abraçando o chocolate com carinho. Deixe descansar por 5 minutos e então mexa bem (sempre delicadamente) até que o chocolate esteja todo derretidinho.

Caso isso não aconteça leve 30 segundos ao micro e mexa vigorosamente até derreter tudo! Acrescente o coco hidratado e cubra a ganache com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois leve a geladeira até começar endurecer as bordas. No meu caso eu deixei fora da geladeira por 12h e ficou firme. 2) Prepare o saco de confeitar com o bico 1A e coloque a ganache nele. Recheie o cupcake e faça um cone de 4cm com a ganache saindo do cupcake. Se não ficar legal umedeça os dedos e modele o cone. Aliás se você não tiver o bico pode só furar a pontinha de um saco de confeitar descartável ou modelar um cone com as mãos levemente umedecidas e aplicar no cupcake. (Foto abaixo)

Caso isso não aconteça leve 30 segundos ao micro e mexa vigorosamente até derreter tudo! Acrescente

Ganache batida

Há quem chame de Whipped Ganache ou chantilly de chocolate. Eu ainda estou me decidindo sobre

o

que

Rendimento: 3 1/2 xícaras Ingredientes

é

isso!

  • - 340g de chocolate meio amargo (pode usar o blend se você quiser algo mais doce)

  • - 1 xícara de creme de leite fresco (importantíssimo ser fresco!)

  • - 30g de coco em flocos para confeitar

  • - Material: Bico 1M da wilton e saco de confeitar.

Modo de preparo

1) Pique

o chocolate e enquanto

isso aqueça o

creme de leite (esquente até começar a sair

fumacinha). Coloque o creme de leite fervidinho sobre o chocolate e mexa delicadamente só para ter certeza que o creme de leite está abraçando o chocolate com carinho. Deixe descansar por 5 minutos e então mexa vigorosamente até que o chocolate esteja todo derretidinho. Cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois leve a geladeira por 6 horas.

2) Coloque a ganache na tigela da batedeira e bata em velocidade média alta (foto acima).

2) Coloque a ganache na tigela da batedeira e bata em velocidade média alta (foto acima). A ganache vai clarear um pouco e vai incorporar ar, ou seja vai ficar fofinha e com uma textura de mousse. Mas todo cuidado é pouco! Não bata muito pois a ganache separa e fica com uma textura

arenosa! Se isso acontecer

fique calma, respire fundo e derreta a sua ganache no microondas de

... 30 em 30 segundos. Misture bem e comece todo o processo novamente!

3) Prepare o saco de confeitar com o bico 1M. Coloque a ganache no saco e

3) Prepare o saco de confeitar com o bico 1M. Coloque a ganache no saco e faça a voltinha ao redor da ganache de coco (como nas fotos acima). Leve para a geladeira por 15 minutinhos.

3) Prepare o saco de confeitar com o bico 1M. Coloque a ganache no saco e

4) Salpique coco ralado para enfeitar seu cup!

Mordida da maldade

4) Salpique coco ralado para enfeitar seu cup! Mordida da maldade E a metadinha agora ...

E a metadinha agora

...

dá uma boa olhada na textura do bolo!

4) Salpique coco ralado para enfeitar seu cup! Mordida da maldade E a metadinha agora ...
<a href=Red Velvet cupcake " id="pdf-obj-79-4" src="pdf-obj-79-4.jpg">
Red Velvet Cupcake Rendimento 12 cupcakes Ingredientes - 4 colheres de sopa de manteiga - 3/4

Red Velvet Cupcake

Rendimento 12 cupcakes

Ingredientes

  • - 4 colheres de sopa de manteiga

  • - 3/4 de xícara de açúcar

  • - 1 ovo

  • - 2 1/2 colheres de sopa de cacau em pó natural (de preferência)

  • - 1colher de sopa de extrato de baunilha

  • - 1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo

  • - 1 pitada de sal

  • - 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

  • - 1 1/2 colher de chá de vinagre branco

  • - 1/2 xícara de buttermilk (Significa: 1/2 xícara de leite + 1 colher de chá de vinagre.

P.s. Além do vinagre que a receita já pede!) Opção de corantes:

a) 1 colher de sopa de corante em gel; ou b) Bata o buttermilk com uma beterraba crua e coe para ter 1/2 xícara de buttermilk de beterraba (das 3 opções é a que fica menos vermelha); ou c) Acrescente a receita 1 colher de sopa bem cheia de beterraba em pó liofilizada. Essa foi a minha opção.

Modo de preparo

1) Pré- aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcakes. Misture o corante (ou a beterraba em pó), a baunilha e o cacau e faça uma pastinha. Peneire a farinha 2 vezes. 2) Na batedeira misture em velocidade média alta a manteiga e o açúcar até ficar cremoso, uns 3 minutos. Acrescente o ovo e aumente a velocidade para máxima. Bata até estar bem incorporado. 3) Junte ao creme de manteiga a misturinha de cacau, corante e baunilha e bata bem em velocidade média. Não esqueça de raspar as laterais durante o processo. 4) Diminua a velocidade para baixa e alternadamente acrescente o buttermilk e a farinha. Bata até que estejam bem combinados. 5) Acrescente o vinagre, o bicarbonato e o sal. Bata rapidamente em velocidade baixa o suficiente para incorporar bem os ingredientes. 6) Preencha 3/4 de cada forminha e leve para assar no meio da grade do meio do forno ;). Asse por 20 minutos. Faça o testo do palito para ver se estão bons mesmo. 7) Retire forno, deixe esfriar na própria assadeira por 5 minutos e então transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.

Cobertura Cream Cheese Rendimento: cobre 12 cupcakes Ingredientes

50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

150g de cream cheese em temperatura ambiente (1 potinho) 100g de chocolate branco derretido e frio 300g de glaçúcar 1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo

1 Na batedeira em velocidade alta e usando o batedor tipo folha (se não tiver vai de balão mesmo),

bata a manteiga com o cream cheese até que estejam bem incorporados. 2.Junte o chocolate e a baunilha e bata até agregá-los a mistura. 3. Acrescente as colheradas o açúcar e bata em velocidade média alta até que a mistura esteja leve e fofa (Uns 5-8 minutos) 4. Leve a geladeira por 15 minutos e depois coloque as colheras em cima do cupcake. Se quiser pegue um pedacinho da massa do cupcake e esfarele sobre ele para dar um charminho. É uma cobertura extremamente macia e pode ser usada com bico porém eu não aconselho para voltinhas super altas. Se optar por usar bico depois de decorar os cupcakes leve-os para a geladeira por 20 minutos só para firmar a cobertura.

Metade da maldade

P.s. É um cupcake muito úmido e fofinho e dispensa recheio! Só essa cobertura basta! Já
P.s.
É
um
cupcake muito úmido e fofinho
e dispensa
recheio! Só essa cobertura basta! Já

respondendo o modo de preparo é bem diferente e não vai fermento em pó só bicarbonato! Bjks

<a href=Cupcake de canela com docinho de abóbora Cupcake de Canela Rendimento 12 cupcakes - 4 colheres de sopa de manteiga - 1 xícara de açúcar - 2 ovos - 1/2 xícara de leite - 1 xícara de farinha de trigo - 1 colher de chá de fermento em pó - raspinhas de 1/2 laranja - 1 colher de chá de canela em pó " id="pdf-obj-84-4" src="pdf-obj-84-4.jpg">

Cupcake de Canela

Rendimento 12 cupcakes

  • - 4 colheres de sopa de manteiga

  • - 1 xícara de açúcar

  • - 2 ovos

  • - 1/2 xícara de leite

  • - 1 xícara de farinha de trigo

  • - 1 colher de chá de fermento em pó

  • - raspinhas de 1/2 laranja

  • - 1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo

1)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake.

Peneire

a

farinha

2

vezes.

2) Na tigela da batedeira misture o açúcar, a manteiga. Bata em velocidade média alta por 5

minutos. 3) Diminua a velocidade para média e adicione os ovos um a um batendo bem após cada

adição. Adicione

a

canela

e

as

raspinhas

de

laranja

e

bata

por

30

segundos

4) Acrescente o leite e a farinha de trigo alternadamente e bata por no máximo 2 minutos

apenas o suficiente para agregá-los a massa. A mão misture o fermento delicadamente. 5) Preencha 3/4 da forminha e leve para assar na grade do meio do forno. Asse até que a

superficie esteja firme e dourada ou faça o teste

do palito

(enfie um

palito no centro do

cupcake se sair limpo está pronto). retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 5 minutos

depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.

Modo de preparo 1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira

Docinho de abóbora

  • - 2 e 1/2 xícaras de abóbora de pescoço (seca) cozidas e espremidas (de preferência no microondas pois não fica com muita água)

  • - 100g de flocos de coco ou coco ralado natural

  • - 3 colheres de sopa de açúcar

  • - 1 lata de leite condensado

Decoração: Bico 8B da Wilton, saco de confeitar, cravos, canela em pau e uma misturinha de cravo

e canela para polvilhar.

Modo de preparo

Em uma panela de fundo grosso junte todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo bem até desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro de enrolar). Coloque em um refratário untado, cubra com plástico filme colado no doce e leve para a geladeira por 24 horas. Se quiser recheie os cupcakes com parte do docinho e coloque o restante em um saco de confeitar. Senão já comece logo fazendo voltinhas com o doce nos cupcakes, enfeite com cravo e canela em pau e polvilhe açúcar com canela por cima.

Metade da maldade

Docinho de abóbora - 2 e 1/2 xícaras de abóbora de pescoço (seca) cozidas e espremidas
<a href=Cupcake de milho com merengue de canela Cupcake de milho Rendimento 15 - 18 cupcakes Ingredientes - 1 lata de milho cozido a vapor peneirada - 3 ovos - 1/4 de xícara de óleo de canola, milho ou girassol - 1 xícara de leite - 1 xícara de açúcar - 1 xícara de queijo minas picadinho - 1colher de sopa de amido de milho - 1 xícara de flocos de milho - 1 colher de sopa fermento " id="pdf-obj-87-4" src="pdf-obj-87-4.jpg">

Cupcake de milho

Rendimento 15 - 18 cupcakes

Ingredientes

  • - 1 lata de milho cozido a vapor peneirada

  • - 3 ovos

  • - 1/4 de xícara de óleo de canola, milho ou girassol

  • - 1 xícara de leite

  • - 1 xícara de açúcar

  • - 1 xícara de queijo minas picadinho

  • - 1colher de sopa de amido de milho

  • - 1 xícara de flocos de milho

  • - 1 colher de sopa fermento

Modo de preparo

1) Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas na assadeira. 2) Coloque os ingredientes na ordem acima no copo do liquidificador e bata até obter uma massa homogênea. Eu prefiro misturar o amido, os flocos e o fermento a mão mas é coisa da minha cabeça na receita pedia para colocar tudo no liquidificador e pronto. É uma massa bem liquida. 3) Preencha 3/4 de cada forminha e leve para assar por 25 minutos ou até que o palito saia limpo (truque do palitinho). Não é uma massa que cresce muito pois fica um bolo mais úmido! 4) Retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Depois transfira o cupcake para uma grade de resfriamento e deixe esfriar completamente. Como é um cupcake úmido eu optei por não recheá-lo.

Modo de preparo 1) Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas na assadeira. 2)

Merengue de canela

Rendimento 3 xícaras de chá

Ingredientes

  • - 3 claras

  • - 2 xícaras de açúcar refinado "saborizado" com canela (se não quiser canela use gotas de extrato de baunilha ou gotas e raspas de limão)

  • - Uma pitada de cremor tártaro

Utensílios: Batedeira, material para banho maria, saco de confeitar, maçarico culinário e bico 8B da

wilton

Modo de preparo

1) Misture as claras e o açúcar e leve em banho maria mexendo constantemente até atingir a

temperatura de 60°C (morna). Se você não tiver um termômetro faça um teste colocando um pouquinho das claras entre os dedos e esfregue para ver se ainda há algum grão. A mistura fica bem liquida e esbranquiçada. 2) Leve a batedeira, junte o cremor tártaro e bata em velocidade média alta até obter um merengue firme. Quando o merengue estiver firme acrescente a baunilha ou o limão se quiser ou canela em pó se quiser um sabor bem pronunciado de canela. Utilize em seguida. Ao final eu ainda usei um maçarico culinário para dar uma "queimadinha" no merengue. P.s. Para quem não sabe esse método de merengue se chama merengue suíço.

Metade da maldade

Modo de preparo 1) Misture as claras e o açúcar e leve em banho maria mexendo
<a href=Cupcake de Cocada Cupcake de coco não tão molhadinho Rendimendo 12 cupcakes Ingredientes - 1/2 xícara de manteiga - 1/4 xícara de leite de coco - 1 xícara de açúcar - 2 ovos grandes - 1/4 de xícara de leite - 1 colher de sopa de extrato de baunilha - 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo - 1 colher de sobremesa de fermento " id="pdf-obj-90-4" src="pdf-obj-90-4.jpg">

Cupcake de coco não tão molhadinho

Rendimendo 12 cupcakes

Ingredientes- 1/2 xícara de manteiga

  • - 1/4 xícara de leite de coco

  • - 1 xícara de açúcar

  • - 2 ovos grandes

  • - 1/4 de xícara de leite

  • - 1 colher de sopa de extrato de baunilha

  • - 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

  • - 1 colher de sobremesa de fermento

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha 2 vezes. 2) Na tigela da batedeira misture o açúcar, a manteiga e o leite de coco. Bata em velocidade média alta por 5 minutos. 3) Diminua a velocidade para média e adicione os ovos um a um batendo bem após cada adição. 4) Acrescente o leite e a farinha de trigo e bata bem por 2 minutos. Adicione o extrato de baunilha e o fermento e bata apenas o suficiente para agregá-los a massa. 5) Preencha 3/4 da forminha e leva apara assar na grade do meio do forno. Asse até que a superficie esteja firme e dourada ou faça o teste do palito (enfie um palito no centro do cupcake se sair limpo está pronto). retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 5 minutos depois transfira os

cupcakes para uma grade de resfriamento. Banhe os cupcakes com a calda ainda morninhos.

Calda de coco Ingredientes

  • - 1/4 xícara de leite condensado

  • - 1/4 xícara de leite de coco Utensílios: Pincel culinário

Modo de preparo

1) Misture bem o leite condensado com o leite de coco. 2) Pincele o topo dos cupcakes 2 a 3 vezes com a calda. Se quiser faça uns furinhos no cupcake para a calda entrar bem. Atenção! Não é para encharcar o cupcake como na versão do cupcake molhadinho!

Outra ideia para o nosso correio elegante!

Modo de preparo 1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira

Cobertura de Cocada Ingredientes

  • - 1 lata de leite condensado

  • - 150g de flocos de coco sem açúcar ou coco fresco ralado

  • - 1 xícara de açúcar (é o que vai fazer a cocada açucarar portanto não subtraia da receita!) Utensílios: Muito muque, amiga! Muito muque!

Modo de preparo

Em uma panela de fundo grosso misture todos os ingredientes (eu sei que parece muito seco que não vai dar certo mas dá! ) e leve ao fogo médio até começar a soltar completamente do fundo da panela. Retire do fogo e mexa vigorosamente até açucarar. Aí o processo é rápido coloque as colheradas de cocada por cima dos cupcakes (eu coloquei 2 de sopa em cada um) dê uma rápida arrumada e deixe esfriar.

Se quiser fazer só a cocada é só transferir a massa para um mármore untado com manteiga ou assadeira, esperar esfriar e cortar. Fica um mimo!

Metade da maldade

Cobertura de Cocada Ingredientes - 1 lata de leite condensado - 150g de flocos de coco

Esse cupcake fica muuuuuuito bom! Essa cobertura crocante é o contraste com o cupcake molhadinho é delicioso!

<a href=Halloween: Cupcake marmorizado fantasmagórico! " id="pdf-obj-93-4" src="pdf-obj-93-4.jpg">
<a href=Halloween: Cupcake marmorizado fantasmagórico! " id="pdf-obj-93-6" src="pdf-obj-93-6.jpg">

Cupcake marmorizado

Receita da Titia Martha Stewart Rendimento 16 cupcakes

Ingredientes

  • - 1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo

  • - 2 colheres de chá de fermento

  • - 1/3 de xícara de leite

  • - 1/3 de xícara de creme de leite

  • - 1/3 de xícara de manteiga com sal

  • - 1 xícara de açúcar

  • - 3 ovos

  • - 1 colher de sopa de extrato de baunilha

  • - 1/3 de xícara de cacau em pó alcalino

  • - 1/4 de xícara de água quente

Cupcake marmorizado Receita da Titia Martha Stewart Rendimento 16 cupcakes Ingredientes - 1 e 3/4 deextrato de baunilha - 1/3 de xícara de cacau em pó alcalino - 1/4 de xícara de água quente Modo de preparo 1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha e o fermento juntos. Reserve. Misture a água quente com o cacau até formar uma papinha. Reserve. Misture o creme de leite com o leite e a baunilha. Reserve. 2) Em uma tigela de batedeira misture o açúcar, a manteiga e bata em velocidade média alta até ficar fofinho. 3) Adicione 1 ovo de cada vez batendo bem após cada adição até formar um creme. 4) Acrescente alternadamente a mistura de leite e a mistura de farinha no creme de ovos e manteiga. Atenção! Não mexa demais e sim o suficiente para agregar todos os ingredientes. 5) Pegue 1 xícara da massa e misture a papinha de cacau. Misture delicadamente e apenas o suficiente para deixar a massa homogênea " id="pdf-obj-94-30" src="pdf-obj-94-30.jpg">

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a

farinha e o fermento juntos. Reserve. Misture a água quente com o cacau até formar uma papinha. Reserve. Misture o creme de leite com o leite e a baunilha. Reserve.

2) Em uma tigela de batedeira misture o açúcar, a manteiga e bata em velocidade média alta até

ficar

fofinho.

3) Adicione 1 ovo de cada vez batendo bem após cada adição até formar um creme. 4) Acrescente alternadamente a mistura de leite e a mistura de farinha no creme de ovos e manteiga. Atenção! Não mexa demais e sim o suficiente para agregar todos os ingredientes. 5) Pegue 1 xícara da massa e misture a papinha de cacau. Misture delicadamente e apenas o suficiente para deixar a massa homogênea

6) Preencha 1/2 das forminhas com a massa de baunilha, depois coloque 1 colher da massa de chocolate em cada forminha e com a ajuda de um palito faça movimentos em "8" para marmorizar a massa. Presta atenção não é para misturar nem fazer movimentos bruscos!

7)

Leve

para

assar por

15

a

25 minutos

ou

até

estar dourado

e

um

palito sair limpinho.

8) Depois de assado espere esfriar por 5 minutos e depois transfira para a grade de resfriamento.

6) Preencha 1/2 das forminhas com a massa de baunilha, depois coloque 1 colher da massa

Cobertura de doce de leite com coco

Quando a cobertura é abundante e o bolo é levinho não precisa rechear, certo?! Pode ficar exageradamente doce e não é esse o nosso objetivo!

  • - 50g de coco ralado

  • - 300g de chocolate branco picadinho

  • - 130g de doce de leite cremoso

  • - 2 colheres de sopa de creme de leite UHT Bico: 2C da Wilton + Saco de confeitar descartável

Modo de preparo

1) Misture o creme de leite com o coco ralado e deixe hidratando por 15 minutos. 2) Derreta o chocolate branco no microondas. Reserve. 3) Some o coco com o doce de leite e leve ao microondas por 30 segundos. 4) Adicione o doce de leite ao chocolate branco. Misture bem e leve a geladeira por duas horas. Vai

ficar durinho e pronta para usar no bico. Se ficar muito dura deixe 30 minutos em temperatura ambiente. 5) Espalhe doce de leite pelo saco de confeitar e então coloque a cobertura de coco. Faça voltinhas nos cupcakes e salpique coco ralado para enfeitar.

Metade da Maldade

Metade da Maldade Para fazer os fantasminhas - 16 palitos de picolé - Papel cartão preto

Para fazer os fantasminhas

  • - 16 palitos de picolé

  • - Papel cartão preto

  • - Cola, tesoura, caneta para tecido na cor preta

  • - Tecido branco usei um tecido para forro bem baratinho

Modo de fazer

Metade da Maldade Para fazer os fantasminhas - 16 palitos de picolé - Papel cartão preto

1) Corte o miolinho dos fantasminhas em formato de sino com 5 cm de altura no papel cartão preto. Eu cortei no olho mesmo! Cole os fantasminhas no palito. Cole certinho a cabeça deve ficar na

mesma

altura

da

ponta

do

palito.

2) Corte o tecido com 24cm de diâmetro. Faça umas voltinhas na borda para ficar com babadinhos.

1) Corte o miolinho dos fantasminhas em formato de sino com 5 cm de altura no

Dobre os círculos ao meio e desenhos os olhinhos e a boquinha.

1) Corte o miolinho dos fantasminhas em formato de sino com 5 cm de altura no

4) Finque os palitinhos nos cupcakes e cubra-os com o tecidinho. Arrume direitinho para que os

olhinhos

e

a

boquinha

não

fiquem

tortos!

Prontinho!!!

Se você quiser ainda pode dar um tchan colocando pisca pisca por trás dos cupcakes. Olha que

bacaninha ...

1) Corte o miolinho dos fantasminhas em formato de sino com 5 cm de altura no
<a href=Cupcake natureba de banana, castanhas e cacau Conhecendo as 2 sementes oleaginosas (nome feioso, né?) que usamos na receita. Nozes : É a rainha das sementes oleaginosas porque é rica em omega-6, substância que ajuda a proteger o coração reduzindo o colesterol ruim (LDL), promove melhor função cognitiva, traz benefícios anti-inflamatórios e ajuda a prevenir aterosclerose. Castanha do Pará : Essa semente é uma grande amiga da mulher pois possui uma quantidade elevada de selênio que ajuda a prevenir o cancer de mama. O selênio é um antioxidante poderoso que trabalha para neutralizar os radicais livres perigosos. A castanha ainda traz mais benefícios pois são extremamente ricas em nutrientes e proteínas como: cobre, niacina, magnésio, fibras, vitamina E e selênio. É claro que você não pode encher a pancinha fofa (peguei pesado) de sementes pois são super concentradas de nutrientes e calorias. O lance é comer até 30g por dia de sementes variadas para manter a dieta numa boa. A farinha que escolhi para nossa incursão natureba foi a farinha de quinua mas você pode substituir por farinha de aveia sem problemas (vale lembrar que a farinha de aveia tem glútem a de quinoa, não!). " id="pdf-obj-98-4" src="pdf-obj-98-4.jpg">

Conhecendo as 2 sementes oleaginosas (nome feioso, né?) que usamos na receita. Nozes: É a rainha das sementes oleaginosas porque é rica em omega-6, substância que ajuda a proteger o coração reduzindo o colesterol ruim (LDL), promove melhor função cognitiva, traz benefícios anti-inflamatórios e ajuda a prevenir aterosclerose. Castanha do Pará: Essa semente é uma grande amiga da mulher pois possui uma quantidade elevada de selênio que ajuda a prevenir o cancer de mama. O selênio é um antioxidante poderoso que trabalha para neutralizar os radicais livres perigosos. A castanha ainda traz mais benefícios pois são extremamente ricas em nutrientes e proteínas como: cobre, niacina, magnésio, fibras, vitamina E e selênio. É claro que você não pode encher a pancinha fofa (peguei pesado) de sementes pois são super concentradas de nutrientes e calorias. O lance é comer até 30g por dia de sementes variadas para manter a dieta numa boa. A farinha que escolhi para nossa incursão natureba foi a farinha de quinua mas você pode substituir por farinha de aveia sem problemas (vale lembrar que a farinha de aveia tem glútem a de quinoa, não!).

Cupcake de banana, castanhas e cacau

Rendimento 15 cupcakes forma 0B

Ingredientes

  • - 1/4 de xícara de óleo de canola, milho ou girassol

  • - 2 ovos (se você for vegetariana substitua por 1/4 de xícara de água)

  • - 4 bananas d'água (nanica) (pode substituir por 2 xícaras de maça sem casca)

  • - 1 xícara de açúcar mascavo orgânico bem apertadinho na xícara

  • - 3 colheres de sopa de cacau em pó orgânico

  • - 2 colheres de sopa de extrato de baunilha

  • - 3/4 de xícara de farinha de quinoa orgânica

  • - 1 colher de café de fermento em pó

  • - 1 colher de café de bicarbonato de sódio

  • - 1/2 xícara de passas (opcional)

  • - 1/2 xícara de nozes picadinhas

  • - 1/2 xícara de castanha do pará

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. 2) Em uma tigela misture a quinua, o fermento, o bicarbonato, as nozes, a castanha e as passas. Reserve. 3) No copo do liquidificador misture os ovos e o óleo. Bata bem até que vire um creme. 4) Junte a banana e bata até que formar um creme homogeneo. Acrescente o açúcar mascavo, o cacau e a baunilha. Bata bem. 5) Deite a mistura de banana sobre os ingredientes secos e com o auxílio de uma espátula misture- os bem. 6) Encha 3/4 da forminha de papel e leve para assar na grade do meio do forno por 20 minutos ou até estar firme ao toque. 7) Retire do forno e deixe o cupcake descansando na própria forma por 5 minutos. Depois transfira- os para uma grade de resfriamento. Congelamento: Pode ser congelado, sem cobertura, por até 3 meses.

Momento maldade! Textura do cupcake após uma mordidinha básica!

Cobertura A cobertura é opcionalérrima você pode apenas polvilhar uma canelinha e mandar ver! Mas se

Cobertura

A cobertura é opcionalérrima você pode apenas polvilhar uma canelinha e mandar ver! Mas se quiser fazer algo mais "chic" para dar um up no cup natureba essa cobertura de caramelo de açúcar mascavo crocante é uma delícia!

Caramelo de açúcar mascavo Ingredientes

  • - 1 xícara de açúcar mascavo orgânico

  • - 1/4 de xícara de creme de leite UHT (para os vegetarianos: substituam por água)

  • - 1/2 xícara de nozes picadas

  • - 1/2 xícara de castanha do pará picada

Modo de preparo

1) Em um panela de fundo grosso misture o açúcar mascavo com o creme de leite. Leve ao fogo baixo mexendo bem até derreter o açúcar mascavo. Faça um teste pingando uma gota em cima da bancada deve ficar melequento e cristalizar quando esfriar. 2) Junte a castanha e as nozes picadinhas. Cubra imediatamente os cupcakes. Use uma colher para ajudar. Cuidado para não queimar a mão!!! Você pode só fazer a calda de caramelo e colocar as nozes por cima do cupcake como fiz aqui ...

Esse cupcake acompanhando de um chá bem gelado de capim limão .... ai, ai ... delícia

Esse cupcake acompanhando de um chá bem gelado de capim limão

....

ai, ai

...

delícia pura!

<a href=As fabulosas teorias da forminha solta "Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas" Nietzsche Teoria nº 1 “Manteiga x Margarina x Oléo” Essa teoria é interessantíssima. Pouca gente sabe, ou não quer saber, que a manteiga não pode ser substituída indiscriminadamente pela margarina. Além da perda de sabor, nem toda margarina tem a quantidade de gordura necessária para substituir a manteiga, sem contar que a margarina tem água em sua composição o que desequilibra a receita. Portanto nem todas as receitas podem ter essa substituição mas quando é opcional a troca, a margarina deve: - Ter no mínimo 70% de lipídeos - Ser usada fria (se estiver morna ou muito cremosa o cupcake vai ficar plano e oleoso) - Ser batida com o açúcar por no máximo 1 minuto e meio. Já a manteiga tem que ser de excelente qualidade, em temperatura ambiente, sem sal e deve ser batida por dois minutos aproximadamente. É fato que o cupcake feito com óleo é esteticamente o mais bonitinho de todos. Com ele conseguimos aquele domo lindo e gordinho mas o excesso dele pode arruinar a beleza toda. Por isso é importante medir e se ater as quantidades requeridas de gordura de cada receita. Substituir aleatoriamente pode, entre muitas outras coisas, soltar a forminha e deixar o cupcake oleoso e massudo. " id="pdf-obj-102-4" src="pdf-obj-102-4.jpg">

"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas" Nietzsche

Teoria nº 1 “Manteiga x Margarina x Oléo”

Essa teoria é interessantíssima. Pouca gente sabe, ou não quer saber, que a manteiga não pode ser substituída indiscriminadamente pela margarina. Além da perda de sabor, nem toda margarina tem a

quantidade de gordura necessária para substituir a manteiga, sem contar que a margarina tem água em sua composição o que desequilibra a receita. Portanto nem todas as receitas podem ter essa substituição mas quando é opcional a troca, a margarina deve:

  • - Ter no mínimo 70% de lipídeos

  • - Ser usada fria (se estiver morna ou muito cremosa o cupcake vai ficar plano e oleoso)

  • - Ser batida com o açúcar por no máximo 1 minuto e meio.

Já a manteiga tem que ser de excelente qualidade, em temperatura ambiente, sem sal e deve ser

batida por dois minutos aproximadamente. É fato que o cupcake feito com óleo é esteticamente o mais bonitinho de todos. Com ele conseguimos aquele domo lindo e gordinho mas o excesso dele pode arruinar a beleza toda. Por isso é importante medir e se ater as quantidades requeridas de gordura de cada receita. Substituir aleatoriamente pode, entre muitas outras coisas, soltar a forminha e deixar o cupcake oleoso e massudo.

Teoria nº 2 “Qualidade e formato da forminha”

Essa pega e muito!!! Especialmente para nós mortais tupiniquins que pensamos que a forminha da

wilton é tudo de bom no mundo! Pois é

não é! Doeu e eu sei!!! Há quem defenda que quanto mais

... grossa a forminha melhor. Eu recentemente tive a oportunidade de usar umas de papel pergaminho (tipo um craft fino e encerado) e amei! Achei que realmente a forminha adere melhor. No caso dessa

teoria estamos num mato sem cachorro e a melhor opção é a greasypel da Mago. Fora isso tem as

forminhas da wilton

mas que não são lá essas coisas pois são finas, arreganhadas e algumas de

... pouca aderência. Lí num forum americano que de 100 forminhas que a gente compra pelo menos 2 vem com algum defeito. E que esse defeito podemos ver na cor pois são mais fortes que as outras e essas tais seriam as defeituosas. O que justificaria por exemplo o por que de uma fornada com 36 cupcakes apenas 3 soltarem a forminha. Eu me dei ao luxo de abrir um pacote de 100 forminhas

greasypel e de fato algumas são mais “brancas” do que as outras que são translúcidas. Agora se elas são as culpadas eu não sei porque as usei em uma receita e ficaram firme e forte. E agora?!

Formato: O problema no formato já é aqule batido

...

Forminhas plissadas muito “arreganhadas” são

mais soltinhas e não aderem com tanta firmeza nos nossos cups. Algumas pessoas assam os cups em duas forminhas eu ainda não entendi o significado disso. Alguns garantem que ajuda a firmar a primeira mas no pau da goiaba a única coisa que eu confirmei foi o "desperdício" de forminhas.

Teoria nº 3 “Quantidade de massa na forminha”

Tenha certeza que preencheu a quantidade certa de massa na forminha. Para aderir bem o cupcake, depois de assado, deve estar acima da margem da forminha. Os cupcakes que estão abaixo da margem, ou seja, com papel sobrando, tendem a soltar da forma. Essa teoria é certeira!!!! A chance do cupcake ficar pelado é enorme!!!!

Teoria nº 4 “Resfriamento inadequado”

Se o cupcake fica muito tempo na assadeira depois de pronto o vapor condensa na parte de baixo

do cupcake fazendo com que as forminhas soltem. Por essa mesma razão os cupcakes devem ser dispostos em grades de resfriamento para permitir que o resfriamento ocorra de maneira igual sem condensação alguma.

Teoria nº 5 “Mudanças climáticas”

Vocês sabem que o inimigo número 1 da confeitaria é a umidade. Choveu demais a pasta americana mela, o chocolate fica feio, o fondant fica chateado e não é diferente com a nossa forminha que retém mais umidade e consequentemente solta-se mais fácil do bolinho.

Teoria nº 6 “Armazenamento”

O cupcake deve estar frio e totalmente seco antes de ser armazenado em potes de plástico. De

preferência forrados com papel toalha. O cupcake tem que respirar portanto devemos deixar uma aberturinha pequena. Em dias muito úmidos e quentes vale deixar os cupcakes, nesse caso bem tampados, na prateleira mais baixa da geladeira por 2 horas.

Teoria n°7 “Cupcake Wrapper”

Eu acredito que quem inventou o cupcake wrapper estava com sérios problemas com a forminha

soltante!!! Pois uma vez que a gente coloca a saia os cupcakes ficam presinhos e bonitinhos. Então

na

pior

das

hipóteses

é

vestir

a

sainha

neles!

<a href=Páscoa fofinha: Cupcake Wrappers Você pode fazer o download aqui . Direções : Imprima em folha A4 em papel com 120g (papel mais durinho e grossinho). No google docs não está aparecendo o xadrez do wrapper mas quando você fizer download tudo estará nos conformes. Quem quiser com a bordinha ondulada é só comprar uma tesoura daquelas que cortam em ondinhas e cortar 1cm abaixo da borda. P.s. Ficaram mega fofos, né? Amei! Hoje estou inspirada! Hahahaha .... " id="pdf-obj-105-4" src="pdf-obj-105-4.jpg">
<a href=Páscoa fofinha: Cupcake Wrappers Você pode fazer o download aqui . Direções : Imprima em folha A4 em papel com 120g (papel mais durinho e grossinho). No google docs não está aparecendo o xadrez do wrapper mas quando você fizer download tudo estará nos conformes. Quem quiser com a bordinha ondulada é só comprar uma tesoura daquelas que cortam em ondinhas e cortar 1cm abaixo da borda. P.s. Ficaram mega fofos, né? Amei! Hoje estou inspirada! Hahahaha .... " id="pdf-obj-105-6" src="pdf-obj-105-6.jpg">

Você pode fazer o download aqui. Direções: Imprima em folha A4 em papel com 120g (papel mais durinho e grossinho). No google docs não está aparecendo o xadrez do wrapper mas quando você fizer download tudo estará nos conformes. Quem quiser com a bordinha ondulada é só comprar uma tesoura daquelas que cortam em ondinhas e cortar 1cm abaixo da borda. P.s. Ficaram mega fofos, né? Amei! Hoje estou inspirada! Hahahaha ....

<a href=Como fazer um Cupcake Wrapper O cupcake é um docinho tão chic que tem até roupinha para ele. Essa roupinha se chama Cupcake Wrapper (complicado! Temos que achar um nome bacana para isso). Na web achamos cada wrapper mais lindo que o outro. E que tal aprendermos a fazer um bem legal usando uma toalhinha de bandeja de papel rendado? Garimpei essa idéia aqui . No final do PAP tem um pdf com o molde para fazer wrap, você pode fazer o molde e cortar com tesouras diferentes, em papeis de scrapbook ou desenhar seu modelo e imprimir no seu computador. Cada A4 imprime 2 wrappers. Para fazer o wrapper rendado você vai precisar de: - Toalha de bandeja de papel rendado 28cm de diâmetro. - Tesoura. - Cola " id="pdf-obj-106-2" src="pdf-obj-106-2.jpg">
<a href=Como fazer um Cupcake Wrapper O cupcake é um docinho tão chic que tem até roupinha para ele. Essa roupinha se chama Cupcake Wrapper (complicado! Temos que achar um nome bacana para isso). Na web achamos cada wrapper mais lindo que o outro. E que tal aprendermos a fazer um bem legal usando uma toalhinha de bandeja de papel rendado? Garimpei essa idéia aqui . No final do PAP tem um pdf com o molde para fazer wrap, você pode fazer o molde e cortar com tesouras diferentes, em papeis de scrapbook ou desenhar seu modelo e imprimir no seu computador. Cada A4 imprime 2 wrappers. Para fazer o wrapper rendado você vai precisar de: - Toalha de bandeja de papel rendado 28cm de diâmetro. - Tesoura. - Cola " id="pdf-obj-106-6" src="pdf-obj-106-6.jpg">

O cupcake é um docinho tão chic que tem até roupinha para ele. Essa roupinha se chama Cupcake Wrapper (complicado! Temos que achar um nome bacana para isso). Na web achamos cada wrapper mais lindo que o outro. E que tal aprendermos a fazer um bem legal usando uma toalhinha de bandeja de papel rendado? Garimpei essa idéia aqui. No final do PAP tem um pdf com o molde para fazer wrap, você pode fazer o molde e cortar com tesouras diferentes, em papeis de scrapbook ou desenhar seu modelo e imprimir no seu computador. Cada A4 imprime 2 wrappers.

Para fazer o wrapper rendado você vai precisar de:

  • - Toalha de bandeja de papel rendado 28cm de diâmetro.

  • - Tesoura.

  • - Cola

Como fazer 1) Corte o molde conforme modelo (foto) na linha pontilhada, use o molde do

Como fazer

1) Corte o molde conforme modelo (foto) na linha pontilhada, use o molde do pdf para marcar

direitinho ou corte uma forminha de papel para usar como base, nesse caso não esqueça de deixar uma folguinha para a cola e também para assentar o cupcake. O miolinho, parte sem rendinha, vai ter exatos 16cm de comprimento em linha reta (foto). 2) Cole as extremidades e pronto! 3) Com uma toalhinha fazemos 4 cupcake wrapper.

<a href=Caixinha pétala para cupcake Como fazer? Material - Folha A4; - Cola, tesoura, fita adesiva - Folha de papel cartão ou folhas decoradas para scrapbooking. - Papel cartão ou papel de gramatura superior a 180g para cortar o bercinho. Antes de mais nada imprima o molde da caixinha que está disponível em PDF aqui. Imprima em folha A4 a gramatura não importa pois só faremos o molde. A primeira folha deve ser impressa 2 vezes. Lembrando que linha pontilhada é para dobrar e linha cheia para cortar. " id="pdf-obj-108-4" src="pdf-obj-108-4.jpg">

Como fazer? Material

  • - Folha A4;

  • - Cola, tesoura, fita adesiva

  • - Folha de papel cartão ou folhas decoradas para scrapbooking.

  • - Papel cartão ou papel de gramatura superior a 180g para cortar o bercinho.

Antes de mais nada imprima o molde da caixinha que está disponível em PDF aqui. Imprima em folha A4 a gramatura não importa pois só faremos o molde. A primeira folha deve ser impressa 2 vezes. Lembrando que linha pontilhada é para dobrar e linha cheia para cortar.

- Corte os moldes na linha cheia (foto 1). Encaixe a base dos moldes (foto 2)

- Corte os moldes na linha cheia (foto 1). Encaixe a base dos moldes (foto 2) e passe uma fita adesiva para fixá-los (foto 3).

- Corte os moldes na linha cheia (foto 1). Encaixe a base dos moldes (foto 2)

- Coloque o molde sobra o papel de scrapbook (foto1). Preste atenção no desenho e posicione o molde da maneira mais fofa possível. Vire o verso do papel e com a ajuda de um lápis risque o molde (foto 2). Dobre o molde na linha pontilhada para riscar as dobras também (foto 3). Depois de riscado corte a caixinha.

- Corte os moldes na linha cheia (foto 1). Encaixe a base dos moldes (foto 2)

- Dobre nos locais pontilhados para marcar a caixinha (foto 1). Passe cola nas abas laterais e cole, passe o dedo nas abas após colar para fixá-las bem (foto 2). Transfira, corte e dobre o molde do bercinho para papel cartão ou papel de gramatura 180g ou mais e encaixe-o na caixinha (foto 3). Recheie a caixinha com o seu cupcake favorito.

- Dobre nos locais pontilhados para marcar a caixinha (foto 1). Passe cola nas abas laterais

- Agora é só dobrar a caixinha sempre cobrindo a ponta reta e sair por aí presenteando todo mundo. Já vi umas caixinhas nesses modelinhos arrematadas com um adesivo bolinha em cima e fica bem meigo! Adoro caixinhas!!!

<a href=Cupcake de Paçoca - O retorno A receita pede manteiga de amendoim e se você quer um bom conselho compre a nacional Santa Helena e se não achar compre uma importada e se não achar faça a sua (dá uma lida aqui nesse post do excelente blog Baunilha e Chocolate ) . Não caia no conto do vigário e compre aquela pasta de amendoim que vem naquele pote tipo de margarina. É ruim e eu te garanto! Cupcake de Paçoca Com adaptações daqui Rendimento 12unidades - 1/2 de xícara de manteiga (receita original pedia 1/3) - 1/3 xícara de manteiga de amendoim (receita original pedia 1/2) - 1 e 1/4 de xícara de açúcar mascavo - 2 ovos - 2 xícaras de farinha de trigo - 3/4 de xícara de leite - 1/2 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de bicarbonato - Doce de leite para cobrir e paçoca esmagadinha para dar aquele tchan! " id="pdf-obj-111-4" src="pdf-obj-111-4.jpg">

A receita pede manteiga de amendoim e se você quer um bom conselho compre a nacional Santa Helena e se não achar compre uma importada e se não achar faça a sua (dá uma lida aqui nesse post do excelente blog Baunilha e Chocolate). Não caia no conto do vigário e compre aquela pasta de amendoim que vem naquele pote tipo de margarina. É ruim e eu te garanto!

Cupcake de Paçoca

Com adaptações daqui Rendimento 12unidades

  • - 1/2 de xícara de manteiga (receita original pedia 1/3)

  • - 1/3 xícara de manteiga de amendoim (receita original pedia 1/2)

  • - 1 e 1/4 de xícara de açúcar mascavo

  • - 2 ovos

  • - 2 xícaras de farinha de trigo

  • - 3/4 de xícara de leite

  • - 1/2 colher de chá de fermento em pó

  • - 1/2 colher de chá de bicarbonato

  • - Doce de leite para cobrir e paçoca esmagadinha para dar aquele tchan!

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas na assadeira de cupcake. Peneire os ingredientes secos separadamente. 2) Na tigela da batedeira misture o açúcar mascavo, a manteiga de amendoim e a manteiga. Bata bem em velocidade média até ficar clarear e ficar fofinho (uns 2 minutos). 3) Acescente um ovo de cada vez batendo bem após cada adição. 4) Alternadamente junte a farinha e o leite a massa bata bem mas não muito! Apenas o suficiente para torná-la homogênea. 5) Por fim e de preferência a mão junte o bicarbonato e o fermento misture bem. 6) Preencha 3/4 da massa e leve para assar na grade do meio e bem no meio do forno por 25 minutos. Faça o teste do palito. 7) Deixe o cupcake esfriar na assadeira por 5 minutos e depois transfira-o para uma grade para

terminar o resfriamento. Umedeça o seu polegar e pressione delicadamente o centro dos cupcakes para formar leve uma cavidade vamos fazer uma pocinha de doce de leite ali! Uhuuuuu!!! 8) Espere esfriar e coloque uma colher de doce de leite pastoso em cada depressão se preferir faça voltinhas com um doce de leite firme. Cubra com paçoca esfareladinha e pronto! P.s. Fiz algumas adaptações na receita para ficar do jeitinho que a gente gosta aqui no Brasil.

Como não podia faltar o meu lado sadomasoquista! hahahaha!!! Metade da maldade

Como não podia faltar o meu lado sadomasoquista! hahahaha!!!

Metade da maldade

Como não podia faltar o meu lado sadomasoquista! hahahaha!!! Metade da maldade
<a href=Cupcake de brigadeiro Cupcake de brigadeiro Rendimento 16 cupcakes Ingredientes - 5 ovos - 1 xícara de açúcar - 1/2 xícara de manteiga derretida - 1 xícara de leite - 2 xícaras de farinha de trigo - 1/2 xícara de chocolate em pó - 1 colher de sopa de extrato de baunilha - 1 colher de sopa de fermento em pó Modo de preparo 1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha, o chocolate e o fermento 2 vezes. 1) Na batedeira, em velocidade media-alta, bata as claras em neve bem firmes. Continue batendo na mesma velocidade e siga acrescentando as gemas uma a uma. Acrescente o açúcar e continue batendo. 2) Diminua a velocidade para média baixa e junte a manteiga derretida em um único fio. Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater. " id="pdf-obj-114-4" src="pdf-obj-114-4.jpg">

Cupcake de brigadeiro

Rendimento 16 cupcakes

Ingredientes

  • - 5 ovos

  • - 1 xícara de açúcar

  • - 1/2 xícara de manteiga derretida

  • - 1 xícara de leite

  • - 2 xícaras de farinha de trigo

  • - 1/2 xícara de chocolate em pó

  • - 1 colher de sopa de extrato de baunilha

  • - 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha, o chocolate e o fermento 2 vezes. 1) Na batedeira, em velocidade media-alta, bata as claras em neve bem firmes. Continue batendo na mesma velocidade e siga acrescentando as gemas uma a uma. Acrescente o açúcar e continue batendo. 2) Diminua a velocidade para média baixa e junte a manteiga derretida em um único fio. Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater.

3) Diminua a velocidade para baixa e incorpore delicadamente a mistura de farinha de trigo. (Essa parte não deve durar mais que um minuto e meio) 4) Preencha cada forminha com 3/4 da massa e leve para assar por 15-20 minutos. Faça o teste do palito. 5) Deixe esfriar na forma por 5 minutos depois transfira para uma grade de resfriamento.

Recheio e cobertura Ingredientes

  • - 2 latas de leite condensado

  • - 2 colheres de sobremesa de manteiga

  • - 4 colheres de sopa de chocolate em pó

  • - 100ml de creme de leite

  • - Granulado

Modo de preparo

1) Em uma panela de fundo grosso misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó.

Leve ao fogo alto mexendo bem até ferver, quando começar a ferver abaixe o fogo e dê o ponto de brigadeiro de enrolar (5 minutos após fervura aprox.). Espere esfriar. 2) Separe 3/4 da receita para cobrir os cupcakes. Misture esse 1/4 restante com o creme de leite e recheie os cupcakes. 3) Cubra os cupcakes com colheradas de brigadeiros (alise com uma espátula depois) ou faça voltinhas usando o bico 1M da wilton.

Dá uma olhada na voltinha ...

3) Diminua a velocidade para baixa e incorpore delicadamente a mistura de farinha de trigo. (Essa
<a href=Cupcake de brownie Cupcake de brownie Rendimento 12 unidades Ingredientes - 120g de chocolate amargo picadinho - 1/2 xícara de manteiga com sal - 1 e 1/4 de xícara de açúcar - 1 colher de sopa de extrato de baunilha - 3 ovos - 3/4 de xícara de farinha de trigo - 1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente (pode substituir por macadâmias, amêndoas, pistache, avelã, castanha do pará ... ) Modo de preparo 1) Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. 2) Misture a manteiga com o chocolate e derreta-os em banho maria. Mexa bem até que o chocolate esteja derretidinho e a mistura esteja uniforme. 3) Tire do fogo e a mão, ou na batedeira, misture o açúcar. Bata bem. Junte os ovos um a uma batendo bem após cada adição. Acrescente a baunilha e continue mexendo bem. Por fim junte a farinha de trigo e misture até ficar homogêneo. Adicione as nozes e mecha delicadamente. " id="pdf-obj-116-4" src="pdf-obj-116-4.jpg">

Cupcake de brownie

Rendimento 12 unidades

Ingredientes

  • - 120g de chocolate amargo picadinho

  • - 1/2 xícara de manteiga com sal

  • - 1 e 1/4 de xícara de açúcar

  • - 1 colher de sopa de extrato de baunilha

  • - 3 ovos

  • - 3/4 de xícara de farinha de trigo

  • - 1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente (pode substituir por macadâmias, amêndoas, pistache,

avelã, castanha do pará

...

)

Modo de preparo

1) Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. 2) Misture a manteiga com o chocolate e derreta-os em banho maria. Mexa bem até que o chocolate esteja derretidinho e a mistura esteja uniforme. 3) Tire do fogo e a mão, ou na batedeira, misture o açúcar. Bata bem. Junte os ovos um a uma

batendo bem após cada adição. Acrescente a baunilha e continue mexendo bem. Por fim junte a farinha de trigo e misture até ficar homogêneo. Adicione as nozes e mecha delicadamente.

4) Encha 3/4 de cada forminha com a massa e leve para assar por 20-25 minutos. Fazendo o teste do palitinho: o palitinho deve sair com pedacinhos de bolo ainda úmidos. Não seco nem com massa liquida. 5) Retire os bolinhos do forno e deixe descansar na própria forma por 5 minutos. Depois retire-os e os coloque numa grade de resfriamento. Deixe esfriar completamente para colocar a cobertura.

Metade da maldade

4) Encha 3/4 de cada forminha com a massa e leve para assar por 20-25 minutos.

P.s. Para quem ficou na dúvida aqui vai a confirmação: a receita não leva fermento mesmo, ok?!

<a href=Colocando as forminhas de papel em forma! " id="pdf-obj-118-4" src="pdf-obj-118-4.jpg">
<a href=Colocando as forminhas de papel em forma! " id="pdf-obj-118-6" src="pdf-obj-118-6.jpg">
<a href=Colocando as forminhas de papel em forma! " id="pdf-obj-118-8" src="pdf-obj-118-8.jpg">
<a href=5 bicos diferentes para 5 voltinhas fofas Nome: Bico 2C da Wilton (eu sei que tá difícil ver o bico mas olha el e aqui e aqui ) Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel vermelho da Wilton " id="pdf-obj-121-4" src="pdf-obj-121-4.jpg">
<a href=5 bicos diferentes para 5 voltinhas fofas Nome: Bico 2C da Wilton (eu sei que tá difícil ver o bico mas olha el e aqui e aqui ) Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel vermelho da Wilton " id="pdf-obj-121-6" src="pdf-obj-121-6.jpg">

Nome: Bico 2C da Wilton (eu sei que tá difícil ver o bico mas olha ele aqui e aqui) Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel vermelho da Wilton

Nome: Bico 1M da Wilton Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel pink da
Nome: Bico 1M da Wilton Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel pink da
Nome:
Bico
1M
da
Wilton
Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel pink da Wilton
Nome:
Bico
2A
da
Wilton

Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel azul da Wilton

Nome: Bico 2F da Mago Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel verde folha
Nome: Bico 2F da Mago Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel verde folha
Nome:
Bico
2F
da
Mago
Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel verde folha da Wilton
Nome:
Bico
108
da
Wilton
(excelente
para
fazer
flores!)

Cobertura: Buttercream com uma pitadinha de corante em pó peônia e uma pitadinha de corante em pó blackberry ambos da Squires Kitchen.

<a href=Conversando sobre silpat, folha de silicone ... Dando continuidade ao nosso papo sobre utensílios das invenções modernas para quem ama ... cozinhar ouso a dizer que o silpat habita o top 10. O silpat é uma folha de silicone, antiaderente e multi-uso. Nada gruda nela, nada! O caramelo fica soltinho (foto), o macaron solta com facilidade, as frutas gratinadas soltam da forma sem neura é um luxo! É só colocar por cima de uma assadeira e ... pronto! As folhas tem tamanhos variados e o meu conselho é que você compre casadinho com uma forma que comporte exatamente a folha de silicone. Silpat é o nome da marca original francesa mas hoje no mercado tem genéricas excelentes. O precinho é salgado a folha de 40x30cm custa de R$ 60,00 a R$ 120,00. O melhor do silpat é que é lavável, para reutilizar é só limpar e está pronta para uma nova fornada! Outra boa vantagem é que o silpat aguenta altas e baixas (-40 a 400°C) temperaturas e assa por igual. Eu não abro mão da minha folhinha velha de guerra por nada! Pasta americana, batedeiras e um insight " id="pdf-obj-124-4" src="pdf-obj-124-4.jpg">

Dando continuidade ao nosso papo sobre utensílios

das invenções modernas para quem ama

... cozinhar ouso a dizer que o silpat habita o top 10. O silpat é uma folha de silicone, antiaderente e multi-uso. Nada gruda nela, nada! O caramelo fica soltinho (foto), o macaron solta com facilidade, as

frutas gratinadas soltam da forma sem neura

é um luxo! É só colocar por cima de uma assadeira e

... pronto! As folhas tem tamanhos variados e o meu conselho é que você compre casadinho com uma forma que comporte exatamente a folha de silicone. Silpat é o nome da marca original francesa mas hoje no mercado tem genéricas excelentes. O precinho é salgado a folha de 40x30cm custa de R$ 60,00 a R$ 120,00. O melhor do silpat é que é lavável, para reutilizar é só limpar e está pronta para uma nova fornada! Outra boa vantagem é que o silpat aguenta altas e baixas (-40 a 400°C) temperaturas e assa por igual. Eu não abro mão da minha folhinha velha de guerra por nada!

<a href=Conversando sobre silpat, folha de silicone ... Dando continuidade ao nosso papo sobre utensílios das invenções modernas para quem ama ... cozinhar ouso a dizer que o silpat habita o top 10. O silpat é uma folha de silicone, antiaderente e multi-uso. Nada gruda nela, nada! O caramelo fica soltinho (foto), o macaron solta com facilidade, as frutas gratinadas soltam da forma sem neura é um luxo! É só colocar por cima de uma assadeira e ... pronto! As folhas tem tamanhos variados e o meu conselho é que você compre casadinho com uma forma que comporte exatamente a folha de silicone. Silpat é o nome da marca original francesa mas hoje no mercado tem genéricas excelentes. O precinho é salgado a folha de 40x30cm custa de R$ 60,00 a R$ 120,00. O melhor do silpat é que é lavável, para reutilizar é só limpar e está pronta para uma nova fornada! Outra boa vantagem é que o silpat aguenta altas e baixas (-40 a 400°C) temperaturas e assa por igual. Eu não abro mão da minha folhinha velha de guerra por nada! Pasta americana, batedeiras e um insight " id="pdf-obj-124-20" src="pdf-obj-124-20.jpg">

No mercado existem 2 tipos de batedeira:

No mercado existem 2 tipos de batedeira: Batadeira portátil ou convencional - Possuem duas pás que

Batadeira portátil ou convencional - Possuem duas pás que giram em tordo do próprio eixo e

podem

Prós:

Pode

ter

ser

portátil,

é

a

fácil

de

base

armazenar,

é

fixa

leve

e

o

ou

preço

é

bem

portátil

bacana.

Contra: Bate a massa em diversas direções

(deixa

a

massa mais pesada), o motor não bate

massas mais pesadas, geralmente não possui diversos níveis de velocidade. No caso da batedeira portátil fica difícil agregar ingredientes ao mesmo tempo em sua mão está ocupada batendo a massa.

No mercado existem 2 tipos de batedeira: Batadeira portátil ou convencional - Possuem duas pás que

Batedeira

planetária - Possui três

tipos de

e gancho. Os batedores

rotacionam

Prós:

O motor

é

em

forte

sistema

e aguenta

batedores balão, folha a

e

orbital

base

bater massas mais pesadas como massa

é

fixa. de pão, possui

3

diferentes tipos de batedores balão, folha e gancho, a rotação é em sentido único o que confere

mais leveza a massa, possui diferentes níveis

de

velocidade, você pode deixar a

batedeira

trabalhando sozinha e se ocupar de outros afazeres na cozinha. É batedeira batedeira para uma

vida

toda,

do

tipo

que

sua

neta

vai

usar.

Contra: É cara, por possuir o motor maior é mais pesada, é grandona e precisa de espaço para ser

armazenada.

 

O lance é o seguinte se você é apaixonada por cozinhar ou faz delícias para vender a sua opção é comprar a batedeira planetária. Se você quer bater um bolinho de vez em quando, bater um chantilly

e coisa e tal o seu caso é comprar uma portátil ou convencional. No meu caso eu tenho as duas pois eu acho que quebra um galhão. As vezes eu tô batendo o bolo em uma e preciso bater uma clara em neve. Ou não quero usar a planetária para bater uma coisinha pequena, ou quero bater em outras tigelas daí uso a portátil. A maior e mais importante diferença fica na qualidade da massa que a planetária produz, é a informação crucial pra quem deseja fazer bolos com qualidade.

Dicas

  • - Procure comprar batedeiras que possuem tigelas de inox pois facilita o uso de substancias quentes como no merengue italiano, por exemplo.

  • - Tenha sempre mais de uma tigela e batedor. É uma mão na roda para dias de tumulto. Não precisa parar e lavar é só substituir.

  • - Depois de usar a batedeira limpe-a completamente, depois de lavar todos os utensílios passe álcool para deixar livre de qualquer sujeirinha.

  • - Antes de comprar a sua batedeira pesquise bastante as marcas e tente conversar com pessoas que já tem determinado tipo de batedeira para tirar todas as suas dúvidas.

O lance é o seguinte se você é apaixonada por cozinhar ou faz delícias para venderMinha querida balança de cozinha Ao comprar uma balança é legal observar o seguinte: - Medidas mínima e máxima. Aqui você não deve pensar olha só "ela pesa até 5 kilos". Você tem que pensar na precisão do peso mínimo pois a balança tem que ter uma boa precisão para medir de 1g a 5kg. - Calibragem. É necessário calibrar a balança vez ou outra para manter a precisão. " id="pdf-obj-126-18" src="pdf-obj-126-18.jpg">

Ao comprar uma balança é legal observar o seguinte:

  • - Medidas mínima e máxima. Aqui você não deve pensar olha só "ela pesa até 5 kilos". Você tem

que pensar na precisão do peso mínimo pois a balança tem que ter uma boa precisão para medir de

1g a 5kg.

  • - Calibragem. É necessário calibrar a balança vez ou outra para manter a precisão.

-Existem

três

tipos

de

balança,

digital

(essa

da

foto), mecânica (aquela

do

ponteirinho

de

antigamente) e de peso (aquela que tem um

peso(!?) que corre por uma haste até equilibrar a

balança). A mais precisa é a digital. Sinceramente eu acho que é questão de adaptação eu usava uma mecânica antes de comprar a digital eu senti uma diferença gritante e me xinguei muito por ter

sido

tão

"canguinha"

e

não

ter

comprado

uma digital antes.

- Verifique as unidades de medida que tem na balança (vai que só mede em onças?!), se tem a

possibilidade de subtrair a tara, se é fácil de limpar, se a tigela é removível da plataforma de peso

(se

tiver

tigela)

e

finalmente

o

tipo

de

bateria

que

utiliza

e

durabilidade

da

mesma.

Eu sei, eu sei

uma balança boa custa "trezentão" aqui na nossa terrinha o que desanima um

... pouco. Mas aproveita aquela prima que tá indo para a Disney agora em julho e encomenda a sua

pois lá fora custa U$ 50,00 no máximo! Senão desembolsa logo o dindin pois vale cada centavinho!

Medidas e temperaturas

Essas são as medidas que eu uso. As medidas em gramas são aproximadas. Esses quadrinhos são grandes facilitadores. Se quiser pode imprimir e colar no caderninhinho de receitas. Se você está procurando informações sobre temperatura do forno já conversamos sobre ele aqui.

Medidas e temperaturas Essas são as medidas que eu uso. As medidas em gramas são aproximadas.aqui . " id="pdf-obj-128-8" src="pdf-obj-128-8.jpg">
Medidas e temperaturas Essas são as medidas que eu uso. As medidas em gramas são aproximadas.aqui . " id="pdf-obj-128-10" src="pdf-obj-128-10.jpg">
<a href=Bolo de brigadeiro molhadinho " id="pdf-obj-130-4" src="pdf-obj-130-4.jpg">
<a href=Bolo de brigadeiro molhadinho " id="pdf-obj-130-6" src="pdf-obj-130-6.jpg">

Bolo de brigadeiro molhadinho

Rendimento um bolo de 20cm

Ingredientes

  • - 6 ovos grandes

  • - 2 xícaras de açúcar

  • - 1 colher de chá de cremor tártaro

  • - 1/2 xícara de chocolate em pó 50% (aquele do padre ou monge)

  • - 1/2 xícara de leite

  • - 1/4 de xícara de óleo de canola, milho ou girassol

  • - 2 xícaras de farinha de trigo

  • - 1 colher de sopa de fermento em pó

  • - 1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°. Unte, forre com papel manteiga e enfarinhe o somente o fundo de 3 formas redondas de 20cm. peneire a farinha junto com o fermento e o chocolate em pó 2 vezes. Você pode usar uma só forma funda de 20cm cortar e rechear mas depois que eu aprendi essa de fazer em três não quero mais outra vida! 2) Usando uma batedeira bata os ovos, o açúcar e o cremor tártaro por 10 minutos ou até que esteja foférrimo. Acrescente a baunilha e bata mais um pouquinho. 3) Enquanto isso e em separado misture o óleo e o leite. Reserve. 4) Acrescente o líquido a mistura de ovos de uma só vez. Bata um pouquinho mas o suficiente para incorpora-lo bem a massa. 5) Fora da batedeira e com um auxílio de um fouet (batedor de arame) junte a mistura de farinha em chuveirinho (o ideal é usar uma peneirinha e ir peneirado sobre a massa e agregá-la delicadamente com um fouet). Isso é para a farinha não afundar direto e acabar com o clima aerado da massa. 6) Distribua a massa igualmente nas três formas e leve para assar na grade do meio, no meio do forno por 30 minutos. Faça o truque do palito (enfiar um palito ele deve sair limpo) para ver se a massa está pronta. Se estiver retire do forno. 7) Deixe esfriar uns 15 minutos ainda na forma. Desenforme e deixe terminar de esfriar numa grade. Remova o papel manteiga.

Caldinha para molhar o bolo Ingredintes

  • - 1 xícara de água

  • - 1/4 de xícara de açúcar

  • - Especiarias se quiser (Cravo, canela

...

eu não gosto)

  • - gotinhas de extrato de baunilha

Modo de preparo: Leve todos os ingredientes ao fogo por 10 minutos. Deixe esfriar e coe. Coloque em um borrifador. Empregue a calda fria! (Esse truque do borrifador é ótimo para molhar o bolo)

Recheio de brigadeiro

  • - 2 latas de leite condensado

  • - 1 colher de sopa de manteiga

  • - 4 colheres de sopa de chocolate em pó 50%

  • - 1/2 xícara de creme de leite uht

  • - Depois que usar o brigadeiro no recheio misture 1/4 de xícara de creme de leite com o restante do brigadeiro para cobrir o bolo.

Modo de preparo:

1) Em um panela de fundo grosso misture o leite condensado, o chocolate e o cacau. Faça um brigadeiro em ponto de enrolar. Com brigadeiro ainda quente junte o creme de leite e misture bem até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e deixe esfriar.

Modo de preparo: Leve todos os ingredientes ao fogo por 10 minutos. Deixe esfriar e coe.

Recheio de chocolate

Pique 100g de chocolate meio amargo. Reserve

Montagem Ingredientes Recheio de brigadeiro, granulado, discos de bolo, caldinha no borrifador e as raspinhas de

Montagem

Ingredientes

Recheio de brigadeiro, granulado, discos de

bolo,

caldinha

no

borrifador e

as raspinhas de

chocolate.

Modo

de

fazer

Se quiser usar um aro,ok. Senão monte no olho que vai dar certo também. Coloque um disco de bolo, borrife bastante a calda então coloque 3 colheres de brigadeiro sobre o

bolo espalhe

bem e depois salpique

chocolate por cima. Repita

a operação

mais uma

vez

terminando com a última camada de bolo. Borrife a caldinha e dê uma prensadinha de leve para

nivelar o bolo. Coloque a cobertura, alise com uma espátula e cubra com as raspinhas de chocolate

que

sobraram

e

granulado.

P.s. Esse bolo pode ir a geladeira. Fica bem gostosinho geladinho!

Aprenda a receita desse bolo simples, lindo e colorido!

Aprenda a receita desse bolo simples, lindo e colorido! Ummm, que tal aproveitar a tarde para

Ummm, que tal aproveitar a tarde para fazer um bolo? Mas não é qualquer bolo. É um bolo arco-íris!

A receita é bem simples, vamos lá?

Você vai precisar de ...

Aprenda a receita desse bolo simples, lindo e colorido! Ummm, que tal aproveitar a tarde para

1.

Forminhas pequenas ou médias

  • 2. Mistura para bolo (essa é da Dona Benta, sabor Festa)

  • 3. 1 xícara de leite

  • 4. Confeitos coloridos

  • 5. Papel manteiga

  • 6. Chantilly (esse é da Vigor, Amélia Chanty Mix)

  • 7. Corantes alimentícios

  • 8. 2 colheres de manteiga

  • 9. 3 ovos

* Óleo para untar as formas

Passo 1 - Prepare a massa

1. Forminhas pequenas ou médias 2. Mistura para bolo (essa é da Dona Benta, sabor Festa)

Vamos começar com a massa. Aqui estamos uma mistura para bolo, mas você pode fazer a massa da maneira que preferir. Se for usar misturas para bolo lembre-se que a massa tem que ser branca, então escolha sabores neutros como o Festa, Baunilha ou Coco.

Bata os 3 ovos, 2 colheres de manteiga derretida e o leite. Misture com o conteúdo da embalagem da mistura para bolo até obter uma massa homogênea.

Passo 2 - Colorindo a massa

Passo 2 - Colorindo a massa Agora é hora de colorir! Separe a massa em quantidades

Agora é hora de colorir! Separe a massa em quantidades iguais de acordo com a quantidade de camadas que você quer no seu bolo. Adicione corante nas porções pequenas de massa.

Atenção: adicione o corante de gotinha em gotinha, com uma ou duas gotas você já consegue uma cor bem forte. E lembre-se que cor fica mais intensa depois de assado.

Passo 3- Unte as forminhas

Passo 2 - Colorindo a massa Agora é hora de colorir! Separe a massa em quantidades

Espalhe algumas gotas de óleo nas forminhas. Recorte pedaços de papel manteiga no tamanho da formas e coloque no fundo. Adicione mais algumas gotinhas de oleo por cima e espalhe bem. Depois é só untar com farinha e tirar o excesso.

Passo 4 - Coloque para assar

Espalhe algumas gotas de óleo nas forminhas. Recorte pedaços de papel manteiga no tamanho da formas

Deixe o forno pré aquecer um pouco e depois coloque as massas para assar em temperatura média. Fique atenta! Como as massas são muito finas elas assam super rápido, cuidado para não queimar. Quando tirar do forno espere esfriar para desenformar.

Passo 5 - Prepare a cobertura e o recheio

Espalhe algumas gotas de óleo nas forminhas. Recorte pedaços de papel manteiga no tamanho da formas

Para cobrir e rechear o bolo você pode escolher seu recheio favorito! Pode ser brigadeiro, ganache, pasta americana, doce de leite e etc. Estamos usando esse chantilly que vem quase pronto, é só bater na batedeira até conseguir o ponto desejado. Mas não esqueça de deixar a caixinha gelando por 12 horas antes de bater.

Para a cobertura vamos usar chantilly misturado com 1 barra de chocolate branco derretido. Fica uma delícia! ;)

Passo 6 - Hora de montar o bolo!

Para cobrir e rechear o bolo você pode escolher seu recheio favorito! Pode ser brigadeiro, ganache,

Agora é só montar o bolo! Vá colocando as massas com camadas de recheio no meio. O recheio é importante para fazer com que as massas grudem e fique mais fácil na hora de cortar o bolo.

Depois de tudo pronto é só passar a cobertura por fora. Se você quiser, pode confeitar

Depois de tudo pronto é só passar a cobertura por fora. Se você quiser, pode confeitar para deixar o bolo mais bonito e colorido! :)

Deixe o bolo na geladeira por um tempinho até a cobertura endurecer e pronto! É só cortar e servir!

Depois de tudo pronto é só passar a cobertura por fora. Se você quiser, pode confeitar

O bolo arco-íris é uma ótima idéia para deixar um bolo simples muito mais bonito e criativo, hehe!

Gostaram? Quem vai tentar fazer?

Para fazer o ganache com chocolate branco, você irá precisar de:

  • - 750g de chocolate branco

  • - 225ml de creme de leite

Pique o chocolate branco e coloque em uma tigela, reservando. Aqueça o creme de leite em uma panela pequena até quase ferver. Despeje o creme de leite quente no chocolate branco, mexendo para que todo o chocolate derreta. Se ao derreter o chocolate você achar que já ficou frio, coloque 20 segundos no microondas para esquentar e ajudar a derreter todo o chocolate.

Ganache de Chocolate Branco

  • - aprox. 900 g de chocolate branco picado

  • - 1 caixa de creme de leite

Aquecer o chocolate no microondas em recipiente de vidro apropriado, vou colocando de minuto em minuto, tirando e mexendo, até derreter tudo. Depois adiciona o creme de leite (aos poucos), mexendo bem até incorporar e ficar bem liso e brilhante! Quanto mais creme de leite coloca, vai ficando mais mole, então é bom colocar aos poucos pra não dar problema, mas eu usei uma caixinha mesmo, bem certinha!

Calda de Leite Condensado para Regar o Bolo

  • - aprox. 1/2 caixinha de leite condensado

  • - 4 a 5 colheres de leite (líquido)

Só misturar o leite condensado com o leite, até ficar molinho o suficiente para regar a massa do bolo.

Montagem:

Dividir a massa do bolo em 3 partes. Com ajuda de um aro de forma de desmontar, colocar a primeira parte da massa, regar, colocar metade do recheio. Repetir as camadas e após a última camada de massa, regar de novo e levar gelar de um dia para outro. Bater o chantili conforme instruções da embalagem e cobrir o bolo. Decorar como preferir!

CALDA

1

medida de açúcar

4

medidas de água

Essência à gosto Coloque a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura apague fogo e tempere com essência a seu gosto. OBS: Muito importante ressaltar que em virtude da baixa concentração de açúcar esta calda tem vida curta, depois de usada no bolo o restante deve ser DESCARTADO.

 

Ingredientes

Brigadeiro:

1

lata de leite condensado (395 g)

1

colher (sopa) de farinha de trigo (12 g)

45 g de chocolate em pó 50% de Cacau

1

lata de creme de leite com o soro (260 g)

1

colher (sopa) de manteiga sem sal (15 g)

Cobertura 300 g de Granulado de Chocolate

Modo de Preparo

Coloque em uma panela o leite condensado e adicione a farinha de trigo e o chocolate em pó. Mexa até homogeneizar totalmente a farinha, em seguida junte o creme de leite e a manteiga, mexa bem e leve ao fogo médio mexendo sempre. Quando levantar fervura cozinhe por 8 a 10 minutos (tem que parar de borbulhar). Retire do fogo e passe para um recipiente deixando esfriar em temperatura ambiente. Unte as mãos com manteiga sem sal ou margarina sem sal e faça pequenas bolinhas e em seguida passe-as pelo granulado.

Tempo de Preparo: 1 hora Rendimento: 35 unidades de 20 g Custo da Receita: Aproximadamente R$ 15,00

<a href=ESSENCIAIS PARA FAZER UM BOLO Para quem quer começar nesta deliciosa arte de fazer bolos, segue aqui uma lista dos equipamentos básicos para você ter na sua cozinha. De preferência deixe-os separados apenas para os bolos e doces. 1. Formas de diversos tamanhos – ver aqui mais informações sobre elas 2. Papel manteiga 3. Batedeira, portátil ou de mesa ou as 2… 4. Balança 5. 1 ou 2 panelas de fundo grosso, se possível anti-aderentes, reservadas para os recheios e caldas 6. copo ou xícaras medidores para os líquidos. 7. mini copinhos para separar os ingredientes como fermento, bicarbonato, sal, baunilha etc… 8. peneira bem fina 9. colher de pau para mexer os recheios 10. Faca grande de serra para cortar o bolo para rechear 11. Espátula angular para espalhar recheios e coberturas 12. Batedores de arame (fouet) para massas que não pedem batedeira 13. Tigelas de vidro e inox, evite as de plástico 14. Espátulas – muitas 15. Pincel de silicone para espalhar a calda no bolo " id="pdf-obj-142-4" src="pdf-obj-142-4.jpg">

Para quem quer começar nesta deliciosa arte de fazer bolos, segue aqui uma lista dos equipamentos básicos para você ter na sua cozinha. De preferência deixe-os separados apenas para os bolos e doces.

  • 1. Formas de diversos tamanhos ver aqui mais informações sobre elas

  • 2. Papel manteiga

  • 3. Batedeira, portátil ou de mesa ou as 2…

  • 4. Balança

  • 5. 1 ou 2 panelas de fundo grosso, se possível anti-aderentes, reservadas para os recheios e caldas

  • 6. copo ou xícaras medidores para os líquidos.

  • 7. mini copinhos para separar os ingredientes como fermento, bicarbonato, sal, baunilha etc…

  • 8. peneira bem fina

  • 9. colher de pau para mexer os recheios

    • 10. Faca grande de serra para cortar o bolo para rechear

    • 11. Espátula angular para espalhar recheios e coberturas

    • 12. Batedores de arame (fouet) para massas que não pedem batedeira

    • 13. Tigelas de vidro e inox, evite as de plástico

    • 14. Espátulas muitas

16. colheres medidoras 17. termômetro de forno não é essencial mas ajuda muito 18. cake tester para testar a se o bolo está assado, feito de inox, melhor do que palito pois chega até o fundo da forma também não é essencial mas se tiver use.

16. colheres medidoras 17. termômetro de forno – não é essencial mas ajuda muito 18. cake

Muita gente fica em dúvida sobre qual a melhor forma, tamanho, altura e material, aqui estão as mais utilizadas nas nossa receitas. Podem ver que são simples, acessíveis e fáceis de encontrar. Em alumínio, sem anti-aderente, funcionam super bem. Tente comprar as que são um pouco mais grossas, de melhor qualidade, pois além de não amassarem facilmente, protegem as laterais do bolo de queimarem. Quanto às formas de silicone, nunca tive uma boa experiência com elas, portanto, não recomendo.

  • 1. Forma redonda de 25cm com 7cm de altura ideal para bolos que levam manteiga. Coloque

massa até aprox. 5cm.

  • 2. Forma redonda de 20cm com 7cm de altura igual a 1, porém quando fizer um receita maior,

utilize 2 formas

  • 3. Forma redonda de 2 cm com 5cm de altura ideal para pão de ló de 4 ovos, coloque massa até

aprox. 4cm.

  • 4. Forma redonda de 30cm, com altura de 7cm, ideal para massas com manteiga e com altura de

5cm ideal para pão de ló com 6 ou 7 ovos.

5.

Assadeira retangular de 30cm x 40cm com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga, e

com 5cm. de altura, ideal para pão de ló com 6 ou 7 ovos

  • 6. Forma de bolo inglês / forma de pão com 25cm x 10cm, com 7cm de altura, ideal para massas

com manteiga, coloque massa até 5cm.

  • 7. Forma redonda de 15cm com 8cm de altura, ideal para massas com manteiga e frutas, mais

pesadas, como o bolo de Natal. Coloque massa até 6cm.

  • 8. Forma com furo no meio para massas com manteiga. Utilize como as de bolo inglês, porém

lembre-se que o tempo de forno será menor, pois o furo mas o meio assar mais rápido.

Formas redondas maiores do que 30 cm, para evitar que o bolo asse nas laterais e fique cru no meio, o ideal é utilizar um difusor de calor. Eu já vi para vender na Central do Sabor, em São Paulo, acho que vendem pelo site também. Coloque no meio da forma, como na foto abaixo. Funciona como se fosse um furo, e depois de assado, retire com cuidado e recoloque massa no lugar do

furo.

5. Assadeira retangular de 30cm x 40cm com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga,
5. Assadeira retangular de 30cm x 40cm com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga,
5. Assadeira retangular de 30cm x 40cm com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga,

Uma outra solução para bolos maiores são estas formas meia lua. Não muito fáceis de encontrar por

aqui mas bem boladas e vale a pena ter caso você faça muitos bolos redondos grandes. Asse 2

vezes a mesma receita e
vezes
a
mesma
receita
e

depois

é

juntar.

INGREDIENTES:

200 gr. de chocolate ao leite ou meio amargo, picado bem pequeno

100 gr. de creme de leite em lata sem soro

MODO DE FAZER:

coloque o chocolate e o creme de leite em um refratário leve ao microondas por 30 segundos mexa bem e coloque por mais 30 segundos continue até estar bem cremoso, cuidando para não aquecer demais espere ficar em temperatura ambiente e utilize em saco de confeitar com o bico sua preferência

DICA

para fazer ganache com

chocolate branco, aumentar a quantidade para 300 gr. de

chocolate.

<a href=Ganache para cobrir e rechear cupcakes. INGREDIENTES:  200 gr. de chocolate ao leite ou meio amargo, picado bem pequeno  100 gr. de creme de leite em lata sem soro MODO DE FAZER: coloque o chocolate e o creme de leite em um refratário leve ao microondas por 30 segundos mexa bem e coloque por mais 30 segundos continue até estar bem cremoso, cuidando para não aquecer demais  espere ficar em temperatura ambiente e utilize em saco de confeitar com o bico sua preferência     DICA – para fazer ganache com chocolate branco, aumentar a quantidade para 300 gr. de chocolate. Bolo de cenoura. Bolo de cenoura INGREDIENTES: fácil de fazer, fica bem  4 ovos em temperatura ambiente  1 1/4 xícara de óleo de canola ou girassol  2 xícaras de açúcar  2 colheres de chá de baunilha  2 xícaras de farinha  2 colheres de chá de bicarbonato de sódio  2 colheres de chá de fermento em pó  1/2 colher de chá de sal  2 colheres de chá de canela em pó  3 xícaras de cenoura ralada  1 xícara de nozes moída (opcional) úmido e saboroso. " id="pdf-obj-146-45" src="pdf-obj-146-45.jpg">

Bolo

de

cenoura

INGREDIENTES:

fácil

de

fazer,

fica

bem

4 ovos em temperatura ambiente

1 1/4 xícara de óleo de canola ou girassol

2 xícaras de açúcar

2 colheres de chá de baunilha

2 xícaras de farinha

2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

2 colheres de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de sal

2 colheres de chá de canela em pó

3 xícaras de cenoura ralada

1 xícara de nozes moída (opcional)

úmido

e

saboroso.

MODO DE FAZER:

pré aqueça o forno a 170 graus (moderado)

unte e enfarinha bem uma forma retangular de 25×35 ou 2 de 16×30

em uma tigela coloque os ovos, o óleo, o açúcar e a baunilha

bata um pouco para misturar bem