You are on page 1of 13

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

Trabalho elaborado por:

Catarina Travassos, nº2

1

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

Índice
Introdução………………………………………………………………………3 Importância do desporto………………………………..…………….4/5/6 O previne…….…………………………………………………..7/8 desporto

Lesões……………………………………………………………………….9/10 Drogas no desporto…………..…………….………………………………11 Conclusão…………………………………….…………………………….…12 Bibliografia……………………………..……………………………….…….13

2

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Educação Física, com a orientação do professor Nuno Luís Pinto Marques. Neste trabalho o tema principal é O Desporto e a Saúde, no qual pretendo desenvolver os seguintes subtemas; A importância do desporto na saúde, as doenças que se previnem através do desporto, as lesões, as consequências das drogas no desporto.

3

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

Importância do Desporto Atividade física
Beneficia

Melhora a qualidade de vida

Aumenta a esperança de vida

Reduz o risc desenvolvim de doenç

Realizar exercício físico, seja em que idade for, pode trazer um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social.
4

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

A nível físico é sabido que o desporto ajuda no combate à obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece músculos, ossos e articulações.

A nível psíquico, eleva a autoestima dos praticantes, pois este desenvolve um conjunto de habilidades que antes não possuía e melhora o seu aspeto físico, tendo consequentemente uma melhor imagem de si. A nível social, o Desporto assume-se como um lugar privilegiado para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertencer a um grupo. O desporto trás benefícios para a saúde mental e física das pessoas:

 No coração
 Diminui a frequência cardíaca;  Em exercício, aumenta a quantidade de sangue que é bombeada em cada batimento.

 No sistema circulatório
 Aumenta a circulação do sangue nos músculos;  Contribui para a redução da pressão arterial;  Melhora o funcionamento das veias e artérias.

 Ao nível do organismo
 Melhora a resposta imunológico às infeções e agressões do ambiente;

5

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

 Aumenta a capacidade do organismo de utilizar o oxigénio que lhe chega através da circulação sanguínea.

 Nos aspetos psicológicos
 Aumenta a sensação de bem-estar diminuindo o nível de “stress”;  Diminui o grau de agressividade, ansiedade, angústia e depressão.

 Ao nível do aparelho locomotor
 Aumenta a flexibilidade muscular e articular;  Desenvolve a força e resistência muscular;  Retarda o envelhecimento muscular.

6

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

O desporto previne …
 Obesidade
 Consiste na acumulação de gordura no corpo, e constitui um problema global;  Os indivíduos obesos necessitam de acompanhamento médico, com vista a evitar o surgimento de problemas cardiovasculares;  Para além do desporto, os indivíduos obesos têm de seguir uma dieta equilibrada e saudável.

7

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

Doenças cardiovasculares
 Representam um risco elevado de ataque cardíaco, e de Acidentes Vasculares Cerebrais;  As doenças cardiovasculares surgem associadas à obesidade, e necessitam também de uma ajuda especializada e frequente;  Tal como na obesidade, a alimentação ponderada é um aspeto importante na prevenção destas doenças.

8

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

Osteoporose
 Envolve a redução gradual da massa óssea. Os ossos ficam leves e porosos;  Conduz a fraturas e a uma curvatura da coluna;  Uma dieta com verduras e alimentos riscos em cálcio também contribui para a prevenção desta doença.

Lesões
Uma lesão desportiva é uma lesão, geralmente músculoesquelética, contraída durante a prática desportiva, é um tecido anormal num organismo vivo.

As lesões podem surgir na prática desportiva, e poderão suscitar:
 A ajuda médica ou tratamento;  A redução da atividade desportiva e social.

As lesões podem surgir devido:
 Prática intensiva de desporto;  Movimentos repentinos e repetitivos;  Material ou roupa inadequada.

9

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

Existem dois tipos de lesões:
 Agudas: envolvem um único acontecimento traumático e

repentino.  Braço partido;  Deslocamento do ombro.
 Esforço repetitivo: surgem com o passar do tempo e com

excesso de treino.  Cotovelo do tenista;  Ombro do nadador.

Como evitar?
 Aquecimento: uma caminhada simples de até 10 minutos aquece os músculos, e aumenta a flexibilidade;  Roupa e calçado adequado: material fresco como algodão permite que o corpo transpire. O calçado deve ser confortável;  Exercício não intensivo: os desportistas devem impedir movimentos bruscos e repetidos;  Local em condições: Os equipamentos (balizas, redes…) devem ser seguros, e o local deve estar limpo e iluminado;  Repouso: Os desportistas devem descansar frequentemente;

10

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

Drogas no desporto
As drogas desportivas, ou doping, são substâncias que ajudam os desportistas a superar o cansaço e a dor durante a prática. As drogas desportivas podem provocar o aumento da velocidade e da resistência e o aumento da força muscular. Podem ser administradas através de comprimidos ou por via sanguínea. As drogas desportivas encontram-se proibidas por lei e pelas organizações desportivas, como o Comité Olímpico Internacional. Como consequência, o doping, provoca dependência, que leva a um desgaste físico e psicológico. Podem surgir acne e pelos, comportamentos agressivos, depressão, insónias e impotência. O doping é contrário ao espírito desportivo de lealdade, saúde física e mental, e competição saudável e amigável.
11

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

Conclusão
A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a grande importância da atividade física para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades. Aponta para a necessidade de políticas e programas que levem em conta as necessidades e possibilidades das diferentes populações e sociedades, com o objetivo de integrar a atividade física ao dia-a-dia de todas as faixas de idades, incluindo mulheres, idosos, trabalhadores e portadores de deficiências, em todos os sectores sociais, especialmente na escola, no local de trabalho e nas comunidades. A partir deste trabalho posso concluir que o desporto é muito importante para a nossa vida e para a nossa saúde.

12

Educação Física – 11º B Dezembro 2013

A atividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Atividade física adequada e desporto para todos constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de alimentação saudável, vida sem tabaco e o evitar de outras substâncias prejudiciais à saúde.

Bibliografia
http://www.efdeportes.com/efd123/a-importancia-do-desporto-na-vida-dos-jovens-umaexplicacao-para-os-pais.htm http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/educfisica/11_basquetebol_d.htm#vermais

13