You are on page 1of 40

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA

Aula 1: Arquiteturas, Protocolos e Camadas

Olá, amigos! E aí? Pronto para mais uma “saraivada” de Questões? Sem mais delongas... Sigam-me os bons!

1. (TRT-SE 2010) Em relação às semelhanças e diferenças entre o modelo de referência OSI e o modelo de referência TCP/IP: (A) O OSI é baseado em protocolos colocados em camadas, exceto na camada aplicação. (B) O TCP/IP não tem camadas de sessão ou de apresentação e o OSI admite interligação de redes apenas na camada transporte. (C) Nos dois modelos, o serviço de transporte pode fornecer um fluxo de bytes fim a fim confiável. (D) O OSI tem serviço orientado a conexões e sem conexões na camada de rede. (E) O OSI combina os aspectos das camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação.

Comentários: Análise dos Itens: (A) FALSA. O OSI é todo baseado em camadas, INCLUSIVE a Camada de Aplicação. (B) FALSA. As camadas de Sessão, Apresentação e Aplicação no TCP/IP são acumuladas por sua camada de Aplicação. Até aí, tudo bem... Porém, a interligação de redes é função da Camada de Redes do OSI, e não da Camada de Transporte, como afirmado. (C) VERDADEIRA. É uma característica da Camada de Transporte de ambos os modelos. (D) VERDADEIRA. Na camada de rede, o modelo OSI é compatível com a comunicação sem conexão e com a comunicação orientada a conexões. (E) FALSA. Isso ocorre na pilha TCP/IP, não no modelo OSI. Resposta: ANULADA, pois existem dois itens verdadeiros.

1

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA 2. (MPE-RN 2010) Em relação ao modelo de referência OSI e a pilha de protocolos TCP/IP, é correto afirmar: (A) No OSI, as funções de endereçamento, controle de fluxo e controle de erros são ineficientes por existirem apenas nas camadas mais baixas. (B) O TCP/IP, por sua acentuada abrangência, pode descrever outras pilhas de protocolos, além de si própria. (C) O OSI torna explícita a distinção entre os conceitos de serviço, interface e protocolo. (D) O TCP/IP, embora diferencie com a necessária clareza os conceitos de interface e protocolo, não o faz em relação ao conceito de serviço. (E) O TCP/IP torna explícita a distinção entre as camadas física e de enlace de dados.

Análise dos Itens: (A) FALSA. Nada ver. Quem disse que são ineficientes? Ainda, existe controle de fluxo também na Camada de Transporte (Camada 4), que não pode ser considerado uma camada baixa. (B) FALSA. Isso seria verdade se eles estivessem falando do OSI, um modelo teórico. O TCP/IP é uma implementação “De Facto”. (C) VERDADEIRA. Realmente, este é um dos grandes méritos do modelo OSI. (D) FALSA. Se existe uma definição bem calara no TCP/IP, é justamente o conceito de Serviço. (E) FALSA. As duas camadas citadas são condensadas em uma única, chamada de Camada de Acesso à Rede. Resposta: C.

3. (TRT-13 2005) Em uma rede de computadores, as regras e convenções utilizadas na conversação entre uma camada n de uma máquina com a camada n de outra são, usualmente chamadas de (A) stored procedures . (B) protocolos. (C) header . (D) nodos. (E) link .

Comentários: Segue um resuminho sobre estes conceitos:
2

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA CAMADA: nível de uma arquitetura de redes que congrega um conjunto de funcionalidades relativamente coesas. SERVIÇO: funcionalidades que uma camada provê. Por exemplo, serviço de ROTEAMENTO, serviço de DETECÇÃO de ERROS. PROTOCOLO: conjunto de regras e convenções padronizadas que devem ser obedecidas a fim de permitir a troca de dados entre computadores ligados em rede. INTERFACE: define as operações e os serviços que uma camada inferior oferece à camada superior. ENTIDADE: elementos encontrados em uma camada. Por exemplo, o serviço HTTP é uma entidade da camada de aplicação.

Análise dos Itens: (A) FALSA. Termo afeto à seara de Banco de Dados (Argh! ☺). (B) VERDADEIRA. (C) FALSA. Cabeçalhos dos protocolos. (D) FALSA. Nodos ou nós de redes são ativos identificados por um IP. (E) FALSA. Link pode significar um apontamento lógico ou uma conexão física. Resposta: B

4. (MPE-RN 2010) Em uma estrutura de camadas, considere: I. Entre cada par de camadas adjacentes existe um protocolo. II. Entre a camada de uma máquina e a camada de mesmo nível de outra máquina existe uma interface. III. Uma interface define as operações e os serviços que uma camada inferior oferece à camada superior. Está correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) II. (C) III.
3

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (D) I e II. (E) I e III.

Comentários: Segue mais uma figura esclarecedora do “Bom e Velho Tanen”:

Análise dos Itens: I. II. III. ERRADA. O Termo correto deveria ser Interface. ERRADA. O Termo correto deveria ser Protocolo. CERTA. É a própria definição de Interface.

Resposta: C

5. (MPE-RN 2010) Em termos de software de rede, a maioria das redes é organizada como uma pilha de camadas sobrepostas que oferecem serviços umas às outras. Nesse contexto, (A) a camada n de uma máquina se comunica diretamente com a camada n da outra máquina. (B) todas as camadas de uma máquina se comunicam simultaneamente com seus respectivos pares da outra máquina. (C) o objetivo de cada camada é oferecer seus serviços às camadas inferiores. (D) o objetivo de cada camada é oferecer serviço à qualquer das camadas que o solicitar. (E) o objetivo de cada camada é oferecer seus serviços à camada situada acima dela.

Comentários:
4

www.pontodosconcursos.com.br

(C) FALSA.com. Uma camada só se comunica com suas adjacentes. (B) FALSA. cabos de interligação que apresentam a maior taxa de transmissão. (SEFAZ-SP 2009).CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (A) FALSA. Transporte (camadas 3 e 4) e Aplicação (camadas 5. 2 e 3). pode significar quase tudo em Redes. A arquitetura OSI de 7 camadas (1. Rede. Resposta: A 7. As camadas que representam as três partes são: (A) Redes (camadas 1 e 2). Comentários: (A) VERDADEIRA. CONTROVERSA. (MPE-RN 2010) Um conjunto de camadas e dos protocolos de cada camada é chamado de (A) arquitetura de rede. Transporte (camada 4) e Aplicação (camadas 5. 6 e 7). 5. 4. 5 www. Transporte (camadas 3. Aplicação) pode funcionalmente representar um sistema de comunicação dividido em três partes: redes (conectividade). Porém. Idem ao item C. 6.pontodosconcursos. (B) FALSA. (D) FALSA. Isso só ocorre com a Camada Física. (D) FALSA. (B) Redes (camadas 1. (D) topologia de rede. (C) Redes (camadas 1 e 2). Física. (E) VERDADEIRA. Apresentação e 7. 2. (E) FALSA. pois um exemplo disso é a pilha TCP/IP. Topologias são mapas representativos de uma rede segundo uma determinada perspectiva. Camadas oferecem serviços apenas à camada imediatamente superior. Resposta: E 6. Backbones são os troncos principais de uma rede. 6 e 7). ou seja. 4 e 5) e Aplicação (camadas 6 e 7). Termo genérico. Sessão. transporte (ligação entre redes e aplicação) e aplicação (programas que utilizam a rede). (C) tecnologia de rede.br . a qual pode ser física ou lógica. 3. (E) backbone. Enlace. A diferença entre uma Arquitetura e uma Pilha é que a primeira foi projetada. (C) FALSA. (B) pilha de protocolos. Transporte.

6 www.br . o modelo de referência TCP/IP não tem camada correspondente no modelo OSI às camadas de (A) sessão e de apresentação. 2 e 3). Resposta: B 8. (E) 1 corresponde às camadas 3 e 4 do modelo OSI. embora faça todo o sentido.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (D) Redes (camadas 1. (B) enlace e física. 5 e 6) e Aplicação (camada 7). 4 e 5) e Aplicação (camadas 6 e 7). (C) 1 corresponde às camadas 1 e 2 do modelo OSI. (B) 4 corresponde à camada 5 do modelo OSI. tal como na RFC 1122 ou em Tanenbaum). (D) 3 corresponde à camada 3 do modelo OSI. (C) rede e de transporte. a camada (A) 2 corresponde à camada 4 do modelo OSI. (D) rede e de aplicação. Transporte (camadas 4.com. (MPE-RN 2010) Segundo Tanenbaum. (MPE-RN 2010) No modelo TCP/IP (4 camadas. 3. (E) Redes (camada 1).pontodosconcursos. Transporte (camadas 2. Comentários: A resposta dessa questão pode ser facilmente visualizada nesta figura do “Bom e Velho Tanen”: Resposta: C 9. Comentários: Ainda estou procurando por onde a FCC baseou esta classificação.

usadas para conectar os sistemas. Comentários: Essa questão é meio polêmica. Portanto.pontodosconcursos. tudo bem. o item B também estaria correto. É responsável por estabelecer. Até aí. justamente porque as Camadas de Enlace e Física também são consolidadas em uma outra camada. (B) de Rede. (D) de Transporte. mas a B também está correta.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (E) aplicação e de transporte. A. Comentários: 7 www. A resposta trivial seria a A. mas você acabaria marcando a certa se não quisesse se complicar.com. Como já vimos. Resposta. (E) de Aplicação. manter e terminar as conexões. inclua-se aí as próprias bancas. lembre-se que o TCP/IP só tem 4 camadas. Porém. (TCE-GO 2009) Oferece às camadas superiores independência das tecnologias de transmissão e comutação de dados. 10. O “problema” é que o “Bom e Velho Tanen” desenvolve seu estudo de redes segundo um modelo híbrido de 5 Camadas: E muitos. Sessão e Apresentação são consolidadas na camada de Aplicação na pilha TCP/IP. o “Bom e Velho Tanen” chama atenção para essa ressalva logo no começo. (C) de Enlace de dados. Porém. No modelo de referência OSI trata-se da camada (A) Física. a Camada de Acesso a Rede (Network Access). passam a achar que a pilha TCP/IP é composta realmente por 5 Camadas.br .

com. Camada (Layer) Função Aplicação 7 (Application) Camada que fornece aos usuários acesso ao ambiente OSI e provê sistemas distribuídos de informação. Envia blocos de dados (frames) com (Data Link) o necessário controle de erro e de fluxo. Estabelece.pontodosconcursos. Camada responsável por prover Apresentação independência aos processos de aplicação 6 (Presentation) das diferenças na representação dos dados. Aproveitemo-la para estudar as funções de cada camada: Tabela 1: As sete camadas do modelo OSI. Camada que fornece para as camadas superiores independência das tecnologias de transmissão e comutação usadas para conectar os sistemas. manter e terminar conexões.br . gerencia e termina conexões (sessões) entre aplicações. Camada que provê a estrutura de controle para a comunicação entre as aplicações. Responsável por estabelecer. 5 Sessão (Session) 4 Transporte (Transport) 3 Rede (Network) Camada responsável pela transmissão Enlace de confiável de informação através do enlace 2 dados físico. 8 www. Camada responsável pela transferência de dados entre dois pontos de forma transparente e confiável com funções como controle de fluxo e correção de erro fim a fim.com.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA Esta questão foi tirada de uma tabela do site TELECO (www.teleco.br) – referência nacional obrigatória em Redes de Computadores.

Comentários: A famosa questão “Mel na Chupeta”.Rede. (D) inter-redes. (E) host/rede. elétricas. A Camada que tem por finalidade permitir que as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenham uma conversação é a Camada de Transporte. (D) 6 . localizada logo abaixo da camada de transporte.Apresentação. Ele disse que era OSI. localizada logo abaixo da camada de aplicação.Físico. disse que faz a conversão dos dados. a conversão dos dados cujo objetivo é entregá-los à aplicação ocorre na camada de nível (A) 1 . Fonte: TELECO.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA Camada responsável pela transmissão de uma sequência de bits em um meio físico. localizada logo acima da camada interredes. (C) 4 . localizada logo acima da camada interredes. Comentários: Outra “Mel na Chupeta”. (TRT-24 2006) No Modelo TCP/IP.com. Eu não gosto muito do termo 9 www. (B) host/rede. (B) 3 . é a Camada de Apresentação. localizada logo acima da camada interredes. (C) transporte. (TRF-5 2003) Na arquitetura de redes OSI. Trata das características mecânicas. ou seja.pontodosconcursos.Transporte. Resposta: B 1 Física (Physical) 11. funcionais e procedurais para acessar o meio físico.br . 2008. e indicou que está logo abaixo da Camada de Aplicação. (E) 7 . Resposta: D 12.Aplicação. a camada cuja finalidade é permitir que as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenham uma conversação é a camada de (A) aplicação.

br . é correto afirmar: (A) O serviço oferecido pelo protocolo IP é confiável. Comentários: Mais uma “Mel na Chupeta”. (TRE-AM 2010) Em relação à camada de rede da arquitetura internet TCP/IP. que são configuradas na criação da rede e são frequentemente modificadas. (B) rede. o protocolo IP é dotado de funcionalidades para evitar a entrega de pacotes desordenados ou duplicados. (MPE-RN 2010) Na pilha de protocolos. mesmo em situação que muitos pacotes são transmitidos nos mesmos caminhos. a camada física é a responsável por aceitar um fluxo de bits brutos para tentar entregá-lo ao destino. (C) A escolha da melhor rota pode ser baseada em tabelas dinâmicas. o controle de congestionamento e a contabilização do número de pacotes ou bytes utilizados. (D) enlace de dados. A camada responsável por detectar e. 10 www. se necessário.com. o que faz com que sejam dispensáveis reconhecimentos fim-a-fim ou entre nós intermediários. cujo controle é da Camada de Sessão. só que sobre a Camada de Redes. (D) Por oferecer um serviço de datagramas confiável. Resposta: D 14.pontodosconcursos. (C) aplicação. sem garantir a inexistência de erros. o desempenho global da rede não seja comprometido.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA “Conversação”. (E) sessão. A camada responsável pela transmissão confiável de informação através do enlace físico é a camada de enlace. Resposta: C 13. Esta envia blocos de dados (frames) com controle de erro e de fluxo. (E) A confiabilidade do protocolo IP é suficiente para assegurar que. (B) Dentre as principais funções da camada de rede encontram-se o roteamento dos pacotes entre fonte e destino. pois pode lembrar Diálogo. corrigir os erros encontrados é a camada de (A) transporte. Vale ressaltar que a Camada de Transporte exerce função muito parecida.

Resposta: B 15. (B) VERDADEIRA. (TRE-AM 2010) A definição da rota que será utilizada na sub-rede e a divisão do fluxo de bits transmitidos em quadros são tarefas tratadas. no modelo OSI. (E) de rede. (C) Transporte e Sessão. (D) FALSA. a questão explicitou o PDU (Protocol Data Unit) da Camada. O IP não é confiável e o Serviço de Datagrama. Mais uma vez. Resposta: E 16. (C) FALSA. (E) FALSA.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA Análise dos Itens: (A) FALSA. “Pacote”. Comentários: Controle de congestionamento é uma das funções tradicionais da Camada de Redes. pelas camadas de (A) Enlace de Dados e de Rede. Para facilitar. e sim construído (aprendido) após a ativação da rede. (C) de sessão.com.br . o que tornou ainda mais fácil a marcação da resposta. o qual é um protocolo não confiável (Best-Effort) e não orientado à conexão. O trecho “escolha da melhor rota pode ser baseada em tabelas dinâmicas” se refere ao conceito de Roteamento Dinâmico. Não por acaso. (D) de transporte. aplicamos conceitos de Engenharia de Tráfego na referida camada. (D) Rede e de Transporte. (B) Transporte e de Rede. (TRF-4 2010) Nas redes que utilizam o modelo Open Systems Interconnection (OSI).pontodosconcursos. 11 www. e este não é configurado na “criação da rede”. (B) de enlace de dados. o controle do congestionamento na rede causado pelos pacotes na sub-rede que estão dividindo o mesmo caminho pertence à camada (A) física. O protocolo da Camada de Rede da Pilha TCP/IP é o IP. Samba do Crioulo Doido. o IP não é confiável. não se preocupa com a ordenação dos pacotes.

tornando possível ao transmissor enviar um número maior de frames enquanto aguarda a confirmação do receptor. (C) Janela deslizante é uma característica de alguns protocolos.. em forma de “pegadinha”.. deixando o coitado do concurseiro entre os itens “A” e “E”. o transmissor assume que o frame chegou integralmente ao seu destino. (B) O receptor mantém uma janela de recebimento dos frames para confirmação posterior.” é a mesma coisa que roteamento. (D) Cabe ao receptor a manutenção do controle de timeout para cada frame recebido. (TRT-PR 2010) Em relação a protocolos de janelas deslizantes. Até aqui. em qualquer instante. Ora.. Já o segundo trecho fala em “fluxo de bits” (Camada Física) e depois. Resposta: A 17. a FCC tirou essa questão “cuspida e escarrada” da Wikipedia: 12 www. sempre consideramos a ordem de citação na análise do enunciado.com. Agora me diga. que permite ao remetente transmitir mais de um pacote de dados antes de receber uma confirmação.pontodosconcursos. é correto afirmar: (A) A eficiência do protocolo de janelas deslizantes reside na confirmação de recebimento de frame a frame num canal de comunicação full-duplex. Para variar.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (E) Rede e Física. O problema é que o item A está com as camadas invertidas em relação à sequência do enunciado. acrescenta “transmitidos em quadros” (Camada de Enlace). (E) A principal característica dos protocolos de janelas deslizantes é o fato de que. na ausência dessa informação. o receptor mantém um conjunto de números de sequência correspondentes aos quadros recebidos. o que a FCC espera conseguir com esse tipo de artifício? Fico me perguntando. função tradicional da Camada de Redes. “A definição da rota que será utilizada.. pois. não temos problemas.br . Comentários: Questão completamente sacana! Por mais que não tenha aparecido o termo “respectivamente”.

(E) FALSA. A atribuição de controle de timeout é do Transmissor e uma vez que o tempo seja expirado o Transmissor assume que o frame não chegou. mas não devemos dizer que essa é a característica mais importante. Realmente mantém também os números de sequência que correspondem aos quadros que ela espera receber (janela de recepção). era só lembrar que eles faziam. aumentando o tamanho da janela melhora-se a vazão. O número de pacotes transmitidos sem confirmação é conhecido como o tamanho da janela. Comentários: Mesmo que você não soubesse muito sobre IPX/SPX. Resposta: C 18.” Análise dos Itens: (A) FALSA. (C) rede e é um protocolo de datagrama utilizado para conexões remotas entre host e receptor. (E) sessão e oferece serviços de conexão orientada entre dois nós de uma rede. (TRF-2 2007) O SPX é um protocolo da camada de (A) aplicação e é um protocolo de datagrama utilizado para conexões remotas entre host e receptor. Falando um pouco sobre o SPX: 13 www. (B) FALSA. (D) rede e oferece serviços de conexão orientada entre dois nós de uma rede.pontodosconcursos. (D) FALSA. o remetente desliza a janela do pacote e manda outra confirmação. Desta forma. (B) transporte e oferece serviços de conexão orientada entre dois nós de uma rede. a única resposta possível é a B. Eu não entendi porque esta aqui não foi considerada certa. contraponto ao TCP/IP: o IPX fazia contraponto ao IP e o SPX ao TCP. Depois de recebê-lo para o primeiro pacote enviado.br .CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA “Janela deslizante é uma característica de alguns protocolos que permite que o remetente transmita mais que um pacote de dados antes de receber uma confirmação. Janelas deslizantes evitam justamente a necessidade de confirmação pacote a pacote. Será porque ele falou de Frames? (C) VERDADEIRA. há um tempo.com.

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA SPX (Sequencial Packet Exchange) é um módulo do NetWare DOS Requester que incrementa o protocolo IPX mediante a supervisão do envio de dados através da rede. a camada de transporte contém os protocolos (A) Ethernet e Bluetooth. (MPE-RN 2010) No modelo de referência TCP/IP. duplicadas ou chegar fora de ordem Não utiliza ACK’s para confirmação de chegada de mensagens Multiplexação/Demultiplexação de uma conexão IP. (E) TCP e IP. (C) TCP e SMTP. (B) SMTP e POP3. Comentários: Resumex TCP x UDP: UDP • Protocolo de transporte sem conexão e não confiável da Internet o Cada pacote é tratado independentemente dos outros o A entrega não é garantida Mensagens podem ser perdidas. através de várias portas Opção de envio de dados urgentes 14 www. (D) TCP e UDP.com. Resposta: B 19. SPX é orientado a conexão e opera na camada de transporte. através de várias portas (SAPs) Algumas aplicações não precisam de conexão = menor tráfego e mais eficiência • • • • TCP • • • • • • • Protocolo de transporte orientado à conexão Fornece um sistema de entrega confiável de um stream de caracteres Transferência de dados nas duas direções .pontodosconcursos.br .full-duplex Controle de Fluxo e Erro fim-a-fim Ordenação de mensagens Multiplexação de IP.

TCP. TCP. Sem Erros Confiável TCP. sem conexão e não confiável. UDP. TCP. TCP. Ágil UDP. que não exigem controle de fluxo nem manutenção da sequência das mensagens enviadas do 15 www. TCP. UDP. II. UDP.com. As afirmativas I. IV. UDP. III e IV são. UDP. Cuida do controle de fluxo. Permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de uma determinada máquina em qualquer computador da inter-rede.br . (B) TCP. II. mas em meu entendimento a B também é resposta. UDP. II. UDP. Fornece unicamente uma interface para o protocolo IP com o recurso adicional de demultiplexação de vários processos que utilizam as portas. 21. frequentemente o cliente envia uma pequena solicitação ao servidor e espera uma pequena resposta. (E) UDP. III. IV. É especialmente útil e ágil na comunicação cliente/servidor. (C) TCP. É um protocolo fim a fim definido para a camada de transporte do modelo TCP/IP. Comentários: Fazendo referência ao Resumex da questão anterior chegamos facilmente às seguintes conclusões: I.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA Resposta: D 20. respectivamente. impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maior do que ele pode manipular. III. (D) TCP. (TRE-AM 2010) Em relação aos protocolos de transporte na arquitetura TCP/IP. destinado a aplicações diretas do tipo cliente-servidor. UDP. considere: I. (A) UDP. Controle de Fluxo Orientado à Conexão quanto UDP fazem TCP Resposta: C. CONTROVERSA Tanto o TCP multiplexação/demultiplexação de portas. na qual. (TRT-24 2006). TCP.pontodosconcursos. TCP.

o UDP (User Datagram Protocol — protocolo de datagrama do usuário). Trata-se de (A) UDP. o (A) FTP. o TCP (Transmission Control Protocol — protocolo de controle de transmissão). Resposta: E 22. Padrão de protocolo da camada de transporte. Comentários: Cuidado! Vejam que o termo “TCP” está na acepção de pilha TCP/IP. (D) POP. usado pelo TCP para enviar mensagens curtas. Ele também é amplamente utilizado em consultas e aplicações diretas do tipo cliente/servidor com solicitação/resposta. nas quais a entrega imediata é mais importante do que a entrega precisa.pontodosconcursos. (E) UDP. (B) TCP. sem conexão. destinado a aplicações que não querem controle de fluxo e nem manutenção da sequência das mensagens enviadas. e desejam fornecer seus próprios recursos para isso. (C) SMTP. (E) Telnet. nas quais a imediata entrega é mais importante que a entrega precisa..CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA tipo solicitação/ resposta. O primeiro deles. (D) IP. como a transmissão de dados de voz ou de vídeo. (TRT-22 2002). não confiável. é um protocolo orientado a conexões confiável que permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de uma determinada máquina em qualquer computador da inter-rede. (B) IP.. Comentários: Parece que o trecho foi tirado do “Bom e Velho Tanem”: .br .com. é um protocolo sem conexão não confiável para aplicações que não querem controle de fluxo nem manutenção da sequência das mensagens enviadas. O segundo protocolo dessa camada. Resposta: A 16 www. (C) SMTP.

br . 4 e 2 (D) 3. 2 e 1 17 www. transporte. Resposta: C 24. rede. TCP e IP são respectivamente pertencentes às camadas (A) 4. (E) transporte e rede. (D) física e transporte. 2 e 2 (B) 4. qualquer protocolo que presta benefício diretamente ao usuário é da Camada de Aplicação.pontodosconcursos. cuidado! Esta é uma condição necessária. pertencem. Comentários: Vide comentários da Questão Anterior. (B) aplicação e rede. mas não suficiente. enlace e física. tal como na RFC 1122 ou em Tanenbaum). Resposta: C 25. o HTTP opera (A) na camada de transporte. (TRT-PI 2010) Considerando o modelo TCP/IP em cinco camadas. 3 e 2 (E) 3. (E) tanto na camada de inter-redes quanto na de rede. às camadas (A) rede e enlace. aplicação. (AL-SP 2010) Na pilha de protocolos TCP/IP. (D) tanto na camada de rede quanto na de transporte.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA 23. os protocolos FTP. os protocolos HTTP e TCP. (C) aplicação e transporte. 3 e 2 (C) 4. Agora. (B) na camada de rede. ou seja.com. Comentários: Já estamos cansados de saber que o TCP pertence à Camada de Transporte. respectivamente. (MPE-RN 2010) No modelo TCP/IP (4 camadas. ok? E quanto ao HTTP? Ora. (C) na camada de aplicação.

aplicação e enlace. os protocolos Frame Relay. (TRF-2 2007) A camada de aplicação OSI contém os protocolos (A) TCP e UDP. (D) FTP e TCP. transporte e rede.pontodosconcursos. . (C) aplicação. que é Quadro em Português. Resposta: A 27. Nessa questão. Porém. às camadas (A) enlace. você só precisava lembrar que a pilha TCP/IP original possui apenas 4 camadas e não 5. (B) TCP e DNS. ou seja. Resposta: B 26. .CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA Comentários: Já sabemos que (em relação à pilha TCP/IP) original: . (E) FTP e SMTP. (B) enlace. Comentários: Já sabemos que em relação à pilha TCP/IP: .TCP pertence à Camada de Transporte A dúvida fica então por conta do protocolo Frame-Relay. como muita gente pensa. basta você lembrar da palavra Frame. rede e transporte.com. TCP e IP estão relacionados. de acordo com a nossa Regra – se presta serviços diretamente ao usuário – o FTP pertence à camada 4.TCP pertence à camada 3. respectivamente. E que.IP pertence à camada 2. (TRE-PI 2010) Na arquitetura TCP/IP.br . o PDU da Camada de Enlace.IP pertence à Camada de Rede. (C) IP e UDP. rede e transporte. (D) aplicação. 18 www. (E) rede. transporte e rede.

os protocolos (A) SMTP. entre outros. operam na camada OSI de (A) Rede. Comentários: Vide comentários da Questão Anterior. (C) POP3. (D) Apresentação. (B) Transporte. Só um adendo: NFS (Network File System) é o protocolo de compartilhamento de arquivos remotos desenvolvido pela Sun Microsystems. Resposta: E 29. (TRT-MA 2010) A camada de aplicação da arquitetura TCP/IP contém.com.pontodosconcursos. (C) Sessão. (E) Aplicação. (B) POP3.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA Comentários: Para responder esta questão.br . ICMP e TCP. vamos dar uma olhada na seguinte figura que representa os protocolos e suas camadas: Resposta: E 28. (TRT-PR 2010)Os protocolos da pilha TCP/IP: HTTP. FTP. SMTP e HTTP 19 www. PPP e IP. Faz parte da família de protocolos TCP/IP. NFS e SMTP.

(E) de transporte. Completa corretamente a lacuna: (A) física. que a Porta referencia a Aplicação. Comentários: Acho que muita gente pode ter se enganado nessa questão. prestam serviço diretamente aos usuários. do protocolo usado. (D) RTPC.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (D) HTTP. (TRT-15 2009) O protocolo padrão para transferência de correio entre hosts no conjunto de protocolos TCP/IP (definido na RFC821) é o (A) HDLC. POP3 e SMTP são protocolos de envio de recepção e envio de e-mails respectivamente e o HTTP é um protocolo de visualização de páginas. (TRT-PI 2010) Considerando o modelo OSI. Portanto. na verdade está fazendo com que seu programa de e-mail inicie uma transmissão de dados com a camada . Lembrem-se. (E) DNS. (B) RSVP.. e desta forma pertencem à Camada de Aplicação. quando um usuário solicita ao seu programa de e-mail para baixar seus e-mails..pontodosconcursos. ICMP e IPSec. solicitando para baixar os e-mails do servidor de e-mails.br .. Resposta: C 30. (C) SMTP. no entanto. (B) de rede. Comentários: Vide comentários da Questão da Figura de Protocolos.. optando pelo item “E”. (E) SNMP. (D) de sessão.. 20 www. (C) de aplicação. Resposta: C 31. PPP e RDIS.com.

Real-Time Transport Control Protocol.) via uma linha telefônica comum. IMAP (Instant Message Access Protocol) permite aos clientes de email manipular e-mails diretamente em um servidor.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA Análise dos Itens: (A) FALSA. (E) FALSA. Protocolo que permite a um computador utilizar os protocolos da Internet (FTP. SMTP e SMTP 21 www. o trajeto 2 do provedor remetente ao provedor destinatário e o trajeto 3 do provedor destinatário ao usuário destinatário serão realizados. Resposta: D 33. normalmente o trajeto 1 do usuário remetente ao provedor remetente. (B) PPP. sem fazer download. Protocolo para transferência de arquivos. (TRT-4 2010) Ao enviar uma mensagem por e-mail. etc. (E) FTP. (C) IMAP. Telnet. usado em VoIP. (B) FALSA. (C) FALSA.br . (C) VERDADEIRA. Protocolo padrão usado para recuperar (RECEBER) e-mail armazenado em um servidor de e-mail. Padrão IETF usado para fornecer qualidade de serviço reservando banda antes da transferência do pacote para assegurar sua disponibilidade. e apagá-los (diferente do POP3). respectivamente. Point to Point Protocol. (D) VERDADEIRA.com.pontodosconcursos. (D) SMTP. por meio dos protocolos (A) SMTP. o usuário cria a mensagem utilizando um agente usuário (cliente de e-mail) que a formata incluindo informações tais como endereço do remetente e endereço de destino. (D) FALSA. em um pacote (A) POP. Análise dos Itens: (A) FALSA. (B) FALSA. (E) FALSA. Protocolo de controle de enlace de dados usado em conexões WAN. Veja que o pulo do gato é “ENVIO da correspondência”. Protocolo amplamente usado de monitoração e controle de redes. Resposta: C 32. no envio da correspondência. (TCE-GO 2009) Em uma arquitetura de e-mail de duas camadas.

pontod dosconcu ursos.com . I. 22 m. POP3 e POP3 ( mentários: Com bem a situação gura que re epresenta muito m Segu ue uma fig o descrita no enuncia ado: Traje re o SMTP eto 1: Envi io é sempr Traje re o SMTP eto 2: Envi io é sempr Traje P tam mbém pode eria ser IMA eto 3: Rec cebimento pode ser o POP3. são s pertine ra garantir entes ao II II. AP e o pró óprio HTTP mplo). POP3 e S SMTP ( (D) POP3. HTM ML não é protocolo. ( (D) HTTP. SMTP e P POP3 ( (C) SMTP. Porém. . F H Hypertext markup la nguagem utilizada para anguage é uma lin d desenvolvim mento de p p páginas na a web. Protocol lo sem est o entre o navegador n r e o servi municação idor Web. (B) FALSA. ( (C) URL. (A (B) HTML. ( (E) UAS. II I. SMTP e P POP3 ( (E) POP3. Uso típic co na com r a confiab bilidade. Utiliza o TCP par (A) URI. por exem P. F Un niform Res teres comp source Iden ntifier é um ma cadeia de caract u usada para minar um re a identificar r ou denom ecurso na Internet. (TRT-15 20 cas: aracterístic ( 009) As ca ente-servidor orient tado à tran tado e clie nsação. no caso Resp posta: B 34.br ww ww. o de WEB mail m (Gmail.CUR RSO ON-L LINE REDES S DE COM MPUTADOR RES EM EXERCÍCIO E OS (TRT-R RJ/FCC) TER CUNH PROFESSO OR: WALT HA (B) SMTP. ( Anál lise dos Ite ens: pacta (A) FALSA.

C. (B) Domain Name Service. (D) I e III. etc. Comentários: 23 www. (E) I. (III) O CGI ( Common Gateway Interface) é um recurso do HTTP.com. (Metro-SP 2010) Responsável pela “tradução” do endereço IP do site pelo domínio (nome) do mesmo. a transferência de documentos hipermídia é feita por meio da porta 80 do protocolo TCP.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (C) FALSA. apenas.br . apenas. podemos usá-los como informações segura. (E) Domain Navigator Service. Resposta: D 35. Talvez a dúvida ficasse por conta do termo CGI: Common Gateway Interface (CGI) . Podem ser desenvolvidos em várias linguagens como Perl. (B) II. O acrônimo DNS significa: (A) Data Name Service. Está correto o que se afirma em (A) I. PHP. Comentários: Outra de HTTP e uma boa notícia: todos os itens sobre ele estão certos! Ou seja. (C) III. (II) No servidor. (D) VERDADEIRA. apenas. Resposta: E 36. (C) Domain Name Sector. Uniform resource locator é um endereço de uma página na Web. II e III . (D) Data Name Sector. Terminal SIP. como inclusão de formulários em páginas Web.São scripts que são utilizados no servidor a fim de aumentar a dinâmica do site. (AL-SP 2010) Considere: (I) A transferência de documentos hipermídia é feita por meio do protocolo HTTP.pontodosconcursos. (E) FALSA. Python. apenas.

24 www. (E) funcionará apesar do servidor Web não ser localizado. Comentários: Acabamos de ver na questão anterior que quem realiza esse serviço é o protocolo DNS. só sentando no pudim. (MPE-RN 2010) Uma pequena rede TCP/IP que não tenha um servidor DNS (A) exigirá que cada estação tenha um arquivo de hosts para a localização do servidor Web.com é fato que o endereço após o ftp necessita ser traduzido para um endereço numérico para o servidor (IP). Seria. (B) FALSA. portanto. Quem realiza essa tradução é o protocolo (A) SMTP. caso tenha na rede um servidor DHCP instalado. nada tem a ver com a função do DNS e. (TRT-PA 2010) Dado um comando ftp ftp. (C) funcionará normalmente. (D) FALSA. por assim dizer.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA Mais mole que essa. (D) TCP. mas o problema é como manter todas essas bases descentralizadas em sincronismo. (C) HTTP. ☺ Resposta: B 37. mas ele não é obrigatório. Análise dos Itens: (A) VERDAEIRO. (E) SNMP. É realmente uma alternativa.pontodosconcursos.com. Resposta: B 38.xxxx. (B) funcionará normalmente porque uma rede pequena não exige qualquer outra alternativa. A existência do DNS facilita sobremaneira a operação em uma rede TCP/IP.br . DHCP atribui automaticamente IP aos hosts da rede. ou seja. não pode compensá-lo. (B) DNS. espartano! (C) FALSA. (D) exigirá obrigatoriamente a instalação do servidor. Funciona. mas longe de ser normalmente.

usa TCP. isso vale para as solicitações. antes de entregá-la à camada de Rede. Comentários: O DHCP (Dynamic Host Control Protocol) é um protocolo cuja função é associar dinamicamente e reutilizar um número fixo de endereço IP quando existem mais dispositivos na rede que endereços disponíveis. usando diversos switches. (D) UDP. por exemplo. (MPE-RN 2010) A solicitação de DNS é passada à camada de Transporte que. (B) RRAS.com.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (E) FALSA. possa existir mais de um caminho para atingir uma 25 www. (B) SNMP. O Servidor WEB pode ser localizado via o endereço IP. Resposta: E 41. Porém. (C) LDAP. (E) SDLC. (TRT-PA 2010) É possível que em grandes redes. (E) DHCP.br . Resposta: A 39. envolve-a em um pacote (A) LTP. (D) WINS. Comentários: UDP é a resposta. como você possa ter pensado. Não se bitole! Resposta: D 40. uma transferência de Zona. (C) NAT. cuidado! DNS não é só UDP. (MPE-RN 2010) Para facilitar e automatizar as configurações do protocolo TCP/IP nos dispositivos de rede utiliza-se o servidor (A) DNS.pontodosconcursos. mas isso não é uma prática muito salutar. Agora.

Um IP de 32 bits é representado por quatro séries de números que vão de 0 a 255 e são separados por ponto. III e IV.pontodosconcursos.br . II. Quem decompõe os pacotes é o protocolo. usa-se o protocolo (A) STP. (B) I e II. (D) III. tem por objetivo transformar uma rede FÍSICA do tipo grafo (com Loops) em uma rede LÓGICA do tipo árvore (isenta de Loops) de modo a evitar Broadcast Storm na Camada de Enlace. com base no caminho mais rápido. Comentários: O STP (Spanning-Tree Protocol). (MPE-RN 2010).com. Está correto o que se afirma em (A) I. ERRADA. favor. II. apenas. por meio de seu algoritmo de eliminação de loops. (D) SMT. IV. 26 www. Resposta: A 42. apenas. Analise os itens a seguir: I. (E) ATM. (E) IV. O sistema que converte os endereços IP em nomes de domínio é o UDP. (B) UDP.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA determinada máquina. Para saber mais sobre STP. II A Internet está baseada no pacote de protocolo de rede TCP/IP. Para decidir qual caminho deverá ser usado. (C) RTP. a mensagem é decomposta em pacotes por meio do protocolo HTTP. Quando um usuário envia uma mensagem a outro usuário da Internet. Análise dos Itens: I. CERTA. apenas. III. A Internet começou no início da década de 1990 como uma rede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para conectar cientistas e professores universitários ao redor do mundo. consultar a Aula-0. Essa é justamente a história da Internet. (C) I e III. apenas.

(MPE-RN 2010) Em relação ao modelo de referência OSI e a pilha de protocolos TCP/IP. (C) Nos dois modelos. pode descrever outras pilhas de protocolos. (B) O TCP/IP não tem camadas de sessão ou de apresentação e o OSI admite interligação de redes apenas na camada transporte. (E) O TCP/IP torna explícita a distinção entre as camadas física e de enlace de dados. exceto na camada aplicação. não o faz em relação ao conceito de serviço. Vamos estudar o endereçamento IP a fundo na próxima aula. por sua acentuada abrangência. Já vimos que quem é responsável por essa tradução é o DNS.pontodosconcursos. CERTA. além de si própria.com. Abraços! WC Lista de Questões Abordadas nessa aula 1. 2. 27 www. IV. é correto afirmar: (A) No OSI. por hoje é só! Espero sinceramente que vocês estejam apreciando o curso. (TRT-SE 2010) Em relação às semelhanças e diferenças entre o modelo de referência OSI e o modelo de referência TCP/IP: (A) O OSI é baseado em protocolos colocados em camadas. interface e protocolo. Galerinha. ERRADA. controle de fluxo e controle de erros são ineficientes por existirem apenas nas camadas mais baixas. (B) O TCP/IP. (D) O OSI tem serviço orientado a conexões e sem conexões na camada de rede. (E) O OSI combina os aspectos das camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação. o serviço de transporte pode fornecer um fluxo de bytes fim a fim confiável.br . as funções de endereçamento. (C) O OSI torna explícita a distinção entre os conceitos de serviço.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA III. (D) O TCP/IP. embora diferencie com a necessária clareza os conceitos de interface e protocolo. Resposta: Sem Resposta.

(MPE-RN 2010) Em uma estrutura de camadas. (B) protocolos.com. (TRT-13 2005) Em uma rede de computadores. (MPE-RN 2010) Um conjunto de camadas e dos protocolos de cada camada é chamado de (A) arquitetura de rede. (E) o objetivo de cada camada é oferecer seus serviços à camada situada acima dela.br . (E) link . a maioria das redes é organizada como uma pilha de camadas sobrepostas que oferecem serviços umas às outras. (D) o objetivo de cada camada é oferecer serviço à qualquer das camadas que o solicitar. (B) todas as camadas de uma máquina se comunicam simultaneamente com seus respectivos pares da outra máquina. Entre a camada de uma máquina e a camada de mesmo nível de outra máquina existe uma interface. II. usualmente chamadas de (A) stored procedures . Nesse contexto. as regras e convenções utilizadas na conversação entre uma camada n de uma máquina com a camada n de outra são. (C) III.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA 3. (C) header . Entre cada par de camadas adjacentes existe um protocolo. 28 www. (C) o objetivo de cada camada é oferecer seus serviços às camadas inferiores. 4. III. (B) II. Uma interface define as operações e os serviços que uma camada inferior oferece à camada superior. 6. (MPE-RN 2010) Em termos de software de rede. 5. (E) I e III. Está correto o que se afirma APENAS em (A) I. considere: I.pontodosconcursos. (D) I e II. (D) nodos. (A) a camada n de uma máquina se comunica diretamente com a camada n da outra máquina.

tal como na RFC 1122 ou em Tanenbaum). (D) Redes (camadas 1. (E) Redes (camada 1). 9. 3. (C) Redes (camadas 1 e 2). Transporte (camadas 3 e 4) e Aplicação (camadas 5.pontodosconcursos. (B) Redes (camadas 1. Transporte (camada 4) e Aplicação (camadas 5. Transporte. (C) rede e de transporte. (D) rede e de aplicação. (D) topologia de rede. Transporte (camadas 2. 7. Apresentação e 7.com. Rede. transporte (ligação entre redes e aplicação) e aplicação (programas que utilizam a rede). 2 e 3). 5. (B) 4 corresponde à camada 5 do modelo OSI. 4 e 5) e Aplicação (camadas 6 e 7). (MPE-RN 2010) Segundo Tanenbaum. 6 e 7). (SEFAZ-SP 2009). (E) aplicação e de transporte. (E) backbone. Sessão. (B) enlace e física. 3.br . 2 e 3). Transporte (camadas 3. 6. (C) tecnologia de rede. 6 e 7). (E) 1 corresponde às camadas 3 e 4 do modelo OSI.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (B) pilha de protocolos. Física. Enlace. 2. Aplicação) pode funcionalmente representar um sistema de comunicação dividido em três partes: redes (conectividade). a camada (A) 2 corresponde à camada 4 do modelo OSI. 4 e 5) e Aplicação (camadas 6 e 7). (D) 3 corresponde à camada 3 do modelo OSI. 29 www. (MPE-RN 2010) No modelo TCP/IP (4 camadas. A arquitetura OSI de 7 camadas (1. (C) 1 corresponde às camadas 1 e 2 do modelo OSI. 4. o modelo de referência TCP/IP não tem camada correspondente no modelo OSI às camadas de (A) sessão e de apresentação. As camadas que representam as três partes são: (A) Redes (camadas 1 e 2). 8. Transporte (camadas 4. 5 e 6) e Aplicação (camada 7).

pontodosconcursos. (B) de Rede. (TCE-GO 2009) Oferece às camadas superiores independência das tecnologias de transmissão e comutação de dados. localizada logo acima da camada interredes. (C) 4 . a camada física é a responsável por aceitar um fluxo de bits brutos para tentar entregá-lo ao destino.Físico. a conversão dos dados cujo objetivo é entregá-los à aplicação ocorre na camada de nível (A) 1 . 13. usadas para conectar os sistemas. (E) 7 .com. (D) inter-redes. sem garantir a inexistência de erros. a camada cuja finalidade é permitir que as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenham uma conversação é a camada de (A) aplicação.Rede.br . 11. (C) de Enlace de dados.Aplicação.Transporte.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA 10. localizada logo acima da camada interredes. (B) 3 . (C) transporte. se necessário. 12. (MPE-RN 2010) Na pilha de protocolos. (E) host/rede. (D) de Transporte. (TRT-24 2006) No Modelo TCP/IP. (B) host/rede. (TRF-5 2003) Na arquitetura de redes OSI.Apresentação. No modelo de referência OSI trata-se da camada (A) Física. (D) 6 . A camada responsável por detectar e. localizada logo acima da camada interredes. manter e terminar as conexões. É responsável por estabelecer. corrigir os erros encontrados é a camada de 30 www. (E) de Aplicação. localizada logo abaixo da camada de transporte. localizada logo abaixo da camada de aplicação.

(E) A confiabilidade do protocolo IP é suficiente para assegurar que. (C) de sessão. 14.pontodosconcursos. pelas camadas de (A) Enlace de Dados e de Rede. (TRE-AM 2010) A definição da rota que será utilizada na sub-rede e a divisão do fluxo de bits transmitidos em quadros são tarefas tratadas. o desempenho global da rede não seja comprometido. no modelo OSI. (TRE-AM 2010) Em relação à camada de rede da arquitetura internet TCP/IP. o que faz com que sejam dispensáveis reconhecimentos fim-a-fim ou entre nós intermediários. (C) aplicação. (D) Por oferecer um serviço de datagramas confiável. (B) rede.com. o controle de congestionamento e a contabilização do número de pacotes ou bytes utilizados. o protocolo IP é dotado de funcionalidades para evitar a entrega de pacotes desordenados ou duplicados. (D) enlace de dados. é correto afirmar: (A) O serviço oferecido pelo protocolo IP é confiável. (D) de transporte. 31 www. 16. que são configuradas na criação da rede e são frequentemente modificadas. mesmo em situação que muitos pacotes são transmitidos nos mesmos caminhos. (C) A escolha da melhor rota pode ser baseada em tabelas dinâmicas. (B) Dentre as principais funções da camada de rede encontram-se o roteamento dos pacotes entre fonte e destino.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (A) transporte. o controle do congestionamento na rede causado pelos pacotes na sub-rede que estão dividindo o mesmo caminho pertence à camada (A) física. (E) de rede. (B) de enlace de dados. 15. (E) sessão. (TRF-4 2010) Nas redes que utilizam o modelo Open Systems Interconnection (OSI).br .

o receptor mantém um conjunto de números de sequência correspondentes aos quadros recebidos. tornando possível ao transmissor enviar um número maior de frames enquanto aguarda a confirmação do receptor. (B) O receptor mantém uma janela de recebimento dos frames para confirmação posterior. 18. (TRF-2 2007) O SPX é um protocolo da camada de (A) aplicação e é um protocolo de datagrama utilizado para conexões remotas entre host e receptor. (D) rede e oferece serviços de conexão orientada entre dois nós de uma rede. 19. (C) Transporte e Sessão. (C) rede e é um protocolo de datagrama utilizado para conexões remotas entre host e receptor. (TRT-PR 2010) Em relação a protocolos de janelas deslizantes. o transmissor assume que o frame chegou integralmente ao seu destino. (D) Rede e de Transporte. (E) Rede e Física. 17. em qualquer instante. (B) transporte e oferece serviços de conexão orientada entre dois nós de uma rede.com. 32 www. (MPE-RN 2010) No modelo de referência TCP/IP. (D) Cabe ao receptor a manutenção do controle de timeout para cada frame recebido. (C) Janela deslizante é uma característica de alguns protocolos. (E) sessão e oferece serviços de conexão orientada entre dois nós de uma rede.br .CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (B) Transporte e de Rede.pontodosconcursos. é correto afirmar: (A) A eficiência do protocolo de janelas deslizantes reside na confirmação de recebimento de frame a frame num canal de comunicação full-duplex. que permite ao remetente transmitir mais de um pacote de dados antes de receber uma confirmação. a camada de transporte contém os protocolos (A) Ethernet e Bluetooth. (E) A principal característica dos protocolos de janelas deslizantes é o fato de que. na ausência dessa informação. pois.

(D) TCP. UDP. sem conexão e não confiável. impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maior do que ele pode manipular. 22. TCP. UDP. IV. É um protocolo fim a fim definido para a camada de transporte do modelo TCP/IP. não confiável. (E) TCP e IP. UDP. (E) UDP. o (A) FTP. Padrão de protocolo da camada de transporte. (B) TCP. (E) UDP. (TRT-24 2006). que não exigem controle de fluxo nem manutenção da sequência das mensagens enviadas do tipo solicitação/ resposta. III. (C) TCP. UDP. nas quais a imediata entrega é mais importante que a entrega precisa. Cuida do controle de fluxo. respectivamente. destinado a aplicações diretas do tipo cliente-servidor. 21. frequentemente o cliente envia uma pequena solicitação ao servidor e espera uma pequena resposta. destinado a aplicações que não querem 33 www. 20. (D) IP. (A) UDP. UDP. UDP. Fornece unicamente uma interface para o protocolo IP com o recurso adicional de demultiplexação de vários processos que utilizam as portas. Permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de uma determinada máquina em qualquer computador da inter-rede.com. (C) TCP e SMTP. na qual. TCP. UDP. III e IV são.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (B) SMTP e POP3. (B) TCP. (TRT-22 2002). considere: I. TCP.br . (C) SMTP. TCP. TCP.pontodosconcursos. sem conexão. (D) TCP e UDP. II. II. TCP. As afirmativas I. UDP. É especialmente útil e ágil na comunicação cliente/servidor. TCP. (TRE-AM 2010) Em relação aos protocolos de transporte na arquitetura TCP/IP.

às camadas (A) rede e enlace. (C) aplicação. o HTTP opera (A) na camada de transporte. (D) tanto na camada de rede quanto na de transporte.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA controle de fluxo e nem manutenção da sequência das mensagens enviadas. (B) enlace. às camadas (A) enlace.com. (D) POP. 3 e 2 (E) 3. transporte e rede. (MPE-RN 2010) No modelo TCP/IP (4 camadas. (D) física e transporte. 34 www. tal como na RFC 1122 ou em Tanenbaum). (D) aplicação. (C) SMTP. (AL-SP 2010) Na pilha de protocolos TCP/IP.br . TCP e IP estão relacionados. (B) IP. pertencem. TCP e IP são respectivamente pertencentes às camadas (A) 4. respectivamente. aplicação. Trata-se de (A) UDP. 3 e 2 (C) 4. 25. respectivamente. ou seja. enlace e física.pontodosconcursos. (TRE-PI 2010) Na arquitetura TCP/IP. (E) transporte e rede. rede e transporte. (B) na camada de rede. 24. os protocolos Frame Relay. (TRT-PI 2010) Considerando o modelo TCP/IP em cinco camadas. 23. usado pelo TCP para enviar mensagens curtas. rede e transporte. rede. 2 e 2 (B) 4. 4 e 2 (D) 3. (E) Telnet. 2 e 1 26. (C) aplicação e transporte. (B) aplicação e rede. os protocolos HTTP e TCP. (C) na camada de aplicação. (E) tanto na camada de inter-redes quanto na de rede. transporte e rede. os protocolos FTP. transporte.

pontodosconcursos. solicitando para baixar os e-mails do servidor de e-mails. (TRF-2 2007) A camada de aplicação OSI contém os protocolos (A) TCP e UDP. os protocolos (A) SMTP. operam na camada OSI de (A) Rede.. (C) Sessão.. (D) FTP e TCP.com. Completa corretamente a lacuna: (A) física.. 30. ICMP e IPSec. (TRT-PR 2010)Os protocolos da pilha TCP/IP: HTTP. (D) Apresentação. na verdade está fazendo com que seu programa de e-mail inicie uma transmissão de dados com a camada . 28. (C) IP e UDP. (C) POP3. (E) FTP e SMTP.. (B) TCP e DNS.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (E) rede. (E) Aplicação. (TRT-PI 2010) Considerando o modelo OSI. (B) de rede. 35 www.br . (E) DNS. aplicação e enlace. PPP e IP. PPP e RDIS. NFS e SMTP. entre outros. (B) POP3. 27. (TRT-MA 2010) A camada de aplicação da arquitetura TCP/IP contém. (C) de aplicação. quando um usuário solicita ao seu programa de e-mail para baixar seus e-mails. do protocolo usado. FTP. (B) Transporte. SMTP e HTTP (D) HTTP.. ICMP e TCP. 29.

(B) PPP.br . II. (B) RSVP. (C) IMAP. (D) RTPC. em um pacote (A) POP. (E) SNMP. (E) de transporte. SMTP e POP3 (E) POP3. o trajeto 2 do provedor remetente ao provedor destinatário e o trajeto 3 do provedor destinatário ao usuário destinatário serão realizados. 32. Protocolo sem estado e cliente-servidor orientado à transação. Uso típico na comunicação entre o navegador e o servidor Web. por meio dos protocolos (A) SMTP. (D) SMTP. (TRT-15 2009) O protocolo padrão para transferência de correio entre hosts no conjunto de protocolos TCP/IP (definido na RFC821) é o (A) HDLC. (TRT-4 2010) Ao enviar uma mensagem por e-mail.com. respectivamente. normalmente o trajeto 1 do usuário remetente ao provedor remetente. POP3 e SMTP (D) POP3. SMTP e SMTP (B) SMTP. POP3 e POP3 34. (TCE-GO 2009) Em uma arquitetura de e-mail de duas camadas. no envio da correspondência. (TRT-15 2009) As características: I. (E) FTP. (C) SMTP. 33. 36 www.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (D) de sessão. SMTP e POP3 (C) SMTP. o usuário cria a mensagem utilizando um agente usuário (cliente de e-mail) que a formata incluindo informações tais como endereço do remetente e endereço de destino. 31.pontodosconcursos.

xxxx. apenas. (D) Data Name Sector. (B) HTML. Está correto o que se afirma em (A) I. Quem realiza essa tradução é o protocolo (A) SMTP. (C) URL. 37.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA III. (E) I. são pertinentes ao (A) URI.com é fato que o endereço após o ftp necessita ser traduzido para um endereço numérico para o servidor (IP). (E) SNMP. (AL-SP 2010) Considere: (I) A transferência de documentos hipermídia é feita por meio do protocolo HTTP. O acrônimo DNS significa: (A) Data Name Service.com. (Metro-SP 2010) Responsável pela “tradução” do endereço IP do site pelo domínio (nome) do mesmo. 36.pontodosconcursos. apenas. (TRT-PA 2010) Dado um comando ftp ftp. (E) UAS. (B) II. 38. apenas. (II) No servidor. II e III . (D) I e III. (III) O CGI ( Common Gateway Interface) é um recurso do HTTP. (D) TCP. a transferência de documentos hipermídia é feita por meio da porta 80 do protocolo TCP. (C) Domain Name Sector. (B) Domain Name Service. Utiliza o TCP para garantir a confiabilidade. (C) III. (E) Domain Navigator Service. apenas.br . (B) DNS. 35. (C) HTTP. (MPE-RN 2010) Uma pequena rede TCP/IP que não tenha um servidor DNS 37 www. (D) HTTP.

antes de entregá-la à camada de Rede.pontodosconcursos. (C) funcionará normalmente. 41.com. 38 www. usa-se o protocolo (A) STP. (MPE-RN 2010). (E) funcionará apesar do servidor Web não ser localizado. 42. possa existir mais de um caminho para atingir uma determinada máquina. (D) exigirá obrigatoriamente a instalação do servidor. a mensagem é decomposta em pacotes por meio do protocolo HTTP. (MPE-RN 2010) A solicitação de DNS é passada à camada de Transporte que. II A Internet está baseada no pacote de protocolo de rede TCP/IP. (C) RTP. Analise os itens a seguir: I. (B) RRAS. (B) UDP. A Internet começou no início da década de 1990 como uma rede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para conectar cientistas e professores universitários ao redor do mundo. (D) UDP. 40. (E) DHCP. 39. (C) LDAP.br . caso tenha na rede um servidor DHCP instalado. (E) SDLC. (D) SMT. (C) NAT. (D) WINS. com base no caminho mais rápido.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA (A) exigirá que cada estação tenha um arquivo de hosts para a localização do servidor Web. Quando um usuário envia uma mensagem a outro usuário da Internet. envolve-a em um pacote (A) LTP. usando diversos switches. (B) funcionará normalmente porque uma rede pequena não exige qualquer outra alternativa. Para decidir qual caminho deverá ser usado. (B) SNMP. (TRT-PA 2010) É possível que em grandes redes. (MPE-RN 2010) Para facilitar e automatizar as configurações do protocolo TCP/IP nos dispositivos de rede utiliza-se o servidor (A) DNS. (E) ATM.

apenas. Um IP de 32 bits é representado por quatro séries de números que vão de 0 a 255 e são separados por ponto.pontodosconcursos. apenas. GABARITO 1) ANULADA 2) C 3) B 4) C 5) E 6) A 7) C 8) A 9) A 10) B 11) D 12) C 13) D 14) B 15) E 16) A 17) C 18) B 19) D 20) E 21) E 22) 23) 24) 25) 26) 27) 28) 29) 30) 31) 32) 33) 34) 35) 36) 37) 38) 39) 40) 41) 42) A C C B A E E C C C D B D E B B A D E A Sem Resposta.br . III e IV.com. 39 www. Está correto o que se afirma em (A) I. IV. (C) I e III. apenas. apenas. (E) IV. II. O sistema que converte os endereços IP em nomes de domínio é o UDP. (B) I e II. (D) III.CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA III.

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA 40 www.br .com.pontodosconcursos.