You are on page 1of 14

8 Técnicas de Alavanca

Certo. Eu já ouvi a mesma pergunta várias vezes. Guitarristas querem aprender a usar a alavanca mas não tem idéia de como fazê-lo. Eu vou te mostrar como.

Você está pronto para Derreter
Você pode tirar sons destruidores com a alavanca e com certeza após ler este artigo você estará pronto para derreter os ouvidos de quem ouvir você tocar. Mas, antes de praticar os exercícios, tem algumas coisas que você precisa sa er.

!ntão vamos Aquecer
Aqui você aprenderá tudo so"re pal#etadas$ efeitos e #arm%nicos que serão essenciais para as técnicas de alavanca. Vamos !alar tam "m so re como a alavanca " usada por guitarristas em estilos de m#sica di!erentes, como $oc%, Metal e &ur! Music. 'ssim você n(o só sa erá executar uma porrada de coisas novas, mas tam "m será capaz de se adaptar ao contexto. Ent(o vamos come)ar. !&istem in'meras técnicas de alavanca$ aqui l#e apresentaremos as 8 principais, que servir(o de ase para !uturamente você criar seus próprios truques na guitarra.

A Distor(ão
' primeira coisa que se precisa ter em mente " que você precisa de uma "oa distor(ão para e&ecutar a maioria das técnicas de alavanca. Existem vários tipos de distor)(o, entre eles metal, lead e !uzz. ' mel*or op)(o depende do seu estilo, contudo aconsel*amos uma que seja ao mesmo tempo pesada e limpa. +ara conseguir isso, fa(a os se)uintes a*ustes no seu pedal de efeitos. Coloque um pouco de Compressor, um pouco de C*orus, ,istor)(o -ead quase no máximo e um pouco de ,ela. ou $ever . ,e

As Técnicas . .ic% . Existem 1arm2nicos 3aturais e 1arm2nicos 'rti!iciais. Essa " uma área muito explorada no assunto 'lavanca. 5am "m " possível tocar *arm2nicos naturais so re o quinto traste. em cima do s"timo traste. 0uando o som estiver pesado você irá perce er na *ora. sem pressionar a corda. 'l"m desses. Eles podem ser tirados de qualquer corda em qualquer casa. +ara veri!icar se o som está pesado experimente tocar um +o/er C*ord a a!ado. tente conseguir um som que seja ao mesmo tempo pesado e limpo. +s . e a seguir pal*etando a corda. mas com certeza " muito mais !ácil na regi(o do meio do ra)o. quarta e nona casa. . e em algumas das t"cnicas deste artigo você aprende os principais.ale. guitarrista de &ur! Music e tam "m por muitos guitarristas de 6lues.arm%nicos -aturais 4s 1arm2nicos 3aturais s(o o tidos ao posicionar o dedo indicador so re qualquer corda.arm%nicos 'gora vamos aos 1arm2nicos. existem *arm2nicos naturais que s(o mais di!íceis de se tocar. que dá para ouvir cada nota claramente.arm%nicos Artificiais 4s 1arm2nicos 'rti!iciais s(o aqueles que s(o manipulados com uma pal*etada especial. 1á muitas !ormas di!erentes de se conseguir um 1arm2nico 'rti!icial.o d"cimo segundo e o d"cimo nono traste. por isso nós vamos entrar em detal*es e você terminará de ler este arti)o sendo tam"ém um e&pert em #arm%nicos. . +ara sa er se o som está limpo asta tocar um pequeno solo e perce er que as notas n(o se con!undem. / 0urf 1usic Você pode ouvir essa t"cnica sendo astante usada por .novo. eles !icam na terceira.

teste com e sem distor)(o... 9 . 3a primeira parte você precisa aprender como tocar um *arm2nico arti!icial na terceira corda solta. mas o mel*or exemplo continua sendo Surfing with the Alien de . +ara executá7la apenas toque um acorde 8'm. uns em que a nota tocada se repete rapidamente e outros em que esta repeti)(o " mais lenta. 0uando já estiver dominando essa t"cnica. Este e!eito pode ser usado em qualquer acorde. por exemplo9 e a aixe a alavanca suavemente algumas vezes. 2 / Dive 3om" Esta t"cnica. Em seguida levante7a devagar e a aixe7a toda de uma vez só. respectivamente9. +ara conseguir o e!eito desejado utilize uma distor)(o e um pouco de dela. você irá entender exatamente porque.endri& consiste em tocar um *arm2nico 8natural ou arti!icial9 e a aixar em velocidade m"dia a alavanca o máximo possível. 8 / 1otorc6cle Com uma distor)(o e um pouco de rever . a aixe toda a alavanca e toque a corda E grave.oe &atriani.sendo c*amada de Vi rato ou 5remolo. 3(o " a toa que ela se tornou a pre!erida de . muito usada por 4imi .oe &atriani. mas eu já digo. Vamos dividir o treino em duas partes. . vale a pena. Em muitas m#sicas de metal essa t"cnica pode ser encontrada. Você tam "m pode ouvir o guitarrista :letc*er usando este e!eito nas m#sicas Kodiak e Unite da anda de *ardcore da Cali!órnia 5enn67ise 83o !inal e no início.Guitar 0cream . imitando uma moto passando marc#a. pois " uma t"cnica muito valiosa. Existem diversos tipos de dela.e todas as loucuras que você pode !azer na guitarra essa " provavelmente a mais alucinante. +ara executar essa t"cnica com per!ei)(o você vai precisar de astante treino. $epita várias vezes seguidas at" pegar o !eeling. +re!ira o segundo.

7'gora você !ará o mesmo ao tocar a terceira corda solta. . . . descrita acima. Existem alguns lugares ao longo da corda onde " possível tocar a corda com essa t"cnica e !azer soar o *arm2nico. :-Dime"a) Darrel Esta t"cnica !oi criada e muito usada por . 3(o " preciso deslizar o dedo.essa vez nós vamos tirar um *arm2nico da terceira corda na terceira casa. ex7guitarrista do +antera. . = em simples. 74 serve que se você mexer o polegar so re a pal*eta a pontin*a dela !ica escondida. Experimente executar o movimento descrito acima em di!erentes pontos da corda para desco rir onde " que está o mel*or ponto para !azer soar um *arm2nico em alto. . 4 e!eito sonoro " parecido com a t"cnica <uitar &cream.arrel. 75oque um *arm2nico arti!icial na terceira corda solta. 7'jeite a pal*eta em sua m(o para que só a pontin*a dela apare)a. a a!ando7a. . . 7+ara conseguir tirar um som de *arm2nico da corda solta " preciso tocá7la no lugar correto.ime ag .5arte . . por"m requer uma oa prática para !azer ela !luir. de !orma que a lateral do seu polegar es arre de leve na corda solta. 5arte 2 7' aixe astante a alavanca da sua guitarra. 7&u a a alavanca. segurando a pal*eta com a pontin*a para !ora e escondendo ela com o movimento do polegar. apenas virá7lo. 75reine um pouco esse movimento. Você toca a corda e num movimento continuo esconde a pontin*a da pal*eta. .

75oque um *arm2nico com a m(o esquerda na terceira casa da terceira corda. 7'gora a aixe toda a alavanca. . por"m desta vez. encoste levemente o seu dedo no traste > extraindo um *arm2nico natural e retorne a posi)(o original. 'ssim o *arm2nico soa tam "m. 75oque a terceira corda solta com o indicador da m(o esquerda. . . 7-evante a alavanca.alen 5oque a corda < solta e a aixe a alavanca como num dive om 8descrito acima9.-Van .4 serve que. = mais ou menos isso que nós precisamos !azer. e pal*etando a corda. . <-0teve Vai . 7-ogo em seguida posicione o indicador so re o terceiro traste. . com muita distor)(o " possível tocar um *arm2nico ao posicionar o dedo indicador da m(o esquerda em cima do terceiro traste da terceira corda. sem pressioná7lo. .

e lentamente a aixe a alavanca 8manten*a o ligado soando9 em seguida retorne a posi)(o original novamente com o ligado soando. .&teve Vai executa t"cnicas di!icílimas. lues ou reggae. !im e nas partes em que a m#sica para um pouco. em seu repertório tam "m encontramos t"cnicas muito !áceis. -ogo que a alavanca c*egar at" em aixo. +or"m. 73o caso de m#sicas sem distor)(o.em seguida a aixe a alavanca. !azendo soar o *arm2nico natural da casa doze e levante a alavanca at" atingir a nota desejada. encoste levemente o dedo na casa doze da mesma corda. como sur! music. como no início. Tudo 0o"re Velocidade =omo )an#ar muita velocidade em pouco tempo +ara aproveitar ao máximo este artigo lem re7se que tudo come)a com con*ecimento. " om usar a t"cnica Bsur! musicB para incrementar os acordes. =omo >sar As Técnicas !m >ma 1'sica >ma "oa dica para você usar as técnicas de Alavanca é? 7Asar nos intervalos das m#sicas. e ent(o vem o treino e!iciente. 5oque um ligado contínuo na corda 6 entre as casas ? e @. 8-0#red Guitar 5oque o *arm2nico natural na casa ? da corda <. E essa " uma delas. .

em rápido. '!inal. 1etr%nomo$ Cepeti(ão e 1ecDnica Essa " o momento de !azer a grande mudan)a em sua vida. se você repetir algo DEE vezes errado por que raz(o na DEDF estará corretoG @ue"rar o !&ercBcio em 5artes Esse " o meio !ácil de aprender qualquer exercício. que re7o em I partes. A posi(ão da mão e do pole)ar esquerdo 4 polegar deve !icar atrás do elasticidade. quando estiver praticando. Mesmo que se sinta tentado a tentar um lic% 8sequência de notas na guitarra9 muito di!ícil. = simples. +or exemplo. se o exercício tem DH notas. 3(o coloque7o para cima para n(o perder essa . Com a ajuda de um metr2nomo você tem o tempo marcado e assim você pode gradualmente aumentar a velocidade do exercício. pratique sempre corretamente. ele irá te ajudar a duplicar a sua velocidade. 0uanto mais você praticar. 'ssim você decora o exercício tocá7lo com per!ei)(o em cada detal*e. no meio da m(o para permitir uma maior a ertura da m(o. 4 Metr2nomo " o seu novo mel*or amigo. mais apto você estará para executar qualquer passagem. ten*a em mente que " preciso crescer progressivamente. Comece tocando devagar e vá aumentando a velocidade. 5udo em guitarra você aprende por repeti)(o. Do Aácil para o DifBcil Você sempre consegue aprender mais rápido quando aprende primeiro o mais !ácil e depois o mais di!ícil.Tudo é uma @uestão de 1étodo Você quer )an#ar muita velocidade em pouco tempo Com o nosso m"todo você entenderá como !uncionam os mecanismos da velocidade. você precisa aprender antes as t"cnicas ásicas e depois as mais so!isticadas. cada uma com I notas. evitando vícios. e aprende a ra)o. +or isso. e depois a triplicá7laC 4 Metr2nomo " um aparel*o pequeno que se compra em qualquer loja de m#sica. 5en*a sempre em mente a limpeza.

n(o !ique muito tempo somente atal*ando em um exercício. . n(o se sinta desmotivado. Descanso Você quer Kntensidade e Consistência em seu treinamentoG Ent(o precisa aprender a usar o . 3ada pode atrapal*ar mais o seu treinamento do que o excesso dele. 5oque guitarra todos os dias e você !ará com que todos os dias da sua vida val*am a pena.ê um tempo. Você aprendeu a andar aos poucos. 3unca se esque)a que muitas vezes o que separa um guitarrista excepcional de um mediano n(o " o que ele toca.esta !orma. Ksso mant"m você se superando a cada dia. Escute algum guitarrista que você goste e depois retome a rotina.a mesma !orma que n(o se pode correr uma maratona com o corpo !rio. 5reine varia)Les e t"cnicas di!erentes. +or isso inicie seus treinos com exercícios !áceis e progressivamente aumente a velocidade. mas como ele toca. Continue assim. di!iculdade e a ertura da m(o. . Mais importante do que tocar várias *oras em um dia da semana " tocar pelo menos JE minutos diariamente. aos poucos. . Você pode !icar cansado e isso aca a prejudicando seu rendimento. caso sinta alguma dor muscular ou mesmo esteja de saco c*eio. aprendeu a tocar guitarra aos poucos. nunca as sacri!ique para o ter um monte de arul*os. + 5oder do Aquecimento 5ocar guitarra " igual a praticar um esporte. . Entensidade$ =onsistência +ratique diariamente para sempre estar em !orma. Esteja sempre se reciclando.escanso a seu !avor. 'l"m disso.Todo Dia Essa " a mel*or parte do M"todo. Fimpeza 3ada " mais importante para um guitarrista que pretende tocar rápido do que a limpeza. em alguns poucos minutos você já estará apto a dar o mel*or de si. você aprende tudo aos poucos. +or isso. se torna impossível executar !rases rápidas sem estar com a musculatura de am as as m(os quentes. aprendeu a !alar aos poucos. Am solo " composto de notas. -em re7se.

pois " o seu :oco que determina aonde você vai c*egar. meus ol*os come)am a ril*ar e tudo que eu consigo pensar " em pegar a guitarra e tocar durante *oras. ' min*a Motiva)(o por exemplo s(o duas m#sicas. Essa talvez seja a parte mais importante. -em re7se da !rase M' mel*or !orma de prever o !uturo " criá7 loN. ' mel*or maneira de conseguir isso " decidindo ter um :oco. Existem pessoas que n(o conseguem enxergar um palmo a !rente dos ol*os.epois de ol*ar o rascun*o que aca ou de !azer. sente e pegue um papel e caneta. depois de já estar mais do que pronto para come)ar. mas você n(o " uma delas.etermina)(o " uma com ina)(o de Knteresse. . você estará treinando o seu poder de Vis(o. . se você decidir agora PEsse mês eu irei treinar a min*a pal*etada alternada todo dia. 4 Knteresse " simplesO você vê ou ouve algu"m tocando guitarra muito rápido e pensa PEu quero !azer issoCP 'gora que você desco riu o que quer. +or exemplo. 'gora escreva tudo que l*e vem a mente quando pensa em tocar com velocidade. pode ter certeza que no !im desse mês a sua pal*etada alternada terá mel*orado DEEQ. E o !ator decisivo para o seu treino " a . Ent(o. você precisa treinar e!icientemente. Motiva)(o e :oco. e PAniversal MindP do -iquid 5ension Experiment 8tocada por . escol*a o jetivos ao seu alcance. ou vejo o vídeo. 0uando ou)o essas m#sicas. >se a 1ente .etermina)(o. e depois como você o !ará. P5umeni 3otesP do &teve Morse. E isso aca a acontecendoC . +ense aonde você quer c*egar e em quanto tempo. Você sa e que tem o poder de construir o seu !uturo e sa e tam "m que " preciso se es!or)ar. 'os poucos você vai desco rindo o que !unciona e o que n(o !unciona.5aciência$ +"*etivos e Visão 5en*a +aciência.Clique aqui para sa er mais so re 'quecimento. . Essa " a c*ave para os seus planos se tornarem realidade. !a)a um +lano de 4 jetivos. -em re7se de ser realista. Ela quer dizer que o que você planeja com vontade e se es!or)a para concretizar aca a se tornando realidade. durante pelo menos uma *oraP.o*n +etrucci9. +are um minuto para pensar. você precisa de uma Motiva)(o maior para manter o sangue quente. . Determina(ão +ara tocar guitarra com incrível velocidade você precisa treinar astante.essa !orma.

pois os +adrLes !acilitam a visualiza)(o das notas na guitarra e s(o muito !áceis de memorizar.5al#etada Alternada 4 primeiro. asta ouvir a m#sica 5umeni 3otes.5al#etada Alternada 8 . . existem J tipos de pal*etada.=om"o 0uando se trata de solar com velocidade.eep +urple. o que causa um e!eito solo. ' pal*etada em legal em um alternada quando tocada com rapidez dá aquela sensa)(o de que as notas est(o sendo P!uziladasP. como o nome já diz. 4 es!or)o vale totalmente a penaC >se 5adrGes 4s +adrLes s(o um dos grandes segredos do Aniverso da <uitarra. +ara con*ecer mel*or esta t"cnica. +s Diferentes tipos de 5al#etada? . " um dos sons mais interessantes e característicos da guitarra e você pode usá7los em qualquer solo com muita !acilidade. Am padr(o de guitarra " uma sequência de notas tocadas segundo um lógica. Eles s(o a +al*etada 'lternada e o &/eep. +ortanto.Fi)ados 4 -igado 8com ina)(o de *ammer7on e pull7o!!9 " uma t"cnica muito !ácil de aprender e ela l*e dá vários ene!ícios. o que possi ilita ao guitarrista solar com muita velocidade. . Você gan*a muita velocidade em pouco tempo. ou qualquer outra de &teve Morse. . Cada t"cnica deve ser usada no momento certo para que se consiga o e!eito desejado. . ' seguir nós !alamos um pouco de cada uma. Ele " o verdadeiro mestre da pal*etada alternada e atual guitarrista do . empen*e7se em aprender a !azer o -igado. e um terceiro que " apenas a com ina)(o dos dois primeiros. consiste em alternar para cima e para aixo a pal*etada possi ilitando assim tocar em rápido. 5odos os guitarristas usam +adrLes em seus solosC +or isso vale a pena se dedicar a essa parte do estudo.07eep 2 . 3ormalmente essa lógica " em simples.

Você entenderá na mesma *ora porque esta t"cnica " t(o con*ecidaC Kmagine que você queira tocar algo com uma nota por corda em sequência. 0uando utilizado num improviso. 0uando você já está dominando as duas t"cnicas separadamente. +ara isso podemos manter a mesma dire)(o da pal*etada aproveitando a velocidade do movimento e realizando o &/eep. 6asta ouvir a qualquer m#sica do mestre do &/eep. " *ora de aprender a uní7las.i Meola. &cott 1enderson. Mic*ael 'ngelo. +aul <il ert. Rng/ie Malmsteem. +elo contrário. torna7se muito mais !ácil aprender o &/eep. E " aí que os seus solos come)am a !luir com virtuosidade e você come)a a tocar como um <uitar 1ero. Mas n(o pule etapas. &teve Vai. depende do ponto de vista9. você pode aproveitar muito as Escalas e se divertir tam "m.=om"o Com o " a mistura das +al*etadas 'lternadas e &/eeps.lde. " indispensável aprender uma t"cnica de cada vez.07eep 4 &/eep " a t"cnica que dá maior velocidade num solo. os resultados o tidos s(o simplesmente incríveis. Mas calmaC 3(o vá pensando que Escalas " um assunto c*ato 8pode ser. você domine a +al*etada 'lternada.imi 1endrix. . permitindo tocar muitas notas de uma vez só e sem es!or)o. pois ele " tocado de acordo com o movimento natural do ra)o e da m(o. . Sa%% T. 4 &/eep " tam "m a principal t"cnica para se tocar 'rpejos.2 . 4 sO " altamente recomendado por pro!essores de guitarra e especialistas no assunto que antes de aprender o &/eep. Malmsteem. 'l . 8 . !scalas +ara tocar rápido " essencial con*ecer as Escalas. .o*n +etrucci.arrell. 0uando esses dois s(o com inados.ime ag . . .oe &atriani. o &/eep dá aquela sensa)(o de !luidez entre as notas. Mic*ael $omeo. Guitarristas que tem muita velocidade &teve Morse. .essa !orma.

estamos executando o arpejo do respectivo acorde. o seu c"re ro passará a !uncionar mel*or se você seguir as nossas dicas de memoriza)(o. :á. $". Cada guitarrista encontra uma escala em que se sente mais U vontade para solar. Você n(o só aprenderá as escalas com !acilidade. e esse truque irá te levar a um nível superior de con*ecimento. 5alvez seja mel*or você come)ar pela Escala +entat2nica. mas essa " a mais ásica de todas. Existem muitas outras escalas. Ela " !ormada pelas notas . a Escala de . +or exemplo. &ol. Arpe*os 0uando tocamos as notas de qualquer acorde uma por uma. 4s arpejos se dividem em tríades e t"trades 8 V e I notas 9. " uma ótima id"ia que você se torne íntimo da Escala Maior.ó Maior você já deve con*ecer. +ara se tornar um guitarrista solista " essencial sa er as Escalas na ponta dos dedos. Mas existe um truque. Mi. Você precisa treinar a sua memória e.Ama Escala " um conjunto de notas. 3a guitarra os arpejos aca am !icando com uma digita)(o de praticamente D nota por corda o que !acilita o uso do &/eep para alcan)armos maiores velocidades.ó. Velocidade? Dicas 0o"re !scalas +ara tocar rápido você precisa treinar a sua t"cnica e a sua mente. = muito !ácil tirar um som legal da Escala +entat2nica. acredite. ' gente come)a a se . Ele !acilitará sua vida. Veja algumas dicas so re como gan*ar velocidade nas escalas. Mas se você já está mais avan)ado e quiser tocar muitas notas de uma vez só. -á e &i. porque eu sei que isso " muito !rustrante e aca a !azendo com que os nossos solos n(o evoluam em ritmo natural. pois ela tem apenas > notas e tem uma sonoridade muito característica do $oc%. você as entenderá e nunca mais precisará se es!or)ar para lem rar de uma escala na *ora de solar. que poucos con*ecem.

simplesmente por ser !ácil demais e n(o tra al*ar o seu raciocino da !orma correta. por exemplo. 0uando você era crian)a. sempre come)ando pela t2nica. Ksso atrapal*a muito. D 7 Aprenda um modelo da !scala 1aior por semana. V 7 . o que !ará com que você aprenda de verdade esse desen*o " treiná-lo nas doze tonalidades. 3(o tente decorá7los de uma vez só. . Ksso !ará grande sentido para você. +orque na verdade " um conjunto de práticas que torna o seu treino mil vezes mais e!iciente. !a)a WsaltosX no ra)o da guitarra. +or exemplo. você aprendeu mil*ares de coisas enquanto rincava e nem perce ia que estava !azendo muito mais do que rincar. isso n(o !unciona para ningu"m. Mi Maior etc. os truques. -á sustenido Maior. por exemplo.essa !orma você n(o terá mais aquela sensa)(o de que n(o sai do lugar *á muito tempo.aprendeu a distinguir as cores rincando e aprendeu que podia se mac*ucar enquanto rincava tam "m. -á Maior e -á sustenido Maior. 3(o se preocupe isso tam "m passará. 3(o ignore a !ase mais divertida da sua vidaC 's crian)as aprendem mais que os adultos porque rincam mais.você aprendeu a andar rincando. $" Maior. pois ajuda a visualizar automaticamente as escalas no ra)o da guitarra. J 7 @uando tocar a !scala comece sempre pela t%nica.sentir preso aquela #nica escala e sonoridade que aprendemos uma vez. Você está pronto para desco rir o truqueG 4u mel*or. &ol Maior. Aqui estão os truques? . . &ol sustenido Maior. 'l"m do mais você tem tempo su!iciente para aprender. +ronto você já decorou ele. &ol Maior. Mas n(o pare por aí. > 7 Divirta-se com as escalasH 3(o existe mel*or !orma de aprender do que se divertindo. I 7 0uando treinar Escala Maior nas doze tonalidades evite tocar um desen#o se)uido do outro.igamos que você aprendeu um dos desen*os da Escala de &ol Maior. n(o !oi di!ícil. Em vez disso.

Ase a sua imagina)(o e descu ra várias possi ilidades.H 7 Treine e&ercBcios de técnica e velocidade enquanto so"e e desce as escalas. ? 7 Treine com um 1etr%nomo. at" atingir o seu máximo. Ele " o mel*or amigo de quem deseja tocar rápido e decorar escalas. tocar mais duas notas e voltar mais uma.essa !orma você mata dois coel*os com uma cajadada só.. voltar uma. .Você pode pular notas das escalas.. Y 7 Varie a forma de tocar a escala.. Com o passar dos dias o seu máximo será outro. . você pode treinar a sua pal*etada alternada enquanto toca um dos modelos da Escala maior. Existem in!initas com ina)Les.. 4 treino com o metr2nomo " simplesO Comece com um atimento em lento e vá aumentando a velocidade progressivamente. +or exemplo. você pode andar duas notas.