You are on page 1of 2

MBA em Gerenciamento de Projetos – Turma GPIII Negociação e Administração de Conflitos – Prof.

ª Neisa Maria Alunos: 1 - Érica Griep 2 - Fernando Frauches

CASOS DE NEGOCIAÇÃO

1 - Caso de negociação do acordo coletivo entre o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e o Sindicato da Indústria da Construção Civil.

CENÁRIO

O momento atual da Construção Civil no Brasil deixa animados os profissionais da área. A parcela emergente da classe C fez com que um aquecimento constante tomasse as rédeas do mercado imobiliário nacional, fazendo com que o setor de Construção Civil fique cada vez mais requisitado. Em 2011, o nível de emprego no setor teve uma alta de 7,4%, o equivalente a mais de 200 mil contratações em todo o Brasil. A política desenvolvida pelo governo federal, através de projetos como o Minha Casa Minha Vida, foi uma das responsáveis por tal aquecimento, e a presença de grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos fazem surgir uma grande oportunidade para que o poder público e a iniciativa privada invistam ainda mais com a Construção Civil no Brasil. Com esse aquecimento do mercado e falta de profissionais no mercado, os trabalhadores que atuam neste mercado sentiram a valorização e a dependência das empresas em mão de obra especializada. Com os altos ganhos da Industria da Construção Civil e a maior cobrança junto aos seus funcionários por prazos e qualidade, os Trabalhadores se fortaleceram e enxergaram que sem eles, pois são parte integrante na “máquina” da Construção Civil, as Empresas não conseguiriam realizar seus Empreendimentos e poderiam inviabilizar os altos negócios.

Alimentação dos Trabalhadores. Com o agravante de indicar. o Piso Salarial. Horas Extras. os Comprovantes de Pagamento. Despesas de Funeral. Creche. Escolaridade do Trabalhador. . Cesta Básica(Vale Alimentação). caso não cheguem a um acordo. o Pagamento de Salários. Vale Transporte. Seguro de Vida.OBJETO O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil solicitou uma reunião com o Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil para apontar a relação de exigências dos trabalhadores tais como. o Trabalho por Produçao. um início de Greve Geral dos Trabalhadores da Construção Civil PROBLEMA O Presidente da Sindicato da Indústria da Construção Civil entende que se aceitar todas as reivindicações dos trabalhadores iria afetar diretamente nos orçamentos das construções já iniciados. também iriam prejudicar as empresas que tem prazos para entrega das construções passíveis de multa junto aos contratantes. Café da Manhã. onde não estariam contemplados tais recursos. os Prazos de Pagamento. mas que em caso de greve. o Adiantamento Quinzenal. o Reajuste Salarial.