Módulo FM1 - A medida

1Estimar grandezas físicas

1

Estimativas de grandezas físicas simples
Grandeza de uma quantidade física
Em física, uma grandeza ou quantidade é o conceito que descreve qualitativa e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo da natureza (no seu sentido mais amplo). Uma grandeza descreve qualitativamente um conceito porque para cada noção diferente pode haver (pelo menos em princípio) uma grandeza diferente e vice-versa. Uma grandeza descreve quantitativamente um conceito porque o exprime em forma de um binário de número e unidade.

2

Estimativas de grandezas físicas simples
Grandeza é tudo aquilo que envolve medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade. Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida. Verifica-se, então, quantas vezes a unidade está contida na grandeza que está sendo medida. Em resumo, Grandeza Física é tudo aquilo que pode ser medido e associado um valor numérico e a uma unidade. Exemplos: tempo, comprimento, velocidade, aceleração, força, energia, trabalho, temperatura, pressão.

3

Estimar ordens de grandeza
Ordem de grandeza
Ordem de grandeza é em notação científica, a potência inteira de 10 que melhor aproxima de um número do qual se deseja obtê-la

4

Estimar ordens de grandeza

5

Exercício
Objecto Múltiplo ou submúltiplo da unidade Unidade de medida no SI Ordem de grandeza

Fio de cabelo Comprimento de uma folha de papel Largura de uma sala Massa de um livro Massa de um navio
6

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful