You are on page 1of 9

TIPOS DE ALVENARIAS

As alvenarias estão entre os elementos mais versáteis da construção, servindo não só para vedação mas também como elemento estrutural, de apoio, fundação ou simplesmente decorativo. Justamente por isto há diversos tipos de material que podem ser usados, cada um deles com suas características e finalidades próprias. Um elemento tão versátil como a alvenaria precisa atender a cada situação, sempre com atenção aos itens básicos que são a resistência mecânica, peso, absorção de umidade, características de isolamento e condução térmica, tipo de superfície e sua compatibilidade com o acabamento previsto, seja este pintura, revestimento com argamassa ou placas de algum material. Vamos ver, então, alguns tipos de tijolos e seus usos mais comuns: • Pedra

- VANTAGENS: Bem úmida, com isso é bastante usada em locais de muito calor, muros de arrimo, fundações e muros aparentes, neste caso com finalidade também estética. Além de ser usada na alvenaria propriamente dita, pode ser usada apenas como revestimento; Aparência rústica, sendo assim uma característica fortes em casas que procuram esse tipo de decoração. - DESVANTAGENS: A umidade também acaba sendo desvantagem pois usado em locais que o tempo ja é úmido a casa começa a ter problemas; Hoje não é o mais procurado pelos modernistas. • Bloco de concreto

Regularidade dimensional. são fabricados com materiais totalmente inorgânicos e incombustíveis de elevado ponto de fusão e baixo coeficiente de dilatação térmica. maior produtividade por serem feito em grande dimensões. grande dificuldade no manuseio e maior custo da estrutura(peso) por m². • Concreto Celular Autoclavado .VANTAGENS: levantamento de paredes com maior velocidade. eliminado o trabalho posterior de cortar as paredes para o embutimento das canalizações .VANTAGENS : É um material leve. bom isolamento. menor custo de argamassa de assentamento. blocos maciços. ataque de insetos e ação de elementos químicos. Os Blocos de CCA possuem boa durabilidade e resistência à: umidade. redução do consumo de energia com a climatização de ambiente. também apresentam um bom isolamento acústico tanto em . com isso economiza aço e concreto nas fundações e estruturas.DESVANTAGENS: Menor capacidade termica e acústica. devido ao tamanho maior das peças quando comparadas aos tijolos convencionais. facilidade de instalar na alvenaria todas as tubulações de elétricas e hidráulicas. formação de fungos. telefônicas e sanitárias. o que também permite que as paredes sejam erguidas com alinhamento mais definido. comparando com tijolo de cerâmica.. maior absorção de água.as paredes permitem a passagem de tubulações destinadas às instalações elétricas. possibilidade de execução de revestimento de baixa espessura.

. Construções feitas com solo-cimento resulta em ambientes com ótimo conforto térmico.relação aos ruídos internos quanto aos ruídos produzidos no exterios. ótima solução para habilitações populares. É muito procurada pelo seu efeito decorativo fazendo com que em partes da casa fique um detalhe diferenciado. por isso acaba fazendo parte da decoração da casa. deixando mais estável a temperatura interna. demora a esquentar durante o dia. ou seja. não tendo uma ação contra intempéries satisfatória.VANTAGENS: Uma boa alternativa aos blocos de concreto. com o sol. . devido à grande massa da parede que lhe confere inércia térmica. quando ela não é favorecida.DESVANTAGENS: Sendo um tijolo ecologico é mais usado em casas classes média baixas. e demora a esfriar durante a noite.DESVANTAGENS: Preço alto.VANTAGENS: Contribui com a iluminação do ambiente. • Tijolos de solo-cimento . • Tijolo de vidro . .

Ambientes sob paredes de barro se tornam salubres. Não necessita de muita energia integrada à obra. O barro é um material econômico. Quando não cozido. em sua preparação. transporte e armazenagem. Sendo assim não gera resíduos em uma obra e não contamina o ambiente. • Tijolo de barro cozido . próximo aos locais de obras e. É um material muito poroso. o material totalmente envolto ao barro e sem contato com o exterior se mantém protegido de fungos e insetos que não . O barro preserva materiais orgânicos dentro de sua mistura.VANTAGENS: O barro é um material reutilizável. Excelente regulador de umidade. por vezes.DESVANTAGENS: Com o tempo vai se deteriorando. Devido à alta capilaridade e ao baixo equilíbrio de umidade. pois há pouca variação de umidade. normalmente estabilizam em 50 % o ano todo. pode vir a substituir outros materiais de construção.• Tijolo de barro cru . O barro é um ótimo isolante térmico. Construções de barro podem absorver até 30 vezes mais umidade do que uma de tijolo cozido. . pode ser triturado e umedecido para voltar ao estado original. pois não tem uma boa resistência a intempéries.VANTAGENS: Quase sem custos para fabricar. ou seja. o barro tem a propriedade de expelir e armazenar água devido à alta capilaridade de suas moléculas. Pode ser encontrado na maioria das vezes. mantendo a temperatura dos ambientes sempre balanceados. muito pouco é gasto.

A quantidade e o tipo de areia. Funcionam também como isolantes térmicos.VANTAGENS: Um tipo especial de tijolo cozido. portanto em lugares quentes não é muito utilizado. Uma construção unicamente edificada com terra não é própria para edifícios com mais de um pavimento. • Tijolo refratário . • Tijolo laminado . mantê-lo sempre umedecido para que não seque rápido demais. Ao secar. .conseguem se proliferar.DESVANTAGENS: As construções com terra ou adobe devem ser protegidas da umidade. (enquanto o barro seca). O barro não é um material padronizado. Para diminuir este processo é necessário. . O barro não é um material impermeável e se desintegra rápido ao contato direto com a chuva.DESVANTAGENS: São isolantes térmicos fortíssimos. feito com argila enriquecida de materiais que diminuem a retração mecânica quando exposto ao forte calor. argila e outros agregados varia de cada lugar onde a terra é extraída. o barro se contrai e podem aparecer fissuras. principalmente em climas que não sejam secos.

sendo assim 'o barato sai caro' . são uma evolução do tijolo de barro cozido. têm na parte externa uma série de rachaduras para facilitar a aderência da argamassa de revestimento e seu interior tem pequenos canais prismáticos ou..VANTAGENS: Também chamados de “Tijolo baiano”. baixo peso e preço acessível.VANTAGENS: Estes. Suas vantagens são a rapidez na execução. • Tijolo furado . O modelo mais comum tem 21 furos cilíndricos e mede aproximadamente 24 x 11. por sua vez. como se diz popularmente. com menor absorção de água. . “furos”. mas há uma grande variedade de tijolos furados.DESVANTAGENS: índice muito grande de quebra durante a obra. Em geral se encontra os de 6 furos e de 8 furos. tendo maior resistência mecânica e menos porosidade.5 x 5 cm. sendo indicados para alvenaria aparente.

• Madeira As casas de madeira respiram. Filtram e purificam o ar. absorvem e expulsam a umidade. O isolamento térmico da madeira é 6 vezes maior ao do tijolo. Geralmente se refere a um edifício com uma técnica estrutural de aço e colunas verticais. entre outras. Uma parede de madeira com 17 cm de espessura equivale a uma outra em . regularizando assim o meio ambiente interior.• Steel Frame Steel frame é um sistema de construções em quadros de aço leve. 15 vezes superior ao do betão. Assim é possível manter o ambiente interior quente no Inverno e fresco e no Verão. respiratórias. construidas em uma grade retangular em forma de gaiola para apoiar o chão. com poupanças de energia que podem ultrapassar os 50% em relação às construções de alvenaria ou pedra. O desenvolvimento dessa técnica foi feita para a construção desde uma simples casa térrea a um arranha-céu. horizontais e vigas. teto e paredes de um edifício que são todas associadas ao quadro. o que contribui para evitar doenças reumáticas. 400 vezes superior ao aço e 1770 ao alumínio.

Do descrito. criando um bloco monolítico de painéis estruturais. A casa em madeira é uma casa silenciosa e reduz o stress dos seus habitantes. http://www. Essa tecnologia americana de argamassa armada se baseia na continuidade das paredes estruturais. originou-se seu nome. Por outro lado.br/conteudo. • Isopor É um sistema construtivo baseado em tecnologia de argamassa armada. BRUNO HENRIQUE BATISTEL DE SOUZA EDVALDO BEZERRA DA CRUZ .php?a=7&Cod=9 google em geral. as propriedades acústicas da madeira são amplamente reconhecidas: absorve uma parte importante da energia das ondas sonoras que recebe com a consequente redução da poluição acústica. e também no uso como laje de cobertura ou de piso dos ambientes. sejam elas internas ou externas.forumdaconstrucao. Monolithc Building System (MBS) Sistema Construtivo HI-TECH Origem: Wikipédia.cimento com 40 cm.com. a enciclopédia livre.

2012/14 .ISADORA ENGELHARDT GUILLEN TÁRREGA JOSÉ LEONIDES RODRIGUES FILHO RAFAEL MATIAS DA MAIA JUNIOR WILLIAN DOLENGA Técnico em Edificações SENAI .