You are on page 1of 3

Disciplina: QUÍMICA Professores: Lílian Moreira 3ª UNIDADE

LISTA DE EXERCÍCIOS AVALIATIVA
01. (Unicamp-SP) Durante os dias quentes de verão, uma brincadeira interessante consiste em pegar um saco plástico, leve e de cor preta, encher 3/4 do seu volume com ar, amarrar hermeticamente a sua boca, expondo-o, em seguida, aos raios solares. O ar no interior do saco é aquecido, passando a ocupar todo o volume. Como consequência, o saco sobe na atmosfera como um balão. a) Considere a pressão atmosférica constante durante a brincadeira e considerando ainda que inicialmente o ar estava a 27 °C calcule a variação da temperatura do ar no interior do saco plástico entre a situação inicial e a final, quando o gás ocupa todo o volume. b) Qual a relação entre as densidades do ar no início e no instante em que todo o volume do saco é ocupado? 02. (Unicamp-SP) Um balão meteorológico de cor escura, no instante de seu lançamento, contém 100 mol de gás hélio (He). Após ascender a uma altitude de 15 km, a pressão do gás se reduziu a 100 mm Hg e a temperatura, devido à irradiação solar, aumentou para 77 °C. Calcule, nestas condições: a) o volume do balão meteorológico; b) a densidade do He em seu interior. (Dados: R = 62 mm Hg L mol–1 K–1; massa molar do He = 4 g/mol) 03. Num canto de uma sala é quebrada uma ampola contendo gás amônia (NH 3) e no canto oposto, no mesmo instante, é quebrada uma ampola contendo gás sulfídrico (H 2S). Uma pessoa colocada no centro dessa sala sentirá primeiro o cheiro do NH3 ou do H2S? Por quê? (Massas atômicas: N = 14; S = 32; H = 1) 04. (IME-RJ) Um balão de material permeável às variedades alotrópicas do oxigênio é cheio com ozônio e colocado em um ambiente de oxigênio à mesma pressão e igual temperatura do balão. Responda, justificando sumariamente: o balão se expandirá ou se contrairá? 05. O hidrogênio atravessa um pequeno orifício com velocidade igual a 5,0 L/min, numa dada P e T. Com qual velocidade o oxigênio atravessa o mesmo orifício, na mesma P e T? (Massas atômicas: H = 1, O = 16) 06 .O gás hélio atravessa um pequeno orifício com velocidade √7 vezes maior que um gás X nas mesmas condições. Qual a densidade do gás X nas CNTP? (Massa molar do He = 4 g/mol) a) 1,8 g/L.

respectivamente: a) II. dentre os dispositivos apresentados. c) III. amônia e cloro. 07. e) II. (Fuvest-SP) Deseja-se preparar e recolher os gases metano. nas condições ambiente.25 g/L. b) II. III e I. e) 0. amônia e cloro. c) 1. escolha.II e IIImostram dispositivos de recolhimento de gases em tubos de ensaio.b) 1. d) 2. 08. I e II. os mais adequados para recolher. II e III. metano. Esses dispositivos são.0 g/L.5 g/L. d) III.5 g/L. As figuras I. III e I. (Fuvest-SP) . I e III.

na qual ocorrem as nuvens. (UFU-MG) A atmosfera é composta por uma camada de gases que se situam sobre a superfície da Terra. o volume deste balão.2 g/L (Dados: H = 1. O = 16 e Ar = 40) As bexigas A e B podem conter. Um recipiente fechado A contém 12 g de O2(g) numa dada temperatura. e) He.1 L. d) CO2. no estado gasoso. como será a sua fórmula molecular? 11. 09. massas atô-micas: C = 12. b) dióxido de carbono e amônia. Qual é a massa de oxigênio (O2). os ventos e a chuva.0 L. c) 36. quando chegar ao topo da troposfera será de: (Dados: 0 Kelvin = –273 °C) a) 40. b) CH4. Imediatamente acima do solo localiza-se uma região da atmosfera conhecida por troposfera. 10. d) metano e amônia.082 L atm/K mol.7 L. a 1. N = 14. cheio com gás hélio até um volume de 10 L. estão contidos 11 gramas de CO 2. Em um frasco. num frasco de mesmo volume. e) metano e argônio. ocupam o volume de 8.00 atm e 27 °C for solto. b) 74. d) 29.20 L à temperatura de 127 °C e à pressão de 1 520 mm Hg. b) Se essa substância for constituída somente por carbono e hidrogênio. que exercerá a mesma pressão na mesma temperatura? (Dados: massas atômicas: C = 12. O = 16) 12. c) SO2. Ela tem uma altura aproximada de 10 km. respectivamente: a) argônio e dióxido de carbono. na mesma temperatura. a uma certa pressão e temperatura. e) 52.25 atm.5 atm. c) amônia e metano. (UNI-RIO – mod. densidade do ar atmosférico = 1.Ao nível do mar e a 25 °C: volume molar de gás = 25 L/mol.) Considere as informações na seguir e responda às questões propostas. contém 33 g de um gás X sob pressão de 1. 29.0 atm.0 g de uma substância pura e orgânica.3 L. a temperatura no seu topo é cerca de –50 °C e sua pressão é de 0.5 L. Se um balão resistente a altas pressões. Um recipiente fechado B. H = 1) a) Determine a massa molar da substância citada. . com volume igual ao de A. C = 12. (Dados: R = 0. sob pressão de 0. O gás X pode ser: a) O3.