You are on page 1of 3

Ficha de Trabalho – Movimentos 1

Disciplina: Físico-Química A 11º

Conteúdos: Movimento retilíneo uniforme; Movimento retilíneo uniformemente variado; Movimento de queda e lançamento na vertical sem efeito da resistência do ar; Lançamento horizontal desprezando a resistência do ar. Professora: Carla Cruz

1. Numa corrida de galgos, o galgo da frente persegue a lebre com uma velocidade de 15m/s. A lebre corre a 9m/s e leva 45m de avanço quando se encontra a 100m da toca de proteção, no final da reta. Verifique através de cálculos se o galgo apanha a lebre ou não.

2. Um rapaz sai de bicicleta de uma localidade A com uma velocidade constante de 5m/s, animado de movimento retilíneo uniforme. Simultaneamente, de uma localidade B, a 100m de distância de A, parte outro rapaz de bicicleta em sentido contrário, com uma velocidade constante com módulo de 10m/s. Sabendo que ambos os rapazes se deslocam na mesma direção: 2.1. Escreva as equações do movimento para os dois ciclistas. 2.2. Determine em que instante se cruzam os dois ciclistas. 2.3. Calcule a que distância das duas localidades se cruzam os ciclistas.

3. Das afirmações seguintes indique a correta: A. Num movimento uniforme , o módulo da velocidade instantânea é constante e a trajetória associada é obrigatoriamente retilínea. B. Para que um movimento seja retilínea e uniforme, basta que o módulo da sua velocidade instantânea seja constante. C. No M.R.U., um corpo sofre deslocamentos iguais em intervalos de tempos iguais. D. No movimento retilíneo e uniforme, o valor da velocidade instantânea não coincide com o valor da velocidade média em qualquer instante desse intervalo de tempo.

4. Um corpo de 2kg move-se de acordo com a seguinte equação:

4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6.

De que movimento está animado o corpo? Escreva a equação das velocidades para este movimento. Qual a posição do corpo no instante t=2s. Calcule o valor do deslocamento no intervalo de tempo de [0;2]s. Qual o valor da resultante das forças exercidas sobre o corpo? Qual o valor da velocidade da partícula no instante t=2s?

5. Um corpo de 100g é abandonado do topo de um plano inclinado de 25m de comprimento e desliza ao longo do mesmo por ação da força gravítica. A reação do plano sobre o corpo é de 0,86N. 2 Considerando o atrito desprezável e g=10m/s , calcule: 5.1. O valor da resultante das forças que atuam sobre o corpo. 5.2. O valor da aceleração transmitida ao corpo. 5.3. A altura de que o corpo for largado. 5.4. O instante em que o corpo atinge o final do plano inclinado. 5.5. O valor da velocidade do corpo 2s depois de sair do plano inclinado e passar a estar num plano horizontal.

1

2 . Estabeleça as equações: A.0m? 8. O módulo da aceleração da gravidade do referido planeta.5. d. b.3.2.0m/s . Um corpo é lançado verticalmente. Calcule a altura máxima que a bola atinge. calcule a velocidade inicial da bola.2. 11.3.4. No mesmo instante de uma localidade B. do movimento acabado de descrever. O módulo da velocidade com que o berlinde passa pela varanda do António.1. para cima. 11. o Miguel larga um berlinde. 6.4 m/s.1. Escreva as equações do movimento para os dois automóveis. O tempo total do movimento do corpo até atingir o solo. Em que instante(s) passa à altura de 5.4. 8. Um corpo de 1.3. da varanda de casa. No mesmo instante. Desprezando a resistência do ar.4. num local onde a aceleração da 2 gravidade tem o valor de 10. 8. Determine em que instante os dois automóveis se cruzam.5. desce. 8. 9. Considerando desprezáveis todos os atritos. 11.1. O módulo de deslocamento total. com |⃗⃗⃗⃗ |=24.3. A altura do ponto mais alto atingido pelo corpo. Trace o gráfico v=f(t) desde o instante em que o corpo é lançado até atingir o solo.1. Calcule a altura a que se encontra a janela do Miguel.2. que permanece no ar o dobro do tempo da borracha d António. De uma localidade A. 10. Calcule quanto tempo a bola permanece no ar. Qual o tempo que leva a bola a atingir a altura máxima? 9. Lança-se uma bola verticalmente para cima. 6. 10. c. da janela do seu quarto. 8.2. Atirou-se verticalmente ao ar uma bola e esta atinge a altura máxima de 10m. Determine: 10. das velocidades deste movimento. Considere todos os atritos 2 desprezáveis e g=10m/s . Qual o valor da sua velocidade no(s) referido(s) instante(s)? 9.00kg é lançado retilineamente do solo ao ar num planeta do Sistema Solar. O tempo de subida do corpo. de um ponto a 5. 9. Utilizando argumentos energéticos. parte do repouso um automóvel 2 de 10kg. v=f(t) e a=f(t) de 0 a 6s. 6. 6. a 100m de distância de A. 10. B. O valor da resultante das forças que atuam sobre o corpo. mas de sentido contrário à velocidade de 1. atuado por uma força constante de módulo 10N. calcule: a. sendo a sua variação de velocidade ao longo do tempo descrita pelo gráfico. 10. no instante em que se cruzam? 7. O(s) instante(s) em que o corpo passa à altura de 60m.2.0m do solo. 10. O António deixa cair uma borracha . Quanto tempo demora a bola a voltar à posição inicial? 9. Trace os gráficos x=f(t). com velocidade inicial de valor 25m/s. parte um automóvel 1 animado de movimento retilíneo e uniforme com velocidade 15m/s. Qual o valor da velocidade do automóvel 2. que se encontra a 20m de altura.1. 9. O módulo de velocidade do corpo ao atingir o solo. A bola sobe e imediatamente depois.6. Calcule o espaço percorrido pelos dois automóveis até que se cruzam.4.

lançado horizontalmente. Assinale as afirmações corretas. O canhão encontra-se a 60. Dois corpos. lançados horizontalmente.2. B. pode ser descrito como a sobreposição de um movimento retilíneo uniformemente acelerado na vertical e movimento retilíneo uniforme na horizontal. atingem o solo no mesmo ponto se tiverem a mesma massa. 13. 13. é animado com uma aceleração que é simétrica. Calcule o módulo da velocidade de impacto da bala com o solo. que é lançado verticalmente para cima. 13. Determine as coordenadas do ponto de impacto da bala com o solo. 13.3. E. FIM 3 . A força que atua sobre um corpo que é lançado horizontalmente é tanto mais intensa quanto maior for a sua massa. Um corpo.0m acima do nível da água do mar. corrigindo as falsas: A. O movimento de um corpo. D. B. Classifique o movimento da bala e escreva a sua equação de movimento: A. Segundo a vertical. Segundo a horizontal. Um canhão lança horizontalmente uma bala de velocidade inicial de 20. da aceleração. C. Um corpo que atinge o solo com velocidade ⃗⃗⃗ ⃗⃗⃗⃗ (m/s) foi lançado horizontalmente com velocidade ⃗⃗⃗⃗ ⃗⃗⃗ (m/s).0m/s. que o corpo adquire durante a queda.12.1.