You are on page 1of 8

CELEBRAÇÃO DA ESPERANÇA DE MARIA TEREZA DE JESUS 26/09/1923 07/09/2013 RITOS INICIAIS

1. MOTIVAÇÃO Com. Irmãos e irmãs, para quem crê, a morte é apenas mudança de uma aparência passageira, Jesus Cristo nos garante; a saudade triste, que hoje nos aflige, traz consigo a esperança de que um dia nos encontraremos de novo para nunca mais nos separarmos. Hoje estamos reunidos para celebrar a missa de sétimo dia de falecimento de MARIA TEREZA DE JESUS, pedindo a Deus que a acolha e a toda sua família dando lhes forças para superar estes momentos difíceis. Façamos memória também por Sao João Crisóstomo, bispo e doutor da igreja. Vamos então expressar nossa esperança cantando com fé. 2. CANTO DE ENTRADA: Te amarei
Me chamaste para caminhar na vida contigo, decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de ti. Te amarei, Senhor (bis). Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti.(2x) Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta, eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti. Mas tua força venceu e eu fiquei seduzido, é difícil agora viver sem saudades de ti. Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário, pois conhece a minha fraqueza e o meu coração. Vem, ensina-me a viver a vida na tua presença. No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

3. ACOLHIDA Cel. Iniciemos nossa celebração invocando a santíssima Trindade. 4. CANTO: Deus trino
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui. (bis) Para louvar e agradecer, bendizer e te adorar, estamos aqui, Senhor, ao teu dispor.

pela confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço. na unidade do Espírito Santo. Por nosso Senhor Jesus Cristo. a Timóteo. Ó Deus.Para louvar e agradecer.Paulo. Senhor que intercedeis por nós. No início desta celebração eucarística. adorar. nosso Pai. a fé nos reúne hoje aqui para celebrarmos a esperança. . Todos LITURGIA DA PALAVRA 8. Amém. 7. e de Cristo Jesus. PRIMEIRA LEITURA: Livro da Primeira Carta a Timóteo (1. ATO PENITENCIAL Cel. Cel. 6. verdadeiro filho na fé: a graça.1-2. a bondade do Senhor Jesus Cristo e a força do Espírito Santo estejam sempre convosco! Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! Todos 5.12-14) Leitor Início da primeira carta de São Paulo á Timóteo . fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. te aclamar: Deus trino de amor! Cel. Amém. Que a bênção de Deus. nossa esperança. nosso Senhor. nosso Senhor. perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Cristo Jesus. apóstolo de Cristo Jesus. por ordem de Deus. CANTO PENITENCIAL: Senhor que vieste salvar Senhor que vieste salvar os corações arrependidos. (bis) Ó Cristo que vieste chamar os pecadores humilhados. ORAÇÃO DA COLETA Cel. a mim. Irmãos. força dos que em vós esperam. Piedade. piedade de nós. vosso Filho. Agradeço àquele que me deu força. piedade. Todos Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós. unidos no amor de Cristo. que antes blasfemava. nosso Salvador. dai-nos seguir os seus ensinamentos e robustecer-nos com sua invencível fortaleza. que fizestes brilhar na vossa Igreja o bispo são João Crisóstomo por admirável eloquência e grande coragem nas provações. bendizer. a misericórdia e a paz de Deus Pai e de Cristo Jesus. peçamos a conversão do coração. junto a Deus Pai que nos perdoa.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO Aleluia. . Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre. Senhor. 39 . delícia eterna e alegria ao vosso lado! EVANGELHO: Lucas (6.Palavra da Salvação. aleluia.42) 10. sois minha herança e minha taça. Aleluia. ó Deus. porque agia com a ignorância de quem não tem fé. Ó Senhor. O Senhor esteja convosco. felicidade sem limites. Todos Graças a Deus. (3x) Cel. Mas encontrei misericórdia. SALMO RESPONSORIAL15(16) O Senhor é a porção da minha herança! 1 .perseguia e insultava. 3 . 11. Todos Ele está no meio de nós. junto a vós. aleluia. Evangelho de Jesus Cristo narrado por Lucas. meu destino está seguro em vossas mãos!” 2 . e até de noite me adverte o coração. Cel. Cristo é meu rei.Vós me ensinais vosso caminho para a vida. todo discípulo bem formado será como o mestre. Naquele tempo. Todos Glória a vós. e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão. deixa-me tirar o cisco do teu olho. A minh'alma abrirei. HOMILIA 12. que me aconselha. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão. pois se o tenho a meu lado não vacilo. porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. Transbordou a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Todos Glória a vós Senhor. Cel.Eu bendigo o Senhor. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos. e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. . 9.Palavra do Senhor. PROFISSÃO DE FÉ . quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho.Guardai-me.

E quando este Pão for levantado. Entoarei louvores ao meu Rei (2x) 15. possa oferecer um sacrifício que seja aceito por Deus Pai todo-poderoso. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício. Deus eterno e todo-poderoso. por este sacrifício incomparável. para a glória de seu nome. para que esta nossa família. Corações ao alto. ORAÇÃO DA COMUNIDADE (PRECES) Cel. Na verdade. Todos Cel Todos Cel. Senhor. oferecer com esse vinho e esse pão. Todos 16. para nosso bem e de toda a santa igreja. . Todos Cel. Ó Deus. reunida em nome de Cristo. irmãos e irmãs. é nosso dever e salvação dar-vos graças. O nosso coração está em Deus Demos graças ao Senhor. Amém. Orai. acolhei nossas oferendas em favor de nosso(a) irmão(ã) MARIA TEREZA DE JESUS e de todos os que faleceram em Cristo. Pai santo. Quero também Te consagrar toda minha vida Senhor.Tudo que existe em meu ser. Juntos como irmãos. e sempre e em todo o lugar. Senhor. nosso Deus. é justo e necessário. por vosso Filho. Vejo agora em Teu Altar essa oferta de Amor. Liberto dos laços da morte. O Senhor esteja convosco. LITURGIA EUCARÍSTICA 14. Todos Cel. E junto com o vinho consagrado Também as minhas mãos a Ti levantarei. ORAÇÃO EUCARÍSTICA Cel.Tudo que há em meu coração. É nosso dever e nossa salvação. Por Cristo. que ele(a) alcance a vida eterna. ORAÇÃO Cel. CANTO DAS OFERTAS: Um coração para amar Venho. vamos agora manifestar a Deus nossas intenções nesta oração comunitária. nosso Senhor. Ele está no meio de nós.13.

o sangue da nova e eterna aliança. e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir. Lembrai-vos ó Pai. Do mesmo modo. todos. a nossa oferta! E nós vos suplicamos que. Recebei. estas oferendas. . ó Senhor. da vossa igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade. com os anjos e todos os santos. ó Senhor! Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão. Senhor Jesus! Celebrando. Um por todos.Senhor nosso. ó Pai. do(a) vosso(a) filho(a) MARIA TEREZA DE JESUS. ao fim da ceia. e comei: isto é o meu corpo que será entregue por vós. com o nosso bispo D. com o papa Francisco. participando do corpo e sangue de Cristo. e bebei: este é o cálice do meu sangue. santo. a fim de que se tornem para nós o corpo e + o sangue de Jesus Cristo. ó Pai. deu graças. ó Pai. ele tomou o cálice em suas mãos. cantando a uma só vós: 17. Hosana. SANTO: Santo é o Senhor Santo. Todos Cel. Fazei isto em memória de mim. a vossa morte e proclamamos vossa ressurreição. Todos Cel. santo. Todos Cel. Todos Cel. Hosana! Hosana nas alturas! Cel. pois a memória da morte e ressurreição do vosso Filho nós vos oferecemos. ele tomou o pão. da vossa igreja! Lembrai-vos. e o partiu e deu a seus discípulos dizendo: tomai. deu graças novamente. nós vos aclamamos. vós que sois santo e fonte de toda santidade. que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados. José Antonio e todos os ministros do vosso povo. dizendo: tomai. e o deu a seus discípulos. Entregou de boa vontade sua vida. pois. tendo participado da Todos Cel. Hosana! Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor. Na verdade. o pão da vida e o cálice da salvação. que (hoje) chamastes deste mundo à vossa presença. Senhor Deus do universo. Santificai. todos. Por isso. sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. Eis o mistério da fé! Anunciamos. vosso Filho e Senhor nosso. Hosana. Hosana. derramando sobre elas o vosso espírito. Fazei de nós um só corpo e um só espírito! Lembrai-vos. Vinde. para que pudéssemos viver eternamente. o céu e a terra proclamam a vossa glória! Hosana. Concedei-lhe que. ele aceitou morrer na cruz para nos livrar a todos da morte. Senhor. Santificai nossa oferenda.

com Cristo. Livrai-nos de todos os males. Concedei-lhe contemplar a vossa face! Lembrai-vos também dos outros nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição. em Cristo. mas a fé que anima a vossa igreja. sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos. com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram. ó Pai. nós vos pedimos. perdoai-nos as nossas ofensas. que sois Deus. Deus Pai todo-poderoso. tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna. vivendo a esperança. e não nos deixeis cair em tentação. Todos Cel. enquanto. saudai-vos com um gesto de comunhão fraterna! CANTO DE PAZ: Cel. assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. venha nós o vosso reino. Concedei-nos o convívio dos eleitos! Por Cristo. Todos Cel. Lembrai-vos ó Pai. a fim de vos louvarmos e glorificarmos. PAI NOSSO Todos Pai nosso que estais no céus. santificado seja o vosso nome. na unidade do Espírito Santo. com a Virgem Maria. o poder e a glória para sempre! Senhor Jesus Cristo. e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.morte de Cristo pelo batismo. a paz e a unidade. Ajudados pela vossa misericórdia. mãe de Deus. dissestes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz. toda honra e toda a glória. por Jesus Cristo. Todos 17. eu vos dou a minha paz. o pão nosso de cada dia nos dai hoje. dos vossos filhos! Enfim. Todos Cel. Vosso é o reino. Não olheis os nossos pecados. . Amém. Todos Cel. Amém! A paz do Senhor esteja sempre convosco! O amor de Cristo nos uniu! Como filhos e filhas do Deus da paz. agora e para sempre. mas livrai-nos do mal. a vós. vosso Filho. Vós. Todos Cel. Todos Cel. seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. aguardamos a vinda do Cristo salvador. com o Pai e o Espírito Santo. dai-lhe segundo vosso desejo. participe igualmente da sua ressurreição. e dai-nos hoje a vossa paz.

mas dizei uma só palavra e serei salvo! 18. por isso nada em minha vida faltará. . é o Senhor que me leva a descansar. que se vive./ Compreender. Junto às fontes de águas puras repousantes eu vou. CANTO DE PÓS.COMUNHÃO Por sobre as nuvens existe um lindo céu. E na casa do Senhor eu irei habitar e este canto para sempre irei cantar./ Que eu leve alegria. para a vida eterna./ Consolar./ Onde houver ofensa. morada dos Anjos. Tu és. que se recebe. minhas forças o Senhor vai animar. que tirais o pecado do mundo. que tira o pecado do mundo! Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada. Ele unge minha fronte e me faz ser feliz e transborda minha taça em seu amor./ Onde houver trevas. que ser consolado. Com alegria e esperança caminhando eu vou./ Fazei-me instrumento de vossa paz./ Onde houver dúvida./ Fazei que eu procure mais./ Onde houver erro. que se é perdoado./ Onde houver discórdia. um lugar em sua mesa me preparou. tende piedade de nós!(bis) Cordeiro de Deus./ Que eu leve a luz./ Que eu leve o amor. CORDEIRO DE DEUS Todos Cel. maravilhoso céu. que ser amado. minha vida está sempre em suas mãos./ Onde houver tristeza. que ser compreendido./ Onde houver ódio. segurança sempre tenho em suas mãos./ Pois é dando. Se eu encontro mil abismos nos caminhos eu vou. dai-nos a paz! Felizes com os convidados para a ceia do Senhor! Eis o cordeiro de Deus./ Que eu leve a união. Ao banquete em sua casa muito alegre eu vou./ Onde houver desespero. Todos Cordeiro de Deus. 21.Senhor. Senhor./ É perdoando. Por sobre as nuvens existe um trono cujo Rei está assentado a direita de Deus ./ Que eu leve a fé. 19./ Amar. CANTO DA COMUNHÃO: Pelos prados Pelos prados e campinas verdejantes eu vou.Ó Mestre./ Que eu leve o perdão./ Que eu leve a verdade./ Que eu leve a esperança. (2x) Nos caminhos mais seguros junto dele eu vou e pra sempre o seu nome eu honrarei. que tirais os pecados do mundo. o meu pastor./ E é morrendo.

Por nosso Senhor Jesus Cristo. ninguém / Mãe pura do meu Senhor.Céu. por esta eucaristia. Mãe de Jesus! Maria que eu quero bem. pois no interior a vira era muito difícil. Sempre uma pessoa muito dedicada a seus pais. Uma esposa e uma mãe sempre dedicada. Nós como família: filhos. / Menina que Deus amou e escolheu / Pra mãe de Jesus. o perdão de seus pecados e a alegria da ressurreição. D. e hoje essa família se multiplicou. MÚSICA FINAL Maria de Nazaré. Lutou muito nesses últimos 7 meses em que ficou hospitalizada. Amém. agradecemos a Deus o dom da vida concedido a ela. E em nome de toda a família.Maria (3X). cresceu ajudando nos deveres de casa. Mas venceu.. Aos 22 anos se casou e teve 13 filhos. Maria Tereza voltou para Deus. quero dizer: muito obrigado meu Deus por D. lindo céu / É o lugar onde eu quero viver pra sempre Céu. Maria do puro amor / Igual a você.. levou para junto dele sua filha. ORAÇÃO Cel. Maria Tereza... bisnetos e tataranetos. mas deixou aqui na terra 8 filhos(porque 5 deles também já foram morar com Deus). lindo céu / Onde com os Anjos eu cantarei adorando ao Senhor 20. Ave . / Maria que fez o Cristo falar / Maria que fez Jesus caminhar / Maria que só viveu pra seu Deus / Maria do povo meu. lindo Céu / É o lugar que o meu Deus preparou pra mim Céu. Agradecemos por ela ter vivido 89 anos entre nós com tanta garra. / Em cada mulher que a terra criou / Um traço de Deus Maria deixou / Um sonho de Mãe Maria plantou / Pro mundo encontrar a paz. por ter nos dado essa pessoa como presente tão especial e que para nós será eterna. Maria me cativou / Fez mais forte a minha fé / E por filho me adotou As vezes eu paro e fico a pensar / E sem perceber. Sobreviveram 11. Todos RITOS FINAIS 21. 51 bisnetos e 2 tataranetos. o Filho de Deus / Maria que o povo inteiro elegeu / Senhora e Mãe do Céu. criou os filhos com muito esforço e sacrifício. 50 netos. concedei ao(a) nosso(a) irmão(ã) MARIA TEREZA DE JESUS que há sete dias partiu deste mundo. me vejo a rezar / E meu coração se põe a cantar / Pra Vigem de Nazaré. Ó Deus todo-poderoso. e como Ele é o dono de todas as coisas. . 22. Só restou a saudade e as boas lembranças de tudo que ela foi e será para sempre em nossas vidas. sendo 9 homens e 2 mulheres. mas Deus precisou dela. AGRADECIMENTOS / HOMENAGEM DA FAMÍLIA Maria Tereza nasceu no dia 26 de setembro de 1923 na cidade de Catolé da Rocha na Paraíba. netos.