You are on page 1of 19

Redesenhando currculos de lngua inglesa em tempos globais

Redesigning English language curricula in global times


Ana Paula Martinez Duboc* Universidade de So Paulo So Paulo - So Paulo - Brasil
RESUMO: Este artigo prope uma reflexo acerca de propostas curriculares para o ensino de lngua inglesa na educao bsica brasileira diante das recentes transformaes das sociedades contemporneas, assumindo como aporte terico as novas teorias de letramento. A escolha justifica-se porque tais teorias tm apresentado interessantes reconceituaes de conhecimento, de lngua e de pedagogia. O artigo analisar duas propostas curriculares produzidas em diferentes escalas. Primeiramente, o trabalho buscar investigar as bases epistemolgicas que fundamentam ambos os documentos, para, em seguida, expandir a reflexo sob o ponto de vista das demandas trazidas pela globalizao, com nfase para o embate entre local e global. PALAVRAS-CHAVE: Currculo de lngua inglesa, novas teorias de letramento, global, local. ABSTRACT: This paper aims at discussing English curricular guidelines for Brazilian Elementary and Secondary schools towards recent transformations in contemporary societies. In doing so, we assume the new literacy studies as our theoretical framework for its insightful re-conceptualizations of knowledge, language and pedagogy. The paper will present a brief reflection on two curricular guidelines recently launched in Brazil in different scales. Firstly, the study will investigate the epistemological bases that underlie both guidelines. Secondly, we intend to expand such reflection by interpreting both proposals in the light of the new global demands, with emphasis on the local-global dilemma. KEYWORDS: English language curriculum, new literacy studies, global, local.

* anaduboc@usp.br Doutoranda do Programa Estudos Lingusticos e Literrios em Ingls do Departamento de Letras Modernas da Universidade de So Paulo, com apoio financeiro da agncia CAPES.
RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011 727

Introduo

Onde estamos? O que temos? O que resta do antigo? O que h em comum quanto produo das representaes e mensagens entre o antes e o agora, e o provvel amanh? Acredito que o que precisamos so novas ferramentas para pensar, novos aportes para alocar, nos quais vemos o antigo e o novo, e os vemos sob uma nova tica (KRESS, 2003, p. 8).1

Refletindo, em tom de compartilhamento, dvidas, anseios e necessidades, os contundentes questionamentos de Kress (Idem) transcritos acima inseremse nos debates das novas teorias de letramento quanto s recentes transformaes no campo das comunicaes e tecnologias da informao e suas implicaes para a base epistemolgica que fundamenta as sociedades contemporneas. O que Kress (Idem) e outros pesquisadores dos novos letramentos ou multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; GEE, 2000, 2004; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003; SNYDER, 2002, 2008) discutem diz respeito s mudanas nos processos de significao dos sujeitos da era digital diante de uma diversidade de modos representacionais nunca dantes vislumbrada, possibilitada pelo surgimento de diversas mdias eletrnicas. Consequentemente, ao tratarem dessa reconfigurao do processo de produo de sentidos, os estudos sobre os novos letramentos interessam-se em compreender a nova base epistemolgica digital, fundamentada por um novo entendimento de lngua e de conhecimento. Essa re-conceituao de lngua e de conhecimento suscita um maior questionamento: o de pensar um currculo de ensino de lnguas estrangeiras que responda a essas novas configuraes. O que em um primeiro olhar poderia parecer tarefa simples a histria, afinal, tem vivenciado o constante emergir e sucumbir de teorias e prticas constitui, entretanto, um desafio, j que, como o prprio Kress (2000, 2003) argumenta, os aportes tericos de que sempre dispusemos no mais respondem base epistemolgica emergente e s necessidades de ordem metodolgica que esto por vir. Kress (Idem), em particular, refere-se a certas limitaes diante das demandas da epistemologia digital, uma vez que o conceito de lngua sob essa nova tica expande-se para alm de conceitos predominantemente encontrados no campo dentre os
1

Traduo da autora.
RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

728

quais, o conceito saussuriano de lngua como estrutura e a abordagem instrumental com fins estritamente comunicativos. Ao tratar da necessidade de pensar o novo e o antigo sob um novo vis, Kress (Idem) menciona a necessidade de revisitar o prprio rol de vocbulos recorrente nos estudos lingusticos, como competncia,2 aquisio e gramtica, os quais seriam expandidos em conceitos mais amplos, como design, aprendizado e modos representacionais. A expanso conceitual e consequentemente metodolgica justifica-se pelo fato de que estes conceitos, diferentemente daqueles, abarcam caractersticas como mobilidade, instabilidade e a falta de modelos preestabelecidos nos usos da linguagem, embasada numa epistemologia de desempenho3 (LANKSHEAR; KNOBEL, 2003). Trata-se, portanto, de olhar para o mesmo objeto de anlise a lngua porm, com diferentes lentes, situada em uma nova teoria de significao para alm do aporte (psico)lingustico. A questo, no entanto, que nos intriga, e que talvez seja uma preocupao comum entre pesquisadores do campo dos novos letramentos, justamente a transposio dessa reconceituao de lngua para a prtica pedaggica, o que constitui, a nosso ver, o principal desafio no atual processo de redesenho de currculos para ensino de lnguas estrangeiras, um desafio duplo, por assim dizer, medida que dever desejavelmente atentar-se para essas importantes ressignificaes tericas sem perder de vista as implicaes dos processos de globalizao. Assim, este artigo prope um breve estudo sobre duas propostas curriculares para o ensino de lngua inglesa recentemente produzidas no Brasil no intuito de investigar como tais propostas respondem ao duplo desafio acima descrito, por meio da anlise das concepes de lngua e letramento que as fundamentam, seguida de investigao sobre suas interfaces com questes globais. Feitas essas consideraes, o artigo buscar interpretar os resultados da anlise luz dos questionamentos trazidos por Kress (Idem) no intuito de investigar de que forma tais propostas curriculares caminham rumo a uma nova forma de pensamento e de organizao do novo e do antigo de que trata o autor.
Embora o elemento social tenha sido inserido na noo de competncia comunicativa em Hymes, j nos anos sessenta, e mais tarde reelaborado por Canale e Swain (1980) na teorizao da abordagem comunicativa, o conceito de lngua que a noo de competncia abarca ainda parece muito voltado para questes de adequao e preciso lingustica, uma viso prescritiva em nossa leitura, respaldada em Johnson (2009). 3 Do original, performance epistemology (LANKSHEAR; KNOBEL, 2003).
2

RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

729

Este trabalho assume como locus de crtica as novas teorias de letramento, por entend-las como teorias epistemolgicas condizentes com as mudanas das sociedades contemporneas. Antes da apresentao da anlise proposta, julgo relevante contextualizar brevemente as origens epistemolgicas dos novos letramentos, com nfase para a forma como tm revisitado os conceitos de lngua, de conhecimento e, consequentemente, de pedagogia.
Os novos letramentos e a re-conceituao de conhecimento, lngua e pedagogia

Em termos gerais, as novas teorias de letramento emergentes nas ltimas dcadas advm das contribuies da teoria crtica, da antropologia e da sociologia da educao. Trata-se, portanto, de um aporte terico situado no paradigma da ps-modernidade que postula modelos cientficos menos regulares e menos universais, passando a legitimar e priorizar elementos como diversidade, descontinuidade, conflito e contradio justamente por serem estes entendidos como inerentes a qualquer fenmeno social (TORRES, 2003). Busca, portanto, compreender o modus operandi da sociedade como uma totalidade histrica num processo de desconstruo das premissas do senso comum. Em termos educacionais, as novas teorias de letramento datadas do final da dcada de 80 e incio da dcada de 90 voltam-se para o repensar da escola dentro de uma linguagem da crtica (GIROUX, 1997), em que diferenas culturais e ideolgicas comeam a ser consideradas em detrimento do conceito liberal de letramento at ento predominante, caracterizado como um conjunto monoltico e padronizado de tcnicas de leitura e escrita, referido por Street (1995, 2003) como modelo autnomo. Conforme resume Soares (2004, 2005), muito alm da mera aquisio de uma tecnologia da escrita, o conceito de letramento postulado ao final do sculo 20 refere-se s prticas sociais, ou seja, um exerccio efetivo de uma determinada tecnologia da escrita, a qual passa a ser situada politica e ideologicamente. Ao tratarem dos novos estudos de letramento, Lankshear e Knobel (2003) enfatizam a necessidade de pensar novas habilidades de produo de sentidos em resposta epistemologia digital. Cope e Kalantzis (2000), por sua vez, referem-se ao termo multiliteracies, ou multiletramentos, de forma a ressaltar a multiplicidade dos usos da linguagem e de habilidades envolvidas nesse novo processo de produo de sentidos, uma preocupao compartilhada por Kress (2000, 2003), que igualmente prioriza a multimodalidade nos atuais processos de significao.
730 RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

No se trata, porm, de mera substituio de conceitos, calcada na viso simplista em que uma determinada teoria sucumbe em detrimento do surgimento de outra; pelo contrrio, a recente ampliao do conceito de letramentos provm das recentes mudanas significativas no campo da informao e das tecnologias das comunicaes, cuja principal implicao constitui o reconhecimento de uma nova concepo de conhecimento. Propese a quebra de primazia do conhecimento propositivo tradicionalmente transmitido nas escolas herana da filosofia positivista em funo do surgimento de novas caractersticas do conhecimento na era digital, dentre as quais a construo, a colaborao, a distribuio e a negociao entre sujeitos em mundos virtuais (LANKSHEAR; KNOBEL, Idem, p.168). Dessa forma, em lugar da priorizao do contedo concentrado e individualista da epistemologia convencional da modernidade, passa-se agora a priorizar o conhecimento distribudo (GEE, 2004), colaborativo, instvel e dinmico, bem como o desempenho dos sujeitos na utilizao de novas estratgias e habilidades, ou tal como nomeiam Lankshear e Knobel (Idem), uma epistemologia de desempenho voltada ao saber fazer na ausncia de modelos preestabelecidos, conforme demanda das novas relaes da sociedade digital. Nesse sentido, o novo conceito de lngua discutido pelos novos letramentos ou multiletramentos tem como ponto de partida a prpria reconceituao de conhecimento na era digital, abarcando novos elementoschave que vo alm da noo de lngua como cdigo lingustico objetivo e estanque ou mesmo a noo de lngua como instrumento de comunicao quando esta entendida estritamente sob uma perspectiva funcional em que condies culturais e ideolgicas no processo de significao ainda se encontram tangenciadas (KUMARAVADIVELU, 2009, p.11). Diante dessas reconceituaes, como, ento, pensar um currculo de ensino de lnguas estrangeiras que pudesse abarcar essa noo ampliada de lngua, responder s demandas globais e ainda preservar sua constituio curricular sem cair na armadilha da homogeneizao e padronizao de contedos comumente vistos em propostas curriculares? Um dos esforos recentemente produzidos no Brasil no sentido de transpor essas teorias para a implementao constituem as Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio Lnguas Estrangeiras (MENEZES DE SOUZA; MONTE-MR, 2006) doravante OCEM-LE. No intuito de investigar como tal proposta se organiza como uma alternativa curricular para o ensino de lnguas estrangeiras no Ensino Mdio em tempos globais,

RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

731

proponho um breve estudo comparativo entre as OCEM-LE, de mbito nacional, e a Proposta Curricular do Estado de So Paulo Ingls (BORGES; SHIMOURA; RODRIGUES; HAYAMA; FIDALGO, 2008), de mbito estadual. O artigo no pretende eleger um modelo curricular como redentor, tecendo elogios de um lado e crticas de outro; ao contrrio, embora assuma o mesmo locus de enunciao das OCEM-LE, trata-se de um ensaio reflexivo em que se prope uma investigao objetiva das epistemologias de ambos os documentos, seguida de apontamentos pessoais acerca de acertos e desacertos em ambos os contextos.
Dois currculos de lngua inglesa no Brasil e seus conceitos de letramento...

O ensino de lnguas estrangeiras na educao bsica no Brasil foi interpretado por muitos anos como disciplina de menor valor dentre as demais reas de conhecimento, um cenrio que tem se modificado nos ltimos anos com sua revalorizao no currculo, muito em funo da importncia voltada s questes de diversidade lingustica e cultural impulsionadas pela globalizao. Essa revalorizao do ensino de lnguas estrangeiras mencionada tambm nos Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), os quais constituem certamente o principal documento norteador de projetos polticopedaggicos de instituies da educao bsica, numa espcie de fio condutor que organiza o ensino em todo o pas. A existncia de um conjunto de parmetros em mbito nacional no anula, no entanto, a possibilidade de criao de outras propostas curriculares nas diferentes escalas (nacional, estadual e municipal); pelo contrrio, desejvel que se faa jus autonomia concedida s escolas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - LDB n 9394 / 1996 (BRASIL, 1996) como forma de constante aprimoramento dos contedos sinalizados pelos parmetros e principalmente como forma de privilegiar sua interpretao local. Assim que no Brasil diversos documentos curriculares tm sido produzidos, nas diferentes escalas, com diferentes propsitos. As OCEM-LE, por exemplo, constituem um conjunto de orientaes que buscam retomar a discusso dos Parmetros Nacionais do Ensino Mdio (BRASIL, 2000), de forma a expandir seus conceitos e a oferecer prticas pedaggicas alternativas. No se trata de substituio de documentos, mas de uma proposta pedaggica tecida por gestores, acadmicos e professores numa tentativa de responder s demandas educacionais mais recentes. J a Proposta Curricular do Estado de So
732 RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

Paulo Ingls (Idem) doravante Proposta Estadual caracteriza-se como um documento organizador do ensino, por meio do estabelecimento de objetivos comuns a serem seguidos pelas escolas da educao bsica do estado de So Paulo, a fim de construir a unidade com nfase no que indispensvel que todos tenham aprendido ao final do processo (BORGES et al., 2008, p.15). Apesar de constiturem propostas curriculares de escalas distintas uma nacional e outra estadual e de objetivos distintos as OCEM-LE como um conjunto de sugestes e a Proposta Estadual como um conjunto de contedos organizados ambos os documentos foram escolhidos justamente por apresentarem algumas diferenas epistemolgicas que podero contribuir para a reflexo acerca dos rumos do currculo para ensino de lngua inglesa em tempos globais. Essas diferenas epistemolgicas podem ser interpretadas medida que se identificam distines na forma como cada proposta apresenta o conceito de letramento e, consequentemente, na forma como esse entendimento direciona as prticas pedaggicas propostas em cada uma delas. Nas OCEM-LE, por exemplo, nota-se a negao de uma concepo estruturalista de lngua visto que o documento prioriza a construo de sentidos de forma situada, ou seja, contextualizada a uma determinada cultura, no havendo espao para tratar a lngua como cdigo lingustico fixo e abstrato. A proposta tampouco conceitua lngua como mera ferramenta comunicativa, expandindo a concepo de lngua para alm da abordagem instrumental, calcada no desenvolvimento das chamadas funes comunicativas, as quais, embora voltadas para os usos da lngua, ainda se mostram prescritivas e homogneas ao privilegiar noes como accuracy e appropriateness (JOHNSON, 2009). Similarmente, a Proposta Estadual entende as concepes estruturalista e instrumental de lngua como no mais condizentes com as atuais demandas sociais, elegendo o letramento como sua orientao pedaggica. A crtica s concepes estruturalista e instrumental de lngua presentes em ambas as propostas curriculares fruto da prpria redefinio de lngua ao longos dos tempos, a qual, aps ter sido fortemente influenciada por estudos do campo da Psicologia na primeira metade do sculo 20, recebeu influncias dos estudos sociolgicos nas ltimas dcadas, sendo, desde ento, tomada por muitos tericos como construo social. Assim, de uma noo de lngua como cdigo fixo e objetivo que primava, numa acepo tradicional, pela expresso direta da realidade, ou numa acepo mais instrumental pela transferncia de pensamento em palavras (BARTON, 1994), passamos a um entendimento de lngua como construo social, em que os sentidos passam a ser culturalmente

RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

733

criados e historicamente situados, uma concepo discutida, dentre outros tericos, por Bakhtin (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 2004), o qual, embora cronologicamente distante da epistemologia digital, apresenta uma concepo de lngua bastante adequada ao nosso loci de enunciao, justamente por abarcar alguns elementos-chave que hoje so revisitados pelos novos letramentos, como contexto, dialogismo e ainda questes de ideologia. Ao compartilharem a crtica s vises estruturalista e comunicativa de lngua, como, ento, ambas as propostas conceituam lngua e letramento? Ao priorizar elementos como heterogeneidade, diversidade e complexidade, as OCEM-LE conceituam lngua como sistema de construo de sentidos,4 um modo representacional amplo, variado e complexo, composto de formas verbais e no verbais.5 Consequentemente, as OCEM-LE expandem a prtica pedaggica para alm do ensino da estrutura gramatical ou de funes comunicativas, apresentando o conceito de letramento como prtica social de forma a priorizar a produo situada e cultural de sentidos em tempos digitais. Essa escolha epistemolgica justifica a presena de temas transdisciplinares como ponto de partida para o trabalho das habilidades de leitura, comunicao oral e prtica escrita, estas desejavelmente tomadas como prticas culturais contextualizadas s realidades locais. No h, portanto, no documento, contedos lingusticos prescritos para cada ano escolar, pois a ideia da proposta justamente constituir-se como um conjunto de orientaes capaz de abarcar as especificidades locais das diversas regies do pas. Cabe, portanto, cada realidade escolar definir os contedos que considera relevantes para as suas necessidades locais. A Proposta Estadual, por sua vez, apresenta um desenho bastante diferente em funo do prprio objetivo do documento: organizar os contedos mnimos que devero ser aprendidos ao final da educao bsica nas escolas de todo o estado. A distino de seu desenho se d pela apresentao desses contedos mnimos em quadros divididos bimestralmente. Assim, do ponto de vista dos objetivos da elaborao do documento, a proposta apresenta-se muito satisfatria, uma vez que consegue organizar de forma clara e objetiva tais contedos mnimos.
Do original, meaning-making system (KRESS, 2003) Constituem exemplos de formas no verbais hiperlinks, emoticons, grficos, sons, vdeos, dentre outros, utilizados nas diversas mdias digitais (LANKSHEAR; KNOBEL, 2003)
4 5

734

RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

curioso, no entanto, notar que a forma como o documento estadual conceitua letramento parece distinta da forma como as OCEM-LE discorrem acerca do conceito, pois, enquanto estas enfatizam letramento como prtica social, como condio essencial para incluso e cidadania na era digital, a Proposta Estadual parece enfocar o letramento como capacidade de discernir formas e usos da lngua nos diferentes contextos discursivos, mas muito ainda voltada para as caractersticas lingusticas do texto. Isso pode ser depreendido, por exemplo, pela anlise dos quadros bimestrais para cada ano escolar, nos quais identificamos uma nfase no trabalho de reconhecimento e produo de diferentes gneros discursivos (formulrios, textos informativos, folhetos tursticos, catlogos, verbetes de enciclopdia, anncios de empregos, dentre outros) por meio do desenvolvimento de estratgias de leitura. Esse tipo de exerccio remonta noo de letramento como aquisio e reconhecimento da tecnologia da escrita com vistas a proporcionar liberdade e mobilidade social ao indivduo, uma noo que, em um primeiro momento, ecoa o modelo autnomo de letramento (STREET, 1995). Essa interpretao encontra respaldo na identificao, ao longo do documento, de trs tipos de prtica de letramento, a saber, o instrumental, o sociointeracional e aquele relacionado a notcias (HEATH, 1986, p.21): o primeiro voltado para o saber lidar com textos do dia a dia (como anncios); o segundo para os textos presentes nas relaes sociais (cartes, psteres, cartas, dentre outros); e, finalmente, o terceiro uso, voltado para eventos distantes do leitor (jornais, folhetos e afins). Diferentemente do documento estadual, as OCEM-LE parecem priorizar um conceito de letramento como prtica social para alm do reconhecimento e manuseio de gneros textuais e seus componentes lingusticos, o que implica consider-lo dentro de um contexto polticoideolgico mais amplo; em outras palavras, a noo de letramento como prtica social sugere que o lidar com uma tecnologia de escrita necessita ser inserido cultura do sujeito leitor, de maneira que os sentidos sejam criados e interpretados de forma situada e crtica num processo que considera questes de ideologia e poder nos diversos contextos discursivos. No que diz respeito especificamente ao tratamento da habilidade de leitura, enquanto a Proposta Estadual parece enfatizar as estratgias tipicamente encontradas numa abordagem instrumental (inferncia de informaes, identificao da inteno do autor, localizao de informaes especficas,

RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

735

reconhecimento da ideia principal, dentre outras), as OCEM-LE abarcam o trabalho desse tipo de estratgia, mas priorizam o tratamento da leitura para alm dos dados contidos no prprio texto como passo essencial para o desenvolvimento do letramento crtico. Ambos os enfoques constituem interessantes abordagens e avanam diante do ensino estruturalista e instrumental de lnguas, pois trazem a preocupao com o ensino crtico; no entanto, percebe-se que priorizam aspectos distintos, o que corrobora a interpretao do documento estadual como proposta mais voltada para a noo de leitura crtica, e no letramento crtico. Conforme descrevem Cervetti, Pardales e Damico (2001), enquanto o conceito de leitura crtica (critical reading) se fundamenta na tradio liberalhumanista e requer do leitor o discernimento neutro e racional entre fatos, opinies e julgamentos pessoais, o letramento crtico (critical literacy) prev a multiplicidade de sentidos num texto, por ser este cultural e historicamente situado, portanto, desprovido de neutralidade. Nesse sentido, enquanto o ensino da leitura crtica pretende o desenvolvimento da habilidade de compreenso e interpretao textual de forma linear e racional e voltada ao texto per se, o letramento crtico pressupe o desenvolvimento da conscincia crtica para alm do texto, conferindo nfase elucidao de questes sociais (BURBULES; BERK, 1999). A anlise leva-nos, portanto, a identificar uma distino de enfoques na forma como ambas as propostas curriculares entendem o conceito de letramento e, consequentemente, como sugerem a prtica pedaggica: uma, de forma mais ampla e dependente das interpretaes locais, em que so sugeridos alguns temas como ponto de partida para o desenvolvimento da habilidade de leitura, prtica escrita e comunicao oral; outra, de forma mais delimitada, em que os contedos gramaticais e lexicais, bem como os gneros de leitura e escrita j se encontram organizados nos quadros bimestrais. Cabe, portanto, ao professor identificar essas nuances e desenvolver ora um tipo de atividade, mais voltado para a leitura crtica, ora outro, mais voltado para um trabalho de letramento crtico, a depender de seus objetivos na sala de aula. Convm, agora, investiglas do ponto de vista das questes globais, o tpico subsequente.
Interpretando o local e o global nas duas propostas curriculares...

Dentre as diversas periodizaes da globalizao por que as sociedades tm passado, este artigo prioriza as dcadas mais recentes de conectividade global entre diferentes povos e culturas, por se tratar de um tempo peculiar que
736 RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

assinala novas formas de interao, possibilitadas pelos aparatos da era digital. Alm desse recorte temporal, interessa-nos a natureza contraditria e contingente que a prpria globalizao faz emergir (SOUZA SANTOS, 2006), um fenmeno misto, nas palavras de Cooppan (2004, p.11), composto por similitude e diferena, compresso e expanso, convergncia e divergncia, nacionalismo e internacionalismo, universalismo e particularidade. A esses vrios elementos dspares, soma-se mais um: a globalizao curiosamente e paradoxalmente faz emergir uma grande preocupao com a localidade. Assim que tratar do global implica necessariamente olhar para o local, o que alis constitui um debate cada vez mais crescente tanto em pesquisas no campo da educao quanto nas polticas pblicas de diversos pases que hoje se encontram em processos de reforma curricular, como Austrlia, Estados Unidos e Reino Unido (SNYDER, 2008). Em termos prticos, esse argumento pode ser sustentando pela constatao do aumento do nmero de propostas curriculares em vrios pases em que diferentes posicionamentos emergem, alguns buscando preservar as especificidades locais como o caso das propostas curriculares estaduais na Austrlia, que vem travando uma luta com a limitao do modelo nacional padronizado denominado onesize-fits-all approach (SNYDER, 2008, p.184) enquanto outros ainda zelam por um modelo de currculo nacional prescritivo como o caso dos modelos curriculares norte-americano e britnico: no que diz respeito ao modelo norte-americano, o carter prescritivo esteve fortemente presente no programa educacional No child left behind do governo Bush e sua tentativa de melhorar o ndice de analfabetismo do pas; j no contexto britnico, a prescrio se revela no prprio processo de nacionalizao progressiva da educao no Reino Unido, por meio de um modelo top-down de currculo pautado em leituras cannicas (SNYDER, Idem). No Brasil, o cenrio parece assumir certas semelhanas ao que vem ocorrendo no contexto australiano no que diz respeito elaborao de documentos curriculares em diferentes escalas. Num primeiro olhar, essa frutfera publicao de propostas poderia ser lida como um engajamento das polticas pblicas educacionais com questes globais, de forma a primar por nossas diversidades locais. No parece to simples assim. Este trabalho sustenta o argumento de que a simples publicao de propostas curriculares em escalas menores (como as propostas estaduais e em alguns casos municipais) no caracteriza necessariamente um engajamento com questes globais, sobretudo no que se refere valorizao das especificidades locais. O que caracteriza um

RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

737

currculo como proposta engajada com o global e o local no seu alcance espacial, mas, sim, a epistemologia que o fundamenta. O que queremos dizer que uma proposta elaborada numa escala mais ampla (assumida aqui como global, independentemente de referir-se ao globo, ao planeta) poder constituir-se curiosamente como mais local do que uma proposta produzida em um mbito geograficamente mais restrito. Assim, o que caracteriza uma proposta curricular como local ou global j no so mais suas disposies espaciais, numa relao lgica simplista em que estados so mais locais do que a nao, municpios so mais locais do que estados e assim por diante, mas, sim, suas bases epistemolgicas. Essa leitura busca respaldo na ressignificao do conceito de comunidade em tempos globais para alm dos limites geogrficos discutida por Brydon (2008a), o que pressupe uma significao mais ampla e complexa de local. Dessa forma, passamos a assumir a escola como a localidade que mais nos interessa, como a instncia mais local, a que de fato assumiria a responsabilidade de elaborar suas prprias propostas pedaggicas de acordo com seus projetos e valores, tendo, desejavelmente, como ponto de partida, uma orientao curricular que lhe garantisse um senso mnimo de pertencimento e engajamento com o todo. O desafio do novo modelo de currculo nacional passa a ser, portanto o de constituir-se global porque olha tanto para as demandas do globo quanto para o pas em sua totalidade e simultaneamente contemplar o local porque olha para as especificidades encontradas em cada uma de suas regies, rompendo com o modelo de currculo nacional do incio do sculo 20, o qual primava pela padronizao e homogeneizao de contedos (APPLE, 2006). Sob essa tica, as orientaes curriculares de mbito nacional parecem esboar um modelo de currculo com essa preocupao, visto que no apresentam contedos lingusticos pr-determinados, justamente por primar pela livre escolha de cada realidade escolar de acordo com suas especificidades locais. A Proposta Estadual, por sua vez, apresenta quadros bem definidos, com contedos lingusticos distribudos uniformemente ao longo dos bimestres para cada ano escolar, o que, embora mais local do que as orientaes nacionais (afinal, constitui uma proposta do estado, a qual espacialmente configurar-se-ia como escala mais local do que o mbito federal), inevitavelmente remonta ao modelo homogeneizante de currculo criticado por Apple (Idem) e outros tericos. O problema surge medida que tais quadros, ainda que apresentados como apenas exemplos de organizao curricular, negando de forma louvvel

738

RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

qualquer tentativa de fixidez, acabam muitas vezes sendo tomados como nico ponto de referncia para o planejamento de aulas, num processo em que o professor opta por ensinar aqueles contedos lingusticos, seguindo o sequenciamento disposto nos quadros. A anlise proposta nesse artigo identificou duas diferenas significativas entre os documentos curriculares: a forma como conceituam letramento bem como a forma como dialogam com o local e o global. Possveis limitaes ou aspectos a serem expandidos so apresentados a seguir, nas consideraes finais.
Redesenhando currculos de lnguas estrangeiras em tempos globais

Em afinidade com as novas teorias de letramento, este trabalho assume a diversidade e a diferena como elementos-chave nos diversos processos de significao de que fazemos parte atualmente. Assim, as distines de ordem epistemolgica identificadas nas duas propostas curriculares so aqui interpretadas no como entraves, mas como oportunidade frutfera para uma reflexo dialtica, um ponto de partida para um trabalho de letramento crtico dos prprios profissionais do campo do ensino de lngua inglesa: professores da educao bsica, diretores e coordenadores pedaggicos, docentes universitrios e seus alunos-professores. Questiono, no entanto, at que ponto tais divergncias so de fato identificadas por esses sujeitos. Em que medida, por exemplo, professores em servio ou alunos de cursos de Licenciatura em Letras prestes a deixar a academia leem diferentes propostas curriculares e relacionam seus conceitos de lngua, de conhecimento e de pedagogia? Em que medida identificam possveis semelhanas e diferenas epistemolgicas como condio primeira para elegerem uma proposta curricular que seja mais adequada sua prpria concepo de lngua e de pedagogia? E ainda, de que forma entendem a presena de questes globais nesses documentos? Essas so preocupaes que denotam a relevncia de discutir as epistemologias que fundamentam propostas curriculares para o ensino de lngua inglesa nos cursos de formao de professores, possibilitando que futuros educadores identifiquem e reflitam de forma crtica acerca dessas nuances, para que possam assumir uma e / ou outra concepo de maneira mais consciente. No que diz respeito ao embate entre local e global presente nas discusses sobre currculo, Snyder (2008) menciona a necessidade de encontrar um equilbrio entre regulamentaes de mbito nacional e autonomia de
RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011 739

currculo. O desafio atual justamente propor um desenho de currculo que abarque as especificidades locais. Nesse sentido, as OCEM-LE constituem uma proposta pedaggica interessante: so orientaes globais (no sentido de serem gerais, para toda a nao), mas que dependem de um trabalho local, cabendo escola desenhar seus prprios quadros de contedo. J a Proposta Estadual, embora numa escala menor, apresenta um desenho curricular que no oferece muito espao para negociao de contedos a serem ensinados, sendo estes previamente apresentados ao professor. Pesquisadores dos novos letramentos vm discutindo um desenho de currculo e de pedagogia em tempos globais que dever tanto abarcar as recentes reconceituaes de lngua e de conhecimento da sociedade digital quanto considerar as contradies que a prpria globalizao faz emergir, dentre as quais a relao conflituosa entre local e global. Nesse sentido, ao fundamentar-se nos novos letramentos, as OCEM-LE constituem uma alternativa curricular interessante, justamente por buscar responder a esse duplo desafio. No entanto, alguns pontos precisam de mais reflexo, para que a proposta no sucumba antes de sua implementao, a exemplo do que j ocorreu com alternativas pedaggicas inovadoras nas ltimas dcadas.6 Primeiramente, trata-se de uma proposta pedaggica que apresenta conceitos complexos, porque so fundamentados por estudos do campo da filosofia da linguagem e da teoria crtica de educao, ramos acadmicos com os quais no estamos habituados, em funo da predominncia dos estudos da psicolingustica nos cursos de formao de professores (BRITZMAN, 1991; FREEMAN; JOHNSON, 1998). Dessa forma, a ausncia de um trabalho de letramento crtico nos prprios programas de formao inicial e continuada de professores dificulta a interpretao de um currculo dessa natureza. Em estudo de carter exploratrio, Cox e Peterson (1999) identificaram um nmero considervel de professores de lngua inglesa com formao acadmica que desconheciam o conceito de pedagogia crtica alguns nem sequer ouviram falar a respeito o que nos alerta para um suposto abismo entre avanos no campo do currculo de educao bsica e alguns contextos de formao de professores pelo Brasil afora.
A noo de progresso continuada, fundamentada na nobre concepo de avaliao formativa, um dos exemplos de alternativa pedaggica que lamentavelmente parece ter sucumbido muito em funo de ausncia de um programa de esclarecimento conceitual, adequao das condies de trabalho e acompanhamento na sua implementao.
6

740

RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

Em segundo lugar, uma proposta curricular dessa natureza, desprovida de um modelo preestabelecido, depende consideravelmente do trabalho local, no caso, da elaborao de todo o plano de ensino por parte do professor, o que exigiria melhorias das condies objetivas de trabalho. Grupos numerosos, carga horria mxima de trabalho, falta de infraestrutura adequada so comuns em muitas realidades escolares, restando ao professor recorrer a propostas curriculares mais objetivas, que lhe forneam contedos prontos. Lugares comuns parte, no se pode apagar esse cenrio, o qual no favorece muito a transposio prtica de uma proposta curricular dessa natureza, pois que depende de bom planejamento de aulas, seleo de materiais diversificados e ainda uma avaliao sob essa nova tica dos letramentos. Finalmente, em terceiro lugar, a elaborao de uma proposta curricular fundamentada numa teoria que no prev modelos preestabelecidos deveria ser desejavelmente acompanhada de um programa de implementao. A educao de orientao positivista arraigada ao longo dos anos produziu sujeitos habituados com modelos padronizados, fixos e objetivos. Somos fruto desse modelo de ensino e qualquer conjunto de orientaes rumo a um caminho oposto interpretado por muitos como uma desorientao. As OCEM-LE deliberadamente objetivam desorientar, no sentido de desconstruir premissas e prticas do senso comum, pois, do contrrio, seu modelo curricular poderia contradizer-se com a prpria epistemologia que as fundamentam. Diante de seu carter desconstrutivista, como, ento, argumentar em favor das orientaes curriculares? Buscamos respaldo em Brydon (2008b) em sua reflexo acerca do conceito de desorientao como etapa necessria para a reorientao nos conflituosos processos globais. Ao analisar fices literrias localmente produzidas nas pradarias canadenses, a autora apresenta a metfora das pradarias em 3D, referindo-se desorientao, disperso e diversidade como elementos perturbadores dos campos planos, numa referncia elogiosa a esse perturbar. Assim que interpretamos o carter desconstrutivista das OCEMLE, um perturbar saudvel, uma vez que, sem desconstruo, no h ruptura epistemolgica. Diante dessas consideraes, este trabalho v a proposta de mbito nacional de forma favorvel, ressalvando-se, no entanto, a identificao de alguns aspectos que ainda necessitam ser pensados ou esclarecidos: sua complexidade conceitual, sua alta dependncia do trabalho local e seu carter desorientador. Dentre as iniciativas que objetivam responder a essas

RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

741

dificuldades de transposio dos novos letramentos para a sala de aula de lngua inglesa, convm mencionar o desenvolvimento de pesquisas acadmicas e mais recentemente a criao de um Projeto Nacional intitulado Formao de professores nas teorias dos novos letramentos e multiletramentos: o ensino crtico de lnguas estrangeiras na escola.7 O projeto prev um trabalho colaborativo entre universidades de diferentes regies do pas e tem como principal objetivo planejar, implementar e acompanhar programas locais para o ensino crtico de lngua inglesa. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que de certa forma prev solucionar os aspectos tratados aqui por meio de esclarecimento conceitual e trabalho colaborativo com professores da rede pblica no redesenho de seus planos de ensino locais, seguidos de implementao e acompanhamento a longo prazo. Este artigo buscou analisar as epistemologias que fundamentam duas propostas curriculares para o ensino de lngua inglesa, bem como suas interfaces com questes globais. Embora a Proposta Estadual cumpra muito satisfatoriamente sua funo diante da exigncia do estado em elaborar um currculo que organize os contedos mnimos, e embora apresente uma orientao com base na noo de letramento para alm do estruturalismo e do comunicativismo, a padronizao e fixidez de seus contedos lingusticos acabam por ressoar um formato convencional de currculo que no parece priorizar o local. As Orientaes Curriculares Nacionais, por sua vez, apresentam um desenho alternativo de currculo que olha para o local, havendo, porm, necessidade de trabalhar mais detidamente a sua transposio prtica. Na ausncia de novos aportes para alocar de que trata Kress (2003) logo nas primeiras linhas deste artigo, arrisco esboar estas reflexes de forma que possam contribuir para o debate do redesenho de currculos para o ensino de lnguas em tempos globais.

Grupo de Pesquisa Novos letramentos, multiletramentos e ensino de lnguas estrangeiras, cadastrado no Diretrio do CNPq. Disponvel em: <http://dgp.cnpq.br/ buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=00678027EO09GQ#identificacao>.
7

742

RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

Referncias bibliogrficas
APPLE, M. Ideologia e currculo . Trad. Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2006. BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. Trad. M. Lahud and Y. F. Vieira. So Paulo: Hucitec, 1929/2004. BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. UK: Blackwell publishers, 1994. BORGES, A. R. W.; SHIMOURA, A. S.; RODRIGUES, L. A. D.; HAYAMA, P. M.; FIDALGO, S. S. Proposta Curricular do Estado de So Paulo Ingls. So Paulo: Secretaria Estadual de Educao, 2008. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB n 9.394/1996). Braslia: Poder Legislativo, 1996. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/ seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 20 set. 2010. BRASIL. Parmetros curriculares nacionais. Braslia: MEC/SEF, 1997, 126p. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 20 set. 2010. BRASIL. Parmetros curriculares nacionais para o ensino mdio: linguagens, cdigos e suas tecnologias. Braslia: MEC/SEMTEC, 2000. Disponvel em: <http:// portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 20 set. 2010. BRITZMAN, D. Practice makes practice: a critical study of learning to teach. New York: State University of New York, 1991. BRYDON, D. Why community matters. In: BRYDON, D.; COLEMAN, W. D. Renegotiating Community Interdisciplinary Perspectives, Global Contexts. Vancouver, Toronto: UBC Press, 2008a. BRYDON, D. Global Friction, Alberta Fictions. English Quarterly. Special Issue: The Prairies in 3-D: Disorientations, Diversities, Dispersals. 40 (1/2) 2008b: p. 3-9. BURBULES, N. C.; BERK, R. Critical Thinking and Critical Pedagogy: Relations, Differences, and Limits. In: POPKEWITZ, T. S.; FENDLER, L. (Ed.). Critical Theories in Education: Changing Terrains of Knowledge and Politics. Great Britain: Routledge, 1999. CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics 1, 1980, p. 1-47. CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives and educational goals of critical reading and critical literacy . Reading Online, 2001. Disponvel em: <http://www. readingonline.org/articles/art_index.asp?HREF=/articles/cervetti/index.html>. Acesso em: 2 maio 2010.
RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011 743

COOPPAN, V. Ghosts in the disciplinary machine: the uncanny life of world literature. Comparative literature studies, v. 41, n. 1, 2004, p.10-36. COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. COX, M. I. P; ASSIS-PETERSON, A. A. Critical Pedagogy in ELT: Images of Brazilian Teachers of English. TESOL Quarterly, v. 33, n. 3, 1999, p.433-452. FREEMAN, D.; JOHNSON, K. A. Reconceptualizing the Knowledge-Base of Language Teacher Education. TESOL Quarterly, v. 32, n. 3, 1998, p.397-417. GEE, J. P. New people in new worlds: networks, the new capitalism and schools. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. GEE, J. P. Situated language and learning a critique of traditional schooling. United Kingdom: Routledge, 2004. GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crtica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. HEATH S. B. The functions and uses of literacy. In: CASTELL, S.; LUKE, A.; EGAN, K. (Ed.). Literacy, society, and schooling . Cambridge: Cambridge University Press, 1986. JOHNSON, K. E. Second language teacher education: a sociocultural perspective. New York and London: Routledge, 2009. KRESS, G. Literacy in the new media age. New York: Routledge, 2003. KRESS, G. Design and transformation: new theories of meaning. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching: from Method to Postmethod . New York: Routledge, 2009. LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies changing knowledge and classroom learning. United Kingdom: Open University Press, 2003. MENEZES DE SOUZA, L. M. T.; MONTE-MR, W. M. Orientaes curriculares para o ensino mdio : linguagens, cdigos e suas tecnologias conhecimentos de lnguas estrangeiras. Braslia: Ministrio da Educao / Secretaria de Educao Bsica, 2006. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/ seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 20 set. 2010. SOUZA SANTOS, B. Globalizations. Theory Culture Society, 23, 393, 2006. Disponvel em: <http://www.boaventuradesousasantos.pt/pages/pt/artigos-emrevistas-cientificas.php>. Acesso em: 10 dez. 2009.

744

RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011

SNYDER, I. (Ed.). Silicon literacies communication, innovation and education in the electronic age. London: Routledge, 2002. SNYDER, I. The literacy wars : why teaching children to read and write is a battleground in Australia. Australia: Mcphersons Printing Group, 2008. SOARES, M. Alfabetizao e letramento tm o mesmo significado? Rev. Ptio, ano IX, n. 34, p.50-52, 2005. SOARES, M. Letramento e escolarizao. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil: reflexes a partir do INAF 2001. 2.ed. So Paulo: Global, 2004. STREET, B. V. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London and New York: Longman, 1995. STREET, B. V. Whats new in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Teachers College, Columbia University, v. 5, n. 2, 2003. TORRES, C.A. Teoria crtica e sociologia poltica da educao. Trad. Maria Jos do Amaral Ferreira. So Paulo: Cortez, 2003.

Recebido em 16/06/2010. Aprovado em 21/03/2011.


RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011 745

You might also like