You are on page 1of 7

Escola Secundária de Maria Lamas

Teste de avaliação de Área de 
Integração
Profª Carla Dias
10º PSM
2011/2012

Aluno : ________________________________________________

A professora
________________________________
O Enc. Educação
________________________________

nº : ______________

Classificação: _______________________________________________________
Área I - A Pessoa Unidade Temática 3 – O SUJEITO BIO-ECOLÓGICO
Tema-problema 3.2 - Filhos do Sol

I GRUPO
1-Faz a legenda da figura 1 escrevendo os nomes dos planetas do sistema solar . ( do
mais perto do Sol ao mais afastado). (16 pontos)

1º ____________
2º ____________
3º ____________
4º ____________
5º ____________
6º ____________
7º ____________
8º ____________

Fig. 1- Sistema solar
2- Observa as figuras 2 e 3.

FIG.2
FIG.3

E – O movimento de translação é:     o movimento que o sol executa à volta da terra. 365 dias e 6 horas.Assinala com uma cruz (X) a opção correcta.Identifica os movimentos da Terra representados nas figuras 2 e 3.Observa atentamente a Figura 4. 4. Variável consoante os lugares. De ocidente para oriente. … variação dos dias e das noites. De ocidente para oeste. a sucessão dos dias e das noites e as zonas térmicas do Globo . o movimento que a terra faz à volta do sol. C – A duração do movimento de rotação da terra é de:     24 horas. o Sol desloca-se:     De este para oeste. 12 horas. … da irradiação terrestre. o movimento que a terra executa à volta da Lua.2.  A sucessão dos dias e das noites. De cima para baixo. B – No seu movimento diurno aparente. … desigualdade da obliquidade dos raios solares. (18 pontos) A – As consequências do movimento de rotação da terra são: O movimento da terra à volta do sol. (10 pontos) Figura 2 ___________________________ Figura 3 _________________________ 3. o movimento que o sol executa em torno do seu eixo. F – As consequências do movimento de translação são:     a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano. D – A variação diurna da temperatura resulta da …     … variação da altura do sol ao longo do ano. as diferenças térmicas do Globo e as estações do ano.  A existência de ventos.1.  A sucessão das estações do ano. . a desigual duração dos dias e das noites e as estações do ano.

4. (12 pontos) 1234- ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ 5. ______ d) Uma das razões pelas quais nos Pólos a temperatura é mais baixa consiste no facto da área receptora de energia ser maior. ______ 4.5 5.Justifica a variação da temperatura com a altitude na camada 3. ______ b) A Figura 4 representa a influência da latitude no aquecimento da superfície terrestre.A atmosfera não é homogénea.______ f) Os raios solares atingem a superfície terrestre com diferentes graus de inclinação. (10 pontos) . (12 pontos) __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ____ 5. É constituída por diferentes camadas distintas e separadas entre si por áreas fronteiriças de descontinuidade Fig. Assinala com umas V as afirmações Verdadeiras e com um F as que são Falsas. ______ c) A inclinação dos raios solares é maior nos Trópicos do que nos Pólos.1-Identifica as camadas da atmosfera representadas.2. Corrige a(s) afirmação(ões) que consideraste falsa(s).1. ______ e) Quanto mais baixa for a latitude maior vai ser a temperatura.2. (18 pontos) a) A temperatura aumenta à medida que a latitude aumenta.

(12 pontos) a) 0 60 Km b) 0 700 Km 3. F)Uma escala grande reduz poucas vezes a realidade. C) A escala é um elemento fundamental dos mapas. por isso. B) A planta de Leiria tem uma escala maior que Portugal. Converte as escalas numéricas seguintes em escalas gráficas. são escalas gráficas. pois a área representada é maior. E) As escalas 1:400. pois indica-nos a razão entre distância no mapa e as distâncias reais.” 3.Corrige as afirmações que assinalaste erradas. Identifica as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F).2. Converte as escalas gráficas seguintes em escalas numéricas. D) A seguinte escala 1/ 50 000 significa que a cada cm do mapa correspondem 50 000 km na realidade. (12 pontos) a) 1/600 000 b) 1:50 000 000 2. na planta de Leiria.______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ __________________________________________________________ II 1. (12 pontos) ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ .1. são visíveis menos pormenores do que no mapa de Portugal. 1/ 7 000 000. 3. “A escala de um mapa determina-se a partir da relação numérica que existe entre a medida no mapa e a distância que lhe corresponde na superfície da Terra. assim a realidade foi menos vezes reduzida. Corrige as afirmações que assinalaste erradas. 1/ 7 000 e 1/ 100 000. (18 pontos) A) A escala de um planisfério é menor do que a do mapa da Europa.

5. Faz a legenda dos continentes e dos oceanos.Resolve os seguintes exercícios de escalas. 5.Observa com atenção o seguinte planisfério. Calcula o verdadeiro comprimento de uma ponte que representada numa escala de 1/ 4 000 tem 2 cm. (apresenta todos os cálculos) (18 pontos) A.1. Calcula a distância entre duas cidades.____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4. sabendo que a sua distância real é de 200 km e que o mapa se encontra à escala 1: 500 000. (22 pontos) . B.

2 C A 5 F 1 B A 3 E 4 D CONTINENTES A B C D E F OCEANOS 1 2 3 4 5 6-Completa os espaços em branco de forma a construíres frases verdadeiras(6 pontos) a) A Oceânia fica a _______________ da Europa. . c) O oceano que banha a costa oriental africana é o _________. b) O oceano Atlântico fica a ___________da América do Norte. d) A Europa localiza-se a ___________da Ásia.

.e) Em relação à Europa a América do Sul situa-se a_________.