You are on page 1of 25

O experimento do balde girante de Newton: muitas perguntas, poucas respostas

Luciano Carvalhais Gomes


RESUMO O presente artigo faz uma anlise crtica das definies e do esclio das leis do movimento contidas no "Principia", bem como do experimento do balde girante sugerido por Newton. Alm de nossa interpretao, apresentamos e analisamos algumas explicaes alternativas ao experimento, baseadas nas crticas de Ernst Mach ao conceito de inrcia newtoniana. O objetivo principal criar um debate sobre um assunto muito importante para o entendimento da mecnica newtoniana, mas pouco discutido. Ao longo do artigo emitimos a nossa opinio, mas h ainda vrias perguntas esperando por respostas convincentes. Palavras-chave: Espao absoluto. Balde girante. Leis de Newton. Inrcia.

The experiment of Newton's bucket: Many questions, few answers


ABSTRACT This paper makes a comment upon of the definitions and of the scholium of the movement laws contained in "Principia", as well as the experiment of the rotating bucket suggested by Newton. Besides our interpretation, we presented and analyzed some alternative explanations to the experiment, based on the critics of Ernst Mach to the concept of newtoniana inertia. The main objective is to create a debate about a very important subject for the newtoniana mechanics understanding, but a little bit discussed. Along the article we emitted our opinion, but there are many questions waiting for convincing answers. Keywords: Absolute space. Newton's bucket. Newton's laws. Inertia.

1 INTRODUO
Ao ingressar em Cambridge, Newton teve contato com a filosofia natural aristotlica, que desde a poca da criao das universidades havia formado o ncleo da educao superior. Por volta de 1664, quase na metade de seu curso de graduao, comeou a ler livros de autores que contestavam esta filosofia, entre eles estavam Ren Descartes, Pierre Gassendi (1592-1655) e Robert Boyle (1627-1691). Apesar de identificar-se com a filosofia cartesiana, vrias de suas opinies eram diferentes. Em torno de 1672, quando ainda era um jovem professor em Cambridge, redigiu um manuscrito para tratar das propriedades de fluidos em equilbrio. No entanto, mais de dois teros do documento contm dezenove definies que versam sobre aspectos mais

Luciano Carvalhais Gomes Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica pela Universidade Estadual de Maring. E-mail: carvalhaisgomes@uol.com.br

Acta Scientiae

Canoas v. 9 n.2 p. 39-63 Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

jul./dez. 2007

39

gerais da filosofia natural. O manuscrito, no publicado, intitulava-se De Gravitatione et Aequipondio Fluidorum (O peso e o equilbrio dos fluidos). A importncia deste texto est no fato de mostrar o momento de ruptura de Newton com alguns conceitos da filosofia mecnica de Descartes - como lugar, corpo, repouso, movimento e espao alm de indicar umas das primeiras noes de Newton do conceito de fora. Newton comea o texto considerando que os termos quantidade, durao e espao so bem conhecidos para poderem ser definidos por outros nomes. As quatro primeiras definies so sobre lugar, corpo, repouso e movimento. De acordo com Newton, lugar a parte do espao que uma coisa preenche adequadamente; corpo aquilo que preenche um lugar; repouso permanecer no mesmo lugar e movimento a mudana de lugar1. Para Descartes, lugar a superfcie que circunda o corpo; corpo aquilo que possui extenso (altura, largura e profundidade); repouso, a grosso modo, o oposto do movimento2 e movimento "[...] o transporte de uma parte da matria, ou de um corpo, da vizinhana daqueles que o tocam imediatamente, e que ns consideramos como em repouso na vizinhana de outros" (DESCARTES apud SAPUNARU, 2006, p.70). Ao argumentar contra esta ltima definio, Newton afirma que ela da margem a vrias incoerncias. Por exemplo:

Primeiramente, a seguinte considerao. No instante em que o Filsofo defende calorosamente que a Terra no se move, pelo fato de no se deslocar da proximidade do ter contguo, dos mesmos princpios segue que as partculas internas dos corpos duros, pelo fato de no se deslocarem em relao proximidade das partculas imediatamente contguas, no tm movimento em sentido estrito [...]. (NEWTON, 1996a, p.306)

Ou seja, as partculas internas de um corpo rgido nunca estariam em movimento, independente de qualquer referencial, o que seria um absurdo, de acordo com Newton. Outro conceito em Descartes que no o agrada o de espao. O espao na filosofia cartesiana era conseqncia da relao entre os corpos, "[...] o espao s existiria na presena de um corpo" (SAPUNARU, 2006, p.68). Para Newton, o espao precisa ter existncia concreta, ao contrrio da idia de extenso de Descartes que levaria ao atesmo. Afinal, se a extenso era o prprio corpo e o espao s existiria na presena deste corpo ou da extenso, ento, Deus no poderia estar em nenhum espao. Mas Newton no concebia Deus sem a presena do espao e nem o espao sem a presena de Deus. Deus tem um papel fundamental na filosofia natural newtoniana, diferente de Descartes que acreditava que Deus interveio na natureza apenas no ato da Criao e deste ponto em diante a matria tornou-se autnoma e autogovernada, Newton

Barbatti (1997) citando Westfall, afirma que estas definies so provenientes do Syntagma Philosophicum de Gassendi. Vale a pena dar uma olhada em Barra (2003) para entender melhor alguns aspectos filosficos mais sutis da definio de repouso para Descartes.
2

40

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

afirmava que Deus, por ser um agente inteligente, intervinha na natureza a todo o momento (NEWTON, 1996a; SAPUNARU, 2006; BARBATTI, 1997). Esta definio de espao absoluto aparecer novamente nos Principia, e, juntamente com o seu famoso experimento do balde girante, ser o tema deste artigo.

2 DAS PRIMEIRAS DEFINIES DO PRINCIPIA AO ESCLIO DAS LEIS DO MOVIMENTO


Em 5 de julho de 1687 - depois de muitos experimentos com colises, um magnfico estudo matemtico e muitas reflexes filosficas -, Newton resume s suas concluses sobre a natureza dos movimentos dos corpos terrestres e celestes no livro clssico intitulado Philosophiae naturalis principia mathematica (Princpios Matemticos da Filosofia Natural, geralmente citado como Principia), reeditado, em edies revistas, em 1713 e 1726. Este dividido em trs partes ou livros. No Livro I, aparecem as suas famosas trs leis da mecnica. No Livro II, h um estudo dos movimentos atravs de meios materiais resistentes e os movimentos desses meios. Neste livro, Newton demonstrou que se os movimentos peridicos dos planetas se desenvolvessem nos turbilhes de matria fluida, segundo a hiptese de Descartes, estes movimentos no respeitariam as trs leis de Kepler, portanto, a teoria dos vrtices deveria ser rejeitada. Por fim, no Livro III, Newton aplicou alguns resultados obtidos nos dois livros anteriores, fornecendo a formulao final da Lei da Gravitao Universal, e alguns exemplos de sua aplicao. Newton inicia o Livro I apresentando oito definies. A Definio I sobre a quantidade de matria que definida como o produto da densidade pelo volume. Abaixo de cada definio Newton faz alguns comentrios, no caso desta definio ele afirma que ao longo do livro ir se referir quantidade de matria pelo nome de corpo ou massa, sendo esta proporcional ao peso. Com esta definio, Newton rompeu com a viso aristotlica e cartesiana de "substncia", pois agora a quantidade de matria no depende mais do tamanho ou da forma do corpo. Para os cartesianos, todos os corpos eram feitos de uma "substncia extensa", por isso no percebiam que volumes iguais poderiam conter diferentes tipos de matria e vice-versa (SAPUNARU, 2006). Na Definio II, Newton define quantidade de movimento como "[...] a medida do mesmo, provindo da velocidade e da quantidade de matria, tomadas em conjunto" (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.279). Ou seja, quantidade de movimento o produto da massa pela velocidade. A Definio III a vis insita, j comentada no De Gravitatione, s que agora Newton afirma que a vis insita uma fora inata da matria responsvel pela manuteno do seu estado de movimento, "[...] seja este de repouso ou de movimento uniforme em linha reta" (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.279). E acrescenta os seguintes comentrios:

Essa fora sempre proporcional ao corpo a que pertence e em nada difere da inatividade da massa, exceto em nossa maneira de conceb-la. No sem

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

41

dificuldade que um corpo, em virtude da natureza inerte da matria, retirado de seu estado de repouso ou de movimento. Em funo disso, tal vis nsita pode ser chamada, usando-se um nome sumamente significativo, de inrcia (vis inertiae), ou fora de inatividade. Mas um corpo s exerce essa fora quando outra fora, imprimindo-se sobre ele, esfora-se por alterar seu estado; e o exerccio dessa fora pode ser considerado tanto uma resistncia quanto um impulso; resistncia na medida em que em que o corpo, para manter seu estado atual, ope-se fora imprimida; e impulso na medida em que o corpo, no cedendo facilmente fora imprimida por um outro, esfora-se por alterar o estado desse outro. A resistncia costuma ser atribuda aos corpos em repouso e o impulso, aos que esto em movimento; mas o movimento e o repouso, tal comumente concebidos, distinguem-se apenas em termos relativos; e tampouco esto sempre realmente em repouso os corpos comumente considerados como tais. (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.279, grifo nosso)

Fica evidente, por estes comentrios, a diferena entre a vis inertiae e o impetus medieval. A primeira responsvel apenas pela manuteno do estado de repouso ou do movimento retilneo uniforme, enquanto que o impetus responsvel pelo movimento do corpo, quando ele cessar o corpo pra. Na Definio IV, Newton define a fora imprimida como "[...] uma ao exercida sobre um corpo para modificar seu estado, seja de repouso, seja de movimento uniforme em linha reta" (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.279). Ao comentar esta definio, Newton d o golpe mortal na teoria do impetus:

Essa fora consiste apenas na ao e no mais permanece no corpo quanto a ao encerra. Pois o corpo conserva qualquer novo estado que adquira, por sua simples inrcia. Mas as foras imprimidas tm origens diferentes, provindo da percusso, da presso ou da fora centrpeta. (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.279, grifo nosso)

A crena de que um impetus passa do movente para o mvel foi derrubada. E pela ltima frase, vemos que Newton considera que as origens de uma vis impressa podem ser tanto foras instantneas (percusso) quanto contnuas (presso e foras centrpetas). Na Definio V, Newton considera como fora centrpeta "[...] aquela pela qual os corpos so atrados ou impulsionados, ou tendem de um modo qualquer para um ponto ou para um centro" (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.280). A diferena marcante entre a fora centrpeta e a percusso e presso que estas ltimas agem aps um contato fsico observvel entre os corpos, como nas colises, j a ao da fora centrpeta s percebida, na maioria das vezes, por um contnuo desvio do movimento retilneo uniforme do corpo. No h um agente fsico visvel exercendo esta fora. Ao comentar sobre a fora centrpeta, Newton apresenta vrios exemplos ilustrativos de uma maneira bastante didtica, acostumando o leitor com os seus efeitos. Somente no Livro III, ele mostra que uma nica fora universal

42

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

a responsvel por manter os corpos celestes em suas rbitas e pela queda dos corpos terrestres. Mas, como ele mesmo assinalou, "[...] necessrio que a fora tenha uma quantidade exata, e compete aos matemticos descobrir a fora capaz de servir exatamente para reter um corpo numa determinada rbita, com uma determinada velocidade [...]" (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.280-281). Esta a principal funo dos dois primeiros Livros. Ou seja, desenvolver os princpios matemticos gerais da dinmica dos corpos em movimento que sero aplicados ao mecanismo do Universo. No final do comentrio, Newton indica trs tipos de medidas da quantidade de uma fora centrpeta: absoluta, aceleradora e motriz. Que so os assuntos, respectivos, das Definies VI, VII e VIII. Na Definio VI, ele diz que "A quantidade absoluta de uma fora centrpeta a medida da mesma que proporcional eficcia da causa que a propaga a partir do centro pelos espaos ao redor" (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.281). Como exemplo Newton cita a fora magntica que aumenta com o tamanho do im, podemos complementar dizendo que no caso de uma fora gravitacional a quantidade absoluta proporcional s massas dos corpos. Na Definio VII, temos a seguinte afirmao: "A quantidade aceleradora de uma fora centrpeta a medida da mesma que proporcional velocidade que ela gera em um determinado tempo" (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.281). Podemos interpretar, deste modo, a quantidade aceleradora como sendo a acelerao do corpo. O que comprovado pelos seus comentrios desta definio, quando ele diz que a fora da gravidade varia com a distncia Terra, mas "[...] a distncias iguais, contudo, a mesma por toda a parte, porque (retirando ou descontando a resistncia doa ar) acelera igualmente todos os corpos em queda, sejam eles pesados ou leves, grandes ou pequenos" (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.281). A Definio VIII define a quantidade motora da fora centrpeta e como ela medida: "A quantidade motriz de uma fora centrpeta a medida da mesma que proporcional ao movimento que ela gera num determinado intervalo de tempo" (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.281). Reescrevendo esta definio em notao moderna temos: , sendo o momento

linear ou quantidade de movimento do corpo. No terceiro pargrafo dos comentrios que acompanha esta definio, Newton apresenta mais trs equaes:

[...] a quantidade de movimento provm da celeridade multiplicada pela quantidade de matria, e a fora motriz provm da fora aceleradora multiplicada pela mesma quantidade de matria. [...] Da o fato de que, perto da superfcie da Terra, onde a gravidade aceleradora ou fora produtora da gravidade a mesma em todos os corpos, a gravidade motriz, ou o peso, proporcional ao corpo, mas, se subirmos para regies mais altas, onde a gravidade aceleradora menor, o peso seria igualmente diminudo, e ser sempre igual ao produto do corpo pela gravidade aceleradora [...]. (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.282, grifo nosso)

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

43

As frases grifadas em linguagem moderna podem ser escritas, respectivamente, da seguinte maneira: . Por estas oito definies, est evidente que Newton tinha conscincia de que a ao de uma fora contnua gera uma acelerao constante. Logo aps estas definies, Newton escreveu um esclio onde diz que no ir definir tempo, espao, lugar e movimento, pois so conceitos bem conhecidos de todos. No entanto, ele faz questo de frisar a diferena que existe entre o carter absoluto e relativo, real e aparente, matemtico e comum destas grandezas. Decerto ele queria evitar as contradies e as conseqncias que achava absurdas do relativismo cartesiano citadas no De Gravitatione. Na concepo de Newton:

O tempo absoluto, real e matemtico, por si s e por sua natureza, flui uniformemente, sem relao com qualquer coisa externa, e recebe tambm o nome de durao; o tempo relativo, aparente e comum uma medida sensvel e externa (precisa ou desigual) da durao por meio do movimento, que comumente usado em lugar do tempo verdadeiro, como uma hora, um dia, um ms ou um ano. (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.283)

Do mesmo modo:
O espao absoluto, em sua prpria natureza, sem relao com qualquer coisa externa, mantm-se sempre semelhante e imvel. O espao relativo certa medida ou dimenso mvel dos espaos absolutos, que os nossos sentidos determinam por sua posio em relao aos corpos, e que comumente tomado pelo espao imvel; assim a dimenso de um espao subterrneo, areo ou celeste, determinada por sua posio com respeito Terra. O espao absoluto e o relativo so iguais na forma e na magnitude, mas nem sempre se mantm numericamente os mesmos. Se a Terra se move, por exemplo, um espao do nosso ar, que em relao e com respeito Terra mantm-se sempre o mesmo, em um momento ser uma parte do espao absoluto pela qual o ar passa, e em outro momento ser outra parte desse mesmo espao, de modo que, entendido em termos absolutos, estar mudando continuamente. (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.283)

Newton sabe que a definio de espao absoluto muito importante para o entendimento de suas leis do movimento, que sero apresentadas em seguida. Estas leis no sero corretamente interpretadas se os movimentos relativos forem tomados como sendo verdadeiros. Ento, surge uma pergunta natural: como distingui-los? Ele no fugiu a esta discusso e props realizar tal distino pelas causas e efeitos dos movimentos verdadeiros:

As causas pelas quais os movimentos verdadeiros e os relativos se distinguem entre si so causas impressas nos corpos para gerar o movimento. O movimento

44

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

verdadeiro no gerado nem se muda seno por foras impressas no prprio corpo movido; mas o movimento relativo pode ser gerado e mudar-se sem foras impressas nesse corpo. Basta, com efeito, que se imprimam apenas em outros corpos, com os quais se faz a relao, de modo que, faltando eles, mudase aquela relao em que consiste o repouso ou movimento relativo de determinado corpo. Da mesma forma, o movimento verdadeiro sempre sofre alguma mutao pelas foras impressas no corpo movido, mas o movimento relativo no mudado necessariamente por essas foras. De fato, se as mesmas foras se imprimirem tambm em outros corpos com que se estabelece relao, de modo a conservar a situao relativa, estar igualmente conservada a relao em que consiste o movimento relativo [...]. (NEWTON, 1996b, p.27-28)

Se a causa a fora aplicada, quais sero os efeitos? Newton responde:

Os efeitos pelos quais se distinguem uns dos outros os movimentos absolutos e os relativos so as foras de se afastar do eixo do movimento circular. De fato, no movimento circular simplesmente relativo no h tais foras; no verdadeiro, porm, e absoluto, existem em maior ou menor grau conforme a quantidade do movimento. (NEWTON, 1996b, p.28)

Para exemplificar esta explanao, Newton expe a clebre experincia do balde, to criticada por Ernst Mach (1838-1916). Mas antes de analis-la, vamos adiantar as leis do movimento apresentadas aps o esclio, pois a nossa anlise ser melhor empreendida e entendida com o auxlio destas leis. No pense o leitor ser um ato incoerente de nossa parte utilizar de leis ainda no enunciadas por Newton no livro para explicar este exemplo, pois temos certeza que, ao elabor-lo, ele j tinha estas leis em mente.

3 O ESTABELECIMENTO DAS TRS LEIS DO MOVIMENTO


Newton define as suas trs leis:

[Primeira Lei:] Todo corpo continua em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja compelido a modificar esse estado por foras imprimidas sobre ele. [Segunda Lei:] A variao do movimento proporcional fora motriz imprimida, e ocorre na direo da linha reta em que essa fora imprimida. [Terceira Lei:] Para cada ao existe sempre uma reao igual e contrria: ou as aes recprocas de dois corpos um sobre o outro so sempre iguais e dirigidas para partes contrrias. (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.286-287)

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

45

Barra (1994), citando Whiteside, nos informa que nos primeiros meses de 1685, em um manuscrito intitulado De Motu corporum, Newton havia enunciado a Primeira Lei com a mesma redao que aparece acima, exceto pela ocorrncia da expresso "pela fora insita", ou seja: "Todo corpo persevera pela fora insita (vis insita) em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta..." (WHITESIDE apud BARRA, 1994, p.64). Nos manuscritos posteriores e em todas as trs edies do Principia (1687, 1713, 1726), o enunciado da Primeira Lei igual ao citado, sem a vis insita. O que no quer dizer um retorno concepo cartesiana, pela qual o movimento, assim como o repouso, conservado exclusivamente porque um "estado". Ou seja, a matria, enquanto extenso, completamente indiferente ao movimento ou ao repouso. Conforme Barra (1994, p.64), "Ao contrrio de Descartes, Newton manteve desde o De Gravitatione que tais estados so conservados em virtude de uma fora inerente, inata e essencial matria [...]". Assim, devemos analisar o enunciado da Primeira Lei em conjunto com a Definio III, ficando claro, portanto, que "[...] Newton jamais se afastou da posio de que a perseverana dos estados inerciais depende da natureza intrnseca da matria que, alm de no poder mudar por si s seu prprio estado, conserva-o atravs da fora inerente a ela" (BARRA, 1994, p.65). Com relao Segunda Lei, no podemos inferir, pela fala de Newton, aquela famosa equao que modernamente costuma represent-la: ou se a

massa for considerada constante. Mas estas equaes esto implcitas no enunciado da Definio VIII e nos comentrios que a acompanha. Porque l e no aqui? A resposta est relacionada com os tipos de foras imprimidas que Newton trabalhava. De acordo com os comentrios que ele fez na Definio IV, estas foras eram tanto instantneas (percusso) quanto contnuas (presso e foras centrpetas, entre elas, a gravidade). Podemos diferenciar estas foras da seguinte maneira: a fora de percusso altera o movimento em um tempo desprezvel; a fora de presso altera o movimento em um tempo pequeno, mas no desprezvel e a fora centrpeta altera o movimento continuamente, em um dado tempo. Assim, como na Definio IV Newton estava referindo-se s foras centrpetas, foi possvel relacionar a variao da quantidade de movimento com o tempo, j no enunciado da Segunda Lei, o que devemos entender por "fora imprimida" a fora de percusso, que altera o movimento, mas em um tempo desprezvel. Corroborando o nosso argumento, Dias (2006) afirma que Bernard Cohen prope que a omisso do tempo na Segunda Lei no foi um erro de Newton, pois sempre que este "[...] tratava uma fora discreta, atuando por impulsos de durao muito pequena, [...] ele omitia o tempo e que, no caso de foras contnuas, o tempo era includo" (COHEN apud DIAS, 2006, p.229). Complementando, Barra (1994) nos diz que uma "[...] confirmao de que a Segunda Lei se refere exclusivamente a foras entendidas como impulsos pode ser encontrada nas origens mais imediatas dessa Lei, que so certamente a fsica dos impactos ou das colises" (BARRA, 1994, p.69). Mas deve ficar claro para o leitor que Newton tinha plena conscincia de que a Segunda Lei tambm poderia ser aplicada quando a fora imprimida fosse contnua, deixando implcito, deste modo, a famosa equao citada acima. Encontramos na Seo VI,

46

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

Proposio XXIV, Teorema XIX, do Livro II, do Principia, um comentrio de Newton que confirma esta nossa afirmao:

Pois a velocidade, que uma fora dada pode gerar em uma matria dada em um tempo dado, diretamente proporcional fora e ao tempo, e inversamente proporcional matria. Quanto maior a fora ou o tempo, ou quanto menor a matria, maior a velocidade que ser gerada. Isto manifesto da segunda lei do movimento (NEWTON, 2005, p.692)

Traduzindo em linguagem algbrica moderna temos:

. De acordo com

Sapunaru (2006, p.148), a anlise historiogrfica de Cohen mostrou que a nfase dada por Newton ao das foras de impacto na Segunda Lei do Movimento no prejudicou em nada a aplicao desta lei ao das foras contnuas. E teria sido por esta razo que Newton no teria se preocupado em redefinir ou separar essa lei em itens distintos para foras de impacto e para foras contnuas. Nas palavras de Cohen: "[...] a distino entre as duas formas [para foras de impacto e para foras contnuas] da lei [II] mais significativa para ns do que teria sido para Newton" (COHEN apud SAPUNARU, 2006, p.148). Alis, o estudo experimental das colises tambm foi muito importante para o estabelecimento de sua Terceira Lei. Estes estudos foram inspirados nos experimentos imaginrios de Descartes sobre colises, que os fez para dar um embasamento emprico sua teoria do movimento, estabelecendo as "regras dos choques". Regras estas que muitos cientistas da poca - entre eles Christopher Wren (1632 - 1723), John Wallis (1616 - 1703) e Christiaan Huygens (1629 - 1695) encontraram erros. Subseqente ao enunciado da Terceira Lei, Newton faz o seguinte comentrio:

[...] Quando um corpo se choca com outro, e por sua fora altera o movimento do outro, esse corpo (em virtude da igualdade da presso recproca) tambm sofre uma variao idntica em seu movimento, em direo parte contrria. As variaes causadas por essas aes so iguais, no nas velocidades, mas nos movimentos dos corpos, isto , se os corpos no forem impedidos por outros empecilhos. Isso porque, visto que os movimentos so igualmente modificados, as variaes das velocidades feitas em direo s partes contrrias so inversamente proporcionais aos corpos. Essa lei tambm se d nas atraes, como ser demonstrado no esclio seguinte. (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.286-287)

O esclio citado o das leis do movimento, o ltimo antes do Livro I. Logo no incio deste esclio, Newton faz questo de reafirmar que a sua filosofia natural um casamento perfeito entre o racionalismo e o empirismo, ou seja, entre a matemtica e

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

47

a experincia: "At aqui, estabeleci tais princpios da forma como foram aceitos pelos matemticos e confirmados por um grande nmero de experimentos" (NEWTON, 1996b, p.38). Em seguida, esclarece que pelas primeiras duas leis do movimento e pelos primeiros dois Corolrios possvel encontrar os resultados alcanados por Galileu a respeito da acelerao de queda livre dos corpos, em que a distncia varia com o quadrado do tempo; e da descrio das trajetrias dos projteis, que o cientista italiano conseguiu demonstrar tratar-se de uma parbola. Depois, menciona que Wren, Wallis e Huygens, com o auxlio das duas primeiras leis do movimento juntamente com a Terceira Lei, determinaram, de maneira independente, as regras do impacto e reflexo de corpos duros. Mas ele adverte que para os experimentos concordarem perfeitamente com a teoria, os efeitos da resistncia do ar e da elasticidade dos corpos tm que ser considerados. Ento, descreve com detalhes experimentos com coliso entre pndulos que realizou considerando estes efeitos, chegando concluso de que a Terceira Lei "[...] na medida em que se refere a percusses e reflexes, est provada por uma teoria que concorda exatamente com a experincia" (NEWTON, 1996b, p.42).

4 ANLISE NEWTONIANA DA EXPERINCIA DO BALDE GIRANTE


Agora podemos analisar a questo do espao absoluto e a experincia do balde proposta por Newton. Para entendermos o que as trs leis do movimento tm a haver com este assunto, imaginemos que um observador esteja parado dentro de um trem supersilencioso se movimentando com velocidade constante em relao ao espao absoluto. De repente, ele percebe que uma caixa de madeira que estava apoiada em um cho completamente liso comea a se movimentar para trs espontaneamente. No referencial dele, por no conseguir identificar nenhum tipo de fora agindo por contato ou distncia sobre a caixa que pudesse modificar o seu estado de repouso, este fato no pode ser explicado pelas trs leis do movimento. Pois, nesta situao, a Primeira Lei afirma que a tendncia da caixa era continuar em repouso. De modo anlogo, a Segunda Lei enuncia que sem fora imprimida no poderia ocorrer variao na quantidade de movimento. Por ltimo, a Terceira Lei tambm no obedecida porque aparece alguma fora sobre a caixa vinda "do nada", no existe ao agindo sobre a caixa, que, por sua vez, no exerce reao em corpo algum. Como explicar esta violao das Trs Leis? Na realidade, no houve violao nenhuma, pois a caixa teve uma alterao de movimento relativo, mas no verdadeiro. E como Newton j havia nos alertado, o "[...] movimento verdadeiro no gerado nem se muda seno por foras impressas no prprio corpo movido; mas o movimento relativo pode ser gerado e mudar-se sem foras impressas nesse corpo" (NEWTON, 1996b, p.27, grifo nosso). Uma explicao possvel para o que aconteceu que, inicialmente, o trem e a caixa estavam em movimento retilneo uniforme em relao ao espao absoluto, os dois tinham um movimento verdadeiro. Em algum momento, por foras impressas apenas no trem, este variou a sua velocidade - acelerou - o que deixou a caixa para trs, continuando, por inrcia, a se movimentar uniformemente em relao ao espao

48

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

absoluto. Mas, como o espao absoluto no pode ser visto e determinado pelos nossos sentidos, o prprio Newton admite ser "[...] dificlimo [...] conhecer os verdadeiros movimentos de cada um dos corpos, distinguindo-se efetivamente dos aparentes [...]" (NEWTON, 1996b, p.29). No entanto, "[...] h argumentos que suprem esse defeito, em parte provindos dos movimentos aparentes, os quais constituem diferenas dos movimentos verdadeiros, em parte oriundos das foras que so causas e efeitos desses movimentos" (NEWTON, 1996b, p.29). Acreditamos que o principal argumento implcito em suas idias que todo observador ligado a um sistema fsico animado de um movimento acelerado em relao ao espao absoluto v desenvolverem-se "foras de inrcia" nos corpos presentes a este sistema. Cremos, portanto, que para ilustrar este seu pensamento que ele expe a experincia do balde, descrita da seguinte maneira:

Penduremos, p. ex., um vaso por meio de uma corda muito comprida, e viremolo muitas vezes at ficar a corda endurecida pelas voltas; enchamo-lo ento de gua e largue-mo-lo: subitamente ocorrer a certo movimento contrrio, descrevendo um crculo, e, relaxando-se a corda, o vaso continuar por mais tempo nesse movimento. A superfcie da gua [dentro do vaso] ser plana no comeo, como antes do movimento do vaso, mas depois, imprimindo-se aos poucos a fora da gua, esta comear sensivelmente a mexer-se, afastando-se aos poucos do centro e subindo aos lados, de modo a formar uma figura cncava (como eu mesmo experimentei); e, na medida em que o movimento aumentar, a gua subir sempre mais, at que, por ltimo, igualando-se no tempo sua revoluo com a do vaso, descansar relativamente nele. Esta subida indica o esforo para afastar-se do eixo do movimento, e por esse esforo se torna conhecido e se mede o verdadeiro e absoluto movimento circular da gua, aqui inteiramente contrrio ao movimento relativo. (NEWTON, 1996b, p.28, grifo nosso)

O trecho destacado deixa claro que na viso de Newton a superfcie da gua torna-se cncava por ela ser impedida pelo balde de seguir, por inrcia, um movimento retilneo uniforme em relao ao espao absoluto, como reza a Primeira Lei. Vamos esclarecer melhor este nosso ponto de vista acrescentando alguns comentrios na anlise que Newton deu para o fenmeno. Primeiro ele diz:

No incio, quando era sumo o movimento relativo da gua, no produzia nenhum esforo por se afastar do eixo; a gua no tendia circunferncia, subindo aos lados do vaso, mas permanecia plana, e, por conseguinte, seu verdadeiro movimento circular ainda no tinha comeado. (NEWTON, 1996b, p.28, grifo nosso)

Newton relata que quando o movimento relativo era mximo entre a gua e o balde a mesma continuava em repouso com a sua superfcie plana. Deste modo, um

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

49

observador que estivesse na borda do balde veria a gua executar um movimento circular, mas como ela no tenderia a sair pela tangente, ele concluiria tratar-se de um movimento relativo. A fora sbita e desconhecida que colocou a gua em movimento em relao a ele uma "fora de inrcia", anlogo ao bloco que estava em repouso no piso do trem. Continuando, Newton complementa:

Depois, porm, que o movimento relativo da gua diminuiu, sua subida para os lados do vaso indicava o esforo por afastar-se do eixo, e esse esforo mostrava seu verdadeiro movimento circular, continuamente crescendo at atingir seu mximo quando a gua passou a descansar relativamente no vaso. (NEWTON, 1996b, p.28, grifo nosso)

Imaginemo-nos, ainda, um observador girando junto com o balde. Aos poucos, ele notar que a gua comear a diminuir o seu movimento e a subir pelas paredes. A nica explicao plausvel que esta iniciou o seu verdadeiro movimento circular e ao encontrar um obstculo que a impea de seguir, por inrcia, em linha reta, o comprime fortemente. a resultante desta compresso que d o formato cncavo sua superfcie. O mesmo aconteceria, no exemplo do trem, se no final do vago o encontro da parede com o piso fosse abaulado. A caixa, ao ser impedida de continuar em seu estado de repouso inercial em relao ao espao absoluto, subiria pela parede at certa altura. Ao finalizar o seu raciocnio, Newton (1996b, p.28, grifo nosso) afirma:

Portanto, aquele esforo no depende da translao da gua com relao aos corpos ambientes; logo, o verdadeiro movimento circular no pode ser definido por essas translaes. S h um verdadeiro movimento circular de qualquer corpo que gira, correspondendo ao nico esforo, como seu efeito prprio e adequado, ao passo que os movimentos relativos, consoante as vrias relaes, com os corpos externos, so inmeros, e, como as relaes, so completamente destitudos de efeitos verdadeiros, a no ser enquanto participam daquele verdadeiro e nico movimento. (NEWTON, 1996b, p.28, grifo nosso)

A nossa concluso de que, em um movimento circular verdadeiro, ao impedirmos que as partculas do corpo saiam pela tangente, percebemos a existncia das "foras de inrcia", que so ausentes em um movimento circular relativo. importante frisar que aps o balde e a gua estarem girando com a mesma velocidade angular em relao ao espao absoluto, a velocidade relativa nula entre ambos no elimina a "fora de inrcia" da gua adquirida ao longo do movimento. A compresso que esta exerce na parede do balde depende, primordialmente, de sua velocidade em relao ao espao absoluto.

50

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

5 OUTRAS INTERPRETAES
Faamos agora uma anlise crtica de outras interpretaes deste experimento. Fitas (1996) imagina uma experincia anloga descrita por Newton, mas, ao invs de gua no interior do balde, ele supe um molde de uma substncia rgida, por exemplo madeira. Neste caso, durante todo o experimento a superfcie livre da madeira jamais ficar cncava. O que o leva a tirar duas concluses:

[...] no h qualquer deformao que permita supor a existncia de uma fora (o que no significa que no exista e no se manifeste em efeitos no observveis directamente); segundo, o facto de no se identificar uma fora centrfuga (atravs da observao directa) obriga a reconhecer que no h qualquer movimento do molde em relao ao espao absoluto. As duas experincias, a de Newton e esta ltima, so formalmente iguais e as concluses extradas so completamente diferentes. (FITAS, 1996, p.21)

Ora, o exemplo imaginado por Newton no tem um carter universal, apenas para ilustrar o surgimento das "foras de inrcia" no movimento circular verdadeiro em uma situao em que isto possa ser observado. Evidente que Newton no esperava que todas as superfcies adquirissem um formato cncavo na presena destas foras. No caso do molde de madeira citado, da mesma maneira que todas as molculas da gua tinham a tendncia de sair pela tangente, as molculas da madeira tambm procuram este caminho. A diferena que as ligaes entre as primeiras so mais fracas, o que possibilita que as molculas mais afastadas do centro, por terem uma velocidade tangencial maior, subam pela parede do balde. A pergunta a ser feita como a distribuio das foras de contato da gua com a parede do balde possibilitam que a mesma suba. Em nossa opinio, para termos uma resposta satisfatria, teramos que levar em considerao o mecanismo de transferncia de movimento da parede do balde para as molculas de gua que esto em contato direto e o mecanismo de transferncia de movimento destas molculas para as outras at o centro. Em um outro artigo, Neves (2005) afirma que este experimento foi apresentado por Newton "[..] para estabelecer a idia de um espao absoluto [...]" (NEVES, 2005, p.189). No estamos de acordo com esta opinio, o espao absoluto foi definido para diferenciar o movimento verdadeiro do relativo, a experincia apenas uma maneira de distingui-los. Em conformidade com o nosso ponto de vista, Barra (1994) assim se expressa:

A rigor no existe aqui uma "prova experimental" do espao absoluto como alguns comentadores entenderam . Se Newton houvesse concebido a necessidade de fornecer uma justificao emprica para o espao absoluto, em respeito estrutura argumentativa do Principia que observada com acentuado rigor, no seria em um Esclio do Livro I que ele apresentaria seus resultados, mas nas proposies do Livro III onde se orienta metodologicamente pelos princpios da "filosofia experimental". Quando muito, o chamado "experimento

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

51

do balde" pode ser tomado como uma ilustrao emprica de um princpio mecnico abstrato, como tantas outras que Newton utiliza ao longo dos Esclios das proposies dos Livros I e II do Principia. Com maior preciso, a medida dos efeitos dos movimentos circulares verdadeiros deve servir to-somete para identific-los, mas nunca para provar a existncia do espao ao qual se referem. Alis, o prprio Newton adverte que corrompem "a matemtica e a filosofia aqueles que confundem as quantidades verdadeiras com as relaes e as medidas vulgares das mesmas. (BARRA, 1994, p.53-54, grifo nosso)

Mais a frente, Neves (2005) sugere que Newton considerava a superfcie cncava da gua como uma conseqncia de um conatus centrfugo - tendncia do corpo em afastarse do centro da circunferncia na direo do raio - provocado por uma ao do espao absoluto sobre a gua. Em suas palavras: "[...] Newton a atribui ao espao absoluto, uma, digamos assim, entidade que agiria sobre tudo mas que no sofreria ao de coisa alguma [...]" (NEVES, 2005, p.193). Novamente no pactuamos com o autor, primeiro por que Newton em momento algum falou em conatus centrfugo ao analisar esta experincia. Ele apenas disse que a subida da gua para os lados do vaso "[...] indicava o esforo por afastar-se do eixo [...]" (NEWTON, 1996b, p.28). Pela nossa leitura, trata-se da tendncia em sair pela tangente, e no ao longo do raio. Se j difcil explicar o motivo pelo qual a gua sobe pelas paredes ao comprimir o balde na direo tangencial, fica quase inimaginvel uma explicao devida a compresso radial. Por ltimo, Newton, no Principia, sempre foi coerente em suas definies e jamais conferiu ao espao absoluto a capacidade de agir sobre os corpos, muito pelo contrrio, ele fez questo de afirmar: "O espao absoluto, em sua prpria natureza, sem relao com qualquer coisa externa, mantm-se sempre semelhante e imvel" (NEWTON apud COHEN; WESTFALL, 2002, p.283). Acreditamos esta ser uma interpretao forada do autor, atribuindo mais a Newton do que o que ele realmente disse. Neves (2005) fundamentou os seus argumentos, principalmente, em Mach (1960) e Assis (1989; 1998; 1999). Vamos mostrar as principais idias destes dois autores ligadas a explicao da experincia do balde de Newton, em um primeiro momento, e depois, com o auxlio do artigo de Escobar e Pleitez (2001a), faremos os nossos comentrios. Segundo Fitas (1998, p.121), no prefcio da primeira edio alem (1883) de seu livro A Cincia da Mecnica, Mach escreveu: "[...] o presente volume no um tratado sobre a aplicao dos princpios da mecnica. O seu objectivo clarificar idias, expor o significado real do assunto e expurgar as obscuridades metafsicas". Estas obscuridades so as definies newtoniana de massa, fora, espao e tempo. Para Mach, a definio de massa dada por Newton cria um circulo vicioso, pois ele no definiu previamente o conceito de densidade de forma adequada, desse modo, a densidade depende do conceito de massa e a massa depende do conceito de densidade3.

Encontramos em Sapunaru (2006) o seguinte comentrio de Henry Crew sobre este suposto engano de Newton: [...] na poca de Newton, densidade e gravidade especfica eram utilizadas como sinnimos, e a densidade da gua era arbitrariamente tomada como unitria. As trs unidades fundamentais empregadas [...] eram, portanto, densidade, comprimento e tempo, em lugar das nossas, massa, comprimento e tempo. Em tal sistema, tanto natural como logicamente permissvel definir massa em termos de densidade (CREW apud SAPUNARU, 2006, p.126-127).

52

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

Mas o "[...] conceito de massa assume uma forma muito palpvel quando se emprega dinamicamente o princpio da aco e reaco" (MACH apud FITAS, 1998, p.126), por este motivo, "[...] talvez a contribuio mais importante de Newton no que diz respeito aos princpios a formulao da igualdade da aco e reaco" (MACH apud FITAS, 1998, p.126). Mach acreditava que a massa inercial no era uma propriedade intrnseca de um dado corpo, sendo o seu valor derivado da relao dinmica entre este e todo o universo. Conforme resumiu bem Gardelli (1999):

Assim, para Mach, se um corpo forado a deixar o seu estado inicial de repouso ou de movimento retilneo uniforme atravs da atuao de uma fora local real (gravitacional, eltrica, magntica, elstica etc), ento instantaneamente deve surgir uma fora aplicada pelo conjunto das estrelas fixas sobre esse mesmo corpo a fim de evitar que ele altere o seu estado inicial. Portanto, diferentemente de Newton, que acreditava que inrcia uma propriedade intrnseca da matria, Mach entendia inrcia como sendo uma fora de interao gravitacional entre os corpos materiais e o conjunto das estrelas fixas e que somente atua sobre eles no caso de se tentar aceler-los em relao a elas4. (GARDELLI, 1999, p.49, grifo nosso)

Baseado nesta sua concepo de massa inercial, Mach contesta a interpretao dada por Newton da experincia do balde:

A experincia de Newton com o recipiente de gua girando nos informa simplesmente que a rotao relativa da gua em relao aos lados do recipiente no produz foras centrfugas perceptveis, mas que tais foras so produzidas por sua rotao relativa em relao a massa da Terra e dos outros corpos celestes. Ningum competente para dizer qual seria o resultado da experincia se os lados do recipiente aumentassem em espessura e massa at que eles tivessem finalmente uma espessura de vrias lguas. Uma nica experincia est diante de ns e nossa funo faz-la concordar com os outros fatos conhecidos por ns e no com as fices de nossa imaginao. (MACH apud ASSIS, 1999, p.70, grifo nosso)

Esta viso relacional de fora fez com que Mach interpretasse a fora de inrcia newtoniana como uma interao entre o corpo e o espao absoluto, o que no foi dito

De acordo com Assis (1999, p.73): [...] Mach no enfatizou que a inrcia de um corpo devido a uma interao gravitacional com os outros corpos no universo. Em princpio esta ligao entre a inrcia de um corpo e os corpos celestes distantes poderia ser devida a qualquer tipo de interao conhecida (eltrica, magntica, elstica...) ou mesmo a um novo tipo de interao. Em nenhum lugar ele disse que a inrcia de um corpo deveria vir de uma interao gravitacional com as estrelas fixas. Os primeiros a sugerir isto parecem ter sido os irmos Friedlander em 1896 [...]. Esta idia tambm foi adotada por W. Hofmann em 1904, por Einstein em 1912, por Reissner em 1914-1915, por Schrdinger em 1925 e por muitos outros desde ento [...].

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

53

por Newton. Deste modo, ele "[...] afirmava ser inconcebvel corpos interagirem com espao, pois para ele, matria s poderia interagir com matria" (GARDELLI, 1999, p.48). Para substituir o espao absoluto como referencial de movimento, Assis (1999, p.63) nos informa que Mach considerava a Terra um bom referencial para experincias tpicas de laboratrio que duram muito menos do que uma hora e que no se estendem muito no espao comparado com o raio terrestre, por outro lado, em experincias que duram muitas horas ou nas quais estudamos movimentos com escalas temporais e espaciais grandes, um sistema de referncia inercial melhor do que a Terra o referencial definido pelas estrelas fixas. E para Assis (1999): "Hoje em dia podemos dizer que um sistema de referncia inercial melhor ainda para estudar a rotao ou movimento de nossa galxia como um todo (em relao s outras galxias, por exemplo) o referencial definido pelas galxias externas ou o sistema de referncia no qual a radiao csmica de fundo isotrpica" (ASSIS, 1999, p.63). Assis (1999) afirma que no foi somente Newton que se enganou a no perceber o carter relacional das foras, o mesmo erro tambm foi cometido por Albert Einstein (1879 - 1955), que apesar de ter sido fortemente influenciado pelo Princpio de Mach5 , no conseguiu implement-lo. Para justificar este seu argumento, o autor cita alguns problemas que encontrou nas teorias da relatividade restrita e geral de Einstein. Por exemplo, a assimetria da induo eletromagntica citada por Einstein no primeiro pargrafo do artigo "Sobre a eletrodinmica dos corpos em movimento", segundo Assis (1999, p.77), no aparece no eletromagnetismo de Maxwell e sim na interpretao especfica da formulao de Lorentz para a eletrodinmica. Nesta interpretao, quando um im est em movimento em relao ao ter, ele gera neste um campo magntico e eltrico, este ltimo agiria no circuito que est em repouso em relao ao ter, induzindo nele uma corrente. Se o im est em repouso no ter, ele gera apenas um campo magntico, deste modo, quando o circuito est se movendo no ter ele sofrer ao de uma fora magntica que induzir uma corrente. O que ocasiona uma assimetria na origem da corrente, que na primeira situao devida ao campo eltrico e na segunda fora magntica. Para Assis (1999, p.81), ao invs de tentar se livrar desta assimetria tornando suprfluo o ter e considerando a velocidade do im e do circuito em relao ao observador, Einstein poderia simplesmente seguir o caminho de Faraday (1791 1867), Maxwell (1831 - 1879) e Weber (1804 - 1891) e considerar a velocidade relativa entre o im e o circuito na anlise. Esta direo seguida por Einstein fez com que ele postulasse a constncia da velocidade da luz, Assis (1999) no concorda que a velocidade da luz no vcuo seja constante independentemente do estado de movimento do observador ou do detector. Em suas palavras:

A luz uma entidade fsica que carrega momento linear e energia, que afetada pelo meio onde se propaga (reflexo, refrao, difrao, rotao de Faraday do

5 Assis (1999, p.72-73) define Princpio de Mach como a idia de que a inrcia de qualquer corpo (sua massa inercial ou sua resistncia a sofre aceleraes) surge ou causada por sua interao com o universo distante.

54

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

plano de polarizao etc.), que age sobre os corpos aquecendo-os, provocando reaes qumicas, ionizando tomos etc. Neste sentido ela no tem nada de especial e como tal tem similaridades tanto com corpsculos quanto com o som. A aceitao por outros fsicos desta concluso de que a velocidade da luz constante para todos observadores inerciais independente de seus movimentos em relao fonte criou problemas e paradoxos inumerveis nestes ltimos noventa anos. Nada disto aconteceria mantendo-se o conceito plausvel de que a velocidade mensurvel da luz depende da velocidade do observador ou do detector. (ASSIS, 1999, p.86-87)

Um outro problema encontrado por Assis (1999, p.91) deve-se ao fato de Einstein interpretar a velocidade que aparece na fora de Lorentz, , como sendo a velocidade da carga em relao ao observador ou ao sistema de referncia inercial (e no em relao ao dieltrico como defendido por Thomson (1856 - 1940) e Heaviside (1850 - 1925), nem tambm em relao ao ter como defendido por Lorentz). Isto ocasiona uma dependncia desta fora ao sistema de referncia, o que seria mais simples se ela dependesse apenas de sua posio, velocidade e acelerao em relao s outras cargas com que est interagindo, como acontece na eletrodinmica de Weber. Mais um aspecto interessante levantado por Assis (1999) que a teoria da relatividade geral tinha por objetivo inicial quantificar todas as idias de Mach, mas o prprio Einstein admitiu no ter conseguido cumprir esta meta. No comeo, ele percebeu que qualquer teoria que implementasse o Princpio de Mach apresentaria quatro conseqncias: a inrcia de um corpo aumentaria ao se acumular massas ponderveis na sua vizinhana; massas vizinhas a um corpo ao serem aceleradas provocariam nele uma fora aceleradora no mesmo sentido da acelerao; um corpo oco animado de um movimento de rotao produziria no seu interior um campo de foras centrfugas radiais e um "campo de Coriolis" que faz com que corpos em movimento sejam desviados no sentido da rotao; e um corpo num universo vazio no poderia ter inrcia, ou, toda inrcia de qualquer corpo tem que vir de sua interao com outras massas no universo. Ainda de acordo com (ASSIS, 1999), a primeira conseqncia no aparece na relatividade geral. A segunda acontece, mas sua interpretao no nica. A terceira aparece, mas no com os dois termos - foras centrfugas e de Coriolis - indicados simultaneamente com os coeficientes corretos, como se sabe que eles existem em referenciais no inerciais da teoria newtoniana. E a quarta conseqncia tambm no ocorre. Ou seja:

Einstein nunca pde evitar o aparecimento da inrcia em relao ao espao absoluto nas suas teorias, embora fosse uma exigncia do princpio de Mach que a inrcia de qualquer corpo s deveria surgir em funo dos outros corpos do universo, mas no em relao ao espao vazio. Isto mostra que mesmo na sua teoria da relatividade geral os conceitos de espao absoluto ou de sistemas de referncia inerciais preferenciais desvinculados da matria distante ainda esto presentes, o mesmo ocorrendo com a inrcia ou com as massas inerciais. (ASSIS, 1999, p.103)

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

55

Como teoria alternativa para a implementao quantitativa das idias de Mach, Assis (1999) prope a Mecnica Relacional, baseada apenas em grandezas relativas entre os corpos materiais e na eletrodinmica de Weber. Deste modo, ele acredita evitar todos os paradoxos tpicos das teorias de Einstein como a contrao de comprimento, a dilatao do tempo, a invariana de Lorentz, as transformaes de Lorentz, a constncia da velocidade da luz no vcuo qualquer que seja o estado de movimento do detector, as leis covariantes, a mtrica de Minkowski, o espao quadridimensional, a geometria riemanniana aplicada na fsica, o elemento de Schwarzcchild, os smbolos de Christoffel, a curvatura do espao, as foras entre corpos materiais dependentes do estado de movimento do observador, etc. De acordo com Assis (1999, p.112), estes conceitos tericos "[...] desempenham o mesmo papel que os epiciclos na teoria ptolomaica", e a Mecnica Relacional seria um novo paradigma para a fsica, que evitaria todos estes epiciclos de maneira simples, alm de estar baseada em concepes filosficas mais intuitivas, razoveis e palpveis. O autor comea a apresentao da Mecnica Relacional enunciando os trs postulados que a caracterizam:

(I) Fora uma quantidade vetorial que descreve a interao entre corpos materiais. (II) A fora que uma partcula pontual A exerce sobre uma partcula pontual B igual e oposta a fora que B exerce sobre A e direcionada ao longo da linha reta conectando A at B. (III)A soma de todas as foras de qualquer natureza (gravitacional, eltrica, magntica, elstica, nuclear ...) agindo sobre qualquer corpo sempre nula em todos os sistemas de referncia. (ASSIS, 1999, p.116)

Em seus comentrios, ele afirma que o primeiro postulado deixa claro que fora uma interao entre corpos materiais, no descrevendo uma interao de um corpo com o "espao". O que uma aluso fora de inrcia de Newton, que na viso de Mach e de Assis, deve-se interao do corpo com o espao absoluto, mas nunca demais frisar que Newton jamais interpretou a fora de inrcia desta maneira, e sim como uma propriedade intrnseca da matria. O segundo postulado semelhante Terceira Lei de Newton. A novidade maior est no terceiro postulado que contrrio Segunda Lei de Newton, deixemos que o prprio autor explique as suas vantagens sobre esta lei:

A vantagem deste terceiro postulado, comparado com a segunda lei do movimento de Newton, que no introduzimos nele os conceitos de inrcia, de massa inercial, de espao absoluto e nem de sistema de referncia inercial. Na mecnica newtoniana tnhamos que a soma de todas as foras era igual variao do momento linear (produto da massa inercial pela velocidade) com o

56

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

tempo. No caso de massa constante isto era igual ao produto da massa inercial do corpo por sua acelerao em relao ao espao absoluto ou em relao a um sistema de referncia inercial. Isto significa que estes conceitos tinham de ter sido introduzidos e clarificados anteriormente e que formam uma parte essencial da segunda lei do movimento de Newton. O nosso postulado evita tudo isto e esta sua maior vantagem. Alm do mais, ele vlido em todos os sistemas de referncia, enquanto que a segunda lei de Newton s era vlida em sistemas inerciais, caso contrrio seria necessrio introduzir as foras fictcias. (ASSIS, 1999, p.117-118)

Em seguida, Assis (1999) afirma que os trs postulados podem ser substitudos por um nico, a saber: "A soma de todas as energias de interao (gravitacional, eltrica, elstica...) entre qualquer corpo e todos os outros corpos no universo sempre nula, em todos os sistemas de referncia. Este postulado pode ser chamado de princpio de conservao da energia" (ASSIS, 1999, p.118). Para o autor a vantagem deste postulado em relao ao postulado anlogo da mecnica clssica que no h necessidade de introduzir o conceito de energia cintica, que tem embutido o conceito de massa inercial e de espao absoluto ou sistemas inerciais. Para implementar estes postulados e obter as equaes de movimento seguindo as idias de Mach, Assis (1999) utiliza expresses de fora e energia baseadas naquelas deduzidas por Weber, em 1848, para a interao entre duas cargas eltricas. A principal diferena em relao s newtonianas que estas dependem apenas da distncia relativa, da velocidade radial e da acelerao radial entre as partculas interagentes. Isto , elas so completamente relacionais tendo o mesmo valor para todos os observadores, independente se eles so ou no inerciais do ponto de vista newtoniano. Depois de algumas demonstraes matemticas, Assis (1999) prova que, no havendo rotao relativa entre os corpos interagentes, a fora que as estrelas e galxias distribudas uniformemente ao redor de um certo corpo exercem sobre ele no mais igual a zero, como Newton havia demonstrado em sua mecnica, e sim igual a menos o produto da massa pela acelerao. Havendo a rotao relativa, a fora de interao gravitacional entre as estrelas e o corpo em questo igual a menos o produto da massa pela acelerao, mais as foras de Coriolis e centrfuga, mais um terceiro termo que no possui nome especfico e que aparece quando a velocidade angular relativa entre os corpos interagentes no constante. Aplicando este raciocnio ao experimento do balde de Newton, Assis (1999) mostrou que se houver uma rotao relativa entre o Universo e o balde, ento surgir a fora que empurra a gua em direo s paredes do balde, como queria Mach. Alm desta demonstrao, Gardelli (1999) enumera outras cinco concluses a que Assis (1999) chegou:

1. As foras inerciais surgem devido interao gravitacional de um certo corpo com o restante do Universo. 2. A massa inercial , na verdade, a prpria massa gravitacional.

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

57

3. O espao absoluto de Newton identificado como o conjunto das galxias e estrelas fixas. 4. No mais necessrio diferenciar referenciais inerciais de referenciais noinerciais. 5. Para se deduzir uma expresso anloga 2 Lei de Newton, Assis postulou que a resultante das foras que atuam sobre um certo corpo no mais igual ao produto da massa pela acelerao e sim igual a zero. Agora, deve-se levar em conta no s as foras locais que atuam sobre o corpo, tais como as foras peso, elstica, eltrica, magntica etc., como tambm a fora exercida pelas estrelas e galxias sobre o corpo. (GARDELLI, 1999, p.51)

Encontramos em Escobar e Pleitez (2001a) uma crtica rspida Mecnica Relacional. Apesar de concordarmos com muitos dos argumentos expostos, no nos agradou a maneira que os autores se expressaram, como observou muito bem Marques (2001):

[...] O primeiro o estilo, pelo menos desprimoroso, com que os autores do artigo "Mecnica Relacional: A Propsito de uma Resenha", [RBEF 23 (3), 260 (2001)] redigiram seu texto. Devo dizer que no conheo pessoalmente o autor da Mecnica Relacional, a no ser por um texto seu publicado em livro intitulado Eletrodinmica de Weber. Assim no tenho o propsito de desagrav-lo do tratamento recebido. Tampouco tenho o propsito de veicular qualquer juzo de mrito em favor dele ou de seus crticos; simplesmente nunca li a Mecnica Relacional e os argumentos de seus crticos so contextualizados de tal forma que no cabe qualquer posio a no ser associar-se condenao. Lembra aqueles julgamentos da Santa Inquisio onde um promotor, brao esticado, dedo em riste apontado para a face do ru, mudo e cabisbaixo, volta-se para seus pares e com afiada eloqncia alinha pecados, fraquezas, violaes das sagradas escrituras, uma s das quais seria suficiente para conden-lo fogueira. Entendo que esse estilo de texto deve ser evitado: d a impresso de que existem assuntos tabus dentro da fsica que no admitem questionamentos e este um ensinamento muito ruim, alm de ser reprovvel do ponto de vista do bom gosto. Relatividade Geral, Restrita ou qualquer outro assunto. Mesmo que se corra o risco de ultrapassar os limites que separam a ortodoxia daquilo que os autores chamaram de "cincia patolgica". Ningum melhor que Einstein simbolizou exemplarmente esse tipo de independncia intelectual e cultivou essa caracterstica da fsica [...]. (MARQUES, 2001, Cartas ao Editor, grifo nosso)

E a reposta de Escobar e Pleitez (2001b) carta de Marques (2001) no foi muito convincente, deixando claro que h uma certa antipatia destes autores por Assis, que transpareceu no artigo. Vejamos a resposta:

58

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

No nossa inteno realizar a Santa Inquisio contra o Professor Assis ainda mais que o artigo prende-se nica e exclusivamente obra que foi objeto da resenha publicada anteriormente na mesma RBEF. Uma inquisio teria, para justificar este nome de to tristes lembranas, que realizar um trabalho extenso cobrindo toda a obra do Professor Assis. Procuramos no nosso artigo mostrar que em cincia no basta o questionamento! bom lembrar que em cincia no vale tudo. Se verdade que na proposta de uma nova teoria pode "valer tudo" (Feyerabend) o mesmo no acontece na verificao dessa teoria. Neste caso o acordo com os dados experimentais que vai dizer se a teoria vale ou no. A Mecnica Relacional j foi eliminada pela experincia e foi isto que procuramos mostrar aos leitores da RBEF. (ESCOBAR; PLEITEZ, 2001b, Cartas ao Editor)

Polmicas parte, Escobar e Pleitez (2001a) endeream as suas primeiras crticas ao Princpio de Mach, lembrando que este no foi implementado quantitativamente de maneira consistente por nenhuma teoria, nem mesmo pela relatividade geral. O que apenas confima o que Assis (1999) j havia informado. Mas ao afirmarem que tambm no tem sido possvel verific-lo experimentalmente, podemos deduzir que a explicao dada por Mach da experincia do balde girante no considerada como correta por estes autores, neste ponto estamos de acordo. Corroborando a informao de Assis (1999), Escobar e Pleitez (2001a) afirmam que Einstein tinham o Princpio de Mach como guia para a construo das teorias da relatividade. De tal maneira que, em 1912, usando uma verso rudimentar da teoria da relatividade geral, mostrou que se uma esfera oca massiva acelerada em torno de um eixo que passa pelo centro no qual se encontra uma massa inercial pontual, ento a massa inercial desta ltima aumentada. Mas na verso mais elaborada, as primeiras solues obtidas para sua equao de campo gravitacional iam contra o Princpio de Mach, mostrando que a validade das equaes dependia de um espao absoluto no qual um corpo de prova teria inrcia mesmo na ausncia de outras massas. Na esperana de reconciliar a relatividade geral com o Principio de Mach, em 1917, Einstein teve que modificar suas equaes introduzindo uma constante cosmolgica, de tal modo a obter um universo homogneo, isotrpico e esttico, onde a inrcia de um corpo no existiria na ausncia de matria em sua vizinhana. Mas, segundo Escobar e Pleitez (2001a, p.262), ainda em 1917, a demonstrao do astrnomo holands Willem de Sitter (1872 - 1934) de que as equaes modificadas admitiam uma soluo para um universo vazio, que correspondia a um universo em expanso, foi o acontecimento crucial para a sua credibilidade nesse princpio ser abalada. Aps passar um ano tentando mostrar que a soluo de de Sitter era fisicamente inaceitvel (devido a alguma singularidade), Einstein abandonou suas tentativas de implementar rigorosamente o princpio de Mach. Em 1954, em uma carta, ele disse:

Na minha opinio nunca mais deveramos falar do princpio de Mach. Houve uma poca na qual pensava-se que os 'corpos ponderveis' eram a nica realidade fsica e que, numa teoria todos os elementos que no estiverem totalmente determinados por eles, deveriam ser escrupulosamente evitados. Sou consciente que durante um longo tempo tambm fui influenciado por essa idia fixa. (EINSTEIN apud ESCOBAR; PLEITEZ, 2001a, p.263)

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

59

O interessante que os autores no do por encerrado o assunto ao afirmaram que "A origem da inrcia (das massas) continua a ser um ponto em aberto em qualquer teoria fundamental das partculas elementares" (ESCOBAR; PLEITEZ, 2001a, p.263), eles apenas no concordam que o Princpio de Mach seja a soluo adequada. Esta a opinio que defendemos, no sabemos o porqu da matria ter a tendncia de seguir a Primeira Lei do movimento, assim como Newton no sabia, mas tambm no acreditamos que a inrcia dependa da interao com outros corpos. As outras crticas dos autores so para a afirmao de que as teorias da relatividade esto erradas. Depois de refutarem os argumentos da assimetria da induo eletromagntica e da covarincia, eles afirmam que os supostos paradoxos citados por Assis (1999) - a contrao de comprimento, a dilatao do tempo, a curvatura do espao, a constncia da velocidade da luz no vcuo qualquer que seja o estado de movimento do detector, etc. - j foram comprovados por vrios experimentos. Aps a descrio de alguns destes experimentos, eles complementam: " Em 100 anos de prmios Nobel apenas em 6 ocasies no foi entregue. Deste total, 27 esto relacionados de alguma maneira com a relatividade especial e pelo menos 1 com a TGR" (ESCOBAR; PLEITEZ, 2001a, p.265). A inteno dos autores foi mostrar que inmeros experimentos meticulosos, premiados inclusive com o Nobel, confirmaram as teorias da relatividade. Aqui a nossa opinio oscila para os dois lados. Em parte concordamos com este argumento, afinal, no podemos desprezar a capacidade intelectual destes cientistas laureados e pensar que todos abraaram as teorias de Einstein cegamente. Como se apenas Assis (1999) tivesse conhecido a eletrodinmica de Weber e refletido sobre a possibilidade de sua utilizao na mecnica. Mas, por outro lado, sabemos que as pesquisas no so isentas de influncias polticas, sociais e econmicas. Deste modo, questionamos se a Mecnica Relacional foi rejeitada por no responder adequadamente estes experimentos premiados, ou, por no atender ao interesse econmico da comunidade cientfica dominante que ganha altas quantias com as pesquisas envolvendo as teorias da relatividade. Aos adeptos da Mecnica Relacional fica aqui um alento, a histria da cincia mostra que, mais cedo ou mais tarde, teorias inconsistentes clamam por substituio, se este for o caso das teorias da relatividade, no faltar oportunidade para a Mecnica Relacional provar a sua eficcia.

6 CONSIDERAES FINAIS
Muitos professores tm-se preocupado com o fato dos estudantes estarem demonstrando desestmulo e desinteresse em aprender os conhecimentos bsicos na rea de Fsica, pois esta abordada em sala de aula, geralmente, restringindo-se resoluo de problemas e exerccios de quadro-negro. Porm, o ato de ensinar uma atividade complexa para cada professor, rodeada de riscos de insucesso para cada um dos seus alunos ou para o conjunto dinmico de uma sala de aula. Considerando a complexidade do processo ensino/aprendizagem e admitindo ser o conhecimento uma conquista pessoal do educando, somos levados a acreditar que qualquer proposta metodolgica, por melhor que seja, no ser, por si s, garantia de aprendizagem. Ela

60

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

dever ser acompanhada pela competncia do professor e pela conscincia e vontade do aluno em querer aprender. Nesta perspectiva, o elemento principal reside no despertar do interesse do aluno, fundamental nesta caminhada, cabendo ao professor a difcil tarefa de oferecer ao aluno condies favorveis para sua aprendizagem e a construo do conhecimento, de sua histria, de suas bases epistmicas, de suas contingncias. Uma boa opo como elemento para o despertar do interesse do aluno seria um estudo mais aprofundado sobre algumas controvrsias cientficas. Isso poderia permitir ao educando desenvolver algumas das competncias e habilidades sugeridas pelos Parmetros Curriculares Nacionais, como, por exemplo:

Reconhecer o sentido histrico da cincia e da tecnologia, percebendo o seu papel na vida humana em diferentes pocas e na capacidade humana de transformar o meio. Compreender as cincias como construes humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulao, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento cientfico com a transformao da sociedade. (BRASIL, 2000, p.13)

Deste modo, sugerimos o estudo terico do experimento do balde girante, em sala de aula, incentivando os alunos a participarem do debate. Alm dos motivos j citados, acreditamos que o aluno, ao ser mergulhado no contexto das opinies divergentes dos cientistas sobre este experimento, poder desenvolver, potencialmente, um esprito crtico, desmistificando o conhecimento cientfico. E o professor ter oportunidade de experimentar uma aula diferente do mtodo tradicional de ensinar Fsica, segundo Megid (1998, p.17), um mtodo que tem:

Um ensino calcado na transmisso de informaes atravs de aulas quase sempre expositivas, na ausncia de atividades experimentais, na aquisio de conhecimentos desvinculados da realidade. Um ensino voltado primordialmente para a preparao aos exames vestibulares, suportado pelo uso indiscriminado do livro didtico ou materiais assemelhados e pela nfase excessiva na resoluo de exerccios puramente memorsticos e algbricos. Um ensino que apresenta a Fsica como uma cincia compartimentada, segmentada, pronta, acabada, imutvel.

Gostaramos de convidar tambm o leitor a dar a sua explicao sobre o que acontece na experincia do balde girante. Este um assunto muito importante para o entendimento da mecnica newtoniana, mas pouco discutido. Por exemplo, no encontramos nas obras clssicas de Mecnica qualquer meno a este experimento. Ao longo do artigo emitimos a nossa opinio, mas h ainda vrias perguntas esperando por respostas convincentes. Por isto, dividimos com o leitor as nossas dvidas: Por que a gua sobe pelas paredes, como se existisse uma fora puxando para cima? Qual

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

61

a funo do espao absoluto no experimento? Por que um corpo insiste em seguir a Primeira Lei de Newton?

REFERNCIAS
ASSIS, A. K. T. On Mach's Principle. Found. Phys. Letters, v.2, p.301-318, 1989. ______. Mecnica Relacional. Campinas: Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia/Unicamp, 1998. ______. Uma nova Fsica. So Paulo: Perspectiva, 1999. BARBATTI, M. A filosofia natural poca de Newton. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v.21, n.1, p.153-161, 1999. ______. Conceitos fsicos e metafsicos no jovem Newton: uma leitura do De Gravitatione . Revista da SBHC, n.17, p.59-70, 1997. BARRA, E. S. O. Omnis Philosophi Difficultas: o conceito de fora na filosofia natural de Newton. So Paulo, 1994. 193f. Dissertao (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Cincias Humanas e Letras, Universidade de So Paulo. ______. A metafsica cartesiana das causas do movimento: mecanicismo e ao divina. Scientiae Studia, v.1, n.3, p.299-322, 2003. BRASIL. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica, 2000. COHEN, I. B.; WESTFALL, R. S. Newton: textos, antecedentes, comentrios. Traduo de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: EdUERJ - Contraponto, 2002. DIAS, P. M. C. F=ma?!! O nascimento da lei dinmica. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v.28, n.2, p.205-234, 2006. ESCOBAR, O.; PLEITEZ, V. Mecnica Relacional: a propsito de uma resenha. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v. 23, n. 3, p.260-270, 2001a. ______. Escobar e Pleitez respondem. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v.23, n.4, Cartas ao Editor, 2001b. FITAS, A. J. S. Os Principia de Newton, alguns comentrios (Primeira parte, a Axiomtica). Vrtice, n.72, p.61-68, 1996. ______. Mach: o positivismo e as reformulaes da mecnica no sc. XIX. Atas do 3 Encontro de vora sobre Histria e Filosofia da Cincia (Universidade de vora, 1112 de Novembro, 1996), vora, Universidade de vora, p.115-134, 1998. GARDELLI, D. A origem da inrcia. Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, v.16, n.1, p.43-53, 1999. MACH, E. The science of Mechanics - A critical and historical account of its development. La Salle: Open Court, 1960. MARQUES, A. Crtica e bom uso do idioma. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v.23, n.4, Cartas ao Editor, 2001. NEVES, M. C. D. "Conatus Recedenti ab Ax Motus" ou a parbola do balde de Newton. In: NEVES, M. C. D.; SAVI, A. A. (orgs.). De Experimentos, Paradigmas e Diversidades no Ensino de Fsica. Maring, PR: Massoni, 2005. p.189-196.

62

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

MEGID, J. N.; PACHECO, D. Pesquisas sobre o ensino de Fsica no Brasil. In: Nardi, R. (org.) Pesquisas em Ensino de Fsica. So Paulo: Escrituras Editora, 1998. NEWTON, I. O peso e o equilbrio dos fluidos. So Paulo: Nova Cultural, 1996a, p.300-334. ______. Princpios matemticos da filosofia natural. So Paulo: Nova Cultural, 1996b, p.14-260. ______. Os princpios matemticos da filosofia natural. In: HAWKING, S (org.). Os gnios da cincia: sobre os ombros de gigantes. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p.449-908. SAPUNARU, R. A. O "Estilo Newtoniano", o espao, o tempo e o movimento "absolutos": controvrsias entre cartesianos e newtonianos. Rio de Janeiro, 2006. 178 f. Dissertao (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. Recebido em: out. 2007 Aceito em: nov. 2007

Acta Scientiae, v.9, n.2, jul./dez. 2007

63

You might also like