You are on page 1of 6

474

Dirio da Repblica, 1. srie N. 16 23 de janeiro de 2014 Assim, ao abrigo do disposto no n. 2 do artigo 2.-A, no artigo 10. e no n. 1 do artigo 12. do Decreto-Lei n. 246/2000, de 29 de setembro, alterado pelos Decretos-Leis n.s 112/2005, de 8 de julho, 56/2007, de 13 de maro, e 101/2013, de 25 de julho, manda o Governo, pela Ministra de Estado e das Finanas, pela Secretria de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, pelo Secretrio de Estado do Desporto e da Juventude, pelo Ministro da Economia, pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Territrio e Energia e pela Ministra da Agricultura e do Mar, o seguinte: Artigo 1.
Objeto

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E MINISTRIOS DAS FINANAS, DA DEFESA NACIONAL, DA ECONOMIA, DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITRIO E ENERGIA E DA AGRICULTURA E DO MAR.
Portaria n. 14/2014
de 23 de janeiro

O Decreto-Lei n. 246/2000, de 29 de setembro, alterado pelos Decretos-Leis n.s 112/2005, de 8 de julho, 56/2007, de 13 de maro, e 101/2013, de 25 de julho, que define o quadro legal do exerccio da pesca ldica, quando praticada em guas ocenicas, em guas interiores martimas ou em guas interiores no martimas, determina, nos artigos 2.-A, 4., 9., 10., 12., 12.-A e 14., que seja objeto de portaria a regulamentao dos condicionamentos do exerccio da atividade, incluindo a definio das artes permitidas, bem como os termos de licenciamento e taxas aplicveis prtica da pesca ldica. Em cumprimento do legalmente determinado, a presente Portaria estabelece a referida regulamentao e procede integrao, num nico instrumento normativo, das diversas disposies que regulamentam a atividade, que anteriormente se encontravam dispersas por diversas portarias, atualizando-as, luz da atual redao do Decreto-Lei n. 246/2000, de 29 de setembro, alterado pelos Decretos-Leis n.s 112/2005, de 8 de julho, 56/2007, de 13 de maro, e 101/2013, de 25 de julho, na perspetiva de facilitar a apreenso da integralidade do regime aplicvel pesca ldica. Concretamente, no que se refere aos mtodos de emisso de licena e respetivos uso e fiscalizao previstos respetivamente nos artigos 12. e 13. do citado Decreto-Lei, a presente regulamentao caminha no sentido da modernizao administrativa e simplificao dos procedimentos necessrios obteno e utilizao da licena. A referida licena passa a constar de registo eletrnico no sistema de informao da pesca ldica, mantido pela Direo-Geral de Recursos Naturais, Segurana e Servios Martimos, sem prejuzo da possibilidade de emisso de comprovativos desse registo, em formato de papel, assim se eliminando o risco de perda, roubo ou extravio da licena. So, ainda, estabelecidos os montantes das taxas a cobrar pela emisso de licenas de pesca ldica, ao abrigo do estabelecido no artigo 12.-A do referido Decreto-Lei e do n. 3 do artigo 6. do Decreto-Lei n. 49-A/2012, de 29 de fevereiro, alterado pelo Decreto-Lei n. 237/2012, de 31 de outubro. Nas reas Protegidas com rea marinha (Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Parque Natural da Arrbida, Parque Natural do Litoral Norte e Reserva Natural das Berlengas), de forma a conservar a biodiversidade e a estabelecer uma clara distino entre pescadores ldicos e pescadores profissionais, a pesca ldica embarcada dentro dessas reas fica limitada a 5 dias por semana, com exceo dos meses de junho a setembro. Procede-se, reunio, numa nica lista, das espcies cuja captura ou reteno est proibida em todas as modalidades da pesca ldica, incluindo nessa lista a fundamentao tcnica da proibio e estabelecem-se novos limites para as capturas dirias por praticante, iguais em todo o territrio nacional, definindo limites de captura especficos para determinados organismos marinhos.

A presente portaria define as artes permitidas, condicionamentos, termos do licenciamento e taxas aplicveis ao exerccio da pesca ldica em guas ocenicas, em guas interiores martimas ou em guas interiores no martimas sob jurisdio da autoridade martima. Artigo 2.
Definies

Para os efeitos da presente portaria, entende-se por: a) Aneldeos, os animais invertebrados, de corpo cilndrico e dividido em segmentos, com ampla distribuio em ambientes aquticos ou terrestres, pertencentes ao filo Annelida; b) Apneia, a tcnica de mergulho na qual o praticante no recorre a qualquer equipamento auxiliar de respirao, com exceo de tubo de respirao; c) Arrelhada ou arrilhada, o utenslio metlico de comprimento varivel, com a face frontal cortante cuja lmina no excede 20 cm de comprimento por 3 cm de largura no bordo de ataque, sendo este bordo o nico cortante, fixo a um cabo curto que no excede 60 cm de comprimento; d) Arte calada, a arte de pesca em ato de pesca, mantida fixa numa determinada posio atravs de poitas ou chumbos e bias; e) Camaroeiro, o utenslio constitudo por um cabo e um aro, ao qual fixada rede simples; f) Cana de pesca, o aparelho de anzol constitudo por uma linha que contenha anzis simples ou mltiplos, que manobrado por intermdio de uma cana ou vara, equipada, ou no, com tambor ou carreto; g) Cesto ou rabeca, o utenslio constitudo por dois aros metlicos abertos, interligados entre si por uma estrutura metlica, envolta em rede com malhagem mnima de 16 mm, que atua ligado mo do praticante por uma linha ou corda, utilizado como auxiliar na elevao de grandes exemplares, na pesca apeada; h) Corripo ou corrico, o aparelho de anzol constitudo por uma linha simples com at trs anzis ou amostras que podem ter acoplados anzis triplos tipo fateixa, que rebocado superfcie ou subsuperfcie por uma embarcao ou a partir da costa; i) Equipamento de apoio, o equipamento que, no permitindo a captura direta, apenas pode ser utilizado para o levantamento do pescado desde a sada de gua at mo do pescador; j) Equipamento auxiliar de respirao artificial, o equipamento que permite ou auxilia a respirao do mergulhador em submerso, quer autnomo, como, por exemplo,

Dirio da Repblica, 1. srie N. 16 23 de janeiro de 2014 garrafas de mergulho e respirador, quer semiautnomo, como compressores, mangueiras de ar e respiradores; k) Equipamento de sinalizao, o equipamento utilizado para alertar terceiros para a presena de um mergulhador a exercer a pesca submarina, constitudo por uma boia, de forma redonda ou cilndrica, de cor vermelha, laranja ou amarela, com um volume mnimo de 8 litros e munida de uma bandeira Alfa do cdigo internacional de sinais, ou, em alternativa, uma prancha ou similar com pelo menos 70 cm de comprimento, 40 cm de largura e 5 cm de espessura, com um mastro de bandeira no inferior a 40 cm, munido de uma bandeira Alfa do cdigo internacional de sinais; l) Esgoto, as guas que, aps utilizao humana, apresentem caractersticas naturais alteradas; m) Espingarda submarina, tambm designada por arma de caa submarina, um instrumento de mo ou de arremesso, cuja fora propulsora no devida a poder detonante resultante de substncia qumica ou de gs artificialmente comprimido, tendo como nico projtil permitido uma haste ou arpo com uma ou mais pontas; n) Espingarda de pesca submarina em condies de disparo imediato, aquela em que os elsticos propulsores esto armados, exercendo tenso sobre o respetivo arpo; o) Faca de mariscar, o utenslio constitudo por uma lmina metlica com forma varivel, de bordos cortantes, fixada a um cabo curto; p) Gancho, bicheiro ou puxeiro, o utenslio constitudo por um cabo ou haste, que possui na extremidade inferior at trs anzis sem barbela, destinando-se pesca ao polvo, ou um gancho ou anzol para recolha ou elevao de exemplares de grandes dimenses, como auxiliar de pesca; q) Malhada, o aparelho constitudo por uma cana, sem qualquer anzol, no extremo da qual colocado um isco, quer amarrado, quer com o auxlio de uma pequena bolsa de rede, podendo ser utilizado um camaroeiro como auxiliar da pesca; r) P ou enxada de cabo curto, o utenslio constitudo por uma lmina metlica e um cabo, como instrumento auxiliar da recolha de poliquetas, para isco; s) Toneira, o aparelho constitudo por uma linha de mo e por um lastro com forma fusiforme, podendo a linha ser ainda armada com um mximo de trs boias fusiformes, geralmente designadas por palhaos, devendo, quer o lastro, quer os palhaos, possuir, na extremidade inferior, uma ou duas coroas de anzis sem barbela, ligando-se linha de mo ou cana de pesca pela extremidade superior; t) Tubo respirador, tambm conhecido como snorkel, um equipamento auxiliar de respirao constitudo por um bocal e um tubo, que permite ao praticante de pesca submarina, quando se encontra em flutuao superfcie, respirar com a cara submersa. Artigo 3.
Artes, utenslios e equipamentos

475
3 Na pesca submarina podem ser utilizadas a espingarda submarina, a faca de mariscar, o puxeiro e a arrelhada ou arrilhada. 4 Na pesca apeada, podem ser utilizados o camaroeiro, a faca de mariscar, a malhada, o gancho, bicheiro ou puxeiro, a p ou enxada de cabo curto e a arrelhada ou arrilhada. 5 A utilizao de fontes luminosas permitida na pesca apeada ou de embarcao, exercida com toneiras, bem como em indicadores de boias e canas de pesca. 6 proibido o transporte ou a manuteno a bordo de embarcao, em simultneo, de espingarda submarina e de equipamento auxiliar de respirao artificial, bem assim como o porte, fora de gua, ou em zonas onde a pesca submarina esteja interdita, de espingarda submarina em condies de disparo imediato. 7 proibido deter, transportar ou manter a bordo, artes de pesca ou utenslios distintos dos previstos na presente portaria. Artigo 4.
Equipamentos de segurana e sinalizao

1 Na pesca submarina podem ser utilizados outros equipamentos para proteo contra o frio, para melhorar a flutuabilidade, para proteo ou segurana ou para transporte do produto da pesca e, bem assim, quaisquer outros equipamentos que no permitam a captura direta de exemplares. 2 O exerccio da pesca submarina obrigatoriamente assinalado, superfcie, por equipamento de sinalizao, o qual no pode estar a uma distncia superior a 30 m do praticante de pesca submarina. 3 Sempre que uma embarcao esteja a exercer a atividade de pesca ldica, em guas ocenicas, interiores martimas ou interiores no martimas sob jurisdio da autoridade martima, todos os tripulantes esto obrigados a envergar colete de salvao ou auxiliar de flutuao individual. 4 Em determinadas reas de risco, o exerccio da pesca apeada pode ser interditado ou condicionado ao uso de meios de segurana individual, por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas do ambiente, do mar e da autoridade martima. Artigo 5.
Iscos e engodos

1 Os iscos e engodos podem ser artificiais ou naturais, no podendo ser constitudos por ovas de peixe ou por substncias passveis de provocar danos ambientais, nomeadamente substncias venenosas, txicas ou explosivos. 2 Na pesca apeada e na pesca embarcada podem ser utilizados iscos e engodos. 3 Na pesca submarina no permitida a utilizao de iscos e engodos. Artigo 6.
Deveres dos praticantes

1 Sem prejuzo do disposto nos nmeros seguintes, a pesca ldica s pode ser exercida por meio das artes de linha de mo, cana de pesca, corripo ou corrico e toneira, sendo ainda permitida a utilizao de equipamento de apoio. 2 Os aparelhos de anzol podem incluir outros artefactos destinados a melhorar a sua operacionalidade, designadamente lastros e boias, desde que tais artefactos no permitam a captura de espcies por atuao direta.

1 Os praticantes de pesca ldica, quando operem a partir de terra, devem guardar entre si ou em relao a pescadores profissionais, salvo acordo em contrrio, uma distncia mnima de 5 m. 2 Quando a pesca ldica se exera a partir de uma embarcao, deve ser guardada uma distncia mnima de 50 m em relao a outras embarcaes, praticantes de pesca submarina ou de artes de pesca caladas.

476
3 Os praticantes de pesca submarina, no exerccio da atividade, devem guardar entre si, salvo acordo em contrrio, uma distncia mnima de 20 m. Artigo 7.
Embarcaes

Dirio da Repblica, 1. srie N. 16 23 de janeiro de 2014 b) Nos canais de acesso, canais de aproximao e canais estreitos em portos; c) Em canais balizados. 3 proibida a pesca submarina no perodo compreendido entre o pr-do-sol e o nascer do sol. 4 Sem prejuzo da plena eficcia das proibies estabelecidas nas alneas a), b) e d) do n. 1, aquelas restries devem ser divulgadas atravs da colocao de placas com a indicao Proibido pescar ou Proibido pescar a menos de 100 m, por parte das entidades com responsabilidades na administrao das reas em causa. 5 As restries referidas nos nmeros anteriores no prejudicam quaisquer outras que devam ser decretadas pelas autoridades competentes, designadamente pela autoridade sanitria, cuja publicitao efetuada por edital a afixar pela capitania do porto. Artigo 9.
Pesca ldica em reas protegidas

1 No exerccio da pesca ldica apenas permitida a utilizao de embarcaes de recreio registadas ou que exeram a atividade martimo-turstica, salvo o disposto no nmero seguinte. 2 No exerccio da pesca desportiva podem ser utilizadas embarcaes registadas na pesca, desde que se verifiquem, cumulativamente, as seguintes condies: a) A prova ou competio tenha lugar em guas ocenicas ou interiores martimas; b) A capitania do porto com jurisdio na rea de realizao do evento previamente o autorize; c) Seja devidamente justificada a ausncia de alternativas para o recurso a tal tipo de embarcaes. 3 O pedido de autorizao a que se refere a alnea b) do nmero anterior deve ser dirigido capitania do porto com jurisdio na rea de realizao do evento, instrudo com a justificao prevista na alnea c), com a antecedncia mnima de 30 dias teis sobre a data prevista para a realizao do evento. 4 As embarcaes registadas na pesca autorizadas para a prtica da pesca desportiva, nos termos do n. 2, no podem, enquanto decorrer a prova ou competio, exercer qualquer tipo de atividade de pesca profissional nem ter a bordo ou utilizar qualquer tipo de arte de pesca com caractersticas distintas das autorizadas na presente portaria. 5 As embarcaes que, nos termos dos nmeros anteriores, prestem apoio a atividades de pesca submarina devem hastear, em local visvel, a bandeira Alfa do cdigo internacional de sinais. 6 Qualquer embarcao deve guardar uma distncia mnima de segurana de 50 m em relao a equipamento de sinalizao da pesca submarina em flutuao ou a embarcaes que apresentem hasteada a bandeira Alfa do cdigo internacional de sinais. Artigo 8.
Restries pesca ldica por rea e perodo

1 Sem prejuzo do disposto no artigo anterior, o exerccio da pesca ldica nas reas protegidas fica condicionado ao disposto nos respetivos planos de ordenamento. 2 O exerccio da pesca embarcada nas reas marinhas includas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no Parque Natural da Arrbida, no Parque Natural do Litoral Norte, e na Reserva Natural das Berlengas autorizado de quinta-feira a segunda-feira e nos dias feriados, no se aplicando esta restrio entre 1 de junho e 30 de setembro. 3 As embarcaes em que se exera a atividade martimo-turstica no esto sujeitas s restries previstas no nmero anterior. Artigo 10.
Proibio de captura ou reteno

1 proibido o exerccio da pesca ldica: a) Em reas delimitadas de estaleiros de construo e reparao naval e estabelecimentos de aquicultura, salvo, nestes ltimos, quando formalmente autorizado pelo concessionrio ou proprietrio; b) A menos de 100 m da desembocadura de qualquer esgoto desde que este esteja devidamente assinalado; c) Nos planos de gua associados s concesses balneares, nos termos do disposto nos respetivos Planos de Ordenamento da Orla Costeira; d) Em outras reas que venham a ser limitadas e devidamente assinaladas pela autoridade porturia ou pela autoridade martima. 2 proibido o exerccio da pesca submarina e da pesca embarcada: a) Nos canais de navegao das barras de acesso aos portos e embocaduras dos rios;

1 proibida a captura e reteno das espcies constantes do anexo I presente portaria, que dela faz parte integrante, sendo obrigatria a sua imediata libertao, em caso de captura acidental. 2 proibida a reteno de peixes, crustceos e moluscos cujo tamanho seja inferior aos tamanhos mnimos fixados na legislao em vigor para a pesca comercial, devendo os espcimes ser imediatamente devolvidos gua, exceto em competies de pesca desportiva. 3 A medio de peixes, crustceos e moluscos feita de acordo com as regras fixadas no anexo XIII do Regulamento (CE) n. 850/98, do Conselho, de 30 de maro, no artigo 48. do Decreto Regulamentar n. 43/87, de 17 de julho, na sua atual redao e, ainda na Portaria n. 27/2001, de 15 de janeiro, na sua atual redao. 4 No permitida a pesca ldica de espcies em pocas e zonas onde a pesca profissional esteja interdita por motivos biolgicos, nem de espcies interditas pesca comercial, conforme informao divulgada na pgina eletrnica da Direo-Geral de Recursos Naturais, Segurana e Servios Martimos (DGRM), devendo os espcimes capturados ser imediatamente devolvidos ao mar. 5 proibida a reteno ou comercializao, por parte das empresas martimo-tursticas ou respetivos trabalhadores, de quaisquer espcimes capturados no exerccio da pesca turstica.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 16 23 de janeiro de 2014 Artigo 11.


Autorizao para captura de atum rabilho no exerccio da pesca turstica

477
e, estando em causa reas classificadas, do Instituto da Conservao da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF, I.P.), podem ser alterados ou fixados limites dirios, por praticante, das capturas por espcie e por local de pesca. Artigo 13.
Trofus de pesca

1 Sem prejuzo do disposto no artigo anterior, admitida pesca turstica de atum rabilho mediante a autorizao prvia a emitir pela DGRM, a requerer anualmente, em conformidade com as recomendaes da Comisso Internacional para a Conservao dos Tundeos do Atlntico. 2 O titular da autorizao obrigado a prestar informao DGRM sobre o nmero, peso e comprimento dos animais capturados, atravs do endereo eletrnico dsi@ dgrm.mamaot.pt, no prazo de 48 horas a contar da captura. 3 O atum rabilho capturado vivo, nos termos da autorizao referida no n. 1 do presente artigo, deve ser libertado ou, se retido e descarregado nos termos do artigo 13., apresentado inteiro, eviscerado e sem guelras, em conformidade com as recomendaes da Comisso Internacional para a Conservao dos Tundeos do Atlntico. Artigo 12.
Limites captura diria

1 Consideram-se trofus de pesca os exemplares das espcies constantes do anexo II presente portaria, que dela faz parte integrante, e que atinjam as dimenses ali previstas. 2 No permitida a reteno ou descarga de exemplares das espcies constantes do anexo II presente portaria, com dimenses inferiores s indicadas, exceto nas competies de pesca desportiva. 3 O mximo de descarga, por embarcao e por dia, de exemplares das espcies referidas no n. 1 consta no anexo II presente portaria. Artigo 14.
Licenciamento

1 O peso total das capturas dirias na pesca ldica no pode, no seu conjunto, exceder 10 kg por praticante, no sendo contabilizado para o efeito o exemplar de maior peso, sendo que para a pesca submarina este limite de 15 kg, no sendo igualmente contabilizado o maior exemplar. 2 O peso das capturas dirias de organismos marinhos, excluindo peixes e cefalpodes, no pode, no seu conjunto, exceder 2 kg por praticante. 3 Cumulativamente com o limite estabelecido no nmero anterior, e sem prejuzo do disposto no n. 1, autorizada a captura de 3 kg de mexilho (Mytilus spp), de 5 kg de ostra (Crassostrea spp) e de 5 kg de amijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum), por dia e por praticante. 4 O limite de captura diria para aneldeos de 0,5 litros por praticante, no incluindo os casulos neste limite, no sendo permitida a sua captura com raspagem das superfcies rochosas. 5 Com exceo da pesca submarina e da pesca-turstica e sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, quando a bordo de uma embarcao de recreio existam mais de trs praticantes, o limite total das capturas no pode exceder 25 kg, no sendo contabilizado para o efeito um exemplar de maior peso para cada praticante. 6 Quando tenha sido atingido o peso mximo a que se referem os nmeros anteriores proibido continuar a pescar, exceto nas competies de pesca desportiva. 7 Os exemplares capturados em competies de pesca desportiva devem ser mantidos em condies de sobrevivncia e devolvidos gua. 8 Para efeitos do controlo das quantidades capturadas, o pescado apenas pode ser transportado pelo praticante de pesca ldica que efetuou a captura. 9 Para efeitos da diferenciao do pescado objeto de captura na atividade de pesca ldica, obrigatria a marcao de todos os exemplares capturados, antes do abandono do local de pesca, quando a mesma for praticada a partir de terra, ou do desembarque, quando seja exercida em embarcao, atravs da aplicao de um corte na respetiva barbatana caudal, conforme indicado no anexo III presente portaria, que dela faz parte integrante, com exceo da pesca submarina. 10 Por despacho do diretor-geral da DGRM, mediante parecer do Instituto Portugus do Mar e da Atmosfera, I.P.,

1 A licena para o exerccio da pesca ldica pode ser solicitada na pgina eletrnica ou nos balces de atendimento da DGRM, atravs do sistema de multibanco, junto de outras entidades com quem esta estabelea acordos para o efeito ou, ainda, por correio eletrnico mediante a identificao do requerente e pagamento da respetiva taxa, usando para o efeito a referncia de pagamento indicada na pgina eletrnica da DGRM. 2 A licena automaticamente emitida aps o pagamento da taxa aplicvel ao perodo solicitado, habilitando os interessados a iniciar a atividade. 3 O comprovativo de emisso de licena imediatamente comunicado ao interessado por mensagem telefnica, correio eletrnico ou documento impresso, e contm os seguintes dados da licena: a) Data e hora da emisso da licena; b) Nmero da licena; c) Nmero do bilhete de identidade ou do carto do cidado do titular da licena ou, caso se trate de cidado no nacional, nmero do passaporte ou do carto de identificao utilizado no pas de origem; d) Tipo de licena de acordo com a classificao referida no n. 3 do artigo 12. do Decreto-Lei n. 246/2000, de 29 de setembro, alterado pelos Decretos-Leis n.s 112/2005, de 8 de julho, 56/2007, de 13 de maro, e 101/2013, de 25 de julho; e) Custo da licena; f) Perodo de validade, expresso em dia e hora; g) Cdigo de acesso rea reservada na pgina eletrnica da DGRM. 4 O ttulo da licena para o exerccio da pesca ldica fica registado eletronicamente no sistema de informao da pesca ldica, mantido pela DGRM, que viabiliza a consulta dos ttulos pelas entidades responsveis pela fiscalizao e controlo da atividade. 5 As empresas de animao turstica e os operadores martimo-tursticos que detenham embarcaes devidamente licenciadas para esta atividade solicitam, nos termos do n. 2 e em momento prvio ao embarque, as licenas para o exerccio da pesca ldica para os praticantes que delas necessitem. 6 Os titulares das licenas podem aceder ao sistema de informao da pesca ldica para consulta e atualizao dos seus dados.

478
7 As empresas de animao turstica e os operadores martimo-tursticos que detenham embarcaes devidamente licenciadas para esta atividade solicitam, nos termos do n. 2 e em momento prvio ao embarque, as licenas para o exerccio da pesca ldica para os praticantes que delas necessitem. Artigo 15.
Taxas

Dirio da Repblica, 1. srie N. 16 23 de janeiro de 2014 a emisso das licenas de pesca ldica titulada por documento impresso a emitir pela DGRM ou pelas outras entidades com que esta tenha estabelecido acordo para o efeito, podendo esta emisso ser atestada mediante apresentao do respetivo comprovativo do pagamento. 2 Das licenas emitidas ao abrigo do nmero anterior constam os dados indicados nas alneas a) a f) do n. 3 do artigo 14.. 3 A entrada em funcionamento do sistema de licenciamento por registo eletrnico constante do artigo 14. no prejudica a validade das licenas j emitidas. Artigo 18.
Norma revogatria

Os montantes das taxas a cobrar pela DGRM pela emisso de licenas de pesca ldica constam do anexo IV presente portaria, que dela faz parte integrante. Artigo 16.
Monitorizao da pesca ldica

So revogadas: a) A Portaria n. 1399/2006, de 15 de dezembro; b) A Portaria n. 143/2009, de 5 de fevereiro, alterada pela Portarias n.s 458-A/2009, de 4 de maio, e n. 115-A/2011, de 24 de maro; c) A Portaria n. 144/2009, de 5 de fevereiro, alterada pela Portaria n. 458-A/2009, de 4 de maio. A Ministra de Estado e das Finanas, Maria Lus Casanova Morgado Dias de Albuquerque, em 17 de dezembro de 2013. A Secretria de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Maria Correia de Almeida de Melo Cabral, em 12 de dezembro de 2013. O Secretrio de Estado do Desporto e Juventude, Emdio Guerreiro, em 12 de dezembro de 2013. O Ministro da Economia, Antnio de Magalhes Pires de Lima, em 24 de dezembro de 2013. O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Territrio e Energia, Jorge Manuel Lopes Moreira da Silva, em 10 de dezembro de 2013. A Ministra da Agricultura e do Mar, Maria de Assuno Oliveira Cristas Machado da Graa, em 26 de novembro de 2013.

1 Os praticantes de pesca ldica e os operadores martimo-tursticos esto obrigados a responder aos inquritos destinados monitorizao da atividade promovidos pela DGRM. 2 Os operadores martimo-tursticos que realizam capturas de espcies constantes do anexo II presente portaria esto obrigados ao preenchimento dos formulrios disponibilizados pela DGRM no seu stio da pgina eletrnica. 3 O formulrio referido no nmero anterior deve ser preenchido no prazo mximo de 10 dias teis contados a partir da data da captura, competindo DGRM disponibilizar a informao resultante ao ICNF, I.P., sempre que as reas de captura se insiram em reas classificadas. Artigo 17.
Disposies transitrias

1 At entrada em funcionamento do sistema de licenciamento por registo eletrnico referido no artigo 14.,

ANEXO I Lista de espcies ou grupos de espcies de captura proibida para a pesca submarina e de reteno proibida para as outras modalidades (a que se refere o n. 1 do artigo 10.)
Nome comum Nome cientfico Motivo de proibio

Raia curva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Raia tairoga . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tubaro albafar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tubaro branco . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tubaro frade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tubaro luzidio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tubaro pontas brancas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tubaro sardo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tubaro zorro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Peixe lua. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Atum rabilho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Enguia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Galhudo malhado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Meros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lagostas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lampreia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lavagante. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Ostra plana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Salmo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Svel. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Savelha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Aves marinhas (todas) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Cavalos-marinhos e afins. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Raja undulata. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Rostroraja alba . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Hexanchus griseus . . . . . . . . . . . . . . . . . Carcharodon carcharias . . . . . . . . . . . . Cetorhinus maximus. . . . . . . . . . . . . . . . Carcharinus falciformis . . . . . . . . . . . . . Carcharinus longimanus . . . . . . . . . . . . Lamna nasus . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Alopias superciliosus . . . . . . . . . . . . . . . Mola mola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Thunnus thynnus . . . . . . . . . . . . . . . . . . Anguilla anguilla . . . . . . . . . . . . . . . . . . Squalus acanthias . . . . . . . . . . . . . . . . . gnero Epinephelus . . . . . . . . . . . . . . . . gnero Palinurus . . . . . . . . . . . . . . . . . . Petromyzpn marinus . . . . . . . . . . . . . . . Homarus gammarus. . . . . . . . . . . . . . . . Ostrea edulis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Salmo salar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Alosa alosa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Alosafalax . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Famlia Syngnathidae. . . . . . . . . . . . . . .

Pesca internacionalmente proibida Pesca internacionalmente proibida Pesca internacionalmente proibida Pesca internacionalmente proibida Pesca internacionalmente proibida Pesca internacionalmente proibida Pesca internacionalmente proibida Pesca internacionalmente proibida Pesca internacionalmente proibida Consumo internacionalmente proibido Unidade populacional em recuperao* Unidade populacional em recuperao Recurso vulnervel (precauo) Recurso vulnervel (precauo) Recurso vulnervel (precauo) Recurso vulnervel (precauo) Recurso vulnervel (precauo) Recurso vulnervel (precauo) Recurso vulnervel (precauo) Recurso vulnervel (precauo) Recurso vulnervel (precauo) Proteo biodiversidade Proteo biodiversidade

Dirio da Repblica, 1. srie N. 16 23 de janeiro de 2014

479
Nome cientfico Motivo de proibio

Nome comum

Corais (todos). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Mamferos marinhos (todos) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tartarugas marinhas (todas) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Proteo biodiversidade Proteo biodiversidade Proteo biodiversidade

*permitida a reteno at um limite de 500 kg retirados da quota nacional para esta unidade populacional, por ano e para a totalidade da pesca ldica.

ANEXO II Lista dos trofus (a que se refere o artigo 13.)


Nmero mximo Dimenses mnimas de exemplares (centmetros) a) por embarcao e por dia

Espcie

Nome cientfico

Atum Patudo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Atum Rabilho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Espadarte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Espadim Azul . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Espadim Branco . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Espadim de Bico Comprido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Espadim de Escama Redonda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Espadim do Mediterrneo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tubaro Azul / Tintureira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tubaro Mako / Anequim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Thunnus obesus . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Thunnus thynnus . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Xiphias gladius. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Makaira nigricans . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tetrapturus albidus . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tetrapturus pfluegeri . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tetrapturus georgei . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tetrapturus belone . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Prionace glauca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Isurus oxyrinchus . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

115 125 125 200 100 100 100 100 150 150

3 b)

1c)

1c)

a) Comprimento total a partir da extremidade da mandbula inferior at bifurcao caudal. b) Permitida a captura at um limite de 500 kg retirados da quota nacional para esta unidade populacional por ano e para a totalidade da pesca ldica. c) S permitida a reteno e descarga de um exemplar, por dia e por embarcao, do conjunto destas espcies.

ANEXO III Mtodo de corte da barbatana caudal (a que se refere o n. 9 do artigo 12.)
Tipo de Licena Diria

(em Euros) Mensal Anual

Pesca submarina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Ldica geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 -

10 20

25 70

MINISTRIO DOS NEGCIOS ESTRANGEIROS


Aviso n. 12/2014 Por ordem superior se torna pblico que, em 13 de agosto de 2013 e em 7 de novembro de 2013, foram emitidas notas, respetivamente, pela Embaixada de Portugal em Roma e pela Secreteria di Stato Affari Esteri de San Marino, em que se comunica terem sido cumpridas as respetivas formalidades constitucionais internas de aprovao do Acordo de Cooperao entre a Repblica Portuguesa e a Repblica de San Marino no domnio do Turismo, assinado em Lisboa em 8 de janeiro de 2013. O referido Acordo foi aprovado pelo Decreto n. 27/2013, de 8 de agosto, publicado no Dirio da Repblica, 1. srie, n. 152, de 8 de agosto de 2013. Nos termos do artigo 12. do referido Acordo, este entrou em vigor em 21 de dezembro de 2013. Direo-Geral dos Assuntos Europeus, 10 de janeiro de 2014. O Diretor-Geral, Francisco Duarte Lopes.

ANEXO IV Montantes das taxas a pagar pela licena de praticante de pesca ldica vlida para as guas ocenicas, guas interiores martimas e guas interiores no martimas sob jurisdio da autoridade martima do continente. (a que se refere o artigo 15.)
(em Euros) Tipo de Licena Diria Mensal Anual

Apeada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Embarcada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 5

4 12

8 50

You might also like