You are on page 1of 2

FAQ: Indenizaes artigos 479 e 480

Produto: RM Ambiente: Unspecified Verso: 11.0 Avaliao Quando utilizar: Se no houver justa causa, a parte (empregado ou empregador) que tomar a iniciativa de romper o contrato antes do trmino do prazo previsto (prazo inicial ou da prorrogao), tem o dever de indenizar a outra pelo correspondente metade da remunerao (salrio e adicionais) que seria devida at o prazo final do contrato, conforme prevem os arts. 479 e 480 da CLT. Soluo Como pagar o artigo 479: Art. 479. Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado, ser obrigado a pagar-lhe, a ttulo de indenizao, e por metade, a remunerao a que teria direito at o termo do contrato. Pargrafo nico. Para a execuo do que dispe o presente artigo, o clculo da parte varivel ou incerta dos salrios ser feito de acordo com o prescrito para o clculo da indenizao referente resciso dos contratos por prazo indeterminado.

Acesse Cadastros | Eventos Verifique se existe o evento com cdigo de clculo 124, se est como Provento/Valor e no utiliza frmula de valor. Caso no encontre, cadastre um novo com estas definies.

Acesse Cadastros | Sindicatos Edite o sindicato e acesse a aba Identificao. Se existir alguma frmula informada no campo "Frmula p/ base de indenizao (art.479)", ela ser utilizada como base para o evento da indenizao. Se o campo estiver vazio, ser considerado o salrio de contrato do funcionrio. Se for necessria a criao de uma frmula, ela deve retornar apenas o valor de base e no o valor a ser lanado. Exemplo de frmula para considerar o salrio e a gratificao que est no cdigo fixo: RC + CF('XXX') No momento da resciso o sistema calcula o valor devido de acordo com a data final do contrato. Acesse Cadastros | Funcionrios Edite o funcionrio e verifique se na aba Registro | Admisso, a Data do Final do Contrato est informada corretamente. Acesse o cadastro de resciso (cone da "cadeira" na viso de funcionrios) Informar os dados para o clculo da demisso do funcionrio. O campo Contrato com prazo deve estar marcado e a data informada corretamente. Obs : O tipo da demisso deve ser 2 - Iniciativa do Empregador sem justa causa, e no T - Trmino de contrato de trabalho. O tipo T deve ser utilizado somente quando a data de demisso for exatamente o dia de trmino do contrato, e desta forma no ter indenizao. Como descontar o artigo 480: Art. 480 - Havendo termo estipulado, o empregado no se poder desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuzos que desse fato lhe resultarem.

1 A indenizao, porm, no poder exceder quela a que teria direito o empregado em idnticas condies. Nota:Renumerado pelo Decreto-lei n 6.353/44 2 Em se tratando de contrato de artistas de teatros e congneres, o empregado que rescindi-lo sem justa causa no poder trabalhar em outra empresa de teatro ou congnere, salvo quando receber atestado liberatrio, durante o prazo de um ano, sob pena de ficar o novo empresrio obrigado a pagar ao anterior uma indenizao correspondente a dois anos do salrio estipulado no contrato rescindido. Acesse Cadastros | Frmulas Crie as seguintes frmulas:

Cdigo: ART480 Ttulo: Indenizao Artigo 480 Texto: ((RC/30) * (DTD - TABFUNC('FIMPRAZOCONTR','D')))/2 Obs : A frmula pode ser adaptada para considerar outras remuneraes desejadas. Da forma acima considera somente o salrio de contrato do funcionrio. Cdigo: ART480SE Ttulo: Seleo para Indenizao Artigo 480 Texto: SE TABFUNC ('TIPODEMISSAO', 'S')='4' E TABFUNC('FIMPRAZOCONTR','D')>DTD ENTAO 1 SENAO 0 FIMSE Obs : Marcar o flag "Frmula de seleo" Acesse Cadastros | Eventos Criar um novo evento como Desconto/Valor, sem cdigo de clculo e informar a frmula ART480 no campo Frmula Valor. Acesse Opes | Parmetros | RM Labore Acessar a aba Parmetros de Resciso | Eventos Adicionais. Insira o evento criado no passo anterior (se ele no aparecer aperte "CTRL + R") e no campo "Frmula de seleo" informe a frmula ART480SE. Acesse o cadastro de resciso (cone da "Cadeira" na viso de funcionrios) Informar os dados para o clculo da demisso do funcionrio. O campo Contrato com prazo deve estar marcado e a data informada corretamente. Obs : O tipo da demisso deve ser 4 - Iniciativa do Empregado sem justa causa, e no T - Trmino de contrato de trabalho. O tipo T deve ser utilizado somente quando a data de demisso for exatamente o dia de trmino do contrato, e desta forma no ter indenizao.

You might also like