You are on page 1of 12

PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL PROFICINCIA

O Programa Proficincia uma iniciativa do Cofen que oportuniza a atualizao dos profissionais de enfermagem por meio de cursos gratuitos a distncia. Todos os cursos oferecidos pelo Programa Proficincia trazem contedos atuais e de grande relevncia, cuidadosamente selecionados e analisados para proporcionar aprimoramento constante aos profissionais de enfermagem em sua atuao.

IMPLICAES TICAS EM ENFERMAGEM E BIOTICA


Autora: Hellen Roehrs Currculo

Ementa:
Visa a uma reflexo sobre moral, tica e seus fundamentos, que leve formao do ethos dos profissionais de enfermagem. Este curso aborda os valores, as responsabilidades e o compromisso tico; os reflexos sociais, polticos e econmicos nas conquistas da classe e a evoluo e o progresso moral; o significado da corporificao da tica na enfermagem e a imagem pblica do enfermeiro; o Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem; a origem, histria, desenvolvimento e discusses da biotica clnica; a responsabilidade solidria na enfermagem e as novas perspectivas da biotica aplicada.

Objetivos:
Identificar os valores morais, as responsabilidades e os

compromissos ticos dos profissionais de enfermagem.

Enfatizar a necessidade da corporificao da tica na enfermagem e a imagem pblica desses profissionais.

Compreender as questes relevantes em biotica clnica e aplicada em seus diferentes perodos, tendo a evoluo tecnocientfica e a responsabilidade solidria como fatores importantes para debate.

A Moral e a tica na Enfermagem

OBJETIVO Refletir sobre questes da moral e da tica na atuao da Enfermagem.

Caro aluno, sabemos que os dilemas ticos tm provocado srias discusses nas mais diferentes reas de atuao profissional. Na rea de enfermagem, essas situaes so frequentes. Circunstncias conflituosas exigem, dos profissionais de enfermagem, a tomada de decises fundamentadas em posturas ticas, com reflexes criticas ou no, capazes de intervir nos servios de sade de baixa, mdia e alta complexidade (SANTIAGO; PALCIOS, 2006). Nesse contexto, somos levados a refletir sobre nossa prtica cotidiana, sobre as dificuldades enfrentadas no exerccio profissional e a reavaliar os princpios ticos que a fundamentam. Alm disso, outro aspecto despertou o interesse em disponibilizar um curso de tica: a presuno de possvel lacuna no conhecimento e a necessidade de aperfeioamento dos profissionais de enfermagem, no s no

campo tcnico, mas tambm no humano e tico, a fim de proporcionar uma correta insero dos profissionais na sociedade e no mundo em que vivemos. Nessa perspectiva, o objetivo deste curso proporcionar discusses relativas aplicabilidade da tica na enfermagem. Tem como finalidade a reflexo dos profissionais acerca de sua prtica e a prestao de um cuidado de enfermagem de qualidade, bem como promover justia social dentro de sua realidade. O curso ser dividido em dois Ncleos Temticos. O primeiro apontar os princpios e instrumentos para fundamentar o fazer de enfermagem na perspectiva da tica. O estudo da tica embasado somente em discusses conceituais no suficiente para formar os profissionais que o momento atual exige. Por tal motivo, o segundo Ncleo Temtico discutir temas relacionados sade, com a finalidade de mostrar a aplicabilidade dos princpios ticos na prtica da enfermagem.

CONCEITOS
Caro aluno, para que possamos repensar conceitos e linhas de pensamento, nesta Unidade de Estudo, iniciaremos com algumas reflexes e questionamentos acerca da moral e da tica, com nfase nos conceitos e na origem desses termos.

Moral
A palavra moral deriva do latim mores que significa costumes no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hbito. A moral depende da conveno social, determinada pelos costumes, em pocas e locais diferentes, alm de adquirir um carter normativo e obrigatrio. Por isso, dizemos que ela varia, historicamente, de cultura e de sociedade. Em resumo, moral o comportamento humano estabelecido como regra de convvio social e os atos que concordam com essas regras. Vale observar que a expresso "bons costumes" utilizada como sinnimo de moral ou moralidade no texto de Silva e Silva (2007).

Conforme explicitado, a moral tem um carter prtico imediato, est relacionada com o comportamento humano e faz parte integrante da vida. No apenas um conjunto de regras e normas acerca do que devemos ou no fazer, mas tambm direciona nosso discurso e influencia nossas decises e opinies. Assim, apreendemos que a moral totalmente prtica e utilizada para tomar decises. Citamos o exemplo de um profissional de enfermagem, fora de seu horrio e local de trabalho, que se depara com uma pessoa cada na rua. Imediatamente, aproxima-se, verifica que ela precisa de ajuda e presta os primeiros socorros. Isso uma atitude moralmente aceita e, conforme afirma Vasquez, um ato consciente e voluntrio.
Animao 1 - Primeiros socorros.

Essas afirmaes acerca da moral nos permitem depreender que o ato moral corrobora com as regras sociais, bem como exige que a pessoa tenha reconhecido normas e deveres, interiorize essas regras sociais e haja com liberdade, visto que o ato moral consciente e voluntrio, como sabemos. A moral um sistema de normas, princpios e valores, o qual regulamenta as relaes entre os indivduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um carter histrico e social, sejam acatadas livres e conscientemente por uma convico ntima e no de uma maneira mecnica, externa e impessoal. Na enfermagem, o ato moral se impe tanto no cuidado, a partir de aes conscientes e livres para o bem do cliente e famlia, como para o cuidador em exigncias intrnseca e extrnseca. A forma intrnseca ocorre na prpria formao do profissional, que lhe impe valores e princpios em que o ato moral atribudo, livre e conscientemente, na consolidao de um cuidado efetivo, eficaz e eficiente. Na forma extrnseca, a exigncia moral posta pela sociedade, que demanda uma conduta correta, um agir para o bem, trabalhar em prol da promoo da sade e das pessoas.

O profissional de enfermagem deve conduzir sua ao, consciente de suas responsabilidades para com o outro, exercendo suas virtudes consigo e com o prximo e praticando o amor fraterno, como diz Vieira (2007). Qualquer ato que no atenda essas exigncias morais interfere na imagem pblica de toda a classe profissional. Assim, mediante a repercusso dos atos morais sobre a categoria profissional, podemos afirmar que o modo como os profissionais exercem sua funo tem implicaes morais e, por conseguinte, a prtica de cuidados de sade uma atividade moral. Dessa forma, os atos, eventualmente, tornam-se problemas morais, conceituados como uma situao na qual um dilema ou dificuldade vivido entre seus prprios valores e normas e os de outras pessoas uma situao que, na sua percepo, no correta ou no deveria ocorrer (LUNARDI et al, 2007). Ento, a moral julgada por ns, pelo que aprendemos, assimilamos e interiorizamos das normas de convvio humano. Infelizmente, quando tomamos decises, nem sempre utilizamos essas normas aprendidas. Na medida em que nos afastamos delas, sentimos uma sinalizao interna de que nos distanciamos daquilo que consideramos como certo e bom, ou o que para o bem.

Para tanto, existe a crescente preocupao com a formao humanstica dos profissionais da rea da sade, uma vez que os dilemas suscitados pelo avano da cincia, da tecnologia na rea da sade e as mudanas socioculturais levam a uma complexidade da atuao nas situaes em que so necessrias tomadas de deciso e o agir corretamente e tico.

tica
Quando nos referimos tica, caro aluno, o ponto de partida deve ser estudar o seu conceito, a fim de estabelecer seu campo de aplicao e tecer pequenas abordagens que consideramos mais importantes para o nosso estudo e prtica. O termo tica origina-se do vocbulo grego ethos, que significa

assentamento, vida comum. Aristteles, porm, considerou esse termo como significado de carter e formulou o adjetivo tico para designar uma classe particular de virtudes humanas e a tica como a cincia que estuda essas virtudes; voc pode ler sobre isso em Fontinele Junior (2001). Ento, podemos dizer que o estudo da tica iniciou-se com filsofos gregos h 25 sculos. E, atualmente, seu campo de atuao no est restrito aos limites da filosofia, pois profissionais de outras reas do conhecimento se dedicam ao seu estudo, entre eles: socilogos, psiclogos, bilogos, enfermeiros e mdicos que desenvolvem trabalhos no campo da tica. A preocupao com o aspecto moral do exerccio profissional na

enfermagem remonta aos primrdios de sua institucionalizao, que se deu em meados do sculo XIX, na Inglaterra. Na verdade, o nascimento da enfermagem moderna surge sob uma atmosfera de moralidade, disciplina rgida e religiosidade. Na tentativa de modificar a situao de pouco prestgio social que a enfermagem vivia, Florence Nightingale tratou de promover um sistema de educao de enfermeiras no qual inteirava um rgido esquema de conduta moral.

Exigia-se que as enfermeiras fossem dedicadas e obedientes. Supomos que, neste momento, a conduta era considerada tica quando tais princpios de dedicao, benevolncia e obedincia fossem cumpridos risca. Atualmente, o comportamento tico no se deve ater unicamente aos atos que favoream o bem-estar do cliente ou, por outro lado, que garantam a segurana dos profissionais, mas deve abranger ambos, entendendo que somos todos sujeitos sociais nesse processo, com responsabilidades, direitos e deveres de cidados. Portanto, o objeto de estudo da tica o que guia a ao: os motivos, as causas, os princpios, as mximas, as circunstncias, bem como a anlise das consequncias dessas aes. Os profissionais de enfermagem, assim como acontece com os demais, deparam-se constantemente com situaes que exigem tomadas de decises no mbito da tica. Finalmente, a tica tem como objetivo fundamental levar a modificaes na moral, com aplicao universal, como guia norteador da forma racional e melhor modo da vida humana e tambm do cuidado de enfermagem1. Ao contrrio da moral, a tica terica, uma reflexo filosfica, puramente racional, realizada a respeito da moral, segundo Silva e Silva (2007). Assim, a tica est relacionada opo do profissional de enfermagem, ao desejo de realizar a vida, mantendo suas relaes interpessoais justas e aceitveis. Em regra, est fundamentada nas ideias de bem e virtude como valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existncia plena e feliz. Sendo assim, a vida tica consiste na interiorizao dos princpios, valores e normas de uma sociedade e, no nosso caso especfico, preceitos aceitos na profisso de enfermagem como o juramento da nossa profisso e o cdigo de tica profissional, que estudaremos com mais detalhes nas prximas Unidades de Estudo. do

O estudo da tica procura regras que, efetivamente, sejam importantes e entendidas como uma boa conduta em nvel mundial, que sejam aplicveis a todos os profissionais de enfermagem e de outras reas. Esses fatores designam a ela um carter universalista, ao contrrio do carter restrito da moral, que pertence a indivduos, comunidades e/ou sociedades, que variam de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade.

Saiba Mais
Juramento oficial da enfermagem
Solenemente, na presena de Deus e desta assemblia, juro: Dedicar minha vida profissional a servio da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com conscincia e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepo at depois da morte; no praticar atos que coloquem em risco a integridade fsica ou psquica do ser humano; atuar junto equipe de sade para o alcance da melhoria do nvel de vida da populao; manter elevados os ideais de minha profisso, obedecendo aos preceitos da tica, da legalidade e da moral, honrando seu prestgio e suas tradies.
Referncia: COFEN. Resoluo do COFEN 218/1999 que dispe sobre padronizao de juramento, pedra, cor e smbolos a serem utilizados nas solenidades de formaturas ou representativas da profisso. Rio de Janeiro, 1999.

Podemos depreender que a tica profissional, assim como a sua codificao no so coisas abstratas, deslocadas do homem real, mas, ao contrrio, constituem uma representao do viver humano, com valores, crenas e influncias. A tica no tem carter exclusivamente descritivo, uma vez que visa investigar e explicar o comportamento moral, trao inerente da experincia humana. Tambm no funo da tica formular juzos de valor quanto prtica moral de outras sociedades, mas explicar a razo de ser dessas diferenas e o porqu de os homens recorrerem, ao longo da histria, a prticas morais diferentes e at opostas. Portanto, o ideal tico est numa vida livre dentro de um Estado livre, que preserve os direitos dos homens e exija-lhes seus deveres, na qual a conscincia moral e as leis no estejam separadas ou em contradio.

O importante, caro aluno, que a tica e a moral so, muitas vezes, compreendidas como sendo a mesma coisa, quando, na verdade, divergem do ponto de vista dos problemas prticos e dos tericos. Decidir e agir corresponde a um problema prtico/moral. Investigar uma deciso, uma ao e a responsabilidade que ela subjaz, a liberdade e o grau de determinismos envolvidos um problema terico, portanto, tico. Outro objeto de estudo da tica a responsabilidade do ato moral, ou seja, o problema prtico-moral que consiste na deciso de agir de uma maneira numa situao concreta. Mas, investigar se a pessoa pde escolher entre duas ou mais alternativas de ao e agir conforme sua deciso um problema terico-tico, pois o que se verifica a liberdade ou o determinismo ao qual nosso ato esteve sujeito. Se o determinismo total, ento no h mais espao para a tica; pois, se estamos nos referindo s aes humanas, e se essas aes esto totalmente determinadas de fora para dentro, no h qualquer espao para a liberdade, para a escolha e a autodeterminao, consequentemente, no h espao para a tica. Todos ns j tivemos a oportunidade de vivenciar a experincia de no nos conformarmos diante de uma prtica ou valor moral. Com isso, vivenciamos um dilema tico. Assim, os dilemas ticos esto presentes nas situaes de tomada de deciso ou realizao de uma determinada ao. No podemos negar que as pessoas esto imbudas de valores morais, culturais e, assim sendo, no exerccio de sua profisso, no poderiam se abstrair deles em seu ambiente de trabalho. Se os valores no estiverem sedimentados, ou seja, se no forem claros, e se divergirem dos valores positivos, as decises e aes sero erradas ou para o mal. Vasquez (2002) afirma no haver nada valioso que no o tenha sido antes para o homem. Esses valores so caracterizados como bipolares (positivos e negativos), universais, subjetivos e objetivos, hierarquizveis e instrumentais.

Quando citamos os diferentes valores, conseguimos perceber que eles se contrapem e, concomitantemente, identificamos os valores positivos e os negativos. Vamos fazer essa experincia, observando o que sentimos quando lemos os valores abaixo:

Valores bipolares
Valores so atributos que se d a algo e so classificados por Max Schelle como: Biolgicos (vida x morte). Intelectuais (verdadeiro x falso). Estticos (belo x feio). ticos/morais (amor, bem, justia, liberdade, verdade x dio, mal, injustia, priso, mentira). Religioso (sagrado x profano).

Voc conseguiu perceber essa contraposio? Ento, pense sobre esses valores a partir do que se segue. Sobre os valores positivos, preciso reconhecer que a sociedade vem sofrendo inverso de valores oriunda da nossa histria, da crise social, da corrupo, do mau gerenciamento pblico, da impunidade e violncia que se refletem nas concepes de certo e de errado.

Valores universais
Bem como fim; como dever e como valor. Amor pressupe a pessoa como sujeito, silencioso; comunho; no destri a identidade do outro; presena; dom de si mesmo; criador; recproco, se faz em ns e supremo. "A tica do amor no se ope a outras teorias ticas, identifica-se com o que h de bom em todas elas".

Verdade o ser humano tem direito verdade. A linguagem contrria ao que se tem em mente a mentira. O mentir moralmente mau, contraria a natureza social do outro que exige confiana mtua.

Segredo o que se tem direito e dever de ocultar. Para mant-lo, pode-se usar: silncio, evasiva ou reserva mental. Como quer que se defina o bem, o amor, a verdade e o segredo, guard-lo uma deciso que requer responsabilidade com o cliente, respeito aos seus direitos e, no menos importante, lei.

Valores subjetivos e objetivos


Os valores so subjetivos quando vislumbrados apenas na sua relao com os sujeitos, de acordo com a atribuio de valor psquico que se lhes d. E s objetivos quando existem independentemente da relao do sujeito com a pessoa, coisa, fato ou fenmeno. Para Vasquez (2002), o valor de uma coisa pressupe a existncia de valor a ser atribudo coisa. Ou seja, "o que existe de valioso numa coisa tem a sua fonte no valor que existe independente dela". Por outro lado, lealdade, solidariedade, ou seja, valores subjetivos, s so valores quando efetivados pelo homem.

Valores hierarquizveis
Os valores so hierarquizveis por ordem de importncia e, como variam historicamente, culturalmente e at de indivduo para indivduo, em um mesmo contexto social, sua hierarquia tambm varivel.

Valores instrumentais
Esses valores no tm valor em si mesmo. So utilizados para a obteno de um bem. O dinheiro, por exemplo, serve para atender s necessidades bsicas ou secundrias. Ele pode ser utilizado para o bem ou para o mal.

Na nossa rea, prezados enfermeiros, um exemplo interessante para o bem a possibilidade de o dinheiro garantir a compra de medicamentos. De forma oposta, o desvio de verbas na rea da sade, quando existe, compromete e prejudica a assistncia, tendo como consequncia, por exemplo, a falta de recursos materiais, humanos e at a remunerao inadequada desses recursos. Para concluirmos esta Unidade de Estudo, devemos saber que assumir uma postura tica significa, tambm, desenvolver individual e coletivamente uma conscincia poltica que envolva o respeito pelos colegas, pelos clientes e pela profisso.

Referncias
COFEN. Resoluo n. 218/1999 Juramento Oficial da Enfermagem. Rio de Janeiro, 1999. FLORENCE NIGHTNGALE (1820 -1910). Disponvel em: <http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/personalidades.htm>. Acesso em: 9 mar. 2011. FRANA, G.V. A velha e a nova tica mdica. Disponvel em: <http://www.amrigs.com.br/revista/50-03/espcremers.pdf>. Acesso em: 9 mar. 2011. FONTINELE JNIOR, K. tica e biotica em enfermagem. Goinia: AB, 2000. LUNARDI, V. L. et al . A tica na enfermagem e sua relao com poder e organizao do trabalho. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Ribeiro Preto, v. 15, n. 3, 2007. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010411692007000300020&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 9 mar. 2011. SANTIAGO, M. M. A.; PALACIOS, M. Temas ticos e bioticos que inquietaram a enfermagem: publicaes da REBEn de 1970-2000. Revista Brasileira de Enfermagem. Braslia, v. 59, n. 3, 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672006000300018&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 9 mar. 2011. SILVA, E.M.; SILVA, M.A.P.D. Biotica e questes ticas vivenciadas pelos profissionais de enfermagem: ensaio crtico-reflexivo. In: MALAGUTI, W. (Org.). Biotica e enfermagem: controvrsias, desafios e conquistas. Rio de Janeiro: Rubio, 2007. So Camilo mestrado em biotica 2003. VASQUEZ, A. S. tica. 22. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. ZAVASCHI, M. L.S. et al. Reao da criana e do adolescente doena e morte aspectos ticos. Disponvel em: <http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/495/312 >. Acesso em: 9 mar. 2011.

You might also like