You are on page 1of 3

Objetivo Dotar o aluno de conhecimentos tcnicos e habilidades especficas que o capacite a resguardar o patrimnio, a integridade fsica e psicolgica dos

empregados bancrios e do pblico no interior dos estabelecimentos financeiros e suas dependncias .

A Segurana Privada A Atividade de segurana privada no Brasil teve incio em 1967. A primeira legislao sobre o assunto surgiu em 1969, com a instituio do Decreto Lei 1.034/69, que autorizou o servio privado em funo do aumento de assaltos a bancos, obrigados poca a recorrer segurana privada. Este primeiro decreto regulamentou uma atividade at ento considerada paramilitar. At 1983 os governos estaduais fiscalizavam estas empresas.

Legislao Aplicada Em 1983 a atividade foi regulamentada atravs da Lei 7.102 e a fiscalizao deixou de ser estadual (SSP) e passou a ser federal (MJ).

Lei 7.102/83 Dispe sobre segurana para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituio e funcionamento das empresas particulares que exploram servios de vigilncia e de transporte de valores, e d outras providncias.

Principais pontos da Lei 7.102/83 Art. 1 vedado o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentao de numerrio, que no possua sistema de segurana com parecer favorvel sua aprovao, elaborado pelo Ministrio da Justia, na forma desta lei.

Art. 2 - O sistema de segurana referido no artigo anterior inclui pessoas adequadamente preparadas, assim chamadas vigilantes; alarme capaz de permitir, com segurana, comunicao entre o estabelecimento financeiro e outro da mesma instituio, empresa de vigilncia ou rgo policial mais prximo; e, pelo menos, mais um dos seguintes dispositivos:

I - equipamentos eltricos, eletrnicos e de filmagens que possibilitem a identificao dos assaltantes; II - artefatos que retardem a ao dos criminosos, permitindo sua perseguio, identificao ou captura; e III - cabina blindada com permanncia ininterrupta de vigilante durante o expediente para o pblico e enquanto houver movimentao de numerrio no interior do estabelecimento.

Banco Empresa que adianta e recebe fundos, desconta letras, ttulos, facilita os pagamentos por meio de emprstimos, realiza quaisquer transaes de valores.

Histrico Na medida em que ocorreu o surgimento da moeda no perodo das grandes civilizaes, o ato de emprestar, tomar emprestado e guardar o dinheiro dos outros foi algo quase inevitvel. Acredita-se que as primeiras operaes bancrias da histria foram desenvolvidas na civilizao fencia. Entretanto, o nome banco foi concebido pelos romanos: significava a mesa em que eram realizadas as trocas de moedas.

Plano de Segurana O interessado dever preencher o sistema.


REQUERIMENTO DE APROVAO DE PLANO DE SEGURANA DE ESTABELECIMENTO FINANCEIRO e citar todas as particularidades do

Momentos Alerta: Chegada do carro-forte Sada do carro-forte Horrio do almoo Fechamento Abertura

Momentos Crticos: Pessoa suspeita Veculo suspeito Confuso no interior da agncia (superlotao) Celular Flagrante de Fraude ou Estelionato Pessoa passando mal, inclusive colega Tentativa de assalto PGDM

As armadilhas da pessoa suspeita Nem tudo que parece ser, .

preciso desconfiar, porm sem exteriorizar. Caso contrrio, nas duas situaes poder ser prejudicado .

Caso o suspeito no seja um meliante Poder alegar constrangimento. Caso o suspeito seja um meliante Voc passar a ser o primeiro alvo.

Porta giratria detectora de metais:

Equipamentos utilizados em estabelecimentos pblicos e privados, alm de hotis e condomnios, com o intuito de dificultar a entrada de pessoas indesejveis. As Portas Giratrias so acopladas a detectores de metais que so instrumentos capazes de detectar quando um indivduo tentar passar com algum objeto de metal suspeito, pelas mesmas. Nesse caso, os detectores de metais acionam, automaticamente o sistema de travamento da Porta Giratria, impedindo a entrada do indivduo, garantindo assim a segurana do estabelecimento.

prefervel capturar o exrcito inimigo a destru-lo. Obter uma centena de batalhas no o cmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem combater, isso sim o cmulo da habilidade. (Sun Tzu)

You might also like