You are on page 1of 12

VAMOS L PENSAR!

FICHA 1
MATEMTICA 7. ANO
N. AVALIAO TURMA

NOME PROFESSOR

Tal como a actividade fsica, o raciocnio melhora com o treino. Estas duas actividades vo pr prova a sua capacidade de pensar de forma lgica e correcta.

1. Verdadeiro ou falso?
Leia atentamente o texto.
O Joo estava no passeio e preparava-se para abrir a porta do seu prdio quando um vaso se desprendeu da varanda do 7. andar e caiu rua, partindo-se com grande estrondo. Alertado pelo grito de uma vizinha, o Joo desviou-se a tempo e escapou por um triz a um grave acidente. A polcia foi chamada ao local da ocorrncia e inspeccionou todas as varandas. Mais tarde, os inquilinos do 7. andar foram acusados de negligncia.

Analise as afirmaes que se seguem. Para cada uma, diga, justificando, se indubitavelmente verdadeira, indubitavelmente falsa, ou se tanto pode ser verdadeira como falsa. (1) A histria comea com um adolescente a chegar a casa. (2) Um vaso caiu de uma varanda na altura em que o Joo abriu a porta do prdio. (3) Ao atingir o passeio, o vaso partiu-se. (4) O Joo no ficou ferido. (5) O Joo s no ficou gravemente ferido porque ouviu o grito de uma amiga. (6) A polcia foi chamada logo a seguir ao incidente. (7) Os inquilinos do 7. andar foram condenados por negligncia. (8) O Joo no precisou de se desviar para no ser atingido pelo vaso. (9) O vaso caiu de uma altura superior a 15 metros. (10) O Joo estava a tocar a campainha quando o vaso caiu. (11) Pelo menos uma pessoa foi acusada de negligncia. (12) O incidente ocorreu em pleno centro da cidade. (13) O incidente envolveu duas pessoas. (14) O prdio do Joo tem 7 andares. (15) O prdio do Joo tem elevador. (16) O passeio ficou sujo de terra, cacos de barro, folhas e flores partidas. (17) No texto so referidas trs pessoas, para alm do polcia. (18) O incidente descrito no texto nunca poderia ocorrer numa aldeia. (19) Aps o incidente, os inquilinos foram proibidos de ter vasos nas varandas. (20) O texto descreve um incidente com um vaso que, ao cair de um 7. andar, feriu ligeiramente um transeunte.

2. Os actores
Cinco amigos Pedro, Andr, Tiago, Dinis e Bernardo esto a ensaiar uma pea de teatro, onde os personagens so um rei, um soldado, um bobo, um guarda e um prisioneiro.

3. O Tesouro
Ao chegar ilha do Tesouro, os piratas encontraram trs bas de igual peso com as seguintes inscries:

O ouro no est aqui.

O ouro no est aqui.

O ouro est no ba n. 2.

Encontraram tambm uma carta que dizia: O Pedro, o Andr e o prisioneiro ainda no sabem bem os seus papis. Nos intervalos, o soldado joga s cartas com o Dinis. O Pedro, o Andr e o Tiago esto sempre a criticar o guarda. O bobo gosta de ver representar o Andr, o Tiago e o Bernardo. O Pedro contracena muitas vezes com o rei e o bobo.
Qual o papel que cada um dos rapazes desempenha na pea?

Apenas uma das inscries no bas verdadeira; as outras duas so falsas. Alm disso, os bas sem ouro contm um gs venenoso que matar instantaneamente quem os abrir!

Sugesto: Utilize a tabela para o(a) ajudar a resolver o problema.


rei Pedro Andr Tiago Dinis Bernardo soldado bobo guarda prisioneiro

Em que ba foi guardado o ouro?

MAT-BINGO

FICHA 2
MATEMTICA 7. ANO
N. AVALIAO TURMA

NOME PROFESSOR

Todos conhecemos o Bingo e as suas regras, que inspiraram este Mat-Bingo. Pode-se jogar o Mat-Bingo com um qualquer nmero de jogadores, um dos quais, rotativamente, ir desempenhar as funes de mestre de jogo. Cada jogador precisa de uma folha de jogo com uma tabela quadrada 5 * 5, que ir preencher com os nmeros de 1 a 25, um em cada clula, a seu gosto. Por exemplo:
8 17 4 10 23 21 1 13 19 3 11 25 7 24 16 6 14 20 2 9 18 5 12 22 15

O mestre de jogo dispe de um conjunto de 25 questes. A resposta a cada uma delas obrigatoriamente um nmero entre 1 e 25 e no h duas respostas iguais. Quando todos os jogadores esto prontos, o mestre de jogo coloca a primeira questo e d um perodo de tempo razovel (no mximo, dois minutos) para que os jogadores respondam. Quando um jogador encontra a resposta correcta, assinala a clula correspondente na sua folha de jogo (por exemplo, marcar com uma cruz, barra, etc.). O mestre de jogo procede de igual modo para com as questes 2, 3, 4, etc. O vencedor o primeiro jogador que conseguir fazer uma linha (horizontal, vertical ou oblqua) de cinco quadrados assinalados. Apresentam-se de seguida dois conjuntos de questes que podem ser utilizadas pelo mestre de jogo. O primeiro de carcter mais geral e o segundo mais matemtico. Claro que o melhor ser que os jogadores criem os seus prprios conjuntos de questes, para utilizar sempre que forem mestres de jogo.

Pretende-se que o preenchimento da tabela seja o mais aleatrio possvel, para que haja o mximo nmero de tabelas diferentes.

QUESTES CONJUNTO A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 O primeiro nmero comeado por S. Dias numa semana + meses num ano. O nmero de anes da Branca de Neve. O nmero de vrtices de um cone. O nmero de letras desta frase. Dzia e meia. Os ... mosqueteiros. O indicativo telefnico do Porto. O nmero de horas num dia. O nmero de faces de um tetraedro. O nmero total de pintas de um dado. Dias numa semana + semanas num ms + meses num ano O nico nmero par que primo. Quem de 20 cinco tira, fica com... O nmero de lados de um octgono. Daqui a um ano pode ter carta de conduo. Os decmetros que h em 1 metro. Se A = 1 e B = 2 , ento I = ... O nmero de signos do Zodaco. A soma dos quatro primeiros nmeros mpares. A primeira capicua. O nmero de provas do pentatlo. sexta-feira pode dar azar. O dobro dos vrtices de um heptgono. A soma dos quatro primeiros nmeros pares. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

QUESTES CONJUNTO B A soma dos 5 primeiros nmeros naturais. Nmero de eixos de simetria de um quadrado. O nmero que somado com 13 d 30 . Metade de 38 . O nmero inteiro mais prximo de p. Duzentas dcimas. A soma dos quadrados de 2 e 3 . O primeiro nmero primo maior que 20 . O volume de um cubo de aresta 2 . A raiz quadrada de 36 . 10 * 7 - 2 * 7 - 5 * 7 O quociente entre as medidas de um ngulo raso e de um ngulo recto. A soma de 6 com o seu dobro. O quadrado de 5 . O maior nmero primo menor que 10 . O quociente de um nmero por ele prprio. O quadrado da raiz quadrada de 14 . A rea de um rectngulo de dimenses 3 e 8 . Uma dezena e dez dcimas. A raiz cbica de 1000 . Nmero de faces de um dodecaedro. A diferena entre os quadrados de 5 e de 4 . A diferena entre o triplo de 8 e 8 . 17 - 5 * 3 + 6 : 2 O menor nmero par que mltiplo de 11 .

OS PASSATEMPOS DO TIO PATINHAS

FICHA 3
MATEMTICA 7. ANO
N. AVALIAO TURMA

NOME PROFESSOR

1. H inmeros passatempos envolvendo materiais que fazem parte do nosso dia-a-dia, como moedas. Experimente resolver estes!
1.1. Disponha seis moedas tal como representado na figura A. Deslocando apenas duas moedas, construa a figura B.

2. O salto das rs
Desenhe um tabuleiro rectangular 7 * 1 . Disponha trs moedas de 10 cntimos (as rs brancas) e trs moedas de 5 cntimos (as rs negras) no tabuleiro, conforme mostra a figura:

As rs movimentam-se de acordo com as seguintes regras:


Figura A Figura B

as rs negras s se podem deslocar para a direita e as rs brancas s se podem deslocar para a esquerda; uma r pode saltar para a casa seguinte quela em que est colocada, desde que essa casa esteja vazia; uma r pode saltar por cima de outra r para a casa imediatamente a seguir, desde que essa casa esteja vazia; nenhuma r pode sair do tabuleiro. Como fazer para inverter a posio das rs, ou seja, passar as rs brancas para o lugar das negras e as rs negras para o lugar das brancas?

1.2. Disponha dez moedas tal como representado na figura C. Qual o nmero mnimo de moedas que preciso deslocar para se obter a figura D?

Figura C

Figura D

1.3. Disponha seis moedas como na figura: duas filas, uma com quatro e outra com trs moedas, em forma de cruz. Deslocando apenas uma moeda, obtenha duas filas, ambas com quatro moedas.

Quando tiver conseguido, dificulte o nvel do jogo usando tabuleiros maiores e mais rs, como, por exemplo:

1.4. As quatro moedas da figura esto dispostas em quadrado. Os seus centros no esto todos mesma distncia uns dos outros; por exemplo, os centros de A e B esto mais prximos do que os de A e de D.

3. O escorrega das rs
Cansadas de saltar, neste jogo as rs apenas podem deslizar do lugar que ocupam para uma casa vazia. Podem deixar-se escorregar para uma qualquer casa, mas expressamente proibido saltar por cima de uma outra r.

Coloque as quatro moedas de forma a que os seus centros fiquem o mais prximo possvel uns em relao aos outros.

1.5. Disponha nove moedas como mostra a figura E. Desta forma ficam definidas oito filas de trs moedas cada (figura F).

Figura E

Figura F

Deslocando apenas duas moedas, construa dez filas com trs moedas em cada uma.

De novo, como fazer para inverter a posio das rs, ou seja, passar as rs brancas para o lugar das negras e as rs negras para o lugar das brancas?

DOCES PROBLEMAS

FICHA 4
MATEMTICA 7. ANO
N. AVALIAO TURMA

NOME PROFESSOR

1. A encomenda do Sr. Salgado


O Sr. Salgado dono de uma fbrica de... cubos de acar! Recebeu uma encomenda de 1 000 000 (um milho) de cubos de acar que tem de enviar, o mais rapidamente possvel, para um hotel. Cada cubo de acar mede exactamente 1 cm de comprimento, 1 cm de largura e 1 cm de altura, e vai ser embrulhado em papel celofane. Qual ou quais das seguintes figuras podem ser usadas como molde para o papel celofane?

2. A massa folhada
O Sr. Vinagre pasteleiro e especialista em bolos de massa folhada. Ele comea por estender a massa com uma espessura de meio centmetro, cobre-a com margarina, dobra-a ao meio e estende-a de novo, repetindo o processo as vezes necessrias at obter o resultado desejado. Um dia o Sr. Vinagre comeou a pensar no que aconteceria se tivesse uma placa de massa imensa e a pudesse dobrar ao meio as vezes que quisesse, sem a estender depois. Bom, aps a primeira dobra, a massa ficava com um centmetro de altura. A segunda dobra dava dois centmetros de altura de massa, na terceira passvamos a ter quatro centmetros, depois oito, dezasseis...

O Sr. Salgado vai embrulhar o milho de cubos num nico cubo gigante. Onde que o cubo gigante vai poder ser arrumado no hotel: debaixo de uma mesa? Na despensa? Ou ter de ser num armazm?

Por esta ordem de ideias, quantas dobras seriam necessrias para o Sr. Vinagre fazer uma torre de massa que chegasse da Terra Lua (aproximadamente 380 000 km)?

No hotel, esto a pensar espalhar os cubos, formando com eles um quadrado com a altura de um s cubo. Que lhe parece esta deciso? Que espao ir ser necessrio: o cho da sala? Ser preciso o court de tnis? Ou um campo de futebol?

A mulher do Sr. Vinagre tambm faz massa folhada, mas, em vez de dobrar a massa ao meio, costuma dobr-la em trs partes. Quantas dobras seriam necessrias para que a torre de massa feita pela mulher do Sr. Vinagre chegasse da Terra Lua?

O director do hotel est a estudar a possibilidade de mandar fazer um contentor em forma de paraleleppedo para guardar a encomenda de 1 milho de cubos de acar. Na despensa esto disponveis duas zonas: uma com um metro de comprimento e meio metro de largura, outra com dois metros de comprimento e um metro de largura. Que altura teria de ter cada um dos contentores? Qual das solues lhe parece mais vivel?

3. O aniversrio da Catarina
A Catarina fez anos e convidou sete amigos para a sua festa. Como se h-de dividir o bolo em 8 partes iguais apenas com trs golpes de faca?

Imagine agora que algum se lembrava de empilhar os cubos, um em cima do outro, fazendo com eles uma torre com a espessura de um cubo (difcil de equilibrar, no?). Qual seria a altura dessa torre? Seria to alta como o elevador de Santa Justa, em Lisboa (cerca de 30 metros)? Mais alta do que o Empire State Building, em Nova Iorque (448 metros)? Ou da altura do Monte Evereste (8848 metros)? Ou seria que a pilha de cubos chegava Lua (cerca de 380 000 km)?

A Catarina tinha um certo nmero de moedas de 1 euro para comprar doces para a festa. gastou metade do dinheiro no bolo e pagou mais 1 pelas velas; gastou metade do dinheiro que sobrou em gelados e pagou 2 por um saco trmico para o transporte; gastou metade do dinheiro que ainda tinha em bombons; gastou mais 3 em gomas e ficou com uma nica moeda de 1 . Quantas moedas tinha a Catarina?

NMEROS ESPECIAIS

FICHA 5
MATEMTICA 7. ANO
N. AVALIAO TURMA

NOME PROFESSOR

1. Nmeros perfeitos, abundantes e... deficientes!


Divisores prprios de um nmero so todos os divisores desse nmero diferentes dele prprio. Por exemplo, o nmero 12 admite os divisores 1 , 2 , 3 , 4 , 6 e 12 . Os divisores prprios de 12 so 1 , 2 , 3 , 4 e 6 . Diz-se que um nmero perfeito quando igual soma dos seus divisores prprios. Um nmero abundante maior que a soma dos seus divisores prprios. Um nmero deficiente menor do que a soma dos seus divisores prprios. Segundo esta nomenclatura, como se designam os nmeros inteiros menores que 20 ? Na tabela seguinte, para cada nmero (N) esto indicados os seus divisores prprios e respectiva soma (S):
N 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Divisores prprios S 1 1 1, 2 1 1, 2, 3 1 1, 2, 4 1, 3 1, 2, 5 1 1 3 1 6 1 7 4 8 Designao Deficiente Deficiente Deficiente Deficiente Perfeito Deficiente Deficiente Deficiente Deficiente N 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Divisores prprios S 1 1, 2, 3, 4, 6 1 1, 2, 7 1, 3, 5 1, 2, 4, 8 1 1, 2, 3, 6, 9 1 11 16 11 10 9 15 1 21 1 Designao Deficiente Abundante Deficiente Deficiente Deficiente Deficiente Deficiente Abundante Deficiente

2. Nmeros felizes
Considere o nmero 19 . Comece por calcular a soma dos quadrados dos seus algarismos: 12 + 92 = 1 + 81 = 82 Obteve a soma 82 . Repita o processo com este nmero: 82 + 22 = 64 + 4 = 68 Repita uma vez mais o processo com a nova soma obtida (68) : 62 + 82 = 36 + 64 = 100 e repita-o de novo com a soma 100: 12 + 02 + 02 = 1 Como se obteve a soma 1 , diz-se que 19 um nmero feliz. Ser que 12 , para alm de abundante, tambm feliz? Vejamos: 12 + 22 = 1 + 4 = 5 52 = 25 2 2 2 + 5 = 4 + 25 = 29 22 + 92 = 4 + 81 = 85 82 + 52 = 64 + 25 = 89 82 + 92 = 64 + 81 = 145

Quais so os nmeros abundantes menores que 20? E os perfeitos?

Continuando o processo, iramos obter de seguida as somas 42 , 20 , 4 , 16 , 37 e 58. Como 52 + 82 = 82 + 52 = 89 podemos afirmar que as somas se vo repetir periodicamente e nunca se obter a soma 1 . Neste caso, diz-se que 12 um nmero infeliz, de ordem 5 porque o ciclo se inicia a partir da quinta adio.

O nmero 20 perfeito, abundante ou deficiente?

29 um nmero infeliz. Sem efectuar clculos, explique porqu.

Pesquise: qual o nico nmero perfeito compreendido entre 10 e 100 ?

Que outros nmeros pode desde j garantir que so infelizes? E felizes?

Pesquise: quantos so os nmeros abundantes menores que 100?

Os nmeros 28, 86 e 91 sero felizes ou infelizes? Sem efectuar clculos, explique porqu.

Um nmero primo pode ser abundante? Porqu?

H 20 nmeros inteiros felizes menores que 100. Descubra-os!

O NMERO CERTO NO LUGAR CERTO

FICHA 6
MATEMTICA 7. ANO
N. AVALIAO TURMA

NOME PROFESSOR

1. Uma multiplicao intrigante


Nesta multiplicao, cada figura representa um algarismo. Figuras diferentes representam algarismos diferentes. H trs algarismos que no ocorrem neste clculo. Qual o algarismo representado por cada uma das figuras?

Consegue construir um anel mgico quadrangular utilizando os nmeros de 1 a 8?

2. Uma figura mgica


Observe a figura ao lado. Preencha cada uma das clulas disponveis com um dos nmeros de 0 a 9 de modo que a soma dos trs nmeros de cada linha seja 15 (tal como nos quadrados mgicos 3 * 3). H duas solues diferentes para esta figura mgica. Consegue descobri-las?
10

Construa um anel mgico pentagonal utilizando os nmeros de 1 a 10, no qual a soma correspondente a cada lado seja 14.

Experimente mudar o 10 para uma outra clula e investigue outras eventuais solues.

3. Um hexgono mgico
Preencha cada um dos hexgonos com um dos nmeros de 1 a 19 (sem os repetir) de modo que a soma de cada uma das 15 linhas de hexgonos adjacentes seja igual a 38. Uma ajuda: os hexgonos brancos correspondem a nmeros primos e os quatro hexgonos mais escuros correspondem a quadrados perfeitos.

Prova-se que, num anel mgico pentagonal, a maior soma possvel 19. Investigue: consegue construir um anel mgico pentagonal de soma 19? E de somas 15, 16, 17 e 18?

4. Anis mgicos
Um anel mgico um polgono onde, em cada lado, esto dispostos trs nmeros de tal forma que a sua soma a mesma qualquer que seja o lado considerado. No anel mgico triangular, direita, foram colocados os nmeros de 1 a 6 (sem os repetir, um por vrtice mais um por lado), sendo que a soma dos nmeros em cada lado 9.
2

5. Estrela mgica
1

Disponha os nmeros 1 a 12 em cada um dos tringulos de modo que sejam iguais s somas dos quatro nmeros situados numa mesma linha unindo vrtices opostos.

Consegue construir um anel mgico triangular onde a soma correspondente a cada lado seja 12? E se a soma for 10 ou 11?

A CAMINHO

FICHA 7
MATEMTICA 7. ANO
N. AVALIAO TURMA

NOME PROFESSOR

1. Letra a letra
Na figura est assinalado o percurso que permite formar a palavra TIA. Como formar as palavras ESTA? SETA? ESTRATGIA?
G

S E T A I R

Quantos caminhos diferentes tem a Rita para ir de casa piscina, se no quiser passar pelo cinema?

Quantos caminhos diferentes tem a Rita para ir de casa piscina, passando pelo cinema?

2. De A a N
Observe a figura ao lado. Assinale, a azul, um caminho que, partindo de A , termine em N . Assinale, a vermelho, um segundo caminho de A a N . Quantos caminhos consegue encontrar que liguem A a N ?
A E D H B

4. Caminhos-de-ferro 1
G F J I M L N locomotiva B linha principal C1 C2 C K A

3. Os caminhos da Rita
Como mora perto da escola, a Rita consegue ter bastante tempo livre. Sempre que pode, a Rita aproveita para ir piscina e, uma vez por semana, passa no cinema para ver os cartazes dos filmes que vo estar em exibio na semana seguinte. Para no perder tempo, a Rita procura sempre fazer o menor percurso possvel.

O esquema representa um troo de uma linha frrea BC , onde existem dois pequenos desvios, AB e AC . As carruagens C1 e C2 esto estacionadas uma em cada um dos desvios. Pretende-se que as carruagens troquem de posio e que no final da operao a locomotiva fique no lugar de partida. Ateno, no troo da via junto ao ponto A apenas cabe um elemento, carruagem ou locomotiva, e o espao disponvel no permite manobrar a locomotiva. Quer isto dizer que, se a locomotiva fizer o percurso CA com pelo menos uma carruagem, no pode depois seguir para AB . As carruagens podem ser ligadas uma outra ou locomotiva, mas em caso algum recuar para alm do ponto A .

escola

casa

5. Caminhos-de-ferro 2
A figura representa o esboo de uma linha frrea que termina num troo circular.
cinema piscina G locomotiva M PP

Quantos caminhos diferentes tem a Rita para ir de casa escola?

G uma carruagem de transporte de gado, M um vago de mercadorias e PP uma passagem pedonal por cima da linha. Quantos caminhos diferentes tem a Rita para ir de casa ao cinema? O maquinista precisa de trocar entre si as carruagens G e M , deixando no fim a locomotiva no ponto de partida. A locomotiva consegue passar por baixo da passagem PP , mas as carruagens no, pois so altas de mais.

SE CONDUZIR NO BEBA

FICHA 8
MATEMTICA 7. ANO
N. AVALIAO TURMA

NOME PROFESSOR

Conduzir ou beber? Claro que esta uma questo que nem sequer se coloca. O excesso de lcool uma das principais causas de acidentes nas estradas. Tome ateno aos dados que se seguem: podem contribuir para evitar situaes de perigo, quer para si quer para outros. Observe com ateno a figura, que se refere quantidade de lcool existente em cada tipo de bebida mais consumida.
Cerveja

Calcule a quantidade mxima de vinho que essa mesma pessoa pode beber em jejum, de modo a no ultrapassar a taxa mxima de alcoolemia permitida por lei.

Vinho Porto Licor Aguardente

Organize tabelas que permitam determinar com facilidade a quantidade mxima de bebidas alcolicas que um condutor, homem ou mulher, pode beber em jejum ou refeio, tendo em conta o limite mximo permitido de 0,5 g/l.
Pode optar por um quadro semelhante a este:
Peso (kg) 40 50 Cerveja 6% Vinho 12% V. do Porto 20% Licor 25% Aguardente 40%

Copo (ml) Teor alcolico (%) Gramas de lcool

330 6 16

125 12 12

75 20 12

30 25 7,5

30 40 9,5 90 100

Complete a tabela.
MC7MAAE1-02

Tipo de bebida Cerveja Vinho Vinho do Porto Licor Aguardente

Teor alcolico 6% 12% 20% 25% 40%

Quantidade de lquido (l) 0,33

Quantidade de lcool (g) 16

Gramas de lcool por litro

Construa as suas tabelas de modo que sejam de fcil consulta importante que as pessoas possam fazer uma leitura rpida e correcta dos dados que lhes interessam. Planifique formas de divulgao destes dados aos condutores atravs de um cartaz e de um folheto.

O nvel de lcool no sangue mede-se em gramas por litro (g/l). Assim, dizer que um indivduo tem 5 g/l de lcool no sangue o mesmo que dizer que, em cada litro de sangue, existem 5 gramas de lcool. O nvel de lcool no sangue chama-se taxa de alcoolemia. A taxa de alcoolemia (Ta) calcula-se de acordo com a seguinte frmula: Ta = quantidade de lcool ingerido (em g) peso do indivduo (em kg) * 0,7

em que 0,7 um coeficiente aplicvel a um condutor do sexo masculino que tenha bebido em jejum. Esse coeficiente de 0,6 para um condutor do sexo feminino que tenha bebido em jejum e de 1,1 para condutores (de ambos os sexos) que tenham bebido s refeies. A taxa mxima de alcoolemia permitida por lei aos condutores de 0,5 g/l.

Calcule a taxa de alcoolemia de um homem de 80 kg que tenha bebido 1 litro de cerveja em jejum.

PRONTO A COMER

FICHA 9
MATEMTICA 7. ANO
N. AVALIAO TURMA

NOME PROFESSOR

As aulas da manh acabaram e est na hora de almoar. As mesas do refeitrio da escola so rectangulares e permitem sentar, no mximo, 6 alunos.

Um jantar de pizza sempre um sucesso... excepto, claro, para quem no gosta de queijo! Para agradar a toda a famlia, uma boa soluo ter vrias pizzas Margarita (tomate + queijo), a que, cada um acrescenta os ingredientes de que mais gosta. Esta noite h quatro escolhas possveis: chourio, cogumelos, pimentos e queijo-extra. Tem aqui oito pizzas:

As mesas costumam ser arrumadas em blocos de trs.

Quantos alunos se podem sentar em cada um dos blocos de mesas?


E estes so os ingredientes:

Consegue arrumar trs mesas juntas de modo a poder sentar mais alunos?

Chourio

Cogumelos

Queijo-extra

Pimento

Qual destes blocos de quatro mesas permite sentar mais alunos?

Quantas combinaes diferentes possvel fazer se cada pessoa s puder escolher dois ingredientes diferentes para a sua pizza?

Cada pessoa pode escolher quantos ingredientes quiser! Quantas combinaes diferentes consegue descobrir?

Alguns alunos preferem comer no bufete.

Hambrger simples . . . . Hambrger c/ cebola . . . Hambrger c/ alface . . . Hambrger c/ queijo . . . Tosta mista . . . . . . . . . . . . . . Sandes diversas . . . . . . . . . Rissis/Croquetes . . . . . .

0,90 1,00 1,00 1,00 0,88 0,80 0,38

Batata . . . . . . . . . . . . . . 0,50 Sumos . . . . . . . . . . . . . . 0,46 Batidos . . . . . . . . . . . . . 0,75 Bolos . . . . . . . . . . . . . . . 0,28 Gelados . . . . . . . . . . . . 0,60 Salada de frutas . . 0,68 (preo em euros)

Uma pizzaria pode ser um excelente negcio, mas preciso conhecer o mercado. Na sua turma, organize um inqurito que lhe permita recolher informao sobre hbitos e preferncias dos potenciais futuros clientes. Algumas perguntas possveis:

Quantas vezes por ms costuma comer pizza? Que tipo de massa prefere: massa fina massa espessa sem preferncia

Escolha duas ementas diferentes para o almoo de trs alunos de modo a que gastem, no total e no mximo, 7,50 .

Os alunos mais velhos saem por vezes da escola e almoam num sanduche-bar.

Hoje Especial!!!
Faz a tua sanduche em com Po de milho Fiambre Po alentejano Ovo Queijo Carne assada e com Tomate Alface Cenoura

Quais so os seus ingredientes preferidos (escolha s dois!): fiambre frango camaro queijo-extra carne picada anans cogumelos milho atum pimentos chourio outro Qual destas situaes a mais frequente: come na pizzaria vai pizzaria buscar a pizza trazem-lhe a pizza a casa compra pizza congelada faz a sua prpria pizza em casa

Quantas sanduches diferentes possvel fazer utilizando um ingrediente de cada uma das trs colunas?

Organize os dados recolhidos em tabelas e grficos claros e acessveis. Analise as informaes obtidas e elabore as sugestes que lhe parecerem mais importantes para que a pizzaria seja um sucesso!

PROPOSTA DE RESOLUO
1.2.

FICHA 1
Competncias visadas: gosto e confiana pessoal em realizar actividades intelectuais que envolvam o raciocnio; concepo de que a validade de uma afirmao est relacionada com a consistncia da argumentao lgica. 1 (1) (2) (3) (4) Verdadeiro. Falso. Verdadeiro. Verdadeiro. Verdadeiro. V/F no referido no texto. Falso. V/F o prdio tem pelo menos 7 andares. (15) Verdadeiro se tem 7 andares, tem de ter. (16) V/F cacos sim, o resto no se sabe. (17) Falso refere o Joo, a vizinha e os inquilinos. (18) V/F pode l haver um prdio de 7 andares. (19) V/F no referido no texto. (20) Falso. bobo guarda prisioneiro (11) (12) (13) (14)

(5) V/F a vizinha pode ou no ser amiga. (6) V/F a polcia pode ter sido chamada mais tarde. (7) V/F s se sabe que foram acusados. (8) Falso. (9) Verdadeiro um 7. andar est a mais de 15 metros de altura. (10) Falso. 2 Pedro Andr Tiago Dinis Bernardo rei soldado

1.3.

1.4.

1.5.

A D C

FICHA 4
Competncias visadas: predisposio para explorar situaes problemticas e procurar regularidades; predisposio para fazer conjecturas e formular generalizaes; aptido para decidir sobre a razoabilidade de um resultado. 1 As planificaes do cubo so as seguintes:

3 As inscries nos bas 2 e 3 so contraditrias, por isso uma tem de ser a verdadeira e a outra ser falsa. Pela mesma razo, a inscrio no ba, O ouro no est aqui, tambm tem de ser falsa donde se conclui que o ouro foi guardado no ba 1.

FICHA 2
Competncias visadas: aptido para comunicar matematicamente atravs de uma linguagem clara e adequada; tendncia para pesquisar a estrutura abstracta subjacente a uma situao dada. Questes Conjunto A Q1 6 Q14 15 Q2 19 Q15 8 Q3 7 Q16 17 Q4 1 Q17 10 Q5 25 Q18 9 Q6 18 Q19 12 Q7 3 Q20 16 Q8 22 Q21 11 Q9 24 Q22 5 Q10 4 Q23 13 Q11 21 Q24 14 Q12 23 Q25 20 Q13 2 A aresta do cubo gigante vai ter 100 cubos, ou seja, vai medir 100 cm = 1 metro . O cubo gigante pode certamente ser arrumado numa despensa, mas dificilmente caber debaixo de uma mesa. O quadrado formado vai ter 1000 cubos, ou seja, vai medir 1000 cm = 10 metros. S caberia numa sala de dimenses mnimas 10 m * 10 m . O court de tnis tem o espao necessrio. Um campo de futebol demasiadamente grande. A torre iria ter uma altura correspondente a 1 000 000 de cubos, isto , vai medir 1 000 000 cm = 10 quilmetros . Seria mais alta que o Monte Evereste. 2 Com 36 dobras, a massa teria cerca de 343 560 quilmetros de altura. Na 37. dobra, a massa atingiria a Lua e ultrapass-la-ia largamente. Com a massa dobrada em trs, bastariam 24 dobras para a massa ultrapassar a Lua e atingir uma altura de mais de 941 430 quilmetros. 3 Q14 25 Q15 7 Q16 1 Q17 14 Q18 24 Q19 11 Q20 10 Q21 12 Q22 9 Q23 16 Q24 5 Q25 22 1 2 3

Questes Conjunto B Q1 15 Q2 4 Q3 17 Q4 19 Q5 3 Q6 20 Q7 13 Q8 23 Q9 8 Q10 6 Q11 21 Q12 2 Q13 18

FICHA 3
Competncias visadas: predisposio para fazer e testar conjecturas; aptido para analisar erros e ensaiar estratgias alternativas; tendncia para organizar estratgias criativas face s questes suscitadas por uma situao especfica. 1 1.1.

Inicialmente, a Catarina tinha 42 moedas.

FICHA 5
Competncias visadas: predisposio para procurar regularidades e padres numricos; aptido para comunicar matematicamente atravs de uma linguagem clara e adequada; concepo de que a validade de uma afirmao est relacionada com a consistncia da argumentao lgica. 1 Os nmeros abundantes menores que 20 so 12 e 18 . O nico nmero perfeito menor que 20 6 . 20 um nmero abundante: a soma dos seus divisores prprios (1 , 2 , 4 , 5 e 10) igual a 22 .

O nico nmero perfeito compreendido entre 10 e 100 28 . H 21 nmeros abundantes menores que 100 : 12 , 18 , 20 , 24 , 30 , 36 , 40 , 42 , 48 , 54 , 56 , 60 , 66 , 70 , 72 , 78 , 80 , 84 , 88 , 90 e 96 . Um nmero primo nunca pode ser abundante porque o seu nico divisor prprio 1 . 2 Sendo 12 um nmero infeliz, todos os nmeros gerados nas somas sucessivas tambm vo ser infelizes o caso de 29 . De acordo com a justificao anterior, os nmeros 5 , 25 , 85 , 145 , 42 , 20 , 4 , 16 , 37 e 58 so infelizes. Os nmeros 82 , 68 e 100 , gerados pelo nmero feliz 19 , so igualmente felizes. 28 , 86 e 91 so felizes porque resultam de trocar a ordem dos algarismos dos nmeros felizes 82 , 68 e 19 e a sabe-se que a adio comutativa. Os nmeros felizes entre 1 e 100 so 1 , 7 , 10 , 13 , 19 , 23 , 28 , 31 , 32 , 44 , 49 , 68 , 70 , 79 , 82 , 86 , 91 , 94 , 97 , 100 .

12 7 6 5 1 2 3 11

4 9

10

FICHA 7
Competncias visadas: gosto e confiana pessoal em realizar actividades intelectuais que envolvam o raciocnio, tendncia para pesquisar a estrutura abstracta subjacente a uma situao dada, predisposio para fazer conjecturas e formular generalizaes, aptido para analisar erros, ensaiar estratgias alternativas e organizar estratgias criativas face s questes suscitadas por uma situao especfica. 1

FICHA 6
Competncias visadas: predisposio para procurar regularidades e padres numricos; aptido para analisar erros e ensaiar estratgias alternativas; tendncia para organizar estratgias criativas face s questes suscitadas por uma situao especfica; concepo de que a validade de uma afirmao est relacionada com a consistncia da argumentao lgica. 1

S R T E

S R T A S E T G I A R G I A

5 1 3 5 6 7 1 4 6 0

7 0 5 0 5

6 6 6 0 6

G I

C B G F E J I H L
3

C B G F E J I H L M N K

2 8 7 3

4 1 5

6 4

2 3 5

10

10

N M

15 13 10 4 12 2 16 19 3 7 17 5 1 18 8 6 11 14 9

4 S = 12

3 A Rita tem dois caminhos diferentes para ir de casa escola. A Rita tem trs caminhos diferentes para ir de casa ao cinema. A Rita tem oito caminhos diferentes para ir de casa piscina sem passar pelo cinema. A Rita tem seis caminhos diferentes para ir de casa piscina passando pelo cinema.

4
1 1

Sem repetir nmeros no possvel construir anis mgicos triangulares com S = 10 ou S = 11.

1 L

2 L

No se consegue construir um anel mgico quadrangular utilizando os nmeros de 1 a 8 sem os repetir. S = 14: S = 19:

1 2 L

1 10 3 6 5 7 2 8 9 4 8 1 10 5

6 4 9 3 2 7
2

2 1 2 L 1 1

2 L

2 1 L

1 L

Sem repetir nmeros no possvel construir outros anis mgicos pentagonais.

Tipo de bebida Cerveja Vinho Vinho do Porto Licor Aguardente

G L

G L

Teor alcolico 6% 12% 20% 25% 40%

Quantidade Quantidade de lquido (l) de lcool (g) 0,33 16 0,125 12 0,075 12 0,030 7,5 0,030 9,5

Gramas de lcool por litro 48 96 160 250 317

L M M L M M

Aproximadamente 0,86 g/l (2 c. d.). Para no ultrapassar 0,5 g de lcool por litro de sangue, uma pessoa com 80 quilos no pode ingerir mais de 28 gramas de lcool, o que corresponde aproximadamente a 29 cl de vinho.

G L

M L

G L

G L

FICHA 9
G

M G L M G L M G L M

Competncias visadas: tendncia para usar a Matemtica, em combinao com outros saberes, na compreenso de situaes da realidade; aptido para analisar criticamente a utilizao de procedimentos e resultados matemticos, aptido para pesquisar, seleccionar e organizar informao para a transformar em conhecimento mobilizvel. 10 alunos em qualquer um dos blocos.

M L

Por exemplo:
L L

(podem sentar-se 14 alunos)

M L

Nenhum: todos permitem sentar, no mximo 12 alunos. Por exemplo (ementa por pessoa): um hambrguer simples, um batido e uma salada de fruta (total por pessoa: 2,33 , despesa total de 6,99 ); uma tosta mista, um rissol, uma dose de batata, um sumo e um bolo (total por pessoa: 2,50 , despesa total de 7,50 ). possvel fazer 2 * 4 * 3 = 24 sanduches diferentes. possvel fazer seis combinaes de dois ingredientes cada. No total, possvel fazer 15 combinaes: 4 com um ingrediente, 6 com dois ingredientes, 4 com trs ingredientes e 1 com os quatro ingredientes. Considerando-se como vlida a situao em que a pizza no leva nenhum ingrediente, haver 16 combinaes.

FICHA 8
Competncias visadas: tendncia para usar a Matemtica, em combinao com outros saberes, na compreenso de situaes da realidade; aptido para analisar criticamente a utilizao de procedimentos e resultados matemticos; aptido para pesquisar, seleccionar e organizar informao para a transformar em conhecimento mobilizvel.

You might also like