You are on page 1of 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

LINHAS DE PESQUISA, PROFESSORES ORIENTADORES E LABORATÓRIOS DE PESQUISA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Antonia Miwa Igut amiguti@maua.br Obtenção e caracterização de derivados de pseudocaule de bananeira e derivados de coco verde após a extração da água. Tecnologia de produtos lácteos – desenvolvimento de produtos e processos. Desenvolvimento de produtos probióticos e simbióticos. Laboratórios I-02, I-06 e I-20 e Planta Piloto do Bloco I. Laboratórios I-02 e I-06 e Planta Piloto do Bloco I. Laboratórios J-201 e J-204. Estudos para desenvolver alimentos e/ou ingredientes alimentícios a partir do pseudocaule de bananeira e de coco verde após a extração de sua água.

Eliana Paula Ribeiro elianaribeiro@maua.br Cynthia Jurkiewicz Kunigk cynthia@maua.br Cristiane Maria Barra da Matta cristianebarra@maua.br Eliana Paula Ribeiro elianaribeiro@maua.br Elisena Aparecida Guastaferro Seravalli elisena@maua.br Edison Paulo De Ros Triboli triboli@maua.br

Aplicação e otimização de ultrafiltração na produção de queijos e iogurtes e também a aplicação de nutracêuticos em produtos lácteos. Desenvolvimento de alimentos simbióticos que contém além dos microrganismos probióticos, substâncias prebióticas, que estimulam de forma seletiva a multiplicação dos microrganismos probióticos.

Tecnologia de panificação.

Secagem de produtos alimentícios.

Laboratórios I-06 e I-20 e Planta Piloto do Bloco I. Laboratório J-204 e Planta Piloto dos Blocos I e J.

Desenvolvimento de formulações de pão de forma e bolos, substituindo total ou parcialmente farinha de trigo e ou outros ingredientes como emulsificantes, enzimas e amidos resistentes. Os projetos têm por objetivo o estudo de secagem de produtos alimentícios.

ENGENHARIA CIVIL
Cássia Silveira de Assis cassiaassis@maua.br Heloisa Cristina Fernandes Cordon heloisa.fernandes@maua.br Fábio Selleio Prado fabio.prado@maua.br Jairo Pascoal Júnior jairo.pascoal@maua.br Heloisa Cristina Fernandes Cordon heloisa.fernandes@maua.br Januário Pellegrino Neto jneto@maua.br Sander David Cardoso Junior sander@maua.br Fábio Selleio Prado fabio.prado@maua.br Jairo Pascoal Júnior jairo.pascoal@maua.br José Maria de Camargo Barros jose.barros@maua.br Jairo Pascoal Júnior jairo.pascoal@maua.br Estudo de tintas refletivas para a construção. Modelagem computacional em engenharia de estruturas e engenharia geotécnica. Laboratórios R-354, R-355 e R-351. Laboratório P-21A. Análise das propriedades térmicas e da durabilidade das tintas refletivas aplicadas à construção civil. Desenvolvimento e utilização de ferramentas computacionais para estruturas, dimensionamento de estruturas de concreto, análises não-lineares, análise dinâmica e projeto de estruturas de concreto assistido por computador. Aplicação de ferramentas computacionais para geotécnica, análise de deformações e tensões, estabilidade de taludes, aterros, escavações profundas e subterrâneas, estimativas de recalques, com aplicação de diferentes modelos constitutivos e com diferentes comportamentos (elástico, elasto-plástico e outros). Desenvolvimento de concretos especiais para estruturas. Laboratórios L-02 e R-208. Estudo de concretos especiais que são estudados para aplicação em obras de maior complexidade, como usinas nucleares, laboratórios, estruturas de grandes vãos, obras marítimas, onde são requeridas propriedades diferentes dos concretos convencionais pelo emprego de aditivos, adições e cura controlada.

Comportamento de solos e estudos geotécnicos.

Laboratórios L-02 e R-208.

Estudo de modelos teóricos de comportamento e determinação de parâmetros geotécnicos dos solos. Ensaios de campo e laboratório. Aplicação dos resultados aos solos da região. Estudos de aterro sobre solos mole, aplicação a projetos de fundações, análise de estabilidade de encostas e fundações em solos.

ENGENHARIA ELÉTRICA / ENGENHARIA ELETRÔNICA / ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Alessandra Dutra Coelho alessandra.coelho@maua.br Wânderson de Oliveira Assis wanderson.assis@maua.br Desenvolvimento de robôs autônomos. Vanderlei Cunha Parro vparro@maua.br Rodrigo Alvite Romano rromano@maua.br Sergio Ribeiro Augusto sergioribeiro@maua.br Arnaldo Megrich amegrich@maua.br Processamento de sinais e controle. Engenharia de controle. Laboratório H-125. Automação e controle de processos industriais. Laboratórios H-241, H-243 e H-108A. Desenvolvimento de projetos de modelagem, controle e otimização de processos industriais; sintonia de controladores PID; automação e controle de processos a eventos discretos; controle adaptativo de sistemas não-lineares; sistemas de manufatura por controle e robôs; automação e logística em sistemas de armazenamento e de embalagem; sistemas automáticos de inspeção visual baseados em redes neurais. Estudo da robótica e inteligência artificial a partir do projeto de robôs robôs móveis com rodas ou humanóides que incorporam sensores, módulos de comunicação e sistemas de processamento de imagem embarcado. Elaboração de algoritmos aplicados a experimentos espaciais, defesa e aeronáutica pela modelagem óptica e restauração de imagens utilizando algoritmos de otimização, teste em sistemas embarcados, arquiteturas tolerantes a falhas, e tempo real e reconfiguráveis . Identificação e controle de sistemas dinâmicos pelo estudo e desenvolvimento de algoritmos para inferir modelos matemáticos a partir de dados experimentais e construção de protótipos baseados em eletrônica embarcada que utilizem sistemas de controle. Aplicação de lógica programável de sistemas embarcados. Estudo e utilização de Sistemas Operacionais de Tempo Real (RTOS) em aplicações embarcadas e autônomas. Aplicações de técnicas de inteligência artificial (redes neurais e/ou algoritmos genéticos) para a solução de problemas inversos de eletromagnetismo pela simulação computacional e implementações em hardware de técnicas efetivamente aplicadas (e outras, eventualmente aplicáveis) no que se refere à compressão de sinais de vídeo e de áudio. Aplicações industriais, como a "microwave chemistry" (uW-C) com atuação interdisciplinar (eletrônica, química, materiais) para caracterizações dos aplicadores, processos de medida e sua instrumentação, projetos de dispositivos e automação das medidas. Desenvolvimento de algoritmos relacionados ao processamento digital de sinais para aplicações que envolvam sistemas de visão de máquina e problemas da área médica. Desenvolvimento de interfaces que permitam dispositivos móveis e manipular modelos de objetos em ambientes tridimensionais virtuais. Desenvolvimento de aplicativos para uso didático, industrial ou comercial com intuito de facilitar as atividades dos usuários, sem a necessidade de hardware dedicado.

Laboratório H-125.

Eletrônica embarcada. Redes neurais artificiais; algoritmos genéticos e processamento digital de imagens. Instrumentação de microondas, automação de medidas elétricas e caracterização de materiais. Processamento digital de sinais; sistemas eletrônicos embarcados; aplicações médicas. Interfaces tridimensionais para ambientes virtuais. Desenvolvimento de aplicativos móveis para dispositivos com sistema operacional Android.

Laboratório H-125. Laboratório H-108A.

Eduardo Victor dos Santos Pouzada epouzada@maua.br José Carlos de Souza Jr. jcarlos@maua.br Roberto Scalco roberto.scalco@maua.br

Laboratórios H-142 e H-357. Laboratórios H-125, H-243 e H-244. Laboratório Q-06.

ENGENHARIA MECÂNICA Marco Antonio Paiva marco.paiva@maua.br Modelagem, simulação e experimentação de processos termofluidos. Modelamento, sistemas de controle e experimentação de motores de combustão interna. Processos de fabricação, manufatura e usinagem. Controle de estabilidade veicular por frenagem diferencial. Ciência e tecnologia de materiais para reciclagem de materiais poliméricos e compósitos. Laboratórios C-04 e Q-03. Desenvolvimento de modelos matemáticos que permitam otimizar, dimensionar equipamentos e sistemas de controle pertinentes aos processos termofluidos usuais da engenharia. A transformação dos modelos matemáticos em algoritmos numéricos e a realização de experimentos afins incorporam o escopo da linha de pesquisa. Desenvolvimento de modelos matemáticos que permitam reproduzir comportamentos, otimizar e simular fenômenos e processos inerentes ao funcionamento de motores de combustão interna, bem como seus sistemas de controle e diagnóstico. Estudo da usinagem com materiais endurecidos, aço inoxidável “super duplex” e dinamômetros para usinagem. Estudo da estabilidade de um veículo automotor a ser utilizado na competição SAE BRASIL MINI BAJA com foco na contribuição da melhoria da dirigibilidade e segurança na operação do veículo em condições extremas de operação, como frenagens em curvas. Estudo de abordagens de reciclagem de resíduos sólidos poliméricos utilizando-se de processos químicos, físicos ou térmicos pelo estudo da degradação de polímeros e suas conseqüências ambientais e, além disso, fabricação e caracterização de compósitos com fibras naturais, aramida balística, cargas nanoparticuladas e nanotubos de carbono. Estabelecer a influência dos parâmetros metalúrgicos e de processo no comportamento eletroquímico e na resistência à corrosão de aços inoxidáveis. Desenvolvimento de projetos de joias pelo processo de fundição de precisão ou a cera perdida, trabalhando a relação do design com a joalheria, tanto artesanal quanto industrial. Estudar e catalogar as características intangíveis dos materiais para, assim, integrar estes aspectos nas fontes de pesquisa sobre seleção de materiais tendo como resultado a criação de uma materioteca, ou seja, uma biblioteca sensorial e física dos materiais. Estudo do comportamento da fadiga de materiais e peças mecânicas com relação aos efeitos do processo de fabricação.

Clayton Barcelos Zabeu clayton@maua.br Éd Claudio Bordinassi ecb@maua.br Sergio Kenji Moriguchi moriguchi@maua.br Guilherme Wolf Lebrão guinet@maua.br Ana Magda Piva anamagda.piva@maua.br Susana Marraccini Giamprietri Lebrão susana.lebrao@maua.br Pedro de Almeida La Torre pedro@maua.br

Laboratórios B-04 e S.

Laboratórios A-01 e A-03. Laboratório Q-06.

Laboratórios R-02 e R-208.

Ciência e tecnologia de materiais aplicada à corrosão de aços. Design e produção de joias pelo processo de fundição de precisão. Classificação das características subjetivas dos materiais.

Laboratórios R-02, R-208 e B-05.

Marcio Lucato mlucato@maua.br

Fadiga dos materiais de construção mecânica.

Laboratórios E-02.

ENGENHARIA QUÍMICA Professor(a) José Luiz Fejfar joseluiz@maua.br Patrícia Antonio de Menezes Freitas pantonio@maua.br Marcello Nitz da Costa nitz@maua.br Luciane Franquelin Gomes de Souza luciane.souza@maua.br Lílian de Cássia Santos Victorino lilian.cassia@maua.br Efraim Cekinski cekinski@ipt.br José Alberto Domingues Rodrigues rodrigues@maua.br Suzana Maria Ratusznei ratusznei@maua.br Luiz Alberto Jermolovicius jermolovicius@maua.br Edmilson Renato de Castro renatocastro@maua.br Linha de pesquisa Processos oxidativos avançados aplicados ao tratamento de resíduos. Estudo da pré-concentração e eluição de íons metálicos em resinas. Formas farmacêuticas de liberação modificada. Laboratórios Laboratório J-203. Descrição Processos oxidativos avançados e tratamento de poluentes persistentes em água por geração de radicais hidroxila visando oxidar os poluentes e diminuir a toxicidade por meio da geração de produtos de degradação de maior grau de oxidação. Separação seletiva e pré-concentração de traços de metais presentes em soluções aquosas por adsorção e eluição de íons metálicos em matrizes de resinas. Microgrânulos contendo princípio ativo são produzidos pelo processo de extrusãoesferonização e secagem, sendo recobertos com polímeros especiais visando à obtenção de uma liberação modificada do princípio ativo. O desenvolvimento de produtos e o estudo do processo propriamente dito são o escopo dessa linha de pesquisa. Aplicação de secador leito pulso-fluidizado para estudos de secagem em comparação a leitos fluidizados convencionais.

Laboratório I-16.

Laboratório I-16 e Planta Piloto do Bloco J.

Fluidodinâmica e secagem em leitos fluidizados modificados.

Desenvolvimento de processos por fluidodinâmica computacional. Tratamento biológico de efluentes.

Laboratório Q-06.

Laboratório R-352.

Simulação numérica de processos por fluidodinâmica computacional para desenhar um processo químico de interesse e obter o perfil de velocidade, temperatura ou concentração para fins de desenvolvimento de novos sistemas. Estudo de processos anaeróbios aplicados ao tratamento de águas residuárias, desenvolvendo projetos com reatores operados em batelada e/ou batelada alimentada sequenciais aplicados à produção de bioenergia (metano e hidrogênio) e à adequação ambiental de efluentes industriais e doméstico. Desenvolvimento de processos químicos com aplicação de microondas para a indústria química, petroquímica e de química fina, abrangendo a otimização, a viabilidade técnica, e o projeto de equipamentos.

Projeto de processos químicos incentivados com micro-ondas.

Laboratório H-142.

DESIGN DE PRODUTO Ana Paula Scabello Mello anamello.oficio@gmail.com Design centrado no usuário e ergonomia em veículos comerciais. Laboratórios B-05 e D-05. Desenvolvimento de metodologias de pesquisa qualitativa utilizadas nas ciências humanas e na ergonomia (etnografia, observação, observação participante, entrevistas, narrativas, questionários, análise da tarefa, etc.) aplicáveis ao “design” de produtos com foco no usuário, especificamente na análise do “design” de interiores de cabinas de caminhões e de ônibus em relação às necessidades reais dos usuários.