You are on page 1of 29

Ciência da Computação-UFT Professor: Mariwaldo Gomes Caetano e-mail: mariwaldoccomp@gmail.

com

Trabalho I-Lista de Exercícios(entregar dia 20/02).
Pode entregar via e-mail ou impresso.
Atenção: As questões de Certo ou Errado caso a questão respondida esteja errada você terá que apontar o erro.

1- Todo projeto é temporário, tendo uma data de início e uma data de fim definidas.

Certo

Errado

2- A pessoa ou o grupo que fornece recursos financeiros para realizar um projeto é o
    

a) cliente b) usuário c) patrocinador d) gerente de portfólio e) gerente de programas

3- Existe uma tendência nas organizações de elas atuarem com gestão de projetos. Esse é o principal meio para lidar com as constantes mudanças de produtos, de serviços e de processos nas empresas. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo. I - Na gerência de projetos, são postas em prática as funções administrativas de processo de gestão (organizar, planejar, implementar e controlar).

II - Os membros da equipe que atuam no projeto devem determinar as metas de tempo, de custo e de qualidade. III - Projeto é um empreendimento, cujo ciclo de vida tem um tempo determinado, com objetivos claros e específicos e planejamento para uma ação organizada e consistente, visando a satisfazer alguma necessidade. È correto o que se afirma em
    

a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

4- O papel do gerente de projetos é idêntico ao desempenhado pelo gerente funcional ou gerente de operações de uma organização.

Certo

Errado

5- O sucesso de qualquer projeto depende da participação de suas partes interessadas (stakeholders) e, por isso, é preciso assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. Essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético, e cada stakeholder ou grupo de stakeholders representa determinado tipo de interesse no processo.

Certo

Errado

6- O gerenciamento de qualquer projeto não será realizado com sucesso sem bons gerentes. Assim, um bom gerente necessita de um conjunto de habilidades para realizar suas tarefas. No campo

considere as afirmativas abaixo: I. Para realizar os projetos é necessário concentrar esforços em projetos menores. serviços ou resultados em série. II.  Certo Errado 9. um bom gerente deve possuir influência.O denominado triângulo de restrições indica as três variáveis que devem ser controladas em um projeto: tempo. Equipes de projeto que já estejam se esforçando para cumprir . custo e recursos humanos.  Certo Errado 8.das relações interpessoais. III. que tenham entregas alcançáveis e cujos prazos possam ser cumpridos. Não existe um tamanho ideal para a equipe. persuasão e facilidade de negociação.Um projeto é um esforço contínuo empreendido para criar produtos. O planejamento deve garantir que as pessoas não estejam envolvidas em mais projetos do que seria racional. V. o que geraria disputa de recursos entre os projetos.  Certo Errado 7. mas uma boa regra é ter sempre mais de uma pessoa para cada papel ou mais de um papel para cada pessoa. O gerente de projeto deve se posicionar de forma a que todas as áreas diretamente envolvidas no sucesso do projeto estejam comprometidas e disponíveis na medida da necessidade. IV.Com relação às melhores práticas de gestão de projetos.

II. e) I.Implantação de um novo sistema de gestão financeira. b) I. VI . d) I. e a estrutura deve se esforçar para adaptar-se a estas condições. Essas ações. IV . IV e V. 10. tomam decisões e implementam ações que lhes possibilitem alcançar seus objetivos. podem ser classificadas em atividades ou projetos. considere as ações abaixo. em função de suas peculiaridades. II e IV.Elaboração da folha de pagamento. .Atendimento ambulatorial em um hospital. sejam as de caráter público ou privado. I .Obras de duplicação de uma rodovia. Estão corretas SOMENTE:      a) II e IV.As organizações. o que supõe a adoção de modelos distintos de gestão. c) III. III . IV e V. V . II. II .seus escopos e prazos devem se dedicar às atividades essenciais que agregam valor ao projeto.Controle do consumo de energia para emissão de faturas de cobrança. Nessa perspectiva. III e IV.Construção de uma hidroelétrica.

devendo reportar-se a uma espécie de gerente geral do programa ou de um projeto maior. e) III.  Certo Errado 12. IV e VI.  Certo Errado 13. ao passo que o corpo administrativo exerce suas tarefas em tempo parcial. divide-se o controle do orçamento entre o gerente do projeto e o gerente funcional e tem-se o gerente de projetos em realização de atividades em tempo integral.São identificadas como projetos APENAS as ações      a) I. Estas estruturas variam de funcionais até projetizadas com diversas estruturas matriciais . d) II. a equipe designada para trabalhar em um projeto subordina-se a um gerente de projetos e deve dedicar-se apenas ao desenvolvimento do projeto. II e V.É exemplo de uma organização calcada em uma estrutura matricial fraca a organização na qual o gerente do projeto tem autoridade e poder total sobre o projeto por ele gerido. 11.Em um projeto em que foi adotada a estrutura organizacional matricial balanceada. c) II. desvinculando-se de outros trabalhos do departamento.Em uma organização do tipo funcional. III e V.estrutura organizacional é um fator ambiental da empresa que pode afetar diretamente a disponibilidade de recursos e influenciar a forma como os projetos são conduzidos. b) I. IV e V.  Certo Errado 14. III e IV.

c) gerar os cronogramas de projetos.  Certo Errado Um escritório de projetos .O projeto de lançamento de novo automóvel no mercado é exemplo de uma fase do ciclo de vida desse produto. 15. matricial forte. matricial forte. EXCETO      a) gerenciar os recursos compartilhados. matricial fraca. d) desenvolver políticas institucionais. projetizada. o controle e a execução de projetos e subprojetos vinculados aos objetivos gerais de determinado negócio. b) identificar e desenvolver metodologias. matricial forte e projetizada. c) Projetizada. d) Funcional.O escritório de projetos e o gerente de projetos em uma instituição desempenham diferentes papéis. matricial forte.Um escritório de projetos deve focalizar o planejamento. matricial fraca e funcional. São atividades a serem desempenhadas pelo escritório de projetos. b) Matricial fraca.  Certo Errado 16.entre elas. e) coordenar comunicação entre projetos. matricial fraca.     a) Funcional. assinale a sequência correta (por ordem decrescente de dificuldade). 17. funcional e projetizada. Considerando a influência das características destas estruturas na implantação do gerenciamento de projetos nas organizações.

de forma que permita melhorar a comunicação e o gerenciamento. em uma única área funcional. de todo o conhecimento sobre gestão de projetos. podendo levar à criação de redutos individuais na organização. tempo de conclusão e tendências. a) funcional atende toda a organização e seu foco são as questões estratégicas separadas por divisão ou unidades de negócio.  c) apresenta como uma de suas desvantagens a concentração.  b) deve possuir um sistema de informação capaz de mensurar o valor agregado pelos projetos. 18. que pode ser desde um fracasso na fase de testes ou o fracasso total do projeto. e deve ainda identificar as causas e apresentar recomendações.  e) com um sistema de gerenciamento de riscos tem a função de analisar falhas de desempenho.  d) corporativos é utilizado em áreas específicas e organizado de acordo com o perfil dos clientes. captando e calculando a variação entre o planejado e o real do custo.A existência de um escritório de projetos é condição fundamental para o desenvolvimento de boas práticas de gerenciamento de projetos. e podem ser temporários.  Certo Errado .

. d) II. apenas 20-Para o PMBOK.  Certo Errado 21. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma positiva pelo projeto. pois envolve um investimento significativo de tempo e dinheiro.  b) configura um projeto. buscando um retorno sobre o investimento. apenas. II. Pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros para o projeto. É considerado stakeholder o que consta em      a) I.  c) configura um projeto. apenas. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma negativa pelo projeto. II.19. b) II. e) I. III e IV. III e IV. pois é um esforço temporário. uma vez que esta equipe não será igual à de outra Olimpíada. uma atividade contínua e repetitiva pode ser considerada um projeto. Pessoas que estejam ativamente envolvidas no gerenciamento ou na execução do projeto.A preparação de uma equipe brasileira para as Olimpíadas no Brasil em 2016  a) configura um projeto. considere: I. apenas. com um resultado único. IV.Sobre os envolvidos em um projeto. pois o país está investindo continuamente em um aumento do número de medalhas conquistadas. III. c) II e III.

pois há muitas pessoas com interesses diversos envolvidos (comerciais. ( ) O escritório de projetos ou PMO pode ter responsabilidades que variam desde o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos. em especial a autorização de documentos de requisitos e demais especificações de escopo e esforço distinto. esportivos. depois das Olimpíadas. pois é possível que. E . d) não configura um projeto. as equipes sejam desmobilizadas e os estádios sejam utilizados para outros fins. ( ) Um escritório de Projetos ou PMO é o órgão responsável pela emissão dos certificados PMP na organização. turísticos). E. E d) E. 22-Considerando a definição de escritório de projetos segundo o PMBOK. C. C.      a) C.  e) não configura um projeto. analise as alternativas que se seguem e selecione a opção que corresponde ao resultado de sua análise: ( ) O escritório de projetos ou PMO é uma entidade organizacional à qual devem ser atribuídas responsabilidades relacionadas a elaboração de contratos. E e) E. C b) C. E c) C. E. até o gerenciamento direto de um projeto. mas não ao gerenciamento de projetos. C.

o Gerenciamento      a) de Riscos do Projeto. .   d) Inclui diretamente os documentos: limites do projeto. também conhecida no Brasil como Estrutura Analítica de Trabalho (EAP). e) dos Requisitos do Projeto. Com relação às práticas descritas nesse guia. em detalhes. 24-Sobre a Work Breakdown Structure (WBS) do PMBOK. independentemente das estratégias e objetivos de negócios da organização 25-O PMBOK é um conjunto de práticas em gerência de projetos compilados na forma de um guia que é recomendado pelo PMI. requisitos do projeto. c) das Comunicações do Projeto. as entregas do projeto e o trabalho necessário para criar essas entregas. entregas do projeto.  e) Focaliza seu trabalho na modelagem de sistemas e nos princípios da comunicabilidade e usabilidade. é correto afirmar:  a) Subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis. é correto afirmar que:  a) o guia descreve as cinco áreas de conhecimento que são típicas para quase todos os projetos.23-NÃO é uma das nove Áreas de Conhecimento da Gerência de Projetos na estrutura do PMBOK. descrição do produto.  b) Descreve. em que cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto. b) de Custos do Projeto. c) Fornece um entendimento comum do escopo do projeto a todas as partes interessadas no projeto e descreve os principais objetivos do projeto. restrições do projeto e objetivos do projeto. d) de Tempo do Projeto.

e) Planejamento e Gerenciamento da Integração. 27-A estimativa de custo do projeto. b) a estimativa de custo. a seleção de fornecedores e a administração do contrato são processos do grupo de processos de controle. assim como nem todos os processos são necessários em todos os projetos. nem todas as interações se aplicam a todos os projetos ou fases do projeto.  e) a estimativa de custos e a identificação de riscos são processos do grupo de processos de iniciação. Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia para gerenciamento de projetos criado pelo Project Management Institute (PMI). execução e controle. c) Planejamento e Gerenciamento do Escopo. respectivamente. b) Planejamento e Gerenciamento do Tempo. Nesse guia.      a) Iniciação e Gerenciamento da Integração. d) Iniciação e Gerenciamento do Escopo.Segundo o PMBOK.  Certo Errado 28. segundo o PMBoK. como o que ocorre quando os projetos que dependem de recursos exclusivos podem definir funções e responsabilidades antes da definição do escopo.  c) o guia divide todo o gerenciamento de projetos em três grupos de processos: iniciação.  d) a análise de riscos e o controle do cronograma não são processos do grupo de processos de execução. se classifica como definitiva. são definidos cinco grupos de processos . 26-Segundo o PMBOK. o Termo de Abertura do Projeto é um resultado do Grupo de Processos e da Área de Conhecimento denominados.

Os cinco grupos de processos básicos do PMBOK são: iniciando. desenvolvimento. executando.  Certo Errado 31. Assinale a alternativa que apresenta os cinco grupos essenciais de processos definidos pelo PMBOK.     a) Integração. custos. 29. a função básica do patrocinador é   a) garantir que o prazo seja cumprido. entrega. execução. d) Iniciação. 30.Segundo o PMBOK. implantação. planejando. quarta edição. c) Qualidade. . d) Integração.de gerenciamento de projetos. b) resolver conflitos internos da equipe. entrevistas. e saídas. prototipação. aquisição. escopo. controlando e monitorando. execução. c) Objetivo. o PMBOK contempla nove áreas de conhecimento. execução. riscos. escopo. Os processos se superpõem e interagem ao longo de um projeto ou fase. sendo descritos em termos de entradas.Em relação ao modelo PMI. planejamento. ferramentas e técnicas. b) Aquisições. monitoramento e controle. e encerrando. integração. encerramento. qualidade. e) Recursos Humanos.  e) Levantamento. contratação. planejamento. b) Planejamento. Aquela que NÃO é uma área de conhecimento contemplada pelo PMBOK:      a) Governança de TI.

da indústria ou da tecnologia empregada. em dado momento.   c) prover recursos financeiros para o projeto.O ciclo de vida de um projeto não é fixo. podendo ser definido ou moldado de acordo com aspectos exclusivos da organização. d) definir a matriz de responsabilidades do projeto.  b) é composto por quatro fases fixas. e é constituído. com opção de divisão em fases iterativas.  d) é composto pelas fases PDCA. verificação (check) e correção (act). automaticamente. correspondentes ao planejamento (plan). e) gerenciar o projeto para que ele cumpra os objetivos.No ciclo de vida de um projeto de TI. 32.  Certo Errado . do planejamento. da implementação e da finalização.  e) exige que cada uma das fases seja realizada sequencialmente e o final de uma dá início automático à etapa seguinte. apenas uma fase e planejar a próxima somente quando o trabalho estiver avançando na fase atual e nas suas entregas. execução (do). pois o final de uma não determina. sequencialmente. o início da seguinte. da fase conceitual. aumentam durante a execução e se reduzem no final.  c) tem o custo e tamanho da equipe reduzidos no início de cada uma das fases. 34. e uma das dificuldades é o controle dos processos em cada fase. é correto planejar.  Certo Errado 33. independente do tipo de projeto. fato que agiliza a execução do projeto.O ciclo de vida de um projeto  a) corresponde à divisão do projeto em uma sequência de fases ou etapas com o objetivo de determinar seu início e fim. pois isto facilita seu gerenciamento.

35. A influência das partes interessadas. conforme o projeto é finalizado. . de acordo com a metodologia PMBOK. aumentando ao longo da vida deste. os riscos e as incertezas são menores durante o início do projeto. Analise as figuras 1 e 2 e os itens I a IV abaixo. encerramento do projeto (entregas aceitas. arquivamento da documentação). Os níveis de custo e de pessoal são baixos no início. II. I. atingem um valor máximo enquanto o projeto é executado e caem rapidamente. execução do trabalho.O ciclo de vida de um projeto. organização e preparação. possui 4 fases: início do projeto.

 b) processo de gerenciamento de comunicação é o único que não necessita de planejamento. III e IV. é mais alta no início e torna-se cada vez menor conforme o projeto progride para o seu término. IV.III. sendo seus conceitos básicos aplicáveis a projetos. A capacidade de influenciar as características finais do produto do projeto. Os custos das mudanças e correções de erros aumentam significativamente conforme o projeto se aproxima do término. é correto o que consta APENAS em      a) I. menos de 30%. programas e operações. De acordo com os dados fornecidos. e) II e III. II e IV. b) I. d) III e IV.  Certo Errado 37. dentre os comentados no PMBOK. sem impacto significativo sobre os custos.O gerente de projetos deve preocupar-se com o controle da comunicação entre os envolvidos no projeto. 36.O PMBOK reconhece grupos de processos básicos e áreas de conhecimento típicos de projetos. c) I e II. . Sobre o processo de gerência de comunicação do PMBOK. sabese que o(a)  a) percentual de tempo do gerente de projetos dedicado à comunicação em um projeto é baixo.

e) banco de dados. c) Funcional. após diversas reuniões técnicas. mas está enfrentando dificuldades para designar adequadamente os recursos.  d) complexidade da comunicação cresce exponencialmente. Considerando o PMBOK. d) qualidade. que será necessário adquirir um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) comercial. em qual forma de organização o gerente de projetos trabalha?      a) Matricial forte. devido à sua pouca autoridade. c) aquisições. e) Projetizada compartilhada. pois o tempo é dividido entre as tarefas departamentais e a do projeto. b) Matricial apertada. a seleção de fornecedores é um processo do gerenciamento de      a) integração.Um gerente de projetos está tentando concluir um projeto de desenvolvimento de software. 39. conforme mais pessoas são adicionadas à equipe. b) custos. Segundo o PMBOK. . c) e-mail é considerado um método de escrita formal de comunicação em um projeto. O gerente desse projeto concluiu. d) Projetizada.  e) técnica principal de gerência das partes interessadas em um projeto é a análise de variância das expectativas. 38. Os recursos já alocados não têm dedicação exclusiva.Uma nova empresa deseja desenvolver internamente seu primeiro sistema de informação.

. III. II.Um grande órgão público deseja desenvolver uma nova Intranet. De acordo com o PMBOK. que grupo de processos é responsável por assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos por meio da monitoração regular de seu progresso?      a) Concepção.Analise os itens a seguir relacionados ao PMBOK: I. c) Execução. Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) faz parte da área de conhecimento Gerenciamento do Escopo do Projeto. ferramentas e técnicas pode aumentar as chances de sucesso de uma ampla série de projetos diferentes.40. b) Planejamento. O principal objetivo do Guia PMBOK é identificar o subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática. IV. II. sendo que boa prática significa que existe um acordo geral de que a aplicação correta dessas habilidades. O PMBOK não fornece uma descrição detalhada do conjunto de conhecimentos. b) I e III. e) Qualidade. Gerenciamento das Comunicações do Projeto e Gerenciamento de Aquisições do Projeto são áreas de conhecimento do PMBOK. d) Controle. III e IV. 41. mas sim uma visão geral. Está correto o que consta em   a) I. somente.

O processo de definição de atividades do projeto faz parte da área de conhecimento de gerenciamento de escopo do PMBOK. d) do Escopo do Projeto. e) II. c) das Comunicações do Projeto. . II e IV. e) de Integração do Projeto.  Certo Errado 43. Essa área de conhecimento é identificada por      a) Gerência de Aquisições de Projetos. a criação da Estrutura Analítica do Projeto é um processo do Gerenciamento      a) de Tempo do Projeto.  Certo Errado 45. d) I. 42. c) Gerência de Escopo de Projetos. o grupo de processos de início de projetos inclui o processo de definição do gerente de projeto e de autorização para o gerente começar o projeto.PMBOK mapeia os processos de gestão de projeto em 5 grupos e em 9 áreas de conhecimento. b) Gerenciamento da Qualidade do Projeto. somente. de execução do plano do projeto e de controle de mudanças no projeto.Segundo o modelo PMBOK (project management body of knowledge). Numa dessas áreas de conhecimento são encontrados os processos de desenvolvimento do plano do projeto.No PMBOK. 44. b) da Qualidade do Projeto. somente. d) Gerenciamento de Integração do Projeto. somente.   c) II e III. III e IV. e) Gerenciamento das Comunicações do Projeto.

serviço ou resultado criado pelo projeto.  e) Os projetos podem criar uma capacidade de realizar um serviço. criado por Deming. é incorreto afirmar que:  a) o modelo proposto para o gerenciamento de projetos baseia-se no Ciclo do PDCA.  b) Um projeto é um esforço contínuo que visa manter um serviço em funcionamento.A respeito dos conceitos aplicados aos Projetos.  48.Com relação ao Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Project Management Body of Knowledge . pois as fábricas de software utilizam um modelo de produção seriada. e) a capacidade das partes interessadas (stakeholders) em influenciar o custo total diminui ao longo do desenvolvimento do projeto.  d) ele não se aplica ao desenvolvimento de software.46. como uma unidade de trabalho.  b) os conhecimentos envolvidos no gerenciamento de projetos foram organizados em nove áreas diferentes.PMBOK).  c) o ciclo de vida de cada projeto define as atividades que serão executadas em cada fase.Segundo o PMBOK. segundo o PMBOK. 47.  d) Pode ser classificado como projeto aquele que é do tipo de pesquisa que desenvolve um conhecimento.  c) Geralmente. em que processo do gerenciamento de riscos de projetos os riscos devem ser priorizados e avaliados quanto à sua probabilidade de ocorrência e impacto?  a) Análise quantitativa de riscos. raramente sobrevive ao projeto. é INCORRETO afirmar:  a) A equipe do projeto. . o termo "temporário" não se aplica ao produto.

o grupo de monitoramento e controle realiza o controle integrado de mudanças. e) Monitoramento e controle de riscos. o entendimento do ambiente de um projeto pode requerer conhecimentos de natureza política. comunicações e aquisições.No âmbito do gerenciamento de escopo de projetos com base no PMBOK. que artefato tem como responsabilidade subdividir em elementos menores as principais entregas do projeto e do trabalho do projeto?      a) Plano de gerenciamento do escopo do projeto.No tocante aos grupos e às disciplinas de processos do PMBOK. 50. d) Estrutura analítica do projeto.  Certo Errado 51. e) Estrutura sintética do projeto. e o grupo de encerramento envolve o gerenciamento de aquisições.    b) Análise qualitativa de riscos. o grupo de planejamento é o mais heterogêneo no que se refere às disciplinas. c) Identificação de riscos. 49. legal. recursos humanos. c) Declaração do escopo do projeto.  Certo Errado . verifica-se que o grupo de iniciação focaliza a disciplina de gerenciamento do escopo. b) Termo de abertura do projeto. d) Planejamento de respostas a riscos. física e(ou) ecológica.De acordo com o PMBOK. o grupo de execução é organizado pela gerência de integração e envolve disciplinas de garantia da qualidade. social.

c. Escrever um livro sobre Gerenciamento de Projetos. é que um projeto típico tem custo máximo? e.Entre as áreas de conhecimento do PMBOK. A construção de uma ponte sobre um rio. b. . Pilotar uma aeronave. d) o desenvolvimento da equipe do projeto e o encerramento do projeto.52. b) o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto e a orientação e gerenciamento da execução do projeto. Nesse contexto. e) a monitoração e controle do trabalho do projeto e a administração do contrato. Executando uma campanha eleitoral para um candidato político.Um escritório de gerenciamento de projetos (PMO) é uma unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domínio. o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) estabelece um padrão de escritório de projetos que deve ser seguido pela organização. g. 54. Fase inicial Fase intermediaria Fase final Custo é o mesmo em todas as fases. f.Em que estágio. h. c) o controle integrado de mudanças e orçamento. d. 55.  Certo Errado 53-Qual dos seguintes não é um projeto? a. a área gerenciamento da integração do projeto abrange a) o desenvolvimento do termo de abertura do projeto e a descrição do escopo.

Nesse contexto. O PMBOK (4ª edição) contém 42 processos de gerenciamento de um projeto. .O PMBOK (4ª edição) contém 42 processos de gerenciamento de um projeto.  c) o sequenciamento de atividades e a estimativa de recursos da atividade. exceto no Encerramento. indicando também os 5 grupos em que os processos se distribuem. área esta que se faz presente em todos os grupos. indicando também os 5 grupos em que os processos se distribuem. as comunicações e a garantia da qualidade são áreas de conhecimento envolvidas mais intensamente com o grupo Planejamento.  e) o planejamento da qualidade e a estimativa de duração da atividade.  b) Todas as áreas de conhecimento são abordadas no grupo Monitoramento e Controle. b) Todas as áreas de conhecimento são abordadas no grupo Monitoramento e Controle. é correto afirmar: a) Escopo. e as respectivas áreas de conhecimento associadas a cada um. e as respectivas áreas de conhecimento associadas a cada um.  b) o gerenciamento das partes interessadas e o controle do cronograma. Nesse contexto. 58. Tempo. d) Desenvolver plano de gerenciamento de projeto e Orientar e gerenciar a execução são atividades (processos) que ocorrem na área de conhecimento Integração. 57.A área gerenciamento do tempo do projeto do PMBOK abrange  a) a definição de atividades e a criação da estrutura analítica do projeto. Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto. é correto afirmar:  a) Escopo.  d) o desenvolvimento do cronograma e o controle ou monitoramento da equipe do projeto. Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto. c) Os recursos humanos e as aquisições. Tempo.56.

Suponha que. 59. exceto no Encerramento.Quando determinada organização adota a abordagem PMI para o desenvolvimento de seus projetos. para o desenvolvimento de determinado projeto referente à entrega de um produto que será vendido em lojas de informática. Gerenciar as expectativas das partes interessadas e Reportar o desempenho são processos da área de conhecimento Comunicações. durante a execução de um projeto. as boas práticas e os processos especificados no Guia de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos (PMBOK). área esta que se faz presente em todos os grupos. dentro do grupo Execução. Com base nessa situação.  e) Identificar as partes interessadas.  d) Desenvolver plano de gerenciamento de projeto e Orientar e gerenciar a execução são atividades (processos) que ocorrem na área de conhecimento Integração. ocorra grande conflito entre os stakeholders e o gerente do projeto identifique a necessidade de resolvê-lo imediatamente para que se . é correto afirmar que essas etapas fazem parte do plano de gerenciamento de recursos humanos. as comunicações e a garantia da qualidade são áreas de conhecimento envolvidas mais intensamente com o grupo Planejamento. seja necessário coletar requisitos e definir o escopo.Considere que. Certo Errado 60. ela se compromete a adotar integralmente e de modo uniforme os conhecimentos.  Certo Errado 61. c) Os recursos humanos e as aquisições.

A gerência de projetos leva em consideração apenas os fatores ambientais da empresa que restringem as opções de gerenciamento e têm influência negativa no resultado do projeto. para completar o projeto com sucesso é o objetivo dos processos da área de gerenciamento de     a) execução. e) da qualidade. d) das comunicações. garantindose a continuidade do projeto. b) da integração. assegurar que o projeto inclui todo o trabalho requerido.gere um grau de satisfação para ambas as partes.  Certo Errado 65. a técnica mais adequada para se gerenciar o conflito é a negociação. . d) escopo.A elaboração de relatórios de desempenho do projeto se trata no PMBOK de atividades da área de conhecimento denominada gerenciamento      a) de riscos.  Certo Errado 63.62. 64. e somente o trabalho requerido. c) riscos. b) tempo. Esses fatores são considerados como entrada para os processos de planejamento.Com base no PMBOK. c) de custos. Nessa situação.

Gerentes de Departamento. são stakeholders de um projeto:  a) Gerente do Projeto. Coachers. Patrocinador do Projeto. Analista do Projeto. Escritório de Projetos. Estratégias. Fornecedores Concorrentes. Logística. Gerente Executivo. Cliente. Servidores. . Cliente. Gerente Executivo.  e) Gerente do Projeto. Empresas Concorrentes.  b) Gerente do Projeto.No PMBOK. Assessoria. Distribuidores.  d) Gerente do Projeto. qual é a ordem correta dos processos de Monitoramento e Controle no Gerenciamento de Escopo?  a) Primeiro se realiza a Verificação do escopo e depois se realiza o Controle do escopo. e) integração. Controlador do Projeto.  d) Não há informação suficiente para se decidir a ordem de ocorrência. 67. Cliente. Diretoria. Entidades Externas. 66.Segundo o PMBOK. Distribuidores. Diretoria. Fornecedores. Gerentes de Contingência. Gerentes de Operações.  c) Controle e Verificação do escopo devem ocorrer simultaneamente.Webmasters. Diretoria. Secretaria Executiva. Mantenedores.  b) Primeiro se realiza o Controle do escopo e depois se realiza a Verificação do escopo. Patrocinador do Projeto.  c) Pool de Programação. Gerentes de Conta. Gerentes de Treinamento. Fornecedores. Programa de Treinamento. Fornecedores.

 c) Iniciação. e o grupo de processos de encerramento constitui-se de um único processo — gerenciamento de comunicações. Execução. Especi?cação. Planejamento. Reengenharia. Execução. Encerramento. Planejamento. respectivamente. pertencem aos grupos de planejamento. Execução. a garantia da qualidade e o controle da qualidade. execução e monitoramento e controle. que. Realimentação.  Certo Errado 70.  b) Iniciação. Relatório. Encerramento. Especi?cação e Monitoramento. o Grupo de Processo do Gerenciamento de Projetos engloba:  a) Planejamento. Programação. o planejamento da qualidade. Controle de Usuários. O conjunto das melhores práticas em Gerenciamento de Projetos proposto pelo PMI® (Project Management Institute) é um padrão internacionalmente .  d) Iniciação. Interação. publicada em dezembro de 2008. na sua totalidade.68-Segundo o PMBOK.Atualmente o PMBOK está em sua 4ª edição. Planejamento.  e) Concepção. o grupo de processos de iniciação constitui-se de dois processos — gerenciamento de integração e gerenciamento de comunicações —. Execução. Monitoramento 69-No modelo PMBOK.  Certo Errado 71. são três processos distintos. Monitoramento. compõem a área de conhecimento de gerenciamento da qualidade do projeto.No PMBOK 4. que. Monitoramento e Controle.

O PMBOK 2008 manteve a organização da 3ª edição e está dividido em 3 seções e 12 capítulos que abordam a estrutura. programas e portifólios e o papel do gerente de projeto. ferramentas e técnicas às atividades do projeto com a finalidade de atender aos seus requisitos. assinale a alternativa incorreta. serviço ou resultado exclusivo.  a) A seção 1 trata da estrutura do gerenciamento do projeto onde são discutidos os conceitos de projeto.  d) Um programa é definido como um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. execução e encerrramento. assinale a alternativa incorreta. a norma e as áreas de conhecimento. interdependentes e relacionados. planejamento. 72.Considerando os conceitos descritos no PMBOK 2008. agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz deste trabalho para atingir os objetivos de negócios estratégicos. habilidades.  b) A seção 2 trata da norma de gerenciamento de projetos onde são definidos os processos de gerenciamento.  d) A seção 3 trata das nove áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos.  b) Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos. . suas entradas e saídas.  c) No capítulo 3 estão definidos os 4 grupos de processos: iniciação.  a) Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto. a relação entre gerenciamento de projetos.reconhecido. Considerando a estrutura do PMBOK.  c) Um portifólio refere-se a um conjunto de projetos ou programas.

atingem um valor baixo enquanto o projeto é executado e caem rapidamente conforme o projeto é finalizado. assinale a opção incorreta.  b) A influência das partes interessadas são maiores durante o início do projeto e torna-se cada vez menor conforme o projeto está sendo executado.  d) Os custos das mudanças e correções de erros geralmente aumentam significativamente conforme o projeto se aproxima do término. o gestor deve embasar-se em processos do PMBOK.73. Esse processo faz parte do grupo Planejamento de Projeto.  Certo Errado 75. por ter finalidade semelhante. . que. garantir e controlar a qualidade de um projeto.  Certo Errado 74.  e) Uma fase não é um grupo de processos de gerenciamento de projetos. visto que o COBIT não dispõe de processos para o gerenciamento da qualidade em razão de os requisitos de negócios serem o seu foco.  c) Os riscos e as incertezas são maiores durante o início do projeto e tornam-se cada vez menores conforme o projeto está sendo executado.Para planejar.De acordo com os conceitos de ciclo de vida de projetos definidos no PMBoK.Um dos objetivos do processo Criar EAP (Estrutura Analítica de Projeto) do PMBOK é subdividir as principais entregas do projeto em parte menores para melhor gerenciá-lo.  a) Os níveis de custos e de pessoal são altos no início. está diretamente correlacionado ao processo ME3 – Assegurar Conformidade com Requisitos Externos do COBIT.

c) monitoramento e controle. respondam estas questões e as questões do Slides.  Certo Errado DICA: LEIAM O LIVRO(Cap 1.Entendam o que você está respondendo! Dúvidas me contate. o processo 8. b) planejamento.. Mas primeiro leia o livro! . e) encerramento. 2. 3). d) execução.76. o grupo de processos de monitoramento e controle integra pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto..No PMBOK (4a Edição).No PMBOK. 77.2 Realizar a garantia da qualidade pertence ao grupo de processos de      a) iniciação.