You are on page 1of 3

Técnico em Segurança no Trabalho O Curso Técnico em Segurança no Trabalho foi criado a fim de suprir as necessidades da região, no que concerne

à falta de profissional qualificado que pudesse trabalhar nas empresas no sentido de tentar minimizar os acidentes de trabalho, através de técnicas de prevenção. É de conhecimento de todos que um acidente de trabalho acarreta vários gastos, tais como benefícios acidentários, aposentadorias especiais e até reabilitação profissional. O restante da despesa refere-se à assistência à saúde do acidentado, hifenizações, retreinamento, reinserção no mercado de trabalho e horas de trabalho perdidas. Parte deste “custo segurança no trabalho” afeta negativamente a competitividade das empresas, pois aumenta o preço da mão-de-obra, o que se reflete no preço dos produtos. Por outro lado, ocorre o incremento das despesas públicas com previdência, reabilitação profissional e saúde reduzindo a disponibilidade de recursos orçamentários para outras áreas ou induzindo o aumento da carga tributária sobre a sociedade (Revista CIPA). Portanto, há premente necessidade de melhorar a qualidade de serviço de Segurança no Trabalho, com uma formação profissional formalmente adquirida, não só pela exigência legal, mas para que seja possível superar as adversidades e estimular a cultura que preserve a integridade física dos trabalhadores e previna que eles sejam acometidos de doenças relacionadas ao trabalho, tornando possível, a busca da qualidade, a melhoria das condições dos ambientes de trabalho, o aumento da produtividade e competitividade das empresas.

Objetivo Geral Formar profissionais capacitados e aptos para promover ações e a aplicação de medidas preventivas para eliminação de riscos, evitando acidente de trabalho e doenças profissionais. A finalidade é a promoção da saúde e a proteção da integridade do trabalhador no local laboral, efetuando e aplicando conhecimentos técnicos de segurança no trabalho, relacionando com o meio ambiente de trabalho, seus componentes, máquinas e segurança, higiene, saúde, proteção individual e coletiva do trabalhador.

. treinamentos com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho. visando medidas de segurança e higiene do trabalho.Orientar ao trabalhador sobre as atividades desenvolvidas por empresas contratadas. reforma. a proteção do trabalhador de acordo com a legislação vigente. adequando-os às estratégias utilizadas de maneira a integrar o processo prevencionista em uma planificação. quanto ao procedimento de segurança e higiene do trabalho previstos na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço. inclusive por terceiros. .Competências Específicas do Técnico em Segurança do Trabalho . assuntos técnicos. regulamentos. . . . materiais de apoio técnico.Observar as normas de segurança quanto aos projetos de construção.Cooperar com atividades de preservação do meio ambiente. campanhas.Indicar.Analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho. . solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio. palestras. dados estatísticos. com a participação dos trabalhadores. incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para uma boa qualidade de vida. bem como sugerindo sua atualização e estabelecendo procedimentos a serem seguidos. documentos. seminários. . arranjos físicos e de fluxos. acompanhando e avaliando seus resultados. aos setores e áreas competentes.Propor debates. . para reconhecimento e autodesenvolvimento do trabalhador.Emitir parecer técnico sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho. recursos audiovisuais e didáticos e outros materiais considerados indispensáveis. bem como informar e orientar o empregador sobre medidas de eliminação e neutralização destes. dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas. visando a evitar acidentes do trabalho e doenças profissionais e do trabalho.Encaminhar. as normas. educacional e outros materiais de divulgação. doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador.Executar programas de prevenção de acidentes do trabalho e de doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho. encontros. . resultados de análise e avaliações. orientando ao trabalhador quanto ao tratamento e destinação dos resíduos industriais. reuniões. ampliação. beneficiando o trabalhador. propondo sua eliminação ou seu controle.Executar os procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultados alcançados. avaliando seu desempenho. administrativos e prevencionista. .

congressos e cursos visando ao intercâmbio e ao aperfeiçoamento profissional.Executar no ambiente de trabalho as atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho utilizando métodos e técnicas científicas. Horário As aulas são oferecidas de segunda à sexta-feira. acrescidas de 180 (cento e oitenta) horas de Estágio Profissional Supervisionado. . para preservar a integridade física e mental dos trabalhadores. . treinamentos. Organização Curricular O curso Técnico em Segurança do Trabalho está estruturado em 4 (quatro) módulos com carga horária de 1200 (mil e duzentas) horas teórico-práticas. observando dispositivos legais e institucionais que visem à eliminação. com exceção dos estágios que são oferecidos durante o dia. doenças profissionais e do trabalho e calcular sua freqüência e gravidade para ajustes das ações prevencionista.Participar de seminários. . . controle ou redução permanente dos riscos de acidentes do trabalho e à melhoria das condições do ambiente. no ambiente de trabalho.Avaliar as condições ambientais de trabalho para emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador.Articular-se com órgãos e entidades ligados à prevenção de acidentes do trabalho e de doenças profissionais e do trabalho para atualização profissional.Conhecer os dados estatísticos sobre acidentes do trabalho.. regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica que permitam a proteção coletiva e individual. . normas. das 19:00 às 22:15 h (MS).