You are on page 1of 11

Segurança do Trabalho

Introdução

para viabilizar a proteção da saúde e integridade psicofisiológicas dos trabalhadores no exercício de suas funções.. Enciclopédia BARSA – Definição de Segurança e Saúde do Trabalho . e tem como reflexo progressos no rendimento e qualidade da produção.O QUE É.. Segurança do Trabalho? É o conjunto de ciências e tecnologias destinadas ao combate e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Visa. melhorias nas condições de trabalho. portanto.

 O mesmo papiro ainda descreve as condições de trabalho de um pedreiro. cujo conteúdo refere-se à preservação da saúde e da vida do trabalhador. quando Hipócrates descobriu as enfermidades dos trabalhadores nas minas.  Desde o século IV a. .História da ST  Um dos primeiros registros históricos referentes à segurança do trabalho está no papiro egípcio Anastacius V.C. .

História da ST  Em 1713 é atribuído ao médico italiano Bernardino Ramazzini (1633 – 1714). Esta obra é tida como um “verdadeiro monumento da saúde ocupacional”. Nela estão descritas cerca de 100 profissões diversas e respectivos riscos e moléstias mais comuns .  Sua obra “De Morbis Artificum Diatriba” (Sobre as Doenças dos Trabalhadores). o título de “Pai da Medicina Ocupacional”. como fruto de seus estudos científicos e sistematização de todos os conhecimentos sobre Segurança e Saúde laboral de sua época.

• Êxodo Rural. • O aumento do índice de ocorrência de acidentes. • Necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para a correção de possíveis riscos de acidentes. .História da ST A Segurança do trabalho começou a se desenvolver a partir da Revolução Industrial que ocorreu na Inglaterra (séc. tais como: • A invenção das máquinas. devido a vários acontecimentos. XVIII). • Baixa na produção devido a inadaptação do homem ao trabalho.

História da ST Em 1802. na Inglaterra. a “Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes. foi aprovada a primeira lei de proteção aos trabalhadores. .

concursos e prêmios. orientações. através de sugestões. palestras.História da ST 1921 OIT . . ARTIGO 82: • As Empresas com mais de 100 empregados tinham o dever de organizar comissões de empregados. 1944 .O BRASIL ADOTOU A RECOMENDAÇÃO ATRAVÉS DO DECRETO . questões sobre Segurança e Higiene do Trabalho e logo após expediu uma instrução para a criação de comitês para indústrias com mais de 25 empregados. com o propósito de estimular o interesse para a segurança.ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO: • Pesquisou entre os países filiados.LEI 7036 DE 10 DE NOVEMBRO.

 Em 1978. revogação através da Portaria 3.214 de 08 de Junho de 1978. o Brasil adotou a recomendação através do Decreto-Lei 7036 de 10 de Novembro.História da ST no Brasil  Em 1944. Artigo 82. .

RO à cidade de Guajará-Mirim). no meio da floresta amazônica é o cenário da construção que detém e recorde mundial de acidentes de trabalho no mundo: 6 mil operários foram mortos. .História da ST no Brasil Construção da Ferrovia Madeira-Mamoré (1912): • Os 366 km da ferrovia Madeira – Mamoré (Porto Velho .

História da ST VÍDEO – História da Segurança (Tempos Modernos) .

Conceito de Segurança do Trabalho. .Revolução Industrial e problemas sociais/econômicos. . . de Charles Chaplin:  Escreva uma redação de no mínimo 20 linhas relacionando o filme assistido com: .História da ST  Depois de assistir ao filme “Tempos Modernos”.História da Segurança do trabalho.