You are on page 1of 48

Vitória antiga

Fotografias antigas de Vitória

Foto aérea da ilha de Vitória no final da década de 60. Percebe-se que a ilha do Príncipe já estava sendo incorporada à ilha de Vitória, enquanto as ilhas do Boi e do Frade mantinham-se distante, mesmo com o início da barragem que mais tarde viria a uni-las a malha urbana da capital.

A foto mostra a ilha de Vitória na déc. de 1920. Percebe-se que a cidade se resumia ao que hoje chamamos de centro. A parte atráz do Forte São João era inabitada, assim como toda a região de São Pedro e da praia de Camburi.

Possui esse nome graças aos rumores deque a ilha pertencia a D.Pedro II. Teve papel importantíssimo no processo de crescimento econômico da capital pois foi através dela que a ponte Florentino Avidos foi projetada.Depois da contrução do porto,a mesma teve seu mangue aterrado e se juntou à ilha de Vitória.Em primeiro plano verifica-se a água da baía ainda passando por debaixo da (hoje) ponte Seca.

Vila Rubim Ao centro a “Ponte Seca” .

em primeiro plano. Observa-se.Vista do centro da cidade antes dos aterros. as casas comerciais de café de frente para a baía e a ausência de prédios altos. onde hoje está a praça Costa Pereira. Observa-se os cais por onde o café do interior chegava. . um braço de mar que ia até a região da Prainha.

Observa-se a ausência da Av. Princesa Isabel e Beira Mar como vemos hoje. Isso dá uma noção do quanto foi aterrado nessa região.A imagem mostra a região do centro da cidade no século XIX. A rua em primeiro plano é a atual Jerônimo Monteiro. .

Vista do Clube Saldanha da Gama .

Antigo Mercado da Vila Rubim Na avenida Cleto Nunes – Década de 30 .

foi importante local de troca de mercadorias. Jerônimo Monteiro. os caboteiros. levavam consigo suprimentos. roupas e remédios para a população daquele local (Santa Leopoldina.Localizado na Av. como eram conhecidos. No final do século XIX e início do século passado. as casas comerciais foram muito importantes para a exportação do café produzido na região central. Esse café era trazido por barcaças que desciam pelo rio Santa Maria. . Quando voltavam. Santa Teresa e Afonso Cláudio).

Henrique Moscoso. Possui este nome em homenagem àquele que iniciou o aterro do antigo Campinho.Contruído no governo de Jerônimo Monteiro. .

Palácio Anchieta e Escadaria Bárbara Lindenberg .1936 .

Catedral Metropolitana de Vitória .

Teatro Melpômene (Teatro Carlos Gomes) .Funcionava na Praça Costa Pereira Década de 20 .

como mostra a foto. A primeira. foi construída em 1801.Construção da Ponte da Passagem. . apenas para a passagem de pedestres. foi inaugurada em 1930. de madeira. Já a atual.

Praia de Camburi – Mestre Álvaro ao fundo .

Convento da Penha – Vila Velha .

Com o plano de melhoramentos urbanos implantados por Nestor Gomes e Florentino Avidos.Vista da Rua Aleixo Neto. no início da ocupação da área do Novo Arrabalde (déc. . no bairro Praia Comprida (atual Praia do Canto). o acesso à região das praias foi melhorando. 30).

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.Demolições na Jerônimo Monteiro. O sonho de tornar Vitória uma Paris deveria se iniciar a partir da construção de uma grande avenida. E assim se fez! Vários quarteirões foram desapropriados e demolidos para efetivação do seu alargamento.

mais conhecido como pedra dos dois olhos. .Escola Técnica Federal do Espírito Santo recém-inaugurada em Jucutuquara. Ao fundo observa-se o Pico Frei Leopardi. que era um bairro extremamente operário.

A construção do porto causou um impacto inesperado assoreando a região observada na figura. .Obra realizada no governo de Jones dos Santos Neves. obrigando o governo a efetuar o aterramento da área que viria a contribuir para uma nova organização do espaço do centro.

Ilha de Santa Maria. nas proximidades do Seminário de Vitória .

. na Vila Rubim. assim. então. a antiga avenida Capixaba. avenida Cleto Nunes até a rua Marcos de Azevedo. atravessando a rua Barão de Monjardim. nas proximidades do Museu Solar Monjardim. até a Capitania dos Portos. Alcançava. a linha Jucutuquara-Vila Rubim tinha seu ponto de partida no início da avenida Paulo Müller. rua General Osório. na galeria. pela avenida Vitória. O bonde seguia. passando pelo Colégio Salesiano. do lado de Fradinhos. o bonde fazia o retorno. seguindo para a avenida Jerônimo Monteiro.Os bondes na Vitória antiga Entre 1910 e 1942. na altura da Santa Casa. busca resgatar a memória dos caminhos traçados pela população da época. Saldanha da Gama. Aí. A série de 10 fotos mostradas a seguir.

Igreja de São Sebastião.Av. Paulino Müller e Alberto Torres e. ao fundo. em Jucutuquara .

Avenida Vitória. . à direita. no cruzamento com a avenida Paulino Müller e. a União Manufatura de Tecidos e Praça Asdrúbal Soares (década de 30).

Avenida Vitória. quando da inauguração da Pedreira Santa Elena . na altura da curva do Clube Saldanha da Gama. no Forte São João.

Avenida Jerônimo Monteiro e. à esquerda. o Mercado da Capixaba (segundo prédio) .

o prédio da Fafi.Avenida Jerônimo Monteiro e. à direita. .

Este prédio. . ao centro. localiza-se na avenida Jerônimo Monteiro. Terras e Obras (década de 20 . que ainda está de pé.Avenida Jerônimo Monteiro e rua Barão de Itapemirim. prédio da antiga Secretaria de Agricultura.1925).

à esquerda. o Cineteatro Glória .Avenida Jerônimo Monteiro e.

no trecho entre a Alfândega e o Palácio Anchieta .Avenida Jerônimo Monteiro.

que dá acesso ao Palácio Anchieta . à direita. a Escadaria Bárbara Lindenberg.Avenida Jerônimo Monteiro: à esquerda. o Porto de Vitória.

o prédio da Faculdade de Farmácia (década de 30).Cruzamento da Avenida Cleto Nunes com a Marcos de Azevedo e. à direita. .

Fazenda Maruípe e. o Morro de Gurigica. década de 20 . ao fundo.

confiou a seu irmão Ormando Aguiar a Secretaria da Viação e Obras. Ao tomar conhecimento da existência do pequeno horto. a Fazenda Maruípe abrange a área em que estão localizados o Parque Municipal Horto de Maruípe. o Cemitério de Maruípe. o então presidente do Estado. Aristeu Aguiar. o Quartel da Polícia Militar e o Hospital das Clínicas. que fazia a arborização da cidade. . Na década de 30.Vista parcial da Fazenda Maruípe. década de 30 Atualmente. Aguiar desmembrou-o de parte da fazenda e projetou um jardim botânico.

localizada na avenida Cleto Nunes (antiga José Carlos). na avenida Cleto Nunes. a Garagem da Secretaria de Saúde e o Departamento de Saúde Pública. . com a Escola de Música.Faculdade de Fármácia. Hoje. o conjunto das faculdades estaduais do Espírito Santo. década de 20 O prédio. sediou a Diretoria de Higiene. formando. abriga as faculdades de Farmácia e Bioquímica.

década de 30 . na avenida República.Prédio dos Correios.

Related Interests