Os Maias SÍNTESE

Os Maias

Plano-Síntese
Cap I Os Maias vêm habitar o Ramalhete (1875) A descrição do Ramalhete antes de 1875 Vilaça, procurador dos Maias O restauro do Ramalhete (descreve-se a nova decoração) Afonso (retrato físico) Caetano da Maia (pai intransigente) Juventude de Afonso Casamento e exílio Educação de Pedro (o padre Vasques) O regresso a Lisboa A morte de Maria Eduarda Runa (mãe de Pedro) A paixão de Pedro Alencar conhece a mulher que Pedro vai amar (Maria Monforte) O casamento de Pedro e o corte de relações com Afonso Cap.II Regresso a Lisboa O nascimento de uma filha (Maria Eduarda) O nascimento de um filho (Carlos) Tancredo, o Napolitano, frequenta casa de Pedro Afonso vê, pela primeira vez Carlos Eduardo Pedro suicida-se Afonso parte com Carlos para Santa Olávia Cap.III Vilaça em Santa Olávia A educação de Carlos (Mr.Brown) Aeducação de Eusebiozinho (a tradicional portuguesa) Um serão em Santa Olávia Vilaça informa sobre paradeiro de Maria Monforte A confirmação da morte de Maria Eduarda (neta de Afonso) Carlos vai entrar na faculdade

1

Cap.IV Paços de Celas (a estadia de Carlos em Coimbra) João da Ega (amigo de Carlos) Amores de Carlos Carlos forma-se em medicina Carloa parte para uma viagem O regresso de Carlos A instalação no Ramalhete (1875) Os projectos de Carlos (consultório, laboratório) Ega vem para Lisboa Cap.V O serão no Ramalhete. Primeira doença de Carlos. Fala-se de Ega, de Steinbroken. Taveira fala nos Gouvarinhos. Laboratório de Carlos e carreira médica Ega ama Raquel Cohen Ega visita Carlos no laboratório (consultório) Ega insulta os jornalistas (imprensa) Ega propõe que o apresentem aos Gouvarinhos Carlos vai a S.Carlos Carlos conversa com Baptista (criado de quarto) sobre os Gouvarinhos e sobre aventuras amorosas Em S.Carlos, Ega apresenta Carlos aos Gouvarinhos.

Cap. VI Carlos visita Ega na vila Balzac Carlos e Ega conversam sobre Gouvarinhos Carlos é apresentado a Craft Convite de Ega para um jantar no Hotel Central Carlos vê uma senhora extremamente bela. Dâmaso informa acerca da identidade da senhora Castro Gomes Ega apresenta Alencar a Carlos Cohen O jantar: literatura, política… Depois do jantar um final agitado (entre Ega e Alencar) Discussão e reconciliação Carlos recorda o passado: recorda visão da bela senhora.

2

Cap. VII Craft íntimo do Ramalhete Dâmaso íntimo do Ramalhete (persegue Carlos) Ega informa Carlos sobre a paixão da Gouvarinho Carlos vê novamente a senhora Castro Gomes. A Gouvarinho vai ao consultório de Carlos Dâmaso frequenta Castro Gomes Ega publica um artigo insensato sobre Cohen Carlos pensa que os Castro Gomes foram a Sintra Cap.VIII Carlos procura ver madame Castro Gomes Carlos e Cruges partem para Sintra Encontram Eusebiozinho Vão a Seteais (Alencar recita) Carlos pergunta pelos Castro Gomes: partiram na véspera – Dâmaso está com eles. Jantam Regresso a Lisboa. Cap.IX Convite dos Gouvarinhos a Carlos para jantar Dâmaso pede a Carlos que venha ver uma doente (filha de Castro Gomes) Dâmaso confidencia a Carlos perspectivas de ficar só com Madame Castro Gomes (Castro Gomes partirá para o Brasil). Carlos prepara-se para o baile em casa dos Cohen Noite em casa de Craft (Ega, Carlos e Craft) Dâmaso informa Carlos presumível doença de Castro Gomes Carlos cruza-se com Castro Gomes: pensa pedir a Dâmaso que lho apresente Carlos vai ao chá a casa dos Gouvarinho Sedução de Carlos pela condessa de Gouvarinho Cap. X As aventuras de Carlos/ condessa de Gouvarinho Carlos e o marquês, descendo a rua de s.roque, conversam Avistam Madame Castro Gomes (perturbação) sobre as corridas de cavalos. Carlos congemina a ideia de Dâmaso levar aos Olivais os Castro Gomes Carlos e Dâmaso falam sobre as corridas. Carlos fala a Dâmaso no passeio aos Olivais. Corridas Dâmaso informa Carlos sobre a partida de Castro Gomes para o Brasil; Carlos permite a insistência da Gouvarinho para ir visitar uma doente, decide-se a acompanhá-la. Carlos sai das corridas e vai à rua de S.Francisco na tentativa de se avistar com Madame Castro Gomes.

3

Cap. XI Carlos vai a casa de Madame C. Gomes (Maria Eduarda) No Ramalhete Carlos revê o encontro Carlos recebe um bilhete da Gouvarinho sobre ida a Santarém Gouvarinho resolve a situação partindo com a mulher Carlos goza, durante semanas, a intimidade da casa de Maria Eduarda: grande amizade entre ambos Carlos em casaa de Maria Eduarda Aparece Dâmaso Dâmaso pede explicações a Carlos Cap.XII Ega volta para Lisboa (Ramalhete) Carlos e Ega vão ao jantar dos Gouvarinho Reconciliação Carlos/ condessa de Gouvarinho Carlos compra a quinta dos Olivais (p/instalar M.Eduarda) Afonso aprova a compra Ega confidente de Carlos Cap.XIII Ega informa Carlos das difamações de Dâmaso a seu respeito e a respeito de M. Eduarda. Preparativos da quinta dos Olivais (Toca) Carlos ameaça Dâmaso Dâmaso pede explicações Aniversário de Afonso A Gouvarinho pede explicações a Carlos Carlos rompe as relações com a Gouvarinho Cap. XIV Afonso parte para Santa Olávia Maria Eduarda parte para os Olivais Ega parte para Sintra Carlos só em Lisboa Alencar apresenta Guimarães a Carlos Idílio Carlos/Maria Eduarda Maria Eduarda visita o Ramalhete Carlos vai a Santa Olávia: regressa e recebe Castro Gomes Castro Gomes revela a Carlos que não é marido de Maria Eduarda Desespero de Carlos (a mentira): decide romper. Carlos perante Maria Eduarda não consegue manter decisão Longa história de Maria Eduarda Carlos propõe casamento a Maria Eduarda

4

Cap. XV Maria Eduarda, na Toca, conta a Carlos a vida atribulada Carlos conta a Ega o propósito de partir com Maria Eduarda O avô-obstáculo a esta ideia Ega, Carlos e Maria Eduarda jantam nos Olivais Toca, ponto de reunião de amigos Dâmaso difama publicamente Carlos na “Corneta do Diabo” Ega e Cruges desafiam Dâmaso Dâmaso retrata-se num documento que é obrigado a escrever Carlos sente-se vingado Afonso regressa a Lisboa Carlos regressa ao Ramalhete Maria Eduarda regressa à rua de S. Francisco Festa de beneficiência: Ega vê Dâmaso com Raquel Cohen Ega publica a retratação de Dâmaso (sem repercussões) Cap. XVI Carlos e Ega em casa de Maria Eduarda O Sarau Guimarães entrega um cofre a Ega Guimarães revela a identidade de Maria Eduarda (irmã de Carlos) Cap. XVII Ega na posse do segredo, pensa na forma de o revelar a Carlos Vilaça é incumbido de o fazer: carta de M.Monforte esclarece e filiação de M. Eduarda Vilaça revela a Carlos a notícia Ega e Carlos conversam sobre o assunto Carlos dá abruptamente a notícia a Afonso Carlos decide dar ele mesmo a notícia a M.Eduarda Carlos, face a M.Eduarda, deixa-se levar e nada lhe revela Carlos a passar as noites com M.Eduarda Ega e Afonso certificam-se da situação Carlos vê pela última vez o avô Afonso morre Carlos parte para Santa Olávia Ega revela a M. Eduarda o seu parentesco com Carlos Maria Eduarda parte para Paris Ega vai ter com Carlos Cap. XVIII Notícia da partida de Carlos e Ega para o estrangeiro Ega volta a Lisboa ano e meio depois Carlos volta a Portugal (dez anos depois) Os velhos amigos: encontro ou notícias Carlos e Ega visitam Ramalhete: modificações operadas pelo tempo.

5

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful