You are on page 1of 12

Sociedade e movimentos

A sociedade que queremos

Esperamos que vocês possam desenvolver uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos e que queremos. .AULA 2 Como queremos a sociedade em que vivemos? Com esta aula damos início à disciplina Sociedade e Movimentos.

têm uma cultura e possuem uma identidade compartilhada. Uma sociedade é um grupo autônomo de pessoas que ocupam espaço comum.O ser humano é um ser social e vive em sociedades onde aprende e adquire conhecimentos que o identificarão com um determinado modo de vida. .

4) Pós-industrial .No decorrer da historia do homem tem havido alguns tipos básicos de sociedade: 1) De caça e colheita 2) Horticultura 3) Sociedades agrário-pastoris a industrial.

asseguram os especialistas. algumas regiões do mundo. pós-industrial e. hoje. romana. Segundo estudos. industrial.Assim. tivemos várias sociedades: grega. moderna. vivemos numa sociedade da informação. feudal. já estariam ingressando numa nova sociedade a do conhecimento. .

A pós-modernidade tem predomínio do instantâneo. perguntamos: Como é e como queremos a sociedade em que vivemos? . gerando a idéia de que o mundo está cada vez menor através do avanço da tecnologia. Estamos diante de um mundo virtual. som e texto em uma velocidade instantânea. da perda de fronteiras. (MORIN. 2001) Assim. imagem.

não de forma altaneira ou presunçosa. . Pensar é duvidar e criticar.Pensar é aprender a ser livre. Pensar é ativar o que de nobre há no ser humano. responsável e honrado. Pensar não é repetir ou reproduzir. senão por desejo do bem comum. porque pensar e também sentir e intuir. Pensar é ter o tempo de poder fazê-lo. para com o mundo e também para consigo mesmo. Pensar é esforço e inconformismo.

Madrid. logo vivo. Viver é encontrar seu próprio caminho e evitar permanentemente a tentação do fácil. Extraído de El café de los filosofos muertos. O fácil é não pensar. p. mas penso.A frase de Descartes não é de todo certa: não se trata de "penso. Endereço: http://www. Anaya.htm .com/vidlib7/e2. logo existo". 9.hottopos. e Vittorio Hösle. 1998. Nora K.

br/sociedadeutopia/908789/ MUNDO Correndo na cidade. sirenes. ruas e apartamentos.terra.Encerramos a nossa aula. viaturas. com a letra da musica: Mundo (Sociedade Utopia) Composição de Yuri Cruz Costa. Tendo que viver sem contentamento. Vivendo na cidade. Endereço: http://letras. Bebendo o vinho tinto amargo. O mundo às avessas nossa vida continua. coberturas. Olhando a impunidade. desvirtua.com. favelas. .

estátuas e monumentos. Admirando a beleza. Dessa vez quero descer.E tudo passa sem perceber. Pare o mundo. Temos nossa chance. chegou a nossa vez. Tomando todo o sangue sem arrependimento. Pare o mundo. Dessa vez quero descer. O mundo agora é nosso e de quem quiser. por favor. por favor. Andando pelo mundo. primeiro e terceiro. De todas as pessoas que eles se esqueceram. Esqueça agora tudo que com eles aprendeu. .

FILME: A História das coisas http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k Após o filme retornamos a pergunta: Como é e como queremos a sociedade em que vivemos? .

Tradução Marica Marques Gomes Naves. 2000. MORIN. revisão técnica João Clemente de Souza Neto. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. TURNER. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2005. Sociologia: conceitos e aplicações. Edgar. Reinaldo. Introdução a sociologia. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. São Paulo: Pearson Prentice Hall. Jonathan H. .REFERÊNCIAS: DIAS. 2001.