You are on page 1of 5

DOMINGO DA IGREJA PERSEGUIDA

Dicas de atividades

encorajá-los e ensiná-los na Palavra de Deus. Acesse: www. requer conhecer a Bíblia para que o propósito divino não se perca. não posso fugir. E Deus tem nos ajudado. Acesse: www.php 2 . principalmente ao norte da África. o desejo de cumprir o chamado de Deus se destaca e torna-se um modelo de fé ao qual se pode almejar. acrescentando informações sobre a Igreja Perseguida no geral. No site você encontrará dicas e modelos de peças de teatro. dependendo de como for executada. Não aconselhamos encenações em que a igreja é alvo de ataque ou que o pastor é supostamente sequestrado.org. Perseverar e fortalecer a congregação só é possível pela fé e de joelhos. Mas é necessário que. é essencial que o organizador explique o que foi encenado. Esta é a obra de Deus. no momento em que forem feitas. igrejas fortes.” Pv 31. diz o pastor Madu* da Nigéria. devo permanecer com eles. É aí que oramos pedindo força. Neste guia de atividades existem apenas algumas sugestões. É difícil.php Dica 1: Encenação As encenações são úteis para apresentar a realidade da Igreja Perseguida. nós ficamos confusos. divulgar e contribuir para que os pastores e líderes africanos sejam instruídos e fortalecidos na Palavra de Deus. a encenação pode prejudicar a imagem da Portas Abertas Brasil e não queremos que isso aconteça. o público esteja ciente do que se trata.domingodaigrejaperseguida. Após o término.br/organizador-login.8 Os pastores e líderes africanos enfrentam muitos desafios ao evangelizar seu povo. elas poderão ser adaptadas segundo a criatividade de cada organizador e a realidade de cada congregação. liderá-los através do meu exemplo. Pastores e líderes fortes. pois nosso objetivo é única e exclusivamente tornar conhecida a causa dos nossos irmãos perseguidos. Desempenhar o ministério “como Deus quer”. No entanto.Tema DIP 2014 .”.br/organizador-login. O DIP 2014 – tem como objetivo. e quando a pressão aumenta.org.Pastores e líderes africanos “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se. Além disso. *nome fictício Dicas de Atividades para organizar o DIP em sua igreja As atividades a seguir foram pensadas para a programação em sua igreja. No site você também poderá obter novas ideias de atividades. despertar a Igreja brasileira a orar.domingodaigrejaperseguida. “Como líder. Apesar das difíceis condições de vida desses pastores e líderes da Igreja Perseguida. seja o defensor de todos os desamparados.

br/cristaosperseguidos/classificacao Divida os participantes em grupos (um grupo para cada ambiente) e estipule um tempo para ficarem em oração pela nação representada no ambiente. As músicas terão de ser cantadas de cor. Cada ambiente representará uma nação que esteja entre os 50 países da Classificação da Perseguição Religiosa www. suas Bíblias e hinários. pode-se fazer uma simulação de um culto normal. você terá. e apenas o pastor terá uma Bíblia. organize uma forma de identificá-las para que ninguém perca a sua ao final do culto. Pendure o retrato de alguns cristãos perseguidos nas paredes e vários pedidos de oração pela Igreja Perseguida.org. Explique à sua congregação que.portasabertas. Dica 3: Culto à luz de velas Tendo em mente que nem todos os cultos de uma congregação perseguida são invadidos. Dica 4: Testemunhos narrados Uma opção simples é vestir-se como um cristão da Igreja Perseguida e contar seu testemunho para a igreja. Dica 5: Oração 5. na entrada. cristãos louvam ao Senhor apenas com suas vozes.1 Sala secreta Separe uma sala ou espaço em sua igreja e decore-a de forma que pareça uma caverna ou um quarto abandonado – algo que dê a impressão de ser usado raramente.2 Rodízio de oração Prepare ambientes para realizar o rodízio de oração. pedindo que os irmãos deixem. sem o auxílio de projetores. Atenção: caso sua opção seja fazer um culto sem as Bíblias dos participantes. 3 . Estipule um tempo para as pessoas passarem na sala de oração. Quando começamos a refletir sobre nossa liberdade e sobre as necessidades da Igreja Perseguida. No site do DIP na opção oração.Dica 2: Durante o louvor Considere cantar um hino somente com as vozes. desejamos estar ao lado deles e cantar louvores a Deus. Faça um culto à luz de velas. As revistas e o site da Portas Abertas trazem testemunhos de nossos irmãos. Terminado esse período. por todo o mundo. organize os participantes de forma a passarem por todos os ambientes. um novo testemunho com pedidos de oração. 5. semanalmente.

o testemunho do cristão seja contado para as crianças. o professor pode dar a aula como se estivesse em uma dessas igrejas.org. com a ajuda das crianças. Recursos adicionais 8. É importante orientar as crianças que os desenhos e frases devem ser de encorajamento. antes de realizar a atividade. veja as opções para baixar os arquivos.portasabertas. portasabertas. As crianças da Igreja Perseguida também precisam de nossas orações e apoio. acesse: www.6. Você pode acessar nosso catálogo de produtos para conhecer os títulos e fazer sua encomenda www.br que pode ser usado no preparo do DIP em sua igreja.org.catalogo.domingodaigrejaperseguida. evitar pessoas chorando e cenas de morte.2 Desenhos A produção de desenhos infantis é uma boa sugestão.1.br/noticias/cartas 8. Existem filmes com duração variada. de vez em quando. desde vídeos curtos com poucos minutos até filmes mais longos. em seguida.org. apenas sussurrar os cânticos. Uma sugestão é a simulação de uma igreja secreta. O importante é que. A aula é dada em voz baixa também. aprendem a interceder pelos cristãos perseguidos. 7. Para conhecer as campanhas de cartas vigentes. Site Há muito material disponível no site www. Depois de explicar às crianças o que é uma igreja secreta.br. Os desenhos serão enviados aos cristãos perseguidos. Então. ele espia pela janela e pela porta. Sessão cinema A Portas Abertas produziu dramas e documentários que relatam a situação dos cristãos em diversos lugares do mundo. Entre na área do organizador no site do DIP e. para ter certeza de que não há ninguém por perto. Ele e as crianças teriam de cantar e orar em voz baixa. desde cedo.1 Ambiente da escola dominical Os professores podem realizar simulações sobre a Igreja Perseguida. Elas crescem com a compreensão de que seguir a Jesus em alguns lugares do mundo é mais difícil do que se pode imaginar e. 4 . onde não se pode cantar. Atividades com crianças É extremamente prazeroso e gratificante apresentar a Igreja Perseguida às crianças. O professor também demonstra que está com medo de que alguém esteja ouvindo a sua aula. 7. 7.

portasabertas. As histórias podem ser úteis para montar sua programação. 8. pois o uso de materiais muito agressivos e violentos não é o nosso objetivo. além de pedidos de oração genéricos.3 Notícias www.br/cristaosperseguidos/perfil Os perfis de países trazem dados gerais e informações sobre governo e religião das nações onde há perseguição.org. Há informações mais detalhadas sobre a Igreja e a perseguição. 8. Por esse motivo. Mantenha sua igreja informada das dificuldades encontradas por nossos irmãos no dia a dia simplesmente por amarem a Cristo.Pedimos a gentileza de que os organizadores utilizem apenas fotos e vídeos disponibilizados pela Portas Abertas.org.portasabertas.2 Perfil de países www. 5 .br/noticias Diariamente você encontrará noticias atualizadas sobre a realidade da Igreja Perseguida. colocaremos à disposição muitas opções de imagens.