You are on page 1of 5

FICHA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA DE PORTUGUÊS – 6º ANO Lê, com atenção o texto e regista as tuas respostas na folha de teste.

TEXTO I O Gabarola

DEZ 201

Como sabes as Olimpíadas foram inventadas há muitos séculos pelos Gregos. Realizavam-se de quatro em quatro anos, tal como nos nossos dias, e sempre na mesma cidade, Olímpia – da qual, aliás, tiraram o nome. No entanto as Olimpíadas eram apenas uma das muitas ocasiões em que se competia. De facto, os atletas antigos tinham uma profunda paixão pelo exercício físico e gostavam de participar nas mais diversas modalidades, como a luta, o lançamento do disco ou o lançamento do dardo. Naturalmente, naquela época distante, tal como hoje, havia grandes atletas, campeões e“aselhas”. Ora esta é a história de um atleta sem importância que se gabava de ser muito bom. Já ninguém se lembrava da sua última vitória, mas quem o ouvisse pensaria que era forte como um touro, veloz como um raio e ágil como um macaco. Pena era que houvesse sempre uma desgraça a atrapalhá-lo… “Eu ia à frente quando Empédocles me empurrou…” “Já lhe tinha imobilizado as espáduas no chão, àquele patife, mas no último momento tropecei…” “No momento do lançamento, deixei escorregar o disco porque as minhas mãos estavam suadas…” Enfim: garganta tinha ele muita, resultados é que nem vê-los. Os seus vizinhos fugiam dele como da peste, tudo por causa das suas gabarolices, e, por isso, todos ficaram aliviados quando anunciou: – Decidi partir de viagem para competir noutros lugares. Aqui, como podem compreender, já não há forma para o meu pé… preciso de adversários à altura, de um público mais vasto. A cidade ficou tranquila durante um ano. Mas, como não há bem que sempre dure, um dia (de má memória) o nosso atleta regressou. Mal pousou a bagagem em casa, logo correu para o estádio. Chegado ali, desatou logo a contar as proezas cometidas, um pouco por todo o lado. Depois de muito ter elogiado as competições em que participara, bem como os concorrentes com quem competira, começou a dizer disparates, cada um maior que o anterior, até que afirmou: – Olhem que há dois meses, em Rodes, no dia da festa de Posídon, saltei mais alto do que Filípedes, o campeão das últimas Olimpíadas! Neste ponto, a assistência, que já mal se conseguia conter, explodiu: – Vai contar essa a outro! Como queres que acreditemos nisso? Mas ele, mantendo um ar sério, replicou: – Compreendo que seja difícil acreditarem, mas tenho testemunhas. No estádio de Rodes estiveram presentes trinta mil espectadores e, se algum de vós duvidar, no dia em que viajar por aqueles lados, facilmente poderá confirmar o que vos digo. Fez-se um silêncio. Perante tanta segurança, ninguém soube o que responder. Até que um homem esperto o olhou nos olhos e o desafiou: – Testemunhas? Para que precisamos nós de testemunhas? Só tens de imaginar que estás em Rodes e repetir o teu salto aqui e agora! Esta fábula ensina-nos que, se uma coisa pode ser demonstrada por factos, é inútil fazer crer o contrário.
Esopo, As Mais Belas Fábulas de Esopo, trad. de Carlos J. Marques de Jesus, Civilização Ed., 1995

plantas ou objetos que falam e agem como __________.  Já não há atletas para o seu nível.  Já não se fabrica aquele tipo de forma para o seu pé.) um dia (de má memória) o nosso atleta regressou.." (li. Explica o sentido da expressão entre parênteses. Não vale a pena argumentar quando se pode provar o que se diz. 23-24). por palavras tuas. Explica.A esta atribuição de capacidades humanas a outros seres ou coisas chama-se ____________________. em ___________ .. segundo as orientações que te são dadas. 2. 4. 6. 3. O texto termina com a seguinte moralidade: Pode-se convencer os outros desde que se saiba argumentar. para a __________________________. Quem ouvisse o gabarola pensaria que ele “era forte como um touro. um certo dia.17)  gabava-se muito  não parava de falar  falava sem saber o que dizia  “já não há forma para o meu pé “ (l. na Grécia. Na linha 23 é referido um provérbio: Não há bem que sempre dure. Explica por que razão os seus vizinhos. PROF. “ (. A obra foi traduzida por ______________________________.Responde ao que te é pedido. 1. Recorda as principais características de uma fábula e completa o texto seguinte: A fábula tem duas características principais: as personagens são animais. Qual o recurso expressivo presente nas expressões sublinhadas? 5.  Há muito tempo. em Olímpia. veloz como um raio e ágil como um macaco”.21)  Já não há sapatos que lhe sirvam.  Há muitos séculos. 9. o significado do provérbio neste contexto. . escrita por _______________. Indica o sentido que cada uma das expressões seguintes tem no texto. A ação da história desenrola-se: (transcreve a resposta correta)  Na atualidade. se sentiram aliviados? 7. O texto que leste é uma ___________________. num lugar indeterminado. A fábula contém sempre uma lição de __________. 8. É inútil tentar convencer alguém sem argumentos válidos.  ”garganta tinha ele muita” (l.

serão um evento multidesportivo realizado no segundo semestre de 2016.TEXTO II Jogos Olímpicos de 2016. Escreve duas frases em que uses uma palavra homófona de cada um dos vocábulos destacados na frase seguinte: . Os Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016 acedido em 16-11-2013 10. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã. e as Paraolimpíadas serão entre 7 e 18 de setembro do mesmo ano. A escolha foi feita durante112ª Sessão do Comité Olímpico Internacional. quarto e quinto parágrafos do texto “O gabarola” (linhas -----). Rugby sevens e o golfe são as duas novas modalidades. em 2 de outubro de 2009. no Rio de Janeiro. . Serão disputadas 28 modalidades. O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de julho de 2016. Os Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 serão sediados na cidade do Rio de Janeiro. que aconteceu em Copenhaga.wikipedia. PARTE III 1. A escolha foi feita durante a 121ª Sessão do Comité Olímpico Internacional. Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul. 2. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe. Brasil. mais comumente Rio 2016. após o sucesso de novas modalidades incluídas nos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude realizados em Singapura em 2010. oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada. O programa dos Jogos ainda poderá ser expandido. Dinamarca. Num pequeno texto publicitário. Assinala com X as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F). V a) b) c) d) e) f) g) h) Os Jogos Olímpicos de 2016 vão realizar-se na capital do Estado do Rio de Janeiro. Essa escolha realizou-se na cidade de Copenhaga. http://pt. O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016. indica qual é a modalidade dos Jogos Olímpicos de que mais gostas e porque tem tanto sucesso. e foram aprovados durante a 121ª Sessão. F 11.  pensamentos da personagem. de acordo com o sentido do texto. duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. No terceiro.  as falas da personagem num diálogo.” PROF. as aspas assinalam:  o princípio e o fim das citações.“ Ora esta é a história de um atleta sem importância que se gabava de ser muito bom. Serão disputadas 26 modalidades.

“…todos ficaram aliviados…” a. nas frases a. 6. dois determinantes. Um homem desafiou o gabarola a demonstrar que conseguia saltar mais alto do que o anterior campeão. b) Os seus vizinhos estavam fartos da vaidade do homem e das mil histórias que ele inventava. Lê a seguinte frase: “…os atletas tinham paixão pelo exercício físico…” Faz a sua análise sintática. 7. as palavras sublinhadas nesta frase:  O gabarola fartava-se de contar e recontar histórias mentirosas. . Reescreve o diálogo. 5. Sublinha o adjetivo na frase acima e reescreve-a colocando o adjetivo no grau superlativo absoluto analítico. Lê o diálogo imaginário entre os dois: Imagina que estás em Rodes e repete agora o salto desafiou-o um homem esperto agora não me dá jeito saltar porque me dói um pé desculpou-se o gabarola então o homem perguntou como é que te dói um pé se ainda agora estavas a correr Como verificaste. o texto acima não tem qualquer sinal de pontuação.um nome comum não contável . . 8.3. a) O gabarola era um atleta fraco. Copia e completa o quadro com palavras da mesma família. Classifica. Nomes paixão Verbos Adjetivos tranquilizar elogioso 4.um nome. um quantificador. um verbo. Identifica. quanto ao processo de formação. um adjectivo. acrescentando a pontuação em falta e assinalando devidamente os parágrafos. Transcreve essas palavras para a folha de teste. e b. .. 9. mas dizia que era muito bom. palavras das classes indicadas. Faz a análise morfológica da frase:  Os antigos atletas tinham paixão pelo exercício físico. PROF.

Respeita a estrutura de uma carta e escreve entre 170 e 240 palavras.  dois bons motivos para os teus pais te deixarem ir.  onde vão ficar alojados. Resolves então deixar-lhes uma carta em cima da cama com o teu pedido.  datas de partida e chegada. Redige essa carta.PARTE IV Imagina que és desportista e que no teu clube há atletas que vão estar presentes nos Jogos Olímpicos. . BOM TRABALHO ! PROF. Vão ser abertas inscrições para quem os quiser acompanhar e tu queres convencer os teus pais a deixarem-te assistir a este grande acontecimento desportivo mundial.  quem te vai acompanhar. referindo  os objetivos da viagem.