You are on page 1of 14

Curso de Questões Comentadas

Lei 8.112/90
Equipe Federal Concursos

Proibida a reprodução total ou parcial.Curso de Questões Comentadas Lei 8. Editor Ivan Horcaio Capa Equipe Curso PDF Revisão Equipe Curso PDF 1ª Edição: Março de 2013 Realização www. ou inclusão deste trabalho em qualquer sistema ou arquivo de processamento de dados. fotográficos.cursopdf. etc. principalmente por sistemas gráficos. por qualquer meio. Tais vedações aplicam-se também às características gráficas da obra. A originalidade da obra. bem como a memorização e/ou recuperação total ou parcial. bem como suas opiniões. sem prévia autorização escrita da editora.com. ou temas de outra ordem nela contidos. bem como os conceitos ideológicos e pessoais que eventualmente envolvam terceiros. são de responsabilidade exclusiva dos autores..112/90 Equipe Federal Concursos Copyright © Curso PDF Todos os direitos reservados.br . reprográficos.

Índice .

manifestação de compressão do conteúdo. um processo ativo que demanda uma ação do leitor: raciocínio. . é necessário transformar o processo da leitura em algo ativo. Daí a razão de se fazer um curso de resolução de questões. pensante. seja no erro. fazer anotações (processo ativo). resolver um exercício ou compreender como uma questão deve ser respondida utilizando. Portanto. somado com outras metodologias de estudo. O curso de resolução de questões representa uma variação da abordagem geral dos estudos. visando sedimentar o conhecimento necessário para resolver a prova. seja no acerto. revelador das deficiências no aprendizado. como tal. não só o candidato deve começar a se preparar o quanto antes como também deve valer-se de abordagens distintas sobre o conteúdo. uma outra abordagem daquela previamente estudada. vez por outra. prepara de forma intensa o candidato. compreendê-las. acostumando-se com ela. Em resumo. permitindo ao candidato tomar contato com a informação. estão compreendidos dentro de um processo ativo e. e passe a participar de uma metodologia ativa. a resolução de questões de concursos anteriores permite que o candidato saia do processo de simples leitura. de fato. compreender a lógica dos enunciados (processo ativo). notadamente passivo. Sendo a simples leitura um processo passivo. fixando a matéria. Seguir este perfil: ler as questões (processo passivo). Os mecanismos de resolver questões. o candidato consegue estabelecer fixação do conteúdo maximizando seu aprendizado. praticar a lógica dos enunciados. resolver questões (processo ativo) forma um sistema de estudo capaz de proporcionar um aprendizado com significativo poder de retenção do conteúdo exigido e. Para aprender é importante utilizar-se de todos mecanismos disponíveis. saindo unicamente da leitura. é uma forma de aumentar a área de contato com o conteúdo estudado.Metodologia Reconhecidamente um dos melhores mecanismos de estudo. um conteúdo. o leitor deixa as palavras entrarem em seu cérebro. Para fixar. juntando processos ativos e passivos.

os destinatários para onde ela se dirige. conceitua a Administração Direta e Indireta. aqueles ligados à administração pública pela figura dos contratos temporários. II . O Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União.com. que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios. 4° A Administração Federal compreende: I .cursopdf. de 1998.Aula 1 Das disposições preliminares Inicialmente devemos definir o objeto da Lei 8. aqueles com contrato temporário. agentes políticos (regidos pela Constituição Federal) e os servidores dos Estados. os servidores civis. Em resumo: a Lei 8. passando pelo artigo 1º. observa-se inequivocamente que ela está destinada a pautar o regime jurídico dos servidores públicos civis da União.br 5 .A Administração Indireta. é uma lei ordinária de âmbito federal. que compreende as seguintes categorias de entidades. Desde sua epígrafe. ou seja. de pronto. dotadas de personalidade jurídica própria: a) Autarquias. Distrito Federal e Municípios (que são regidos por seus respectivos estatutos). do Distrito Federal e dos municípios. Parágrafo único. Sobre o dispositivo em exame devemos ainda fazer algumas ponderações. desde a Emenda Constitucional 18.com. mas sim uma categoria distinta de agentes públicos. b) Empresas Públicas. elimina-se a figura dos militares. c) Sociedades de Economia Mista. As entidades compreendidas na Administração Indireta vinculam-se ao Ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade. lembrando que. militares. se converge.112/90. portanto. e tão somente. A expressão “Regime Jurídico” é o conjunto de normas que regem determinada categoria de Curso PDF www.A Administração Direta. não alcança os empregados públicos. os empregados públicos e os servidores estaduais. Também não alcança os empregados públicos temporários. Vejamos: Art.112/90. Após tal emenda. das autarquias e das fundações públicas federais. O Decreto-lei 200/67. os servidores públicos assim considerados são apenas. os militares não mais são considerados servidores públicos.br. d) fundações públicas.

no âmbito de sua competência.2012 .CLT. autarquias e fundações públicas. A União.com.FCC . sendo que a soma das remunerações deve respeitar o teto remuneratório. O Regime Jurídico do Servidor Público é institucional (Lei 8.br. surgiu com o texto original do artigo 39.com.Defensor Público . d) Os preceitos constitucionais que asseguram o direito de greve e o direito de associação sindical dos servidores públicos são de eficácia contida. Devemos ressaltar que a Consolidação das Leis do Trabalho é aplicada de forma subsidiária ao Regime Jurídico Estatutário. c) A acumulação de dois cargos públicos remunerados de professor é admitida se houver compatibilidade de horários. e antes da Emenda Constitucional 19/98.cursopdf. a Constituição Federal previa Regime Jurídico Único.Aula 1 Das disposições preliminares trabalhadores. e) A aposentadoria compulsória dá-se por presunção de invalidez aos 70 anos de idade para os homens e aos 65 anos de idade para as mulheres. da Constituição Federal. ou qualquer outra lei determinada pela União). b) Pelo regime imposto pela Emenda Constitucional 19/98 os vencimentos dos servidores públicos em geral passaram a ser chamados de subsídios.112/90) em oposição ao contratual (Consolidação das Leis do Trabalho . Curso PDF www. alterado pela Emenda 19/98: Art. Questão 1 . 39. no caso irá nortear a relação entre o servidor público e União. regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta. os Estados. o Distrito Federal e os Municípios instituirão.DPE PR . Sobre o tema é preciso esclarecer que o termo “Regime Jurídico Único”. das autarquias e das fundações públicas. O Regime Jurídico pode ser de duas formas: estatutário ou celetista. caput.br 6 .Sobre o regime jurídico aplicável aos servidores públicos é correto afirmar: a) A Constituição Federal impõe a obrigatoriedade do concurso público de provas e títulos e veda a contratação temporária de pessoal.

.. tendo em vista que a aposentadoria compulsória ocorre aos 70 anos de idade. conforme dispõe o inciso II. Assim. da Constituição Federal.com. pois são de eficácia limitada. havendo compatibilidade de horários.a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos. impessoalidade. o detentor de mandato eletivo. da Constituição Federal. do parágrafo 1º do artigo 40. dos Estados. podendo ainda receber a remuneração nesta forma os servidores públicos organizados em carreira.. VI .. Tais disposições dizem respeito a membro de Poder. na forma prevista em lei. da Constituição Federal.. Constituição Federal Art. ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. pois a remuneração será exclusivamente subsídios nos casos previstos nos parágrafos 4º e 8º... Letra e: incorreta.... os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais..com. conforme dispõe os incisos XI combinado com o XVI e alínea a.. o servidor poderá acumular dois cargos públicos remunerados de professor. de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego... Curso PDF www.Aula 1 Das disposições preliminares Comentário do Professor: No exame em destaque. do artigo 39. incisos II e IX. diante de uma necessidade temporária de interesse público.. isso desde que seja respeitado o teto remuneratório.. Letra d: incorreta. 37.. Letra b: incorreta... dependendo de lei específica (vide artigo 37...é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical. VII ..br 7 ..cursopdf. II ... Comentaremos cada opção em separado. moralidade.... uma vez que existe a nomeação de cargo em comissão. incisos VI e VII. nos termos da Constituição Federal.br. do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade.. da Constituição Federal). ao seguinte: .. a banca examinadora elaborou questão acerca do regime jurídico aplicável aos servidores públicos.. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União..o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica. com a soma das remunerações recebidas. ambos do artigo 37.. .. Letra a: incorreta.. conforme lei específica (artigo 37.. também.. que independe de concurso público de provas e títulos. publicidade e eficiência e. bem como se admite a contratação de pessoal por tempo determinado... ... da Constituição Federal).. Letra c: correta.

a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art........ Curso PDF www. o disposto no art. os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única. em espécie.. autárquica e fundacional. o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça..com. vedado o acréscimo de qualquer gratificação. adicional..... o subsídio do Prefeito. dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.br 8 .... o detentor de mandato eletivo. ... . o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo. abono. aplicando-se como limite. § 4º . Art.. XI ... § 8º .... dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos. e nos Estados e no Distrito Federal......a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. 37. (. verba de representação ou outra espécie remuneratória.a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos. nos Municípios. limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal. a) a de dois cargos de professor. .. X ....... observada a iniciativa privativa em cada caso.com. pensões ou outra espécie remuneratória.. dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.)... quando houver compatibilidade de horários...br.. dos membros de qualquer dos Poderes da União. prêmio.. incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza.Aula 1 Das disposições preliminares IX .. .A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do § 4º.é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos... em espécie.cursopdf.. funções e empregos públicos da administração direta. X e XI. obedecido. não poderão exceder o subsídio mensal.O membro de Poder..... aos Procuradores e aos Defensores Públicos. observado em qualquer caso o disposto no inciso XI.. exceto.. 39.. em qualquer caso. no âmbito do Poder Judiciário. dos Estados. assegurada revisão geral anual. percebidos cumulativamente ou não. do Distrito Federal e dos Municípios. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica. sempre na mesma data e sem distinção de índices. XVI . aplicável este limite aos membros do Ministério Público..

nenhuma emenda à constituição estabeleceu essa regra.2012 . no caso as agências reguladoras.. art. com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.... é correto afirmar que: a) tal regime nunca pôde ser aplicado a estatais. incluindo ainda aquelas de regime especial..br 9 . a obrigatoriedade de adoção de tal regime não mais subsiste..br.. Comentário do Professor: A questão objetivamente trata de disposições do Regime Jurídico Único... sendo característico apenas da Administração direta.. Das disposições preliminares § 1º Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados. passou a ser obrigatório também para as autarquias. 40.... c) consoante decisão exarada pelo Supremo Tribunal Federal. calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos §§ 3º e 17: . Questão 2 – ESAF ...Aula 1 .com.... a partir de uma emenda à Constituição Federal de 1988...112/90. o examinando já observará que engloba..PGFN – Procurador – 2012 . dos servidores públicos federais.. passou a novamente ser impositivo. Letra a: incorreta.compulsoriamente.. realizada por meio de emenda constitucional.. (...com.. tendo-se extinguido com a chamada Reforma Administrativa do Estado Brasileiro.. Curso PDF www. dentre outras pertencentes à Administração Pública. aos setenta anos de idade. ANVISA.). II .. as autarquias e elas fazem parte da administração indireta.. e) tal regime. d) tal regime sempre foi aplicável também às autarquias... Ou seja.. Letra b: incorreta.. atinente aos servidores públicos federais.. da Lei 8.cursopdf. como a ANATEL. Analisaremos cada opção separadamente. que deixou de ser obrigatório a partir de determinada emenda constitucional..No que se refere ao chamado Regime Jurídico Único.. b) tal regime. pois ao ler e analisar o que estabelece o artigo 1º.. . da Lei em comento já deixa claro que estavam inclusas as autarquias. a partir de decisão liminar do Supremo Tribunal Federal com efeitos ex nunc.... por exemplo. vez que o artigo 1º.

na ADI 2.ESAF . existiu um período entre a vigência da emenda 19/98 e a decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal. Porém. Isso por que foi essa a decisão do Supremo Tribunal Federal. “tal regime. estabelecido na Lei 8. mencionada acima. a partir de decisão liminar do Supremo Tribunal Federal com efeitos ex nunc”. Letra e: correta. c) os funcionários das empresas públicas. houve a revogação desse dispositivo.cursopdf. que não existiu um regime jurídico único.Controladoria-Geral da União (CGU) – Analista de Finanças . sendo estabelecido no caput do artigo 39. regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta. b) os ocupantes de cargos nas autarquias públicas. Relatora Ministra Ellen Gracie. passou a novamente ser impositivo. A referida decisão fundamentou-se no fato de que a emenda. publicado no DJE em 07/03/08). foi editada a Lei 9. assim sendo. sendo certo que a fim de regular a situação desses empregados. nesse ponto.br.com. caput.135-Medida Cautelar. os Estados. por meio de decisão cautelar em ação direta de inconstitucionalidade (ADI 2. esse regime nem sempre foi aplicável às autarquias. e) os que tiverem sido nomeados e empossados em caráter efetivo. que deixou de ser obrigatório a partir de determinada emenda constitucional.962/00. das autarquias e das fundações públicas”. no âmbito de sua competência. nas autarquias e nas fundações de direito público. como acabamos de comentar. Questão 3 . o Supremo Tribunal Federal (STF). regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) na Administração Direta.br 10 .Aula 1 Das disposições preliminares Letra c: incorreta. atualmente vigora o regime jurídico único. Desse modo. não obedeceu ao processo legal previsto na Constituição Federal. houve a suspensão da eficácia do dispositivo da citada emenda 19/98 que revogou a redação original do artigo 39.Medida Cautelar. uma vez que não foi aprovada nas duas casas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal). o Distrito Federal e os Municípios instituirão. com o advento da Emenda Constitucional 19/98. No entanto.112. Letra d: incorreta.135 . Assim. julgamento em 02/08/07. não são servidores públicos: a) os que se sujeitam ao regime jurídico estatutário. d) os ocupantes de cargo de provimento em comissão. possibilitou-se a admissão de empregados públicos. assim. que “a União.2012 . permitindo que regimes jurídicos diversos regrassem o pessoal dessas entidades. tendo em vista quando da promulgação da Constituição Federal em 1988. nos termos do comentário efetuado na letra c.com.112/90. 8. Curso PDF www. de 11 de dezembro de 1990.Para os efeitos da Lei n.

que dispõe: “Para os efeitos desta Lei. p. 23ª.com. servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público”. Iremos observar cada opção em separado.ESAF .br 11 . Os que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho são empregados públicos: a) sociedade de economia mista. deve ser observado também o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.Aula 1 Das disposições preliminares Comentário do Professor: Em síntese. Manual de Direito Administrativo. b) além do estatuto legal específico.cursopdf. Letra a: correta. Comentário do Professor: O examinador elaborou questão de forma abrangente sobre o regime jurídico dos servidores públicos da União.Controladoria-Geral da União (CGU) – Analista de Finanças – 2012 . Os empregados da administração pública regidos pela Lei 8. com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelo erário público. Rio de Janeiro. ampl. rev. sendo certo que o autor justifica a assertiva lançada afirmando: “Cuida-se nesse caso de direito adquirido do servidor. no tocante aos direitos e deveres dos servidores.677. ed. A resolução da questão em exame poderá ser verificada pela leitura e interpretação do artigo 2º da Lei 8. sendo certo que a banca examinadora.Quanto ao regime jurídico dos servidores públicos da União. o qual se 1 José dos Santos Carvalho Filho. b) empresa pública. extraiu a assertiva da obra do autor José dos Santos Carvalho Filho1. sobre as próprias disposições previstas na Lei 8. 2010. é correto afirmar que: a) consumado o suporte fático previsto na lei e preenchidos os requisitos para o seu exercício. servidores públicos são pessoas físicas que prestam serviço ao Estado e às entidades da Administração Indireta.112/90.br. Curso PDF www. c) os benefícios e as vantagens previstos na legislação no momento da posse do servidor público passam a ser direitos adquiridos. o servidor passa a ter direito adquirido ao benefício ou à vantagem que o favorece.. b) autarquias federais. ou seja.112/90 são servidores públicos: a) administração direta federal. Editora Lumen Juris. Questão 4 .112/90.com. d) o cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser acometidas a um servidor e podem ser criados por lei ou por decreto do Presidente da República. e) a investidura em cargo público pode ocorrer com a posse ou com a reintegração.

Art. Art. .. 13. no qual deverão constar as atribuições. Art. Os cargos públicos. por qualquer das partes.112/90... da Constituição Federal. . Letra e: incorreta... nos termos do artigo 1º. conforme dispõe o artigo 7º da Lei 8. os deveres... pois o servidor público tem regime jurídico próprio.. Curso PDF www. parágrafo único.. 1º .. o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. 3º . conforme podemos extrair do artigo 3º.. acessíveis a todos os brasileiros..A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.. das autarquias.br 12 . inclusive as em regime especial.112/90.. tais como o de ser remunerado pelo serviço prestado à Administração (artigo 13 e 15. da Lei em comento.. 7º ..cursopdf. ..com.. pois o cargo público somente poderá ser criado por lei nunca por decreto..Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União. XXXVI. da Lei 8. como sabido.com. 5º. a lei não prejudicará o direito adquirido. das autarquias e das fundações públicas federais.. § 1º .Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor...” Letra b: incorreta. Lei 8......Aula 1 Das disposições preliminares configura como intangível mesmo se a norma legal vier a ser alterada.112/90).. Art. para provimento em caráter efetivo ou em comissão. como proclama o art. . não sendo regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e sim pela Lei 8..... Parágrafo único. e das fundações públicas federais.. mas será no exercício que ele adquire direitos... É que..112/90. são criados por lei. Letra d: incorreta. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo. da Lei 8.. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União. as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado.br... pois esse é o ato que o torna servidor. uma vez que o servidor público não adquire benefícios e vantagem no ato da posse.112/90. uma vez que a investidura em cargo público se dá somente com a posse.A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento..... Letra c: incorreta. ressalvados os atos de ofício previstos em lei.... com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos. que não poderão ser alterados unilateralmente.....

contados da data da posse. emprego e função pública. inciso V da Constituição Federal). as exercidas temporariamente para atender necessidade de excepcional interesse público e as ocupadas para o exercício de funções de confiança.No que diz respeito ao tema cargo.Técnico Judiciário . Letra a: incorreta. atribuições e o padrão de vencimento ou remuneração.FCC . os quais dispõem de determinado número de cargos criados por lei. o ocupante de emprego público tem vínculo estatutário.2011 . destinando-se apenas às atribuições de direção. chefia e assessoramento (artigo 37. é correto afirmar: a) As funções de confiança. que lhes confere denominação própria. uma vez que as funções de confiança são exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. § 1º . chefia e assessoramento. exercidas por servidores ocupantes de cargos efetivos ou não. destinam-se apenas às atribuições de direção. por este fato são denominados celetistas.com.com. tendo vinculação de natureza estatutária não contratual com a Administração. b) A expressão emprego público designa uma unidade de atribuições e distingue-se do cargo público pelo tipo de vínculo que liga o servidor ao Estado. e) Exige-se concurso público não só para a investidura em cargo ou emprego. ou seja.TRE TO . c) A função exercida por servidores contratados temporariamente para atendimento de situações de excepcional interesse público exige. Questão 5 .É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício. pois os empregados públicos ingressam por intermédio de concurso público para ocupar empregos públicos. portanto. Comentário do Professor: O examinador exige do examinando que tenha conhecimento sobre cargo. d) As várias competências previstas na Constituição para os entes federativos são distribuídas entre os respectivos órgãos. Comentaremos cada alternativa em separado. emprego e função pública. como em todos os casos de função. com vinculação contratual com o Estado. necessariamente.br 13 . concurso público. Letra b: incorreta. 15. regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Curso PDF www.cursopdf. De outra forma os servidores estatutários são selecionados por concurso público para ocupar cargos públicos. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.br.Aula 1 Das disposições preliminares Art.

artigo 3º.com. Sobre o assunto temos que os cargos distribuídos entre os respectivos órgãos serão criados por lei ordinária. em seu artigo 3º.br 14 . Letra e: incorreta. nos termos da Constituição Federal.745/93.com. vez que... 39.Aula 1 Das disposições preliminares Letra c: incorreta. do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade. A União..... o Distrito Federal e os Municípios instituirão. atribuições e o padrão de vencimento ou remuneração (vide artigo 39... no âmbito de sua competência... publicidade e eficiência e. condições e percentuais mínimos previstos em lei. Letra d: correta. os Estados. a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos. moralidade. destinam-se apenas às atribuições de direção.. vez que como já comentado supra. inciso IX do artigo 37. possuiu duas técnicas de distribuição de competências.as funções de confiança.cursopdf. quando houver necessidade excepcional será adotado procedimento simplificado. ao seguinte: .. sendo certo que. parágrafo único da Lei 8... utilizando-se de processo seletivo simplificado. que lhes conferirá denominação própria. parágrafo 1º e incisos I a II da Constituição Federal.112/90). chefia e assessoramento. visando o cumprimento de suas competências constitucionais. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União. regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta. também... Art. a referida lei determina que o recrutamento para contratação temporária prescinde de concurso público. são elas a desconcentração e a descentralização.. bem como de suas autarquias e fundações públicas. exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. impessoalidade. nas situações de calamidade pública ou emergência ambiental o processo seletivo simplificado é dispensado. A Lei 8.. . dos Estados. Ainda. pois a Administração. V . disciplina a contratação temporária na esfera dos órgãos da administração federal direta. Curso PDF www. Constituição Federal Art.br. ao passo as funções de confiança serão designadas pela autoridade competente por nomeação do servidor. das autarquias e das fundações públicas.. 37.... e os cargos em comissão. estabelece que “a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”.