You are on page 1of 32

Obrigado por escolher Springer!

Voc pode estar certo de que fez uma boa escolha. com muita satisfao que desenvolvemos um aparelho que garantir seu conforto e tranqilidade, com tecnologia de ponta aliada consagrada qualidade e conabilidade de um Carrier. Um dos benefcios de possuir um condicionador de ar Carrier que, alm de manter uma temperatura agradvel no espao condicionado, o ar ltrado e desumidicado (funo Desumidicao s para aparelho eletrnico), melhorando a qualidade do ar que respiramos. Este Manual do Usurio foi desenvolvido para que voc se familiarize com todas as caractersticas tecnolgicas e com os benefcios que a unidade lhe proporcionar. Adicionalmente, este Manual contm informaes importantes sobre o novo condicionador de ar, a respeito da sua manuteno, da execuo de servios e, acima de tudo, de como aproveit-lo com maior economia. Reserve alguns minutos para repassar atentamente o contedo deste Manual e descubra voc mesmo como aproveitar o melhor do novo condicionador de ar Springer Silentia, em termos de comodidade pessoal e economia de operao. Para casos de garantia ou se ainda tiver alguma dvida, ligue para nosso call center e fale com a gente.

18.000 - 21.000 - 30.000 BTU/h

NDICE
1. RECEBENDO O CONDICIONADOR DE AR 2. CONHECENDO O APARELHO 3. CONHECENDO O PAINEL DE CONTROLE (MODELOS MECNICOS) 4. OPERANDO O APARELHO ELETROMECNICO 5. CONTROLE DE DIRECIONAMENTO E EXAUSTO DE AR 6. CONDICIONADOR DE AR COM CONTROLE REMOTO 7. OPERANDO O APARELHO ELETRNICO PELO CONTROLE REMOTO 8. OPERANDO O APARELHO ELETRNICO NO PAINEL (SEM O CONTROLE REMOTO) 9. DICAS PARA OBTER A MXIMA EFICINCIA E CONFORTO 10. ONDE E COMO INSTALAR O CONDICIONADOR DE AR PARA OBTER MELHOR RENDIMENTO 11. INSTALANDO O SISTEMA DE DRENAGEM 12. PREPARAO DA REDE ELTRICA 13. INSTALAO ELTRICA 14. INSTRUES DE SEGURANA 15. MANUTENO E CONSERVAO DO APARELHO 16. SOLUES PRTICAS E ASSISTNCIA TCNICA CERTIFICADO DE GARANTIA 4 5 6 7 9 10 11 15 15 16 20 24 25 26 26 28 29

Este produto Carrier est em conformidade com o Inmetro e atende ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), dando-lhe o direito de utilizar a Etiqueta Nacional de Conservao de Energia (ENCE), situada ao lado direito do aparelho.

1. RECEBENDO O CONDICIONADOR DE AR
Leia as instrues no Manual do Usurio. Guarde o Manual, ele sempre til. Retire o aparelho da embalagem.

Para sua maior segurana, utilize luvas. Verique se o aparelho est em perfeito estado externamente. Verique, tambm, se os itens que acompanham o aparelho encontram-se na caixa. 1 - Manual do Usurio 2 - Vedao 3 - Calha recolhedora 4 - Parafusos (4) 5 - Controle remoto e pilhas (s para verso eletrnica) 6 - Dreno Caso haja qualquer avaria ou falte qualquer um dos itens mencionados, entre em contato com a loja que o vendeu.

2. CONHECENDO O APARELHO
A B C D F I J E G H

Verique as caractersticas tcnicas do aparelho na etiqueta de identicao.

Etiqueta de identificao
ABCDEFGHIModelo Nmero de srie Tenso (V) Disjuntor (A) Capacidade de refrigerao (BTU/h e kW) Consumo (W) Corrente (A) Ecincia energtica (W/W) Grau de Proteo IMPORTANTE: O Grau de Proteo deste equipamento IPX4 J - Capacidade de aquecimento (BTU/h e kW)

Gabinete
ABCDEFGHDeetores horizontais de direcionamento do uxo de ar Deetores verticais de direcionamento do uxo de ar Comando de exausto de ar Parafuso de segurana (ambos os lados) Frente do ltro Filtro Painel de controle Frente plstica

MODELO ZCB185BB/RB ZQB185BB/RB ZCB215BB/RB ZQB215BB/RB ZCB305BB/RB ZQB305BB/RB

CONTROLE OPERAO (*) (**) (BTU/h) (kW) 18.000 21.000 30.000 5,27 6,15 8,79 M/E M/E M/E M/E M/E M/E FR Q/F FR Q/F FR Q/F

CAPACIDADE

Desenho ilustrativo do modelo com controle manual. Legenda: (*) Controle: M = Controle mecnico (BB) E = Controle eletrnico com remoto (RB) (**) Operao FR = Refrigerao Q/F = Refrigerao / Aquecimento

3. CONHECENDO O PAINEL DE CONTROLE


(MODELOS MECNICOS) Painel modelo FRIO (18.000, 21.000 e 30.000 BTU/h)

Painel modelo QUENTE/FRIO (18.000, 21.000 e 30.000 BTU/h)

4. OPERANDO O APARELHO ELETROMECNICO


COMO VENTILAR OU REFRIGERAR O AMBIENTE MODELOS FRIO E QUENTE/FRIO
Ilustrado modelo FRIO (Operaes idem para o modelo QUENTE/FRIO) Para ventilar ou refrigerar o ambiente, basta utilizar corretamente os botes 1 e 2.

Assim que a temperatura chegar condio desejada, retorne lentamente o boto 1 at ouvir um CLICK o aparelho reconhecer esta como sendo a escolhida. Para seu maior conforto, troque para a VELOCIDADE mdia, posio 2, ou baixa, posio 1 (boto 2).

Para aumentar a temperatura (diminuir o frio), gire o boto 1 em direo posio - FRIO e troque para a VELOCIDADE mdia, posio 2, ou baixa, posio 1 (boto 2).

Para ventilar o ambiente, gire o boto 2 em direo posio VENTILAO.

Para baixar a temperatura (aumentar o frio), gire o boto 1 em direo posio + FRIO e troque para a VELOCIDADE alta, posio 3 (boto 2).

A funo Ventilao no refrigera nem aquece o ambiente. Para refrigerar o ambiente, gire os botes 1 e 2 para as posies de REFRIGERAO mxima, posio + FRIO e VELOCIDADE alta, posio 3.

Para desligar o aparelho, gire o boto 2 para a posio DESLIGA.

COMO AQUECER O AMBIENTE MODELO QUENTE/FRIO


Para aquecer o ambiente, basta utilizar corretamente os botes 1 e 2.

Para aumentar a temperatura (diminuir o frio), gire o boto 1 em direo posio + QUENTE e troque para a VELOCIDADE alta, posio 2 (boto 2).

Para baixar a temperatura (aumentar o frio), gire o boto 1 em direo posio + FRIO e troque para a VELOCIDADE baixa, posio 1 (boto 2). Gire os botes 1 e 2 para a posio de AQUECIMENTO mximo, posio + QUENTE (boto1) e posio QUENTE 2 (boto 2).

Para desligar o aparelho, gire o boto 2 para a posio DESLIGA. Assim que a temperatura chegar condio desejada, retorne lentamente o boto 1 at ouvir um CLICK o aparelho reconhecer esta como sendo a escolhida. Para seu maior conforto, troque para a VELOCIDADE baixa, posio 1 (boto 2).

5. CONTROLE DE DIRECIONAMENTO E EXAUSTO DE AR


O uxo de ar pode ser direcionado para quatro direes atravs dos deetores direcionadores mveis. Movendo-se os deetores verticais, direciona-se o uxo de ar para a esquerda ou para a direita. Movendo-se os deetores horizontais, direciona-se o uxo de ar para cima ou para baixo.

O controle de exausto de ar feito atravs do dispositivo localizado junto aos deetores.

A funo Exausto propicia a retirada do ar viciado, da fumaa e dos odores do ambiente para o ambiente exterior.

Controle de exausto Defletores verticais Defletores horizontais

O uso do controle de exausto com o aparelho em refrigerao ou aquecimento, reduz o rendimento do aparelho. Por isso, recomendamos seu uso, quando necessrio, na funo Ventilao.

6. CONDICIONADOR DE AR COM CONTROLE REMOTO


CONHECENDO O CONTROLE REMOTO E O PAINEL DE CONTROLE

Painel de controle
Display principal (indica a temperatura ou a funo selecionada) 12345Liga/Desliga Indicador de limpeza do ltro Indicador do Timer ativado Botes de ajuste Seletor de funes

Para converter a unidade de temperatura de graus Celsius para Fahrenheit, ou vice-versa, pressione, no painel de controle, simultaneamente, o boto Select e (+) por 3 segundos.

10

7. OPERANDO O APARELHO ELETRNICO PELO CONTROLE REMOTO


Coloque as duas pilhas do tipo AAA (que acompanham o aparelho modelo eletrnico), de 1,5 V, abrindo a tampa na parte posterior do controle remoto.

Para ligar e desligar o aparelho em um determinado tempo (de 1 a 12 horas), pressione o boto Timer. Se o aparelho estiver desligado, aps a programao, ele ligar ao nal do tempo estabelecido. Se estiver ligado, desligar ao nal do perodo.

A durabilidade das pilhas de, aproximadamente, um ano. Quando for efetuar a troca, no utilize pilhas usadas ou no especicadas. Para ligar ou desligar o aparelho, pressione o boto Liga/Desliga.

Quando essa funo est ativada, o indicador correspondente ca aceso no painel.

O display do aparelho se desligar aps 5 minutos da funo ser ativada, permanecendo o indicador do Timer.

Para ajustar o tempo de ligar e desligar, pressione os botes de ajuste (+) ou (-) at o tempo desejado (em nmero de horas).

O aparelho emite um bip para cada operao ativada.

11

Esses botes ajustam o tempo de 1 em 1 hora, at 12 horas.

Para vericar a temperatura do ambiente, pressione, simultaneamente, no aparelho, os botes de ajuste (+) ou (-) por 3 segundos.

Para refrigerar, pressione o boto da funo Refrigerao.

Para cancelar essa funo, pressione o boto Timer novamente e ajuste o tempo em zero.

Para aumentar ou reduzir a temperatura do ambiente, pressione os botes de ajuste (+) ou (-), conforme a necessidade.

Quando essa funo est ativada, exibida a letra C no display do painel. Para aquecer, pressione o boto da funo Aquecimento.

O ajuste de temperatura varia de 18C a 29C. Ao atingir o mximo ou o mnimo, o aparelho emite 2 bips.

Quando essa funo est ativada, exibida a letra H no display do painel.

12

Para apenas ventilar o ambiente (sem refrigerar nem aquecer), pressione o boto da funo Ventilao.

Para ajustar, automaticamente, o aparelho, de acordo com as variaes de temperatura do ambiente, alterando entre frio ou calor e velocidades alta, mdia ou baixa, acione a funo Auto. (modelos quente / frio)

Quando essa funo est ativada, exibida a letra F no display do painel. Para ajustar a velocidade de ventilao, pressione o boto de ajuste da velocidade.

Quando essa funo est ativada, exibida a letra A no display do painel. Para eliminar a umidade do ar do ambiente, pressione o boto da funo Desumidicao. Essa funo remove, gradualmente, a umidade do ambiente com a mnima alterao de temperatura, proporcionando maior conforto.

A velocidade pode ser selecionada entre um dos trs nveis existentes. A velocidade (do uxo de ar) selecionada ser indicada, no painel de controle, por uma das seguintes formas:

Baixa (F1)

Mdia (F2)

Alta (F3)

Quando essa funo est ativada, exibida a letra no display do painel. O aparelho sempre funcionar em refrigerao baixa.

13

Para resfriar ou aquecer rapidamente o ambiente, ajuste a temperatura como desejado e pressione o boto da funo Turbo. Quando essa funo est ativada, exibida a letra no display do painel. A funo Turbo desligar assim que atingir a temperatura selecionada, assumindo, a partir de ento, o modo Auto.

O display do aparelho se desligar aps 5 minutos da funo ser ativada, permanecendo o indicador do Timer. Para economizar energia, pressione o boto Energy Saver.

Para ajustar, automaticamente, a temperatura do ambiente durante o perodo do sono, proporcionando mais economia e conforto, acione a funo Dormir. Aps o acionamento dessa funo, o aparelho aumentar (em refrigerao) ou diminuir (em aquecimento) a temperatura de ajuste em 1C por hora, nas duas primeiras horas, permanecendo nessa temperatura por mais 6 horas. Decorrido o perodo total de 8 horas, o aparelho retornar temperatura inicial. No display, aparecer SL (sleep dormir).

A funo Energy Saver (s para modelo eletrnico) reduz o consumo de energia do aparelho, atravs do desligamento do ventilador, quando o compressor estiver desligado. A funo ativada e desativada atravs do controle remoto. Quando a funo ativada, aparece no display do painel a sigla SA.

14

8. OPERANDO O APARELHO ELETRNICO NO PAINEL


(SEM O CONTROLE REMOTO)

9. DICAS PARA OBTER A MXIMA EFICINCIA E CONFORTO


Mantenha o ltro de ar sempre limpo e no ligue o aparelho sem o ltro de ar. No espere a temperatura do ambiente car muito baixa ou muito alta, ligue o aparelho antes disso. No que em contato direto com o ar frio por um longo perodo, pois isso prejudicial sade. No exagere na intensidade da temperatura (muito quente ou muito fria).

Para selecionar qualquer uma das funes no aparelho, pressione uma vez o boto Select e aparecer a funo programada no display. Aps, pressione o boto (+), ou o boto (-), at chegar funo desejada. Solte o boto e o aparelho assumir essa nova programao. F - Ventilao C - Refrigerao - Desumidicao A - Auto (Automtico) H - Aquecimento (s modelos QUENTE/FRIO) - Turbo SL - Dormir SA - Energy Saver A seguir, utilizando o boto (+), ou o boto (-), pode-se fazer o ajuste da temperatura desejada. Para alterar a velocidade de ventilao, pressione duas vezes o boto Select e aparecer, no display, a velocidade programada F1, F2 ou F3. Aps, pressione o boto (+), ou o boto (-), at chegar nova velocidade. Solte o boto e o aparelho assumir essa nova programao.

Temperaturas exageradas fazem mal sade e desperdiam energia.

Ao ligar o condicionador de ar, mantenha as portas, as janelas e as cortinas sempre fechadas. Esses cuidados aumentam o rendimento do aparelho e reduzem o consumo de energia. Antes de dormir, ajuste a temperatura na velocidade baixa para reduzir o nvel sonoro. No utilize o condicionador de ar para secar roupas nem para conservar alimentos ou climatizar ambientes para animais ou plantas. Nos perodos que no usar o condicionador de ar, ligue-o, uma vez ao ms, por alguns minutos. Se o modelo for QUENTE/FRIO, ligue-o no aquecimento.

15

CONDIES DE OPERAO
O condicionador de ar foi projetado para operar dentro das seguintes condies de tenso e temperatura: Tenso Nominal 220V Mnima 198V Mxima 242V

10. ONDE E COMO INSTALAR O CONDICIONADOR DE AR PARA OBTER MELHOR RENDIMENTO


1. Jamais obstrua a circulao de ar do aparelho, instalando-o atrs de cortinas, mveis ou divisrias.

Temperatura de aplicao
Refrigerao Temperatura interna do ambiente entre 20C e 32C Aquecimento entre 20C e 32C 2. Procure instalar o aparelho em uma parede voltada para o leste, pois a incidncia de sol menor. 3. Evite o uso desse aparelho na funo Refrigerao, com temperaturas internas inferiores a 20C, para que no ocorra formao de gelo no trocador de calor interno.

Temperatura externa do mxima de 43C ambiente

mnima de 4C

DEGELO AUTOMTICO
Somente os aparelhos modelo QUENTE/FRIO possuem essa funo. O uso do aparelho em aquecer, com a temperatura externa abaixo de 4C, provoca a formao de gelo no trocador de calor externo. Quando isso ocorre, o aparelho assume, automaticamente, a funo Degelo Automtico. Essa funo degela rapidamente o trocador de calor, fazendo com que o ventilador deixe de funcionar por alguns instantes. Aps o degelo concludo, o aparelho volta a funcionar normalmente. 20C

4. Evite o uso desse aparelho na funo Aquecimento, com temperaturas externas inferiores a 4C, para que no ocorra o congelamento do trocador de calor externo e a perda da capacidade de aquecimento.

4C

5. Instale o condicionador de ar de frente para a maior rea livre.

16

6. Observe a altura mnima do piso. 7. Atente para as distncias mnimas entre a face externa do aparelho e as paredes prximas a ela.
0,92m 0,5m 1,5m

Os modelos eletrnicos possuem um dispositivo automtico de proteo que s permite religar o compressor aps 3 minutos do desligamento.

8. Observe, tambm, a distncia mnima para a instalao de mais de um aparelho em uma mesma parede.
1,00m

11. Se o fornecimento de energia for interrompido, desligue, imediatamente, o condicionador de ar e somente volte a lig-lo 1 minuto aps o restabelecimento. Esse procedimento evitar variaes de tenso que podem ocasionar a queima do compressor. 12. No utilize o disjuntor como chave Liga-Desliga do aparelho. O disjuntor o principal dispositivo de segurana do circuito eltrico.

9. Evite instalar a parte externa do condicionador de ar voltada para lugares fechados, como forros, garagens, etc. 10. Sempre que quiser trocar da funo Refrigerao para Aquecimento, ou vice-versa, desligue o aparelho e aguarde 3 minutos antes de relig-lo.

Os custos de instalao do condicionador de ar no so cobertos pela Garantia, porm aconselhamos conar esse servio somente a tcnicos qualicados, de preferncia de nossos credenciados Carrier, pois fatores como ecincia, consumo de energia, segurana, vida til e nvel sonoro do aparelho dependem da correta instalao.

17

INSTALANDO O APARELHO NA PAREDE


Providencie um caixilho de madeira com as dimenses internas, de acordo com o modelo (capacidade) do seu aparelho (veja tabela). Profundidade Espessura Mnima E (cm) 2,5 Largura Altura

Faa a abertura na parede tomando como base as dimenses externas do caixilho. Em paredes muito espessas, a parte externa da abertura deve ser chanfrada como na gura.

Capacidade (BTU/h)

L (cm) 18.000 21.000 30.000 Medidas internas 67,0

A (cm) 44,0

P (cm) 28,0

Esse procedimento deve ser seguido a m de que as venezianas externas no quem obstrudas.

Fixe o caixilho na abertura. Nunca xe o gabinete direto na parede.

A profundidade P pode variar de acordo com a espessura da parede. Verique se, no local escolhido para a instalao, no h colunas, vigas ou qualquer tipo de tubulao e se existe um local apropriado para a drenagem da gua.

18

INSTALANDO O GABINETE NO CAIXILHO


Remova os dois parafusos que prendem a frente plstica (um de cada lado).

Posicione o gabinete no caixilho com uma inclinao de 10mm para trs, o que corresponde a 0,5 bolha no nvel.

A parte frontal do gabinete deve car entre 45mm e 50mm para dentro do ambiente. Retire a frente plstica. Remova o parafuso de segurana.

CUIDADO
Cuidado para no se ferir nas partes metlicas.

Fixe o gabinete no caixilho com os quatro parafusos que acompanham o aparelho.

19

11. INSTALANDO O SISTEMA DE DRENAGEM


Antes de posicionar o aparelho no gabinete, deve ser feita a instalao do sistema de drenagem da gua de condensao. Voc deve utilizar um dos dois sistemas existentes, dependendo de como e onde ser instalado o aparelho.

Retire o tampo traseiro do aparelho e instale o dreno (ver sub-item 11.2). Instale uma das extremidades da mangueira na sada do dreno. A outra extremidade da mangueira deve ser conectada rede de gua pluvial.

11.1 SISTEMA DE DRENAGEM PELA SADA TRASEIRA

Esse sistema recomendado, principalmente, nas instalaes em caixa de concreto. Passe uma mangueira plstica de 5/8 no orifcio localizado na parte traseira do gabinete. A mangueira deve ser comprida o suciente para alcanar uma rede pluvial.

A instalao desse sistema de drenagem no recomendada quando o aparelho for instalado em locais de difcil acesso (ex.: longe de janelas e em edifcios), pois, nesses casos, torna-se difcil conectar a mangueira rede pluvial.

20

11.2 SISTEMA DE DRENAGEM PELA SADA INFERIOR (COM O USO DA CALHA RECOLHEDORA)

A outra extremidade da mangueira deve ser conectada rede pluvial. Retire o tampo existente na parte interna do aparelho, o mais alto, localizado ao lado da letra A.

Posicione a calha recolhedora no gabinete.

A instalao desse sistema de drenagem recomendada para a maioria dos tipos de instalao (ex.: em paredes com caixilho ou em janelas), pois isso torna fcil a conexo da mangueira de dreno rede pluvial.

Instale uma mangueira plstica de 5/8 na sada da calha recolhedora. A mangueira deve ser comprida o suciente para alcanar uma rede pluvial.

Para obter o mximo desempenho com menor consumo de energia, recomendamos que seja utilizado o sistema de drenagem pela sada traseira.

21

INSTALANDO O APARELHO NO GABINETE


A instalao do aparelho, no gabinete, deve ser feita por duas pessoas, para assegurar o equilbrio e o perfeito alinhamento do mesmo.

Posicionando o cabo com disjuntor do lado direito

Cuidado para que a mangueira no seja amassada nem que dobrada.

O aparelho vem preparado para essa condio. Posicionando o cabo com disjuntor do lado esquerdo

Levante o aparelho, alinhe-o com o gabinete e o deslize at encaix-lo perfeitamente.

Instale o parafuso de segurana em ambos os lados.

Instale a frente plstica, xando-a com os dois parafusos (um de cada lado).

Instale a tira de vedao e os arremates do caixilho.

CUIDADO
No tente substituir um cabo de alimentao danificado. O cabo de alimentao s pode ser substitudo pelo fabricante ou por tcnicos autorizados, a fim de evitar riscos.

22

INSTALANDO O APARELHO EM PAREDE COM CAIXA DE CONCRETO


Siga as recomendaes anteriores quanto confeco do caixilho e quanto instalao do caixilho, do gabinete, da espuma de vedao, do sistema de drenagem, etc. A caixa de concreto j se encontra no local. Instale a espuma de vedao entre o gabinete e o caixilho. Conrme a inclinao do aparelho, que deve ser de 10mm (0,5 bolha no nvel).

INSTALANDO O APARELHO EM VITRS E JANELAS


A instalao em vitrs e janelas no recomendada, pois diculta o controle do nvel de rudo e vibrao. Porm, se essa for a nica alternativa, siga corretamente todas as recomendaes a seguir: Providencie um suporte de ferro ou ao, tipo mofrancesa ou cantoneira. Esse suporte deve ser projetado de modo que o peso do aparelho no seja suportado pela estrutura da janela, que pode no ter sido dimensionada para esse m.

Deixe livre as aberturas superior e laterais, para garantir a livre circulao de ar. Para instalao em caixas de concreto, recomenda-se a instalao do dreno traseiro sem a calha recolhedora.

Dimensione o suporte para que sustente o peso do aparelho com rigidez, evitando vibraes e rudos. O suporte deve proporcionar a inclinao do aparelho em 10mm ou 0,5 bolha no nvel. Utilize calos de borracha para amortecer as vibraes.

23

O aparelho no deve ter contato com os vidros.

12. PREPARAO DA REDE ELTRICA


O condicionador de ar deve ser alimentado por uma rede eltrica exclusiva. No faa derivaes nessa rede, nem use extenses ou dispositivos de conexo mltipla para lig-lo.

Conrme se a tenso da rede eltrica adequada ao aparelho (veja na etiqueta de identicao).

Utilize guarnies prprias para essa nalidade. Vede todos os vos da janela com espuma ou outro meio, conforme o caso. Esses aparelhos no necessitam de proteo externa contra chuva, porm, se essa for adotada, cuidado para no restringir a circulao de ar no aparelho, comprometendo seu bom funcionamento.

A rede eltrica deve ser dimensionada de acordo com a corrente do aparelho. Utilize o com bitola mnima de 2,5mm. Verique, na etiqueta de identicao do aparelho, a corrente do disjuntor a ser utilizada. A rede deve ser dotada de o terra, tomada tripolar e disjuntor exclusivo.

Nunca utilize o neutro para aterramento, pois isso colocar sua segurana em risco! O disjuntor deve ser de boa qualidade, do tipo retardado e de capacidade apropriada, e deve car prximo ao aparelho. No utilize os ou cabos com capacidade inferior capacidade do disjuntor.

24

13. INSTALAO ELTRICA ALIMENTAO ELTRICA


Conra se a tenso da rede do local da instalao a mesma do aparelho. O condicionador de ar deve ser instalado com um circuito independente, merecendo dispositivo de proteo distinto. Utilize sempre disjuntores retardados aplicveis proteo de motores eltricos. A bitola do cabo a ser utilizado deve obedecer s prescries da norma NBR 5410, distncia ao ponto de entrega de energia e ao fator de agrupamento dos circuitos no eletroduto.
CABO (mm) 2,5 4,0 6,0 10 16 CORRENTE (A) 24 32 41 57 76 DISJ. MX. (A) 20 30 40 50 70

Para aparelhos 127V ou 220V, em rede cuja tenso seja de fase/neutro, utilize disjuntores monopolares, com condutores fase, neutro e terra, conforme a gura abaixo.

ATERRAMENTO
O condicionador de ar tem pino para aterramento no rabicho de alimentao. Utilize tomada de trs pinos (NBR 14136). Certique-se de que o pino central esteja devidamente aterrado. Utilize condutores terra da mesma bitola dos cabos de alimentao (fases e neutro). Nunca utilize o neutro para aterramento, pois isso colocar sua segurana em risco.

Valores extrados da norma NBR 5410 para dois condutores carregados em eletroduto aparente ou embutido.

Jamais utilize condutores cuja capacidade seja inferior capacidade nominal do disjuntor. Para aparelhos 220V, em rede cuja tenso de fase/fase seja 220V, utilize o terra e dois condutores fase ligados a um disjuntor bipolar, conforme a gura abaixo. No recomendado o uso de dois disjuntores monopolares para essa aplicao.

NORMAS E REGULAMENTO
Para mais detalhes, consulte: NBR 5410 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso NBR 6675 Execuo de Instalao de Aparelhos Condicionadores de Ar RIC Regulamento de Instalaes Consumidoras/Baixa Tenso de seu Estado

Caso a instalao eltrica no esteja de acordo com as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), a Springer Carrier Ltda se eximir de qualquer responsabilidade por possveis danos causados ao condicionador de ar, a terceiros e/ou ao prprio local da instalao.

25

14. INSTRUES DE SEGURANA


No permita que crianas manuseiem o aparelho. Durante as chuvas com raios, desligue o aparelho no painel, ou no controle remoto, e no disjuntor. Para limpeza do aparelho, desligue sempre o disjuntor. No desligue o aparelho pela tomada. No toque com as mos molhadas no cabo de alimentao ou em qualquer componente eltrico do aparelho. Nunca introduza objetos ou dedos nas aberturas do aparelho, pois isso poder lhe ferir. No tente realizar consertos no aparelho se no for devidamente habilitado. Chame o servio de um credenciado Carrier. Se o condicionador de ar tiver controle remoto, mantenha-o em local seguro, evitando quebr-lo ou perd-lo.

15. MANUTENO E CONSERVAO DO APARELHO


LIMPEZA DA FRENTE PLSTICA E DO GABINETE
Para a limpeza da frente plstica e do gabinete, use uma anela ou um pano macio embebido em gua morna e sabo neutro.

OPERAO QUANDO FALTAR ENERGIA ELTRICA

Ao limpar, no use esponja de ao ou produto abrasivo para no riscar o aparelho.

Modelos Eletrnicos: Ocorrendo falta de energia eltrica, com a unidade em funcionamento, as condies de operao sero memorizadas e restabelecidas quando o aparelho for ligado novamente. Contudo o aparelho no ligar automaticamente com o retorno da energia eltrica. A programao do Timer ser desfeita. Modelos Eletro-mecnicos: Durante uma falha de energia, quando sair de casa, desconecte o aparelho da tomada para evitar que o mesmo ligue automaticamente no momento que a energia for restabelecida.

No utilize detergente, lcool ou gua diretamente na frente plstica.

26

LIMPEZA DO FILTRO DE AR
Filtro de ar obstrudo reduz a capacidade do condicionador de ar e aumenta o consumo de energia. Verique mensalmente. No utilize o condicionador de ar sem o ltro, pois a poeira e as impurezas iro danic-lo ou exigir limpeza especializada. Nos condicionadores eletrnicos, h um indicador FL que alerta quando o ltro necessita de limpeza.

Limpeza por aspirao: passe o aspirador sobre a concentrao de poeira. Limpeza por lavagem: posicione o ltro com a parte suja voltada para baixo e deixe escorrer gua sobre ele. Dessa forma, toda sujeira e impurezas sero eliminadas com facilidade. Instale o ltro com o puxador voltado para baixo.

Aps a limpeza, pressione, simultaneamente, por 3 segundos, o boto Select e o boto (-), e a luz indicadora desligar. O ltro do condicionador de ar pode ser limpo por aspirao ou por lavagem. Antes de iniciar a limpeza, desligue o aparelho e abra a frente plstica.

Feche a frente plstica.

LIMPEZA INTERNA E INSPEO GERAL


Retire o ltro. O aparelho deve ser limpo internamente, pelo menos uma vez ao ano, por um tcnico especializado de um credenciado Carrier. Se o aparelho est em local empoeirado ou trabalha muitas horas por dia, a limpeza interna deve ser feita com mais freqncia.

Esse servio no est coberto pela Garantia.

27

16. SOLUES PRTICAS


Antes de chamar um credenciado Carrier, veja como proceder em caso de o condicionador de ar apresentar alguma das anormalidades descritas abaixo:

(vide Fig. 4 - pg. 21) 1. Procure um credenciado Carrier 2. Procure um credenciado Carrier 3. Limpe o filtro, seguindo as instrues da pg. 27

Se a anormalidade persistir e no puder ser solucionada, de acordo com as orientaes apontadas, desligue o aparelho e no tente relig-lo. Solicite o auxlio de um credenciado Carrier. ASSISTNCIA TCNICA A fbrica conta com uma rede de empresas credencidas espalhada pelo Brasil. S chame o credenciado quando a orientao necessria no for encontrada nem neste Manual nem atravs do Call Center Springer OK. importante ressaltar que, em chamadas SEM DEFEITO NO PRODUTO, mesmo durante o perodo de Garantia, SER COBRADA UMA TAXA PELA VISITA DO TCNICO.

28

Certificado de Garantia
Este certicado concede a voc, a partir da data da nota scal de compra deste aparelho, os seguintes benefcios: GARANTIA DE 01(UM) ANO, CONTRA DEFEITOS DE FABRICAO E DE MATERIAL, desde que o aparelho seja instalado e operado de acordo com este Manual do Usurio, em condies normais de uso e servio. Dentro desse perodo, o aparelho ter assistncia do credenciado CARRIER sem nus de peas e mo-de-obra para o primeiro proprietrio, DESDE QUE SEJA APRESENTADA A NOTA FISCAL. No esto includas neste prazo de garantia adicional peas plsticas, ltros de ar, assim como problemas com aparelhos instalados em locais com alta concentrao de compostos salinos, cidos ou alcalinos. Tais casos esto cobertos com garantia de 90 dias a contar da data de compra do aparelho. SITUAES NO COBERTAS PELA GARANTIA: - Danos Causados por movimentao incorreta e avarias de transporte; - Manuteno de Condicionador, que inclui limpeza e troca de ltro de ar; - Despesas eventuais de transporte do aparelho at a ocina; - Despesas de locomoo do tcnico para atendimento a domicilio quando o aparelho estiver fora do permetro urbano da cidade sede do credenciado CARRIER. A GARANTIA ESTAR CANCELADA NOS SEGUINTES CASOS: - Utilizao de itens e/ou peas de reposio no originais CARRIER; - Modicaes das caractersticas originais de fabrica; - Dados de identicao do aparelho alterados ou rasurados; - Aparelho ligado em rede com tenso diferente da especicada na etiqueta de identicao; - Aparelho instalado com dutos ou embutidos em armrios ou assemelhados; - Danos causados ao aparelho por incndio, inundao, casos fortuitos ou inevitveis; - Aparelhos ligados com comandos distncia no originais de fbrica; - Qualquer instalao diversa da recomendada por este manual; Caso algum componente apresente defeito de fabricao durante o perodo de garantia estas sero, sempre que possvel, reparadas, ou em ultimo caso substitudos por igual ou equivalente. Fica este compromisso limitado apenas a reparos e substituio dos componentes defeituosos. O mau funcionamento ou paralisao do equipamento ou sistema, em hiptese alguma, onerar a SPRINGER CARRIER LTDA, com eventuais perdas e danos dos proprietrios ou usurios, limitando-se a responsabilidade do fabricante aos termos aqui expostos. Quaisquer reparos ou componentes substitudos aps a data em que se extingue esta Garantia sero cobrados integralmente do usurio. ESTA GARANTIA ANULA QUALQUER OUTRA ASSUMIDA POR TERCEIROS, NO ESTANDO NENHUMA FIRMA OU PESSOA HABILITADA A FAZER EXCEES OU ASSUMIR COMPROMISSO EM NOME DA SPRINGER CARRIER LTDA. ESTA GARANTIA VALIDA APENAS EM TERRITRIO BRASILEIRO. Para sua tranqilidade, mantenha a nota scal de compra do aparelho junto a este Certicado, pois ela documento necessrio para solicitao de servios em Garantia.

GW256.08.002 - L - 01/13

www.springer.com.br

CLIMAZON INDUSTRIAL LTDA Av. Torquato Tapajs, 7937 Lote B Bairro Tarum - Manaus - AM CEP: 69.041-025 CNPJ: 04.222.931/0001-95 MADE IN BRAZIL

You might also like