You are on page 1of 5

Profissional de Técnico de Viticultura e Enologia

Nome: _________________________________ Nº___ Tª____10º ano
Ficha de Trabalho: Designações oficiais dos vinhos
A entrada de Portugal na União Europeia (na altura CEE) obrigou a certas
alterações na designação dos vinhos produzidos. Vamos ver alguns conceitos
de acordo com a legislação em vigor.
O conceito DO (Denominação de Origem) é atribuído a vinhos que, pelas
suas características, estão intimamente associados a uma determinada
região: têm origem e produção nessa região e possuem qualidade ou
características inerentes ao meio geográfico (factores naturais e humanos).
Para beneficiar de uma Denominação de Origem, todo o processo de
produção é sujeito a um controlo rigoroso em todas as suas fases. As castas
utilizadas, os métodos de vinificação, as características organolépticas são
apenas alguns dos elementos verificados para a atribuição desse direito
cabendo às Entidades Certificadoras efectuar o controlo, de forma a
garantir a genuinidade e qualidade dos vinhos.
Região Determinada é a designação que, a partir de 1986, substituiu o
termo Região Demarcada, e onde se produzem os VQPRD (Vinho de
Qualidade Produzido em Região Determinada).
Uma Região Determinada, em Portugal, é toda aquela com uma área
geográfica bem definida e com vinhas inscritas para a produção de vinho de
qualidade. Deverão ser respeitados o encepamento recomendado, as
práticas culturais, métodos de vinificação, teor alcoólico mínimo,
rendimento máximo por hectare, e as características organolépticas dos
seus vinhos deverão ser analisadas e apreciadas por uma Câmara de
Provadores que atestarão (ou não) a tipicidade do vinho.
Há dois tipos de regiões determinadas: as D.O.C. (Denominação de Origem
Controlada) que são as mais antigas ou aquelas com melhores provas dadas,
relativamente à produção de vinhos de qualidade. Os vinhossão sujeitos a
legislação própria (características dos solos, castas, vinificação,
engarrafamento); e as I.P.R. (Indicação de Proveniência Regulamentada) de
legislação relativamente recente. Sãovinhos de regiões que, dentro de um

Viticultura – 2013/2014Página1 de 5

“Trás-os-Montes” com a sub-região “Terras Durienses”. Existem também as terminologias VLQPRD(Vinho Licoroso de Qualidade Produzido em Região Determinada).VEQPRD(Vinho Espumante de Qualidade Produzido em Região Determinada) e VFQPRD(Vinho Frisante de Qualidade Produzido em Região Determinada). para serem classificadas como DOC. IG Significa Indicação Geográfica. IGP Significa Indicação Geográfica Protegida. Para denominar os vinhos regionais utiliza-se a região de onde estes provêm: “Minho”. “Tejo”. Por vezes são produzidos em regiões DOC. 85% de uvas provenientes dessa região e de castas previamente estabelecidas. elaborados com. VQPRD Significa Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada. têm de cumprir as regras de produção dos vinhos de qualidade. Viticultura – 2013/2014Página2 de 5 .prazo mínimo de 5 anos. No vinho regional é admitido incluir 15% de vinho proveniente de outras regiões. É a designação comunitária adotada para designar os vinhos com Indicação Geográfica aos quais é conferida proteção nos termos estabelecidos na regulamentação e que integram um registo comunitário único. É a designação comunitária adotada para designar os vinhos com Denominação de Origem aos quais é conferida proteção nos termos estabelecidos na regulamentação e que integram um registo comunitário único. pelo menos. “Beiras” com as sub-regiões “Beira Alta”. VINHOS REGIONAIS Vinhos que possuem indicação geográfica. À semelhança dos vinhos com denominação de origem. A designação VQPRD abrange os vinhos classificados como DOC e IPR. mas como não respeitam alguma regra de produção ou elaboração não são catalogados como tal. “Beira Litoral” e “Terras de Sicó”. É a designação é aplicável a produtos com direito a indicação geográfica produzidos numa região específica cujo nome adotam. utilizar castas e tipos de garrafas não autorizadas nos vinhos DOC ou encurtar os tempos de estágio. são controlados por uma entidade certificadora. DOP Significa Denominação de Origem Protegida.

Quantos tipos de Regiões Determinadas existem? ________________________________________________________ ________________________________________________________ Viticultura – 2013/2014Página3 de 5 . Indica o acontecimento que obrigou às alterações introduzidas na designação dos vinhos portugueses. Indica que vinhos podem ser considerados DO. 1.“Estremadura” com a sub-região “Alta Estremadura” e "Estremadura". Refere o que significa DO.1. ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ 3.1.2. ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ 3. ________________________________________________________ ________________________________________________________ 2. ________________________________________________________ ________________________________________________________ 2. “Terras do Sado”. ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ 3. Refere quais os critérios que deverão ser respeitados numa Região Determinada. “Alentejano” e “Algarve” VINHO DE MESA Os vinhos destinados ao consumo humano que não se enquadram nas designações atrás referidas são considerados vinhos de mesa. Contudo devem cumprir com as disposições nacionais e comunitárias em vigor. Define uma Região Determinada.

________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ Viticultura – 2013/2014Página4 de 5 . Indica o que significa a sigla DOP. ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ 5.1.4.2.1.3. ________________________________________________________ ________________________________________________________ 5. Indica o que significa a sigla dos diferentes tipos de Regiões Determinadas. Refere as outras siglas semelhantes.3.1. Indica onde são produzidos os VQPRD. Indica o que significa a sigla VQPRD. Refere a que vinhos pode ser atribuída esta sigla. ________________________________________________________ ________________________________________________________ 4. ________________________________________________________ ________________________________________________________ 3. ________________________________________________________ ________________________________________________________ 4.2. Indica o significado de cada uma delas. ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ 4. Distingue os tipos de Regiões Determinadas. ________________________________________________________ ________________________________________________________ 4.

1. Como se denominam os vinhos que não se enquadram nas designações anteriores. ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ 8. Refere a que vinhos pode ser atribuída esta sigla.6. ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ 9. ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ 7. ________________________________________________________ 9. ________________________________________________________ ________________________________________________________ 7. Refere o que devem respeitar estes vinhos. ________________________________________________________ ________________________________________________________ Viticultura – 2013/2014Página5 de 5 .1 Refere a que vinhos pode ser atribuída esta sigla.1. Indica o que significa a sigla IG. ________________________________________________________ ________________________________________________________ 6. Caracteriza os vinhos regionais. Indica o que significa a sigla IGP.