You are on page 1of 5

Questões de Atualidades

Faz quase dois anos que a crise da dívida soberana em países da União Europeia tem sido discutida nos mercados financeiros. Mas foi nos últimos meses que o problema veio à tona com mais intensidade e se tornou um dos maiores desafios que o bloco já enfrentou desde a adoção do euro em 2002. Além da Grécia, países como Portugal, Irlanda, Itália e Espanha sofrem os efeitos do endividamento descontrolado e buscam apoio financeiro da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional. Para receber ajuda, no entanto, precisam adotar medidas de “austeridade fiscal”. O problema é que essas medidas deprimem ainda mais a economia e geram descontentamento, greves e manifestações. Nas últimas semanas, os movimentos populares têm se intensificado especialmente na Grécia. Em meio ao clima de instabilidade e discussão até mesmo sobre a manutenção desses países na zona do euro, o parlamento alemão aprovou a ampliação do fundo de socorro europeu para um total de 440 bilhões de euros.
Portal iG, Economia, Crise econômica Mundial 30/09/2011. Disponível em: http://economia.ig.com.br/criseeconomica/entenda-a-crise-economica-mundial/n1597248705930.html

Para amortecer a crise fiscal na Grécia, a União Europeia desenvolveu um plano econômico, baseado no enorme medo de que a crise atingisse o bloco europeu. O governo da Grécia, por sua vez, tomou varias providencias para conter a crise, como, por exemplo: a) b) c) d) e) A venda de terras na fronteira com a Bulgária para pagar a dívida. Cortes nas áreas sociais exceto a educação. Extinção do direito a aposentadoria. Abandono da moeda comum do bloco europeu, o euro. Aumento desregrado de juros e congelamento dos salários de servidores públicos.

Adel Khadri, vendedor de cigarros, colocou fogo no corpo na avenida Habib Bourguiba, no centro de Túnis. "Aqui está à juventude que vende cigarros, ou seja, o desemprego" gritou no momento do ato. O gesto é muito simbólico, pois a revolução tunisiana de 2011 teve início em 17 de dezembro de 2010 quando o jovem vendedor ambulante Mohamed Bouazizi se imolou em Sidi-Bouzid, região central do país abalada pela miséria e a perseguição policial. A pobreza e o desemprego foram as principais causas da revolução que derrubou o regime de Zine El-Abidine Ben Ali. Dois anos depois dos acontecimentos, no entanto, a situação da economia tunisiana continua delicada e uma crise política paralisa o país.
Portal G1, especial revolta árabe, 13/03/2013. Disponível em: http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2013/03/jovem-queateou-fogo-ao-proprio-corpo-morre-na-tunisia.html

Portal Brasil de Fato. Adriano Chafik. o julgamento do mandante e executor do Massacre de Felisburgo. Revoltas do Oriente Médio. para a próxima quarta-feira (21). Síria e tantos outros países. Nosso país realiza redistribuição de terras. já que nas outras duas vezes em que o julgamento tinha sido marcado. Guerra Tunisiana. b) Cerca de 50 famílias ocupam uma área de pelo menos 200 alqueires. Primavera dos Povos.com. como ficou conhecido o episódio ocorrido em 20 de novembro de 2004. Iêmen. . em Belo Horizonte (MG). da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). passando pela Líbia.br/node/17841 O Brasil de palco de sangrentos conflitos de terras como em Felisburgo (MG) e Eldorado dos Carajás (PA). Egito. “E não vamos arredar o pé ou nos intimidar com qualquer manobra da defesa de Chafik. Chafik conseguiu adiá-lo. no Tribunal do Júri do Fórum Lafaiete. é o sistema que serve para regular e promover a divisão dita justa de terras em um estado. Essa onda de revoltas ficou conhecida como: a) b) c) d) e) Guerra das Malvinas. causando uma disparidade muito grande entre detentores de grandes porções de terras (latifundiários) e pessoas que se quer têm onde morar e produzir. 16/08/2013. disse Enio Bohnenberger. Disponível em: http://www. Primavera Árabe. quando: a) Um grupo de sem terras comprovam maior necessidade de produzir do que o proprietário de terras. Para os dias do julgamento. no caso do Brasil. e não descansaremos até que a Justiça seja feita”. como conceito geral. c) A União realiza a compra ou a desapropriação de latifúndios particulares considerados improdutivos. Chafik é acusado de executar e ser o mandante do Massacre de Felisburgo. reforma agrária. Viremos a Belo Horizonte quantas vezes sejam necessárias. os sem terra prometem se mobilizar em frente ao Fórum até a condenação definitiva do fazendeiro. Esta será a terceira tentativa de julgamento do réu confesso. ____________________________________________________________________ Está agendado. para esta data de agosto. A reforma agrária. posteriormente. em que cinco sem terra foram mortos e outros 12 ficaram feridos na cidade do Vale do Jequitinhonha (MG). especificamente com intuito de reparar séculos de uma distribuição fundiária injusta que perdurou até aos dias de hoje.brasildefato.A Tunísia foi palco de convulsões sociais em 2010 que se alastraram pelo Norte da África e Oriente Médio. O primeiro julgamento foi adiado de janeiro para maio deste ano e.

comprometeu-se a realizar a Copa do Mundo sem nenhum centavo do dinheiro público e disse que o investimento viria de capitais privados.com. criadas especialmente para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. São Paulo. terá direito de governar o país junto a Presidente Dilma Rousseff. Revista Samuel. Disponível em: http://revistasamuel.br/conteudo/view/20196/Com_leis_proprias_megaeventos_criam_estado_de_excecao_dizem_especiali stas. aproxima um Estado sob regime democrático do autoritarismo. 18/02/2013. e) Quando o INCRA entende que os acampados podem produzir com qualidade superior grão para exportação ______________________________________________________________________ “Quando o Brasil entregou os cadernos de obrigação à Fifa na Suíça. É um momento onde o Presidente da FIFA. Joseph Blatter.shtml Sobre o Estado de Exceção: IÉ um momento de suspensão do Estado de Direito decretado pelas autoridades em situações de emergência nacional. foram convidados a falar sobre o estado de exceção que as novas leis. professor do IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).uol. na abertura de sua palestra no evento “Copa Pública: Quem ganha e quem perde com o evento em 2014?” promovido pela Pública em parceria com a Casa Fora do Eixo de São Paulo em dezembro. como ameaças a ordem democrática ou calamidade pública. presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil. Martim e Carlos Vainer. durante sua vigência.d) O movimento sem terra comprova que a terra em questão é improdutiva para a criação de gado leiteiro. Marque a alternativa correta: a) b) c) d) e) Somente I esta correta Somente II e III estão corretas Somente II esta correta Somente I e II estão corretas Todas as alternativas estão corretas ______________________________________________________________________ . colocando o Brasil no primeiro mundo” disse Martim de Almeida Sampaio. seccional São Paulo). instauram no país. II- III- É uma conjuntura temporária de restrição de direitos e concentração de poderes que.

ganhou este apelido porque: IIIDefendia com veemência o sistema capitalista. chegou ao Brasil. Era uma mulher extremamente conservadora e opositora ao regime comunista. Recife. ______________________________________________________________________ Em 2011. Durante esse período de turbulência social. para evitar o assédio e a violência sexual. o qual lhe agradava muito. pela primeira vez. assumiu o poder na GrãBretanha a líder do partido conservador inglês. um policial de Toronto (Canadá) afirmou que. Margareth Thatcher. Todas estão corretas. aos 87 anos.No ano de 1979. em plena Guerra Fria.brasilescola. após a queda do muro de Berlim (fim da Guerra Fria). em conseqüência de um acidente vascular cerebral. e deixou o poder político britânico em 1990. Em Uberlândia. precisava se impor como uma mulher inabalável. no mesmo ano. uma das organizadoras da marcha na cidade. surgiu a “Marcha das Vadias”. altos índices de desempregos e uma quase incontornável crise petrolífera. Somente III esta correta. Era a única mulher a dirigir uma partido de grande porte e para que os homens a respeitasse. Margareth Thatcher morreu no dia 08 de Abril de 2013. Assumiu o cargo de Primeira-Ministra inglesa no ano de 1979. Somente I e II estão corretas. então após um discurso nos anos 70 a imprensa soviética lhe atribuiu o apelido “Dama de Ferro. na tarde deste sábado (9). elevadas taxas de inflação. que. disse que os participantes puderam escolher a roupa e se basearam no livre arbítrio para marchar na . sem qualquer demonstração de piedade aos pobres. Teresina e São José do Rio Preto já reivindicaram o fim da violência contra as mulheres. Brasil Escola.com/historia/margareth-thatcher. Raíssa Dantas de Souza. as mulheres deveriam parar de se vestirem como “vadias”. Disponível em: http://www. Somente II esta correta. Foi a precursora do neoliberalismo e seu governo durou 11 anos. Margareth Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha. Belo Horizonte.htm Margareth Thatcher era conhecida como a “Dama de Ferro”. a Europa se encontrava em um período de recessão econômica. como uma “Dama de Ferro”. o evento foi realizado. Brasília. Manifestantes de São Paulo. Em resposta à infeliz sugestão do policial canadense. III- Marque a Alternativa correta: a) b) c) d) e) Somente I esta correta.

O combate à violência de gênero. “Marchamos contra o machismo e todo tipo de violência e fetichização do corpo feminino. 09/03/2013. A defesa de direitos sociais e reprodutivos. Somente I.com. O combate à propriedade privada como mecanismo de opressão de gênero.liberal.br/cidade-e-regiao/marcha-das-vadia-pelaprimeira-vez-em-uberlandia-reuniu-500-manifestantes O movimento feminista vem ganhando espaço em todo o mundo de diversas formas e com diversas concepções.mas que possuem em comum pautas como: IIIIIIIVA Luta pela igualdade de oportunidades para mulheres e homens.tarde de sábado. Somente I. II e III estão corretas. pós-moderna e etc. .correiodeuberlandia. para que a mulher deixe de ser vista como um objeto. Disponível em: http://www. Todas as alternativas estão corretas. Marque a alternativa correta: a) b) c) d) e) Somente I e IV estão corretas. E também reivindicamos o fim do preconceito contra a mulher negra”. radical. afirmou Raíssa Dantas. II e IV estão corretas. Podemos encontrar movimento feminista com defesas distintas de sociedade. socialista. Nenhuma das alternativas estão corretas. Correio de Uberlândia.