You are on page 1of 3

AULA 1: ARTE E COMUNICAÇÃO

Entre os estudiosos não há nenhum acordo sobre o fato de se os primeiros Homo Sapiens, espécie da qual nos originamos, seriam capazes de intercambiar sons que já tivessem sido combinados, ajustados por convenção, entre os seus representantes. O crítico de arte inglês John Berger afirma que: “A visão chega antes do que as palavras. A criança olha e vê antes de falar. A visão é a que estabelece nosso lugar no mundo circundante; explicamos esse mundo com palavras, porém as palavras nunca podem anular o fato de que estamos rodeados pelo mundo” (BERGER, 1999, p.13). Berger (1999) buscou um exemplo na ontogênese para explicar a filogênese, um exemplo na vida de um indivíduo da espécie humana, por isso observou o desenvolvimento das crianças e, por meio da observação do comportamento dos indivíduos, procurou explicar o desenvolvimento da espécie humana como um todo. A História da Arte é capaz de evidenciar a manipulação de símbolos visuais das primeiras espécies humanas. Por meio das imagens que nos legaram, podemos identificar evidências da capacidade das primeiras espécies humanas trabalhar com símbolos visuais, para expressar-se simbolicamente, tanto quanto a de operar com um propósito preconcebido, capacidade para planejar.

Mãos na Cueva de las Manos, Patagônia Ca. 13.000 a 9.500 a.C Patrimônio da Humanidade. Disponível em: http://whc.unesco.org/en/list/936/

misturados com gordura ou sangue. Essas mãos foram impressas. Para ser impressas. com a mão apoiada contra a parede se soprasse a tinta. Todo esse planejamento e procedimento foram realizados. a impressão que muito provavelmente as sombras das próprias mãos projetadas pela luz do fogo nas pedras lhes causavam. Às vezes aparecem junto aos desenhos de animais. As mãos em negativo foram realizadas.18). Em geral. Mãos cheias e mãos vazias. p. talvez para narrar. Muitos manuais sobre comunicação afirmam que linguagem verbal é eficiente e direta porque as palavras nos dizem exatamente o que querem informar. vamos jogar. mas talvez os primeiros hominídeos apenas brincassem. É bem provável que com um osso vazado. a humanidade representa seu conhecimento e assombro diante do mundo. abatida graças à capacidade de planejar. os meios que permitissem a impressão das mãos para narrar. contar para os demais.Não temos provas. formou essas imagens que expressam a percepção que tinham do mundo. afirmam que a linguagem verbal é a mais eficiente das linguagens por ser a mais direta. óxido de manganês (vermelho). porém precisamos ler e entender o idioma em que foi escrita a palavra para compreender a mensagem da linguagem verbal. Sobre as paredes das cavernas. A sensibilidade visual daquelas pessoas. Impressões de mãos em positivo e em negativo. o conhecimento que construíram ao se apropriarem simbolicamente do mundo. como uma espécie de um canudo. indicando “uma maioria de dominância direita e algumas não possuem as extremidades distais dos dedos. os manuais mais difundidos sobre Comunicação. foi preciso buscar outros recursos além das próprias mãos. por meio de armadilhas ou de emboscadas. obtida com a mistura de carvão. jogassem com as sombras que suas mãos projetavam sobre as pedras. Em branco e preto. A maior parte dessas mãos é esquerda. Será que as palavras nos dizem exatamente o que querem informar? Vamos brincar. indicando sequelas de trauma ou sacrifícios religiosos” (SARDENBERG. com a palavra impressão? . aliada à capacidade de abstração. muito provavelmente soprando uma espécie de tinta. 2002. sua experiência com a megafauna hoje extinta. óxido de ferro (negro).

Encontro ou contato de um corpo com outro. sem maior fundamento. noção. 3. ideia. Opinião mais ou menos vaga. sensação) lhe causa a impressão das mãos na imagem da Cueva de Las Manos. A partir desses sentidos da palavra impressão. o substantivo feminino. repercutindo-lhe no ânimo. no moral no humor. 5. noção. ideia. vamos nos perguntar: Que impressão (sentido número 4 = estado físico ou psicológico resultante da atuação de elementos ou situações exteriores sobre os órgãos dos sentidos. 2. por intermédio deles ou sobre o corpo ou sobre a mente. 6. sem maior fundamento. na Patagônia? Qual a sua impressão (sentido número 6 = opinião mais ou menos vaga. Marca ou sinal deixado pela pressão de um corpo sobre outro. imprimir pode ter vários sentidos. Estado físico ou psicológico resultante da atuação de elementos ou situações exteriores sobre os órgãos dos sentidos. Ato ou efeito de imprimir (-se). Influência que um acontecimento ou uma situação exerce em alguém.Para o Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss.) sobre a impressão (sentido número 4 = marca ou sinal deixado pela pressão de um corpo sobre outro) dessas mãos nesse local? . sensação. 4. Vamos destacar seis desses sentidos: 1. por intermédio deles ou sobre o corpo ou sobre a mente.